Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1508275121
Vida do cache: 1508318321
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

divulgação Google serviços

Google Buzz: Como Divulgar seu Blog

GoogleBuzz200 O Google Buzz é um dos assuntos mais falados na web desde seu lançamento, há algumas semanas. Muitos usuários do GMail foram surpreendidos ao acessar sua conta e perceber que já tinham acesso á ferramenta. Outros, tomaram conhecimento do Google Buzz através dos inúmeros artigos escritos em blogs. Neste artigo, vou mostrar como você pode divulgar automaticamente os artigos do seu blog no Google Buzz.

Atualização: o Google Buzz encontra-se desativado desde 2011. 

Introdução

Você já deve ter ouvido falar sobre o Google Buzz. Trata-se de uma nova rede social, similar ao Twitter, lançada pelo Google e integrada ao GMail, onde você pode compartilhar com seus amigos os mais diversos conteúdos. O vídeo abaixo, produzido pelo próprio Google, dá uma ótima noção sobre o serviço:

O que vou explorar aqui não é como utilizar o Buzz, e sim como fazer uso dele para divulgar os artigos do seu blog. Por isso, se você quer conhecer mais sobre o Google Buzz, o Gustavo escreveu um artigo no GF Soluções, onde ele cita links também para outros artigos sobre o tema.

Ativando o Google Buzz

Neste momento, é muito provável que você já tenha ativado o Google Buzz e ele já esteja funcionando em seu GMail. Fazer isso é fácil:
1. Acesse http://www.gmail.com e entre com seus dados de usuário e senha.
2. Caso seja exibida uma tela como a abaixo, é só clicar no botão “Legal! Conferir o Google Buzz” e ele será ativado em sua conta.
GoogleBuzz1
3. Se a imagem não aparecer, há duas opções. Ou o Google Buzz já está ativado em sua conta, e então você verá a opção destacada abaixo na barra esquerda:  
GoogleBuzz2
Ou o Google Buzz pode não estar ainda disponível em sua conta. Uma última opção é acessar http://www.google.com/buzz e tentar ativar o serviço.
Se tudo funcionou bem, você já pode começar a utilizar o Google Buzz.

Configurando seu perfil

Após a ativação, é importante você configurar o seu perfil no Google Buzz (que é o mesmo perfil utilizado por outros serviços do Google), para facilitar sua divulgação. Isso é bastante simples:
1. Clique na opção “Buzz” da barra lateral esquerda.
2. Você verá uma tela como a abaixo. Clique na opção “Editar”, marcada em vermelho:
GoogleBuzz3
3. Preencha as informações solicitadas. Existem duas seções importantes em termos de divulgação. A primeira delas é a seção de “Links”. Configure nela os links de seus blogs. Se eles já estiverem sendo exibidos na coluna esquerda, é só clicar em “Adicionar >>”. Se não estiverem lá, preencha a “URL” e “Nome do link” logo abaixo. Quando terminar, sua seção está parecida com a abaixo: 
GoogleBuzz4
4. A outra seção importante é a “URL do perfil”, logo após os links. Deixe selecionada a primeira opção, com seu nome, pois isso facilitará o acompanhamento do seu perfil. Guarde esse endereço. Você o utilizará para divulgar seu Google Buzz.
GoogleBuzz5
5. Quando terminar, clique no botão “Salvar alterações”, no final da página. Pronto, seu perfil está completo e já pode ser divulgado.
Para conhecer meu perfil, por exemplo, acesse http://www.google.com/profiles/gerenciandoblog. Lá você encontrará um botão para me seguir. Caso você não veja o botão, é porque ainda não fez login em uma conta do Google. Neste caso, é só clicar em “Login”, no canto superior direito da tela e entrar com seus dados de usuário e senha.

Divulgando seu perfil

Divulgar o seu perfil passa agora a ser tão importante quando divulgar o seu Twitter. Para isso, abuse de sua criatividade. Sugestões de onde você poderá divulgá-lo:

  • Em seu blog, colocando um gadget de HTML/Javascript (foi o que fiz no Gerenciando Blog, juntamente com o Twitter e o RSS).
  • Na sua assinatura de e-mail.
  • Em seu cartão de visitas.
  • Seu perfil do Twitter, Orkut e outras redes sociais.

