Microsoft publicação Camila Fiori

Plugins para o Windows Live Writer

WLW200 No artigo Utilizando o Live Writer para escrever em seu blog, eu mostrei como instalar, configurar e utilizar o Windows Live Writer para escrever em seu blog. Já utilizo a ferramenta há muito tempo e ela é, em minha opinião, uma das melhores ferramentas para esse fim. Por isso, mostrarei neste artigo alguns plugins que você pode adicionar ao Windows Live Writer para torná-lo ainda melhor.  

Introdução

Um plugin é um programa externo, criado para adicionar uma funcionalidade específica ao Windows Live Writer. Ele pode ser criado pela própria Microsoft ou por outros desenvolvedores. Cada plugin possui uma forma de instalação específica. Para a maioria deles, você precisa fazer o download do instalador do plugin e executá-lo. Para outros, basta copiar alguns arquivos na pasta de plugins do Windows Live Writer (normalmente em “C:Program FilesWindows LiveWriterPlugins”). Após a instalação, o novo plugin aparecerá na lista de plugins do WLW (menu “Ferramentas”, “Opções”, “Plug-ins”). A forma de acessar a nova funcionalidade disponibilizada também depende de cada plug-in. Caso você não tenha ficado contente com o resultado, você pode desabilitar o plugin na tela de opções. Pode também removê-lo do sistema, seguindo as instruções do próprio plugin.
WindowsLiveWriter_Opções  

Onde conseguir os plugins

1. Site oficial da Microsoft A Microsoft disponibiliza uma área chamada Windows Live Gallery, onde estão concentrados os recursos disponíveis para diversos de seus produtos, incluindo o Windows Live Writer. Ao entrar no site, veja que na barra esquerda há uma opção para o Writer. Basta clicar nela para ser levado à área de conteúdo específico para a ferramenta. Na tela seguinte, clique em “Todas as categorias” para ver os plugins existentes. A seqüência é mostrada abaixo:

WindowsLiveGallery WindowsLiveGallery2

Outra forma de chegar ao mesmo local é clicar na opção “Adicionar um plug-in”, que fica no próprio Windows Live Writer, na barra direita, ou dentro da tela de opções. Quando você estiver nessa tela, pode ser que não apareça nenhum plugin. Se isso acontecer, é bem provável que os resultados estejam sendo filtrados para exibir apenas os plugins em português, e infelizmente não existe nenhum. Para exibir todos os plugins, basta alterar “Todos os idiomas”, conforme mostrado abaixo:
WindowsLiveGallery3 
Agora, você pode verificar os plugins existentes e clicar no botão “Baixar” para fazer download e instalar os desejados.   2. Outros sites Além do Windows Live Gallery, existem também outros sites que não são mantidos pela Microsoft e contêm uma lista considerável de plugins para o Windows Live Writer. Alguns interessantes:

 

 

Alguns plugins interessantes

Ao visitar os sites que mostrei no item anterior, você perceberá que a lista de plugins é extensa. Por isso, vou destacar aqui alguns que considero interessantes. É só clicar no título do plugin para ser levado à página dele. 1. Picasa Image Plugin 
Permite inserir em seu artigo imagens diretamente dos seus álbuns do Picasa Web. Você precisa apenas informar o seu nome de usuário e senha e seus álbuns e respectivas imagens serão mostrados para seleção. A inserção é feita através do menu “Inserir”, “Picasa Link”, ou da opção que aparece na barra direita de ferramentas. 2. Twitter Notify
Este plugin, criado pela própria Microsoft, é ótimo! Ele permite que os seus novos artigos sejam enviados diretamente para seu Twitter quando forem publicados. Para que ele comece a funcionar, você precisa entrar em “Blogs”, “Editar configurações do blog”, “Plug-ins” e marcar o Twitter Notify. Isso quer dizer que, se você utilizar o Windows Live Writer para publicar em diversos blogs, pode selecionar apenas os que você quer que sejam enviados para o Twitter. Você pode também configurar o texto que será exibido no seu tweet. Isso é feito em “Ferramentas”, “Opções”, “Plug-ins”. Você deve selecionar o Twitter Notify e clicar em “Opções”. Veja um exemplo na imagem abaixo:
TwitterNotify2 Quando você postar um novo artigo no blog, será exibida uma tela como a abaixo para confirmação. Perceba que você pode se logar com uma conta do Twitter diferente a cada postagem, caso possua contas diferentes para cada um de seus blogs.
TwitterNotify 3. Text Template
Outro ótimo plugin. Após instalá-lo, você verá uma nova opção “Text Template” em “Inserir”. Ao clicar nela, você verá uma tela como a seguinte:
TextTemplate Nela, você pode criar “modelos” para seus artigos e utilizar esse modelo sempre que for escrever um novo artigo. Ele é ótimo para quem gosta de manter uma estrutura padronizada nos artigos que escreve e possui trechos que sempre se repetem, como o cabeçalho ou o rodapé. Também é ótimo para quem usa o recurso do “Leia mais” e precisa sempre inserir manualmente o código de quebra. 4. Sharper Photo
Plugin muito útil para quem costuma colocar imagens nos artigos e precisa editá-las em um programa externo. É possível fazer pequenos ajustes dentro do próprio Windows Live Writer ou chamar seu programa de edição preferido. A tela abaixo é chamada a partir da opção “Sharper Photo” do menu inserir, após colocar as imagens em seu artigo.
SharperPhoto   

