Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1508275121
Vida do cache: 1508318321
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

divulgação gadgets monitoramento serviços

Alexa Rank – Vida Além do PageRank

Alexa Rank O Google PageRank é um índice importante para medir a importância de uma página na web. Mas, existe outro também tão importante quanto ele, embora menos conhecido: trata-se do Alexa Rank (ou Ranking Alexa). Mantido pela poderosa Amazon, o Ranking Alexa é baseado no número estimado de visitas que o site recebe. Conheça neste artigo detalhes sobre o Alexa e como melhorar seu posicionamento no ranking.  

Introdução

Muito se fala sobre o Google PageRank. Aqui mesmo no Gerenciando Blog já escrevi diversos artigos sobre o índice, sempre informando quando ele é atualizado (o último artigo foi Atualização do PageRank em novembro/2012). Como já expliquei nos artigos anteriores, o PageRank é um número de 0 a 10 que cada página da internet recebe, calculado com base no número e na qualidade dos links para essa página. Quanto maior o número, melhor o PageRank. O Google, por exemplo, tem PageRank 10. Mas, existem diversos outros índices para determinar a importância de um site. Tão importante quanto o Google PageRank é o Alexa Rank, um índice baseado principalmente no número de visitas que o site recebem. Mas, sua forma de classificação é inversa ao PageRank: quanto menor o número, melhor posicionado está o site. Isso porque trata-se de um número único, iniciado pelo site com maior número de visitas (novamente o Google, que possui o Alexa Rank 1) e seguido por todos os demais. Você pode ver a lista dos “top sites”, segundo o Alexa, em http://www.alexa.com/topsites. É possível também ver a lista dos melhores colocados num determinado país. Os dados referentes ao Brasil estão em http://www.alexa.com/topsites/countries/BR. É interessante ressaltar que o número de visitas utilizado pelo Alexa para classificar os sites é aproximado. Uma das fontes de informação sobre essas visitas é a “toolbar” do Alexa que pode ser instalada nos browsers, o que explica a importância de ter essa barra instalada em seu próprio computador. Falarei mais sobre isso no decorrer deste artigo. Uma diferença importante: enquanto cada página do seu blog pode ter um PageRank diferente, o Alexa Rank é único para todas elas, pois ele refere-se ao site. Você pode perguntar: por que isso é importante? É importante porque o Alexa é um serviço respeitado para o rankeamento de sites. Um bom ranking pode ser utilizado por você para mostrar a relevância do seu site aos potenciais anunciantes (leia o artigo Como Ganhar Dinheiro com seu Blog). Mesmo que essa não seja a sua intenção, um bom ranking no Alexa é mais um reconhecimento pelo trabalho bem feito que você realiza.  

Informações sobre o seu site

A esta altura, você deve estar curioso para saber a classificação do seu blog no Alexa. É muito simples ter essa informação: 1. Acesse http://www.alexa.com. 2. Na caixa “Search Alexa”, digite o endereço do seu blog e clique em “Search”.
Pesquisar no Alexa Rank 3. Você verá a versão resumida com as informações do seu blog, como a abaixo: 
Informações no Alexa Rank Três informações são mostradas:

  • 18.498: Posição do seu blog na lista global de sites.
  • 427: Posição do seu blog no Brasil.
  • 1.027: Número de sites (e não páginas, como mostram outras ferramentas) com links para o seu site.

Caso as informações não tenham sido mostradas, é porque o seu site ainda não está sendo analisado pelo Alexa. Isso pode acontecer porque ele ainda é novo ou não recebe uma quantidade suficiente de visitantes. Se este for seu caso, não desista: continue seguindo este tutorial, pois ele irá ajudá-lo a ser listado. 4. Se você clicar no botão “Get Details”, será levado a uma página com mais informações: 
Informações no Alexa Rank Também aqui você verá diferenças: se o seu site estiver entre os primeiros 100.000 do ranking (o que ainda não é o meu caso), serão mostradas informações mais detalhadas sobre ele. Nesta área do site, há muito o que ser explorado, desde dados sobre os visitantes do seu blog até sugestões de palavras para você comprar publicidade para seu blog. São tantas informações que elas merecem um artigo exclusivo para isso e que em breve publicarei aqui no Gerenciando Blog.  

