infraestrutura serviços Camila Fiori

A Versão Mobile de seu Blog

Mobile Com a disseminação do acesso à internet em celulares e outros dispositivos móveis, é uma ideia interessante você ter o seu conteúdo preparado para acesso nesse formato. Isso é necessário porque o layout tradicional que você utiliza em seu blog normalmente não fica agradável ao ser visualizado num dispositivo móvel. A boa notícia é que existem algumas ferramentas que podem fazer essa adaptação automaticamente para você. Veja neste artigo algumas dessas ferramentas.

Introdução

Com a popularização do acesso à internet via 3G e dos dispositivos móveis como os smartphones, é cada vez mais comum esse tipo de acesso a blogs. Inclusive, é possível que seu blog já esteja sendo acessado através de dispositivos móveis. Quem pode lhe dar essa informação é o Google Analytics. Veja na figura abaixo que a ferramenta mostra as visitas que seu blog já recebeu vindas de celulares: GoogleAnalytics Dependendo do nicho do seu blog, é possível que esse número já seja significativo. No caso dos meus blogs, por exemplo, o Gerenciando Blog recebe um número muito pequeno de visitas vindas de celulares. Já o TD Séries recebe um número maior. O complicado é que o layout dos blogs invariavelmente é voltado para o acesso em desktops e notebooks, especialmente no que diz respeito ao tamanho da tela. Por isso, ao acessar um blog através de dispositivos móveis, o resultado fica longe de ser satisfatório. Faça um teste e acesse o seu próprio blog. Caso você não possua um desses dispositivos, o site http://iphonetester.com lhe dá uma noção de como seu blog ficaria numa tela do tamanho do iPhone. É também possível baixar um programa como o MobiOne, que lhe  fornece uma experiência mais próxima da real em seu “Test Center”. Por curiosidade, abaixo mostro como o Gerenciando Blog ficou péssimo nesse simulador:
iPhone_Original  

O que fazer?

A solução para isso é possuir uma “versão mobile” (pronuncia-se mobáiu), que é o termo utilizado designer a versão do seu blog voltada para dispositivos móveis. Como eu disse na chamada do artigo, há ferramentas que criam automaticamente essa versão a partir do seu blog tradicional. Há duas opções interessantes que apresentarei neste artigo:

  • Google Reader
  • Mofuse

 

Google Reader

A solução pelo Google Reader é muito simples. A ferramenta oferece uma forma de conversão automática de seu feed para o formato mobile, sem necessidade de nenhuma configuração adicional. Para isso, é só acessar o endereço abaixo, informando o feed dos artigos do seu blog:

http://www.google.com/reader/m/view/feed/feed:SEU_FEED

Pode ser utilizado tanto o feed default de seu blog (no caso do Blogger, basta adicionar /feeds/posts/default ao endereço do seu blog) como também o seu FeedBurner, caso possua. No caso do Gerenciando Blog, o endereço ficaria assim:

http://www.google.com/reader/m/view/feed/feed:feeds.feedburner.com/GerenciandoBlog

Abaixo, está como a versão mobile criada pelo Google Reader ficou no simulador do iPhone:
iPhone_Reader  

Mofuse

O Mofuse é um serviço gratuito que também cria uma versão mobile de seu blog a partir de seu feed. A diferença é que ele permite a você configurar o aspecto que seu blog mobile terá, o que lhe dá grandes vantagens sobre o Google Reader. Veja abaixo como fica a versão mobile do Gerenciando Blog criada com o Mofuse:
iPhone_Mofuse Para utilizar o Mofuse, você precisa criar uma conta, o que é muito simples de ser feito. Basta seguir as instruções: 1. Acesse http://www.mofuse.com/a. 2. Preencha a caixa “Mobilize your blog now” com o endereço do seu blog ou do seu feed RSS e clique em “Mobilize”.
Mofuse1 3. Preencha as informações da próxima tela e clique em “Launch Mobile Site”.
Mofuse2 Pronto! A versão mobile do seu blog já está disponível no endereço marcado em vermelho na figura acima.  

