Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1510957843
Vida do cache: 1511001043
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

layout serviços

Como Editar Imagens para seu Blog

Paint.net A edição de imagens para ilustrar seus artigos é um assunto sobre o qual sou freqüentemente consultado aqui no Gerenciando Blog. Muitos blogueiros têm dúvidas sobre o programa que deve ser utilizado para a edição e como realizar procedimentos como redimensionar ou diminuir o tamanho do arquivo, por exemplo. Neste artigo, mostrarei algumas opções – todas gratuitas – para realizar essas operações.  

Introdução

A utilização de figuras nos artigos que você escreve é uma ótima forma para tornar a leitura do artigo mais agradável – desde que você não exagere, claro – e também para facilitar o entendimento do que você escreve. Aqui no Gerenciando Blog, por exemplo, gosto de ilustrar meus artigos, em especial os tutoriais como este, com figuras, porque o entendimento do assunto torna-se mais simples para quem o está lendo. Outro momento em que você pode utilizar as técnicas que mostrarei aqui é para criar um banner ou selo para seu blog. Nos artigos Criando um banner para o seu site e Um banner para seu site de forma fácil eu já falei sobre o assunto, mas não havia mostrado como criar a imagem. E um terceiro uso comum das imagens é sua utilização nos agregadores de links (mais informações em Uêba, Ocioso e Colmeia: Como ser Publicado?). Os agregadores normalmente exigem imagens com dimensões específicas e você precisará editar os arquivos que você tem para se adequar à essa exigência. Além disso, os agregadores também só aceitam determinados tipos de arquivo e com um tamanho máximo de arquivo. Lendo este artigo, você conseguirá realizar essas operações básicas, tornando qualquer imagem compatível com essas exigências. Também conseguirá criar suas próprias figuras para ilustrar seus arquivos.  

Onde conseguir as imagens?

Até agora, falei da edição de imagens. Mas, há um passo prévio: onde você pode conseguir as imagens para ilustrar os seus artigos? Existem algumas questões importantes neste momento relacionadas a plágio e direitos autorais. Por isso, nem toda imagem que você encontra na internet pode ser utilizada livremente em seu blog. Ao fazer isso sem autorização do autor, você pode cometer plágio e sofrer as conseqüências pelo ato. Mas, isto é assunto para outro artigo, pois o tema é extenso. Por enquanto, se você não quer correr riscos, utilize imagens que você mesmo produziu, como fotos que você tirou ou desenhos feitos em programas de imagens. Em meu caso, utilizo muito imagens que capturo em meu próprio computador, como as que ilustrarão este artigo.  

Que ferramenta utilizar?

Há alguns sites que fazem boa parte do trabalho com imagens, sem você precisar instalar nenhum programa em sua máquina. Alguns desses sites estão abaixo – embora sejam em inglês e não tão simples para utilizar:

Particularmente, prefiro ter o programa instalado em meu computador. Neste caso, há diversas opções gratuitas ou que fazem parte de programas que você já pode ter instalados:

Paint Paint – A partir do Windows Vista, o Paint, aplicativo padrão para edição de imagens do Windows, passou por melhorias significativas. No Windows 7, ele está ainda melhor. Com ele é possível realizar todos os procedimentos que cito neste artigo.
OfficePictureManager Microsoft Office Picture Manager – Esta ferramenta faz parte do Microsoft Office desde a versão 2003. Antes dela, existia o Microsoft Photo Editor, com funcionalidades parecidas. Quando você instala o Office, ele deve ser selecionado na opção “Ferramentas do Office”.
GooglePicasa Google Picasa – Ferramenta gratuita da Google que também permite a edição de imagens. Um de seus atrativos é a opção “Estou com sorte”, que otimiza cores, contraste, brilho e outras opções da figura para torná-la mais agradável – o que é ótimo para fotos. O download pode ser feito em http://picasa.google.com.
Paint.net Paint.net – A ferramenta que mostrarei com mais detalhes neste artigo é o ótimo Paint.net, um aplicativo gratuito para Windows, capaz de realizar desde as edições mais simples até as mais complexas, com uma interface traduzida para o português.

