Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1510957843
Vida do cache: 1511001043
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

gadgets publicação

Skribit: a Cura para a Falta de Inspiração

Skribit200 A falta de inspiração para temas de novos artigos é um problema que pode acometer todo autor de blog. No meu artigo Por que os Blogs Morrem?, já falei rapidamente sobre o assunto, quando citei a falta de assunto como um dos temas que levam blogs ao abandono. Vou apresentar neste artigo o Skribit, uma ferramenta gratuita que também pode ajudá-lo quando falta assunto para novos artigos.

Infelizmente, o Skribit deixou de funcionar em julho/2011. Para ter uma solução tão boa ou até melhor do que ele, sugiro a leitura do artigo UserVoice: Ouça as Sugestões de seus Visitantes.

 

Introdução

O Skribit é uma ferramenta interessante: os visitantes de seu blog podem deixar novas sugestões para artigos ou votar nas sugestões dadas por outros visitantes. Com isso, você consegue visualizar em um painel quais são os assuntos que seus visitantes mais desejam ver em seu blog. Eu já venho testando o Skribit aqui no Gerenciando Blog há algumas semanas, de forma discreta. Ele está disponível na seção “Sugestões”, na coluna esquerda. Antes mesmo de escrever este artigo para divulgar a funcionalidade, já foram deixadas pelos visitantes algumas sugestões interessantes para artigos futuros. Isso mostra que a ferramenta realmente funciona! Após instalado em seu blog, a ferramenta ficará similar à mostrada abaixo:

Skribit6
  • Para dar uma nova sugestão, basta escrever o texto na caixa e apertar a tecla “Enter”.
  • Para votar em uma das sugestões, é só clicar no “+” correspondente. Após o voto, será mostrado o número de votos que aquela sugestão já tem.
  • Ao clicar em “See all N Suggestions”, serão exibidas todas as sugestões recebidas.

 

Instalação

Antes de utilizar a ferramenta em seu blog, é necessário inscrever-se nela e cadastrar seus blogs. Isso é simples: 1. Acesse http://skribit.com. 2. Clique no botão “Sign up”, no canto superior direito da tela. 3. Na próxima tela, você pode escolher entre a versão “Free” (gratuita) e a “Pro” (paga). Na versão paga, você tem direito a algumas funcionalidades adicionais, como o número de sugestões que serão exibidas e a ordem em que elas aparecerão. Aqui no Gerenciando Blog, estou utilizando a versão gratuita. 4. Você verá então algumas opções diferentes para se logar na ferramenta: você pode criar um nova conta, utilizar sua OpenID ou mesmo a conta do Twitter. Particularmente, optei por criar uma conta:
Skribit3 5. Na próxima tela, você deve preencher as informações do seu blog:
Skribit4 
Preste atenção na opção “Allow anonymous suggestions” (“Permitir sugestões anônimas”): se ela estiver desmarcada, seu visitante precisará se cadastrar na ferramenta para deixar sugestões. Particularmente, prefiro deixá-la marcada, para que qualquer um possa deixar sugestões. Por outro lado, se o visitante estiver logado, a sugestão ficará cadastrada em nome dele, e ele pode receber um aviso automático quando a sugestão for aceita. 6. Após cadastrar seu blog, é hora de configurar o widget que você colocará em seu blog. Ele é feito através da seguinte tela:
Skribit5 Na coluna esquerda estão as opções que você pode customizar. É possível alterar a borda, as cores e a fonte do widget, o que permite que você o deixe bem similar ao template do seu blog. Preste atenção no “Header Text”: trata-se do texto que aparecerá na caixa para seus visitantes. É importante alterar a mensagem original, que vem em inglês. 7. Feito isso, basta copiar o texto gerado na caixa da coluna direita e colocá-lo em um gadget de “HTML/Javascript” em seu blog.  