Preencha os dados de seu site

Pensando agora como proprietário de seu blog, você pode editar algumas das informações que são mostradas no Alexa, como a descrição e informações para contato. Para fazer isso, basta seguir as instruções abaixo. 1. Acesse http://www.alexa.com/register e crie uma conta, preenchendo as informações solicitadas.
Inscrição no Alexa Rank 2. Você receberá um e-mail com um link para ativar sua conta. Ao clicar nele, você criará sua senha para acesso. 3. Acesse http://www.alexa.com/siteowners. Clique em “Claim Your Site” para registrar os seus blogs. 4. Preencha o endereço de seu site e clique em “Claim Your Site”.
Inscrição no Alexa Rank 5. Você terá duas opções para confirmar que o site é seu:

  • Através de arquivo: esta opção não é possível para quem utilizar o Blogger. Para outros sites e blogs com hospedagem própria, basta criar um arquivo com o nome e conteúdo indicados.
  • Através de metatag: esta funciona para o Blogger. Basta editar o seu template e adicionar o texto indicado antes do trecho </head>.

6. Após seguir um dos métodos acima, clique no botão correspondente para fazer a verificação. Se tudo estiver correto, você verá uma mensagem como a abaixo.
Inscrição no Alexa Rank 7. Clique no botão “Edit Site Info” para preencher as informações do seu blog. Após preenchê-las, clique no botão “Submit”. Note que as informações não são obrigatórias e você pode preencher apenas as que julgar convenientes.
Inscrição no Alexa Rank  

Escrevendo opiniões

Outra funcionalidade interessante no Alexa é a possibilidade de deixar sua opinião sobre os sites listados. A idéia é você dizer por que gosta ou não gosta naquele site. Sua opinião e comentários ficarão listados nas informações do site e disponíveis para outros usuários. Você precisa criar uma conta no Alexa para poder escrever comentários. Um detalhe importante: nunca escreva opiniões sobre seu próprio site! Nas orientações para comentários é dito claramente que você pode ser até banido caso faça isso. É importante visitar essa página para entender o que não pode ser escrito lá. Quer fazer um teste? Deixe sua opinião sobre o Gerenciando Blog em http://www.alexa.com/siteinfo/gerenciandoblog.com.br#reviews. Ela pode ser escrita em português, sem problemas.  

A Barra de Ferramentas Alexa

AlexaToolbar A Alexa Toolbar é um dos principais recursos oferecidos pelo serviço. Quando você a instala em seu browser, você tem acesso às principais informações do Alexa sobre o site que você está visitante. Sem precisar entrar no Alexa, você consegue:

  • Ver a posição do site no ranking mundial
  • Ter acesso aos links daquele site
  • Ver a classificação do site na opinião dos visitantes
  • Ter acesso direto à área de opiniões

Mas, o mais importante é que, ao visitar um site, a toolbar envia essa informação ao Alexa. Essa é a principal fonte de informações sobre os sites! Por isso, quanto mais pessoas acessarem o seu site com a Alexa Toolbar, mais informações o serviço terá sobre o seu próprio blog. Por isso, a recomendação: instale a Alexa Toolbar em seu browser e incentive seus visitantes a fazerem o mesmo. É uma forma eficiente para ganhar notoriedade no serviço. Para instalar a Alexa Toolbar, basta visitar a página http://www.alexa.com/toolbar e seguir as instruções para instalação. Infelizmente, a barra só é compatível com o FireFox e o Internet Explorer. Se você é usuário do Google Chrome, é possível instalar a extensão oficial do Alexa . Ela permite a você visualizar a posição do site visitado no Alexa Rank, e também envia as informações de visita ao Alexa. 
Extensão Alexa Rank para Google Chrome  

Widgets

Você pode também publicar em seu blog widgets do Alexa, que mostram informações sobre o seu blog. Todos eles podem ser obtidos em http://www.alexa.com/siteowners/widgets. Não é uma informação comprovada, mas de acordo com o artigo 20 Quick Ways to Increase Your Alexa Rank (“20 Maneiras de Aumentar seu Alexa Rank”) os cliques recebidos nos widgets podem lhe render também “pontos” no Alexa, mesmo que o visitante não tenha a toolbar instalada. Alguns exemplos dos widgets disponíveis:      

Como aumentar seu Alexa Rank?

Existem alguns artigos na internet mostrando mecanismos para manipular o Alexa Rank. Não vou entrar no mérito se eles funcionam ou não. O que vou mostrar aqui são algumas formas para aumentar sua posição no ranking sem precisar de soluções mágicas ou que possam ser encaradas como manipulações do resultado. 1. Aumente seu número de visitantes: É uma dica bastante óbvia, mas é a mais eficiente. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre o Alexa, você estará bem posicionado caso seu blog receba muitas visitas. Aqui no Gerenciando Blog já escrevi uma série de artigos sobre o tema, iniciada em Divulgando seu blog. 2. Instale a Toolbar Alexa: Como essa é a principal fonte de informações do serviço, vale a pena investir nela. Instale-a em todos os browsers dos computadores que você utiliza. Cada visita feita em seu próprio blog valerá “pontos” no serviço. 3. Divulgue o Alexa: Ainda há muitos usuários que não conhecem o Alexa. Por isso, vale a pena divulgá-lo entre seus amigos e visitantes. Novamente: quanto mais visitantes você tiver que possuam a toolbar, melhor será o resultado para o seu blog. 4. Instale os widgets do Alexa em seu site: Mesmo que eles não sejam uma fonte direta de informação, são outra forma de divulgar o serviço para seus visitantes. 5. Incentive seus visitantes a deixar opiniões sobre o seu site no Alexa: Não há comprovação de que isso melhorará sua posição no ranking, mas o seu site ganhará visibilidade.  

