gadgets monitoramento Camila Fiori

Who’s Among Us – Quem está em seu blog?

WhoaAmongUs200 Já mostrei aqui no Gerenciando Blog algumas ferramentas para acompanhar as visitas de seu blog. Entre elas, estão o Google Analytics, o Woopra e o Performancing. O “Who’s Among Us” é outra dessas ferramentas. No entanto, ele possui alguns diferenciais que podem justificar a colocação dele em seu blog, mesmo que você já acompanhe seus visitantes utilizando um dos outros mecanismos.  

Para que serve?

Caso você esteja curioso, Who’s Among Us significa “quem está entre nós”. Mas, o termo “quem” é um pouco relativo. Na verdade, este gadget mostra “quantas” pessoas estão em seu site ou blog naquele exato momento. É bem provável que você já o tenha visto em algum blog. Aqui mesmo, no Gerenciando Blog, ele está na barra lateral direita, na seção “Números”. Veja como ele se parece: Whos Among Us Neste caso, ele indica que há 11 pessoas visitando o site naquele momento. A primeira vantagem é esta: é uma forma simples e rápida para medir a popularidade do seu blog. Mas, há mais: ao clicar no botão do Who’s Among Us, você será levado a uma página de estatísticas rápidas. A página principal é similar à seguinte: Whos Among Us  As informações que você verá nessa tela:

  • Online durante as últimas 24 horas: O gráfico mostra o número máximo, médio e mínimo de pessoas a cada hora do dia. Se você clicar na opção “Histórico”, poderá ver os dados de períodos maiores.
  • What they are copying (“o que eles estão copiando”): São mostradas informações de palavras e imagens que foram copiadas do seu blog nas últimas 24 horas. Isso é feito pela ferramenta Tynt, que será tema de artigo futuro aqui no Gerenciando Blog.
  • Número de pessoas em cada página: Mostra em que páginas do seu blog os visitantes estão naquele momento.
  • De onde eles vêm: Exibe num mapa de que parte do mundo vieram os seus visitantes.

 

Como coloco em meu blog?

Para quem gosta de simplicidade, o Who’s Among Us é fantástico. Diferente das outras ferramentas, não é necessário editar o código HTML de seu template e nem se cadastrar na ferramenta. Basta seguir os passos abaixo: 1. Acesse http://whos.amung.us. 2. Na própria tela principal, você verá uma caixa com o código no item “Começar”. Veja o quadro marcado em vermelho no seguinte exemplo:Whos Among Us 3. Se você quiser alterar as cores do fundo e da fonte, é só clicar em “Personalize seu widget”, logo abaixo do código. 4. Agora, é só copiar esse texto e colá-lo em seu blog num Gadget de “HTML/JavaScript”. Pronto! Com isso, o Who’s Among Us começará a monitorar seus visitantes e mostrar quantos deles estão em seu blog. Para acessar as estatísticas, é só clicar nesse mesmo botão. Duas dicas:

 

 

Por que usar?

Eu venho utilizando o Who’s Among Us desde julho/09, tanto aqui no Gerenciando Blog quanto no TD Séries. Para mim, é uma informação interessante saber quantos visitantes há nos blogs naquele momento. Além disso, o gráfico dos visitantes ao longo do dia permite algumas análise interessantes:

  • Você consegue saber quais são os horários em que seu blog recebe maior número de visitantes. Pode ser uma boa idéia publicar seus novos artigos nesse horário.
  • O contrário também é válido: o horário em que seu blog tem menos visitantes pode ser o mais adequado para fazer manutenções nele, como a troca de template ou instalação de novos gadgets.

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

46 Comentários

  1. Mariana Mauro disse:

    Gostei da dica!
    Já adicionei o Gadget no meu blog!
    Agora como faço pra que ele fixo como no seu blog? Quando coloco ele segue a barra de rolagem…
    Obrigada!
    Bye!

  2. Elise (Litteraria) disse:

    Adorei também… mas estou com o mesmo problema da Mariana, acima. No meu caso ele fica centralizado na parte inferior do blog…

    E ja instalei o complemento do Firefox, muito legal! =D

    Abraços!

  3. Adelson Smania disse:

    Olá, Mariana e Elise!

    Acabo de ver que foi lançada uma nova versão do plugin, que tem o comportamento que vocês citam: ele fica "flutuando" nas páginas. Esse é o modelo que está agora na página principal.

