gadgets Google serviços Camila Fiori

Google Friend Connect: seus Seguidores

GoogleFriendConnect200 Esta semana, o Gerenciando Blog ultrapassou a marca de 500 seguidores no Google Friend Connect. Mesmo que você desconheça este nome, é possível que você já o tenha instalado em seu blog: trata-se do popular gadget de “Seguidores”, presente na grande maioria dos blogs do Blogger. Há muito mais o que pode ser feito com essa ferramenta, como enquetes, boletins informativos e até sugestão de conteúdo para seus visitantes – inclusive para blogs fora do Blogger. É isso que mostrarei nesta série de artigos.

ATUALIZAÇÃO 17/03/14: A desativação deste gadget foi anunciada no artigo O fim do Google Friend Connect. Por isso, é possível que ele não esteja mais funcionando quando você ler este artigo.

Introdução

Se você tem um blog no Blogger, é grande a chance de que já possua o gadget de “Seguidores” instalado nele. Afinal, é uma forma simples de fazer com que as pessoas sigam seu blog e também de mostrar a todos que você é seguido. Da mesma forma que o Twitter ou RSS, o número de seguidores nesse gadget é um indicativo da popularidade do seu blog.
O que muitos não sabem é que, por trás desse gadget está o Google Friend Connect (ou Google Rede Social, como foi chamado em Portugal), que fornece uma série de funcionalidades para interagir com seus visitantes.
Vale a pena conhecer esses recursos do Google Friend Connect para tirar o máximo proveito de sua rede de seguidores. Mesmo que você não possua um blog no Blogger, ainda pode integrar nele o Google Friend Connect.
Como o assunto é extenso, eu o tratarei numa série de artigos que serão publicados nos próximos dias aqui no Gerenciando Blog. Neste primeiro artigo, mostrarei a você como acessar a página principal do Google Friend Connect, de onde você pode acessar suas funcionalidades.

O que acontece ao seguir um blog?

Seguir um blog é simples: basta clicar no botão “Seguir” do gadget de seguidores, destacado na figura abaixo:
GoogleFriendConnect20
Acredito que alguns não saibam exatamente o que acontece quando você segue um blog. Basicamente, ocorrem três ações:
1. Os blogs que você segue aparecem em sua “Lista de Leitura”, disponível em seu painel inicial ao logar no www.blogger.com.
GoogleFriendConnect21
2. O feed RSS do blog que você segue é automaticamente adicionado ao seu Google Reader.
GoogleFriendConnect22
3. Você passa a fazer parte do Google Friend Connect daquele blog. É isso o que permitirá a utilização pelo dono do blog que você está seguindo das funcionalidades que mostrarei nesta série de artigos.

 

Acessando o Google Friend Connect

A partir de agora, veremos a ferramenta pelo outro lado. Ou seja: veremos o Google Friend Connect do seu blog.
Acessar a ferramenta é muito simples: basta entrar no endereço http://www.google.com/friendconnect, digitar seu usuário e senha que você usa em seu blog e clicar na mensagem de confirmação de adesão ao serviço, caso isso seja solicitado.
Você verá uma tela similar à abaixo:
GoogleFriendConnect_thumb[2]
Os blogs do Blogger já aparecem automaticamente para você. Caso seu blog ou site esteja em outra plataforma, você deve clicar na opção “Adicionar novo site” e seguir as instruções.
Você verá, ao clicar em cada blog, as opções disponíveis para ele. A primeira informação, logo abaixo o título do seu blog, é seu número atual de seguidores. Ao clicar em cada botão, você terá acesso a operações específicas – e bastante interessantes – que serão mostradas nos próximos artigos desta série:

Conclusão

Com todas essas funcionalidades, o Google Friend Connect é um dos gadgets mais subutilizados em blogs. Embora muitos o utilizem, não imaginam que ele seja capaz de fazer tanto pelo seu blog. A intenção desta série de artigos é justamente mostrar as funcionalidades que a ferramenta apresenta, para que você possa interagir melhor com seus seguidores.

E você, já conhecia o Google Friend Connect? Deixe seu comentário! E não perca os próximos artigos desta série, que serão publicados diariamente no Gerenciando Blog!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

62 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.