Conclusão

Da mesma forma que o Google PageRank, o Alexa Rank não deve ser o seu objetivo principal. Qualquer sistema de rankeamento irá refletir o resultado do bom trabalho feito em seu blog. São conclusões simples: bom conteúdo trazem visitantes e links, o que faz com que o seu ranking nas ferramentas cresça naturalmente. No caso do Alexa Rank, há pequenas ações que você pode tomar para dar um incentivo extra. São dicas simples, que você pode aplicar e acompanhar o resultado.   E você, já conhecia o Alexa Rank? Quer divulgar o ranking do seu blog? Deixe um comentário!

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

89 Comentários

  1. Jaqueline Matos - Terapia Floral disse:

    O Alexa Rank é um pagerank que não é norte-americano,é isso?
    e ele é de qual país?
    (a principio qdo li somente o titulo achei q era uma mulher rsss Alexa Rank)

  2. blogdacomentarista disse:

    Oi Adelson! Mais uma postagem super relevante para quem tem blog! Fui lá espiar o meu Alexa Rank, e percebi que tem outras informações bem interessantes no Site.

    Toda a visita que faço a você aqui no Gerenciando, não é uma visita, é uma aula.

    Valeu, amigo!

    Bjs

    Denize

  3. Sandra - Info-Macross disse:

    Olá Adelson!
    Agora entendi o que é esse tal de Alexa Rank, muito legal da sua parte explicar isso aqui.
    Fui tentar escrever uma review do Gerenciando e o sistema estava fora! Mas se lembrar vou escrever sim, o que achei legal também foi que estou em 3015 lugar no ranking de portugal! 🙂
    Como você disse, é bom divulgar esse ranking e acho que vou escrever sobre ele no meu blog também.
    Um abraço!

  4. Blogueigoo disse:

    Para complementar, recomendo o uso do SearchStatus, um add-on de Firefox que mostra discretamente o PageRank e o AlexaRank de uma pagina visitada.

  5. Shirley disse:

    Adelson, excelentes informações, bomsaber que dá pra gente ser (parcialmetne) independente de Mr Gugôu, né? Mas eu fui lá ver o que tem pro Graficulando e meio que me decepcionei (não com o teor das informações, mas com sua inexatidão), pois vi que só tem 18 links que levam pro meu blog, e a coisa não é bem assim. Ou fui eu que entendi errado? rs. Bom, considerando que hj não tô muito boa mesmo, de repente é isso. Enfim! Em outra ocasião vou lá ver direitinho, tá? Bjão, boa semana!

  6. Adelson Smania disse:

    @Jaqueline: O Alexa é também um índice norte-americano, mantido pela Amazon.com. O nome Alexa é uma referência à Biblioteca de Alexandria, devido à enorme quantidade de informação que eles armazenam.

    @Denize: Que bom que tenha gostado do artigo! Também achei o Alexa tão interessante que já estou escrevendo outro artigo mostrando as informações que conseguimos obter através dele.

    @Sandra: Que pena que não tenha conseguido escrever um review do Gerenciando. Estou ansioso para receber o primeiro! risos E também acho importante divulgar o Alexa. No Brasil, ainda são poucos que o conhecem.

    @Blogueigoo: Obrigado pela informação! Há realmente alguns plugins interessantes para mostrar o Alexa Ranking no FF.

    @Shirley: Essa questão dos links é mesmo estranha no Alexa. Uma diferença em relação aos demais serviços é que ele mostra os sites com links, enquanto nos demais são mostrados todos os links, o que sempre dá um número maior. Além disso, são computados apenas os sites rankeados pelo Alexa.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  7. Neto disse:

    Não sabia que precisava de uma toolbar para melhorar o posicionamento no Alexa. Aliás, em inglês, fica um pouco difícil para conhecermos como são os critérios deste site, e até para conhecer melhor esta ferramenta. Ainda bem que você desnudou muito de sua utilidade aqui! 🙂

    Valeu! Abraços!

