gadgets Google serviços Camila Fiori

Google Friend Connect: Analise os Dados

GoogleFriendConnect200 Neste último artigo da série de artigos no Gerenciando Blog sobre o Google Friend Connect, você verá como analisar os dados dos seguidores de seu blog. O Google Friend Connect apresenta um painel onde você pode acompanhar o número atual de seus visitantes e sua evolução ao longo do tempo. Também verá como analisar as perguntas em sua enquete respondidas por seus seguidores.

Introdução

Hoje verá verá as duas últimas áreas do Google Friend Connect. A mais importante delas mostrará a você as informações sobre seus visitantes, permitindo que você acompanhe a evolução dos seus membros e também informações detalhadas sobre eles. Para conseguir realizar com sucesso os passos descritos aqui, você precisa ter lido antes os artigos abaixo:

A leitura do artigo Google Friend Connect: Enviando Newsletters não é obrigatória, mas ele também traz informações importantes. Para visualizar as informações mostradas abaixo, você precisa acessar o endereço http://www.google.com/friendconnect e entrar com seus dados de usuário e senha.  

Aprimore seus anúncios

GoogleFriendConnect18 Nesta área há a informação de que a equipe do AdSense está trabalhando para que os anúncios sejam exibidos de acordo com os interesses dos seus seguidores. Por enquanto, não há o que fazer, só aguardar que isso esteja pronto.  

 

Analisar dados da comunidade

GoogleFriendConnect19 Aqui, você poderá ver as estatísticas de seus seguidores. Isso é importante para você avaliar seus interesses e medir a eficiência das ações que você toma em seu blog com relação aos seus seguidores. Há 3 áreas distintas: 1. Associação
Nesta área você verá dois gráficos: um indicando o total de seguidores que você têm ao longo do tempo. No outro, o número de novos seguidores que você conquistou a cada dia.
GoogleFriendConnect12_thumb[2] 2. Interesses
Você verá nesta área gráficos mostrando as respostas de seus seguidores às perguntas que você fez em sua enquete. Se você não sabe como criar uma enquete no Google Friend Connect, leia o artigo Google Friend Connect: Fazendo Enquetes. As respostas dos seus seguidores são importantes para que você possa direcionar seus trabalhos futuros em seu blog, por isso a importância de definir bem as perguntas que você fará. 
GoogleFriendConnect13 3. Exportar comunidade Nesta área, você pode exportar os dados de seus Seguidores, em alguns formatos. Uma utilidade para isso é você fazer análises mais aprofundadas das informações numa planilha Excel, por exemplo. A opção marcada abaixo em vermelho exporta os dados de todos os seus seguidores num formato que pode ser lido no Excel. Nesse arquivo, estarão o nome e endereço de perfil de seus seguidores e suas respostas à enquete que você elaborou.
GoogleFriendConnect23  

Conclusão

Com este artigo, eu encerro a série sobre o Google Friend Connect. Espero ter conseguido mostrar todo o potencial que essa ferramenta apresenta. Como eu disse no início da série, este é um dos gadgets mais subaproveitados nos blogs. Muitos já possuem o gadget de Seguidores, mas sequer imaginam o poder todo que ele oferece. Se você leu a série completa, já sabe que você pode criar enquetes e até enviar newsletters através da ferramenta. São ótimas formas para interagir com quem é mais importante para você: as pessoas que acompanham diariamente o seu trabalho. São justamente elas quem melhor podem auxiliar na evolução de seu blog. Basta saber fazer uso desse relacionamento já existente.   Agora, a pergunta faz ainda mais sentido: você imaginava que o Google Friend Connect poderia fazer isso tudo por você? Como pretende utilizar os recursos? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

12 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.