 

Utilizando o Paint.net

Obter o Paint.net é simples: basta acessar o site http://www.getpaint.net e clicar na opção “Get it now”, no canto superior direito da tela. Após o download, é só seguir os passos de instalação da ferramenta.´ Ao abrir a ferramenta, ela já deve ser exibida com os menus em português. Caso esteja em inglês, é só ir até o menu “Utilities” / “Language” e selecionar a opção “Português (Brasil)”. Após a mudança, será necessário reiniciar a ferramenta. Para seguir este tutorial simples, você tem duas opções: 1. Abrir um arquivo existente em sua máquina – Para isso, é só ir até o menu “Arquivo” / “Abrir” (ou escolher o botão correspondente na barra de ferramentas) e selecionar o arquivo desejado. 2. Capturar uma imagem da tela de seu computador – Na tela que deseja capturar, pressione a tecla “Print Screen” de seu teclado para capturar a tela. Vá até o Paint.net e pressione “CTRL+V” ou escolha a opção “Editar” / “Colar em uma nova imagem” no menu. Pronto! Já temos uma imagem para trabalhar na ferramenta.  

1º passo – Cortando uma imagem

A operação de cortar uma imagem é útil quando você quer manter apenas um pedaço da imagem original. Outro uso útil é quando você tem uma imagem retangular mas precisa no final de uma imagem quadrada. Nesta passo, ainda não se preocupe com o tamanho da imagem. Para fazer isso, é só seguir os passos: 1. Selecione a ferramenta “Selecionar com o retângulo”. Ela está acessível na barra de ferramentas superior e também na barra de ferramentas flutuante, conforme mostrado nas figuras abaixo.
Paint.net_SelecionarSuperior Paint.net_SelecionarFlutuante 2. Agora é só marcar com o mouse a parte da sua imagem que você deseja manter. É só clicar com o mouse no primeiro canto da imagem, segurar o mouse, arrastá-lo até o canto oposto e soltá-lo. Se você segurar a tecla “SHIFT” ou “↑” enquanto faz isso, você selecionará um quadrado. Isso é útil para obter a imagem para os agregadores. Após fazer isso, a parte da imagem que você marcou ficará destacada em azul, como na tela abaixo:
Paint.net_Seleção 3. Para que a figura seja recortada, é só selecionar a ferramenta “Cortar a área selecionada” na barra de ferramentas superior.
Paint.net_Cortar
4. Como resultado, você tem uma figura apenas com a parte selecionada:
Paint.net_ImagemCortada
 

2º passo – Transformando a figura em um quadrado

Pensando novamente no uso de sua imagem para os agregadores, você provavelmente precisará de uma imagem quadrada. Se você pode utilizar a dica anterior para já cortar um quadrado, ótimo, não precisará deste passo. Mas, vamos supor que você tem uma figura retangular, como a que mostrei acima, e precise deixá-la quadrada. Isso também é simples de ser feito. 1. Acesse o menu “Imagem” / “Tamanho da tela…”. Você verá uma tela similar à abaixo:
Paint.net_TamanhoTela
2. O meio mais fácil de deixar essa figura quadrada é alterando a largura ou altura para que fiquem iguais. É só utilizar a dimensão que já está maior e clicar "em “Ok”. No meu caso, alterarei a altura para 223. Com isso, terei uma imagem como a seguinte:
Paint.net_ImagemQuadrada
3. A imagem já está quadrada, mas você deve ter percebido que a nova área foi preenchida com um quadriculado. Isso indica a cor “transparente”, suportado por alguns tipos de imagens. Sugiro que você preencha essa área com uma cor sólida – mesmo que seja a branca. Isso é feito com a ferramenta “Preenchimento”, mostrada abaixo:
Paint.net_Preencher
4. Após selecioná-la, basta marcar na paleta de cores a cor com que você quer preencher a área vazia e clicar nessas áreas. Agora sim você terá a sua figura no formato quadrado e sem a cor transparente.
Paint.net_CorPreenchida  

3º passo – Redimensionando sua imagem

Neste passo, você irá deixar a sua figura com a dimensão necessário. No caso dos agregadores, isso varia um pouco. O Ocioso, por exemplo, exige figuras de 140 x 140 pixels; o Colmeia, 100 x 100. O processo é simples. 1. Vá ao menu “Imagem” / “Redimensionar”. Você verá uma tela como a seguinte:
Paint.net_Redimensionar
2. Mantenha a caixa “Manter a taxa de proporção” marcada para evitar que sua imagem seja distorcida. Basta preencher a altura e largura com o valor desejado (no meu exemplo 140) e clicar em “Ok”. Pronto! Agora você tem uma figura quadrada de 140 x 140 pixels.
Paint.net_Quadrado140
 

