gadgets publicação Camila Fiori

Skribit: a Cura para a Falta de Inspiração

Skribit200 A falta de inspiração para temas de novos artigos é um problema que pode acometer todo autor de blog. No meu artigo Por que os Blogs Morrem?, já falei rapidamente sobre o assunto, quando citei a falta de assunto como um dos temas que levam blogs ao abandono. Vou apresentar neste artigo o Skribit, uma ferramenta gratuita que também pode ajudá-lo quando falta assunto para novos artigos.

Infelizmente, o Skribit deixou de funcionar em julho/2011. Para ter uma solução tão boa ou até melhor do que ele, sugiro a leitura do artigo UserVoice: Ouça as Sugestões de seus Visitantes.

 

Introdução

O Skribit é uma ferramenta interessante: os visitantes de seu blog podem deixar novas sugestões para artigos ou votar nas sugestões dadas por outros visitantes. Com isso, você consegue visualizar em um painel quais são os assuntos que seus visitantes mais desejam ver em seu blog. Eu já venho testando o Skribit aqui no Gerenciando Blog há algumas semanas, de forma discreta. Ele está disponível na seção “Sugestões”, na coluna esquerda. Antes mesmo de escrever este artigo para divulgar a funcionalidade, já foram deixadas pelos visitantes algumas sugestões interessantes para artigos futuros. Isso mostra que a ferramenta realmente funciona! Após instalado em seu blog, a ferramenta ficará similar à mostrada abaixo:

Skribit6
  • Para dar uma nova sugestão, basta escrever o texto na caixa e apertar a tecla “Enter”.
  • Para votar em uma das sugestões, é só clicar no “+” correspondente. Após o voto, será mostrado o número de votos que aquela sugestão já tem.
  • Ao clicar em “See all N Suggestions”, serão exibidas todas as sugestões recebidas.

 

 

Instalação

Antes de utilizar a ferramenta em seu blog, é necessário inscrever-se nela e cadastrar seus blogs. Isso é simples: 1. Acesse http://skribit.com. 2. Clique no botão “Sign up”, no canto superior direito da tela. 3. Na próxima tela, você pode escolher entre a versão “Free” (gratuita) e a “Pro” (paga). Na versão paga, você tem direito a algumas funcionalidades adicionais, como o número de sugestões que serão exibidas e a ordem em que elas aparecerão. Aqui no Gerenciando Blog, estou utilizando a versão gratuita. 4. Você verá então algumas opções diferentes para se logar na ferramenta: você pode criar um nova conta, utilizar sua OpenID ou mesmo a conta do Twitter. Particularmente, optei por criar uma conta:
Skribit3 5. Na próxima tela, você deve preencher as informações do seu blog:
Skribit4 
Preste atenção na opção “Allow anonymous suggestions” (“Permitir sugestões anônimas”): se ela estiver desmarcada, seu visitante precisará se cadastrar na ferramenta para deixar sugestões. Particularmente, prefiro deixá-la marcada, para que qualquer um possa deixar sugestões. Por outro lado, se o visitante estiver logado, a sugestão ficará cadastrada em nome dele, e ele pode receber um aviso automático quando a sugestão for aceita. 6. Após cadastrar seu blog, é hora de configurar o widget que você colocará em seu blog. Ele é feito através da seguinte tela:
Skribit5 Na coluna esquerda estão as opções que você pode customizar. É possível alterar a borda, as cores e a fonte do widget, o que permite que você o deixe bem similar ao template do seu blog. Preste atenção no “Header Text”: trata-se do texto que aparecerá na caixa para seus visitantes. É importante alterar a mensagem original, que vem em inglês. 7. Feito isso, basta copiar o texto gerado na caixa da coluna direita e colocá-lo em um gadget de “HTML/Javascript” em seu blog.  

Gerenciamento

À medida em que você recebe as sugestões, você pode monitorá-las e gerenciá-las no Skribit. Isso é feito no painel “View Suggestions”, similar ao abaixo:
Skribit7 Ao clicar em “Actions”, você terá acesso ao painel abaixo, onde pode realizações diversas ações: Skribit8 – Edit Suggestion: você pode editar a descrição da sugestão colocada pelo visitante. – Delete Suggestion: permite que as sugestões sejam apagadas. O ideal é que sejam apagadas somente sugestões postadas indevidamente, e não as que você não implementará. – Update Status: aqui você pode alterar o status das sugestões, informando se você já está trabalhando nela (“I’m working on it”), se está pensando sobre o assunto (“Thinking about it”) ou se não será realizada (“Not going to happen”). Quando você muda o status, um indicador colorido aparece no painel de sugestões, mostrando seu status ao visitante. – Add or Edit Tags: você pode separar as sugestões em categorias, adicionando tags a elas. – Complete Suggestion: esta opção deve ser utilizada quando você escrever um artigo sobre o tema sugerido. Você informará o endereço do artigo e ele ficará associado à sugestão. Caso a sugestão tenha sido dada por um visitante logado no Skribit, ele será avisado sobre o novo artigo. – Merge Suggestion: você pode combinar duas ou mais sugestões, para evitar que fiquem repetidas. Isso é melhor do que apenas deletar uma delas, pois o número de votos e os seguidos serão mantidos. – Ignore Suggestor: esta opção serve para ignorar todas as sugestões vindas de um visitante. Só faz sentido quando você não aceita sugestões anônimas.  

Conclusão

O Skribit é uma ótima forma para você ouvir seus visitantes e saber o que eles esperam ver em seu blog. Mesmo que você ainda não esteja passando por uma fase de baixa criatividade e poucos assuntos, você pode se surpreender com as sugestões recebidas. Outro uso que pode ser feito da ferramenta é você mesmo cadastrar os assuntos que pretende escrever em seu blog para ver quais são os mais interessantes para seu público. Vejo hoje apenas duas restrições na ferramenta:

  • Infelizmente, a interface da ferramenta ainda é toda feita em inglês. Escrevi para os responsáveis pelo produto e fui informado de que o suporte para outros idiomas é um dos recursos mais solicitados no Skribit e deve estar disponível em uma versão futura.
  • Seus “concorrentes” mal intencionados podem ver as sugestões dadas por seus visitantes e escrever sobre o mesmo assunto em seus blogs. Isso daria margem a uma curiosa situação da “plágio futuro”, pois um artigo que você ainda nem escreveu já corre o risco de ser plagiado.

Particularmente, gostei muito do Skribit e pretendo deixá-lo em avaliação aqui no Gerenciando Blog.   E você, o que achou do Skribit?

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

42 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.