  8. Luciano disse:

    Parabéns pelo post!!

    Só conhecia o PageRank até então. Vou começar a acompanhar o crescimento no meu blog pelo Alexia também.

  9. Adelson Smania disse:

    @Neto: Como as visitas são calculadas a partir dos acesso de quem utiliza a toolbar, o fato de visitar seu blog com ela instalada realmente lhe conta preciosos "votos".

    @Luciano: No Brasil, o Alexa ainda não é tão conhecido quanto o PageRank. A intenção deste artigo é justamente divulgar o ranking, que em outros países tem uma grande importância.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  10. Fabio Jacob disse:

    Acompanho o alexa rank a um bom tempo e sempre achei extremamente útil tanto como webmaster e usuário. Já consultei o rank diversas vezes para verificar a autenticidade de sites, principalmente quando faço alguma compra online.

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Fabio!

    Muito interessante o uso que você faz para verificar se um site é autêntico utilizando o Alexa. Não havia pensado nisso.

    Obrigado pela colaboração!

    Um abraço!

  12. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Só agora consegui fazer meu cadastro no Alexa, muito interessante mesmo. Eu já conhecia, mas superficialmente.

    Também acabei de instalar a barra de ferramentas, vou passar a acompanhar o desenvolvimento dos números. Pelo que vi, até que meu blog não está mal posicionado no Brasil e em Portugal, fique feliz com os números.

    Grande abraço.

  13. Anônimo disse:

    Iai Adelson,

    eu reparei que vocês fazem a publicidade de uma hospedagem anual de 30,00. Vocês usam esse sistema? Tô pensando em aderir a eles, o que vocês acham?

    Abraço.

  14. Adriano Luz disse:

    Adelson,

    Nunca vi um post tão completo sobre este assunto. Me agregou bastante.

    Um abraço
    Adriano Luz
    Publicidade na web – Maiores e Melhores agregadores de conteúdo

  15. Alexandre Lima disse:

    Olá Adelson!
    Excelente artigo conhecia esse sistema mais não sabia como usar e pra que ele servia.Caramba vou ter que ralar muito pra está bem posicionado.

  16. Alexandre Silva disse:

    Adelson, boa tarde!
    Sempre com artigos interessantes, parabéns!
    Ainda não tenho acesso suficiente, não vou desistir.

    AbraÇão,
    Alexandre Silva

  17. Adelson Smania disse:

    @Iúri: Antes de escrever sobre o assunto, eu também conhecia o Alexa superficialmente. Agora, fiquei fascinado com as informações que consigo obter nele!

    @Anônimo: Eu não contratei a Hospedagem Anual porque só conheci a empresa após já ter feito o meu registro diretamente no Registro.br. Mas, trata-se de empresa séria e que vale a pena ser contatada.

    @Adriano: Que bom que tenha gostado do artigo! Fiz mesmo uma pesquisa extensa para escrever o artigo – tanto que esta semana já postei também a segunda parte do texto.

    @Alexandre Lima: Não desanime com seu resultado inicial! Todo o trabalho que você fizer para a divulgação do seu trabalho refletirá positivamente no seu posicionamento no Alexa.

    @Alexandre Silva: Obrigado pelos elogios! Não desista mesmo. Vale o que falei para seu xará logo acima: todo o esforço de divulgação do seu blog trará um resultado positivo no Alexa.

    Abraço a todos e obrigado pela visita!

  18. Natan Lopes disse:

    Olá Adelson, Eu já conhecia o ranking Alexa, até tinha me cadastrado nele, mas não me aprofundei mais nele, pois na época só tinha um site com link para o meu blog (o que fez desanimar), mas agora com a sua informação de que são computados apenas os links de sites ranqueados pelo Alexa, vou voltar a usar ele e tirar um maior proveito.

    Abraço!!

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Natan!

    A informação dos sites com links parece desanimar a todos! Enquanto em outras ferramentas vemos centenas de links, no Alexa vemos alguns poucos sites.

    Mas, espero que você consiga tirar bom proveito da ferramenta agora! Há informações bastante úteis nela.

    Um abraço!

  20. Herberth Amaral disse:

    Bom post.

    A propósito, tem o Chrome SEO para o Google Chrome, que vem com várias informações de várias ferramentas para SEO, incluindo o Alexa.

    https://chrome.google.com/extensions/detail/oangcciaeihlfmhppegpdceadpfaoclj

    Parabéns pelo blog 🙂

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Herbert!