Divulgando seus artigos no Google Buzz

No Google Buzz, é muito fácil divulgar seus artigos automaticamente, especialmente se eles estiverem no Blogger:
1. Em seu Buzz, clique na opção “sites conectados”, destacada abaixo: 
GoogleBuzz6
2. Você será levado a uma tela similar à seguinte. Note que, entre as opções, deve estar o seu Blogger. Clique no botão “Adicionar” correspondente. 
GoogleBuzz7
3. Perceba que você pode também divulgar outros itens, incluindo seu Twitter. Caso seu blog não esteja no Blogger e seus artigos já sejam enviados para lá, é outra opção para divulgação. Quando adicionar todos os serviços desejados, clique no botão “Próxima Etapa”, na parte inferior da tela.
4. Será exibida uma tela confirmando a exibição do seu perfil público. Clique em “Salvar perfil e continuar”. 
GoogleBuzz8
Pronto! Automaticamente, já deve ser enviado ao seu Google Buzz o último artigo do seu blog. A partir de agora, seus novos artigos também aparecerão automaticamente em seu perfil.

Permitindo que seus visitantes enviem seus artigos para o Buzz

Como citei no artigo Gadgets para Divulgação em Redes Sociais, é interessante que você facilite aos seus leitores o envio de seus artigos para redes sociais, permitindo que eles também divulguem seus artigos. O mesmo acontece com o Google Buzz.
A má notícia é que, até onde pesquisei, nenhum dos 3 gadgets que citei naquele artigo já disponibilizou o envio para o Google Buzz. O AddThis já pronunciou-se sobre o assunto, informando que estão trabalhando nisso e sugerindo uma forma pouco elegante de contornar a limitação.
Mas, a boa notícia é que já existem tutoriais mostrando como colocar em seu blog um botão para que seus visitantes enviem o artigo para o Google Buzz. Um bom exemplo está no Dicas para Blogs, no artigo Colocar Botão do Google Buzz no Blog.
IMPORTANTE: Para que ele funcione corretamente, você precisa adicionar o Google Reader aos seus “sites conectados”, conforme mostrei acima,
Para o WordPress, há um tutorial no GF Soluções, em Buzz This: Plugin para o Google Buzz no seu blog.

O Google Buzz já está disponível para o Google Apps?

Se você seguiu o artigo Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio, outra má notícia. Segundo informações do próprio Google, o Google Buzz só estará disponível no Google Apps dentro de alguns meses. Enquanto isso, a solução é utilizar o Google Buzz em uma conta normal do GMail.

Conclusão

O Google Buzz pode parecer ser apenas “mais uma rede social”. A grande diferença, neste caso, é que quem está por trás dela é o Google, e isso deve ser respeitado. A outra diferença é que o Buzz já faz uso da rede de contatos que você tem nos serviços da empresa, como o GMail, Orkut e outras. Isso pode fazer muita diferença com relação à velocidade de propagação do Google Buzz. Claro que nem isso é garantia de sucesso. O melhor exemplo é o Google Wave, que chegou com grande alarde e quase ninguém mais fala sobre o assunto.
Independente de você gostar ou não da idéia dessa nova rede social, vale o mesmo pensamento que eu uso para o Twitter: se você não gosta, seus visitantes podem gostar e utilizar intensivamente o Google Buzz. Por isso, você não pode perder a oportunidade de divulgar seus artigos nessa nova plataforma. Especialmente quando isso pode ser feita de forma automática, como mostrei aqui.

E você, já usa o Google Buzz? O que está achando da ferramenta?

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

36 Comentários

  1. MarceLL de Lana disse:

    E mais uma vez o Gerenciando Blogs traz uma matéria formidável.

    Já uso o Buzz desde sua estréia. Ótima ferramenta que tem somado muito para o crescimento do meu blog, no entanto, o Buzz ainda está em fase de crescimento, mas acredito que em breve ele será quase tão popular quando o Twitter, trazendo milhares de usuários para o Gmail.