Conclusão

Pelos plugins mostrados, você deve ter percebido que o Windows Live Writer pode ser ainda mais poderoso do que ele já é. Minha intenção é que você não se limite aos plugins mostrados aqui, mas possa pesquisar e encontrar plugins que se adequem à sua necessidade. Como qualquer outro software, é importante você ler as opiniões dos outros usuários antes de instalá-los.   E você, já utiliza algum plugin o Windows Live Writer? Há algum que você sugere? Deixe seu comentário!

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

26 Comentários

  1. JV disse:

    Muito bom, eu não sabia que era possível colocar plugins, vai poupar muito tempo, obrigado!

  2. digitaqueeuteleio disse:

    Excelente! Ainda não tinha este conhecimento. Adoro o Writer e uso desde que iniciei o blog,e quanto mais coisas ele oferecer, ficará melhor ainda o trabalho nele. Já baixei alguns para testes. Obrigado.

    Abraço.

  3. concentrado disse:

    Olá Adelson, estou tentando usar writer há quase 6 dias atrás e não consigo nem instalar. Eu baixo o programa e quando tento instalar, ele já está instalado mais eu não encontro o programa de jeito nenhum.

    Um grande abraço.

  4. Adelson Smania disse:

    @JC: Os plugins pode mesmo poupar tempo, o que é precioso para nós. Por isso, vale a pena pesquisar alguns plugins que facilitem seu trabalho.

    @DigitaQueEuTeLeio: Eu já uso também o Writer há muito tempo e fico fascinado com a quantidade de recursos que a ferramenta tem. Com os plugins, ele fica ainda melhor!

    @Concetrado: Que estranho não conseguir fazer funcionar. Se você for direto na pasta de programas, você o encontra? Ele deve estar em C:Program FilesWindows LiveWriterWindowsLiveWriter.exe.

    Um abraço a vocês!

  5. concentrado disse:

    Adelson amigo valeu pela ajuda, encontrei na pasta que vc citou.

  6. Neto disse:

    Muito bom, Adelson!

    Eu tinha lido o artigo anterior e fiquei com aquele gostinho de 'quero mais' entende? (risos).

    Suas dicas aqui são essenciais na construção e na elaboração de um bom blog, parabéns!

    E o Windows Live Writter é mesmo a plataforma ideal de publicação para quem tem (e usa) vários blogs. Como você mesmo falou, há muito o que pesquisar nela.

    O "feed socialize" do Feedburner tem a mesma função do Twitter Notify para envio de textos ao Twitter, mas esse plugin é realmente melhor, pois adiciona mais opções.

    Mais uma vez, obrigado pelas dicas Adelson, como sempre, muito boas 🙂

    Abraços

  7. Adelson Smania disse:

    @Concentrado: Que ótimo que tenha dado certo! Espero que goste de usar o Windows Live Writer.

    @Neto: Que bom que tenha gostado do artigo! Seu desafio me fez mesmo pensar no que mais poderia escrever sobre o WLW e lembrei-me dos plugins.
    Hoje, para enviar ao Twitter eu uso o TwitterFeed. Mas, gostei muito desse novo plugin para o WLW!

    Um abraço a vocês!

  8. Montardo disse:

    Adelson:
    Sugiro você conferir o link para "Windows Live Gallery" > "Writer" > "todas as categorias", pois parece que não há nenhum plugin disponível.

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Montardo!

    Quando você entra nesse link, realmente não são mostrados os plugins porque estão sendo filtrados apenas os plugins no idioma português. É necessário alterar para "Todos os idiomas" para visualizar os plugins disponíveis.

    Um abraço!

  10. Dri Viaro disse:

    Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar bom dia.
    bjsss

    aguardo sua visita 🙂

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Dri!

    Que ótimo receber sua visita! Seja sempre bem vinda aqui.

    Um abraço!

  12. Lucy Sem Fronteiras disse:

    Olá Adelson,

    Olha eu aqui novamente rsrs.
    Nossa, você não tem idéia de como há tempos eu queria esta informação!
    Nossa estou me sentindo mesmo muito "ignorante", ppois eu sempre entrava nesta página, de downloads dos plugins, mas sempre que clicava, dava a msg dizendo que não havia plugins disponíveis. E pensar que era apenas isso!!! Só bastava eu alterar para "todos os idiomas" para aparecer a extensa lista de plugins.. aff
    rsrsrsr

    Mas tudo bem, o que importa é que descobri mais esta, aqui, e já estou fazendo a festa hehe.
    Baixei vários, estou testando e adorando por sinal.
    Um plugin que gostei muito tb, é o de MP3, pois como escrevo artigos e muitas vezes add áudios acompanhando, então sempre foi um problema, ajustar um player que fosse compatível tb com o IE , já que só uso o Firefox, mas temos que procurar adequer tb para outros usuários que usam o IEca.
    E este plugin, além de fácil , tb funciona perfeitamente nos navegadores e meus problemas acabaram.
    Muito legal mesmo a dica. Muito obrigada mais uma vez Adelson.

