Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

publicação

Por que os Blogs Morrem?

lapide200 A pergunta do título deste artigo reflete uma situação comum. Você já deve ter presenciado isso em um dos dois lados da história. É muito provável que você já tenha visitado um ou mais blogs que deixaram de ser atualizados há muito tempo. Ou então, você mesmo já criou um blog e o abandonou. Resolvi escrever este artigo agora porque me deparei, nos últimos meses, com a morte anunciada em dois blogs que eu acompanhava. É o meu modo de tentar evitar que isso continue acontecendo, mostrando as causas para isso e o que pode ser feito para evitar o problema. Além disso, este é o primeiro artigo interativo do Gerenciando Blog!

Introdução

A idéia de fazer um artigo interativo, até onde pesquisei, é inédita. Este artigo será uma experiência para o formato, para verificar se ela pode ser aplicada a outros artigos futuramente. Ao longo deste texto, você verá algumas enquetes sobre o assunto. O objetivo é que os próprios leitores contribuam com os dados para o artigo, atualizando seu conteúdo. A participação de vocês é importante para o sucesso da idéia. Basta escolher, em cada enquete, a resposta que mais se adequa à sua situação. Após selecionar sua alternativa, você verá o resultado da enquete até o momento. Como o resultado é dinâmico, ele deve estar diferente a cada vez que você acessar o artigo.

Você já passou por isso?

A pergunta inicial da enquete tem o objetivo de medir a realidade que expus na introdução deste artigo. Para responder às perguntas abaixo, considere como “abandonado” um blog em que você não escreve um novo artigo há mais de 4 meses: Abaixo, preencha o motivo principal que o levou a abandonar seu blog. Se respondeu “Não” acima, escolha a primeira opção:

Alguns números impressionantes

A “blogosfera”, como é chamado o conjunto de todos os blogs, possui números impressionantes. Não encontrei números atualizados, mas os números abaixo dão uma idéia disso:

  • Em 2006, já existiam mais de 50 milhões de blogs no mundo. Desses, 2% em língua portuguesa. (Fonte: WNews)
  • Todos os dias, centenas de milhares de novos blogs são criados. Em 2006, a Technoratti divulgou a informação de quem um blog era criado a cada meio segundo (Fonte: CNET).
  • Hoje, também segundo a Technoratti, 95% dos blogs existentes não foram atualizados nos últimos 4 meses (Fonte: FayerWayer).

Por experiência própria, constatei que raros são os blogueiros que possuem apenas 1 blog. Eu mesmo já recomendei diversas vezes aqui no Gerenciando que você tenha pelo menos um blog adicional, para realizar seus testes. Para responder a próxima pergunta, ignore seus blogs de teste. Considere apenas os “oficiais”:

Por que criar um blog?

Para entendermos porque um blog é abandonado, temos que voltar à origem dele. Muitas vezes, o blog deixa de ser atualizado porque não conseguiu cumprir à expectativa que se tinha no momento de sua criação. Um exemplo claro: muitos ainda acreditam que é simples ganhar dinheiro com um blog. Após algum tempo, a pessoa percebe que não é tão simples assim, o que a desmotiva e leva ao seu abandono. Isso nos leva à outra pergunta:

Tempo de Vida

Outra constatação interessante é que a grande maioria dos abandonos de blog ocorrem logo nos primeiros meses. Além disso, é muito comum encontrar blogs que foram abandonados logo após a publicação do primeiro artigo. Por isso, se você já passou da fase crítica (os primeiros 6 meses), é provável que seu blog tenha um bom futuro pela frente. Para a pergunta abaixo, considere o seu blog “principal”, ou seja, aquele a que você mais se dedica atualmente:

Atividades de Gerenciamento

Quem inicia um blog, talvez não perceba que, além do tempo necessário para escrever os artigos, também é necessário gastar tempo com outras atividades que chamo de “gerenciamento”. Nessa categoria, se englobam praticamente todos os assuntos que trato aqui o Gerenciando Blog. Entre essas atividades estão:

  • Divulgar seu blog em redes sociais e agregadores de notícias;
  • Ler e comentar outros blogs;
  • Responder aos comentários de seu blog;
  • Customizar ou trocar seu template;
  • Instalar gadgets;
  • Acompanhar as estatísticas de visitas;
  • Tratar os aspectos da otimização para mecanismos de busca.

A lista é imensa! Mostrei os itens acima para você entender do que estou falando. Agora, a pergunta. Na resposta, não inclua o tempo que você gasta escrevendo seus artigos, apenas com as atividades de gerenciamento.

Por que um blog morre?

Assim, chegamos ao artigo propriamente dito. As perguntas acima servem para cada um fazer uma auto-análise. É bem provável que você já saiba porque um blog morre – e, especialmente, porque seu blog morreu. A questão mais importante é saber o que fazer para evitar que ele morra. Uma frase pode resumir todos os motivos para um blog morrer: um blog morre porque a expectativa que você tinha com ele não foi concretizada. Por exemplo:

  • Você esperava ganhar dinheiro com ele e não conseguiu;
  • Você imaginou que teria muitos visitantes e comentários e isso não aconteceu;
  • Você acreditou que sempre teria assunto para escrever, mas a fonte secou;
  • Você nunca imaginou que um blog tomasse tanto tempo.

Por isso, antes mesmo de iniciar um blog, você precisa estar consciente das responsabilidades e obrigações que você terá, caso deseje ter resultados com ele. A não ser que você tenha um blog apenas como lazer ou sem esperar retorno dele. Neste último caso, a simples existência do blog já satisfaz sua expectativa. E, acredite: não há nada e errado nisso.

Como evitar que meu blog morra?