    Que bom que tenha gostado do artigo. A extensão do Google Chrome que você cita é mesmo bem interessante!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  22. Ricardo Luiz disse:

    Só um comentário:
    1) O PageRank do Google vai de 0 a 10 (e não de 1 a 10). Quando um site ainda não possui PR é informado: PageRank ainda não atribuido.

    2) O rank do Alexa não é "somente" para informar qual site é mais visitado. Tenho dois sites com rank do Alexa paracidos (800 e poucos mil) sendo que um tem mais de 3000 visitas/dia e o outro tem somente pouco mais de 100 visitas/dia.

    Abraços

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Ricardo!

    Com relação ao PageRank, você tem toda a razão. Foi deslize meu e já corrigi o texto do artigo.

    Quanto ao Alexa, tirei a informação do próprio FAQ da ferramenta: "O ranking de um site é baseado na medida combinada de alcance e visualizações de páginas. O alcance é determinado pelo número de usuários únicos do Alexa que visitam o site em determinado dia". Mas, da forma como coloquei no artigo pode ter ficado simplista demais.

    Obrigado por sua contribuição e seja sempre bem vindo!

    Um abraço!

  24. webprincipiante.com disse:

    OLa Adelson!
    Agora sim conheci melhor o alexa já tinha visto este site mais pensava que era mais para analisar e classificar de forma parecida ao Pagerank.
    Agora sim fiz meu cadastro,nem sabia que podia, ainda vou ver como funciona o toolbar por um tempo já que meu firefox trava direto (pode ser por causa do pc)..

    Abraço!

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, Web Principiante!

    O Alexa é uma ferramenta bastante completa para analisar qualquer site – inclusive o seu próprio. É importante mesmo fazer o seu cadastro e complementar as informações do seu blog.

    Um abraço!

  26. eCurrículo.net disse:

    A posição no rank do Alexa é somente dos sites cadastrados pelos usuários ou o ALEXA faz a indexação de TODOS os sites da web?

  27. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O Alexa indexa todos – ou quase todos – os sites existentes. Os meus blogs, por exemplo, não haviam sido cadastrados e já eram mostrados no Alexa. Após cadastrá-los, a vantagem é que você pode complementar as informações sobre eles.

    Um abraço!

  28. Adelson Smania disse:

    Olá, Ricardo!

    O seu caso é mesmo estranho. Normalmente, quando o número de visitas aumenta, seu ranking do Alexa deveria diminuir. Segundo os dados do Alexa, suas visitas diminuíram muito nos últimos meses, por isso a queda no ranking.

    Uma explicação possível – embora difícil de explicar toda a diferença – é que poucos entre seus usuários tenham a Alexa Bar instalada em seus browsers.

    O que você pode tentar fazer é instalar o Gadget de ranking do Alexa em seu blog. Isso não é comprovado, mas há quem defenda que com o gadget, todas as visitas que você recebe passem a contar para o ranking.

    Um abraço!

  29. Ricardo Barros disse:

    Obrigado Adelson Smania, vou testar o Gadget.

    Depois te aviso se ele é significativo.

    Um abraço e bom fim de semana.

  30. Gilvan Bastos disse:

    Estou sua usando o alexa tem 3 semanas e estou gostando muito , meu site esta a cada dia , subindo de posiçoes , fantastico muito completo , http://www.gpbastos.com.br

  31. Adelson Smania disse:

    Olá, Gilvan.

    Vale a pena acompanhar a evolução no Alexa. É uma forma interessante de medir o desempenho de seu site.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  32. Jeane Braga disse:

    Parabéns,
    Sempre com artigos interessantes.

    Sucesso,

    Jeane Braga

  33. Adelson Smania disse:

    Olá, Jeane!

    Fico feliz que tenha gostado! Eu acho o Alexa uma ótima forma para avaliar a evolução do meu blog, e especialmente para compará-los com outro do mesmo nicho.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  34. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Olá Adelson!

    Obrigada, mais uma vez, pela super dica! Não tinha conhecimento do Alexa. Conheço o Page Rank, que por sinal estou com zero, devido a opção que fiz para que o blog tivesse domínio próprio.

    Vou ter que trabalhar bastante para conquistar uma posição melhor no Alexa rs.

    Abraços e uma excelente semana!

  35. Adelson Smania disse:

    Olá, Vera!

    Você perceberá que sua posição no Alexa ficará melhor na mesma proporção em que seu blog receber mais visitas. Novamente, ele será uma consequência do bom trabalho que você faz em seu blog – e isso você faz muito bem!

    Sucesso para você!

    Um abraço!

  36. Sybylla disse:

    Olá!

    Não conhecia o Alexa e segui as instruções, instalando a meta tag também. Mas apareceu, na barra do endereço, depois do url isso aqui #axzz1GjcHoXOw
    Não sei porque, pois não tinha antes, e aparentemente não afeta o funcionamento do blog. Isso é normal?

