avisos Camila Fiori

Alterações nos Comentários

moderar1Sempre fui defensor dos comentários livres em meus blogs, tanto aqui no Gerenciando Blog quanto no TD Séries, defendendo a idéia de que eles devem ser facilitados ao máximo, sem palavras de confirmação ou moderação. Inclusive, escrevi um “guest post” no Info Macross sobre o assunto: O dilema da moderação de comentários. Além disso, como forma de reconhecer e retribuir a atenção dispensada ao meu blog, os links de assinatura nos comentários deixados aqui não possuem o famigerado “nofollow” (se você não sabe o que é isso, sugiro o artigo “Nofollow” em comentários do blog – Injustiça ou necessidade?). Até hoje, agi dessa forma porque sou um entusiasta da interação com meus visitantes através dos comentários. Isso sempre enriqueceu muito o conteúdo do Gerenciando Blog. Mas, infelizmente, precisei mudar minha posição. Eu possuo uma Política de Comentários bastante simples, com o único intuito de evitar abusos. E é justamente devido aos insistentes abusos que, a partir de hoje, os comentários no Gerenciando Blog passam a ser moderados. O que mais me incomodou foram as propagandas – e não estou falando de spam, mas de pessoas que realmente escrevem um comentário falando sobre um produto ou site, sem relação alguma com o assunto do artigo. Peço sinceras desculpas aos 95% de visitantes que sempre escrevem comentários coerentes, que serão um pouco prejudicados pela mudança. Aproveitei a moderação dos comentários para fazer mais uma mudança: segui o artigo Tuite os comentários automaticamente usando o FeedBurner, escrito pela sempre competente Helen Fernanda, e os comentários deixados no Gerenciando Blog a partir de agora irão automaticamente para o Twitter. Parece-me mais uma forma interessante de divulgar as informações. E os comentários continuarão sempre bem vindos aqui, seja elogiando, criticando ou questionando. Você tem algo a dizer? Deixe seu comentário!

 

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

32 Comentários

  1. Jorge Purgly disse:

    Gostei, Adelson!
    Sucesso!
    Um abraço,
    Jorge

  2. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Também sou um entusiasta dos comentários, por isso prefiro deixá-los aberto. Agora, caso ache que é necessário moderá-los, farei com certeza.

    E pode ter certeza que isso não afastará os leitores.

    Abraço.

  3. Natan Lopes disse:

    Olá Adelson,

    Como você mesmo disse no guest post no Info Macross "A moderação é outro item que causa certa frustração em quem escreve um comentário" No meu ponto de vista a moderação de comentários pode até assustar quem nunca comentou, mas como o Iúri disse: "pode ter certeza que isso não afastará os leitores." Quem já esta acostumado a comentar em blogs não ira mudar sua rotina =P Até mesmo porque com a moderação de comentários temos certeza que o autor leu nosso comentário, seja ele aprovado ou reprovado (o que não é o seu caso, pois você já fazia isto antes de moderar 🙂

    Em relação a utilização do "Tuite os comentários automaticamente" não gostei, pois isso polui a time line de quem segue o @gerenciandoblog, e espero que os próximos a comentarem deixem sua opinião a respeito disto também, para que você possa decidir se deve ou não ser mantido!

    Abraço!!

  4. Arierom disse:

    Adelson,

    creio que uma política mínima que for, se faz necessária.
    Desde que consegui abrir meu espaço para comentários, uso da moderação, mas antes disto já entendia como necessária por onde passei e comentei.
    Não gosto das "letras de confirmação" sobre quaisquer pretextos, tanto que usei por pouco dias e aboli.
    Igualmente não sou favorável aos comentários anônimos.

    Trazemos para os nosso blogues um pouco do nosso comportamento e ética, e precisamos coibir tudo aquilo que não agregar valor, não apenas para nós, mas para estes 95% que sabem como se portar na "morada alheia".

    Estes 5% ou menos, que não sabem como usufruir da qualidade dos conteúdos do GB, é que não aprovarão estas pequenas e necessárias mudanças, penso eu.

    Forte abraço!

  5. Lucaimura disse:

    Olá Adelson!!

    Infelizmente tenho de concordar contigo acerca dos comentários, é muito desagradável termos muito trabalho a fazer um post para depois aparecerem comentários que falam de tudo menos do artigo. Ainda só tive poucos comentários "spam" mas se continuar vou fazer como tu… para muita pena minha!!

    Um abraço.

  6. Ana Karenina disse:

    Olá Adelson

    Eu como comentarista e leitora do seu blog não sou contra a moderação pois creio que quando um blog vai ganhando visibilidade é comum ser mais assediado pelas propagandas, nesse mundo da blogosfera muita gente quer aparecer, o problema é o meio que utilizam.