4º passo – Salvando sua figura

O último passo é salvar sua figura no formato desejado e verificar se o arquivo ficou com o tamanho correto. 1. Para salvar, escolha a opção “Arquivo” / “Salvar” ou pressione o botão correspondente na barra de ferramentas superior. 2. A primeira escolha que você precisa fazer é com relação ao tipo da imagem (PNG, JPEG, GIF etc.). Sua escolha dependerá do uso que você fará. Normalmente, utilizo arquivos PNG aqui nos artigos do Gerenciando Blog e JPG para enviar aos agregadores, pois é um tipo aceito por todos eles. O que muda é a qualidade da imagem e o tamanho do arquivo final. Neste exemplo, vou salvar a imagem como um JPEG. Dê um nome para sua imagem, escolha um tipo e clique em “Salvar”. 3. Você verá uma tela como a abaixo. Note na parte destacada o tamanho do arquivo que será gerado. Há alguns agregadores que estipulam um tamanho máximo da imagem. O Ocioso, por exemplo, só aceita arquivos menos que 10kb. Se o tamanho mostrado já for menor que sua necessidade, é só clicar em “Ok”. Caso não esteja, você deve diminuir a “Qualidade” mostrada na tela até que o tamanho esteja adequando. Quanto menor a qualidade da imagem, menor o tamanho que o arquivo ocupará.
Paint.net_OpçõesSalvar
Pronto! Se você seguiu todos os passos corretamente, já tem uma imagem com as dimensões necessárias, no formato adequado e com o tamanho de arquivo dentro do limite.  

Conclusão

O objetivo deste arquivo era mostrar a você as operações básicas para trabalhar com imagens, utilizando o Paint.net como exemplo de ferramenta. Nas outras ferramentas que citei, o procedimento é bem parecido. Aqui, só mostrei realmente o uso básico do Paint.net e com foco nas imagens que você utilizará no seu blog. A ferramenta é muito poderosa e você pode fazer muito mais com ela, inclusive destacar partes da imagens (como sempre faço aqui), colocar textos, alterar cores, adicionar efeitos etc. Se estiver interessado em aprender mais sobre a ferramenta, há diversos tutoriais online sobre o Paint.net.   E você, como edita as imagens que utiliza em seu blog?

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

51 Comentários

  1. Jorge Purgly disse:

    Oi Adelson, gostei muito do seu artigo e vou procurar colocar em prática tão logo seja possivel.
    Ainda estou te devendo um banner…
    Um forte abraço, e obrigado por tudo,
    Jorge

  2. Shirley disse:

    oi, Adelson, dubem, manozinho? bom, eu uso o irfanview, há séculos, e ele satisfaz algumas das minhas principais necessidades no que diz rspeito à manipulação de imagens. aqui e ali tbm uso o paint. mas vou dar uma vasculhada mais detalhada (isso soou meio pleonasmo, num foi? rs) neste paint online, parece interessante. mais uma vez parbenizo você pelo empenho em fazer dos seus leitores os maiores entendidos em blogagem da net! 😉
    bjão, fique com Deus

  3. Adelson Smania disse:

    @Jorge: Que bom que tenha gostado! O Paint.net pode ajudá-lo bastante na tarefa de criar um banner.

    @Shirley: Já usei o IrfanView nos meus primórdios aqui na net. Não acompanhei a evolução da ferramenta, mas era realmente bastante interessante já na época. Mas, sugiro mesmo que você avalie o Paint.net, pois poderá gostar bastante da ferramenta.

    Um abraço a vocês e obrigado pela visita!

  4. Iúri disse:

    Grande Adelson!

    Gostei muito das dicas relativas ao Paint.net, não o conhecia.

    As imagens que utilizo no blog são geralmente de sites que disponibilizam da forma grátis tais imagens (elas são de baixa resolução, as de maior resolução são pagas).

    Quando preciso editar alguma figura geralmente utilizo o Gimp, até porque posso fazer as edições da mesma forma no Linux. Porém, como não o domino completamente, a maior dificuldade é salvar uma imagem retangular de forma quadrada, devido aos agregadores.

    Abraços.