  37. Adelson Smania disse:

    Olá, Sybylla!

    Essa situação não é normal.

    Estou acessando o seu blog através do endereço http://www.momentumsaga.com, mas não ocorre para mim o problema que você informou. Como devo fazer para que apareça o código no final?

    Um abraço!

  38. Sybylla disse:

    Olá! Obrigada pela resposta.

    Eu fiquei horas tentando descobrir o que era até que tirei a metatag e carreguei uma versão do template salva no dia anterior. Por isso esse código saiu. Mas aparecia em qualquer navegador e em qualquer postagem, não sei porque.

    Muito obrigada pela resposta e parabéns pelo blog, é ótimo.

    Abção!

  39. Fábio C. Martins disse:

    Nunca havia entendido o Alexa Rank, hoje, posso dizer que sei como funciona.
    Obrigado pelas dicas. Já cadastrei meu blog. Agora vou verificar as outras opções que o site disponibiliza.

    Abraços

  40. Raul disse:

    bom saber desse artigo cara, OBG pela dica..
    abraços

  41. Adelson Smania disse:

    @Fábio: O Alexa é uma ferramenta muito interessante para avaliar sites e blogs. Vale a pena explorá-lo.

    @Raul: Fico feliz que tenha gostado! Espero que faça bom uso.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  42. Cristiano disse:

    Poxa valeu por fazer esse artigo tão legal, e fácil de seguir, já cadastrei meu blog la e agora é trabalhar muito pra chegar aos melhores resultados…obrigado e parabéns ao autor.
    Já deixei meu review la no Alexa sobre o "GB" lá.

  43. Adelson Smania disse:

    Olá, Cristiano!

    Fico feliz que tenha achado o artigo tão fácil! Tenho certeza de que, com bastante dedicação, você conseguirá ótimos resultados!

    E obrigado pela review no Alexa!

    Um abraço!

  44. carlos roberto disse:

    Acabei de cadastrar meu blog. Vou esperar a atualização dos dados e verificar as outras opções que o site disponibiliza.

    Valeu, Adelson!

    Um abração…

  45. Adelson Smania disse:

    Olá, Carlos!

    Gosto muito de acompanhar a evolução de meus blogs através do Alexa. É um índice interessante para avaliar a popularidade do blog.

    Um abraço!

  46. WebMaster disse:

    Vamos colocar o toolbar do rank do alexa no site htt://ofertaleza.com.br e vamos ver no que vai dar.

    Abraço!

  47. Adelson Smania disse:

    Olá, Webmaster!

    Só uma pequena correção: a toolbar é instalada em seu navegador, não em seu blog. O que você pode colocar em seu blog, embora o resultado não seja garantido, é o widget do Alexa.

    Um abraço!

  48. Lady_M disse:

    Muito boa a explicação que você deu, parabéns, com este artigo consegui me cadastrar no Alexa e incluir as informações do meu site.

    E o principal, intendi pra que serve o Alexa e como ele funciona…

  49. Adelson Smania disse:

    Olá, Lady M!

    Fico feliz que o artigo tenha atingido seu objetivo! O Alexa é um índice importante para todos que tem um site. Vale a pena acompanhá-lo.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  50. black™ disse:

    Muito bom!! Mandaste bem!

  51. Joao Paulo (Os Mosqueteiros) disse:

    Apesar de não ser recente, o artigo mostra com detalhes e profundidade coisas que não se encontra normalmente aqui no Brasil sobre o Alexa Ranking.

    Minha única dúvida foi sobre como o site começa a ser classificado, pois o meu aparecia como "não disponível", e só veio a ser classificado após o cadastro no Alexa. Isso é normal?

  52. Adelson Smania disse:

    Olá, João!

    Fico feliz que tenha gostado do artigo! Eu mesmo encontrei poucas informações em português sobre o assunto quando escrevi este artigo.

    Quanto ao comportamento que você descreveu, é bem estranho. Normalmente, os sites são classificados mesmo pelo Alexa sem necessitar de cadastrado – tanto que muitas pessoas se surpreendem ao verificar a posição que já ocupam lá.

    Um abraço!

  53. JPVBLOG disse:

    Cara seus artigos são muito bons inclusive ja utilizei aquele dos agregadores de blog e tal e uns outros metodos de divulgação do seu blog parabens pelo trablaho ó sou dono deste blog aqui ok e quiser visitar fica conhecendo meu trabalho também
    http://androidmb502.blogspot.com

  54. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Fico feliz que os artigos estejam sendo úteis para você! Espero que sempre encontre dicas interessantes aqui no Gerenciando Blog.