Gerenciamento

À medida em que você recebe as sugestões, você pode monitorá-las e gerenciá-las no Skribit. Isso é feito no painel “View Suggestions”, similar ao abaixo:
Skribit7 Ao clicar em “Actions”, você terá acesso ao painel abaixo, onde pode realizações diversas ações: Skribit8 – Edit Suggestion: você pode editar a descrição da sugestão colocada pelo visitante. – Delete Suggestion: permite que as sugestões sejam apagadas. O ideal é que sejam apagadas somente sugestões postadas indevidamente, e não as que você não implementará. – Update Status: aqui você pode alterar o status das sugestões, informando se você já está trabalhando nela (“I’m working on it”), se está pensando sobre o assunto (“Thinking about it”) ou se não será realizada (“Not going to happen”). Quando você muda o status, um indicador colorido aparece no painel de sugestões, mostrando seu status ao visitante. – Add or Edit Tags: você pode separar as sugestões em categorias, adicionando tags a elas. – Complete Suggestion: esta opção deve ser utilizada quando você escrever um artigo sobre o tema sugerido. Você informará o endereço do artigo e ele ficará associado à sugestão. Caso a sugestão tenha sido dada por um visitante logado no Skribit, ele será avisado sobre o novo artigo. – Merge Suggestion: você pode combinar duas ou mais sugestões, para evitar que fiquem repetidas. Isso é melhor do que apenas deletar uma delas, pois o número de votos e os seguidos serão mantidos. – Ignore Suggestor: esta opção serve para ignorar todas as sugestões vindas de um visitante. Só faz sentido quando você não aceita sugestões anônimas.  

Conclusão

O Skribit é uma ótima forma para você ouvir seus visitantes e saber o que eles esperam ver em seu blog. Mesmo que você ainda não esteja passando por uma fase de baixa criatividade e poucos assuntos, você pode se surpreender com as sugestões recebidas. Outro uso que pode ser feito da ferramenta é você mesmo cadastrar os assuntos que pretende escrever em seu blog para ver quais são os mais interessantes para seu público. Vejo hoje apenas duas restrições na ferramenta:

  • Infelizmente, a interface da ferramenta ainda é toda feita em inglês. Escrevi para os responsáveis pelo produto e fui informado de que o suporte para outros idiomas é um dos recursos mais solicitados no Skribit e deve estar disponível em uma versão futura.
  • Seus “concorrentes” mal intencionados podem ver as sugestões dadas por seus visitantes e escrever sobre o mesmo assunto em seus blogs. Isso daria margem a uma curiosa situação da “plágio futuro”, pois um artigo que você ainda nem escreveu já corre o risco de ser plagiado.

Particularmente, gostei muito do Skribit e pretendo deixá-lo em avaliação aqui no Gerenciando Blog.   E você, o que achou do Skribit?

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

42 Comentários

  1. concentrado disse:

    Não conhecia essa ferramenta, mais concerteza ajudará bastante para criação de novos artigos. Costumava usar uma enquete para mim conseguir novos artigos. Mais essa nova ferramenta e muito mais eficiente.

  2. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Mais uma ótima dica!
    Já implantei no meu blog, gostei mesmo da idéia.

    Na verdade eu já havia implantado o formulário de contato (wufoo, cuja dica vi aqui), justamente para ver se alguém sugeriria algo. Porém, somente 1 contato via formulário foi feito até hoje =)

    Além disso, esse widget é ótimo para aumentar a interatividade dos leitores com o blogueiro. Já até coloquei uma sugestão para ti (a do WLW e Linux, mas não sei se você usa Linux, só uma sugestão).

    Grande abraço.

  3. Renato disse:

    Implementei no meu blog, está na parte inferior da página em http://www.mundodacana.blogspot.com, espero receber alguma sugestão, gostei do recurso, parabéns pelo trabalho…

  4. Adelson Smania disse:

    @Concentrado: O Skribit é mesmo bastante poderoso! Trata-se de uma ferramenta completa para receber e gerenciar as sugestões recebidas.

    @Iúri: Que bom que tenha gostado! Vi sua sugestão e a analisarei com cuidado para um possível artigo.

    @Renato: Já vi o Skribit em seu blog! Torço para que os visitantes lhe dêem sugestões. Algo que percebi na prática: quando eu deixei o Skribit muito embaixo, fora do campo de visão, não vieram sugestões. Elas apareceram quando o posicionei mais acima.

    Um abraço a vocês!

  5. Sandra - Info-Macross disse:

    Nossa Adelson!
    Que coisa mais legal!!!
    Adorei, assim que puder vou colocar no meu blog!!
    É uma ótima idéia!!
    Um abraço!

  6. Adelson Smania disse:

    Olá, Sandra!

    O Skribit é mesmo muito bacana. Estou surpreso com a quantidade de sugestões recebidas! Espero que também lhe traga bons resultados.

    Um abraço!