    Google Forever.
    o/

    Acesse: http://www.universopar.com | comente

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcell!

    Que bom que tenha gostado do artigo!

    Também acredito que o Google Buzz tenha um crescimento muito rápido. Por isso, devemos explorar essa possibilidade de divulgarmos nossos blogs nele.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  3. concentrado disse:

    Olá Adelson. Parabéns por mais um artigo de qualidade e completo. Ainda não tenho o google Buzz, mais em breve começarei a utilizar, não posso ficar de fora dessa nova ferramenta.

    Um grande abraço

  4. jane disse:

    ola.como faco para entrar diretamente no meu blog?
    nao estou conseguindo.como faco para que meu blog seja aberto para quem quizer ve-lo??
    por favor alguem pode me ajudar…ficarei muito a
    [email protected]

  5. Alquimistas.com disse:

    Muito bom! Comecei a usar…Ótima dica.

  6. Adelson Smania disse:

    @Concentrado: Vale mesmo a pena utilizar o Goole Buzz. Para quem tem um blog, é uma ótima plataforma de divulgação.

    @Jane: Entrarei em contato com você por e-mail.

    @Alquimistas: Que bom que tenha gostado! Espero que o Google Buzz lhe traga bons resultados.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  7. Claudine Ribeiro G. Netto disse:

    Excelente dica, vou configurar os meus blogs com o google buzz.

    Abraços.

  8. Neto disse:

    Já uso, gostei e te adicionei, Adelson!

    O que eu gostaria, se for possível, é de um texto seu falando sobre o Google Social Search e como poderíanos aproveitar melhor essa nova ferramenta do Google: http://www.google.com/s2/search/social
    E, claro, você poderia me avisar pelo Buzz! 🙂

    Forte abraço, amigo!

  9. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Muito interessante seu artigo, me deu uma visão bem diferente sobre o Google Buzz. No início eu o encarei como um novo Twitter (é só alguém lançar algo que faça sucesso, que logo surgem os "genéricos").

    Mas, depois de seu artigo, até configurei para o GBuzz conversar com o Twitter, agora só preciso escrever no último para ir para o primeiro também (isso é bom porque utilizo o TweetFeed para divulgar meus posts).

    Grande abraço!

  10. Ganhar Dinheiro na Internet disse:

    Obrigado pelo artigo. Eu nem sabia nada sobre esse Google Buzz, mas com as suas dicas até já configurei minha conta e conectei o meu blog!

  11. Adelson Smania disse:

    @Claudine: Espero que o Google Buzz lhe traga bons resultados!

    @Neto: Você e seus desafios… risos Mas, sabe que gosto mesmo deles e normalmente rendem bons artigos. Já adicionei à minha lista de artigos futuros.

    @Iúri: Realmente, é possível integrar o Twitter ao Google Buzz. No meu caso, optei por fazer a publicação direta nos dois. A diferença é que, quando ele vai pelo TwitterFeed, aparece apenas a chamada para o artigo. Diretamente no Buzz, ele funciona quase como um feed reader.

    @Ganhar Dinheiro: Que bom que o artigo lhe tenha sido útil!

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  12. emerson disse:

    adorei a ferramenta, otimo post

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Emerson!

    Que bom que tenha gostado. Espero que o Google Buzz seja útil para divulgar o seu blog.

    Um abraço!

  14. Anônimo disse:

    Parabens pelo post. Vou experimentar esta nova ferramenta. Tudo que for para ajudar a divulgar nosso trabalho sempre será valido.

    Emerson Antunes
    Destaque Mp3
    http://blog.destaquemp3.com

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Emerson!

    O Google Buzz é mesmo uma ótima ferramenta para divulgação do blog. O melhor é que todo o trabalho é feito apenas uma única vez e seus posts passam a ser divulgados automaticamente.

    Um abraço!

  16. Marina disse:

    Seu post foi muito útil para mim. Criei um blog ontem e estou tentando movimentá-lo. Já estou seguindo-o no Buzz.
    http://todomundoodeiamarina.blogspot.com/

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Marina!

