Google layout serviços Camila Fiori

Blogger Template Designer: Customize seu Template

DraftBlogger Hoje, o Blogger in Draft trouxe com uma novidade fantástica: o Template Designer (ou Designer do Modelo). Com ele, você pode realizar diversas customizações no template do seu Blogger de forma totalmente visual, sem precisar de nenhum conhecimento em HTML. Isso significa que ficou muito mais fácil você ter um layout exclusivo em seu Blogger, feito por você mesmo! Veja neste artigo como fazer uso dessa novidade.  

A novidade

Como eu citei no artigo Blogger in Draft: Conheça Antes as Novidades, o Blogger in Draft é a versão do Blogger onde são disponibilizadas com antecedência as novas funcionalidades criadas pela equipe de desenvolvimento da ferramenta. Quando você o utiliza, você é capaz de conhecer as novidades antes que elas se tornem parte do Blogger oficial. O impacto dessa nova funcionalidade é enorme! Agora, com um pouco de criatividade e bom gosto, qualquer um pode dar um novo visual ao seu blog, deixando-o com um aspecto mais profissional. A importância da notícia é tão grande que a própria Google o divulgou por diversos canais diferentes. Alguns deles:

Foi criado também um rápido vídeo, com pouco mais de 1 minuto de duração, que mostra o poder da nova funcionalidade:
 

Antes de testar

Você deve estar morrendo de vontade de colocar a mão na massa e ver a novidade com seus próprios olhos, correto? Antes disso, siga dois conselhos simples:

  • Se puder, faça os testes antes em seu Blogger de testes. Você ainda não tem um? Aproveite e crie-o! Leva apenas alguns minutos.
  • Antes de alterar seu blog oficial, faça um backup de seu template.

Lembre-se: esta é a versão “rascunho” do Blogger, então não custa nada tomar algumas precauções.  

 

Experimentando o novo brinquedo

Vamos ao que interessa: 1. Acesse http://draft.blogger.com e entre com seu usuário e senha. 2. Vá para a área “Layout” de seu blog. 3. Você verá a nova opção “Designer do modelo” ou “Template Designer”, conforme mostrado abaixo. Clique nela para ter acesso à nova ferramenta.
TemplateDesigner1 4. O Template Designer será então mostrado, similar à figura abaixo:
TemplateDesigner2 5. Você verá na barra da esquerda 4 opções:

  • Modelos: Aqui, você pode escolher entre os novos templates desenhados especificamente para a ferramenta. Com estes modelos você terá acesso a todas as funcionalidades. Você pode também personalizar seu template atual, mas é muito provável que algumas customizações não funcionem nele.
  • Plano de fundo: Nesta opção, você pode alterar a imagem que será mostrada como fundo do seu template, escolhendo entre dezenas de ótimas imagens. Pode também alterar o esquema de cores do template.
  • Layout: Esta é, para mim, a novidade mais fantástica: agora você pode alterar facilmente o número e a largura de colunas que seu blog terá, de forma totalmente visual. As possibilidades de customização são diversas!
  • Avançado: Aqui, de forma similar ao que era possível fazer antes – mas com mais variações – você pode customizar a fonte, cor e tamanho de praticamente todos os elementos visuais da tela.

6. À medida em que você faz as edições, poderá ver na parte inferior da tela como ficará o seu blog. Quando finalizar, basta clicar no botão “Aplicar ao blog”, na parte superior direita da tela.  

Conclusão

Você conseguiu perceber o poder que tem agora em suas mãos? Claro que o Template Designer não elimina toda a necessidade de realizar ajustes manuais no template. Ainda existirão situações específicas em que isso ainda será necessário. Mas, a ferramenta abre inúmeras possibilidades para você alterar o seu template e tornar o seu blog único e ainda mais atraente aos seus visitantes. Use-a com bom senso e você terá um ótimo resultado!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

25 Comentários

  1. J. disse:

    A Google Sempre inovando! Adorei essa nova função. Assim meu blog será do jeito que eu sempre quis!

  2. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Mais uma excelente dica!
    Acabei de testar e realmente a equipe do Google é sensacional! Daqui a pouco o Blogger passa para trás o WordPress, risos.

    O único problema que detectei é que, ao mudar o template usando esse recurso, o sistema de comentários novo que implante há alguns meses sumiu, aí eu teria que re-implantá-lo. Como você falou, pode ser que se tenha que fazer mais ajustes, mas no momento só isso que reparei.