Melhorias no Mofuse

Se você optou pelo Mofuse, pode realizar algumas melhorias interessantes. Em seu “Dashboard” do Mofuse, clique no link para seu blog, dentro da opção “Your Mobile Sites”. Você verá diversas opções diferentes para configurar. As mais importantes estão no primeiro grupo “Make it Unique”, conforme você vê na imagem abaixo.
Mofuse3

Custom Domain

Se você possui um domínio próprio em seu blog, você pode redirecionar um subdomínio para a versão mobile do seu blog, facilitando o seu acesso. Isso é muito simples de ser feito: 1. Clique na opção “Custom Domain” e preencha o endereço que seu blog mobile terá. Normalmente, é utilizado o mesmo endereço do blog, substituindo o “www” por “m”.
Mofuse4 2. No seu Servidor de DNS (como sempre, usarei o EveryDNS como exemplo), adicione uma nova entrada CNAME apontado para o endereço do seu blog no Mofuse.
Mofuse5 3. Se você já havia seguido os tutoriais dos artigos Mudando para seu domínio próprio – Parte 2, Seu Domínio Próprio sem o WWW e Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio, sua tabela completa de DNS estará similar à abaixo:
Mofuse6 Agora é só esperar algumas horas e seu novo blog já será acessado pelo novo endereço.  

Design Colors

Nesta opção, você pode alterar as cores que serão mostradas em seu mobile blog, para se adequar melhor ao layout.
Mofuse7  

Your Logo

Aqui, você pode fazer o upload de uma figura contendo o logo do seu blog, de forma a ficar similar ao seu layout original.
Mofuse8  

Conclusão

O acesso a blogs através de dispositivos móveis já é uma realidade e deve crescer numa velocidade muito alta nos próximos meses. Por isso, é importante que seu blog esteja preparado para essa nova situação. Espero ter conseguido mostrar que é simples ter uma versão mobile de seu blog, fazendo uso de ferramentas gratuitas e que dão um bom resultado. Em artigos futuros, voltarei a falar sobre o assunto, mostrando formas para divulgar sua versão mobile.

Classifique este post

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

38 Comentários

  1. Natan Lopes disse:

    Olá Adelson!!

    Mais um artigo muito bem explicado 😀 eu já utilizo o mofuse e tenho a versão mobile do meu blog nele. Realmente eu tenho que usar mais o Analytics (essa informação de acesso via celular será muito útil) e também cito um artigo do Pizcos Blog(Espanhol) http://humanossinsentido.blogspot.com/2010/02/muestra-tu-blog-para-moviles-usando-tu.html com outros sites que fazem o mesmo que o mofuse, mas ainda não testei 😛

    Abraço

  2. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Que artigo fantástico! Para te falar a verdade, não tinha me preocupado com o acesso ao meu blog via celular.

    Conferi sua dica no Analytics e realmente o aspecto do meu blog também ficou ruim =(
    Pelo menos só recebi no último mês 3 visitas, rsrsrs.

    Posteriormente vou conferir os serviços que você indicou.

    Grande abraço.

  3. Lufe Sampaio disse:

    Ótimo post Adelson.
    Estou fazendo o meu TCC e vou abordar a questão da usabilidade e boas práticas de programação pra dispositivos móveis.
    Realmente o mercado de smartphones, celulares e afins ta crescendo bastante e os usuários ficando cada vez mais exigentes. É importante se atentar a isso e buscar soluções como essas que você citou. E particularmente, eu acho o Mofuse fantástico.
    Já tenho uma versão mobile também nele.

    Abraço

  4. Adelson Smania disse:

    @Natan: O Mofuse é uma solução bem completa para criar a versão mobile! Há outros recursos – inclusive de monetização – que não explorei aqui. Vi também o artigo que você sugeriu e as outras opções também parecem interessantes!

    @Iúri: Um blog como o seu, de opiniões, pode ter um bom público vindo de dispositivos móveis. Num próximo artigo, falarei sobre como divulgar a versão mobile. Quem sabe isso lhe traga mais visitantes.

    @Lufe: É um tema interessante para um TCC! A tendência é que o acesso a blogs e outros sites por dispositivos móveis aumente muito nos próximos meses. O Mofuse é fantástico nesse sentido, pois permite criar uma versão interessante e de forma simples.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  5. concentrado disse:

    Olá Adelson confesso que eu não tinha nem percebido que o google analytics recebem esse tipo de estartisticas. Valeu por me alertar, não posso ficar de fora dessa novidade.

    Valeu

  6. Gabriel Meissner disse:

    Outra possibilidade, para quem usa WordPress, é instalar o plugin Wapple Architect para criar uma versão mobile dos seus blogs. Fiz isso nos meus e funciona super bem!

  7. Kubble disse:

    No blog o qual eu experimento com plug-ins, usei o WPtouch iPhone Theme.
    Ficou super legal. É intuitivo e não precisa mudar e nem adicionar cname.
    O site deles é http://bravenewcode.com/products/wptouch
    Se conhecerem comentem!

  8. Adelson Smania disse:

    @Concentrado: O Google Analytics sempre traz mais informações do que imaginamos! Essa visão sobre o acesso por dispositivos móveis é mesmo bem interessante.

