Google monitoramento serviços Camila Fiori

Estatísticas no Blogger in Draft

Estatisticas200Na semana passada, o Blogger in Draft lançou mais uma novidade fantástica: estatísticas de acesso dentro do próprio Blogger, sem precisar instalar ou configurar absolutamente nada. Isso interessa especialmente a quem tem um blog e quer apenas acompanhar as informações básicas de acesso, sem necessidade de informações mais detalhadas. Veja neste artigo quais informações são mostradas e como analisá-las para trazer mais visitas ao seu blog.  

Introdução

Como eu citei no artigo Blogger in Draft: Conheça Antes as Novidades, é nessa área que a equipe do Blogger lança antes suas novidades, como uma forma de testar os novos recursos antes de sua liberação oficial. No mês de março/10, foi lançado no Blogger in Draft o recurso do Template Designer, que impressionou positivamente os usuários da plataforma. Agora, eles trazem mais uma novidade muito bacana: as estatísticas automáticas no Blogger, conforme divulgado no artigo Introducing Blogger Stats, do blog oficial do Blogger in Draft. O acompanhamento de estatísticas de acesso é imprescindível para quem tem um blog. Aqui no Gerenciando Blog já citei diversas ferramentas para isso, como o Google Analytics, o Woopra, o Performancing e o HiStats. No entanto, para começar a utilizar essas ferramentas, você precisa realizar alterações em seu template ou adicionar gadgets. A grande vantagem da nova ferramenta incorporada ao Blogger é que você não precisa fazer nada para ela começar a funcionar. Desde o lançamento da ferramenta, ocorrido em 01/07/10, as estatísticas já começaram a ser registradas automaticamente. Assim, basta acessá-las para visualizar os dados. Outra vantagem em relação aos concorrentes (em especial o Google Analytics): aqui, as estatísticas são mostradas praticamente em tempo real. Isso quer dizer que as visitas são computadas no exato momento em que elas ocorrem, enquanto no Analytics isso demora algum tempo. A desvantagem é que são mostradas apenas estatísticas básicas, sem o nível de detalhe que as outras oferecem. Mas, os dados mostrados no Blogger in Draft podem ser suficientes para boa parte dos blogs, pois permitem realizar as análises básicas necessárias para o gerenciamento do blog.  

Acessando as estatísticas de seu Blogger

Visualizar suas estatísticas é muito simples: 1. Acesse http://draft.blogger.com e entre com seu usuário e senha. 2. Clique no botão “Estatísticas” de seu blog, destacado na figura abaixo:
EstatísticasBlogger1 3. Você já será levado à área de “Overview” (“Visão geral”), onde verá um resumo das informações de acesso ao seu blog. 4. No cabeçalho da página, ao lado do título “Overview”, você verá um painel com alguns links. Esse painel se repetirá em todas as outras guias que o serviço oferece. As funções desse painel:
EstatísticasBlogger6

  • Refresh (Recarregar) – Serve para atualizar os dados sem sair da página de estatísticas.
  • Os botões seguintes servem para você escolher o período de tempo que deseja analisar: Now (“Agora”, mostra as 2 últimas horas), Last Day (“Último Dia”, as últimas 24 horas), Last Week (“Última Semana”), Last Month (“Último Mês”) e All Time (“Todo o tempo”, que mostra todas as suas estatísticas).
  • Após os botões, é mostrado o período que está sendo exibido.

Abaixo está a explicação para o que é exibido em cada pasta das estatísticas.  

Overview (Visão Geral)

EstatísticasBlogger2 Nesta pasta é exibido um resumo de suas estatísticas. Numa mesma página, você pode ver o número de visualizações de páginas recebidos (“Pageviews”), seus artigos mais visitados (“Posts”), quais páginas externas lhe enviam mais visitas (“Traffic Sources”) e os países de onde vêm seus visitantes (“Audience”). Ao clicar em “More”, ao lado de cada opção, você é levado à página com os detalhes sobre aquelas informações.  

Posts (Artigos)

EstatísticasBlogger3 Na área superior (“Posts”), são mostrados os seus artigos que mais visualizações tiveram naquele período. Na área inferior, em “Pages”, são mostradas as suas páginas estatísticas que tiveram mais visitas. Se você não tiver criado páginas estáticas em seu blog, esta área ficará vazia. Esta informação é importante para você determinar quais são os seus artigos que atraem mais visitantes. Um artigo que está no topo pode receber mais visitas porque você o divulgou mais, porque o assunto é interessante ou porque está melhor posicionado nas pesquisas do Google. Caso você não tenha certeza do motivo para que seu artigo esteja recebendo mais visitas, a próxima área pode ajudá-lo. Uma vez entendido o motivo, é uma lição para você: isso significa que a estratégia para aquele artigo foi bem sucedida e pode ser aplicada novamente em artigos futuros.  