A primeira dica é simples: antes de iniciar seu blog, tenha consciência do que você espera conseguir com ele. De acordo com sua resposta, você saberá o que deve fazer para conseguir isso. É como qualquer coisa na vida: primeiro você precisa de um objetivo, para só então planejar o que é necessário para alcançá-lo. Abaixo estão os principais motivos para o abandono dos blogs e o que você pode fazer para evitar isso: 1. Baixo número de visitantes Raramente um blog consegue obter um alto número de visitantes se você não faz nada para conseguir isso. Há, basicamente, duas ações necessárias para que você consiga aumentar o número de visitantes de seu blog: – Divulgá-lo. Existem muitas formas interessantes isso. Você pode divulgá-lo em redes sociais, sites de divulgação de links, outros blogs, Messenger etc. Os artigos abaixo o ajudarão com isso:

– Otimizá-lo para ferramentas de busca. O Google e as demais ferramentas de busca costumam ser a principal fonte de visitas para um blog. Há técnicas chamadas de SEO (Search Engine Optimization) para fazer com que seu blog fique melhor posicionado nas buscas. Não são regras complicadas, mas elas exigem disciplina e dedicação. Artigos úteis:

2. Baixo número de comentários O primeiro passo para conseguir comentários para seu blog é conseguir visitantes. Por isso, você precisa primeiro seguir as dicas do item 1. Mesmo assim, isso não é garantia de que você conseguirá comentários. A esmagadora maioria dos visitantes lêem o seu artigo mas não o comentam. Coloque-se na situação contrária: em quantos blogs você tem comentado? No artigo abaixo, escrevi sobre o assunto, com dicas para conseguir mais comentários:

3. Baixo ou nenhum retorno financeiro Esta é outra grande ilusão de quem começa um blog. É claro que é possível ganhar dinheiro com blogs e há gente que ganha muito com isso, a ponto de se tornar sua principal fonte de renda. Mas, novamente, é necessária dedicação. E o primeiro ponto também é o número de visitantes. Se ninguém visitar o seu blog, você pode estar inscrito no melhor programa de afiliados que não conseguirá nenhum retorno. Para saber mais sobre este assunto, visite o artigo abaixo:

4. Falta de tempo para mantê-lo Outra grande causa de abandono dos blogs é esquecer-se de que é necessário aplicar tempo nele. Quanto tempo você irá dedicar, só depende de você. Um erro neste quesito é esquecer de que o blog exige mais do que apenas escrever artigos. Você gastará tempo gerenciando seu blog. Se você quer ter sucesso, precisa reservar algumas horas de seu dia ou semana para essas atividades. Outro erro comum no início é começar publicando diversos artigos por dia e perceber que não será possível manter esse ritmo. Então, é mais recomendável escrever com menor freqüência, de forma que você consiga sustentar esse tempo. Lembre-se: além do blog, você precisa continuar com sua vida! 5. Falta de assunto para escrever novos artigos Esta é outra ocorrência comum: você cria um blog cheio de idéias na cabeça. Com o tempo, essas idéias se esgotam e não há mais o que escrever. Para evitar isso, há algumas dicas:

  • Quando iniciar um blog, pense bem sobre o tema dele. Escolha algo que você conheça bem, ou que goste o suficiente para pesquisar sobre o assunto e aprender coisas novas.
  • Vale também a dica do item anterior: ao invés de escrever dezenas de artigos em uma semana e esgotar suas idéias, publique esses artigos em intervalos maiores. É muito mais saudável um blog que tenha um artigo toda semana, do que um que publique 10 artigos numa única semana e depois fique sem novos artigos por meses.
  • Leia o artigo Não sabe mais sobre o que escrever? Faltou inspiração? que a Sandra escreveu no Info-Macross sobre o assunto.

6. Excesso de críticas ou comentários negativos Este é um ponto delicado que já fez alguns blogueiros desistirem. Algo que você tem que ter consciência quando cria um blog é de que você estará exposto. Essa exposição pode lhe trazer comentários positivos ou negativos. Então, você deve estar preparado para as críticas. Normalmente, as críticas são feitas de forma construtiva e ajudam você a melhorar o seu trabalho. Nesse caso, vale a pena avaliá-las com cuidado. Elas podem ser um alerta de que você está indo na direção errada. No entanto, sempre há a possibilidade de você receber críticas descabidas e até mesmo insultos. Você precisa também saber como lidar com isso. Há, basicamente, duas formas para isso: ou você ativa a moderação em seu blog e nem as deixa aparecer, ou então apaga esses comentários. Recentemente, escrevi um “guest post” no Info-Macross sobre o assunto:

Conclusão

Sei que, apesar deste artigo, blogs continuarão morrendo. Plagiando a “Teoria da Seleção Natural” de Darwin, os blogs mais adaptados ao ambiente são os que sobreviverão. Minha intenção aqui é dar algumas dicas para diminuir a chance de que isso aconteça com você. Se você chegar ao “fundo do poço”, pense com carinho sobre a questão. Avalie se não vale a pena fazer algum esforço para evitar abandonar seu blog. Já vi até casos em que o blog foi transferido para outro autor continuar o trabalho. Se não houver mesmo saída, é mais polido deixar um post de despedida, explicando os motivos que o levaram a paralisar seu trabalho, mesmo que temporariamente. E você, qual sua opinião sobre o assunto? Você tem alguma dica adicional para evitar que um blog morra? Deixe seu comentário!

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

73 Comentários

  1. Sandra - Info-Macross disse:

    Adelson!
    Adorei essa idéia de blog interativo! Parabéns!
    Essa questão de abandonar blogs é complicado, eu abandonei um e perdi outro, coitados…
    Ter um blog necessita de tempo, e muito tempo! Para você ter uma idéia, fazem dois finais de semana que passo só fazendo coisas para o blog, tanto para o info-macross tanto para um novo que comecei. O importante é escrever sobre o que gosta e manter o ritmo, nesse ano quase desisti, parei um tempo, mas voltou a inspiração e hoje já não largo mais! Adoro blogar!
    Ah, e obrigada pela citação dos artigos!
    Um abraço!

  2. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Um artigo realmente maravilhoso… dá uma visão geral do porquê se criar um blog, ou melhor, do quê deve se ter em mente antes de criá-lo, de modo que suas expectativas não sejam frustradas.

    E a idéia do artigo interativo foi ótima, parabéns!

    Sem dúvida o tempo gasto com o blog é grande, principalmente quanto ao responder os comentários. Mas, sem dúvida, é um tempo muito bem gasto!

    Abraços.