    O Google Buzz é uma ótima forma de movimentar seu blog. Outras formas de divulgação você pode encontrar no artigo Divulgando seu blog.

    Um abraço e sucesso para você!

  18. O Blog das Dicas disse:

    Excelente dica irmão! Parabéns pelo blog, sempre me é muito util

  19. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Obrigado pelo elogio e seja sempre bem vindo!

    Um abraço!

  20. otimização de sites disse:

    Pois é… mas parece que o google Buzz não deu muito buzz!!! A questão que vemos com isso é a clara intenção do google em abraçar todas as áreas da internet… preocupante!

  21. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O Google Buzz realmente não engrenou. Foi o segundo fracasso do Google na tentativa de revolucionar o conceito das redes sociais (a outra foi o Google Wave).

    Mas, acredito que continuaremos vendo grandes sucessos do Google nos próximos anos.

    Um abraço!

  22. Herberth Amaral disse:

    O Google Buzz não é um completo fracasso. Vejo alguns blogs que tem o "Buzz button" que vários artigos possuem o número de "buzzinadas" bem significativo ao número de "twittadas".

    Eu gosto do buzz e o uso com frequencia…

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Herberth!

    Talvez fracasso seja uma palavra muito forte. Mas, é fato que o Google Buzz não atingiu a repercussão desejada pela Google. A própria empresa parece não falar muito sobre o assunto.

    Mas, também uso o Buzz para divulgar os artigos do Gerenciando.

    Um abraço!

  24. ROBERTOKE disse:

    Adelson, tenho uma menção ao teu blog no meu, sobre o Google! Parabéns pelo teu trabalho aqui, é job de primeira categoria! 😀
    grande abraço,

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, Robertoke!

    Obrigado pelos elogios e pela citação em seu artigo. Já estou lendo-o.

    Um abraço!

  26. @liizandracunha disse:

    Adorei seu post, ajudou-me muito!

  27. Adelson Smania disse:

    Olá, Lizandra!

    Que bom que tenha sido útil! O Google Buzz não se tornou a mania que eu imaginei que se tornaria, mas continua sendo uma forma interessante para compartilhar notícias.

    Um abraço e obrigado pela sua visita!

  28. Carol Liôa disse:

    ñ aparece meu blogger quando coloco em sites conectados!

  29. Adelson Smania disse:

    Olá, Carol!

    O que acontece exatamente: apenas um de seus blogs não aparece, ou nenhum deles aparece na lista?

  30. nuvenus chovendus disse:

    Show, apartir de hoje o buzz vai fazer parte do meu seo nos sites

  31. Adelson Smania disse:

    Tudo bem, vou colaborar com o Desafio do Mestre SEO e permitir este comentário, que normalmente não seria aceito. risos

    Um abraço!

  32. Ganhar Dinheiro Fácil disse:

    Ainda não tinha encontrado uma postagem tão boa sobre o google buzz, parabéns!

  33. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Fico feliz que tenha gostado do artigo. Uma pena que o Google Buzz não tenha vingado.

    Um abraço!

  34. Márcio disse:

    Hoje é febre buscar por divulgação de blogs, quero passar 02 dicas para a galera! 1ª dica: Divulgue seu blog em todas as redes sociais (facebook, orkut, twitter etc…) além do Google Buzz, é claro. 2ª dica: Pague por publicidade, faça parte de programas de afiliados que gerem retorno financeiro ao seu blog e utilize esse dinheiro para pagar por publicidade tanto no google adwords, quanto em outros veículos de comunicação. Grandes sites, precisão ter bom conteúdo e muito investimento em divulgação. Lembre-se: a propaganda é a alma do negócio!

  35. ganhar dinheiro na internet disse:

    Muito além do Buzz, acho que agora o Google +1 vai fazer um barulho!

  36. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O Buzz infelizmente não pegou. Espero que o Google +1 (e agora também o Google+) tenham um futuro mais próspero.

    Um abraço!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!