Google serviços Camila Fiori

FeedBurner: Aproveitando Melhor seu RSS

FeedBurner200 Seu feed RSS é um item importantíssimo para a divulgação e gerenciamento de seu blog. Aqui no Gerenciando Blog, já citei seu uso ao configurar diversos gadgets ou ao inscrever-se em serviços relacionados ao seu blog. Eu já falei sobre o assunto no artigo Divulgando seu blog: RSS. Hoje, mostrarei algumas dicas adicionais para aproveitar ainda melhor o seu feed configurado no FeedBurner.  

Introdução

Caso você ainda não saiba o que é um feed RSS, recomendo a leitura do artigo Divulgando seu blog: RSS. Lá, eu explico o que é isso e também como utilizá-lo. Em linhas gerais, trata-se de um endereço especial de seu blog, onde são automaticamente publicadas todas as suas notícias. O feed é importante para permitir que as pessoas acompanhem as novidades de seu blog, sem precisar acessar sua página a todo momento para saber quando uma novidade é publicada. Ao contrário do que possa parecer, isso aumenta as visitas em seu blog, especialmente quando um novo artigo é publicado. O FeedBurner é um serviço gratuito disponibilizado pelo Google que potencializa o poder de seus feeds. Com a ferramenta, você terá diversas opções para otimizar, gerenciar e divulgar seu feed. Por isso, é uma ferramenta indispensável para o seu blog.  

Cadastrando seu feed no FeedBurner

O cadastro é muito simples: 1. Acesse http://feedburner.google.com e entre com seu usuário e senha do Google. 2. Se a página for exibida em inglês, acessa a opção “Languages” no menu superior e clique em “Português” na próxima tela.
FeedBurner1 3. Você será levado de volta à tela principal. Digite o endereço de seu blog na caixa “Queime seu feed agora mesmo” e clique em “Próximo”.
FeedBurner2 4. Dependendo da plataforma do seu blog, pode ser exibida uma nova tela (em inglês, infelizmente), solicitando para que seja identificada a fonte do seu feed. Deixe marcada a primeira opção e clique em “Próximo”.
FeedBurner3 5. Na próxima tela (novamente em inglês) serão solicitadas duas novas informações:
FeedBurner4

  • Feed Title (Título do Feed): Informe o nome de seu blog. Ele será mostrado em sua conta e também como título para quem assinar seu feed.
  • Feed Address (Endereço do Feed): De preferência, coloque o nome do seu blog, mas sem espaços em branco ou acentos. Este será o endereço pelo qual as pessoas acessarão seu feed.

6. Pronto! Seu novo feed está criado. Para ver o resultado, basta clicar no link gerado para ele, destacado na figura abaixo. Anote esse endereço. É ele que você deve utilizar a partir de agora em todas as ferramentas que solicitarem o endereço do seu feed RSS. 
FeedBurner5
7. Clique na opção “Skip directly to feed management” (“Vá direto ao gerenciamento do feed”), no final da página. Em seguida, mostrarei algumas opções adicionais de configuração no FeedBurner. Minha sugestão é que você mantenha uma página aberta exibindo o seu feed e atualize-a (pressionado F5) para ver o efeito das alterações que você fizer.  

Exibindo o seu feed em português

Por padrão, as informações mostradas em seu feed estarão em inglês. Deixá-las em português é simples: 1. Na aba “Optimizar”, clique em “BrowserFriendly”. 2. Em “Appearance Options”, escolha o tema “ClearFeed (Portuguese)”. 3. No final da página, clique em “Ativar” ou “Salvar.
FeedBurner6  

Adicionando links para compartilhamento

É possível exibir no final do seu feed opções para que seu leitor o compartilhe através de e-mail, Google Buzz, Facebook e outras opções. Isso é feito através do FeedFlare. 1. Na aba “Optmizar”, clique em “FeedFlare”. 2. No painel à direita, selecione as opções que deseja que apareçam em seu feed. Não é necessário marcá-las na opção “Site”. 3. Ao finalizar, clique em “Ativar” ou “Salvar” no final da página.
FeedBurner7  

Criando um banner animado com seus feed

Você pode criar uma banner animado com seus últimos artigos, como o seguinte, para ser colocado em seu blog, como sua assinatura de e-mail, ou onde mais você desejar. Isso é feito pelo “Headline Animator”. Gerenciando Blog 1. Na aba “Publicar”, escolha a opção “Headline Animator”. 2. Abaixo dessa opção, clique em “Create new”. 3. No painel à direita, selecione as opções desejadas.
FeedBurner8 4. Ao terminar, clique no botão “Ativar” ou “Salvar”, no final da página. 5. No início da página, escolha onde você irá publicar seu “Headline Animator” e clique em “Next”. Siga as instruções.
FeedBurner9  

 