    Eu não fico preocupada nem esperando que aprovem meus comentários, quando comento quero que o blogueiro saiba o que penso, mas se você ver que um comentário merece resposta tudo bem que não publique, mas vale responder por e-mail ou algo assim.

    Quanto a publicação de comentários do blogger no twitter eu também não aprovo nem gosto, pelos motivos que o Natan colocou, inclusive tem gente que publica o "forming" por lá e eu não tenho paciência pra ler aquilo, parei de seguir muita gente porque fazia uso abusivo deste recurso, temos que nos colocar no lugar dos seguidores: o que você gosta de ver na timeline? você acha que estes comentários interessam realmente a todos que nos seguem? Acredito que não, as pessoas andam com pressa, sem paciência e cada vez mais seletivas, precisamos utilizar o twitter pra mostrar nossa identidade e não apenas links como muitos fazem.

    Bom, essa é a minha opinião, claro que você não tem que concordar, mas enfim espero que não me entendas mal, admiro muito seu trabalho e sua postura na blogosfera, continue assim: buscando melhorar sempre.

    Um abraço

  7. Neto disse:

    Adelson! Eu moderei os comentários no meu blog não porque gostei, mas porque praticamente me senti obrigado a fazer. Tres foram os motivos: os malditos spams, os comentários com intuito apenas para divulgação (sem relação com o post como citado por você), e agora a ideia de que tambem seremos responsabilizados, de acordo com a legislação eleitoral, pelo comentário.

    Como escrevo nesse blog sobre política, tive que fazê-lo antes de qualquer notificação. E o que eu recebo de ofensa, você nem imagina. Emfim, ossos do ofício…

    Abração

  8. Adelson Smania disse:

    @Jorge: Obrigado pelo apoio!

    @Iúri: Espero realmente que os comentaristas do Gerenciando – como todos vocês que compareceram neste artigo – realmente não se incomodem com a moderação. Resisti até o meu limite para não moderar o Gerenciando, mas fui vencido.

    @Natan: Sempre fiz questão de ler e responder cada comentário recebido aqui. Você é um ótimo exemplo de como os comentários enriquecem o conteúdo do blog! Com relação aos comentários no Twitter, vou manter a funcionalidade em observação durante algum tempo, para definir se a manterei. Obrigado por expressar sua opinião!

    @Arierom: Você citou duas palavras que expressam bem o motivo de minha revolta: comportamento e ética. É uma pena que haja uma minoria que não tenha esse respeito e acabe prejudicando, de certa forma, os demais.

    @Luca: Realmente, é chato demais receber o tipo de comentários que você citou! A moderação foi mesmo a única forma que vi para evitar isso.

    @Ana: Obrigado pela sua opinião a respeito do Twitter. Não há como levá-la a mal. Pelo contrário! Entendi sua posição. Ao postar os comentários no Twitter, levei em consideração justamente o fato de entender que eles também podem ser úteis aos meus seguidores. Mas, como eu disse ao Natan, vou avaliar isso nas próximas semanas para decidir se os deixarei assim.

    @Neto: Você tocou em outro ponto importante: a responsabilidade do autor sobre os comentários recebidos. É outro ponto a favor da moderação. E imagino mesmo o que você deva suportar, tratando de assuntos tão espinhosos!

    Meus sinceros agradecimentos pela participação. São vocês, que estão no topo dos 95% que citei no artigo, que me fazem valorizar tanto os comentários que recebo aqui. Podem acreditar: sem a participação de cada um de vocês, muito do que faço aqui no Gerenciando não seria possível.

    Grande abraço!

  9. André disse:

    Se chegou a esse ponto, acho bem que assim o faças. De qualquer maneira, não existem inconvenientes na moderação prévia dos comentários, até acho que devia ser assim por defeito. Afinal de contas, o espaço é seu, (e se estivesse na mesma posição também o faria) pelo que quem decide as regras é o dono.

  10. Maria Lúcia Marangon disse:

    Adelson, fiquei preocupada com essa história do twitter. Nem é por causa de poluição de time line. Eu vou ficar meio tímida de expor minhas burrices, digo, dúvidas tão publicamente assim. rsrsrs… Com relação à moderação dos comentários, acho que você está certíssimo. Abraços.

  11. Adelson Smania disse:

    @André: Talvez fosse um pouco de ingenuidade minha, mas eu sempre acreditei no bom senso das pessoas (e a grande maioria o exerce), e por isso não moderava os comentários.

    @Maria Lúcia: Não se sinta constrangida! Um dos motivos para compartilhar os comentários é que as dúvidas e respostas podem interessar a quem nos lê por lá. Fique tranquila quanto a isso.