    Se vocês quiserem usar o modelo clássico, que é o que uso aqui no Gerenciando Blog, ele ainda está disponível em http://whos.amung.us/colorwheel.

    Um abraço!

  4. Concentrado disse:

    Parabéns pelo seu blog, gostei muito da dica, já que eu usava um contador online, mais não dava esses historicos bem utíl.Irei colocar no meu blog.Espero acompanhar sempre suas novidades.

  5. Adelson Smania disse:

    Olá, Concentrado!

    Obrigado por todos os seus comentários aqui no Gerenciando Blog! É uma grande satisfação recebê-los.

    O Who's Among Us é mesmo interessante. Ele não chega ao nível de detalhamento do Google Analytics, por exemplo, mas é um bom complemento a ele.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  6. Neto disse:

    Uso a ferramenta e aprovo. Na pratica, ela é bem mais rápida que o Analytics (podemos acessar de qualquer pc sem fazer logon por exemplo), mesmo embora o Analytics seja mais útil e o melhor porque é bem mais aprofundado.

    Abraços, Adelson!
    Um bom final de ano para você!

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, Neto!

    Também considero o Who's Among Us apenas um complemente ao Google Analytics. Ele continua sendo para mim a ferramenta mais interessante para acompanhamento das visitas.

    Um abraço e um ótimo final de ano para você também!

  8. Alan Niemies disse:

    Pois é, muitos blogs já utilizam esse contador. A grande vantagem, a meu ver, é que se um blog tem muitas visitas, um contador deste pode trazer muita credibilidade, já que os leitores poderão saber, logo de cara, se o blog é bem frequentado.

    Grande abraço, Adelson!

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Alan!

    Há sim esse aspecto que você cita. Quando o visitante entra em um site, o número de visitantes mostrado pelo Who's Among Us é mesmo um parâmetro para mostrar quantas visitas ele recebe.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  10. blogdacomentarista disse:

    Oi Adelson!

    Adorei este teu artigo! Eu já uso há um certo tempo este contador de visitas, mas te confesso que ainda não tinha parado para analisar os relatórios que ele traz.

    E como sempre, o teu passo-a-passo, facilita muito na hora de instalar.

    Não sabia que existia uma nova versão com o contador flutuante. O meu contador fica quietinho no lugar.

    No seu blog uma visita nunca é feita em vão!

    Grande Abraço!

    Denize

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Denize!

    O Who's Among Us é mesmo um contador bacana. O mais interessante que vejo nele é que ele é bem prático: ao entrar em seu blog você já vem quantas pessoas estão nele naquele momento.

    Espero que sempre encontre artigos interessantes por aqui!

    Um abraço!

  12. Solange e Alessandro disse:

    Saudações.
    Ótima indicação.
    Grande ferramenta que não só permite saber a quantidade como a localidade das paginas aberta.
    Usamos essa ferramenta em nosso blog.
    Porém, desabilitamos alguma opções que no ponto de vista são informações que cabem somente ao dono do blog saber.
    Ótima indicação e ótimo blog também parabéns.
    Abs.
    Alessandro Turci

  13. arte-e-manhas.com disse:

    Olá, boa noite!

    Muito obrigada por esta informação. Já estou a usar nos meus blogs. Ainda não tive oportunidade de ver a página com toda a informação, mas já está instalado! Quanto a poder usar-se na barra do FireFox ficará para mais tarde porque tenho que ler com cuidado.

    Abraços
    Luísa

  14. Adelson Smania disse:

    @Alessandro: Que bom que já usem o Who's Among Us. Vocês têm razão em sua visão: realmente, há informações que não precisam ser públicas.

    @Luísa: O Who's Among Us é mesmo bem interessante para exibir o número de seus visitantes! O plugin do FireFox também é ótimo: mesmo sem entrar em seu blog, você consegue acompanhar quantas pessoas estão lá. Vale a pena testar!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Natan!

    Você tem razão em seu ponto de vista. Os dados ficam mesmo abertos a qualquer usuários que entrar em seu perfil. Eu já não o uso mais no Gerenciando porque hoje estou acompanhando as estatísticas apenas no Google Analytics.

    Quanto ao Get Clicky, a sugestão já está no meu Skribit. Logo você verá um artigo sobre a ferramenta aqui.

