Google SEO Camila Fiori

PageRank sofre atualização em 30/10/09

Google PageRank Após meu retorno das breves férias, percebi que o Google finalmente fez a atualização do PageRank dos sites no dia 30/10/09. Agora, o Gerenciando Blog está com PageRank 4! Nada mal para quem estava com o PR zerado desde a mudança para domínio próprio, ocorria em 17/06/09. O Google não atualizava o PR desde junho e esta nova atualização chega cercada de discussões e rumores a respeito da perda de importância do índice.  

Introdução

Como já citei em artigos anteriores, o PageRank é um número que vai de 0 a 10 e define, sob o ponto de vista do Google, o grau de importância que cada página tem. Quanto maior o PR, maior o grau de importância. Um fator importante – e muitas vezes ignorado – é que cada página tem seu próprio PR. Num blog, por exemplo, há o PR da página principal e também de cada um dos artigos escritos nele. Quando uma nova página é escrita – ou um novo site ou blog é colocado no ar – seu PageRank é 0 (zero). À medida em que essa página ganha relevância, seu PR cresce, até o limite de 10. Pouquíssimos sites chegam a esse nível máximo (como o próprio Google e o governo dos EUA). De uma forma simplificada, você ganha PageRank à medida em que conquista backlinks para suas páginas. No artigo Google e a Ditadura dos Top 10 – Parte 3 eu mostrei algumas dicas para obtê-los e no Monitorando seus Backlinks, como acompanhá-los.  

Onde consultar

Se você quer saber o PageRank de seu blog após a última atualização, basta seguir um dos métodos abaixo:

 

Conclusão

A grande discussão hoje é sobre a diminuição da importância que o próprio Google tem dado ao PageRank. No início, esse número era um fator altamente determinante para a ordenação dos resultados numa busca feita no Google. Atualmente, o conteúdo tem muito mais peso. Outras ações que apontam isso são a retirada das informações de PageRank da área para Webmasters (divulgada pelo Mestre SEO) e rumores acerca da remoção da informação inclusive da Google Toolbar. Desde o primeiro artigo que escrevi no Gerenciando Blog sobre o PageRank, eu já dizia que a importância do PR é relativa. Assim, de nada adianta você ter um PageRank alto se os seus artigos não têm qualidade suficiente para atrair e manter seus visitantes interessados. Por outro lado, enquanto o PR existir e for atualizado pelo Google, continuará sendo utilizado como fator de comparação e como uma das formas de medir o resultado das ações que você toma para otimizar seu blog. Assim, recomendo que você acompanhe o número, sem descuidar dos outros fatores de qualidade de seu blog.   E o seu blog, apresentou variação no PageRank? E qual sua opinião sobre a importância do número? Deixe seu comentário!

Classifique este post

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

18 Comentários

  1. Iúri - Blog Simples Assim... disse:

    Olá Adelson,

    Eu percebi essa atualização no final de semana. Meu blog tinha um PR de 0, e passou para 1.

    Agora, também percebi que meu blog já subiu alguns links nas pesquisas do Google. Acho que, por enquanto, ele é muito válido.

    Abraços.

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Iúri!

    Eu também acredito que o PR ainda tenha sua importância, por isso recomendo que ele seja acompanhado.

    Quanto às posições na pesquisa, vale lembrar que essa atualização é bem mais dinâmica que a do PageRank. Ou seja: mesmo quando o PR não sofre alterações, a posição na pesquisa continua sendo alterada, com base no conteúdo, idade da página e links para ela.

    Um abraço!

  3. Sandra - Info-Macross disse:

    Olá Adelson!
    Eu não ligo muito, acho que o que vale mesmo é o conteúdo, mesmo porque esse número só vale para o Google, outros mecanismos de busca não levam em consideração. Não sei se é verdade mas também ouvi falar que o Google está meio que aposentando o Pagerank… se for verdade vai acontecer uma turbulência na blogosfera, principalmente quem usa o pagerank para conseguir anunciantes ou coisas assim. Mas acredito que tudo vai se resolver e devem criar um novo índice para colocar no lugar do PR… rs… é sempre assim né?
    Um abraço!