  5. Adelson Smania disse:

    Olá, Iúri!

    O Paint.net é uma ferramenta excelente, mas exclusiva para a plataforma Windows. Eu já havia ouvido falar do Gimp, mas nunca experimentei a ferramenta. Em todo caso, já estou baixando-a para conhecê-la.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  6. Elise (Litteraria) disse:

    Nossa, esse aplicativo vai me ajudar bastante. Eu sou uma imbecil em se tratando de edição de imagens, e apanhei quando criei o banner do Litt! No meu estágio eu uso o Gimp, citado pelo Iuri, mas me limito a mudar o esquema de cores das imagens… =/

    Um abraço, Adelson!

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, Elise!

    Que bom vê-la de volta por aqui! Eu também sou péssimo em edição de imagens. Para você ver como o Paint.net é simples, mesmo eu consigo utilizá-lo relativamente bem para o que preciso. risos

    Um abraço e obrigado pela visita!

  8. Joao Bobo disse:

    Boa dica, mas prefiro usar o Photoscape no lugar do Paint.

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, João!

    Não conhecia o Photoscape. A ferramenta parece bastante interessante mesmo! O fato de ser gratuita também é um ponto positivo.

    Obrigado pela dica!

    Um abraço!

  10. João Silva disse:

    Olá Adelson,
    Antes de mais muitos parabéns, tem um óptimo blogue e que ajuda muitas pessoas!

    Quanto ao tema do artigo, um outro programa muito bom para usar na edição de imagens é também o PhotoFiltre X.

    Com os melhores cumprimentos,
    João Silva

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, João!

    Obrigado pelos elogios! E agradeço também a sugestão do PhotoFiltre X. Eu não conhecia a ferramenta.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  12. Anônimo disse:

    ai eu não sei como eu coloco no meu blog a imagem feita,como eu faço?

  13. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Isso depende de como você utilizará a imagem. Se você for colocá-la para ilustrar um artigo, que é o mais comum, há opções para inserir imagem tanto no editor do Blogger quanto no Windows Live Writer.

    Um abraço!

  14. Minha Vida disse:

    Olá ameri seus comentários e serei uma pesquisadora frequente do seu blog, pois estou querendo abrir um para mim e estou repleta de dúvidas.Procuro na internet mas fico em duvida das informações.

  15. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que bom saber que os artigos do Gerenciando serão úteis para você. Espero que sempre encontre aqui o que você procura.

    Um abraço!

  16. mulher motorista disse:

    POIS ÉÉÉ´, mais uma vez só venho tecer elogios.

  17. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Obrigado por seus elogios! E seja sempre bem vinda ao Gerenciando Blog.

    Um abraço!

  18. GUNNAR VINGRE disse:

    È uma beleza essas orientações me ajudaram muito na divulgação do blog da escola que trabalho.

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Gunnar!

    Que ótimo saber que conseguir ajudá-lo!

    Um abraço!

  20. Evandro Siqueira disse:

    Olá Adelson

    Pelas sugestões que você passa para o pessoal, percebe-se claramente que você utiliza a plataforma Windows. Apesar de ter o windows em minha máquina, eu o utilizo em dual boot com o Linux Ubuntu e raramente utilizo o windows. Só para alguns trabalhos da empresa.

    Gostaria de passar como sugestão para os que usam linux as ferramenteas que eu utilizo para edição de imagens: GIMP para fotos ou imagens em geral (similar ao photoshop), Inkspace para desenho vetorial (similar ao CorelDraw) e Xara3D para gifs animadas ou não (sim. é o mesmo Xara 3D que todos conhecem no Windows, só que em sua versão Linux).

    Uma dúvida que tenho frequentemente é a respeito das dimensões das imagens. Existe um tamanho padrão para banners, selos, etc.? O que vc acha de abordar este tema em um post futuro?

    Um forte abraço

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Evandro!

    Realmente, Windows é o meu mundo. Até já instalei o Ubuntu aqui para avaliar programas na plataforma Linux, mas não fui bem sucedido.

    Obrigado por suas dicas de programas! Serão bem úteis para outros leitores.

    Quanto à sua sugestão de artigo, é uma boa idéia. Já está anotada aqui. Existem realmente alguns padrões: para banners de divulgação, por exemplo, normalmente é adotado o tamanho 120×60.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  22. Marcos Luna disse:

    Olá Evandro, como faço com que uma imagem postada na pagina inicial do meu blog seja direcionada para o assunto quando clicada na mesma, colocar imagens eu já sei porém desta forma linkada eu não ainda não consegui.

