gadgets Google serviços Camila Fiori

Google Friend Connect: Adicionando Gadgets

GoogleFriendConnect200 Este é o segundo artigo da série sobre o Google Friend Connect aqui no Gerenciando Blog. No artigo anterior, mostrei o que é e para que serve esta interessante ferramenta gratuita do Google. Neste artigo, mostrarei como colocar em seu blog – seja ele do Blogger ou outra plataforma – o gadget de membros e outros que permitirão a você interagir com os seguidores do seu blog.  

Introdução

Antes de ler este artigo, é importante que você tenha lido o primeiro artigo da série, Google Friend Connect: seus Seguidores. Lá, mostro como acessar a área de gerenciamento do Google Friend Connect de seu blog. Para realizar os procedimentos deste artigo, você deve acessar http://www.google.com/friendconnect e entrar com suas informações de login de sua conta no Google.  

Adicionar o gadget de membros

GoogleFriendConnect14 O primeiro passo para você passar a utilizar o Google Friend Connect em seu blog é adicionar o gadget de membros, que é onde seus visitantes poderão se cadastrar como seguidores de seu blog. Este gadget é muito parecido com o de “Seguidores” que está disponível na galeria do Blogger. A diferença é que neste você pode configurar o número de linhas de fotos que aparecerão – e também pode ser utilizado em blogs que não esteja no Blogger.
GoogleFriendConnect1_thumb[1] As instruções são bastante simples: 1. Escolha a largura que o gadget terá e o número de linha de fotos que serão exibidas. 2. Escolha as cores e a fonte desejadas para o seu gadget. À medida em que você as muda, você verá à direita como o gadget ficará. 3. Clique no botão “Gerar código” e copie o código HTML gerado. 4. Acesse www.blogger.com e entre na área de “Design” ou “Layout” de seu blog. 5. Adicione um novo gadget de “HTML/Javascript”. 6. Cole nele o código HTML copiado e clique em “Salvar”. Pronto! Você já tem um gadget onde seus visitantes poderão seguir seu blog e os seus seguidores serão exibidos.  

Navegue na galeria de gadgets

GoogleFriendConnect15 Aqui, além do gadget de membros, mostrado acima, há uma enorme variedade de outros gadgets que você pode colocar em seu blog, todos relacionados com o Google Friend Connect. Os procedimentos de instalação são muito parecidos com o que eu citei acima. Os gadgets que achei mais interessantes (para encontrá-los clique em “Todos os gadgets” no início da página):

 

  • Social Bar (Barra Social) – Trata-se de uma barra que pode ser colocada acima do cabeçalho ou abaixo do rodapé de seu blog e que reúne as funcionalidades principais para seus visitantes interagirem com o Google Friend Connect. Nele, seus visitantes podem segui-lo, escrever comentários e ver outros membros. Um exemplo dele pode ser visto no site http://www.ossamples.com/socialmussie.
  • Ratings and Reviews (Pontuação e Avaliações) – Este gadget permite que seus visitantes dêem uma nota e deixem observações sobre seu blog ou artigos individuais. Um exemplo em http://www.ossamples.com/socialmussie/music.htm.
  • Recent visitors (Visitantes recentes) – Mostra quem foram os últimos seguidores que visitaram o seu blog.
  • Top 10 Members (Top 10 Membros) – Mostra uma lista com os 10 seguidores que mais visitam o seu blog.

GoogleFriendConnect2_thumb[2] Há também diversos outros que você pode achar interessante. Vale a pena explorar a galeria para conhecê-los.  

Conclusão

Com este segundo artigo, você já deve ter notado que o Google Friend Connect apresenta mais do que apenas a lista de “Seguidores” vista em muitos blogs. Há muitos gadgets disponíveis para você colocar em seu blog para interagir com seus seguidores.   Você já conhecia esses gadgets? Deixe seu comentário! E continue acompanhando a série sobre o Google Friend Connect nos próximos dias aqui no Gerenciando Blog.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

29 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.