Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Sem categoria

Skribit: Como Utilizá-lo Melhor

Skribit200_thumb%5B4%5D[1] Há pouco mais de um mês, publiquei aqui no Gerenciando Blog o artigo Skribit: a Cura para a Falta de Inspiração, onde apresentei a vocês o Skribit, uma ótima ferramenta para receber sugestões de seus leitores sobre novos artigos. Neste artigo, comentarei sobre o ótimo resultado que obtive com a ferramenta e darei algumas dicas adicionais para seu uso, seja em seu próprio blog ou como leitor de outros blogs.

Infelizmente, o Skribit deixou de funcionar em julho/2011. Para ter uma solução tão boa ou até melhor do que ele, sugiro a leitura do artigo UserVoice: Ouça as Sugestões de seus Visitantes.

Leia também:  http://hospedagemdesites.wiki.br/cupom

Introdução

Se você ainda não conhece o Skribit, vale a pena ler o artigo original que citei acima. A proposta da ferramenta é ótima: trata-se de um painel em que seus leitores podem deixar sugestões e também votar nas sugestões deixadas. Com isso, você saberá o que eles esperam de seu blog. Para vê-lo em funcionamento aqui no Gerenciando Blog, basta procurá-lo na barra lateral esquerda. Para facilitar, vou separar as dicas em duas categorias diferentes.

Você como leitor

As dicas desta seção valem para quando você visitar um blog que possua o Skribit, como o Gerenciando Blog. São dicas simples, mas que irão melhorar sua experiência no uso da ferramenta. 1. Crie uma conta no Skribit – Mesmo que você não tenha a intenção de colocar o Skribit em seu blog, crie uma conta na ferramenta, conforme mostrei no artigo anterior. Você terá algumas vantagens com isso:

  • As sugestões que você cadastrar ficarão em seu nome, como você pode ver nos exemplos da figura abaixo:
Skribit1
  • Se você tiver feito uma sugestão ou apenas votado nela, você receberá um e-mail do Skribit informando quando aquela sugestão foi atualizada ou transformou-se em um artigo.

2. Utilize o painel do Skribit – Além do painel do Skribit que é mostrado no blog, você também pode visualizar, votar e inserir novas sugestões diretamente no painel da ferramenta. Para acessá-lo, basta clicar na opção “See all NN Suggestions”, que aparece no painel inferior do widget no Skribit. No caso do Gerenciando Blog, você será levado à página http://skribit.com/blogs/gerenciandoblog, similar ao abaixo:
Skribit2
Note que a visualização das sugestões é melhor do que a mostrada no widget do blog.

Você como blogger

Se você possui um blog e já colocou o Skribit nele, deixo também algumas dicas com base no que aprendi neste primeiro mês de uso da ferramenta. 1. Considere a aquisição de uma conta PRO – A conta profissional do Skribit custa hoje US$25/ano e oferece algumas vantagens. Se você já é usuário da ferramenta e gostou da experiência, vale a pena considerar a aquisição. As funcionalidades exclusivas:

  • Moderação das sugestões, impedindo que vão ao ar sugestões indesejadas;
  • Número ilimitado de sugestões pendentes, que na versão gratuita são limitadas a 15;
  • Definição do número de sugestões e da ordem em que serão exibidas no widget.

2. Atualize o status das sugestões recebidas – Na opção “Manage”, mantenha o status de suas sugestões atualizadas. Indique em quais sugestões você está trabalhando, para que os seguidos daquela sugestão sejam informados sobre seu andamento. Um exemplo:
Skribit3

3. Indique as sugestões que foram completadas – De forma similar ao item anterior, lembre-se de acionar a opção “Complete Suggestion” quando você escrever um artigo aproveitando aquela sugestão. Você colocará o link do artigo associado àquela sugestão, para que os seguidores sejam avisados. Além disso, essas sugestões serão separadas na pasta “Blogged Suggestions”:
Skribit4

4. Adicione suas próprias sugestões ao seu Skribit – Antes do Skribit, eu possuía uma planilha onde anotava as minhas sugestões para artigos futuros. Hoje, eu as cadastro como sugestões em meu próprio Skribit, para verificar qual será a reação dos meus leitores. Assim, posso focar meu trabalho nas sugestões mais aguardadas.

Conclusão

Para mim, o Skribit foi um dos grandes achados nos últimos meses. Tem sido uma ótima ferramenta para gerenciamento de meus artigos futuros e guiado o meu planejamento para o Gerenciando Blog. Como já citei no artigo anterior, claro que existe o risco de algum “concorrente” seu ler suas sugestões e escrever sobre elas antes mesmo de você. Mas, até o momento não tivesse esse inconveniente. Assim, continuo grande fã do Skribit.