  7. Lucaimura disse:

    Olá Adelson!!
    Finalmente estou de volta e com muitos posts em atraso para ver :).
    Não podia deixar de ver (e comentar) as tuas rubricas porque, como sabes, sou um grande fã!!
    Esta sugestão é óptima, o Skribit parece-me uma óptima maneira de conhecer os gostos dos leitores e assim ter mais ideias para novas rubricas. Não conhecia este programa mas vou tentar colocar no novo template de 2010.

    Aproveito para desejar-te um óptimo 2010, cheio de saúde e alegria, para ti e para a tua família.

    Um grande abraço.

  8. Adelson Smania disse:

    Olá, Luca!

    Que bom vê-lo de volta por aqui!

    O Skribit é mesmo ótimo! Eu já o conhecia há algum tempo, mas só agora consegui colocá-lo em uso e escrever sobre ele. Torço para que ele lhe traga o mesmo resultado positivo que está trazendo para mim.

    Um abraço e um ótimo 2010 para você e sua família também!

  9. Luiz F. Alves disse:

    Grande Adelson!

    Testei aqui e pelo visto o WordPress na versão .com não aceita a caixinha.

    Achei parecido com o 'Formspring.me' – que também não consegui instalar no Wp gratuito. ¬¬'

    Abraço!

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Luiz!

    Infelizmente, o WordPress.com tem grandes limitações quanto ao uso de plugins. A versão "hospedada" do WordPress ou o Blogger aceitam o Skribit sem problemas.

    Um abraço!

  11. Alan Niemies disse:

    Adelson, muito interessante esta ferramenta!
    Quem sabe venho a implementá-la no Análise quando minha listona de ideias se esgotarem.

    No mais, ainda prefiro eu mesmo encontrar alguns assuntos interessantes, já que minha barra lateral é muito curta.

    Mas realmente, é uma ótima funcionalidade para qualquer blog!

  12. Paul Stamatiou disse:

    While I may not speak the language, I still definitely appreciate the review!!

    Best,
    Paul
    Skribit Co-Founder

  13. Adelson Smania disse:

    @Alan: Que bom que tenha gostado! Algo que percebi é que, mesmo já existindo uma lista dos próximos assuntos, o Skribit é interessante para apontar, no meio dessa lista, quais são os assuntos mais esperados pelos leitores.

    @Paul: I've got very happy seeing your comment here! It's another way to show the attention yout at Skribit have with your users. Thank you very much!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  14. Elise (Litteraria) disse:

    Gostei da ideia! Vou implementar no Litteraria logo logo… preciso mesmo de ideias de postagens! =P

  15. Neto disse:

    A ideia é interessante. Particularmente, eu não tenho medo do plágio (embora já especifiquei aqui que é chato), no entanto, sobre o tema e pela possibilidade de ser 'roubado' por outros blogueiros chupadores de ideias talvez o Skribit não compense. Mas vale a pena como pesquisa de visitantes.

    Abraços

  16. Adelson Smania disse:

    @Elise: Que bom que tenha gostado! Espero que o Skribit lhe traga boas sugestões de artigos.

    @Neto: Realmente, há esse lado negativo de suas sugestões poderem alimentar outros blogueiros. É mesmo algo a ser avaliado.

    Um abraço a vocês!

  17. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Acabei de publicar um post onde cito o Skribit, além de citar o Gerenciando Blog. Valeu pelo apoio de sempre!

    Abraços.

  18. Adelson Smania disse:

    Olá, Iúri!

    Já li e comentei seu ótimo artigo! Obrigado pela citação do Gerenciando Blog.

    Um abraço!

  19. J.J. disse:

    Otima dica Adelson. Pod me ajudar exatamente no q preciso !!

    AT mais !

  20. Adelson Smania disse:

    Olá, J.J.!

    Que bom vê-lo por aqui. Espero que o Skribit lhe seja realmente útil!

    Um abraço!

  21. Dicas variadas na Web disse:

    Gostei dessa ferramenta,confesso que não conhecia.Obrigado mais uma vez pelas maravilhosas dicas!

  22. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O Skribit é mesmo fantástico. Para mim, tem sido extremamente útil! Diversos artigos do Gerenciando Blog são frutos de sugestões recebidas pelo Skribit.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  23. João Paulo L. Paz e Pedro Scudeler Bechelli disse:

    Ótimo adorei, só que no Blogspot pede apenas a URL, como fazer nesse caso?

  24. Adelson Smania disse:

    Olá, João!

    Não entendi a sua dúvida. A que etapa da configuração você está se referindo?

    Um abraço!

