Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1498488628
Vida do cache: 1498531828
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

gadgets Google serviços

Google Friend Connect: seus Seguidores

GoogleFriendConnect200 Esta semana, o Gerenciando Blog ultrapassou a marca de 500 seguidores no Google Friend Connect. Mesmo que você desconheça este nome, é possível que você já o tenha instalado em seu blog: trata-se do popular gadget de “Seguidores”, presente na grande maioria dos blogs do Blogger. Há muito mais o que pode ser feito com essa ferramenta, como enquetes, boletins informativos e até sugestão de conteúdo para seus visitantes – inclusive para blogs fora do Blogger. É isso que mostrarei nesta série de artigos.

ATUALIZAÇÃO 17/03/14: A desativação deste gadget foi anunciada no artigo O fim do Google Friend Connect. Por isso, é possível que ele não esteja mais funcionando quando você ler este artigo.

Introdução

Se você tem um blog no Blogger, é grande a chance de que já possua o gadget de “Seguidores” instalado nele. Afinal, é uma forma simples de fazer com que as pessoas sigam seu blog e também de mostrar a todos que você é seguido. Da mesma forma que o Twitter ou RSS, o número de seguidores nesse gadget é um indicativo da popularidade do seu blog.
O que muitos não sabem é que, por trás desse gadget está o Google Friend Connect (ou Google Rede Social, como foi chamado em Portugal), que fornece uma série de funcionalidades para interagir com seus visitantes.
Vale a pena conhecer esses recursos do Google Friend Connect para tirar o máximo proveito de sua rede de seguidores. Mesmo que você não possua um blog no Blogger, ainda pode integrar nele o Google Friend Connect.
Como o assunto é extenso, eu o tratarei numa série de artigos que serão publicados nos próximos dias aqui no Gerenciando Blog. Neste primeiro artigo, mostrarei a você como acessar a página principal do Google Friend Connect, de onde você pode acessar suas funcionalidades.

O que acontece ao seguir um blog?

Seguir um blog é simples: basta clicar no botão “Seguir” do gadget de seguidores, destacado na figura abaixo:
GoogleFriendConnect20
Acredito que alguns não saibam exatamente o que acontece quando você segue um blog. Basicamente, ocorrem três ações:
1. Os blogs que você segue aparecem em sua “Lista de Leitura”, disponível em seu painel inicial ao logar no www.blogger.com.
GoogleFriendConnect21
2. O feed RSS do blog que você segue é automaticamente adicionado ao seu Google Reader.
GoogleFriendConnect22
3. Você passa a fazer parte do Google Friend Connect daquele blog. É isso o que permitirá a utilização pelo dono do blog que você está seguindo das funcionalidades que mostrarei nesta série de artigos.

Acessando o Google Friend Connect

A partir de agora, veremos a ferramenta pelo outro lado. Ou seja: veremos o Google Friend Connect do seu blog.
Acessar a ferramenta é muito simples: basta entrar no endereço http://www.google.com/friendconnect, digitar seu usuário e senha que você usa em seu blog e clicar na mensagem de confirmação de adesão ao serviço, caso isso seja solicitado.
Você verá uma tela similar à abaixo:
GoogleFriendConnect_thumb[2]
Os blogs do Blogger já aparecem automaticamente para você. Caso seu blog ou site esteja em outra plataforma, você deve clicar na opção “Adicionar novo site” e seguir as instruções.
Você verá, ao clicar em cada blog, as opções disponíveis para ele. A primeira informação, logo abaixo o título do seu blog, é seu número atual de seguidores. Ao clicar em cada botão, você terá acesso a operações específicas – e bastante interessantes – que serão mostradas nos próximos artigos desta série:

Conclusão

Com todas essas funcionalidades, o Google Friend Connect é um dos gadgets mais subutilizados em blogs. Embora muitos o utilizem, não imaginam que ele seja capaz de fazer tanto pelo seu blog. A intenção desta série de artigos é justamente mostrar as funcionalidades que a ferramenta apresenta, para que você possa interagir melhor com seus seguidores.

E você, já conhecia o Google Friend Connect? Deixe seu comentário! E não perca os próximos artigos desta série, que serão publicados diariamente no Gerenciando Blog!