  3. Letícia Godoy disse:

    Olá Adelson,

    Também adorei a idéia do post interativo.
    No meu caso as coisas fluiram além do que eu imaginava rsss.
    Eu que a principio fiz um blog com o intuito de trocar idéias e levar informações sobre adoção aos pretendentes, nunca imaginei que ele tomaria a proporção que tomou.
    Claro que qto mais ele cresce e é visitado, mais exige do meu tempo, mas eu adoro e estou muito feliz de ter alcançado além dos meus objetivos, uma verdadeira surpresa, muito boa.
    Já o mistureba está meio abandonadinho rsss, qdo sobra um tempinho posto alguma coisa nele para que ele não morra.
    A minha dica para qdo não se tem assunto é o que faço no meu blog. O tema do blog é adoção, e qdo falamos de adoção, falamos de crianças, então criei alguns posts seriados sobre saúde (com cartão de vacinação, doenças…), outro que tenho é sobre comportamento, dicas mesmo (qdo tirar fralda e chupeta, alimentação, como fazer seu filho dormir tranquilo). Qdo estou sem algo novo referente a adoção posto sobre um destes seriados que já tenho vários salvos no meu PC.
    Então a dica é: procure assuntos que tenham algo a ver com o tema do blog e diversifique.

    Abraços

  4. Adelson Smania disse:

    @Sandra: Que bom que tenha gostado do artigo interativo! Espero que a idéia vingue para usar em outros artigos.
    Você tem razão: um blog toma muito tempo e quem está iniciando nem sempre tem noção disso.
    Quanto a seus artigos, faço mesmo questão de citá-los. São ótimos!

    @Iúri: Obrigado pelos elogios! Concordo com você: o tempo empregado para responder comentários é importantíssimo! É uma ótima forma de fidelizar os leitores e mostrar interesse pelos visitantes.

    @Letícia: O "Filhos Adotivos" é mesmo um ótimo exemplo de um blog que cresceu muito! Sei bem porque o acompanho há muito tempo e vejo a evolução dele.
    Gostei de sua idéia de escrever sobre assuntos relacionados. Bem bacana mesmo!

    Um abraço a vocês e obrigado pela participação nesta experiência!

  5. Marcos Fernandes Gonçalves disse:

    Olá Adelson,

    Muito interessante a idéia de interagir (votei lá em cima).

    Só para acrescentar um dado (talvez, até tema para outro artigo): muitos têm defendido a "morte dos comentários em blogs", como, outro dia, mencionou o Augusto do Efetividade.net. Concordo com essa tese. O boom dos blogs jornalísticos foi em 2004/2005; a partir de 2006, começaram a ganhar notoriedade blogs "pequenos" (no sentido de não possuírem apoio dos grandes portais), bem como os de nicho. No período de 2004 a 2007, eram intensos os comentários em blogs. Hoje, têm diminuído muito. As razões são várias. Uma delas é que boa parte dos "comentaristas" tem, atualmente, seu próprio blog. Outra, é a massificação das redes sociais (que, no fundo, de "social" não têm nada), tal que o internauta, a comentar em blog, prefere, por exemplo, twitar. Existem outras razões, mas, que ficam para explanarmos em outra oportunidade.

    E.T.: eu já anunciei a "morte" do meu, porém ele ressucitará em outro formato. Melhor ainda: vair gerar dois "filhos". Olha que delícia: morre, ressucita e ainda traz duas crias…

    Grande abraço.

  6. Alexandre Silva disse:

    Adelson, adorei o seu artigo. A forma como você pesquisou e as informações úteis que você transmite para as pessoas é uma forma de não deixar o blog morrer. Embora tenha começado a bloggar a pouco tempo, uma das formas de me inspirar é durante o dia a dia, sempre tem um aconecimento interessante que traz algum tipo de aprendizado e é isto o que procuro postar em meu blog. Mais uma vez parabéns pela matéria. Gostaria que você visitasse o meu blog e me desse algumas dicas: http://www.sialexan.blogspot.com.
    Forte Abraço,
    Alexandre Silva

  7. Lucaimura disse:

    Olá Adelson.
    Confesso que fiquei assustado quando vi o título do teu post no meu blogroll. Comecei logo a pensar, será que o Adelson vai acabar com o Gerenciando Blog?? Não quis acreditar, por isso cliquei logo no link para vir verificar e, quem sabe, tentar demover-te da ideia… afinal foi só um susto e ao mesmo tempo uma agradável surpresa!!

    A tua ideia para este post não só é inédita como, acima de tudo, é genial!! Quem me dera ter pensado nisto primeiro :D.

    Eu próprio já estive para abandonar o meu projecto algumas vezes, quer por falta de tempo devido à profissão, quer por desmotivação de falta de resultados, que na minha opinião será a causa principal de abandono de blogs. A maioria das pessoas (eu incluído) quando criou o seu blog/site, pensava que era colocar alguns posts e o sucesso era instantâneo… puro engano… a blogosfera dá trabalho e muito, e isso desmotiva a grande maioria dos bloguistas.

    Continuo a afirmar e a reafirmar o que escrevi noutros comentários, os teus posts cada vez estão melhores e isso comprova a minha ideia… a qualidade oferece longevidade e o GB vai continuar por muito tempo.

    Um grande abraço.

  8. Elise disse:

    Gostei muito deste post! 🙂

    Eu tive uns 4 ou 5 blogs antes do atual, o Litteraria… e o motivo do abandono de todos foi a falta de estrutura dos servidores. No primeiro (UOL Blog) a formatação do blog pirou e eu não consegui consertar… no segundo eu parei de postar pq o Weblogger simplesmente saiu do ar e levou meu blog junto, e no Terra Blog eu alcancei o limite de postagens permitidas (alguém já viu isso?). Com esse no Blogger eu nunca tive problemas… 🙂

    Eu não recebo muitas visitas, mas mesmo assim continuo com o blog. É uma forma de distração, eu me divirto mexendo no layout, incluindo gadgets…

  9. Adelson Smania disse:

    @Marcos: Interessante a teoria sobre a morte de comentários em blogs. Eu mesmo só comecei a comentar em outros blogs depois que criei os meus. Hoje sempre vejo com grande satisfação os comentários que recebo aqui no Gerenciando. Mesmo não sento muitos, eles sempre são bem escritos e acrescentam muito ao texto.
    Quanto aos seus projetos, estou ansioso para ver o nascimento dos dois "filhos evoluídos" do JusLaboral.