    Um abraço!

  16. Anônimo disse:

    Péssimo blog. Péssimo gosto no design. Posts totalmente sem interesse.

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Anônimo!

    Em resumo: você não gostou de nada, correto?

    Sempre digo aqui que críticas e sugestões são bem vindas. Se você tiver idéias sobre o que posso melhorar e o que escrever para que o conteúdo fique interessante para você, estou à disposição.

    Um abraço!

  18. Marcello disse:

    Oi Adelson, muito bom o post sobre o amung.us, aliás seu blog é muito bem escrito, claro prático e preciso. Parabéns! Mas realmente me preocupa o fato dos dados ficarem tão acessíveis assim. Coloquei no meu blog e vou testar. abços!

    http://semcortesemcensura.blogspot.com/

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcello!

    Há realmente esse inconveniente no Who's Among Us. O bom é fazer como você citou: testá-lo e analisar se vale a pena mantê-lo em seu blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  20. gideao disse:

    ela é muito boa mais ocorreu um erro comigo nao quer sair do meu site!!!
    meu site é do webnode me ajudem ai pessoalllllllllll

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Gideão!

    Não entendi o que aconteceu. O que não quer sair do seu site? Deixe também o endereço do seu site, por favor, para eu poder dar uma olhada.

    Um abraço!

  22. Lucas M. disse:

    Bom gostaria que vc me ajudasse, é que o código que é fornessido no site não está funcionando no meu blog pois quando vou adiciona-lo fica dizendo que deve ter no maximo 100 caracteres e com isso não estou conseguindo adiociona-lo por favor me ajude quero muito esse contador de visitas!

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Lucas!

    Não entendi porque está ocorrendo erro com o limite de 100 caracteres. Você está utilizando o gadget correto (HTML/JavaScript)? Esse gadget aceita mais de 100 caracteres sem problemas.

    Um abraço!

  24. Lukas disse:

    Amigo,coloquei o who's no meu site,mas não gostei do modo em que ele ficou,gostaria de retiralo so que não estou conseguindo,se possivel me ajude.
    obrigado.
    http://www.zamiguinfc.webnode.com.br

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, Lukas!

    Para remover o Who's Among Us, é só você deletar o código que você colocou em seu site. Você já tentou fazer isso?

    Se tiver dificuldades, escreva-me no [email protected].

    Um abraço!

  26. Paula Gabriele. disse:

    Amei sua dica! Descobri hoje isso, mas não sabia como colocar no blog. Valeu mesmo. Ah! E se quiser conferir o resultado passa no meu blog paulagabriele.blogspot.cm

    beijo ;*

  27. Adelson Smania disse:

    Olá, Paula!

    Que bom que tenha gostado! Espero que os resultados sejam úteis para você!

    Um abraço!

  28. Zazá Lee disse:

    Olá
    Não gostei da configuração que fiz do Who´s Among Us.
    Ficou muito feio na minha página.
    Quero tirá-lo,mas não consigo.
    Para deletar o código, é impossível!
    Ele não aparece em nenhum lugar na minha página (design, htlm..).
    Vc pode ajudar?
    Obrigada

  29. Adelson Smania disse:

    Olá, Zazá!

    Analisando o seu código fonte, encontrei a referência ao Who's Among Us. Para encontrá-lo, é só procurar pelo trecho http://widgets.amung.us/tab.js.

    A melhor forma de encontrá-lo é copiar seu HTML para o Bloco de Notas. Lembre-se de marcar a caixa "Expandir modelos de widgets". Por segurança, faça uma cópia de seu HTML antes, para o caso de algo dar errado.

    Se tiver dúvidas sobre como removê-lo, envie seu HTML para [email protected] e a ajudarei.

    Um abraço!

  30. Cellia Mel disse:

    Como sempre as suas dicas são sempre muito bem vindas.
    Iniciei o meu blog agora, mas passo horas em seu blog lendo dicas, para que eu possa melhorá-lo.
    Obrigada!!

  31. Adelson Smania disse:

    Olá, Cellia!

    Espero que você sempre encontre aqui dicas para ajudá-la com seu blog! O início costuma ver a fase mais difícil, porque tudo é novidade. Conte comigo para o que eu puder ajudá-la.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  32. Denise disse:

    Ola!
    Eu possuiu webnode, gostaria de adicionar este aplicativo, mas nao sei onde! Tentei achar o HTML/JavaScript e não achei!
    Me ajude pois preciso muito!

