Google publicação serviços Camila Fiori

Blogger in Draft: Conheça Antes as Novidades

DraftBlogger140 O Blogger in Draft (“Rascunho do Blogger”, na tradução oficial) é uma versão especial do Blogger que permite que você utilize novos recursos que ainda estão sendo testados, antes de sua liberação oficial. É uma forma interessante para você testar os novos recursos e opinar sobre eles, para auxiliar no desenvolvimento do Blogger. Saiba neste artigo como acessá-lo e quais são as diferenças entre ele e o Blogger oficial.  

Introdução

O Blogger in Draft é como um laboratório onde são testados os novos recursos do Blogger antes de sua liberação oficial. Sua interface é muito similar à versão oficial, possuindo alguns recursos adicionais. A intenção é manter os recursos em testes durante algum tempo e ouvir os usuários, para só então definir se a nova funcionalidade se tornará oficial. É importante dizer que você pode testar o Blogger in Draft sem medo. Nada será alterado em seu blog e seus artigos serão publicados da mesma forma. Além disso, você pode voltar ao Blogger oficial a qualquer momento.  

Como acessar

É muito simples acessar o Blogger in Draft. Basta acessar o site http://draft.blogger.com e informar o mesmo usuário e senha com que você acessa o Blogger oficial. Você será levado a uma página muito similar à oficial:
DraftBlogger1 Nesta página inicial, a diferença é bem sutil. Somente o logotipo diferente e outros pequenos detalhes mostram que você não está no Blogger oficial. Note que na parte superior da tela existe uma caixa “Tornar o Blogger em rascunho meu painel padrão”, que vem desmarcada. Se você a marcar, da próxima vez que acessar o endereço http://www.blogger.com, você será levado ao Blogger in Draft. Para desativar o recurso, basta desmarcar a caixa.  

As diferenças

As novidades atuais do Blogger in Draft estão no editor de postagens do Blogger. Por isso, hoje ele é útil para quem faz seus posts diretamente no Blogger, e não utilizando uma ferramenta como o Windows Live Writer. Abaixo está uma comparação entre os dois editores. Blogger original
DraftBlogger2
Blogger in Draft
DraftBlogger3
Uma dica importante: se preferir, você já pode utilizar o novo editor mesmo no Blogger oficial, com quase todas as funcionalidades do Blogger in Draft. Para isso, basta entrar em “Configurações” / “Básico” e marcar a opção “Editor atualizado” em “Selecionar editor de postagem”. Abaixo estão as funcionalidades que só existem na nova versão do Editor:   1. Mais opções para edição do texto
DraftBlogger7
Foram adicionados botões na barra de ferramentas do editor, para permitir algumas operações que antes não eram possíveis.

 

  • Botões para desfazer e refazer as edições do texto.
  • Formatação de texto tachado (exemplo: teste).
  • Formatação de cor de fundo do texto.
  • Botão para limpar toda a formatação feita no texto.