    Um abraço!

  55. Márcio Work disse:

    Excelentes dicas, meu blog http://www.comofazerdinheiro.net.br é novo e estas dicas que você passou foram de grande valor.
    Obrigado!

  56. Adelson Smania disse:

    Olá, Márcio!

    Obrigado pelos elogios! Espero que, com as dicas, você consiga galgar posições no Alexa Rank.

    Um abraço!

  57. Ozzy Luiz disse:

    Muito bom seu tutorial

    no meu caso e um site eu acredito que fiz tudo que vc disse.
    coloquei a A Barra de Ferramentas Alexa no meu pc quando entro nomeu site diz "no rank " sera que e por que ainda tem poucas visitas ou demora para que ela venha contabilizar? poderia me ajunda nisso?

  58. Adelson Smania disse:

    Olá, Ozzy!

    Realmente, leva um tempo até que seu blog seja rankeado pelo Alexa. Mas, é importante você ter a barra instalada, assim suas próprias visitas já serão contabilizadas pelo serviço.

    Um abraço!

  59. Sandra Portugal disse:

    Muito interessante sua matéria, e é exatamente o que procuro no momento! Será que consigo rentabilizar meu blog? Será que tenho um blog bom o suficiente para se destacar?
    obrigada
    Sandra
    http://projetandopessoas.blogspot.com//

  60. Adelson Smania disse:

    @Sandra: É claro que você consegue se destacar e rentabilizar seu blog! O mais importante você já tem: escreve artigos bons e originais. O restante sempre será consequência disso. Espero que o Gerenciando Blog possa apoiá-la em seu sucesso!

    @Hamilton: Não entendi o que exatamente o que você não conseguiu fazer. Se precisar de ajuda, me escreva ([email protected]).

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  61. Eduardo disse:

    Muito bom o artigo já havia feito o cadastro no Alexa agora eles mudaram um poco a interface do site e ficou mais fácil. E você pode se cadastrar agora para ter um certificado do Alexa. Não tenho informações se isto melhora seu posicionamento, mas mostra mais dados estatisticos.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Eduardo!

      Obrigado pela dica! Vou avaliar a nova interface e as novas possibilidades e avaliar se poderão ser tratadas em um novo artigo.

      Um abraço!

  62. Thyago disse:

    tá osso, meu rank no alexa já foi melhor, agora a cada dia aumenta mais, já fiquei em 500.000 e hoje to em 1.006.000 – tomara que caia com o tempo =/

  63. jaques luminárias em pvc disse:

    Muito bem explicado, era o que eu procurava!

    obrigado.
    Grande abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Que ótimo saber que encontrou aqui o que você buscava. Espero que o artigo tenha sido útil para esclarecer as dúvidas sobre o Alexa.

      Um abraço!

  64. André L. disse:

    O meu blog não entrou, por quê?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, André!

      É normal demorar algum tempo até que o seu blog seja rankeado pelo Alexa. Minha orientação é que você siga as dicas deste artigo, cadastrando seu blog e instalando o botão do Alexa em seu navegador, o que pode acelerar esse processo.

      Um abraço!

  65. Gregoria Correia disse:

    Ola, Eu utilizo o Alexa rank desde o inicio do meu blog e tem sido muito útil. Vou la deixar um comentário positivo no seu blog.
    Um abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gregoria!

      O Alexa Rank é realmente útil para medir a evolução de nossos blogs.

      E obrigado pela indicação positiva! Para mim, é muito importante.

      Um abraço!

  66. Pena Digital disse:

    Anderson, ainda é necessário ter de inserir no código fonte de meu blog o "html" oferecido pelo Alexa?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Sim, isso é necessário para você confirmar que você é mesmo o dono daquele site/blog e poder preencher as demais informações.

      Um abraço!

  67. John Silva disse:

    Olá Adelson!
    Gostaria de lhe parabenizar pelo Gerenciando Blog e agradecer pelas excelentes dicas que aqui existem.

    Confesso que nunca me liguei muito no Alexa, mas lendo bem o seu artigo resolvi levá-lo a sério. Vou passar a acompanhar melhor e assim que possível volto aqui para deixar uma opinião sobre o Alexa.

    Abração!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, John!

      Muito obrigado pelos elogios!

      O Alexa é realmente um ótimo ranking comparativo, tanto para avaliar a evolução do seu blog ao longo do tempo quanto para compará-lo com outros blogs.

      Torço para que ele seja realmente útil para você!

      Um abraço!