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

23 Comentários

  1. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Também gosto muito do Skribit, o meu último post fala de como fazer sugestões para meu blog. Nesse post linkei o primeiro artigo seu, onde você ensina a configurar o Skribit.

    Ainda tenho poucas sugestões, mas as que já tive me deixaram muito empolgado. De vez em quando eu insiro uma sugestão para você =)

    Uma prova disso é minha foto no painel de sugestões apresentada nesse artigo 😀

    Sem dúvida essa ferramenta te trará ótimas sugestões, e você escreverá ótimos artigos.

    Abraços.

  2. concentrado disse:

    Adelson.Ainda não uso essa ferramenta por que eu acho que ela não venha dar certo em meu blog, por se tratar de assuntos variados, e não como seu que é de dicas para blogs.Mais vou tentar pra ver o que acontece.

  3. Lucaimura disse:

    Olá Adelson, tudo bem!!

    Vejo que os teus tutoriais continuam excelentes. Ainda tenho de arranjar uma maneira de colocar o Skribit no meu blog, porque parece-me que é uma óptima ferramenta de auxílio para um blogueiro… principalmente quando faltam ideias ;).

    Um abraço.

    P.S.- Pois é… estou de volta!!

  4. Jaqueline disse:

    Oi Adelson,
    tem algum artigo aqui no Gerenciando de como fazer email personaliado,já que possuo um dominio proprio?
    obrigado

  5. Gabriel Meissner disse:

    Realmente gostei da dica! Não conhecia ainda este serviço e vou começar a usá-lo agora.

  6. Bruno Leal disse:

    Eu instalei, mas o sinal de "+" (verde) não aparece. Somente o número "1" (amarelo). Alguém pode me ajudar?

  7. Adelson Smania disse:

    @Iúri: Você tem contribuído com ótimas sugestões de artigos! Prometo em breve atendê-las. E obrigado por divulgar o artigo! Espero que a ferramenta seja útil também para outros.

    @Concentrado: Você tem razão em seu pensamento: pode ser que o Skribit não se encaixe em todos os perfis de blog. No caso do Gerenciando Blog, caiu como uma luva. Torço para que o resultado seja bom para você também!

    @Lucaimura: Que bom vê-lo de volta! E torço para que o Skribit lhe seja tão útil quanto está sendo para mim!

    @Jaqueline: Esse artigo será escrito em breve. Já fiz alguns testes e todos correram bem.

    @Gabriel: Que bom que tenha gostado! Eu conheci o Skribit há pouco tempo e já me tornei fã da ferramenta.

    @Bruno: O número "1" está aparecendo para você porque foi você próprio quem escreveu a sugestão. Então, ele já conta como um voto seu. Para outras pessoas que visitarem seu blog, aparecerá o sinal "+". Quando elas votarem, aparecerá o número total de votos daquela sugestão.

    Abraço a todos!

  8. Anderson Aguiar disse:

    Bom dia!
    Eu instalei o Skribit no WordPress, para o meu tema ele não ficou legal, mas estou usando o botão fixo na lateral direita. Vou fazer um artigo mencionando o lançamento da ferramenta no blog indicando o lugar de sugestões! Pois achei muito interessante receber a opinião dos nossos amigos visitantes!
    Grande abraço!

  9. Alexandre Silva disse:

    Adelson, achei a ferramenta muito interessante, já coloquei em meu Blog.

    Muito obrigado pela sua colaboração.

    Abs,
    Alexandre Silva

  10. Adelson Smania disse:

    @Anderson: Vi o resultado em seu blog e ficou bem bacana a forma como você o implementou! No caso do Gerenciando Blog, consegui mesclá-lo ao template atual.

    @Alexandre: Que bom que já esteja utilizando-o! Ficou mesmo interessante no Gravata Solta. Torço para que surjam boas sugestões!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  11. Jorge Purgly disse:

    Olá Adelson,
    Meus contadores atingiram a marca total de 10.000 visitas em 510 postagens. Como tenho 6 blogs no blogger, estou "quebrando a cabeça" como fazer um índice geral, quem sabe aproveitando seu futuro artigo de como Criar Paginas Fixas no Blogger in Draft, para colocar este índice em todos os blogs. A idéia é que seja fácil para mim e para qualquer visitante encontrar e visitar uma página já postada em qualquer um dos meus blogs, indo até ela com um simples clique.
    Adelson, visitei o que você já escreveu a respeito e fiquei sem achar algo que pudesse me atender. A solução manual em excel para evitar tempos de carregamento é excelente, mas confesso a você que sou preguiçoso para colocar 510 URLs manualmente, pesquisando um a um numa planilha. Não me importo de fazer isso daqui prá frente, de tempos em tempos, mas quando olho para trás me assusta a quantidade de atividade que isto implica.
    Será que existe alguma solução para este dilema?
    Um forte abraço,
    Jorge
    P.S. Mais uma marca bem legal;
    meu blog http://biometrio.blogspot.com
    atingiu a média de visitação maior que 25 visitas por dia de maneira continuada, já por vários dias, demonstrando tendência de crescimento em número de visitantes.
    Acredito que é muito mais difícil manter uma marca do que simplesmente atingi-la. Desta forma fico muito contente (porém insatisfeito) com este resultado.
    Um forte abraço,
    Jorge