    Parabéns meu querido, e continue nos brindando com as suas dicas e boa vontade em compartilhar.

    Paz e sucesso a ti!

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Lucy!

    Fico muito satisfeito quando vejo comentários como o seu, pois percebo o quanto o artigo lhe foi útil! Isso de precisar alterar o idioma é mesmo confuso e muitos não percebem que esse é o motivo para não aparecerem os plugins.

    Um abraço!

  14. Rafael C. Alicrim disse:

    Olá, desculpe estar "desenterrando" este tópico de janeiro, mas achei muito interessante estas dicas que são dadas aqui, faz pouco tempo que iniciei com o blogger e estava fazendo tudo na "unha" em html.
    Não tinha nem idéia que o Live tinha o Writer.
    Valeu mesmo a dica, vai me fazer deixar de "escovar bits" e focar no que realmente interessa, o conteúdo.

  15. Internetador disse:

    Cheguei até aqui procurando pela solução de um problema que tenho com imagens quando uso o Live Writer.

    – Depois de publicadas em blogs pelo Live Writer as imagens ficam pequenas se abertas em aba separada. –

    Ex: http://lh5.ggpht.com/_1dcwdryJYgo/THGG3F4bg1I/AAAAAAAAAko/N0JzupYjmO4/s1600-h/tiffany-claus-sosia_angelina-jolie%20(2)%5B2%5D.jpg

    Gostaria de saber se alguém tem problema parecido? E solução.

    Abraço a todos.

  16. Adelson Smania disse:

    @Rafael: Não tem porque pedir desculpas! Para mim, é ótimo ver que artigos antigos ainda são lidos aqui. O WLW é mesmo fantástico. Hoje, é minha única forma para postar todos os meus artigos nos blogs.

    @Internetador: Consegui reproduzir o problema aqui. Realmente, com imagens grandes, o WLW limita o tamanho da imagem que é aberta ao clicar na original. Pesquisei, mas não encontrei solução para o caso. Se eu descobrir algo, eu o avisarei.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  17. jean disse:

    Amigo preciso da sua ajuda, nao consigo configurar uma conta no live writer do meu blog, ele diz "Ocorreu um erro inesperado o tempo de limite da operaçao foi atingido" me ajude por favor … [email protected]

  18. Adelson Smania disse:

    Olá, Jean!

    Esse parece ser um erro temporário, ocorrido porque naquele momento não foi possível conectar-se à sua conta do blog. Se você tentar novamente (ou tentar configurar outro blog) o erro continua ocorrendo?

    Se continuar, envie-me um e-mail ([email protected]) para que eu possa ajudá-lo.

    Um abraço!

  19. Vivian Weyrich disse:

    Por favor me ajude numa questão. Eu faço postagens no blog pelo Live Writer, porém quando a postagem vai para o Feed, (para os emails cadastrados) os vídeos do youtube não aparecem na mensagem do e-mail. Como soluciono isso, quero muito alguma informação sobre isso, fico no aguardo. obrigada!

  20. Adelson Smania disse:

    Olá, Vivian!

    Infelizmente, não sei a resposta para sua dúvida. Já percebei que há realmente alguns tipos de conteúdo que não aparecem corretamente no feed, tanto pelo leitor quanto pelo e-mail.

    Caso eu descubra alguma novidade, entrarei em contato.

    Um abraço!

  21. Fique Sabendo! disse:

    Ótimas dias. Nem sabia que existia plugins para Writer. Gostei muito do plugin Twitter Notify.

    Obrigado!

  22. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Realmente, muitos desconhecem que o Windows Live Writer dá suporte a pluggins. E eles são realmente uma ótima forma para agregar novas funcionalidades a ele.

    Um abraço!

  23. Aurea Carvalho disse:

    Adelson,

    Estou tentando me adaptar ao Live Writer e vi que ele tinha opções de plugins. Quando coloquei no google nem olhei para as outras alternativas e cliquei diretamente aqui, pois sabia que ia encontrar um ótimo artigo.
    Vou pesquisar mais e se encontrar mais algum plugin que achei interessante te falo.
    Tenha um ótimo fim de semana, grande abraço.
    Áurea

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Aurea!

      Eu gosto muito do WLW! Quando escrevi este artigo, encontrei alguns plugins úteis e passei a utilizá-los.

      Mas, confesso que não uso mais nenhum plugin na versão atual. Ela tem atendido muito bem minhas necessidades.

      Um abraço!

    • alcione santana disse:

      Olá Adelson!

      Baixei esse editor, mas depois que redefinir minha senha da conta blogger não consigo mas postar pelo Writer, será que vc pode me ajudar?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alcione!

      É possível que sua senha antiga esteja gravada no Windows Live Writer. Acesse a aba "Conta de Blog" e depois o botão "Opções de blog". Você verá um campo onde pode alterar a senha salva.

      Torço para que isso resolva o seu problema!

      Um abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.