    @Alexandre: Obrigado por seus elogios! Sua fonte de inspiração é também uma boa dica. Mesmo este artigo nasceu de um fato acontecido há pouco tempo. Espero mesmo que as dicas sejam úteis para evitar o abandono de alguns blogs. Quanto ao seu, já fiz uma rápida visita e gostei do resultado!

    @Luca: Calma, o Gerenciando Blog continua muito vivo! risos Mas, confesso que o título tem a intenção de chamar a atenção.
    Fico feliz que vocês tenham gostado da idéia do post interativo! É o sinal verde para aplicá-lo novamente em artigos futuros.
    E só quem tem blog sabe o trabalho que dá para mantê-lo. Quem está fora tem mesmo a mesma idéia que você tinha antes.

    @Elise: Que bom vê-la novamente por aqui! Vi mesmo em seu blog que você havia dito ter tido outros projetos antes. Só não imaginei que a falta de estrutura fosse a "causa mortis" deles. Faltou esse item na minha enquete.
    Quanto a não receber muitas visitas, não vejo também isso como problema. No seu caso, fiquei mesmo impressionado de ver seu blog no ar há mais de 2 anos! Parabéns!

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita e pelos comentários!

  10. Sara Neves - Blog Normal, mas nem tanto... disse:

    Adelson,

    Seu texto está perfeito! Ainda não vi alguém abordar tão bem assim este assunto.
    Alguns falam sobre isso, só que superficialmente.

    Não tenho muita pressa com o Blog. Como expliquei lá no post, ando sem tempo pra poder me dedicar ao Blog, então não adianta eu "postar por postar".. Isso baixa a qualidade.
    É melhor dar uma satisfação e depois… Voltar com tudo! Rs.

    Muito bom seu post!
    E a idéia das enquetes foi ótima! =)

    Abraço!

  11. Sara Neves - Blog Normal, mas nem tanto... disse:

    Ah! Sem tirar que ainda estou aprendendo… E tenho muito o que aprender.. Então, vou com calma. Rs

  12. ederDBZ disse:

    Fico muito contente pelo comentário, até porque nós blogueiros, dedicamos muito tempo para esse 'entretenimento sério' e receber elogios e críticas positivas é sempre bom…
    participei da sua enquete e percebi que quase todo blogueiro, já teve mais de um blog e o abandonou… isso é fato!
    Gde abraço e continue visitando CP, sempre que puder

  13. Lascou Tudo disse:

    ótimo tópico, bastante complexo…

  14. Atitude...substantivo feminino. disse:

    Nossa! Seu Blog é ótimo!
    Suas orientações são pertinentes e vão me ajudar muito.
    Parabéns!

  15. Shirley disse:

    POisé, Adelson, quem nunca assassinou um blog que atire aprimeira pedra iá-iá! Eu tive um que morreu por um motivo, digamos, inusitado :-|, melhor nem falar sobre. Depois participei, aqui e ali, como convidada, de outros, que perderam a minha participação ou pq eu não tinha mesmo tempo pra me dedicar ou ainda pq não er MESMO a minha praia. Um deles eu tinha que falar sério, então desisti logo no começo… rs. Mas olha só, analisando esses dados que vc tão magistralmente tá colentando (o mais legal dessa tua idéia de post interativo é a coisa de resultados contínuos, gostei muito!), eu vejo que o povo blogueiro está, ainda que aos poucos, se dando conta do potencial dos blogs pra ganhar dinheiro, o que também pode ser visto no gráfico posterior, do tempo que é gasto com o blog. 11% é pouco, eu sei, mas que tal se considerarmos dados subjetivos: gente que não confessa nem a pau que bloga pra tentar obter ganhos finnceiros, por exemplo… rs. Enfim, o post tá super funcional! Eu só vi um problema na interatividade: eu não pude clicar em mais de uma opção – é que eu criei meu blog pra conseguir notoriedade ou fama; pra divulgar meu conhecimento; pra fazer novos amigos; pra ganhar dinheiro e pra ter um novo passatempo… rs.
    Bjo, queridão, parabéns pelo post, pela idéia! E perdoa o tamanho desse comentário, eu às vezes sou prolixa MESMO! :-S

  16. Adelson Smania disse:

    @Sara: Obrigado pelos elogios! Quanto ao seu blog, tenho certeza de que logo você voltará à ativa, melhor ainda do que já está seu trabalho.

    @Eder: Gostei mesmo do seu trabalho! Faço questão de visitar quem aparece aqui no Gerenciando Blog. Afinal, não custa nada retribuir a atenção que recebemos dos visitantes.

    @Lascou Tudo: Obrigado pelo elogio!

    @Atitude: Que bom que tenha acho as dicas úteis. Essa é sempre a minha intenção aqui.

    @Shirley: Pode ficar à vontade para escrever o quanto quiser. Sempre faço questão de dizer: os comentários recebidos são uma ótima forma para enriquecer o artigo original. Também gostei disso do artigo sempre ter novos resultados à medida em que o povo visita. Quero deixá-lo sempre aberto e ir acompanhando os resultados. E, assumo a limitação que você citou: sempre temos mais de um motivo para manter um blog no ar.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  17. Sara Neves - Blog Normal, mas nem tanto... disse:

    Por nada, eu que agradeço! =)

  18. http://radiocarpinaonline.tk disse:

    Gostei Do post Muito legal

    http://www.radiocarpinaonline.tk/

  19. blogdacomentarista disse:

    Oi Adelson! Que postagem maravilhosa! Eu queria tê-la lido quando comecei com esse negócio de blog! Acho que teria diminuído muito a minha angústia inicial. E a interatividade foi uma ótima idéia! Eu cheguei a pensar em desistir por causa de um dos fatores que você citou. Nunca imaginei que um blog demandasse tanto tempo! E como não quero abrir mão da vida real, fiquei num dilema danado! Estou aprendendo agora a ajustar meu rítmo, para não ter que parar. Penso que o blog tem que dar prazer e alegria, senão perde o sentido. Mas todos os ítens que você colocou aqui são interessantes e refletem realmente dúvidas que todos nós temos em algum momento. Seu blog está cada vez melhor, viu? Sempre aprendo muito cada vez que te visito. Bjs Denize

  20. joana disse:

    Olá Adelson
    Gostei muito da sua postagem! Está tudo bem claro.Parabens!Eu tenho pouco tempo,e pouca experiencia,mas faço o possivel por manter o meu blog activo,postando sempre alguma coisa que eu goste.
    Beijnhos
    joana

  21. Elcio Fernando disse:

    Excelente post, com um conteúdo bem completo.
    Tenho que concordar com todos, afinal manter um blog demanda tempo e investimento. É importante também sempre definir um objetivo, para não fugir mto do controle.
    Abçs.

