monitoramento serviços Camila Fiori

Alexa Rank – Analisando as Estatísticas

alexa200 Em meu artigo anterior, Alexa Rank – Vida Além do PageRank, eu apresentei  um índice importante para medir a popularidade de um blog ou site. Neste artigo explorarei as estatísticas que o Alexa fornece. Algumas já são obtidas através de outras ferramentas. Outras, são específicas do Alexa, como a faixa etária e o sexo de seus visitantes – o que pode ser interessante para seus anunciantes.
 

Introdução

Ao iniciar este artigo, você pode pensar: para que mais uma ferramenta que mostrará números que já consigo com o Google Analytics? Dois detalhes diferenciam o Alexa:

  • Há informações demográficas sobre seus visitantes que nem o Google Analytics traz.
  • O mais importante: você poderá ver as informações não só do seu site ou blog, mas também de seus concorrentes. É uma ótima forma de analisar a concorrência e entender onde você pode dedicar seus esforços.

Para que você possa utilizar melhor este artigo, sugiro que antes você leia e aplique o que mostrei no artigo Alexa Rank – Vida Além do PageRank. Se você já fez o que citei lá, você já tem uma conta no Alexa e o seu blog está devidamente associado ao seu perfil.Como você viu naquele artigo, acessar as informações do seu blog no Alexa é fácil:1. Acesse o www.alexa.com.2. Digite o endereço do seu blog em “Search Alexa” e clique em “Search”.3. Clique em “Get Details”.Você verá uma tela como a seguinte. Para organizar este artigo, dividi a tela em 3 regiões diferentes, que serão explicadas nos tópicos seguintes.
AlexaEstatísticas1
 

1. Descrição do seu blog

Aqui será mostrada a descrição do seu blog, de acordo com o que você preencheu. Ensino a fazer isso no item “Preencha os dados de seu site” do artigo anterior

2. Informações básicas sobre o seu site

  • Reviews: Caso você já tenha recebido opiniões, aqui será mostrada a média das avaliações recebidas.
  • 551.652: Posição do seu site no ranking global do Alexa.
  • 12.183: Posição do seu site no ranking nacional do Alexa (no meu caso, no brasileiro).
  • 71: Número de sites listados pelo Alexa que possuem link para o seu.
  • Online since: Data em que seu domínio foi registrado.

 

3. Informações detalhadas

Esta é a área em que serão mostradas informações detalhadas sobre o seu blog.  As informações que são mostradas:1. Traffic Stats (Estatísticas de Tráfego)Aqui são mostradas as estatísticas do tráfego do seu blog. Todas as abas seguem o mesmo padrão mostrado abaixo:
AlexaEstatísticas2
Caso o seu site esteja entre os 100.000 mais visitados, serão mostrados dados históricos no gráfico, indicando a sua evolução naquele índice específico. Na área à direita, é mostrada sua evolução desde o dia anterior (Yesterday), na última semana (7 Days), no último mês (1 Month) e nos últimos 3 Meses (3 Months). Novamente: só serão mostradas todas as informações se você estiver entre os 100.000 primeiros.As informações mostradas em cada aba são as seguintes:

 

  • Traffic Rank (Ranking de Tráfego) – Sua posição no ranking global do Alexa. Quanto menor o ranking, melhor a sua posição.
  • Reach (Alcance) – Percentual de usuários no mundo que visitaram o seu site. Quanto maior o percentual, melhor o seu desempenho. Como referência, o Google.com, que é o primeiro da lista, tem cerca de 40% de alcance.
  • Pageviews (Visualizações de Páginas) – Percentual que as visualizações de suas páginas representam com relação ao total de visualizações no mundo todo. Quanto maior, melhor.
  • Pageviews/user (Páginas por Usuário) – Número médio de páginas visitadas por cada usuário que entrou em seu site. Quanto maior, melhor seu desempenho.
    • Bounce % (Taxa de Rejeição) – Percentual de pessoas que saíram do seu site após ver uma única página. Mais informações sobre o tema em O que é Taxa de Rejeição e como diminuí-la. Quanto menor a taxa de rejeição, melhor você estará.
  • Time on Site (Tempo no Site) – Tempo médio em minutos que os seus visitantes permaneceram em seu site. Quanto maior, melhor.
  • Search % (% de Buscas) – Percentual de seus visitantes que chegaram ao seu site através de uma ferramenta de buscas. Neste caso, não existe melhor ou pior.