  2. Inserção de imagens
DraftBlogger12
DraftBlogger11
A inserção de imagens foi melhorada em relação à versão original. Você pode inserir imagens diretamente dos álbuns do Picasa. Também pode escolher em qual álbum do Picasa a imagem será adicionada. Após inserir a imagem, você escolherá as opções de tamanho e posição.   3. Inserção de vídeos
DraftBlogger8
DraftBlogger13
Agora é possível inserir vídeos de seu computador diretamente em seu artigo. Os vídeos serão hospedados no Blogger e no seu artigo será mostrado um visualizador.   4. “Jump Break”
DraftBlogger9 
Esta funcionalidade é fantástica. Trata-se de um “leia mais” dentro do próprio Blogger, sem a necessidade de utilizar hacks como o que mostrei no artigo Resumo da postagem na página principal. Para separar o resumo do texto completo, basta clicar no botão “Inserir jump break” onde você deseja a separação.
DraftBlogger14 O texto que será exibido em seu blog após o resumo pode ser alterado entrando em “Layout” / “Elementos de Página” e clicando em “Editar” nas “Postagens do Blog”. O texto desejado deve ser colocado na opção “Texto do link da página de postagem:”. Dica importante: se você usa o Windows Live Writer, é só adicionar o código <!– more –> onde o texto será separado. Caso o recurso não funcione corretamente, você pode ter que fazer uma alteração em seu template, conforme descrito em http://www.google.com/support/blogger/bin/answer.py?answer=154172.   5. Definir / traduzir
DraftBlogger10
Outro recurso muito interessante, especialmente quando você tem dúvidas sobre o significado ou a tradução de palavras ou frases. Ao clicar nesse botão, você será levado para uma tela similar à abaixo:
DraftBlogger4 Se você já tiver selecionado uma frase ou palavra em seu texto, ela será trazida automaticamente para essa tela. Se não, você pode digitar a palavra diretamente nessa tela. Nela, você pode encontrar definições da palavra ou traduzi-la para outros idiomas.   6. Adicionar local (barra inferior)
DraftBlogger6
Ao clicar nessa opção, você pode selecionar um local no Google Maps relacionado ao seu artigo. Quando o artigo for publicado, haverá um link para aquele local. Ao clicar nele, será exibido Google Maps, posicionado naquele local.   7. Data e hora da postagem (“Opções de postagem” na barra inferior)
DraftBlogger5
O Blogger oficial considera como horário da postagem o momento em que o artigo foi salvo pela primeira vez. No Blogger in Draft, é considerado o momento em que o artigo foi publicado, desde que essa opção esteja em “Automático”.
 

Mais informações

A melhor fonte de informações para o Blogger in Draft é o blog do produto: http://bloggerindraft.blogspot.com. Lá você conseguirá informações detalhadas sobre as funcionalidades já lançadas e poderá acompanhar a evolução do produto. O blog é o primeiro lugar onde as novas funcionalidades são divulgadas.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

27 Comentários

  1. Jorge Purgly disse:

    Olá Adelson, o Skribit tem uma funcionalidade bem legal que é a de avisar quando uma sugestão de publicação é atendida.
    Gostei muito desta reportagem e já vou incorporar o Blogger in Draft nos meus blogs.
    Gostaria de convida-lo a conhecer o mais atual:
    http://universotrade.blogspot.com
    Um forte abraço,
    Jorge
    meu mapa social em
    http://xeesm.com/JorgePurgly
    meu blog principal em
    http://purgly.blogspot.com
    Meus outros blogs:
    http://mastersuno.blogspot.com
    http://biometrio.blogspot.com
    http://konektigi.blogspot.com
    http://drbachflower.blogspot.com
    http://purgly.wordpress.com

  2. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Fantástica sua explicação sobre os novos recursos do Blog in Draft. Antes de utilizar o Windows Live Writer eu estava utilizando o Draft, e gostei da implantação de alguns itens na época. Agora, o Google já incrementou bastante – acho que até vale a pena utilizá-lo agora.

    Mas ainda prefiro o WLW, os recursos de manipulação de imagens (tamanho, borda, marca d'agua) não "permitem" eu eu o troque.

    Grande abraço!

  3. Rosan disse:

    olá.
    com esta explicação fica um pouco mais facil.
    a uns dias atras tinha colocado o editor e atualizado, mas na hora que fui fazer a postagem me atrapalhei toda, não conseguia escrever entre as fotos, só acitava algumas palavras, depois ia para a outra foto…acabei voltando ao editor antigo….
    beijo

  4. concentrado disse:

    Opa mais um artigo de muita qualidade, nunca testei o blog in draft por medo de acontecer algo que pudesse atrapalhar meu blog. Mais ainda bem que você escreveu esse artigo e tirou todas as minhas dúvidas. Valeu companheiro por mais tira dúvida pra mim.

