divulgação gadgets monitoramento serviços Camila Fiori

Alexa Rank – Vida Além do PageRank

Alexa Rank O Google PageRank é um índice importante para medir a importância de uma página na web. Mas, existe outro também tão importante quanto ele, embora menos conhecido: trata-se do Alexa Rank (ou Ranking Alexa). Mantido pela poderosa Amazon, o Ranking Alexa é baseado no número estimado de visitas que o site recebe. Conheça neste artigo detalhes sobre o Alexa e como melhorar seu posicionamento no ranking.  

Introdução

Muito se fala sobre o Google PageRank. Aqui mesmo no Gerenciando Blog já escrevi diversos artigos sobre o índice, sempre informando quando ele é atualizado (o último artigo foi Atualização do PageRank em novembro/2012). Como já expliquei nos artigos anteriores, o PageRank é um número de 0 a 10 que cada página da internet recebe, calculado com base no número e na qualidade dos links para essa página. Quanto maior o número, melhor o PageRank. O Google, por exemplo, tem PageRank 10. Mas, existem diversos outros índices para determinar a importância de um site. Tão importante quanto o Google PageRank é o Alexa Rank, um índice baseado principalmente no número de visitas que o site recebem. Mas, sua forma de classificação é inversa ao PageRank: quanto menor o número, melhor posicionado está o site. Isso porque trata-se de um número único, iniciado pelo site com maior número de visitas (novamente o Google, que possui o Alexa Rank 1) e seguido por todos os demais. Você pode ver a lista dos “top sites”, segundo o Alexa, em http://www.alexa.com/topsites. É possível também ver a lista dos melhores colocados num determinado país. Os dados referentes ao Brasil estão em http://www.alexa.com/topsites/countries/BR. É interessante ressaltar que o número de visitas utilizado pelo Alexa para classificar os sites é aproximado. Uma das fontes de informação sobre essas visitas é a “toolbar” do Alexa que pode ser instalada nos browsers, o que explica a importância de ter essa barra instalada em seu próprio computador. Falarei mais sobre isso no decorrer deste artigo. Uma diferença importante: enquanto cada página do seu blog pode ter um PageRank diferente, o Alexa Rank é único para todas elas, pois ele refere-se ao site. Você pode perguntar: por que isso é importante? É importante porque o Alexa é um serviço respeitado para o rankeamento de sites. Um bom ranking pode ser utilizado por você para mostrar a relevância do seu site aos potenciais anunciantes (leia o artigo Como Ganhar Dinheiro com seu Blog). Mesmo que essa não seja a sua intenção, um bom ranking no Alexa é mais um reconhecimento pelo trabalho bem feito que você realiza.  

Informações sobre o seu site

A esta altura, você deve estar curioso para saber a classificação do seu blog no Alexa. É muito simples ter essa informação: 1. Acesse http://www.alexa.com. 2. Na caixa “Search Alexa”, digite o endereço do seu blog e clique em “Search”.
Pesquisar no Alexa Rank 3. Você verá a versão resumida com as informações do seu blog, como a abaixo: 
Informações no Alexa Rank Três informações são mostradas:

  • 18.498: Posição do seu blog na lista global de sites.
  • 427: Posição do seu blog no Brasil.
  • 1.027: Número de sites (e não páginas, como mostram outras ferramentas) com links para o seu site.

Caso as informações não tenham sido mostradas, é porque o seu site ainda não está sendo analisado pelo Alexa. Isso pode acontecer porque ele ainda é novo ou não recebe uma quantidade suficiente de visitantes. Se este for seu caso, não desista: continue seguindo este tutorial, pois ele irá ajudá-lo a ser listado. 4. Se você clicar no botão “Get Details”, será levado a uma página com mais informações: 
Informações no Alexa Rank Também aqui você verá diferenças: se o seu site estiver entre os primeiros 100.000 do ranking (o que ainda não é o meu caso), serão mostradas informações mais detalhadas sobre ele. Nesta área do site, há muito o que ser explorado, desde dados sobre os visitantes do seu blog até sugestões de palavras para você comprar publicidade para seu blog. São tantas informações que elas merecem um artigo exclusivo para isso e que em breve publicarei aqui no Gerenciando Blog.  

Preencha os dados de seu site

Pensando agora como proprietário de seu blog, você pode editar algumas das informações que são mostradas no Alexa, como a descrição e informações para contato. Para fazer isso, basta seguir as instruções abaixo. 1. Acesse http://www.alexa.com/register e crie uma conta, preenchendo as informações solicitadas.
Inscrição no Alexa Rank 2. Você receberá um e-mail com um link para ativar sua conta. Ao clicar nele, você criará sua senha para acesso. 3. Acesse http://www.alexa.com/siteowners. Clique em “Claim Your Site” para registrar os seus blogs. 4. Preencha o endereço de seu site e clique em “Claim Your Site”.
Inscrição no Alexa Rank 5. Você terá duas opções para confirmar que o site é seu:

  • Através de arquivo: esta opção não é possível para quem utilizar o Blogger. Para outros sites e blogs com hospedagem própria, basta criar um arquivo com o nome e conteúdo indicados.
  • Através de metatag: esta funciona para o Blogger. Basta editar o seu template e adicionar o texto indicado antes do trecho </head>.