    Abraços.

  3. MARIA COSTA disse:

    Oii amigo
    Adorei o post, e seu blog.Ainda sou leiga no assunto, de como profissionalizar meu blog, mas estou apredendo e me dedicando o maximo para melhorar, e conto sempre com a ajuda de voces que fornecem essas dicas valiosas.
    Bjs

  4. Blogueigoo disse:

    Ferramenta bacana. Muitos blogueiros evitam mexer no código do templante com medo de estragar algo. Agora ficou bem melhor.

  5. Soraia disse:

    Mais um excelente dica sua, valeu!
    Não resisti e acabei modificando o blog agora!

  6. concentrado disse:

    Adelson maravilhosa essa notícia, espero que um dia chegamos perto do wordpres.

    Abraço.

  7. Lucaimura disse:

    Olá Adelson!!
    Quando vi esta novidade no Blogger in Draft (como sabes é a ferramenta que utilizo para fazer as minhas postagens) nem queria acreditar no que estava a ver. Desta vez eles esmeraram-se na oferta!! Fico contente por já teres feito uma primeira análise desta ferramenta, os teus conselhos são bastante úteis.
    Tencionas fazer alguma análise futura ainda mais detalhada?? Sabes como o pessoal adora saber tudo :).

    Um abraço.

  8. Adelson Smania disse:

    @J.: Desta vez, além de inovar, o Google conseguiu agradar a todos! Este foi um dos lançamentos mais festejados pelos donos de Blogger nos últimos tempos!

    @Iúri: Realmente, qualquer personalização feita em seu template é perdida quando você usa um novo modelo. A solução é aplicar novamente no novo modelo as alterações que haviam sido feitas.

    @Maria: Uma das grandes vantagens desta ferramenta é que mesmo quem é leigo consegue fazer alterações que antes eram bem complicadas!

    @Blogueigoo: Realmente, muitos antes tinham receio de fazer alterações que agora ficaram automáticas! Isso deve mudar o visual de muitos blogs.

    @Soraia: Que bom que já esteja fazendo uso da ferramenta! As possibilidades são mesmo tantas!

    @Concentrado: Até onde sei, nem o WordPress tem um editor tão simples quando este.

    @Luca: Acredito que todos ficaram extremamente felizes quando viram esta ferramente! Eu mesmo não via a hora de chegar em casa para escrever sobre ela! É possível que eu escreva mais sobre ela futuramente. Preciso agora utilizá-la em meus blogs!

    Abraço a todos e obrigado pela visita!

  9. Neto disse:

    Show de bola!
    O Google está acertando e oferecendo os serviços adequados aos nossos gostos 🙂

    Já abri um blog de testes e estou fazendo as experiências. Desde o 'salvamento automático dos widgets' até esta nova função só resta-nos esperar agora pelo 'novo sistema de comentários do bloger'. Sem dúvida, está ficando cada vez mais profissional rs

    Abraços Adelson!

  10. SQI disse:

    P#ta m&[email protected]!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    me matei o dia inteiro pra fazer meu template.
    agora já era (eu acho). se eu descobrisse isso ontem (13/03/2010) tava com a casa limpa.
    vou começar agora 19:30.
    mas valeu pela dica.
    abraço

  11. Adelson Smania disse:

    @Neto: Realmente, o Google está se superando nestas novidades do Blogger! O que muitos de nós estão aguardando é que a próxima novidade tenha a ver com o sistema de comentários. Isso é realmente provável, pois há alguns dias estou com problemas referentes aos comentários aqui no Gerenciando Blog. Vamos aguardar!

    @SQI: Que pena que o artigo tenha chegado um pouco tarde para você! Mas, tenho certeza de que o novo recurso será muito útil para você.

    Um abraço!

  12. SQI - Serviços de Qualidade em Inspeção disse:

    Bom… tomei coragem e modifiquei o layout do meu blog.
    valeu muito a pena mesmo eu ter jogado todo meu dia "fora". Ficou perfeito.
    quer dar uma olhada? acesse http://www.qualidadesqi.blogspot.com
    abraço.

  13. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Seu template ficou mesmo muito bom! O Template Designer é mesmo uma ótima ferramenta que irá auxiliar a todos para melhorar nossos templates.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  14. Sandra - Info-Macross disse:

    Olá Adelson!
    Que legal que já escreveu sobre o assunto. Muito legal isso, porém, como sou adepta do WP, fiquei com uma dúvida: esse blogger draft é como se fosse outra versão do blogger? Ou já é possível utilizar na versão normal, quer dizer, se eu fizer esse template já pode ser colocado no blogger né?
    Não sei se entendeu… Rs..
    Um abraço!