  22. EXECUTIVO SERVICE MOTORISTAS disse:

    Boa dica, ainda não tinha o cenhecimento adequado, meu blog é MOTORISTAS EXECUTIVOS EM BH, grato Ricardo Moreira

  23. Adelson Smania disse:

    @Denize: Muita gente que começa um blog não tem noção do tempo que ele toma. Eu concordo com você: temos que saber equilibrar esse tempo com nossa "vida real". E obrigado pelos elogios!

    @Joana: Obrigado pelo elogio! Já visitei seu blog e gostei bastante de seus textos!

    @Elcio: Você citou uma palavra importante: objetivo. Quando se sabe onde se quer chegar, é possível planejar para isso e a chance de se frustar é menor.

    @Ricardo: Espero que o Gerenciando Blog possa ajudá-lo na evolução de seu blog!

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  24. Gerson Bastos disse:

    Acho que a palavra chave é organização. Como qualquer outro empreendimento temos que estipular metas, criar um plano de negócios e assim podemos saber quais os riscos que nos rodeiam. Gerenciar um blog é muito semelhante a gerenciar uma empresa. Devemos ter o máximo de atenção possível sem esquecer qualquer detalhe ou então, já sabe neh? É FUNERAL.

    Sua publicação ficou muito boa.
    Abraços.

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, Gerson!

    Concordo com sua visão: um blog deve mesmo ser tratado como um empreendimento e precisa de planejamento. Muitos não têm essa noção quando criam seu blog e acabam se frustrando.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  26. Paulo Roberto de Lima (Café no Bule) disse:

    Excelente blog, excelente artigo, excelente idéia, excelentes comentários. Já visito seu blog há algum tempo por indicação da Sandra da Info-Macross. Sou marinheiro de primeira viagem e tenho muito a aprender com o GB. Obrigado por nos permitir fazer parte do seu conhecimento.

    Abraços

  27. Adelson Smania disse:

    Olá, Paulo!

    Que ótimo ter mais uma visita vinda do Info Macross. Acompanho de perto o trabalho da Sandra, é mesmo ótimo!

    Eu é que o agradeço pela visita e pelo comentário!

    Um abraço!

  28. Joseph disse:

    Olá Adelson!

    Que você era uma pessoa muito organizada eu já sabia, mas com este excelente artigo mostrou que também é um inovador.

    Além dos seus ensinamentos, que eu sempre gosto de ler, reparei que a sua "provocação" para os leitores interagirem, resultou plenamente.

    Parabéns!

  29. Sissym disse:

    Puxa amigo, foi um dos melhores artigos que já li a respeito do por que ter um blog, a importancia, cuidados, e futuro.
    Vou salvar porque desejo ler mais neste final de semana, acho que pode me ajudar para melhorar mais.

    Bjs

  30. Adelson Smania disse:

    @Joseph: Que bom que você tenha gostado da idéia do artigo interativo! Foi mesmo uma forma de permitir aos leitores participarem ainda mais do artigo.

    @Sissym: Fico feliz que tenha gostado do artigo! Espero também que encontre mais dicas úteis por aqui.

    Um abraço a vocês e obrigado pela visita!

  31. Iza Maria disse:

    Esse assunto tratado acima sobre a "morte do blogs" é como tudo na vida… Tem que se ter um objetivo… Por exemplo eu tive que abrir outro Blog devido aos assuntos serem diversos e todos terem grande número de assuntos. Iria ficar estranho um dentro do outro… Agora que dá trabalho, dá e aconselho a se ter uma boa coleção de temas já prontos para serem postados. Isso lhe dará tempo para ir pensando… A atualização é muito importante, pois que segue seu Blog ou o acessa todos os dias quer ver novidade. Devemos pensar que muitos gostam de partilhar, ler, copiar para ler depois, para usar em algum trabalho, estudo, palestra… É sempre um serviço. Quanto a comentários… Isso é relativo, muitas vezes entramos num Blog, lemos, gostamos e não postamos comentários… É sempre bom deixar alguma mensagem, pois os estímulos positivos devem ser dados para que o outro saiba que foi bom, que contribuiu de alguma forma para alegrar a vida do outro. Quanto a comentários negativos… Fazem parte da vida e nem sempre correspondem à verdade, é uma questão de opinião muitas vezes e você pode postá-los ou não… Fica a seu critério. Já foi dito também que o conteúdo é importante, a escrita é importante… Bem… a assunt vai longe, mas o principal é você gostar do seu Blog, ele é parte de você e pode agradar ou não… Seja autêntico sem ser agressivo… Evitando atacar… Tenha sua opinião, sem agredir… O Blog é você, de um modo ou outro… Como disse o autor do texto acima: gerencie seu blog… Isso é muito importante mostra que você gosta do que faz… Isso também é muito importante… E, não desanime… Fraternal abraço.

  32. Iza Maria disse:

    Desculpe as falhas da escrita… Escrevi rápido… Boa sorte…

  33. Adelson Smania disse:

    Olá, Iza!

    Gostei de seu comentário. São mesmo dicas interessantes para quem tem um blog.

    O importante é mesmo o que você disse: gostar do que faz. Sem isso, ele torna-se um peso difícil de carregar.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  34. Leninha - LTScrapsAnimados disse:

    Oi Adelson, este é o segundo comentário que faço aqui,
    gostei muito do artigo, e mesmo fazendo o que gosto (divulgar meu trabalho), às vezes me falta inspiração, dai fico enlouquecida sem saber o que colocar para não passar muito tempo sem atualizar.
    E mesmo assim tenho um baixo número de visitantes( vou ter que dar uma lida em outros artigos seus).
    Eu só coloquei a opção de comentário a uma semana, e só obtive um único comentário; e respondí direitinho.
    Gasto muito tempo com meu bloguinho, mesmo sem quase nenhum retorno(financeiro e de visitas), mas me sinto feliz, pois faço o que gosto e aprendo muito com isso.
    Beijos Leninha T.