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcos!

    Isso é bem simples: basta você selecionar a imagem e configurar um link nela, apontando para o endereço desejado. Isso é possível de ser feito tanto no Windows Live Writer quando no próprio editor do Blogger.

    Um abraço!

  24. Paula Torres disse:

    Oi adelson! já estou um tempão aqui no seu blog. O interessante nele é que um post puxa pra outro, assim não consigo sair..,rs
    Estou querendo mudar o banner do meu blog(http://pudscake.blogspot.com/). Para isso segui as suas dicas sobre o paint.net, mas estou com uma dúvida. Depois que crei a imagem no paint, como coloco no blog? paula
    Ah! já comprei os meus domínios .com e .com.br para fazer a migração graças as suas dicas sobre domínio próprio.

  25. Ciro disse:

    Vamos por partes; ja usei de tudo (picasa, irfanview, Paint, GIMP e outros), mas atualmente uso o irfanview em conjunto com o Paint do XP e percebi que essa parceria não e muito adequada, mas o problema e o que usar.

    GIMP e bom, talvez o melhor deles, mas e muito dificil sua aprendizagem, tenho ele instalado mais cada vez que tento editar alguma imagem fico sem paciencia.

    Picasa em bom, mas não e um "editor", o mesmo se pode falar do irfanview.

    ja o paint.net parece ser bom, mas ele exige a instalção do net framework o que para min não e bom, ja tive problemas com ele outras vezes, mas e uma dica valida para quem ja tem o framework ou nuca foi traumatizado por ele.

  26. Adelson Smania disse:

    @Paula: Se você quer utilizar a imagem como cabeçalho do seu blog, o próprio Blogger permite que você escolha uma imagem de seu computador. Basta entrar no gadget "Cabeçalho" e indicar a imagem desejada. Se quiser deixar a imagem online para utilizar também em outros lugares, sugiro que você a publique no Webs.com. Em caso de dúvidas, leia o artigo Webs, ótimo site para hospedar seus arquivos.

    @Ciro: Em meu caso, o Paint.net foi a melhor solução que encontrei. O .Net Framework é uma plataforma que já vem instalada nas versões mais recentes do Windows, sendo obrigatória para diversas outras ferramentas. Nunca tive problemas com ela.

    Um abraço!

  27. Mauricio Lessa disse:

    Ótimo !!!
    Obrigado por atender o meu pedido, realmente você é um cara que eu só tenho a aprender.

    Mais uma vez obrigado…
    Sucesso !!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Mauricio!

      Achei importante escrever este artigo, pois sei que trata-se de uma dúvida que muitos têm. Espero que ele seja útil para você!

      Um abraço!

  28. Wallace Maxters disse:

    Caro Adelson, gostei da sua ideia de usar o Paint.net para criar imagens para postagens. Ele realmente é bem fácil de manusear. Gosto muito de photoshop e ele é um da lista.

    Eu tenho uma opinião particular sobre o GIMP, que creio que seja um photoshop bem "redondo" para criar imagens para o post.

    Falando em imagens para o post, pude entender esses dias atrás como é importante colocar uma "imagem descritiva" para o início do post. Vi aqui no gerenciando blog, gostei da ideia e adotei também no meu blog. Isso deixa um visual mais agradável e ajuda na hora de publicação em redes sociais, pois elas buscam o conteúdo de imagens dentro link do post para relacionar ao conteúdo postado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Wallace!

      Diversos outros leitores citaram o GIMP como uma ótima ferramenta para edição de imagens. Assim, realmente parece ser outra boa opção!

      Com relação às imagens no início dos artigos, eu já adoto esse formato há bastante tempo e gosto muito dele. Ele dá um bom resultado especialmente na página inicial, onde mostro apenas o resumo dos artigos.

      Um abraço!

  29. Wallace Maxters disse:

    Mais uma vez comentando, já que não poderia deixar de avaliar o quanto você dá atenção aos leitores em cada comentário publicado. Saiba que ajuda muito as suas respostas aos nossos comentários. Obrigado mais uma vez, Adelson.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Wallace!