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Sandra!

    Entendi sim sua questão. risos

    O Blogger in Draft é somente uma interface diferente de acesso ao blog. Nele, o Blogger lança suas funcionalidades que ainda estão sendo testadas. Por isso, é possível aplicar o template criado pelo Template Designer em qualquer blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  16. JUNIOR $ANTOS disse:

    As gadgets vão sumir quando eu escolher outro modelo?

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Junior!

    Seus gadgets não são perdidos na mudança. Mas, por segurança, o ideal é sempre realizar o backup de seu template atual antes de fazer qualquer mudança, para poder voltar a ele em caso de necessidade.

    Se tiver dúvidas, leia o artigo https://www.gerenciandoblog.com.br/2010/06/como-fazer-backup-de-seu-blog.html.

    Um abraço!

  18. Rita Candeu disse:

    Boa Tarde

    Primeiramente quero parabenizar pelo blog

    estou estudando tudo direitinho desde ontem

    mas essa ferramenta citada nesse tópico para mim nõa funciona

    pensei que pelo fato dos meus Blogs serem de 2009

    mas nem no blog novo para testes ela funciona
    estou desolê rsrsrs

    tem alguma dica que possa me dar para fazer esse treco funcionar?

    a única coisa que ele me diz é que "Não é aplicável a este modelo." – seja ele qual for…

    Atenciosamente

    Rita

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Rita!

    Mesmo em blogs mais antigos é possível utilizar o recurso. Quando você clica no Designer do Modelo, você deve escolher um dos modelos existentes nessa aba. Você está fazendo isso?

    O que não pode ser feito é configurar um template antigo.

    Um abraço!

  20. Arierom disse:

    Adelson,

    o recurso é excelente, mas estou com problemas para visualizar a opção há pouco mais de dois meses.
    Por habito, faço backups de tudo e também mandei o problema para o Fórum de Ajuda.

    Você teria alguma sugestão? Obrigado!

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Arierom!

    Li o seu comentário no Fórum de Ajuda. É estranho esse problema ocorrer apenas em seu blog, e não nos de teste.

    Tenho algumas sugestões para você testar:

    1. Tentar utilizar o recurso em outro browser. Lembro-me que o Template Designer não funcionava bem nas primeiras versões do Google Chrome.

    2. Realizar uma limpeza de seus arquivos temporários de internet, incluindo cookies.

    Avise-me sobre o resultado dessas tentativas.

    Um abraço!

  22. Arierom disse:

    Adelson,

    sim, limpo regularmente os arquivos temporários de internet e cookies de cinco navegadores. Ao utilizar o Opera para acessar o Draft, ele me deu um dica:

    "
    ERROR: Possible problem with your *.gwt.xml module file.
    The compile time user.agent value (opera) does not match the runtime user.agent value (unknown). Expect more errors.

    Stop executing scripts on this page."

    Se não habilito e sigo ele vai, mas para na visualização, se a habilito, não entra. Penso que a falha está na corrupção do arquivo acima.

    Vou seguir pela dica do Opera, apesar de nem saber onde encontrar o arquivo mencionado. Mas descubro!

    Forte abraço!

  23. Sofia disse:

    Olá1 Seu blog é bem legal, mais eis o seguinte fato: Podes botar a imagem que queremos no local aonde fica o Título do Blog, ok?
    beijos e ate breve.

  24. Adelson Smania disse:

    Olá, Sofia!

    O que você quer fazer também é possível, mas é feito em outro local. Para isso, siga os passos:

    1. Acesse http://www.blogger.com e entre com seu usuário e senha.

    2. Entre na opção "Design" do seu blog.

    3. Na caixa "Cabeçalho" entre em "Editar".

    4. Lá, é só escolher a imagem desejada para o cabeçalho e clicar em "Salvar".

    Um abraço!

  25. Jaqueline Beatriz disse:

    Olá Adelson, preciso de sua ajuda, todas as escolhas que fiz no designer avançado não estão aparecendo em meu blog, elas constam na configuração, mas não aparecem no blog, essa mudança aconteceu de repente, sem que eu fizesse alguma alteração. Aguardo seu contato, com urgência. Desde já, agradeço sua atenção. Abraços

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.