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

62 Comentários

  1. Jorge Purgly disse:

    Olá Adelson, parabéns pelos 500 seguidores do Google Friend Connect. Só mesmo quem se dedica aos seus blogues sabe a importância que isto tem, já que é uma adesão espontânea e um reconhecimento.
    No meu caso, em 6 blogs do bloguer tenho um total de 124 seguidores, mas existem algumas redundâncias, ou seja algumas pessoas são seguidoras de todos os meus blogs e estas então valem por 6 na contagem.
    Graças ao seu incentivo, orientação e artigos estou empenhado em chegar a marca das 250.000 totalizações nos contadores de visitas. Estou a 96,72% deste valor e confesso que é muito, mas muito difícil mesmo, manter o pique e a continuidade. Com certeza, você e todos os que estão lendo este comentário, já colocaram o nome de vocês na pesquisa do Google, só para ver o que acontece e normalmente todos nós nos surpreendemos pela internet ter tanto de nós e saber mais de nós do que nós mesmos. Recentemente ao digitar Purgly (meu sobrenome) no Google, descobri que estava em sites de relacionamento os quais nunca tinha entrado antes.
    Estou esperando sua sequencia de artigos e tenha a certeza, Adelson, que vou colocar em prática as suas sugestões.
    Um forte abraço,
    Jorge

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Jorge!

    Obrigado pelos parabéns! Realmente, como se trata de uma atitude espontânea, o fato de conseguirmos seguidores é sempre motivo para festejar.

    E parabéns também pelos seus números! Acompanho seu trabalho e a preocupação que tem com ele, e tenho certeza de que terá cada vez mais sucesso.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  3. Marcia disse:

    Puxa, estava justamente querendo saber como poderia interagir com os meus seguidores e vc adivinhou meus pensamentos…PARABÉNS pelos 500 seguidores..incrível como essa turminha ´nos deixa contente…mas fiquei assustada ao verificar que na visão geral aparece 0 quando tenho 453 seguidores…será que fiz algo errado??

    Vou aguardar anciosamente as próximas publicações.

    Parabéns ao Jorge também…

  4. Junior Silva disse:

    Olá Adelson

    Legal isso, com certeza vou ficar ligado nesse assunto. E parabéns pela marca de seguidores.

    Abraços..

  5. Elise (Litteraria) disse:

    Uia, eu até conheço o gadget "Seguidores", mas eu nem desconfiava que ele servia pra um monte de coisas! Vou acompanhar a série de artigos… e parabéns pela marca ultrapassada! Você merece, o Gerenciando é a luz no fim do túnel para os blogueiros!

    Um abraço!

  6. Adelson Smania disse:

    @Marcia: Que bom que eu tenha conseguido ler seus pensamentos! risos E obrigado pelos parabéns. É mesmo uma satisfação enorme atingir a marca de 500 seguidores.
    Quanto ao seu problema, você verificou se, na barra lateral esquerda, você selecionou o seu blog? Caso ele nem esteja aparecendo nela, uma possibilidade é que você o tenha criado com outra conta e precisa fazer o login com outro usuário. Se ainda tiver problemas, me avise.

    @Junior: Acompanhe os próximos artigos. Eles mostrarão muita coisa interessante sobre o Google Friend Connect.

    @Elise: Muitos ficam mesmo surpresos ao descobrir o quanto os Seguidores podem ser úteis! É mesmo um recurso fantástico.
    E obrigado pelos parabéns e pelo elogio! E achei ótimo o título de "luz no fim do túnel"!

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  7. Marcia disse:

    Olá Adelson..primeiro gostaria de agradecer o retorno…
    Tenho 2 blog´s e ambos apareceram na barra esquerda porém só com um deles apresentou esse problema na quantidade de seguidores.

    Grata
    Marcia

  8. Marcia disse:

    Oi..enviei por e-mail

    Grata
    Marcia

  9. Lokão disse:

    Olá, sou Leonardo Bertoletti e gostaria de saber pq não consigo colocar esse gadgat no meu site.
    http://sites.google.com/site/bobiotananet/
    Se puder me ajudar, agradeço

  10. Mauro S disse:

    Muito interessante, tudo que vem para a gente saber, conhecer, é ótimo, obrigado pela dica.

  11. Adelson Smania disse:

    @Lokão: Confesso que não conheço o Google Sites a fundo. Mas, pelo que pesquisei, não existe uma forma oficial de colocar o Google Friend Connect nele. Encontrei a página http://sites.google.com/site/mori79/html-gadgets/how-tos/google-friend-connect que mostra uma solução para contornar esse problema. Verifique se funciona para você.

    @Mauro: Que bom que tenha gostado!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  12. Nilda disse:

    Parabéns pelos seguidores, mas pricipalmente pelo conteúdo, que é um dos melhrores. Eu sou sua fã e estou sempe aqui pesquisando o que não sei(isto que dizer todo)rsrsr!!
    Abraço!!
    Ah, estou vindo do ocioso, que por coincidência estou lá, hoje, também.

