gadgets monitoramento Camila Fiori

Who’s Among Us – Quem está em seu blog?

WhoaAmongUs200 Já mostrei aqui no Gerenciando Blog algumas ferramentas para acompanhar as visitas de seu blog. Entre elas, estão o Google Analytics, o Woopra e o Performancing. O “Who’s Among Us” é outra dessas ferramentas. No entanto, ele possui alguns diferenciais que podem justificar a colocação dele em seu blog, mesmo que você já acompanhe seus visitantes utilizando um dos outros mecanismos.  

Para que serve?

Caso você esteja curioso, Who’s Among Us significa “quem está entre nós”. Mas, o termo “quem” é um pouco relativo. Na verdade, este gadget mostra “quantas” pessoas estão em seu site ou blog naquele exato momento. É bem provável que você já o tenha visto em algum blog. Aqui mesmo, no Gerenciando Blog, ele está na barra lateral direita, na seção “Números”. Veja como ele se parece: Whos Among Us Neste caso, ele indica que há 11 pessoas visitando o site naquele momento. A primeira vantagem é esta: é uma forma simples e rápida para medir a popularidade do seu blog. Mas, há mais: ao clicar no botão do Who’s Among Us, você será levado a uma página de estatísticas rápidas. A página principal é similar à seguinte: Whos Among Us  As informações que você verá nessa tela:

  • Online durante as últimas 24 horas: O gráfico mostra o número máximo, médio e mínimo de pessoas a cada hora do dia. Se você clicar na opção “Histórico”, poderá ver os dados de períodos maiores.
  • What they are copying (“o que eles estão copiando”): São mostradas informações de palavras e imagens que foram copiadas do seu blog nas últimas 24 horas. Isso é feito pela ferramenta Tynt, que será tema de artigo futuro aqui no Gerenciando Blog.
  • Número de pessoas em cada página: Mostra em que páginas do seu blog os visitantes estão naquele momento.
  • De onde eles vêm: Exibe num mapa de que parte do mundo vieram os seus visitantes.

 

Como coloco em meu blog?

Para quem gosta de simplicidade, o Who’s Among Us é fantástico. Diferente das outras ferramentas, não é necessário editar o código HTML de seu template e nem se cadastrar na ferramenta. Basta seguir os passos abaixo: 1. Acesse http://whos.amung.us. 2. Na própria tela principal, você verá uma caixa com o código no item “Começar”. Veja o quadro marcado em vermelho no seguinte exemplo:Whos Among Us 3. Se você quiser alterar as cores do fundo e da fonte, é só clicar em “Personalize seu widget”, logo abaixo do código. 4. Agora, é só copiar esse texto e colá-lo em seu blog num Gadget de “HTML/JavaScript”. Pronto! Com isso, o Who’s Among Us começará a monitorar seus visitantes e mostrar quantos deles estão em seu blog. Para acessar as estatísticas, é só clicar nesse mesmo botão. Duas dicas:

 

 

Por que usar?

Eu venho utilizando o Who’s Among Us desde julho/09, tanto aqui no Gerenciando Blog quanto no TD Séries. Para mim, é uma informação interessante saber quantos visitantes há nos blogs naquele momento. Além disso, o gráfico dos visitantes ao longo do dia permite algumas análise interessantes:

  • Você consegue saber quais são os horários em que seu blog recebe maior número de visitantes. Pode ser uma boa idéia publicar seus novos artigos nesse horário.
  • O contrário também é válido: o horário em que seu blog tem menos visitantes pode ser o mais adequado para fazer manutenções nele, como a troca de template ou instalação de novos gadgets.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

46 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.