  35. Adelson Smania disse:

    Olá, Leninha!

    Antes de mais nada, peço-lhe mil desculpas! Só agora percebi que não respondi seu outro comentário. Entrarei em contato com você para verificar aquela dúvida.

    Quanto ao baixo número de visitantes, isso é normal no início. Você verá que os primeiros artigos que escrevi aqui no Gerenciando Blog davam dicas para divulgar seu trabalho e aumentar esse número.

    Quanto aos comentários, é mesmo importantíssimo respondê-los! Isso mostra interesse pelo visitante e ajuda a torná-los regulares.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  36. maribremecker disse:

    Nossa achei seu blog por acaso mas já adorei, eu que tenho meu blog e não sabia como fazê-lo aumentar as visitas agora já sei, muito obrigada!

  37. Adelson Smania disse:

    Olá, Mari!

    Espero que as dicas surtam efeito e que seus visitantes aumentem nas próximas semanas! O importante é não desanimar no início e persistir com seu trabalho.

    Um abraço!

  38. Luiz F. Alves disse:

    Olá Adelson!

    Fazia um tempo que eu não passava comentar aqui, embora seus posts tenham sido muito úteis para mim.

    Bem, meu blog está fechado faz dois dias para eu editar o layout, widgets, atualizar posts, etc. Estou reformulando-o para voltar com ainda mais novidades para o próximo ano – inclusive já tenho vários posts prontos.

    Sobre estatísticas, hoje foram publicadas as do WordPress, observe: http://pt.blog.wordpress.com/2009/12/08/novembro-em-revista/

    Foram criados 509.048 novos blogs.
    Publicados 6.380.052 novos posts.
    1.720.604 comentários.

    É incrível! É uma quantidade muito grande de blogs! Se destacar entre tanta gente não é nada fácil!

    Mas, enfim, meu blog ainda não passou da fase crítica, rs. Tem somente 5 meses, e neste tempo consegui quase 10 mil visitas. São poucas na verdade, mas, eu relevo por conta do tema escolhido (poucos gostam de História Medieval), por conta do tamanho dos textos (a explicação para isto é simples: desde o início eu quis criar um blog onde os interessados em História Medieval encontrassem textos para suas pesquisas, tanto é assim que gosto muito de observar as palavras com as quais os visitantes chegam no meu blog), por que nos primeiros dias eu tinha 10/20 visitas diárias, rs, e também porque não o divulgo muito. Acho que farei mais isto. Eu lembro que há alguns dias eu divulguei um post por umas comunidades Orkutianas, e em menos de uma hora eu já tinha 12 cliques no post vindos de uma única comunidade!

    Há dicas muito interessantes no seu post e também nos comentários. Acho legal manter o foco nas postagens (eu dei umas deslizadas algumas vezes e depois percebi que os posts ficaram sem sentido se observamos o objetivo geral do blog) e conseguir leitores fiéis (fiz até amigos pelo blog!).

  39. Luiz F. Alves disse:

    Por fim, essa sua frase,

    "a não ser que você tenha um blog apenas como lazer ou sem esperar retorno dele. Neste último caso, a simples existência do blog já satisfaz sua expectativa. E, acredite: não há nada e errado nisso."

    me lembrou de um comentário do Chesterton, em que ele diz que 'não há nada que não seja bem sucedido. Que uma coisa seja bem sucedida apenas significa que ela é; um milionário é bem sucedido em ser milionário e um asno é bem sucedido em ser um asno. Qualquer vivente é bem sucedido em viver; qualquer falecido pode ter sido bem sucedido no suicídio'.

    😀

    Abraço!

  40. Adelson Smania disse:

    Olá, Luiz!

    Que bom ver novamente um comentário seu aqui!

    O número de blogs que nascem – e também que morrem – é mesmo impressionante! Até por isso, é necessário ter um "algo mais" para se diferenciar em meio a esse colosso de informações.

    E gostei do final filosófico de seu comentário! Muitos têm mesmo um blog apenas por tê-lo e considero esse um motivo justo.

    Grande abraço e sucesso para você em 2010!

  41. f4binhuu disse:

    Gostei de novo do post, muito bom o modo que você escreve, os links do post apontando outros posts, isso é legal x)

    É, sobre os blogs morrerem, eu mesmo por exemplo,já pensei em desistir do meu blog, vários motivos, preguiça, falta de tempo, mas acho que aquele que mais me "incentivou" a desistir do meu blog, foi os comentários, comentários com criticas construtivas, todos gostam e querem isso, mas muitos leitores simplesmente, te criticam pelo lado "ruim", se o blog tem um pequeno erro de português, eles xingam (literalmente), não conseguem avaliar seu trabalho de modo certo, falam que está péssimo, palavrões também são um dos problemas.

    Mas se formos ver bem, como eu disse, comentários com críticas construtivas é legal, ótimo.
    Esses comentários sem fundamentos, que só querem te agredir, é bom esquece-los, esquecendo, consegui continuar com meu blog, desde agosto de 2009, ele ainda está "vivo".

    Ganhar dinheiro na internet, seria sim legal, perfeito, ganhar dinheiro se divertindo. Mas como o Edney do interney disse, se você não conseguir ganhar dinheiro com seu blog, continue com ele.(Acho que foi isso que ele disse, faz um bom tempo que li o artigo dele).

    Até agora não consegui ganhar nem 1 centavo com meu blog, devo ter U$10,00 no Adsense, mas não tem como retirar e tal, nem por isso desisti do blog, o pagamento que recebo é receber elogios, as vezes pelos comentários,ou de qualquer forma, é ver que pelo menos uma parte dos visitantes gostam do seu trabalho.

    É… Acabei falando demais…

    Abraços!

  42. joao borreia disse:

    estou pensando em começar a escrever um blog, mas so por diversao, nao para ganhar dinheiro, sera que so pra divertir eu consigo manter um blog?