  12. Adelson Smania disse:

    Olá, Jorge!

    Que bom que você esteja evoluindo com seus blogs! É uma ótimo sinal. E você tem razão: manter uma marca é muito mais difícil do que alcançá-la.

    Quanto ao índice, o trabalho inicial não é tão complicado se você conseguir aplicar a solução que mostrei no artigo Criando um Índice para seu Blog. Faça um teste: no gadget "Arquivo" na barra lateral esquerda do Gerenciando, clique em "2009". Você verá uma lista de todos os artigos que escrevi nesse ano. Bastou eu copiá-la para o Excel e seguir os demais procedimentos.

    Se preferir a solução automática, a "Table of Contents", que mostrei no mesmo artigo, facilita o trabalho.

    Um abraço!

  13. fatima soares disse:

    como adc os gadgets para meu blog

  14. Adelson Smania disse:

    Olá, Fatima!

    No artigo anterior (Skribit: a Cura para a Falta de Inspiração) mostro o passo a passo para instalar o Skribit em seu blog.

    Um abraço!

  15. Carioca disse:

    Existe alguma maneira de eu retirar o

    Why you are using skribit ?

    Meu blog é: comonuncapenseinisso ele é do blogspot

    Obrigado

  16. Adelson Smania disse:

    Olá, Carioca!

    Você consegue sim removê-lo. Trata-se de uma "sugestão" dada pelo próprio Skribit. Para apagá-la, você precisa acessar sua conta no Skribit e ir no menu Manage e escolher seu blog. Você verá essa sugestão lá. Basta entrar em Actions / Delete Suggestion.

    Um abraço!

  17. Silvia Azevedo disse:

    Depois de ler este seu post sobre a satisfação com a ferramenta, nem vou avaliar mais. Farei me cadastro agora mesmo!
    Vou te contar uma coisa: mesmo quando vejo dicas para blog em outros sites, volto ao seu para saber o que você fala sobre o assunto. Gosto do visual do seu blog, do jeito que escreve e da atenção que dedica a quem comenta.
    já te indiquei uma vez no meu blog e sempre que surgir oportunidade continuarei indicando porque vale a pena. Parabéns pelo trabalho!

  18. Adelson Smania disse:

    Oi, Silvia!

    Que honra saber que você utiliza o Gerenciando Blog dessa forma! Fico realmente feliz em saber que minha opinião conta tanto assim para você.

    Quanto ao Skribit, ele continua sendo uma ótima fonte de artigos para mim. Felizmente, os visitantes do Gerenciando são bastante ativos nesse sentido!

    Espero que ele lhe traga o mesmo retorno.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  19. Prof. Ricardo Leme disse:

    A ferramenta realmente era muito útil, porém recebi um e-mail da equipe de desenvolvimento do Skribit que eles irão "fechar as portas" a partir do dia 31 de Julho de 2011. Realmente uma pena ;(

  20. Felipe Villares disse:

    Olá Adelson,

    Recebi um email hoje dizendo que o Skribit será descontinuado. É verdade isso?

    Se sim, você teria alguma outra sugestão para substitui-lo?

    Abs

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Ricardo e Felipe!

    Também recebi o e-mail sobre a descontinuação do Skribit. É uma pena, pois era uma ferramenta simples que cumpria muito bem o seu propósito! Diversos artigos do Gerenciando Blog foram resultado de sugestões no Skribit.

    Mas, já estou preparando para a próxima semana um artigo sobre um substituto ao Skribit.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  22. Pedro disse:

    Tenho o skribit no meu blog, mas apenas aparece 15 sugestões e ja recebi mais de 30, o que faço para aumentar esse limete?? :S

  23. Adelson Smania disse:

    Pedro:

    A limitação de 15 sugestões existe na conta grátis. Na conta "Pro", que é paga, não existe essa limitação. A notícia ruim é que o Skribit será desativado em julho deste ano.

    Mas, logo escreverei aqui no Gerenciando Blog um artigo sobre outra ferramenta para substituir o Skribit.

    Um abraço!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!