  4. Prof. Eliane Vieira disse:

    Adelson, estou tão triste, quase deprimida com o meu blog…:/ Depois da mudança de domínio as visitas em 1 mês despencaram…Achei que em 1 mês fosse o suficiente para voltar ao normal, mas não foi. Já li seus artigos e sei que é assim mesmo, mas precisava falar com alguém sobre isso, você acha que é melhor eu não me preocupar com o fator visita por mais um mês e continuar escrevendo conteúdo ou há mais que eu possa fazer? Ah, em compensação o blog tinha um pagerank zero, li seu post e consultei o PageRank cheker e agora marca 02, uhu:!
    Abraço!

  5. Shirley disse:

    Adelson, que bom que vc voltou, queridão! E que bom saber que suas (micro, convenhamos!)férias foram o sugiciente pra vc descansar (apesar das intempéries… rs), ninguém é de ferro (nem o tony stark!), né? menino, meu PR subiu de 1 pra 2, o que será que eu fiz?? De qualquer maneira, coloquei um ícone lá no Graficulando pra mostar pro mundo que eu sou NUMBER TWO! 😀 Que honra, que orgulho! rs. Enfim! Obrigada pela assessoria eterna (esperamos, claro!)! Bjin!

  6. Julianna Steffens disse:

    O meu PR era 3 antes da mudança de domínio, fui olhar de novo agora e realmente caiu para zero =/

  7. Adelson Smania disse:

    Nossa, vocês mulheres estão mesmo assíduas como comentaristas aqui! 🙂

    @Sandra: PageRank realmente não é tudo. O próprio Google tem diminuído a importância dele para o posicionamento nas buscas. No entanto, acredito que o PR ainda vá sobreviver por algum tempo. De qualquer forma, ele ainda serve como uma referência para fins de otimização e mesmo de propaganda, como você bem citou.

    @Eliane: Parabéns pelo PR2! Entendo sua tristeza. Passei também por essa fase negra, mas eu já esperava por isso. No entanto, 1 mês deveria ser tempo suficiente para as coisas voltarem ao normal. Estive dando uma rápida olhada em seu blog e seus artigos já estão indexados no Google pelo novo domínio.
    Para saber o que está acontecendo, é necessário fazer algumas análises (o Google Analytics pode ajudar nisso). Por exemplo: qual era sua maior fonte de visitas antes da mudança de domínio? E após a mudança, como estão suas fontes?
    Se preferir, me escreva no [email protected] e a auxilio a detectar o que está ocorrendo.

    @Shirley: Fico feliz por você ter obtido o PR2! Você perguntou o que fez para chegar lá? Dei uma analisada nos backlinks do Graficulando e você já possui mais de 100 deles, muitos deles vindos de sites com bom PR. Isso explica seu resultado! Ou seja: o bom conteúdo por si só já é uma ótima forma de otimização, pois você consegue bons backlinks naturalmente.

    @Julianna: Não fique triste! É normal que isso aconteça após a mudança para o domínio. Eu falei sobre isso no artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 1. Para o Google, é como se fosse um novo site, e não vale o PR obtido com o anterior. No meu caso mesmo, como citei acima, fiquei por 4 meses com o PR zerado. Antes da mudança, meu PR era 2. Agora, ele é 4! Então, não se desespere e continue fazendo o trabalho de divulgação de seu novo domínio. Nas próximas atualizações, você irá recuperar ou mesmo ultrapassar o PR anterior.

    Abraço a todas vocês e obrigado por sempre comentarem os artigos do Gerenciando Blog.

  8. Neto disse:

    Olá Adelson!
    O SX continua com o mesmo número de PR do ano passado (4), porem você frisou algo interessante: a diferença entre a qualidade dos posts e a relevância de ter ou não uma página com ranking alto.

