Google layout serviços Camila Fiori

Blogger Template Designer: Customize seu Template

DraftBlogger Hoje, o Blogger in Draft trouxe com uma novidade fantástica: o Template Designer (ou Designer do Modelo). Com ele, você pode realizar diversas customizações no template do seu Blogger de forma totalmente visual, sem precisar de nenhum conhecimento em HTML. Isso significa que ficou muito mais fácil você ter um layout exclusivo em seu Blogger, feito por você mesmo! Veja neste artigo como fazer uso dessa novidade.  

A novidade

Como eu citei no artigo Blogger in Draft: Conheça Antes as Novidades, o Blogger in Draft é a versão do Blogger onde são disponibilizadas com antecedência as novas funcionalidades criadas pela equipe de desenvolvimento da ferramenta. Quando você o utiliza, você é capaz de conhecer as novidades antes que elas se tornem parte do Blogger oficial. O impacto dessa nova funcionalidade é enorme! Agora, com um pouco de criatividade e bom gosto, qualquer um pode dar um novo visual ao seu blog, deixando-o com um aspecto mais profissional. A importância da notícia é tão grande que a própria Google o divulgou por diversos canais diferentes. Alguns deles:

Foi criado também um rápido vídeo, com pouco mais de 1 minuto de duração, que mostra o poder da nova funcionalidade:
 

Antes de testar

Você deve estar morrendo de vontade de colocar a mão na massa e ver a novidade com seus próprios olhos, correto? Antes disso, siga dois conselhos simples:

  • Se puder, faça os testes antes em seu Blogger de testes. Você ainda não tem um? Aproveite e crie-o! Leva apenas alguns minutos.
  • Antes de alterar seu blog oficial, faça um backup de seu template.

Lembre-se: esta é a versão “rascunho” do Blogger, então não custa nada tomar algumas precauções.  

 

Experimentando o novo brinquedo

Vamos ao que interessa: 1. Acesse http://draft.blogger.com e entre com seu usuário e senha. 2. Vá para a área “Layout” de seu blog. 3. Você verá a nova opção “Designer do modelo” ou “Template Designer”, conforme mostrado abaixo. Clique nela para ter acesso à nova ferramenta.
TemplateDesigner1 4. O Template Designer será então mostrado, similar à figura abaixo:
TemplateDesigner2 5. Você verá na barra da esquerda 4 opções:

  • Modelos: Aqui, você pode escolher entre os novos templates desenhados especificamente para a ferramenta. Com estes modelos você terá acesso a todas as funcionalidades. Você pode também personalizar seu template atual, mas é muito provável que algumas customizações não funcionem nele.
  • Plano de fundo: Nesta opção, você pode alterar a imagem que será mostrada como fundo do seu template, escolhendo entre dezenas de ótimas imagens. Pode também alterar o esquema de cores do template.
  • Layout: Esta é, para mim, a novidade mais fantástica: agora você pode alterar facilmente o número e a largura de colunas que seu blog terá, de forma totalmente visual. As possibilidades de customização são diversas!
  • Avançado: Aqui, de forma similar ao que era possível fazer antes – mas com mais variações – você pode customizar a fonte, cor e tamanho de praticamente todos os elementos visuais da tela.

6. À medida em que você faz as edições, poderá ver na parte inferior da tela como ficará o seu blog. Quando finalizar, basta clicar no botão “Aplicar ao blog”, na parte superior direita da tela.  

Conclusão

Você conseguiu perceber o poder que tem agora em suas mãos? Claro que o Template Designer não elimina toda a necessidade de realizar ajustes manuais no template. Ainda existirão situações específicas em que isso ainda será necessário. Mas, a ferramenta abre inúmeras possibilidades para você alterar o seu template e tornar o seu blog único e ainda mais atraente aos seus visitantes. Use-a com bom senso e você terá um ótimo resultado!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

25 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.