Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1510957843
Vida do cache: 1511001043
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

gadgets Google serviços

Google Friend Connect: Enviando Newsletters

GoogleFriendConnect200 Neste artigo da série sobre o Google Friend Connect no Gerenciando Blog você aprenderá a utilizar a ferramenta para enviar newsletters aos seus seguidores. É uma forma eficiente de manter contato com seus seguidores, enviando avisos ou mantendo-os informados sobre as novidades em seu blog. Aprenda a utilizar o recurso e tire o melhor proveito dele.  

Introdução

O envio de newsletters (ou boletins informativos) é uma forma interessante para contatar os seguidores de seu blog. O Google Friend Connect permite a criação e envio de newsletters a seus seguidores, de acordo com o seu interesse. Para que você utilize essa funcionalidade da melhor forma, é necessário que já tenha lido e seguido os procedimentos mostrados nos artigos:

Para realizar os procedimentos abaixo, entre em http://www.google.com/friendconnect e informe seus dados de login.  

Envie um boletim informativo

GoogleFriendConnect17 Esta é uma das funcionalidades mais interessantes do Google Friend Connect: você pode enviar uma newsletter aos seus seguidores. É mais uma forma para você manter contato com os seguidores de seu blog, mantendo-os atualizados ou enviando avisos importante a eles. É um mecanismo que deve ser utilizado com cuidado: afinal, ninguém gosta de ver sua caixa de e-mails cheia de comunicações não solicitadas. 1. Logo no início dessa página, você verá que pode marcar a caixa “Peça que os visitantes se inscrevam imediatamente após o primeiro acesso.”. É interessante marcá-la para que seus seguidores possam decidir, no momento da inscrição, se irão ou não recebe suas newsletters.
GoogleFriendConnect8
2. Você pode também colocar um gadget em seu blog para que seus seguidores atuais façam a assinatura de sua newsletter. Isso é feito clicando na opção “gadget de inscrição de boletim informativo” nessa mesma tela. Você deve configura suas opções e publicar o  código num gadget de “HTML/JavaScript”. 3. Escrever sua newsletter é simples: basta utilizar o formulário existente na própria página, no passo 1. Note que você pode (e deve!) colocar links para seu blog e também figuras para tornar a newsletter mais agradável.  Se preferir, você pode escrever sua newsletter em um editor de HTML (como o Windows Live Writer) e colar o código HTML nesta página. No final do editor, há uma caixa para marcar caso você deseje mostrar em sua newsletter quem se tornou seguidor de seu blog recentemente.
GoogleFriendConnect9
  4. No passo 2, você deve escolher quem receberá a newsletter que você está escrevendo. Você pode enviá-la para todos ou direcionar apenas para quem respondeu determinadas opções em sua enquete. Note que há um botão “Recalcular” que mostrará a você quantas pessoas receberão a newsletter com base no critério que você selecionar.
GoogleFriendConnect10
  5. Quando sua newsletter estiver escrita e os destinatários escolhidos, basta clicar em “Visualizar e enviar boletim informativo”, no item 3. Na aba “Histórico do boletim informativo” você poderá acompanhar os boletins já enviados.
GoogleFriendConnect11
 

Conclusão

Este é outro entre os recursos mais importantes do Google Friend Connect. É também um recurso que deve ser utilizado com moderação: se você começar a encher seus seguidores de informativos que não os interessem, é bem provável que eles irão bloquear o recebimento dos próximos – o que pode ser feito através de um link na newsletter que ele recebe.   Você já conhecia este recurso do Google Friend Connect? Deixe seu comentário!

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

13 Comentários

  1. Rodrigo Nogueira disse:

    Olá, eu de novo enchendo o saco, rss.

    Se tenho 119 seguidores, pq só aparecem 69 destinatários para enviar o boletim?

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Rodrigo!

    Fique sempre à vontade para perguntar o que você quiser!

    Segundo o que li no fórum do produto, o Boletim é enviado somente para os membros que aceitaram recebê-lo no momento de sua inscrição. Isso ainda não está 100% claro para mim, pois eu não tinha antes essa opção para inscrição e mesmo assim 180 seguidores receberam o boletim que enviei.

    Por via das dúvidas, você pode disponibilizar em seu blog o gadget para que seus membros se inscrevam em seu boletim. Ele é obtido na própria página de envio.

    Um abraço!

  3. Iúri - Blog Simples Assim disse:

    Olá Adelson,

    Mais uma indicação de gadget muito bacana!
    Gostaria muito de saber os resultados da publicação do seu primeiro boletim, isso poderia render um post. Seria algo como o feedback que os leitores deram sobre o boletim – bem, já sou um assinante, risos.

    Nesses boletins você espera publicar algo diferente dos posts? Ou seja, conteúdo que não tem publicado aqui no GB?

    Um abraço!

  4. Adelson Smania disse:

    Iúri:

    Por enquanto, estou utilizando a newsletter como forma de fazer um resumo do mês que passou. O que percebo é que no dia seguinte à sua divulgação, sobe o número de visitantes que chegam até aqui, o que é um bom sinal.

    Sua idéia de publicar conteúdo exclusivo na newsletter é também interessante. Eu a avaliarei com cuidado.

    Um abraço e obrigado por sempre enriquecer os artigos com seus comentários!

  5. Max Martins disse:

    Adelson,

    Muito boa essa série sobre o Friend Connect.
    Já conhecia, mas sempre fiquei pensando na forma exata de usar.
    Há poucos dias enviei o primeiro Boletim Informativo do blog. Inclusive, escrevi um post avisando aos leitores para que não houvesse dúvida quanto à origem do conteúdo. Ao final, deixei um link para o seu blog e outro para a série em questão. Espero que não se importe.

    Obrigado pelas dicas.

    Forte abraço!

  6. Adelson Smania disse:

    Olá, Max!

    Que ótimo que já tenha colocado a idéia em prática! Quanto a colocar o link, fico muito agradecido pela citação. Isso é muito importante para a divulgação do Gerenciando!

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  7. bernardo disse:

    Boa noite, amigo, eu preciso saber o e-mail de um usuário que consta na lista de seguidores do meu blog. Tem como descobrir? Um abraço.

  8. Adelson Smania disse:

    Olá, Bernardo!

    Por motivos de privacidade, os endereços de e-mail não são abertos no Google Friend Connect.

    O que você consegue fazer é enviar um e-mail à pessoa: basta clicar no nome dela e depois em "Enviar mensagem" na janela que aparecer.

    Um abraço!

  9. Deborah - Delicias1001 disse:

    Nossa, nem te conhecia e já gostei de suas dicas. Muito boas mesmo!!! Acabei de usá-las e acho que deu certo.
    obrigada…

  10. Adelson Smania disse:

    Olá, Deborah!

    Fico feliz que tenha gostado das dicas! Ainda mais feliz que já as esteja usando em sem blog.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  11. Rosiel T.S. disse:

    Adelson o Google já desativo o Google Friend Connnect? quando acesso esse link http://www.google.com/friendconnect sou redirecionado para uma página de dúvidas do Google, e agora não da mais para enviar boletins para os assinantes?

    Abraços!!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rosiel!

      Infelizmente, como informei no artigo O fim do Google Friend Connect, grande parte das funcionalidades do GFC já foi desativada.

      Ainda não encontrei nenhum outro serviço grátis que permita o envio dos boletins. Mas, futuramente devo voltar a tratar esse tem aqui no Gerenciando Blog.

      Um abraço!

  12. V. disse:

    Poxa, que pena que não consigo utilizar mais o GFC. Vc conhece outra funcionalidade que permita o envio de newsletters, Adelson?
    Abs.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!