Google infraestrutura serviços Camila Fiori

Google Apps: e-mail grátis para seu domínio

email Na série de artigos Mudando para seu domínio próprio, eu mostrei as vantagens e desvantagens em você utilizar um domínio próprio em seu blog. (Para aprender Como Criar um Blog Profissional clique em Como Criar um Blog). Mostrei também o passo a passo para fazer essa migração. Neste artigo, ensinarei a utilizar gratuitamente um e-mail em seu domínio (por exemplo, [email protected]), sem a necessidade de pagar por um plano de hospedagem.

 

Veja este vídeo antes de continuar no artigo:
[Ads2Cash video=”https://www.youtube.com/watch?v=4kl3hkk2gqg”]

 

OBS.: A partir de 06/12/12, o Google desativou as novas inscrições para a versão grátis do Google Apps. Veja no artigo O fim do Google Apps grátis soluções alternativas para ter e-mail grátis em seu domínio.

Introdução

Antes de iniciar o passo a passo, uma pergunta: para que ter um e-mail com seu domínio próprio? A resposta é similar à justificativa para ter um domínio próprio: um e-mail com seu domínio passa uma sensação de seriedade maior em seu trabalho. Especialmente em contatos profissionais, quem vê o e-mail [email protected] percebe que aquele e-mail vem de uma instituição ou empresa (diferente do meu anterior, [email protected], que deixava claro tratar-se apenas de uma conta no Gmail).

 

Perceba que utilizei a palavra “sensação” intencionalmente, porque não é o endereço do e-mail ou mesmo o domínio próprio que garantirão a seriedade da pessoa que enviou aquele e-mail.

Por isso, se você já possui um domínio próprio, vale a pena seguir este tutorial para ter também seu próprio e-mail. Especialmente porque você não pagará absolutamente nada por isso.

A solução: Google Apps

Mais uma vez, o produto que apresentarei aqui é outra criação do Google. Sempre tenha em mente uma frase que já utilizei aqui no Gerenciando Blog mais de uma vez: “Saiba que o Google é seu amigo, e tire proveito dessa amizade”. Isso porque a empresa fornece inúmeros produtos de qualidade e, em sua grande maioria, gratuitos, para auxiliar no gerenciamento de seu blog.
Desta vez, vou apresentar aqui o Google Apps, um conjunto de ferramentas do Google voltadas para empresas ou pessoas físicas que inclui o e-mail gratuito. Para empresas, existe a versão Professional – paga – com uma série de vantagens. Aqui, vou mostrar a versão Standard, que é gratuita e tem algumas pequenas limitações que não comprometerão as funcionalidades. Uma informação interessante é que mesmo na versão Standard você poderá criar diversas contas de e-mail para seu domínio.
O programa de e-mail que você acessará é uma espécie de GMail personalizado para o seu domínio. Pode pode optar pelo acesso a ele no browser, que é o mais comum, ou até mesmo configurar seu programa de gerenciamento de e-mail (como o Outlook ou o Windows Mail) para utilizá-lo.
Se você desejar, pode realizar inclusive a compra de um domínio internacional pelo Google Apps. Mas, vou assumir neste tutorial que você já tenha o seu domínio e irá apenas configurar o uso de e-mail no Google Apps.

Realizando seu cadastro

2. Clique no botão “Iniciar agora”.
google-apps-gratis-01
3. Preencha o seu domínio e clique em “Enviar”.
GoogleApps02
4. Preencha as demais informações solicitadas. O nome e senha do usuário de login são muito importantes, por isso convém anotá-los.
GoogleApps03
5. Clique no botão “Aceito! Criar minha conta”, no final da página.
GoogleApps04
6. Escolha a opção “Expressa” para configuração do Google Apps. Caso esta tela não seja exibida, clique na opção “Bem-vindo” na barra lateral esquerda.
GoogleApps05
7. Na próxima tela, clique em “Próxima”.
GoogleApps06
8. Clique novamente em “Próxima”.
GoogleApps07
9. Na próxima etapa, você deve confirmar que é o proprietário do domínio que está tentando configurar. Há várias formas para fazer a confirmação, conforme mostrei no artigo Como confirmar a propriedade do seu domínio. Eu prefiro o método de confirmação por registro DNS, que pode ser feito independente do site ou blog estar ou não hospedado. Para isso, clique na aba “Métodos alternativos” e selecione a opção “Provedor de nome de domínio”. Escolha o nome da empresa onde você registrou o seu domínio para ter informações detalhadas ou escolha “Outro” se ela não estiver na lista. Você deve então criar um registro DNS em seu domínio, do tipo TXT e com o conteúdo informado pelo Google Apps.
google-apps-gratis-02