  68. Valdir disse:

    Mais um artigo de excelente qualidade e importância que encontro aqui. Mais uma vez, parabéns e obrigado por compartilhar conosco suas valiosas informações. Valeu Adelson, sucesso!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Valdir!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo! E faço sempre questão de compartilhar com vocês o que aprendo e pode ser útil.

      Um abraço!

  69. Rodrigo disse:

    Muito bom o texto! O Alexa realmente é um ranking bem bacana e mais democrático que o GPR… Parabéns pelo site!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rodrigo!

      Para fins de classificação, o Alexa é mesmo melhor que o PageRank. Ao invés de apenas dividir os sites em 10 faixas diferentes, com o Alexa conseguimos saber exatamente qual é a classificação do site/blog em relação aos outros.

      Um abraço!

  70. Leandro Bermudes disse:

    O ranking Alexa é uma ferramenta bem interessante, especialmente para análise dos sites mais acessados na Internet. No entanto, penso que para sites ou blogs de posição mais modestas, esta classificação pode despertar algumas dúvidas. Exemplo: Lançamos um blog há exatamente um mês, uma página de nicho bem específica mesmo, sabidamente acessada na maioria por pessoas de minha pequena cidade. O site Alexa já mostra esse blog na posição 386.517. Minha sensação de desconfiança surgiu quando comparei este blog a um outro de nossa região, por sua vez, sabidamente muito mais acessado que o primeiro, com cerca de 300 mil visualizações mensais, e entretanto, com um ranking de 513.076. Pergunto: seria a instalação da toolbar do Alexa que interfere nesse posicionamento "errôneo" entre os blogs relatados? Se for o caso, o Alexa.com ainda tem muito a melhorar, embora não possa ser desprezado de maneira alguma.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Leandro!

      Realmente, o Alexa Rank não é exato. Ele se baseia apenas nas visitas realizadas por quem tem a Alexa Toolbar instalada em seu navegador. Assim, é uma análise estatística sujeita a erros porque a distribuição da Alexa Toolbar varia muito de acordo com o público do site.

      Assim, quando um site ou blog é acessado por pessoas que tenham a Toolbar instalada, ele ficará em melhor posição que outro visitado por pessoas que não a tenham.

      Mesmo assim, ainda é um fator interessante de comparação e acompanhamento da evolução de um blog ou site.

      Um abraço!

  71. Eduardo disse:

    Obrigado pela valiosa dica, salvei seu link em meus favoritos, voltarei sempre.

  72. Edigley Alexandre disse:

    Olá, Adelson!

    No final de junho percebi que o ranking br no alexa não aparecia como antes para o meu blog. E nem me lembro qual era a posição do meu blog. No começo de agosto retirei o código verificador do alexa do código fonte do blog e assinei o seu pacote básico (R$ 22,00 por mês), usando outra conta que reativei.

    Configurei o novo código de verificação do alexa no blog e depois de quase 2 meses, o contador do ranking br voltou a aparecer e neste período a posição só vem melhorando. São números modestos, mas considero muito bom para um simples blog como o meu.

    Hoje conferi, e está em 9,673.

    Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      Que estranho você só aparecer no ranking após pagar o pacote do Alexa! Em meu caso, nunca usei planos pagos, mas o Gerenciando sempre esteve por lá. rs

      Mas, sua colocação já é bem interessante! Melhor ainda é ver que ela está melhorando a cada dia. Como seu blog vem crescendo, a tendência é que os números sejam cada vez melhores.

      Um abraço!

  73. Fabio Alves disse:

    Muito bom. tenho um plugin de pagerank para o google chrome mas percebi que os meus links do alexa são bem menores que os links externos que tenho. o site alexa reconhece somente alguns links externos?? abraço

  74. Anderson disse:

    Gostei muito da dica do seu site, não tinha ideia da importância do alexa.

    Obrigado!

  75. Anônimo disse:

    O blog aumentou consideravelmente depois que comecei a fazer mais de 25 postagens por dia nada supera o conteúdo. Não se é uma regra, mas, no meu caso deu certo, comecei fazendo 12 postagens hoje faço essa média de 20 a 35 tanto o Google quanto o Alexa começaram a olhar o site com outro olhos. É claro não qual a ligação com o Facebook mas, quando uma postagem é bem curtida e bem comentado daqui 3 dias o ranking aumenta.

  76. Marcelo disse:

    Sem dúvida alguma o alexa rank é melhor do que o pagerank do google. A ferramente oferece dados relevantes sobre tráfego num site ou blog, para quem investe alto é a melhor ferramenta de acompanhamento de desempenho.
    Um site com pagerank alto não significa muitas visitas. Mais um site bem posicionado no alexarank significa auto tráfego de visitante
    Ótima postagem, está de parabéns!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!