Oferecendo inscrição por e-mail

Uma forma interessante de divulgar seu feed é oferecendo inscrição de seu visitante por e-mail. Isso é feito na opção “Email Subscriptions”. 1. Na aba “Publicar”, selecione “Email Subscriptions”. 2. No painel à direita, escolha o idioma “Portuguese”. Automaticamente, será gerado o código HTML para o formulário de cadastro. Basta você publicar esse código onde desejar em seu blog, num gadget de “HTML / Javascript”.
FeedBurner10 3. No final da página, clique em “Ativar” ou “Salvar”. 4. Nas demais abas (“Communication Preferences”, “Email Branding” e “Delivery Options”), você pode configurar outras opções, como o título do e-mail que seus assinantes receberão, o logotipo que irá no início do e-mail e até o horário em que eles o receberão.  

Enviando seus novos artigos para o Twitter

Antes desta opção existir, eu fazia a divulgação no Twitter através do TwitterFeed, que apresentei no artigo Divulgando seu blog no Twitter – Parte 2. Com a funcionalidade do FeedBurner, nenhum serviço adicional é necessário. Se você desejar utilizá-la, lembre-se de ir até o TwitterFeed e desabilitar o serviço. Caso contrário, seus artigos serão enviados duas vezes ao Twitter. 1. Na aba “Publicar”, acesse “Socialize”. 2. No painel à direita, clique em “Add a Twitter account”. 3. Digite os dados de sua conta no Twitter e clique em “Allow”. 4. No painel à direita, configura as opções que você achar convenientes. Algumas dicas:
FeedBurner11

  • Post content (Conteúdo do post): Você pode escolher publicar apenas o título (“Title only”), o título e o início do artigo (“Title and body”), ou apenas o início (“Body only”). Lembre-se de que o Twitter aceita apenas 140 caracteres. Em meu caso, optei por mostrar apenas o título.
  • Include link (Incluir link): É essencial que essa opção esteja marcada, para que seus seguidores do Twitter possam visitar seu artigo original.
  • Additional text (Texto adicional): Se desejar, adicione um texto para identificar que trata-se de um artigo em seu blog. Eu faço isso em meu perfil pessoal, para diferenciá-los de outros “tweets” meus. Como no exemplo estou mostrando o Twitter exclusivo para o Gerenciando Blog, não há essa necessidade. Veja que você pode colocar o texto adicional no início (“beginning”) ou final (“end”) do post.
  • Item selection (Seleção de itens): Estas opções são interessantes caso você deseje limitar ou filtrar o que será enviado para o Twitter. Elas são interessantes caso seu blog seja atualizado com uma freqüência muito alta (várias vezes ao dia).

 

Publicando o botão para assinar seu feed

A divulgação do endereço do seu novo feed é muito importante. Uma forma de fazer isso é publicando um botão com um link para seu feed do FeedBurner. A opção “Chicklet Chooser” pode ajudá-lo nisso. 1. Na aba “Publicar”, acesse “Chicklet Chooser”. 2. No painel à direita, escolha a opção mais adequada para você. O mais comum é escolher os botões de RSS que estão logo no início. 3. Copie o código HTML gerado e coloque-o onde desejar em seu blog.  

Alterando o endereço de seu feed no Blogger

Se você utiliza o Blogger, há uma configuração importante que deve ser feita no Blogger, para que o feed padrão passe a ser o FeedBurner. Isso fará com que os visitantes que tentarem acessar o feed padrão (no meu caso https://www.gerenciandoblog.com.br/feeds/posts/default) sejam automaticamente direcionados para o FeedBurner. Isso centraliza também a contagem dos assinantes no FeedBurner, permitindo melhor controle. 1. Acesse www.blogger.com e entre com seus dados de usuário e senha. 2. Acesse a opção de “Configurações” de seu blog. 3. Acesse a aba “Site Feed”. 4. Preencha “URL de redirecionamento do feed” com o endereço do seu feed no FeedBurner.
FeedBurner12 IMPORTANTE: Se você utiliza o Google Webmaster Tools, é necessário ir até a ferramenta e fazer uma alteração em seus sitemaps, para evitar conflitos devido ao FeedBurner. No artigo Como enviar sitemaps ao Google Webmaster Tools, do Dicas Blogger, a Juliana Sardinha explica exatamente o que deve ser feito.  

Conclusão

O FeedBurner é uma daquelas ferramentas indispensáveis para o seu blog. Ele oferece recursos fantásticos para a divulgação de seus artigos e também o monitoramento das visitas recebidas através dele – o que será assunto para um artigo futuro. Espero ter conseguido mostrar a vocês o poder que a ferramenta oferece. O melhor: tudo isso sem custo nenhum para você.   Você já faz uso do FeedBurner? Compartilhe sua experiência deixando um comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

138 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.