6. Após seguir um dos métodos acima, clique no botão correspondente para fazer a verificação. Se tudo estiver correto, você verá uma mensagem como a abaixo.
Inscrição no Alexa Rank 7. Clique no botão “Edit Site Info” para preencher as informações do seu blog. Após preenchê-las, clique no botão “Submit”. Note que as informações não são obrigatórias e você pode preencher apenas as que julgar convenientes.
Inscrição no Alexa Rank  

Escrevendo opiniões

Outra funcionalidade interessante no Alexa é a possibilidade de deixar sua opinião sobre os sites listados. A idéia é você dizer por que gosta ou não gosta naquele site. Sua opinião e comentários ficarão listados nas informações do site e disponíveis para outros usuários. Você precisa criar uma conta no Alexa para poder escrever comentários. Um detalhe importante: nunca escreva opiniões sobre seu próprio site! Nas orientações para comentários é dito claramente que você pode ser até banido caso faça isso. É importante visitar essa página para entender o que não pode ser escrito lá. Quer fazer um teste? Deixe sua opinião sobre o Gerenciando Blog em http://www.alexa.com/siteinfo/gerenciandoblog.com.br#reviews. Ela pode ser escrita em português, sem problemas.  

 

A Barra de Ferramentas Alexa

AlexaToolbar A Alexa Toolbar é um dos principais recursos oferecidos pelo serviço. Quando você a instala em seu browser, você tem acesso às principais informações do Alexa sobre o site que você está visitante. Sem precisar entrar no Alexa, você consegue:

  • Ver a posição do site no ranking mundial
  • Ter acesso aos links daquele site
  • Ver a classificação do site na opinião dos visitantes
  • Ter acesso direto à área de opiniões

Mas, o mais importante é que, ao visitar um site, a toolbar envia essa informação ao Alexa. Essa é a principal fonte de informações sobre os sites! Por isso, quanto mais pessoas acessarem o seu site com a Alexa Toolbar, mais informações o serviço terá sobre o seu próprio blog. Por isso, a recomendação: instale a Alexa Toolbar em seu browser e incentive seus visitantes a fazerem o mesmo. É uma forma eficiente para ganhar notoriedade no serviço. Para instalar a Alexa Toolbar, basta visitar a página http://www.alexa.com/toolbar e seguir as instruções para instalação. Infelizmente, a barra só é compatível com o FireFox e o Internet Explorer. Se você é usuário do Google Chrome, é possível instalar a extensão oficial do Alexa . Ela permite a você visualizar a posição do site visitado no Alexa Rank, e também envia as informações de visita ao Alexa. 
Extensão Alexa Rank para Google Chrome  

Widgets

Você pode também publicar em seu blog widgets do Alexa, que mostram informações sobre o seu blog. Todos eles podem ser obtidos em http://www.alexa.com/siteowners/widgets. Não é uma informação comprovada, mas de acordo com o artigo 20 Quick Ways to Increase Your Alexa Rank (“20 Maneiras de Aumentar seu Alexa Rank”) os cliques recebidos nos widgets podem lhe render também “pontos” no Alexa, mesmo que o visitante não tenha a toolbar instalada. Alguns exemplos dos widgets disponíveis:      

Como aumentar seu Alexa Rank?

Existem alguns artigos na internet mostrando mecanismos para manipular o Alexa Rank. Não vou entrar no mérito se eles funcionam ou não. O que vou mostrar aqui são algumas formas para aumentar sua posição no ranking sem precisar de soluções mágicas ou que possam ser encaradas como manipulações do resultado. 1. Aumente seu número de visitantes: É uma dica bastante óbvia, mas é a mais eficiente. Mesmo que você nunca tenha ouvido falar sobre o Alexa, você estará bem posicionado caso seu blog receba muitas visitas. Aqui no Gerenciando Blog já escrevi uma série de artigos sobre o tema, iniciada em Divulgando seu blog. 2. Instale a Toolbar Alexa: Como essa é a principal fonte de informações do serviço, vale a pena investir nela. Instale-a em todos os browsers dos computadores que você utiliza. Cada visita feita em seu próprio blog valerá “pontos” no serviço. 3. Divulgue o Alexa: Ainda há muitos usuários que não conhecem o Alexa. Por isso, vale a pena divulgá-lo entre seus amigos e visitantes. Novamente: quanto mais visitantes você tiver que possuam a toolbar, melhor será o resultado para o seu blog. 4. Instale os widgets do Alexa em seu site: Mesmo que eles não sejam uma fonte direta de informação, são outra forma de divulgar o serviço para seus visitantes. 5. Incentive seus visitantes a deixar opiniões sobre o seu site no Alexa: Não há comprovação de que isso melhorará sua posição no ranking, mas o seu site ganhará visibilidade.  

Conclusão

Da mesma forma que o Google PageRank, o Alexa Rank não deve ser o seu objetivo principal. Qualquer sistema de rankeamento irá refletir o resultado do bom trabalho feito em seu blog. São conclusões simples: bom conteúdo trazem visitantes e links, o que faz com que o seu ranking nas ferramentas cresça naturalmente. No caso do Alexa Rank, há pequenas ações que você pode tomar para dar um incentivo extra. São dicas simples, que você pode aplicar e acompanhar o resultado.   E você, já conhecia o Alexa Rank? Quer divulgar o ranking do seu blog? Deixe um comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

89 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.