    Um abraço a vocês e obrigado pela visita!

  12. Sandra disse:

    Olá Adelson!
    Você tinha dito isso uma vez, que seria tão liberal assim enquanto pudesse ser, as palhaçadas começaram e então teve que bloquear, fazer o que? É melhor para você e para nós também, que não vamos encontrar comentários idiotas.
    Meu blog também recebe muito dessas propagandas e até correntes, é mole? Tive que trocar o akismet por outro, que melhorou bastante, inclusive obrigando o comentador a digitar um número mínimo de palavras. Mesmo assim as vezes passa alguma coisa. Se eu ver que não der mais também irei moderar, com certeza!
    Um abraço!

  13. Para mim não há nenhum incômodo de ter seu comentário moderado (só se você escreveu alguma besteira), e até é bom para o dono do blog saber o que seus leitores estão escrevendo para depois você decedir se isso pode ou não ser publicado.
    Eu achei legal você tuitar os comentários aqui publicados, pois é outra forma de divulgação das opiniões das pessoas, e agora que você gerencia qual comentário irá ou não ser publicado o conteúdo do seu Twitter será bem interessante e diversificado!
    O que mais gosto nisso tudo é que você responde TODOS os comentários de seus leitores, e os deixa motivados a comentar em outros posts, sabendo que irá ser correspondido! Me sinto mais querido ao ser feito um comentário do meu comentário e isso me faz querer comentar mais aqui, por isso a partir de agora também irei responder a TODOS os comentários que aparecerem lá no Mídia e Ecologia.com, e espero que essa atitude ajude ao número de comentários de lá crescerem!

  14. Adelson Smania disse:

    @Sandra: Realmente, eu imaginava que um dia poderia voltar atrás em minha decisão de manter os comentários sem moderação. Senti por ter tomado a decisão, mas não houve outro jeito. O bom é que, em seu caso, você tem plugins do WordPress para filtrar boa parte deles. Isso faz falta no Blogger.

    @Danil: Responder os comentários recebidos é o mínimo que posso fazer para agradecer e retribuir a atenção de todos vocês que escrevem aqui! Também gosto disso quando vou a outro blogs: quando vejo uma resposta, tenho certeza de que meu comentário foi lido e teve importância para o dono do blog. Que bom que eu consiga passar também essa sensação a você!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  15. Marco Damaceno disse:

    Eu resolvi simplificar minhas regras de comentários. As regras antigas ainda ficam disponíveis em Termos de Uso, mas, logo acima do campo de comentário, eu digo que é só preciso ter educação para comentar. Com isso todas as regras são respeitadas. Só não aceito comentários anônimos, por mais interessantes que eles sejam.

  16. Jorge Purgly disse:

    Olá Adelson, pelo mesmo motivo que o seu passei a usar a moderação de comentários em todos os meus blogs.
    É lamentável ver propaganda que nada tem a ver com o conteúdo do blog sendo colocada como spam.
    Um abraço,
    Jorge

  17. Adelson Smania disse:

    @Marco: Realmente, o pedido de educação já deveria ser suficiente para que as pessoas se conscientizassem no momento de escrever comentários. Mas, já notei que, após iniciar a moderação, praticamente zeraram os comentários indesejados aqui no Gerenciando.

    @Jorge: Realmente, é uma pena as pessoas utilizarem nossos blogs para fazerem propagandas. Mas, a moderação resolve mesmo esse problema.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  18. Karlla Patrícia disse:

    Eu sempre mantive meus comentários em aberto. Mas como foi dito, os abusos e insistências me fez mudar de idéia. O blog fica feio e poluído com certos comentários. Hoje aceito o que eu considero bem escrito, justo e sincero, mesmo que seja uma critica.

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Karlla!

    Que ótimo vê-la por aqui!

    Também não tenho restrição quanto às críticas. Quando são bem colocadas e não são ofensivas, são muito bem vindas porque ajudam a direcionar meu trabalho.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  20. Internetador disse:

    Acho que fez certo, é necessário moderar os comentários, principalmente em um blog já bastante visado.

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Internetador!

    Infelizmente, percebo que o Gerenciando Blog está se tornando cada vez mais visado para esse tipo negativo de comentários. Uma pena.

    Um abraço!

  22. Elise (Litteraria) disse:

    Oi!