  5. Lucaimura disse:

    Olá Adelson!!
    Eu já uso o Blogger in Draft há algum tempo e devo dizer que não me arrependi com a troca (antes eu usava o Live Writer), eu sei que quando é mencionado recursos em testes, a maioria das pessoas fica com receio de danificar alguma coisa, atitude compreensível face a algumas porcarias que andam na net. Mas durante todo o tempo em que estou a utilizar o Draft ( mais ou menos quatro meses), ainda não tive nenhum tipo de problema.
    Parabéns por mais uma óptima dica Adelson.

    Um abraço.

  6. Adelson Smania disse:

    @Jorge: Este artigo foi mesmo fruto de uma sugestão no Skribit. Bem bacana mesmo o mecanismo de aviso aos seguidores da sugestão.

    @Iúri: Eu sou outro que não troco o Windows Live Writer por nada! A ferramenta é mesmo fantástica. Mas, percebo que há muitos que ainda utilizam o Blogger para escrever seus artigos. Para essas pessoas, o Blogger in Draft é uma excelente opção.

    @Rosan: Espero que o novo editor a ajude! Percebo que a equipe do Blogger está sempre melhorando os recursos, então é possível que o erro que você citou não ocorra mais.

    @Concentrado: Pode mesmo testar o Blogger in Draft sem receio. Caso não goste, é só voltar à versão oficial.

    @Luca: Interessante saber que você já vem usando o Blogger in Draft! Pela qualidade gráfica de seus artigos, dá para perceber que o editor é mesmo poderoso!

    Um abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  7. Elise (Litteraria) disse:

    Eu juro que eu tentei usar o Live Writer. Mas não consigo largar o editor do Blogger pra postar no Litteraria. Esse artigo é fantástico; enquanto eu lia eu pulei lá no Blogger e já mudei pra essa nova versão. Acho que não usarei o jump break, pois já uso o hack que vc citou no artigo. Mas o restante… ah, minhas postagens que me aguardem! O que mais me irritava em inserir imagens era que eu não sabia pra onde ela ia, agora vai ficar ótimo!
    Obrigada pelo artigo novamente, sempre ajudando-nos a melhorar sempre!
    Um abraço!

  8. Neto disse:

    Olá Adelson

    O Blogger in Draft, assim como os serviços Labs do Google, são os que mais aprecio. Adoro as novidades lançadas e uso-as à exaustão 🙂

    —————-

    Mudando um pouco o foco de seu tema, gostaria de sugerir um post: ver um artigo seu sobre o Windows Live Writter e suas funcionalidades. Obviamente, eu já li muitos artigos na web sobre ele, mas nenhum com a qualidade e a explicação didática com que você nos proporciona aqui.

    Acredito que será um excelente tuto aqui no GB. Aceita o desafio? 🙂

    []'s

  9. Adelson Smania disse:

    @Elise: Eu sou grande fã do Writer. Mas, achei muito poderoso o editor do Blogger in Draft. É uma ótima opção para quem quer postar diretamente na web.

    @Neto: Também acho ótimos os "labs" do Google! é uma ótima chance para conhecermos os recursos antes de sua liberação oficial. Quanto ao Live Writer, eu escrevi sobre ele há muito tempo, no artigo Utilizando o Live Writer para escrever em seu blog. Esse vale para o desafio? risos

    Um abraço a vocês e obrigado pela visita!

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Natan!

    Que bom descobrir o autor da sugestão! Até o momento, esta foi a que recebeu mais votos, por isso foi a primeira a ser publicada.

    Eu é que o agradeço pela ótima sugestão e pelo comentário!

    Um abraço!

  11. @fredmoraes disse:

    Blogger in Draft é o que eu uso, na verdade nunca usei outra ferramenta, então não tenho base para comparações, porém, sempre me atendeu muito bem!!

    Forte abraço…

    http://baralhonabamera.blogspot.com

  12. Adelson Smania disse:

    Olá, Fred!

    O Blogger in Draft é mesmo uma ferramenta muito interessante! Particularmente, sempre usei o Windows Live Writer.

    Um abraço!

