Google publicação serviços Camila Fiori

Blogger in Draft: Conheça Antes as Novidades

DraftBlogger140 O Blogger in Draft (“Rascunho do Blogger”, na tradução oficial) é uma versão especial do Blogger que permite que você utilize novos recursos que ainda estão sendo testados, antes de sua liberação oficial. É uma forma interessante para você testar os novos recursos e opinar sobre eles, para auxiliar no desenvolvimento do Blogger. Saiba neste artigo como acessá-lo e quais são as diferenças entre ele e o Blogger oficial.  

Introdução

O Blogger in Draft é como um laboratório onde são testados os novos recursos do Blogger antes de sua liberação oficial. Sua interface é muito similar à versão oficial, possuindo alguns recursos adicionais. A intenção é manter os recursos em testes durante algum tempo e ouvir os usuários, para só então definir se a nova funcionalidade se tornará oficial. É importante dizer que você pode testar o Blogger in Draft sem medo. Nada será alterado em seu blog e seus artigos serão publicados da mesma forma. Além disso, você pode voltar ao Blogger oficial a qualquer momento.  

Como acessar

É muito simples acessar o Blogger in Draft. Basta acessar o site http://draft.blogger.com e informar o mesmo usuário e senha com que você acessa o Blogger oficial. Você será levado a uma página muito similar à oficial:
DraftBlogger1 Nesta página inicial, a diferença é bem sutil. Somente o logotipo diferente e outros pequenos detalhes mostram que você não está no Blogger oficial. Note que na parte superior da tela existe uma caixa “Tornar o Blogger em rascunho meu painel padrão”, que vem desmarcada. Se você a marcar, da próxima vez que acessar o endereço http://www.blogger.com, você será levado ao Blogger in Draft. Para desativar o recurso, basta desmarcar a caixa.  

As diferenças

As novidades atuais do Blogger in Draft estão no editor de postagens do Blogger. Por isso, hoje ele é útil para quem faz seus posts diretamente no Blogger, e não utilizando uma ferramenta como o Windows Live Writer. Abaixo está uma comparação entre os dois editores. Blogger original
DraftBlogger2
Blogger in Draft
DraftBlogger3
Uma dica importante: se preferir, você já pode utilizar o novo editor mesmo no Blogger oficial, com quase todas as funcionalidades do Blogger in Draft. Para isso, basta entrar em “Configurações” / “Básico” e marcar a opção “Editor atualizado” em “Selecionar editor de postagem”. Abaixo estão as funcionalidades que só existem na nova versão do Editor:   1. Mais opções para edição do texto
DraftBlogger7
Foram adicionados botões na barra de ferramentas do editor, para permitir algumas operações que antes não eram possíveis.

 

  • Botões para desfazer e refazer as edições do texto.
  • Formatação de texto tachado (exemplo: teste).
  • Formatação de cor de fundo do texto.
  • Botão para limpar toda a formatação feita no texto.

  2. Inserção de imagens
DraftBlogger12
DraftBlogger11
A inserção de imagens foi melhorada em relação à versão original. Você pode inserir imagens diretamente dos álbuns do Picasa. Também pode escolher em qual álbum do Picasa a imagem será adicionada. Após inserir a imagem, você escolherá as opções de tamanho e posição.   3. Inserção de vídeos
DraftBlogger8
DraftBlogger13
Agora é possível inserir vídeos de seu computador diretamente em seu artigo. Os vídeos serão hospedados no Blogger e no seu artigo será mostrado um visualizador.   4. “Jump Break”
DraftBlogger9 
Esta funcionalidade é fantástica. Trata-se de um “leia mais” dentro do próprio Blogger, sem a necessidade de utilizar hacks como o que mostrei no artigo Resumo da postagem na página principal. Para separar o resumo do texto completo, basta clicar no botão “Inserir jump break” onde você deseja a separação.
DraftBlogger14 O texto que será exibido em seu blog após o resumo pode ser alterado entrando em “Layout” / “Elementos de Página” e clicando em “Editar” nas “Postagens do Blog”. O texto desejado deve ser colocado na opção “Texto do link da página de postagem:”. Dica importante: se você usa o Windows Live Writer, é só adicionar o código <!– more –> onde o texto será separado. Caso o recurso não funcione corretamente, você pode ter que fazer uma alteração em seu template, conforme descrito em http://www.google.com/support/blogger/bin/answer.py?answer=154172.   5. Definir / traduzir
DraftBlogger10
Outro recurso muito interessante, especialmente quando você tem dúvidas sobre o significado ou a tradução de palavras ou frases. Ao clicar nesse botão, você será levado para uma tela similar à abaixo:
DraftBlogger4 Se você já tiver selecionado uma frase ou palavra em seu texto, ela será trazida automaticamente para essa tela. Se não, você pode digitar a palavra diretamente nessa tela. Nela, você pode encontrar definições da palavra ou traduzi-la para outros idiomas.   6. Adicionar local (barra inferior)
DraftBlogger6
Ao clicar nessa opção, você pode selecionar um local no Google Maps relacionado ao seu artigo. Quando o artigo for publicado, haverá um link para aquele local. Ao clicar nele, será exibido Google Maps, posicionado naquele local.   7. Data e hora da postagem (“Opções de postagem” na barra inferior)
DraftBlogger5
O Blogger oficial considera como horário da postagem o momento em que o artigo foi salvo pela primeira vez. No Blogger in Draft, é considerado o momento em que o artigo foi publicado, desde que essa opção esteja em “Automático”.
 

Mais informações

A melhor fonte de informações para o Blogger in Draft é o blog do produto: http://bloggerindraft.blogspot.com. Lá você conseguirá informações detalhadas sobre as funcionalidades já lançadas e poderá acompanhar a evolução do produto. O blog é o primeiro lugar onde as novas funcionalidades são divulgadas.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

27 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.