divulgação gadgets serviços Camila Fiori

Gadgets para Divulgação em Redes Sociais

redessociais1 As redes sociais (como o Orkut, o Twitter, o Facebook e tantas outras) podem ser uma ótima forma para divulgar os artigos do seu blog. Uma abordagem que já mostrei aqui no Gerenciando Blog é você mesmo divulgar os seus artigos nessas redes. O que vou mostrar neste artigo são formas para você permitir que seus visitantes façam essa divulgação por você. O trabalho a ser feito é pequeno e o resultado vem na forma de novos visitantes e obtenção de backlinks para seus artigos.  

Introdução

A grande vantagem da divulgação em redes sociais é o grande número de membros que elas têm. Assim, quando um artigo seu é divulgado em uma delas, ele pode ser visto por milhares de pessoas. Mesmo que o percentual de pessoas que efetivamente clicarão no link seja pequeno, a divulgação ainda vale a pena. Como citei acima, uma estratégia válida é você próprio fazer a divulgação de todos os seus artigos em redes sociais. Já escrevi sobre isso nos artigos abaixo:

Mas, é importante fornecer aos seus visitantes recursos para que eles também façam essa divulgação para você. Muitas vezes, um visitante lê um artigo interessante e quer divulgá-lo, mas acaba desistindo por não poder fazer isso de forma simples. Neste artigo, mostrarei 3 gadgets diferentes que você pode instalar em seu blog para permitir essa divulgação, citando as características de cada um, para que você faça a sua escolha. O funcionamento de todos eles é bem similar: você o adiciona ao código do seu template e os botões para compartilhamento serão exibidos ao final de cada artigo. Ao clicar neles, seu visitante será levado para o serviço correspondente, onde deve fornecer as demais informações necessárias para a publicação.  

AddThis

AddThis Este é o gadget que uso aqui no Gerenciando Blog. Seu principal diferencial é que o AddThis permite monitorar em que redes sociais os artigos foram compartilhados. Outro ponto que pode ser encarado como negativo ou positivo, dependendo do enfoque, é a enorme gama de customizações possíveis. Por um lado, você pode configurá-lo da forma que quiser; por outro, isso pode atrapalhar e até assustar os menos experientes. Segue um tutorial simplificado para seu uso: 1. Acesse http://www.addthis.com. 2. Clique em “Join Now” e crie a sua conta. 3. No menu superior, clique em “Get Your Button”. 4. Escolha a opção desejada (eu optei pela “Toolbox”). 5. Clique em “Get the Code”. 6. Você pode agora colocar o AddThis numa barra lateral (clicando em “Install to Sidebar”) ou colocá-lo abaixo de cada artigo, adicionando ao seu template o código gerado. Em caso de dúvidas, é possível clicar no “step-by-step tutorial”, que mostra o processo em detalhes. Dicas:

  • Você pode escolher quais serão os serviços que serão mostrados no botão. A forma mais simples é alterar o código gerado e adicionando linhas para os serviços desejados. Basta seguir o exemplo dos que foram criados por padrão. A lista completa dos serviços está em http://www.addthis.com/services.
  • Após instalar o gadget em seu blog, você pode acompanhar a publicação nas redes sociais em http://www.addthis.com/myaccount.

 

 

SoBoo

SoBoo O SoBoo (de “Social Bookmarking”) foi criado pela equipe do SEO Master, ótimo site nacional sobre SEO. O ponto positivo fica por conta da possibilidade de publicação nas redes sociais nacionais, como o Ueba, o Ocioso e o Colmeia. Na versão mais nova, também é possível acompanhar as publicações realizadas, como no AddThis. As instruções: 1. Acesse http://www.seomaster.com.br/social-bookmark/soboo.html. 2. Se você ainda não é cadastrado no site, realize seu cadastro. Após isso, faça seu login na barra superior. 3. Clique em “Pegue agora o seu botão”. 4. Preencha as opções e clique em “Pegar meu botão”. 5. Siga as instruções para alterar o seu template.  

Sexy Bookmarks

sexy-bookmarks-for-blogger Os Sexy Bookmarks foram lançados originalmente para o WordPress e então convertidos para o Blogger. Apesar do nome, não há nenhum conteúdo inapropriado nele. O termo “sexy” vem da beleza do gadget, que possui um ótimo visual, com ícones animados à medida em que o mouse passa sobre eles. Para instalar a versão original, para WordPress, o download deve ser feito em http://sexybookmarks.net. O tutorial para a instalação da versão convertida para o Blogger está em http://www.cssreflex.com/2009/08/sexybookmarks-v2-for-blogger.html. E a última opção é uma versão “tropicalizada”, adaptada pelo Idenaldo, do Blogger na Web: http://bloggernaweb.blogspot.com/2009/09/envie-seus-posts-para-diversas-redes.html.  

Conclusão

Todas as ferramentas apresentadas aqui são interessantes e cumprem bem o seu papel. Cabe a você escolher a que melhor se adequa à sua situação. O importante é dar ao seu leitor a possibilidade de divulgar seus artigos nas redes sociais. No final, o maior beneficiado será você mesmo.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

46 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.