  43. Adelson Smania disse:

    @f4binhuu: É uma pena, mas este artigo foi prejudicado porque o site ModPoll, onde coloquei as enquetes, saiu do ar. Mas, que bom que tenha gostado mesmo assim!
    Ganhar dinheiro com um blog não é mesmo fácil. É preciso ter objetivo, dedicação e paciência para chegar lá. Mas, é algo possível e que muitos já atingiram.
    Quanto aos comentários, cabe a nós saber filtrar o que nos chega e aproveitar o que vale a pena. Eles são sempre uma chance para evoluirmos nosso trabalho!
    E pode escrever à vontade. Seus comentários sempre são bem vindos!

    @João: Claro que é possível manter um blog apenas por diversão! Na verdade, essa é a realidade da grande maioria dos blogs que existem! Você só precisa saber que, mesmo sendo apenas por diversão, isso exigirá dedicação e tempo seus.

    Um abraço a vocês!

  44. Marlon Júlio disse:

    Boa tarde Adelson,

    Este artigo é de ótimo proveito pra quem está começando o que é o meu caso. Acabei de fazer meu blog (a parte básica), que é voltado para a Engenharia de Produção, e espero continuar a enriquecê-lo com o passar do tempo, pois também, não tenho pressa. Este artigo me ajudou a encaixar melhor algumas idéias que já tinha quando comecei a pesquisar sobre o que é um Blog. Acho que estou no caminho certo. O que você acha?
    Desde já, grato!

    Marlon Júlio

  45. Adelson Smania disse:

    Olá, Marlon!

    É ótimo ver blogs novos nascendo, especialmente quando tratam um nicho específico. Uma dica importante é você publicar em seu blog textos escritos por você mesmo e que seu leitor não encontrará em outro blog ou site.

    E não precisa mesmo de pressa. Fazendo um bom trabalho e colocando bons conteúdos, seus leitores aparecerão com o tempo.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  46. bruno knott disse:

    Cara, meus parabéns por esse post completo e esclarecedor. Vai ser muito útil pra muita gente.

    Abraços.

  47. Adelson Smania disse:

    Olá, Bruno!

    Obrigado pelo seu comentário!

    Um abraço!

  48. Bruno Gall disse:

    Eu nunca abandonei um Blog só estou com um Inativo porque estou tentando criar um teminha legal e estou resolvendo se fico ou não fico no Blogger fora isso eu estou aguardando mais eu tenho um que está no ar desde fevereiro que é o Usuário Blogueiro.com eu nunca abandonei o ruim é só quando viajo ai sim não tem nem como quem nunca ficou 1 final de semana sem postar por viagem?

  49. Adelson Smania disse:

    Olá, Bruno!

    O impacto do caso que você cita – sobre não postar quando se viaja – depende muito do perfil de cada um.

    No meu caso, por exemplo, meu compromisso é de publicar semanalmente um novo artigo, sempre aos domingos. Quando não posso fazer isso, deixo já um post programado para ir ao ar nessa data.

    Então, se você já tem uma periodicidade definida de publicação – o que é bastante importante – vale a pena programar posts futuros para evitar a quebra da expectativa de seus visitantes.

    Um abraço!

  50. [email protected] disse:

    Muito interessante e útil este post, eu mesmo abandonei o Mídia e Ecologia.com – http://midiaeecologia.blogspot.com/, mas já voltei e constantemente eu o atualizo. Os motivos principais de eu ter deixado meu blog de lado, foi falta de tempo e ecomentários, mas agora estou recebendo retorno!

  51. Adelson Smania disse:

    Olá, Danil!

    Torço para que agora você não abandone mais seu blog! Se você ainda tiver problemas de baixo número de visitantes e comentários, sugiro a leitura dos artigos que cito neste texto. Eles devem ajudá-lo.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  52. daniel disse:

    kra muito interessante o artigo, sao dicas de ouro para quem pensa em começar um blog. alias blog de ouro o seu!rsrs
    ate

  53. Adelson Smania disse:

    Olá, Daniel!

    Muito obrigado pelos elogios! Espero que as dicas sempre sejam úteis para você.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  54. Ricardo disse:

    Pior que e verdade, muita gente desisti eu não vou desistir do meu jamais, está me trazendo bons frutos, mais valeu pela dica belo blog, e vamos para o suceso tenta sempre desistir nunca … abraços a todos!!

  55. Adelson Smania disse:

    Olá, Ricardo!

    Você faz bem mesmo em não desistir. Um dos segredos para o sucesso de qualquer blog é a persistência. Muitos desistem antes de começar a colher os frutos de seu trabalho.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  56. Pâmi Garcia disse:

    Olá Adelson!

    Nossa, muito bom o seu post! Super completo! de fato, as vezes a verdade dói, mas o fato e que não é fácil manter um blog, é um trabalho como outro qualquer, exige tempo, disciplina e muita dedicação, se não, morre…

    Gostei muito de seu artigo, divulguei no http://kimbah.com , se quiser divulgue seus posts lá tb, e se puder avise aos seus leitores sobre esse novo agragador.

    Abraços!

  57. Adelson Smania disse:

    Olá, Pâmi!

    Que bom que tenha gostado do artigo. Para mim, este foi um artigo especial, pelo tema e pelo formato diferente que adotei.

    Obrigado por divulgá-lo! Anotei aqui sua sugestão para conhecer melhor o agregador.

    Um abraço!

  58. yasser disse:

    é triste! mas é verdade os blogs morrem! isto é falta de gerenciamento e de cuidados com o blog. Muito boa a explicação parabens ae.

  59. Adelson Smania disse:

    Olá, Yasser!

    É um fato muito comum os blogs serem abandonados. Normalmente, isso ocorrer porque muitos não têm noção do quanto trabalho é necessário para manter um blog no ar.

    Um abraço!

  60. Eduardo Henrique disse:

    Não tive tempo de ler tudo, mas li até onde eu possuía interesse. Na conclusão que cheguei, é um pouco diferente da muitos, mas é o seguinte.