Além dessas informações vistas nas abas, você verá também outras informações interessantes na parte inferior da tela.

  • Worldwide Traffic Rank (Ranking no Tráfego pelo Mundo) – Aqui será mostrado o seu ranking nos países em que suas visitas são mais significativas. No caso do Gerenciando Blog, o Alexa mostra minha posição no ranking brasileiro.
  • Audience Snapshot (Retrato da Audiência) – Esta informação é bem interessante: o Alexa mostra qual é o perfil do público que mais visita seu site. No caso do Gerenciando Blog, ele diz que a maior parte do público tem entre 45 e 54 anos, fez faculdade e acessa a internet de casa. Essa informação é possível porque essas perguntas são feitas quando se instala a toolbar do Alexa.
  • Top Search Queries (Principais Buscas) – Nesta área o Alexa mostra as buscas que mais trouxeram visita ao seu site.

 2. Search Analytics (Análise de Buscas)Nesta área você verá as informações referentes às visitas ao seu site vindas de mecanismos de busca, como o Google.Você verá informações já explicadas acima: Search Traffic e Top Queries. Além delas, você terá também as seguintes informações:

  • High Impact Search Queries (Buscas de Alto Impacto) – O Alexa calcula o valor do “impacto” de uma busca de acordo com o número de visitas que ela traz ao site e com um índice que informa o quão concorridos são os anúncios para essas palavras.
  • Search Engine Marketing Opportunities (Oportunidades de Marketing de Busca) – Caso você esteja interessado em adquirir publicidade para o seu site em serviços como o Google AdWords, o Alexa indica palavras que podem lhe trazer um bom número de visitas e que não são tão concorridas – o que normalmente indica um custo acessível.

 3. AudienceEsta é uma área onde o Alexa traz informações exclusivas, não disponíveis em outras ferramentas de análise. Há informações comuns – o percentual de visitantes vindos de cada país – mas há também as informações demográficas (Audience Demographics), conforme pode ser visto na imagem abaixo:
AlexaEstatísticas3
As marcas verdes indicam a faixa mais representativa em cada gráfico. Quanto maior, mais significativa. As vermelhas indicam as menos representativas.As informações mostradas:

  • Age (Idade) – dividida em faixas.
  • Gender (Sexo) – Male (Masculino) ou Female (Feminino).
  • Education (Educação) – Aqui cabe uma explicação: como os termos são equivalentes à educação nos EUA, minha tradução é aproximada e adaptada para a realidade brasileira. Some College (1º grau), College (2º grau), Graduate School (Ensino superior).
  • Has Children (Tem filhos) – Yes (Sim) ou No (Não).
  • Browsing Location (Local de Acesso) – Home (Casa) ou Work (Trabalho).

Estas informações são particularmente úteis quando você está vendendo publicidade para o seu site ou blog. No artigo Como Ganhar Dinheiro com seu Blog eu cito a venda de publicidade direta como uma possível fonte de renda para o seu blog. Se você optar por criar um Media Kit para seu blog, são informações interessantes para exibir. 4. Contact Info (Informações de Contato)Se você preencheu as informações de contato conforme mostrei no artigo anterior, elas aparecerão aqui depois de alguns dias. É interessante preenchê-las para que as pessoas que encontrarem seu site no Alexa possam entrar em contato com você – embora eu admita que a chance disso acontecer seja mínima. 5. Reviews (Opiniões)Nesta tela serão mostradas as opiniões que forem escritas no Alexa a respeito do seu blog. Também é nesse mesma aba que seus visitantes escreverão suas opiniões. Quer escrever sua opinião sobre o Gerenciando Blog no Alexa? Basta acessar  http://www.alexa.com/siteinfo/gerenciandoblog.com.br#reviews6. Related Links (Links Relacionados)O Alexa tem um mecanismo para encontrar sites relacionados com o seu. Essa análise é feita de acordo com o comportamento dos visitantes dos sites, especialmente quando há um fluxo constante de visitantes entre sites. Quando a ferramenta determinar que essa informação é suficiente para estabelecer o relacionamento entre esses sites, eles aparecerão nessa aba. 7. Clickstream (Fluxo de Cliques)Nesta área o Alexa mostra de onde vieram (Upstream Sites) e para onde foram (Downstream Sites) os visitantes do seu site. É uma forma interessante para saber os sites que mais trazem visitantes para o seu, por exemplo. 