  33. Adelson Smania disse:

    Olá, Denise!

    No Webnode é um pouco diferente.

    Você precisa acessar a opção "Editar Website" e entrar no "Editor do site". Clique no botão "Widgets" e escolha a opção "Incorporar código". É nessa caixa que você deve colar o código do Who's Among Us. Fiz um teste aqui e funcionou corretamente.

    Um abraço!

  34. João disse:

    Pô, gostei muito do artigo mesmo… eu já uso no meu blog há um tempinho já. Outra coisa legal é de ver que o post é de 2009 e o autor do mesmo ainda responde os comentários, parabéns!

  35. Adelson Smania disse:

    Olá, João!

    Fico feliz que tenha gostado!

    Quanto aos comentários, faço questão de sempre respondê-los, mesmo quando são deixados em artigos antigos. É minha forma de mostrar a vocês que todo comentário é realmente importante para mim.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  36. Anônimo disse:

    eu já uso esse contador no meu tumblr, vc sabe se tem jeito de mudar a posição dele, a cor, sem perder os dados? obrigada!

  37. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Se você gerar um novo código dentro do Who's Among Us, dentro da inscrição já feita, poderá reposicioná-lo dentro do seu blog, sem perder as informações.

    Um abraço!

  38. Anônimo disse:

    Não tenho blog, sou apenas um simples internauta, quanto ao Who's amung,tenho um sério problema com êle quando navego em qualquer blog quem tem êsse "gadget! a navegação se torna lenta e quase trava. Como já disse sou um simples "internauta". E já com outros "gadget" navego normal. O que poderia ser? Petronio/ Obrigado!!!

  39. Adriano Luz disse:

    Olá!

    Essa é uma situação nova para mim. Há realmente alguns gadgets que são mais pesados e podem causar aumento no tempo de carga do site, especialmente em conexões mais lentas.

    O que você pode tentar fazer é acessar os sites através de um navegador mais leve e rápido (como o Google Chrome) e avaliar se há melhoras.

    Um abraço!

  40. Raphaela disse:

    Ei o contador ficou legal até um certo tempo, mas agora já não consigo mais visualizar o mapa de visitantes. O que faço? Obrigada!

  41. Juan Sávio disse:

    eu coloquei o contador no meu blog,mas quando eu vejo ele so mstra o numero 1.sempre,ele não muda o número.me ajudem.
    obrigado

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Juan!

      A hipótese mais provável é que realmente haja apenas você visitante seu blog naquele momento. Para tirar a dúvida, tente acessar seu blog através de dois navegadores simultaneamente. Nesse caso, ele deve alterar para 2 o número de visitantes.

      Um abraço!

  42. Anônimo disse:

    eu uso esse gadget e também uso as extensões para navegadores, só que eles indicam que não tem ninguém visitando, ou só consta eu quando acesso, mas o mais estranho é que o blogger diz que está havendo acesso!! queria entender o que ta acontecendo!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Infelizmente, há mesmo diferenças entre os resultados mostrados pelos contadores. Isso ocorre porque cada um utiliza mecanismos diferentes para monitorar as visitas e fazer as contagens.

      Entre todos, o mais confiável para mim é o Google Analytics.

      Um abraço!

  43. Pousada Pedra Laskada disse:

    Olá Sr. Adelson, uso o amung a mais de 1 ano. Tem um País do Sul da Africa que visitaram o site, mas eu so consigo ver na pagina inicial. Quando clico encima para aumentar o mapa esse sinal de visita nao aparece. E como vou saber quantos visitantes visitaram o site em cada País ou Estado do Brasil? Aguardo resposta.
    Obrigado!
    Nilton Santos

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nilton!

      Já faz bastante tempo que não utilizo o Who's Among Us em meus blogs. O Google Analytics é bem melhor e oferece dados mais confiáveis e também mais detalhados sobre as visitas que você recebe.

      Assim, minha sugestão é que você leia o artigo Como configurar o Google Analytics em seu blog e passe a utilizá-lo em seu blog. Com ele, você conseguirá ter os dados que deseja, como a distribuição geográfica de suas visitas.

      Um abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.