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Nilda!

    Muito obrigado pelos elogios! E hoje estou mesmo tendo um impulso extra pelas visitas vindas do Ocioso.

    Um abraço e obrigado pela vistia!

  14. suzana maria brega disse:

    Muito legal esta ferramenta, já conhecia mais ainda sou leiga em algumas delas. Vou ler os próximos posts para me informar mais. Estava procurando isso mesmo, como interagir mais com meus seguidores. E parabéns, ja não são 500 seguidores e sim 656 comigo. Quem oferece informações preciosas como essa merece ser seguido mesmo!

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Suzana!

    Obrigado pelos elogios! Realmente, da data em que escrevi até hoje o número de seguidores aumentou bastante! Neste momento, já são 658.

    E o GFC é uma ótima forma para interagir com seus visitantes. Nos próximos artigos, você verá como pode fazer isso.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  16. Silvia Azevedo disse:

    Acabei de criar meu blog e apreciei bastante seus artigos sobre gerenciamento de blogs. Atualmente, tenho acessado com frequência seu site e encontro sempre boas informações.

    Quanto ao Google Friend Conect, eu só sabia que permitia envio de newsletter; porém, já vou acessar agorinha para conhecer todas as funcionalidades disponíveis.

    Valeu a dica!

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Silvia!

    Que ótimo saber que está encontrando dicas interessantes aqui!

    Quanto ao GFC, muitos subestimam o que ele pode fazer pelos seus blogs. Espero ter conseguido mostrar isso com esta série de artigos.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  18. Lucia disse:

    Oi!
    De uma hora pra outra, não consigo acessar o GFC. Dá a mensagem:

    Desculpe…

    Não foi possível processar a sua solicitação. Tente novamente ou retorne mais tarde.

    Não consigo seguir ninguém? O que devo fazer?

    Obrigada!

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Lucia!

    Pela mensagem de erro, parece que se tratava de um problema temporário no próprio GFC.

    Agora, você já conseguir seguir novamente as pessoas através dele?

    Um abraço!

  20. bradradio.blogspot.com disse:

    Maravilha…Com essa ferramenta o SUCESSO estara garantido!!!!!!!

  21. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O Google Friend Connect pode realmente impulsionar um blog ao sucesso. Ferramentas como as enquetes e as newsletters são recursos pouco utilizados, mas extremamente poderosos.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  22. MUNDO JOVEM disse:

    Estou conhecendo agr esse Blog mais já me ajudou muito em apenas um dia… Parabéns pela criação…
    O Friend Connect é uma ferramenta sensacional, pena que poucos sabem utiliza-lo…

  23. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que ótimo saber que o Gerenciando está sendo assim útil para você! Espero que encontre outros artigos úteis.

    Quanto ao GFC, também concordo que poucos extraem dele todo o potencial que é oferecido. Ele é muito mais do que aparenta.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  24. ♥ Viviαŋє ♥ disse:

    Muito legal, realmente o número de seguidores cresce com um trabalho bem feito e um blog interessante. Espontâneamente. Isso pode demorar um pouco para atingir um número razoável, mas com a persistência isso vem automaticamente, basta esse não ser o único foco do blog.

    Eu sigo quem me segue, para conhecer, e isso ajuda.

    http://www.vivianeborges.com/

    Obrigada!

  25. redefrankiavirtual disse:

    Olá Adelson, estou explorando seu site agora. Cheguei até ele por necessidade, pois ao instalar o Friend Connect no meu blog e perceber que a lista dos meus (parcos)seguidores não aparecia automaticamente, saí em busca de ajuda. Espero, na sequência de artigos, descobrir se existe uma solução para meu problema.
    Parabéns pelo blog!

  26. Adelson Smania disse:

    @Viviane: Concordo com sua visão: os seguidores devem ser sempre consequência do bom trabalho que realizamos em nossos blogs. Pessoalmente, eu só sigo os blogs em que realmente tenho algum interesse, seja pelo tema ou pelo autor. Mas, sua ideia é interessante para conhecer novos trabalhos.

    @RedeFrankia: Que bom ter chegado até aqui! Espero poder contar sempre com sua visita!

    Abraço a vocês!

  27. Amigas Para Sempre disse:

    oi gente instalei o Friend Connect no meu blog ha algums dias mais agora nao ta abrindo a página carrega e fica la sem imagem alguma ja tentei de tudo o que eu faço? mim ajuden por favor

  28. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Acabo de visitar o seu blog e vi que os Seguidores estão aparecendo corretamente. É possível que se trata-se apenas de um problema passageiro.