    @Gabriel: Obrigado por compartilhar a informação! Bom saber que haja no WordPress um plugin específico para isso.

    @Kubble: Visitei o site do WPtouch e parece ser outra alternativa bastante interessante para o Worpress. Obrigado pela dica!

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  9. Lucaimura disse:

    Olá Adelson!!
    Mais uma excelente dica. Sinceramente nunca me tinha preocupado com essa possibilidade, nem sabia que havia processos de tornar o nosso site mais "compatível" com os dispositivos móveis. Ainda que fizeste este tutorial… assim posso ter mais um meio de divulgação ;).

    Um abraço.

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Luca!

    Poucos têm mesmo essa preocupação hoje em dia. Mas, aposto que a tendência é que haja cada vez mais pessoas acessando nossos blogs através de celulares.

    Claro que há blogs que serão beneficiados nessa plataforma, por ter um conteúdo mais atraente para esses usuários. Mas, como o processo é simples, não custa nada estarmos preparados.

    Um abraço!

  11. Edson Palma disse:

    Excelente post, muito legal saber das tendências futuras…Temos de estar sempre preparados se quisérmos atuar nessa área tão divertida!!!

    Thank You!

  12. Sandra - Info-Macross disse:

    Nossa Adelson!
    Adorei!
    Eu não fazia idéia de como fazer isso! Vou logo fazer no meu, só achei um pouco complicado a parte do dns, mas não deve ser tão difícil assim, né?
    Um abraço!

  13. Adelson Smania disse:

    @Edson: A idéia deste artigo é mesmo mostrar uma tendência que já está se concretizando. Como eu disse acima, não custa nada estarmos preparados para essa nova realidade!

    @Sandra: O DNS é simples para quem já fez a configuração de seu domínio próprio, como é o seu caso. Tenho certeza de que logo estará no ar a versão mobile do Info Macross!

    Um abraço a vocês!

  14. Anônimo disse:

    Excelente postagem, parabens pelo conteúdo de qualidade. O único detalhe que fiquei na dúvida se seria possível é a quantidade de post que aparecem no mobile.

    No meu caso possuo uma quantidade maior de posts do que a que aparece ali (ele não gera digamos uma página sequencial). Tentei configurar no Mofuse a quantidade de post por pg mas não achei nada a respeito.

    Um Abraço e obrigado pelas dicas.

  15. Iúri - Blog Simples Assim disse:

    Grande Adelson!

    Ótimo o seu tutorial!
    Fiz tudo igualzinho, espero que o endereço de celular do meu blog já esteja funcionando. Parabéns por contribuir mais uma vez com um excelente artigo.

    Abraços.

  16. Adelson Smania disse:

    Olá, Iúri!

    Eu já acessei a versão mobile do Simples Assim! Isso quer dizer que está funcionando corretamente.

    E obrigado pelos elogios! Fico realmente feliz em poder ajudar.

    Um abraço!

  17. Andréia disse:

    Eu achei interessante, mas não entendi pq a imagem do logo não aparece.
    E outra dúvida é quanto ao endereço. Tenho que divulgar no blog a existência dele ou tem alguma forma de ser direcionado diretamente?

  18. Paulo ( Infodias ) disse:

    Hoje surgiu a oportunidade de testar a visualização do meu blog pelo smartphone da minha esposa e realmente fica horrivel. Já tinha visto este artigo anteriormente mas não tinha essa necessidade. Vou tentar configurar o Mofuse no meu blog.

  19. Adelson Smania disse:

    @Andréia: Há algumas plataformas que permite reconhecer o dispositivo que está acessando o blog e direcioná-lo para a versão móvel. Até onde sei, isso não acontece no Blogger. Se for esse o seu caso, você precisará divulgar o endereço do seu blog mobile.

    @Paulo: Ferramentas como o Mofuse são ótimas para não enfrentar esses problemas de visualização. Espero que ele funcione bem para vocês!

    Um abraço!

  20. Jorge Cunha disse:

    Bom Post! Bem explicado! mas o mofuse não é um bocado lento?

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Jorge!

    Quando comecei a utilizar o Mofuse, ele tinha uma velocidade razoável. Nos últimos dias, venho realmente sentindo que ele está lento demais.

    Outra saída indicada no artigo, esta mais rápida, é utilizar a solução do Google Reader, que converte o feed para um formato que pode ser lido em dispositivos móveis.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  22. Junior Silva disse:

    Olá Adelson

    Vi no site do Mofuse que a partir do mês que vem o serviço mudará pra uma outra plataforma e será pago. Você conhece algum serviço alternativo?
    Quanto à URL personalizada, não entendi o que vai acontecer, será que perderemos?
    Se puder nos ajudar, ficarei grato.