 

10. Para realizar este passo, você deve acessar o serviço onde você registrou o seu domínio e criar um novo registro em seu DNS. Como exemplo, veja como fica a configuração no Registro.br. Ao terminar, clique no botão “Salvar”. A forma de realizar essa configuração é diferente em cada empresa de domínio.
GoogleApps09
11. Volte à tela do Google Apps e clique no botão “Verificar”. Se o processo foi realizado corretamente, você verá uma mensagem como a abaixo. Clique em “Continuar”.
GoogleApps10
12. Na próxima tela de configuração, você pode criar outros usuários que também acessarão o e-mail do seu domínio. Se quiser configurá-los agora, escolha a opção “Sim, tenho usuários” e siga as instruções. Ao finalizar, clique no botão “Próxima”.
GoogleApps11
13. Clique no botão “Próxima” da tela seguinte.
GoogleApps12
14. Clique novamente em “Próxima”.
GoogleApps13
15. Mais uma vez, clique em “Próxima”.
GoogleApps14
16. Mantenha a opção “Servidores do Google” selecionada e clique em “Próxima”.
GoogleApps15
17. Na tela seguinte, você deve escolher novamente a empresa onde registrou seu domínio e seguir as instruções. Se não for nenhuma delas, escolha “Outros” e clique em “Próxima”.
GoogleApps16
18. Você verá uma lista de registros do tipo MX que você deve criar no servidor DNS onde seu domínio está registrado. Abaixo estão mostrados os registros que deverão ser criados:
GoogleApps17
19. Novamente, mostro abaixo o domínio no Registro.br como exemplo.
GoogleApps18
20. Ao finalizar a configuração dos registros, volte à tela do Google Apps e clique em “Próxima”.
21. Marque agora a opção “Sim, alterei os registros MX” e novamente em “Próxima”.
google-apps-gratis-03
22. Se tudo foi realizado corretamente, você verá uma tela como a seguinte. É normal demorar até 24 horas para que as alterações no DNS estejam publicadas e você veja esta mensagem exibida corretamente. Clique novamente em “Próxima” para continuar.
GoogleApps19
21. Na próxima tela, você verá o endereço para acesso de seu e-mail no Google Apps. Nas demais telas, você pode clicar em “Fazer isso mais tarde”.
Pronto! Você já tem seu e-mail configurado no Google Apps funcionando corretamente!

Acessando seu e-mail

Pronto! Agora, todas as suas configurações estão concluídas e você pode finalmente começar a utilizar o seu novo e-mail. O endereço de acesso a ele será mostrado no painel, logo abaixo do botão e-mail e será algo similar a http://mail.google.com/a/seudominio.com.br. Para acessar o e-mail, basta digitar seu nome de usuário e senha.

Conclusão

A configuração é um pouco complicada, mas só precisa ser feita uma vez. A partir de agora, você pode adicionar quantos usuários de e-mail você quiser – isso é muito útil para blogs que tenham mais de um autor, por exemplo – e até mesmo personalizar a página de exibição do e-mail com seu logotipo. Pode também explorar as demais ferramentas oferecidas gratuitamente com o Google Apps.
Se você quer utilizar o Google Apps e o achou complicado demais, contate-me pelo Formulário de Contato. Posso realizar o trabalho de configuração, por um valor bastante acessível.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

428 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.