    Eu tenho um blog, onde eu falo sobre música e coisas sobre o mundo da fama. Até aí, saem notícias todo o dia, e a minha fonte de informação não seca nunca. Eu posto pelo menos todos os dias, sempre que eu posso usar a internet. Mas como meu blog dá mais notícia do que minha opnião, eu acho que as pessoas que visitam lêem (ou não) o post e depois saem, satisfeitas porque já sabem do que vai acontecer… E como hoje em dia a informação é muito rápida, acabam não comentando por preguiça… Mas sempre querem informação!

    Eu já tive um blog sobre tecnologia, mas eu odiava escrever muito… Então resolvi escrever notícias, mas sinto falta de escrever um pouquinho mais.. Agora eu estou aos poucos, escrevendo minha opnião e ao mesmo tempo dando notícias, pois eu não quero uma mudança drástica. Mas meu conteúdo com a notícia é bem melhor do que só a notícia, eu acho que só a notícia não traria tantos comentários.

    Apesar de meu blog receber comentários só de leitores que já são "fixos" a cada dois ou três posts de maior relevância, eu ainda tenho motivação pra escrever.

    Ótimo post! Favoritei o blog 🙂

  61. Adelson Smania disse:

    Olá, Eduardo!

    Conseguir comentários nos artigos é realmente difícil. Aqui no Gerenciando, felizmente tenho um bom número de comentários em todos os artigos. Em parte, se explica pelo fato de serem temas sobre os quais os leitores normalmente têm dúvidas. E também pelo cuidado que tenho para responder cada comentário individualmente.

    Algum tempo atrás, até escrevi um artigo sobre isso: Como conseguir comentários em seu blog.

    O importante é não desistir por isso e sempre continuar escrevendo seus artigos.

    Um abraço e obrigado pela opinião!

  62. brunohdc disse:

    Oi iniciei o meu blog a 2 meses, estou vendo que na prática é mais trabalhoso do que parece na teoria.

    Porém fiz um compromisso de me dedicar por 1 ano a ele, independente do que acontecer. Se em 1 ano eu não obtiver bons resultados (boa taxa de visitas) ai eu penso no que fazer.

  63. Adelson Smania disse:

    Olá, Bruno!

    Ótima ideia a sua! É uma boa forma de não desistir no meio do caminho. O início de um blog é sempre complicado: demora certo tempo até que ele se torne conhecido e receba visitas regulares.

    Desejo-lhe muito sucesso!

    Um abraço!

  64. vivian disse:

    Adorei essas dicas e vou salvar-las para ler com mais calma todos os links.O nosso blog é como se fosse um bebê ele precisa de cuidados carilhos e atenção.Sei que diante de blogueiros profissionais ainda estou começando, mas o bom disso tudo é agente gostar do que faz e se empenhar, porque se a pessoa não gostar de escrever ou de estudar o nicho do seu blog fica mais difícil ter sucesso com ele.Acredito que meu blog está caminhando bem porque esses tempos tive que aumentar meu trafego mensal de 5 gigas hein.Pra quem está começando é bastante espaço, mas mesmo assim não foi suficiente, mas creio que isso é um bom sinal.
    Abraço a todos.

  65. Adelson Smania disse:

    Olá, Vivian!

    Que bom que tenha gostado das dicas! E você tem razão: é necessário gostar do que se faz, senão o blog torna-se uma obrigação difícil de ser carregada.

    Torço para que seu blog faça muito sucesso!

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  66. ADM_pc tuning disse:

    eu tinha um blog sobre gta san andreas mais nao inportava o quanto eu investia nele ele nao tinha quase nada de acesso pois quando uma pessoa pesquisava sobre gta aparecia milhares de bogs antes do meu,
    então decidi abandonar ele e comecar outro.

    ai veio a ideia do blog pc tuning um blog sobre informatica, hardware e jogos, um assunto que eu gosto muito e intendo bem depois disso comecei a ter acessos e comentarios solicitaçoes de parceria.
    na minha opinião os blogs morrem porque o proprio administrador do blog perdeu o enterece no assunto do blog.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Você tem razão: quando o próprio autor perde o interesse em seu blog, é porque ele está mesmo no fim.

      Espero que as dicas do artigo o ajudem a evitar que seu novo blog morra. Pelo contrário, desejo-lhe muito sucesso!

      Um abraço!

  67. Bruno Bezerra disse:

    Olá Adelson!

    Adorei o artigo, realmente alguns blogs morrem por falta de conteúdo, ou por falta de tempo do próprio dono. Muitas pessoas fazem blogs pensando em ganhar muito dinheiro, (e se esquecem do mais importante – o conteúdo). A coerência nos artigos é fundamentalmente indispensável para um blog/site, um bom português representa a credibilidade que o blogueiro tem com os leitores, aumentando o número de acessos e os compartilhamentos.

    Já os ''comentários negativos'' fazem parte do negócio, infelizmente ou felizmente, sempre existirão pessoas que discordarão da opinião de quem posta as matérias, por isso que tem a opção ''moderar comentários'', pois nos disponibiliza total controle com o que estão postando em nossas páginas!,

    Um forte abraço!.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Bruno!

      Você apontou dois motivos interessantes para a morte dos blogs: a falta de dedicação e a pressa em ganhar dinheiro. Muitos desanimam mesmo com isso.

      Quanto aos comentários negativos, eu publico mesmo as críticas, desde que não sejam ofensivas. Acredito que elas sejam necessárias e interessantes ao crescimento do blog – desde que feitas de forma coerente.

      Um abraço!

  68. Daniela Vieira Magalhães Barral disse:

    Boa noite Adelson, cheguei ao seu blog por indicação de uma blogueira querida (Ana Letícia do Anita bem criada). Já há algum tempo que venho pensando em criar um blog e venho buscando informações para ter um blog de qualidade e conteúdo, minha intenção é um blog profissional. Todavia, sei da dedicação e empenho necessários ao sucesso do blog. Acontece que tenho muitas dúvida e como seu blog é recheado de excelente textos, estou um pouco perdida de onde começar, se vou conseguir fazer tudo sozinha ou é melhor contratar uma empresa para me ajudar. Se puder me orientar com alguma informação ou dica, ficarei muito grata.
    Atenciosamente,
    Daniela.

  69. Rodrigo Oliveira disse:

    Muito bom mesmo. Bom para estimular os iniciantes, e para os que estão no trajeto repensar no que estão ou não fazendo =)

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!