      Desde o início, sempre fiz questão de responder todos os comentários recebidos aqui no Gerenciando Blog. É minha forma de mostrar a vocês que cada comentário e visita são importantes para mim!

      Um abraço!

  30. Garimpando o armário disse:

    Adelson, bom dia. Queria colocar as fotos dos meus produtos no blog sem fundo nenhum, como vemos nos sites de compra normal , onde aparece somente o produto. Tem algum programa que faça isso? Abs

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      No Paint.net você pode fazer isso. Você deve usar a ferramenta "Varinha Mágica" para selecionar o fundo ao redor da imagem e usar a tecla "Delete" para apagá-lo. Depois, salve a imagem com o formato PGN: ela ficará com o fundo transparente.

      Um abraço!

  31. Flávia Pudenzi disse:

    Olá Adelson,

    Estou começando agora e tenho a seguinte dúvida: meu blog vai falar de viagens e eu gostaria de colocar a imagem de um prato que comi num restaurante para melhor ilustrar aos meus leitores. Entretanto, eu não tirei a foto desse prato. Pesquisei no Google imagens e achei uma foto exatamente igual. Como faço para usar essa imagem? Eu posso utilizá-la?

    Mais uma vez obrigada pelas excelentes dicas!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Flávia!

      Para não correr riscos desnecessário, a melhor forma é acessar o site onde a foto foi publicada originalmente e solicitar autorização ao autor para reproduzi-la em seu blog. Sem isso, você corre o risco de ser denunciada por violão de direitos autorais.

      Um abraço!

    • Flávia Pudenzi disse:

      Olá Adelson!

      Mais uma vez lhe agradeço pela resposta!

  32. José Gilson Valentim Justo disse:

    Olá Adelson, tenho uma pergunta a fazer:
    Quando vou no cabeçalho do meu blog e escolho uma imagem .PNG para ser a "capa" do blog ela fica com o fundo escuro. Queria saber o porque pois antes funcionava, mas agora não!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, José!

      É difícil saber o que está ocorrendo. Uma possibilidade é que o PNG tenha um fundo transparente. O que você pode tentar também fazer é transformar imagem em JPG e colocá-la no cabeçalho. Isso pode resolver o problema.

      Um abraço!

  33. Adriana Alves disse:

    Oi Adelson tenho um blog ha pouco tempo e estou profissionalizando ele aos poucos. Seu blog virou "livro de cabeceira" para mim"!
    Parabéns!
    Meu blog: http://www.loucasporshampoo.com.br

  34. Thomas disse:

    Olá Adelson, mais uma vez seus artigos estão de parabéns! Gostaria que você me ajudasse pois não estou conseguindo colocar uma imagem que fique antes do título do meu blog ( ou ela fica atrás ou em cima),abraços.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Thomas!

      A única forma que vejo para fazer isso é editando o HTML do seu template. Você precisa encontrar o ponto onde é inserido o título, e adicionar antes dele o código HTML para incorporar a imagem desejada.

      Um abraço!

  35. Alberto Claro disse:

    Olá Adelson, parabéns por mais esta dica.
    Gostaria de uma dica sobre formas de o blog não demorar tanto para abrir quando tem figuras (demais) em um post ou no proprio template.
    obrigado

  36. Alberto Claro disse:

    Muito obrigado, mais uma vez.

  37. roupasbembaratas disse:

    Parabéns e obrigada.

  38. tom meyjor disse:

    ADELSON BOA TARDE, ME DE UMA DICA POR FAVOR: QUANDO EU COLOCO AS IMAGENS DE FUNDO JPG DO MEU BLOG ESTA FICANDO ESCURA NÃO FICA MAIS NITIDA COMO ANTES , DEPOIS QUE O BLOGGER MUDOU OS BACKGROUNDS JPG FICAM ESCURO , PORQUE ISSO ACONTECE QUE CONFIGURAÇÃO DEVO USAR PARA O FUNDO JPGE FICAR NITIDO? OBRIGADO

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Tom!

      Isso normalmente ocorre quando você faz o upload das imagens para o Blogger, pois ele faz a compressão dos arquivos para diminuir seu tamanho.

      O que você pode fazer para evitar isso é fazer o upload do background para outro serviço (como o Google Sites, Webs.com etc.). Isso deve resolver seu problema.

      Um abraço!

  39. joilson disse:

    Queria saber como ilustrar as postagem conforme o artigo

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!