infraestrutura serviços Camila Fiori

A Versão Mobile de seu Blog

Mobile Com a disseminação do acesso à internet em celulares e outros dispositivos móveis, é uma ideia interessante você ter o seu conteúdo preparado para acesso nesse formato. Isso é necessário porque o layout tradicional que você utiliza em seu blog normalmente não fica agradável ao ser visualizado num dispositivo móvel. A boa notícia é que existem algumas ferramentas que podem fazer essa adaptação automaticamente para você. Veja neste artigo algumas dessas ferramentas.

Introdução

Com a popularização do acesso à internet via 3G e dos dispositivos móveis como os smartphones, é cada vez mais comum esse tipo de acesso a blogs. Inclusive, é possível que seu blog já esteja sendo acessado através de dispositivos móveis. Quem pode lhe dar essa informação é o Google Analytics. Veja na figura abaixo que a ferramenta mostra as visitas que seu blog já recebeu vindas de celulares: GoogleAnalytics Dependendo do nicho do seu blog, é possível que esse número já seja significativo. No caso dos meus blogs, por exemplo, o Gerenciando Blog recebe um número muito pequeno de visitas vindas de celulares. Já o TD Séries recebe um número maior. O complicado é que o layout dos blogs invariavelmente é voltado para o acesso em desktops e notebooks, especialmente no que diz respeito ao tamanho da tela. Por isso, ao acessar um blog através de dispositivos móveis, o resultado fica longe de ser satisfatório. Faça um teste e acesse o seu próprio blog. Caso você não possua um desses dispositivos, o site http://iphonetester.com lhe dá uma noção de como seu blog ficaria numa tela do tamanho do iPhone. É também possível baixar um programa como o MobiOne, que lhe  fornece uma experiência mais próxima da real em seu “Test Center”. Por curiosidade, abaixo mostro como o Gerenciando Blog ficou péssimo nesse simulador:
iPhone_Original  

O que fazer?

A solução para isso é possuir uma “versão mobile” (pronuncia-se mobáiu), que é o termo utilizado designer a versão do seu blog voltada para dispositivos móveis. Como eu disse na chamada do artigo, há ferramentas que criam automaticamente essa versão a partir do seu blog tradicional. Há duas opções interessantes que apresentarei neste artigo:

  • Google Reader
  • Mofuse

 

Google Reader

A solução pelo Google Reader é muito simples. A ferramenta oferece uma forma de conversão automática de seu feed para o formato mobile, sem necessidade de nenhuma configuração adicional. Para isso, é só acessar o endereço abaixo, informando o feed dos artigos do seu blog:

http://www.google.com/reader/m/view/feed/feed:SEU_FEED

Pode ser utilizado tanto o feed default de seu blog (no caso do Blogger, basta adicionar /feeds/posts/default ao endereço do seu blog) como também o seu FeedBurner, caso possua. No caso do Gerenciando Blog, o endereço ficaria assim:

http://www.google.com/reader/m/view/feed/feed:feeds.feedburner.com/GerenciandoBlog

 

Abaixo, está como a versão mobile criada pelo Google Reader ficou no simulador do iPhone:
iPhone_Reader  

Mofuse

O Mofuse é um serviço gratuito que também cria uma versão mobile de seu blog a partir de seu feed. A diferença é que ele permite a você configurar o aspecto que seu blog mobile terá, o que lhe dá grandes vantagens sobre o Google Reader. Veja abaixo como fica a versão mobile do Gerenciando Blog criada com o Mofuse:
iPhone_Mofuse Para utilizar o Mofuse, você precisa criar uma conta, o que é muito simples de ser feito. Basta seguir as instruções: 1. Acesse http://www.mofuse.com/a. 2. Preencha a caixa “Mobilize your blog now” com o endereço do seu blog ou do seu feed RSS e clique em “Mobilize”.
Mofuse1 3. Preencha as informações da próxima tela e clique em “Launch Mobile Site”.
Mofuse2 Pronto! A versão mobile do seu blog já está disponível no endereço marcado em vermelho na figura acima.  

Melhorias no Mofuse

Se você optou pelo Mofuse, pode realizar algumas melhorias interessantes. Em seu “Dashboard” do Mofuse, clique no link para seu blog, dentro da opção “Your Mobile Sites”. Você verá diversas opções diferentes para configurar. As mais importantes estão no primeiro grupo “Make it Unique”, conforme você vê na imagem abaixo.
Mofuse3

Custom Domain

Se você possui um domínio próprio em seu blog, você pode redirecionar um subdomínio para a versão mobile do seu blog, facilitando o seu acesso. Isso é muito simples de ser feito: 1. Clique na opção “Custom Domain” e preencha o endereço que seu blog mobile terá. Normalmente, é utilizado o mesmo endereço do blog, substituindo o “www” por “m”.
Mofuse4 2. No seu Servidor de DNS (como sempre, usarei o EveryDNS como exemplo), adicione uma nova entrada CNAME apontado para o endereço do seu blog no Mofuse.
Mofuse5 3. Se você já havia seguido os tutoriais dos artigos Mudando para seu domínio próprio – Parte 2, Seu Domínio Próprio sem o WWW e Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio, sua tabela completa de DNS estará similar à abaixo:
Mofuse6 Agora é só esperar algumas horas e seu novo blog já será acessado pelo novo endereço.  

Design Colors

Nesta opção, você pode alterar as cores que serão mostradas em seu mobile blog, para se adequar melhor ao layout.
Mofuse7  

Your Logo

Aqui, você pode fazer o upload de uma figura contendo o logo do seu blog, de forma a ficar similar ao seu layout original.
Mofuse8  

Conclusão

O acesso a blogs através de dispositivos móveis já é uma realidade e deve crescer numa velocidade muito alta nos próximos meses. Por isso, é importante que seu blog esteja preparado para essa nova situação. Espero ter conseguido mostrar que é simples ter uma versão mobile de seu blog, fazendo uso de ferramentas gratuitas e que dão um bom resultado. Em artigos futuros, voltarei a falar sobre o assunto, mostrando formas para divulgar sua versão mobile.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

38 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.