monitoramento serviços Camila Fiori

Tynt Insight: Quem Está Copiando seus Artigos?

Tynt200 Quando escrevi o artigo Plágio: o que Fazer Contra essa Praga, citei uma série de ferramentas e procedimentos para proteger o seu blog contra a cópia de seus artigos. O Tynt Insight é outra ferramenta que fornece uma certa proteção para seu conteúdo. Ele não impede a cópia do conteúdo, mas gera um link para o seu artigo original juntamente com o texto copiado. É mais uma forma interessante para proteger seu conteúdo e chamar a atenção das pessoas que lêem os textos que foram copiados de seu blog.

Introdução

Quer ver o Tynt in ação? É simples: copie um trecho de qualquer artigo do Gerenciando Blog (este que você está lendo, por exemplo) e cole-o em um editor qualquer. Ao final do trecho copiado, você verá um link como o seguinte:

Leia mais: http://hospedagemdesites.wiki.br/cloud-server

Ao clicar nesse link, você será direcionado para o artigo original no Gerenciando Blog, com o texto copiado destacado, como na figura abaixo:
Tynt5 Com isso, se alguém copiar um artigo do Gerenciando Blog e publicá-lo em outro lugar, levará consigo o link para meu artigo original. É mais uma forma de tentar inibir o plágio de artigos, uma prática que revolta todos que geram conteúdo original. Isso pode até gerar novas visitas para o seu blog, vindas do local onde seu conteúdo foi plagiado. Claro que o plagiador pode simplesmente apagar o “Leia mais” após copiar o texto. Mesmo assim, o Tynt Insight é interessante. Primeiro, porque muitas pessoas sequer se dão o trabalho de ler o que está copiando. Segundo, porque a necessidade de sempre remover o link pode irritar o plagiador e fazer com que ele desista de sua intenção. Eu já citei rapidamente o Tynt Insight no artigo Who’s Among Us – Quem está em seu blog?. Aquele serviço tem uma parceria com o Tynt e mostra uma versão básica do serviço.

Como instalar?

A instalação do Tynt Insight é bastante simples. Basta seguir os passos abaixo: 1. Acesse http://www.tynt.com. 2. Clique na opção “Get Tynt Insight”, no canto superior direito da página. 3. Em “New user”, preencha suas informações e clique em “Get Started”:
Tynt1 4. Na próxima página, altere o idioma do Tynt para português. Se você já criou uma licença do Creative Commons para seu site, escolha a opção correspondente.
Tynt2 5. Você notará, no canto inferior direito da tela, o código do Tynt Insight que você deve colocar em seu blog. Basta editar o seu template e colar o código do Tynt no final dele, antes da tag </body>. Pronto! O Tynt Insight já está instalado em seu blog. A partir de agora, você já pode fazer um teste, copiando um trecho dele e colando-o num editor.

 

Acompanhando as cópias

Na área de “Reports”, você acompanhará as cópias que foram realizadas de seu conteúdo. Lá, é possível visualizar qual foi o conteúdo copiado e onde ele foi postado. Um exemplo dessa tela:
Tynt6
Nas abas “Link Report” e “Content Report” você tem outras visões sobre o conteúdo copiado.

Conta Pro gratuita

O Tynt Insight está oferecendo uma promoção para que você utilize a conta “Pro”, que possui recursos adicionais, sem pagar nada por isso. Por se tratar de uma promoção, é possível que o recurso seja desabilitado no futuro. Mas, vale a pena utilizá-lo enquanto isso. Para fazer isso, basta acessar a opção “Account Settings” do menu e depois entrar em “Get Pro”. Você verá uma tela como a seguinte, que explica as vantagens da conta “Pro”. Basta clicar no botão “Upgrade”, na parte inferior da tela:
Tynt3

Desabilitando o Tynt para suas próprias visitas

Após ativar o Tynt, você perceberá que inclusive as cópias que você próprio fizer de seu conteúdo levarão o link “Leia mais”, o que pode se tornar irritante. Isso é simples de ser desativado: basta acessar “Account Settings”, “System Settings” e clicar no botão “Turn OFF Tynt Insight”, mostrado no canto inferior direito da tela abaixo:
Tynt4 Caso você utilize mais de um navegador, isso deve ser feito em cada um deles. Se você utiliza mais de um computador, o procedimento também deve ser feito em todos eles.

Conclusão

O Tynt Insight não evita que seu conteúdo seja copiado, mas é mais uma ferramenta que pode auxiliá-lo na luta contra o plágio. Vale a pena testá-la!   E você, já conhecia o Tynt Insight? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

52 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.