  13. JORGE MURILIO DE AQUINO - ADONIRAN PERES disse:

    olá colega, preciso de uma informação: Qdo eu estava mudando o layout do meu blog houve um erro e ele voltou para o modelo antigo (simples do antigo blog). No entanto eu perdi no painel de controle o recurso "layout" onde era possível carregar um novo template. já migrei para o blog in draft e mesmo assim a opção "layout" nao aparece e eu gostaria de retornar ao modelo anterior. Meu blog http://www.turisnacional.com.br. eu tenho salvo no computador o modelo antigo, mas sem a opçao layout no painel de controle nao posso migrar.

    Grato
    Jorge Aquino

  14. Adelson Smania disse:

    Olá, Jorge!

    Eu nunca tinha visto esse problema antes! Se o problema ainda persistir, capture uma imagem da tela e envie para meu e-mail ([email protected]) para eu dar uma olhada.

    Um abraço!

  15. Updatefreud Kevin disse:

    Depois desta novas opções do Blogger rascunho, que brevemente está disponível, estou até pensando em mudar meu layout, que é de terceiro.

  16. Adelson Smania disse:

    Olá, Kevin!

    Vale mesmo a pena testar o Template Designer. Com ele é possível criar layouts bonitos e bastante funcionais. Eu mesmo já estou fazendo alguns experimentos aqui para o Gerenciando Blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  17. Marcela Santos disse:

    Eu já estou utilizando o Blogger in Draft. Mas, ontem, não sei como, a minha janela de postagem foi modificada… Aparece o modelo de postagem antigo, sem opção para vídeo e tradutor. Apesar, de estar selecionada o "Tornar o Blogger em rascunho meu painel padrão".

    Você sabe o que é?

    Obrigada!

  18. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcela!

    Uma possibilidade é que você tenha voltado a utilizar o editor original do Blogger. Para verificar isso, acesse "Configurações" / "Básico" e verifique como está a opção "Selecionar editor de postagem". Para ter acesso aos novos recursos, você precisa marcar a opção "Editor atualizado".

    Um abraço!

  19. Marcela Santos disse:

    Adelson,

    Já está resolvido. Acho que foi algum erro de página ontem, porque hoje já está tudo normal.
    Eu já havia selecionado a opção "editor atualizado".

    Obrigada pela atenção!

  20. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcela!

    Que bom que tudo tenha se resolvido.

    Precisando de ajuda, é só dizer.

    Um abraço!

  21. Stanley disse:

    Pow, parabéns bem interessante o post!

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, Stanley.

    Obrigado pelos elogios.

    Um abraço!

  23. Robson disse:

    cara, muito boa a explicação, tava com medo de usar o blogger in draft..rsrs
    mas agora tranquilo

  24. Adelson Smania disse:

    Olá, Robson!

    O Blogger in Draft é a melhor forma de conhecer as novidades antes dos demais! Espero que goste da experiência!

    Um abraço!

  25. Lu Fernandes disse:

    Olá, uso o modelo novo, porém meu editor não funciona com os novos recursos, quando vou em configurações/básico, não tem as demais opções e fico sem ter o que fazer, poderia me dizer o motivo disso?? Grata

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lu!

      Na nova versão do Blogger, o novo editor já vem configurado como padrão, não sendo possível voltar a utilizar o antigo. Assim, ele já deveria estar funcionando para você.

      Ao clicar no botão "Escrever" (ao lado de "HTML"), deveriam aparecer todas as novas opções. O que exatamente não aparece para você?

      Um abraço!

  26. Emanuel Lopes Ferreira Galvão disse:

    Obrigado Adelson.
    Seus posts só contribuem para melhorar os nossos blogs. Facilitam a nossa vida, são bem escritos, trazem um respeito pelo leitor que não encontro em outros blogs do gênero. Saiba que você e seu blog são muito importantes para mim e creio, para muitos leitores. Seu blog pode-se dizer que é de utilidade pública para blogueiros.
    Grande abraço!

    Emanuel Galvão

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.