  25. Claudemir A. Silva disse:

    muito bom a ferramenta skribit, adicionei no meu blog lá no final…tenho uma sugestão para vc, de repente vc não conhece, trata-se do revolver maps, está logo no inicio do meu blog, confere lá http://vetrider.blospot.com

  26. Adelson Smania disse:

    Olá, Claudemir!

    Que bom saber que você já está utilizando o Skribit. Espero que ele lhe traga bons resultados!

    Quanto à sugestão, eu não conhecia esse gadget. Avaliarei para um artigo futuro.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  27. Junior Silva disse:

    Olá, Adelson

    Já ouvi falar desse serviço e como ele é eficaz, mas antes de possivelmente utilizá-lo, queria sanar uma dúvida: tem como embutí-lo numa página estática?

    Abraços.

  28. Adelson Smania disse:

    Olá, Junior!

    Você consegue fazer isso sim: basta colocar nessa página estática o código HTML do Skribit. O efeito será o mesmo.

    Um abraço!

  29. Mulheres Obssessivas disse:

    Estava atras dessa ferramenta ha um tempão. vc salvou minha vida e adorei as outras coisas que vc disponibiliza. Vão me ajudar e muito.
    Abraço e sucesso. Te seguindo

  30. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que bom que tenha encontrado aqui o que procurava! Gosto muito do Skribit: as sugestões deixadas pelos leitores já me renderam ótimos artigos.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  31. Silvia Azevedo disse:

    Ótima dica! Fiquei com um pé atrás sobre o problema de plágio que citou, mas vou avaliar. De repente o ônus pode ser bem menor que o bônus.

    E por falar em plágio, você saberia indicar as melhores ferramentas (boas e gratuitas) para controle de cópia de conteúdo?

  32. Adelson Smania disse:

    Olá, Silvia!

    Em meu caso, ou não tive esse problema, ou não o percebi. Um fato é que não adianta a pessoa ter acesso à ideia, pois mesmo assim exigirá trabalho para que ela possa concretizar o artigo.

    Quanto às ferramentas para detectar plágio, sugiro a leitura do artigo Plágio: o que Fazer Contra essa Praga.

    Um abraço!

  33. Ramon disse:

    -Gostei muito e tenho encontrado dicas interessantes aqui no blog, continue assim! Mas voltando, não sei se vou colocar, tenho um blog faz dois meses segui todas as dicas inclusive a do Yahoo! Respostas, mas só tive duas visitas e não voltaram. Então como terei respostaas para sugestão. Fora o meu problema para blog com grandes visitas essa é uma boa opção!

  34. Adelson Smania disse:

    Olá, Ramon!

    Sua dúvida é pertinente. O ideal é, antes de utilizar o Skribit, conseguir aumentar o número de visitas que você recebe. Quanto mais visitar, maior a chance de que eles colaborem.

    Sugiro que você leio o artigo Como Aumentar as Visitas do seu Blog. Espero que o ajude!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  35. LoUbaH Sofia disse:

    CONSEGUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

    Obrigada gerente!
    bisous!

  36. Adelson Smania disse:

    Olá, Sofia!

    O Skribit é mesmo uma ferramenta interessante. O único "porém" é que ela será desativada em julho deste ano. Uma alternativa que você pode avaliar é o Google Moderator.

    Um abraço!

  37. Alex Kuhn disse:

    Skribit vai fechar! Veja no site!

  38. Adelson Smania disse:

    Olá, Alex!

    Realmente, o Skribit está encerrando suas atividades. Eu já havia escrito um artigo sugerindo o Google Moderator como alternativa.

    Mas, recentemente, conheci o UserVoice, que já está em uso aqui no Gerenciando Blog. Já estou escrevendo um artigo ensinando como utilizá-lo.

    Um abraço!

  39. Leonardo del Rey disse:

    sumiu o site. tem outro semelhante???

  40. Adelson Smania disse:

    Olá, Leonardo!

    Logo no início do artigo há uma caixa indicando uma alternativa.

    Um abraço!

  41. André Emerick disse:

    poxa,o meu num foi apareceu isso "The Skribit service is no longer available. Read more about it here." eu cliquei nisso e foi para uma pagina procurei mas num tinhas Sign Up!!

  42. Adelson Smania disse:

    Olá, André.

    A explicação para isso está logo no início do texto: o Skribit foi desativado. Nesse aviso, há também a sugestão de outra ferramenta com a mesma finalidade.

    Um abraço!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!