organização Camila Fiori

A Importância do Português Correto

Portugues200 O componente mais importante de um blog é e sempre será o seu conteúdo. Não adianta ter o melhor layout, os melhores gadgets e utilizar todas as técnicas de otimização se o seu conteúdo não for interessante. E um dos fatores mais importantes para se ter um bom conteúdo é saber escrever bem, de forma clara, organizada e dentro das normas de ortografia e gramática. Não é preciosismo: se você não se preocupar com isso, espantará os seus visitantes mais exigentes. Veja neste artigo algumas dicas para melhorar a qualidade dos seus textos.  

Introdução

Se você tem um blog, provavelmente gosta de escrever. Afinal, o conteúdo é a alma de um blog. Por isso, você tem a obrigação de escrever bem e respeitando as regras de ortografia e gramática de seu idioma. A palavra “obrigação” pareceu forte demais? É essa minha intenção: você está gerando conteúdo que será lido por dezenas, centenas ou milhares de pessoas e é importante que ele esteja escrito de maneira correta. Talvez um texto bem escrito não atraia mais visitantes – afinal, você não está fazendo mais que sua obrigação – mas textos que contenham erros de português com certeza afastarão muitos de seus visitantes. Por melhor que seja o assunto tratado, um texto mal escrito é cansativo de ser lido.  

Como escrever bem?

Já falei um pouco sobre o assunto no artigo Escrevendo e divulgando um bom artigo. Mas, há mais alguma dicas simples que você pode seguir para que seus artigos sejam bem escritos.  

1. Leia bons textos

Este é o primeiro passo para escrever bem: leia bons textos e preste atenção neles. É uma ótima forma de acostumar-se a textos bem escritos e ter onde se espelhar. Duas fontes certas para encontrar textos bem escritos são os livros e revistas de renome, pois é mais difícil ver publicados neles textos que contenham erros. Além disso, essas publicações também podem lhe trazer boas idéias para novos artigos em seu blog. Claro que há também blogs bem escritos, mas você precisa ser capaz de separar os bem escritos dos mal escritos, o que nem sempre é fácil.  

2. Utilize ferramentas de revisão

Apesar desta dica ser básica, percebo que muitos blogueiros não a utilizam. A maioria das ferramentas onde você escreve já possuem recursos para revisão ortográfica do texto. Por isso, é imperdoável ver uma palavra escrita errada em seus artigos. Utilizar as ferramentas de correção é muito simples. Veja abaixo como isso funciona nos dois mecanismos mais utilizados, o Editor do Blogger e o Windows Live Writer.

  • Se você escreve seus artigos diretamente no Blogger, basta acionar o botão destacado em vermelho na figura abaixo. Com isso, as palavras erradas passarão a ser marcadas em amarelo no seu texto. Ao clicar nelas, aparecerão as sugestões corretas.

Blogger Corretor Ortográfico

 

  • Se você utilizar o Windows Live Writer, é só acessar o menu “Ferramentas” / “Verificar ortografia…” ou simplesmente apertar a tecla F7 para verificar a ortografia do texto já escrito.

Ainda no Windows Live Writer, há opções que você pode configurar referentes à verificação ortográfica do seu texto (como o idioma a ser verificado, caso esteja incorreto), conforme mostrado na figura abaixo. Você pode acessar as opções no menu “Ferramentas” / “Opções” / “Ortografia”.
Windows Live Writer Ortografia
Uma dica que dou para você não se esquecer mais de verificar a ortografia é marcar a opção que destaquei em vermelho na figura acima. Com isso, a ortografia sempre será verificada antes da publicação.

3. Releia seu próprio texto

Outra dica importante: releia seu próprio texto antes de publicá-lo. Os grandes escritores relêem seus textos diversas vezes antes de dá-los como encerrados. Isso é necessário porque é natural que você cometa erros enquanto escreve a primeira versão do texto. Como você ainda está elaborando suas idéias, elas podem não ficar claras na primeira tentativa. É sua chance de encontrar erros ou mesmo tornar o texto mais claro.  

4. Peça para alguém ler seu texto

Se você ainda não possui segurança com relação ao que escreve, peça para outra pessoa ler seus textos, especialmente alguém que você saiba que escreve bem. Mesmo que o texto já esteja suficientemente claro e correto para você, é uma boa idéia ter a opinião de quem não participou da elaboração.  

5. Faça um curso de redação

Mesmo seguindo todas as dicas anteriores, há a chance de que você ainda se sinta inseguro para produzir os seus próprios textos. Se você quer realmente levar isso a sério, uma oportunidade é realizar um curso de redação, onde você aprenderá as técnicas necessárias para redigir bons textos. Neste sentido, uma ótima opção online é o Curso de Escrita e Redação, oferecido pelos Cursos 24 Horas. Por um valor bastante acessível (R$ 35,00), você pode assistir as vídeo aulas onde e quando quiser, e ainda tem a oportunidade de enviar suas redações para correção e comentários dos professores.  

Conclusão

Espero ter conseguido convencê-lo da importância de que seus textos sejam bem escritos. Isso é fundamental se você quer demonstrar seriedade com seu trabalho. É uma tarefa que exige dedicação e trabalho constante. Se você tem problemas com isso, não desanime: as dicas acima irão ajudá-lo a ter um crescimento constante. Com certeza, seus leitores sentirão o resultado de seu esforço.   E você, o que pensa sobre o assunto? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

28 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.