    Acredito que, no meu caso, deve ser pelo conteudo, pois tenho um bom número de visitantes que retornam sempre. digo isto porque nunca fiz bem um trabalho de SEO, apenas procuro melhor o blog no quesito: usabilidade e deixá-lo menos pesado para os leitores.

    Sei que o trabalho de SEO é importante, mas devido ao meu pouco tempo online (pra me dedicar à ele) vou me atualizando quando dá.

    Outra coisa interessante que descobri, checando em sites de SEO, foi a de que o Google não está mais querendo definir um site/blog/página pelo PR mas por seu 'nível de influência'. Um conceito totalmente novo e um novo parâmetro que ainda está sendo estudado. Já ouviu falar sobre isso?

    Abraços

  9. Idiotice tem Limite - O humor levado a sério disse:

    ola amigo

    tenho um blog de humor (http://idioticetemlimite.wordpress.com) desde agosto desse ano.
    quando fui consultar meu pagerank esses dias, saltou do 0 para o 4, o que me deixou contente, afinal de contas, mostra que o conteudo está sendo relevante.

    grande abraço.

  10. Adelson Smania disse:

    @Neto: Um conteúdo de qualidade já é mesmo um ótimo trabalho de SEO. Como eu respondi acima à Shirley, quando você tem um bom conteúdo, outras pessoas naturalmente irão linkar seu blog, o que trará como conseqüência o aumento de seu PageRank. E você está num ótimo nível, um PR 4 é mesmo respeitável.
    Quanto à perda de importância do PageRank, isso tem sido mesmo comentado. Mas, não vi nada ainda a respeito dele ser realmente abolido e do que entrará no lugar dele. Enquanto isso, ele continua sendo um parâmetro de comparação.

    @Idiotice tem Limite: Você teve um ótimo resultado! Sinal de que você tem atraído backlinks com bastante peso.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  11. Terapia Floral - Jaqueline Matos disse:

    Meninooo ,que Deus te abençoe por nos ajudar.
    Adorei.

  12. Adelson Smania disse:

    Olá, Jaqueline!

    Que bom que tenha gostado da dica. Seja sempre bem vinda aqui!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  13. wagner disse:

    muito bom o post..

    Valeu..

  14. Eduardo disse:

    Ficou muito bom esse post, valeu!

  15. SHAMPOO ANTI - CARRAPATOS disse:

    dr dog shampoo anticarrapatos 25. jan, 2010 em 5:44 pm #
    Olá Amigos, Meu pagerank é de 2/10 como eu sei se o mecanisno de atualização está funcionando nele? porque digo isso porque dei uma revitalizada no meu site fazem 4 meses e a visitação passou de 74.000 para 150.000 ou seja dobrou isso já fazem 4 meses e o pag rank continua estático 2/10 az vezes penso que ele não está sendo lido pela atualização. Chego a pensar que meu pagerank não esta sendo contabilizado. quem puder me ajudar veja http://dr.dog.vilabol.uol.com.br/ Comercializo shampoo natural anti carrapatos e pulgas Dr Dog

  16. Adelson Smania disse:

    Olá, Dr. Dog Shampoo!

    Pelo que consultei, seu PageRank é mesmo 2. As ferramentas que cito no artigo são confiáveis e costumam mostrar sempre o mesmo resultado.

    O importante, para PageRank é obter backlinks de qualidade. Alterações internas no site não alteram o PR. Mas, elas podem ter sido responsáveis pelo aumento das visitas.

    Em resumo: PageRank não é tudo, ele é apenas um dos fatores levados em consideração pelo Google para exibir os resultados de uma busca. O melhor investimento que você pode fazer é em bom conteúdo. O restante é conseqüência disso.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  17. Jaqueline disse:

    olá Adelson,qual a proxima atualizaçao do pagerank?

  18. Adelson Smania disse:

    Olá, Jaqueline!

    Infelizmente, não há como saber. Não existe uma periodicidade definida e o Google também não informa com antecedência a próxima data.

    Como a última atualização foi realizada no final de 2009, é provável que logo haja outra.

    Um abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.