    Um abraço!

  29. Amigas Para Sempre disse:

    Adelson obrigada pela visita amigo mais acho que o que vc viu lá foi o seguidores que ja vem instalado no layot, o siga-me do Google Friend Connect nao é personalizado? então.. se vc prestar atenção tem dois seguidores la.. um que nao abri e o outro que nao se Consegue Configurar a lista de seguidores direitinho agente mexe nas cores e quando abri so fica do mesmo do modelo padrão que saco viu aff!
    bjsssss

  30. SONIA - CURSO ARTESANATO E.V.A. disse:

    ESTOU TENTANDO SEGUIR SEU BLOG E VEM A MENSAGEM

    " Desculpe…

    Não foi possível processar a sua solicitação. Tente novamente ou retorne mais tarde."

    o QUE FAZER PARA QUE EU CONSIGA SEGUIR SEM DAR ESTE ERRO.

  31. Adelson Smania disse:

    Olá, Sonia!

    Normalmente, isso indica apenas um erro temporário nos servidores do Google. Por favor, tente novamente para verificar se agora está funcionando.

    Um abraço!

  32. Rodrigo Nascimento disse:

    Nossa eu uso essa ferramenta e nem sabia que tinha tantas funções rs
    como sempre ótimo artigo baste informativo

  33. Adelson Smania disse:

    Olá, Rodrigo!

    O Google Friend Connect é muito mais poderoso do que muitos imaginam. Se você ler os demais artigos desta série, encontrará funcionalidades bem interessantes nele.

    Um abraço!

  34. Zane e Dáda Guimarães disse:

    OI, Adelson
    Tenho dois blogs. Um particular, junto com minha irmã, e outro, da escola em que trabalho. No meu blog particular tudo funciona tranquilo. No blog da escola, os gadgets dos seguidores e comentários do Google Friend Connect apresentou um conflito que até agora não achei solução. Até gostaria de conversar para poder contar esta história em detalhes, porque foi muito estranho o que aconteceu. Pode dar conflito no Google Friend Connect, dois blogs gerenciados pelo mesmo IP?

  35. Adelson Smania disse:

    Olá, Zane e Dáda!

    Para poder opinar sobre o caso, eu precisaria entender exatamente o que ocorreu com o gadget de Seguidores do blog de sua escola. Nas últimas semanas, estão ocorrendo instabilidades no Blogger e nos Seguidores – o que pode explicar o seu problema.

    Quanto a gerenciar ambos os blogs a partir do mesmo IP, não há o menor problema: eu mesmo tenho dois blogs e ambos têm os seus seguidores, sem problema.

    Um abraço!

  36. MFrangelli disse:

    Que bom você estar aqui repassando seu conhecimento. Obrigada!

  37. Adelson Smania disse:

    Olá, MFrangelli!

    O objetivo principal do Gerenciando Blog é justamente divulgar com vocês o que aprendi e continuo aprendendo no gerenciamento de meus blogs.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  38. Cláudia de Jesus disse:

    Quero lhe parabenizar pelo belíssimo e útil trabalho desenvolvido.
    Sou um dos casos que vc descreve… já tinha instalado mas não conhecia os recursos… rs
    Estou amando e ainda nem li os outros artigos.
    Obrigada por compartilhar!

  39. Adelson Smania disse:

    Olá, Cláudia!

    Obrigado pelos seus elogios! E a grande maioria não sabe o potencial que o Google Friend Connect traz aos nossos blogs.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  40. Ciro disse:

    Ótimo trabalho Adelson; alguém vem passado por problema no Google Friend Connec? De uns tempos para cá ele vem desaparecendo e reaparecendo com freqüência. No meu blog ele às vezes não aparece de primeira, só quando atualizo o site, o mesmo acontece com a Newsletter feita com o código do GFC.

  41. Adriano Luz disse:

    Olá, Ciro!

    Às vezes noto algumas instabilidades no gadget de Seguidores. Mas, ele também volta a aparecer sozinho. Aparentemente, isso ocorre devido a instabilidades no serviço, não havendo o que fazer para evitar esse problema.

    Um abraço!

  42. Thais Ventura disse:

    Oi Adelson seu blog sempre me ajuda muitooo… sou meio leiga pra esses assuntos de blog… bem, vamos ver se você consegue me ajudar: eu tenho um blog com 46 seguidores por enquanto, so que quando adiciono esse gadgats de membros so aparecem os 3 ultimos,e o gadgts que tinha antigamente que eh o do proprio blog nao consigo adicionar mais… vc sabe por que? obrigada

  43. Adriano Luz disse:

    Olá, Thais!