Conclusão

Grande parte das informações mostradas pelo Alexa podem ser obtidas de forma muito mais precisa com ferramentas como o Google Analytics, o Woopra ou o Performancing. Por isso, para monitorar suas visitas com precisão, recomendo fortemente que você utilize uma dessas ferramentas.Mas, como citei na introdução, um dos usos que o Alexa permite é verificar informações também de seus concorrentes ou outros sites que estejam melhor colocados que o seu. É uma forma interessante – e sem fazer nada ilegal – para identificar oportunidades de melhorias para o seu próprio trabalho.

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

11 Comentários

  1. Joseph disse:

    Olá Adelson,

    Utilizo muitas vezes o Alexa para saber certos elementos de outros blogs, acho bastante útil.

    Este artigo está muito esclarecedor e quem tiver alguma dúvida sobre este assunto só tem que ler o seu texto.

    Um abraço

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Joseph!

    Bom saber que você já fazia uso do Alexa! Apesar de ser uma ferramenta muito interessante, são poucos os que já o conheciam.

    Um abraço!

  3. Renato Batalha disse:

    Boas dicas …. Agradecia que me ajudasse. Eu tenho um blog chamado Fazer Euros na Net e no Alexa aparece ranking internacional mas no regional aparece "no regional data". Tenho que fazer alguma definição para ele aparecer? Obrigado. Já agora o blog pode ser visitado em http://fazer-euros-na-net.blogspot.com/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Renato!

      O caso dos blogs no Blogger é um pouco diferente: como o domínio desses blogs é o blogspot.com, eles não conseguem ser classificados corretamente. Ao consultar no Alexa, são mostradas as informações referentes ao Blogger, não ao blog em si.

      Um abraço!

  4. Vas-y disse:

    Muito bem Adelson. Os seus artigos são bem explicados e por isso é fácil de compreender o mecanismo de Alexa.
    Mas a que ponto os dados são fiáveis? Vejo certos sites que me deixam dúvidas. Por exemplo: empresas muito famosas que têm um TrafficRank inferior a outras menos famosas.
    Obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Vas!

      Os dados são estimados e só levam em consideração as visitas geradas por navegadores que tenham a barra ou botão do Alexa instalados. Por isso, podem mesmo ocorrer distorções.

      Mas, o Alexa Rank pode servir como boa indicação para avaliar a popularidade de um site ou blog.

      Um abraço!

  5. Anônimo disse:

    Otimo artigo.
    Me resta apenas uma duvida , quais os criterios
    devo tomar para que o alexa liste o rank nacional ?
    Ex: http://www.vastidesign.com , este site esta muito bem
    colocado no rank mundial mas no nacional no data ?
    Porque ?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      O Alexa tem alguns mecanismos para tentar detectar automaticamente em que país um site está localizado. Vejo que normalmente ele faz isso corretamente.

      Mas, você pode dar essa informação ao Alexa. Para isso, cadastre-se no serviço, adicione o seu site e preencha a informação "Alexa Traffic Rank in Country".

      Um abraço!

  6. Eduardo disse:

    pois é, mais e quando vc cadastra a regiao e mesmo assim nao aparece?

    confere ai http://www.paginaprincipal.com.br tem um numero legal de visitas mais nao aparece o rank do pais…

  7. Fabio Alves disse:

    ola Adelson, estou usando o histats . estou achando ele muito bom . abraço

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.