    Felizmente eu nunca tive esse problema no Litt. Acho o cúmulo da deselegância e da falta de respeito alguém usar um espaço de comentários para propagandas gratuitas ou floodagens do tipo "Muito bom, gostei!". Não acrescenta em nada e só dá desgosto. Dá um trabalho a mais moderar os comentários, mas nesses casos, infelizmente, pra podermos ter um blog respeitável, é preciso lançar mão deste recurso.
    Quanto à publicação dos comentários no Twitter, concordo com os colegas que postaram acima (sobre a timeline lotada), mas há um ponto a favor: às vezes podemos estar procurando uma solução para algum problema e de repente puf! o comentário na timeline ajuda a resolver tudo.

    Um abraço! =D

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Elise!

    Bons tempos aqueles em que eu não precisava me preocupar com spams ou comentários desrespeitosos como os que você cita!

    Mas, como citei nos outros comentários, isso é uma minoria. A maior parte dos comentários que recebo aqui no Gerenciando sempre me ajuda a evoluir com meu trabalho.

    Quanto ao Twitter, continuo meu trabalho de acompanhamento do resultado. No início, houve uma queda significativa no número de seguidores. Agora, ele voltou a crescer. E o número de visitas vindas de lá está bem superior ao que eu recebia antes. Mas, ainda não é a decisão final.

    Um abraço!

  24. Ana Cavalcantti disse:

    Oi !!!
    Ah eu modero…só me xingaram duas vezes ..uma qdo coloquei uma foto do lula rs..mas nem tava falando nada de mais rs …e no meu ultimo post tb…mas eu aceitei do mesmo jeito e ainda respondi rs !!!
    Mas sempre tem uns anonimos espiritos de porco …ai prefiro moderar pra eu nao ter surpresinhaaaaaas !!!!!!
    Vou dar uma olhada nesse tuite os comentarios…sou meio atrasadinhaaaaaa !!!!!!
    Beijoooooo

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, Ana!

    Eu costumo publicar os comentários negativos, até porque o espaço é aberto a críticas.

    O que não permito aqui são comentários mal feitos, em que percebo a clara impressão apenas de divulgar um link. Muitas vezes, vejo que a pessoa nem leu o artigo. Esses são excluídos.

    Um abraço!

  26. Cayo Canette disse:

    Olha que engraçado, eu estava a algumas semanas buscando por esse tópico que tinha visto a um tempo, quando meu domínio ainda não tinha mudado, fico feliz por ter achado, minha curiosidade por achar esse artigo que leva ao ''unfollow'' era o que eu buscava, e nessa busca louca acabei conhecendo mais teu blogger, e vendo muito mais artigos que me ajudaram, acredite a maioria dos teus artigos estão na pagina de favoritos do meu Pc, hahaha. vlw mesmo

  27. Adelson Smania disse:

    Olá, Cayo!

    Fico feliz que os artigos do Gerenciando Blog estejam em seus favoritos! Espero que continue encontrando aqui o que você procura.

    Um abraço!

  28. Adelson Smania disse:

    Olá, Vivian!

    Bom seria se todos tivessem consciência e não precisássemos nos preocupar em moderar os comentários! Mas, infelizmente, recebo hoje muitos spams (que são bloqueados automaticamente) e também muitos comentários com o único objetivo de divulgar um link.

    Em casos assim, a moderação é mesmo a única saída.

    Um abraço!

  29. Sabrina Villares - 1001 Ideias Para Enriquecer disse:

    Seu site é uma delicia, já passei por mais de 15 postagens desculpa não comentar em todas, mas vou voltar ler cada uma delas com mais calma e comentar cada um deles que sempre agrega nas vidas dos blogueiros, claro que este site já está nos meus favoritos. Até+ e obrigada!

  30. Adriano Luz disse:

    Olá, Sabrina!

    Fico feliz que esteja gostando! Seja sempre bem vinda aqui.

    Um abraço!

  31. nadia camargo disse:

    Oi Adelson,
    Sou nova no mundo dos blogs (o meu tem apenas 1 semana http://www.fofinhama.blogspot.com.br). É um blog sobre dietas. Tenho recebido reclamações que as pessoas não estão conseguindo comentar no blog – fiz uma pesquisa e descobri que o usuário tem que criar a conta no google para poder fazer o comentário – não é um empecilho, não é mesmo? É só criar, porém os comentários continuam não chegando. Alguma dica?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nadia!

      Eu vi em seu blog que você já permite os comentários Anônimos e também por Nome/URL. Essa é uma boa forma de facilitar os comentários, uma vez que seus visitantes não precisam da Conta do Google para fazê-los.

      Fiz também um teste em um de seus artigos e o comentário funcionou corretamente, mesmo com a Conta do Google.

      Caso seus visitantes ainda encontrem dificuldades, sugiro orientá-los a usar a opção Nome/URL, preenchendo apenas seu Nome, por ser a mais simples de utilizar.

      Um abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.