    Que ótimo saber que os artigos a estão ajudando!

    Quanto às dúvidas, o funcionamento do gadget de Seguidores e do GFC deveria ser o mesmo, mantendo também o número de membros.

    E eu fiz um teste adicionando o gadget de Seguidores ao meu blog de testes e funcionou corretamente. Qual é exatamente o problema que ocorre quando você tenta adicioná-lo?

    Um abraço!

  44. Agnaldo Júnior disse:

    Boa Tarde Adelson!

    Os seguidores do meu blog sumiram á 3 semanas, so aparece que ainda não á membros. Não fiz nenhuma alteração, simplismente sumiram. O que você acha que pode ser?
    Obrigado e parabens pelo blog

  45. Adriano Luz disse:

    Olá, Agnaldo!

    Eu visitei seu blog agora e há 7 membros aparecendo em seus seguidores. Assim, é provável que tenha sido uma instabilidade do sistema que já tenha sido resolvida.

    Um abraço!

  46. Agnaldo Júnior disse:

    Boa tarde Adelson!

    Os seguidores não aparecem pra mim, deve ser alguma coisa errada aqui. Consigo ver os seguidores de outros blogs mas os meus não.

    Abraço!

  47. Adriano Luz disse:

    Olá, Agnaldo!

    Se o comportamento é esse, é possível que seja algum problema em seu navegador. Você pode tentar limpar os cookies do seu navegador ou mesmo tentar acessar seu blog através de outro navegador para verificar se o problema persiste.

    Um abraço!

  48. Hiramar Paiva disse:

    Muito legal que você faça esse serviço de "socorro" aos novos blogueiros como eu. Sou pastor evangélico e tenho um blog que trata de assuntos relacionados à Bíblia Sagrada, confesso que é difícil a missão de ter muitos acessos diários. Um abraço. Hiramar Paiva – http://deusefiel-paiva.blogspot.com/

  49. Alice Sodre disse:

    aaa bem massa seu post mais infelismente o que eu mais procurava o Google Friend Connec sera desconectado dia 1 de março mais se caso ficar sabendo de uma outra feramenta do tipo me avise grata

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alice!

      Como expliquei no artigo, o GFC não está mais disponível para os blogs fora do Blogger. No próprio artigo há dicas sobre o que você pode fazer para substituir as funcionalidades que ele oferecia.

      Um abraço!

  50. ATELIE CANTINHO BELAS ARTES disse:

    não consigo baixar no meu site o http://www.google.com/friendconnect o que pode está acontecendo o site está fora do ar

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Como expliquei nesse artigo, trata-se de uma ferramenta que está sendo aos poucos desativada pelo Google.

      Mas, se o seu blog está no Blogger, é possível adicionar o gadget de Seguidores.

      Um abraço!

  51. angela silva disse:

    ao tentar seguir um blog aparece o seguinte erro:Desculpe…

    Não foi possível processar a sua solicitação. Tente novamente ou retorne mais tarde.
    o que pode ser??? isso parece ser geral…

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Angela!

      Eu acredito que o Google em breve desativará esse gadget. Enquanto isso, ele está sujeito a esses problemas temporários. Infelizmente, não vejo o que fazer, a não ser aguardar e torcer para que ele volte ao normal.

      Um abraço!

    • Andresa disse:

      Aqui está dando a mesma coisa que a angela silva disse.
      Obrigado Adelson por falar sobre isso!Já estava preocupada!

    • Ângela disse:

      obrigada pela atenção…é q dependemos da qtd de seguidores para manter nossas parcerias…aí ficamos desesperadas qdo dá erros….

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Minha recomendação continua sendo a de explorar outras formas de conseguir seguidores, como o Facebook, o Google+ e o Twitter. Infelizmente, continua acreditando que em breve os Google Friend Connect será desativado de vez.

      Um abraço!

  52. Kaya disse:

    Estou tendo problemas ainda pra seguir. Aparece
    Desculpe…

    Não foi possível processar a sua solicitação. Tente novamente ou retorne mais tarde.

    Faço o que?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Kaya!

      Infelizmente, não há como corrigir o problema. Só resta esperar para ver se o Google fará essa correção. Mas, ainda insisto que é importante utilizar outras formas para seguir os blogs, como as que apresento no artigo.

      Um abraço!

  53. lua singular disse:

    Oi Adelson,
    Tenho 2 blog:
    Lua Singular e Minicontista2, há pouco mudei o para o modelo clássico e não sai os seguidores. O que faço?
    Obrigada
    Lua Singular
    Dorli

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!