    Abraços.

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Junior!

    Infelizmente, isso está acontecendo com muitos serviços que eram grátis: à medida em que fazem sucesso, passam a ser pagos.

    No caso da plataforma, há uma saída simples, graças a um novo recurso do Blogger: é possível ativar uma opção para que o blog seja exibido em versão simplificada ao ser acessado em um dispositivo móvel.

    Veja mais detalhes no artigo Versão mobile oficial no Blogger in Draft, no Dicas Blogger.

    Um abraço!

  24. Junior Silva disse:

    Valeu, Adelson.

    Já tinha ativado isso. Minha preocupação maior era mesmo perder o domínio móvel (m.xxx.com), mas pelo menos os leitores via celular não ficarão desamparados.

    Abraços.

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, Junior!

    Ainda sobre este assunto, recebi esta semana uma mensagem do Mofuse, oferecendo uma conta grátis para quem tivesse a antiga conta para blogs. Já fiz o procedimento e parece estar funcionando bem.

    Caso não tenha recebido esse e-mail, escreva-me para [email protected] que o repassarei para você.

    Um abraço!

  26. Admin DB disse:

    Fui fazer a versão mobile do meu blog:

    http://designersbrasileiros.blogspot.com/

    E falou que era pago.

  27. Adelson Smania disse:

    Olá, Admin!

    Infelizmente, o Mofuse é mais uma das ferramentas que extinguiram sua versão grátis.

    No entanto, hoje o Blogger já está preparado para ser exibido corretamente em plataformas móveis. Veja mais detalhes no artigo do Dicas Blogger que citei em meu comentários de 16/01/11.

    Um abraço!

  28. Marcos disse:

    isso nao precisa pagar nada né???? ele fica sempre assim???

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marcos!

      Conforme comentei acima, o Mofuse não é mais grátis. Mas, felizmente, o Blogger já exibe automaticamente uma versão específica para dispositivos móveis, sem necessidade de ferramentas adicionais.

      Um abraço!

  29. Francisco Matheus Santiago Barbosa disse:

    Muito legal estou pensando em criar a versão mobile do meu site, quando for criar, vou fazer uma outra leitura deste artigo.

    Muito obrigado!

  30. Nayara disse:

    Era o que eu precisava no momento! Criar a versão mobile do blog/site é muito importante, principalmente com essas novas atualizações do algoritmo do Google que beneficiam o rank de quem pensou na otimização das plataformas móveis.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nayara!

      Atualmente, o próprio Blogger já cria uma versão mobile automaticamente para os blogs nessa plataforma. Isso simplificou bastante esta necessidade.

      Um abraço!

  31. Danielle Mellzinha disse:

    Com o aumento de visitas por dispositivos moveis os ganhos de adsense e afiliados serão prejudicados?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Danielle!

      É possível que haja mesmo impacto, especialmente se muitos visitantes que usavam a versão desktop forem para os dispositivos móveis. O que deve acontecer com o tempo é uma adaptação da publicidade para se adequarem também a esses dispositivos.

      Um abraço!

  32. Anônimo disse:

    amigo n consigo encontrar a solucao de meu problema
    tenho um blog no blogger responsivo
    tudo esta ok, mas eu gostaria de desativar alguns widgets, mas n tem como dizer "mobile=no", pq é responsivo, saberia me ajudar?

  33. Raimundo de Castro disse:

    Olá!

    Na versão mobile do blogger, ao deslizar o dedo de lado (para esquerda ou para direita) o blog muda para a postagem anterior/seguinte. isso acontece por exemplo, quando se quer ampliar uma imagem na tela, pois mesmo na versão mobile, algumas imagens aparecem pequenas.

    Isso é bem chato e faz com que o internauta as vezes fique meio perdido, sem saber o que aconteceu.

    Procurei na web algum tutorial que impedisse essa mudança de postagem, mas não achei. Teria alguma solução para isso?

  34. Claudio Gomes disse:

    Hoje em dia não é somente se preocupar com o seu blog ser compatível com mobile já tem uma nova tecnologia que também precisa se adaptar que é o AMP – http://blogmarketingonline.com.br/voce-sabe-o-que-significa-amp-aprenda-sobre-paginas-mobile/

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Sem tempo para Criar Conteúdo para seu blog?

E se você tivesse uma Agência produzindo seu conteúdo de GRAÇA?
EU QUERO!
Não, eu tenho tempo de sobra!
close-link