 

Traffic Sources (Fontes de Tráfego)

EstatísticasBlogger4 Aqui são mostradas as páginas externas que mais visitas enviaram ao seu blog. As fontes são divididas em três itens:

  • Referring URLs – Aqui são mostradas as páginas que lhe trouxeram mais visitas. Note que você pode clicar nelas para visitar a página original de onde seu visitante veio.
  • Referring sites – Aqui, as fontes são agrupadas por site. Assim, é mostrado, de forma agrupada, os sites que lhe trouxeram mais visitas. Essa informação é importante para você perceber quais são os sites em que vale a pena investir para divulgar os seus artigos. Pode também lhe indicar outros sites que contenham links para o seu e lhe tragam visitas.
  • Search Keywords – Nesta área são mostradas quais palavras foram buscadas no Google e lhe trouxeram mais visitas. Normalmente, elas indicam palavras em que seu blog está bem posicionado nos resultados das buscas. É uma indicação importante do que as pessoas estão procurando ao chegar ao seu blog.

 

Audience (Audiência)

EstatísticasBlogger5 Nesta página, são mostradas informações sobre os seus visitantes, para que você possa conhecer melhor a sua audiência. Há também 3 áreas de informações:

  • Pageviews by Countries (Visualizações de Páginas por País) – Aqui é mostrado, tanto no mapa quanto numa lista, quais são os países que mais visitas lhe enviam. Dependendo do seu conteúdo, isso pode lhe ajudar a focar os assuntos que você deve escrever, ou em que idioma eles devem ser escritos.
  • Pageviews by Browsers (Visualizações de Páginas por Navegador) – Esta é uma área extremamente importante: ela mostra que navegador seus visitantes utilizam para ler seu blog. A informação é importante para que você teste seu blog nos navegadores mais utilizados, garantindo que ele seja visualizado corretamente.
  • Pageviews by Operating System (Visualizações de Páginas por Sistema Operacional) – Esta informação é similar à anterior, mas mostra o sistema operacional utilizado pelos seus visitantes. Em situações normais, o Windows será o primeiro colocado, com grande diferença em relação aos demais. Mas, dependendo do assunto do seu blog, outros sistemas operacionais podem ter participação significativa, o que indica a necessidade de garantir que seu blog funcione corretamente também nesses sistemas.

 

Conclusão

As estatísticas no Blogger são mesmo uma novidade bastante relevante. Para muitos donos de blogs, essas estatísticas são suficientes para monitorar e direcionar o seu trabalho. E muitos desses não utilizavam as outras ferramentas de “web analytics” por as acharem complexas de difíceis de operar. Claro que as estatísticas mostradas no Blogger estão bem longe do que é possível ter numa ferramentas como o Google Analytics. Assim, se você deseja informações mais detalhadas, provavelmente você fará pouco ou nenhum uso desta funcionalidade.   E você, o que achou das novas estatísticas do Blogger? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

29 Comentários

  1. Jorge Purgly disse:

    Olá Adelson, muito oportuno o seu artigo e bem detalhado, passo-a-passo. É isso que o povo gosta, é isso que o povo quer!
    Também estou bem feliz que nosso artigo do Twitter está bombando.
    Um forte abraço,
    Jorge

  2. J. Neto disse:

    Perfeito! E eu já estou usando. Provalvemente terá atualização para o PT/BR em breve. Seu post aqui foi excelente. Bem explicativo. Eu só gostaria que os indicadores (os mesmos usados pelo Analytics) não fossem assim tão básicos, mas já vale a pena para quem quer se aperfeiçoar.

    O bacana também é saber que o Blogger está melhorando muuuuuito! 🙂

    Valeu! Abraços Adelson!

  3. alquimistaspontocom disse:

    Gostei! Valeu pela dica… Abraços

  4. Adelson Smania disse:

    @Jorge: Faço questão de dar o máximo de detalhes nos artigos, para tentar ajudar desde quem está começando até quem já tem mais experiência. E o artigo sobre o Twitter realmente fez muito sucesso!

    @Neto: Realmente, o Blogger tem evoluído muito e isso é muito importante para nós que adotamos essa plataforma. Quanto aos indicadores, eles ainda não substituem o Analytics, mas serão muito úteis para dar as informações básicas.

    @Alquimistas: Que bom que tenha gostado!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  5. Barbara disse:

    Adorei o post.

  6. JORGE CLAN disse:

    Gostei do noticia, e já conferi os números do meu blog, já que não uso o google analytics, e só outros programas, meu blog já começa com muita força esse mês.

  7. Adelson Smania disse:

    @Barbara: Que bom que tenha gostado!

    @Jorge: As estatísticas do Blogger são simples, mas ao mesmo tempo bastante úteis, especialmente para quem está começando e ainda não tem necessidade de informações avançadas.

    Um abraço a vocês!

  8. dona perfeitinha disse:

    Oi, Adelson,
    Achei excelente. Apesar de ter o Analytics também, esse é mais rápido pra consultar, né? Adorei que tenha o ranking de postagens mais lidas também.

    Em outro comentário seu lá no meu blog, respondi só na postagem. Hoje deu tempo de te deixar um recado aqui. Antes de a Jaqueline falar do seu blog, eu já conhecia e tenho que dizer que sempre venho pra aprender mais.

    Um abraço,
    Talita.

  9. ErikaH Azzevedo disse:

    Esse site é util por demais, muito mesmo..de utilidade publica, o melhor do ramo em minha opinião..agradeço0te por tantas informações.

    Bjos

    Erikah

  10. Adelson Smania disse:

    @Talita: Que ótimo receber seu comentário aqui! Eu também gostei desta nova funcionalidade do Blogger. É bastante prático – especialmente para quem só precisa das informações báiscas. E seja sempre bem vinda aqui!

    @Erikah: Fico muito feliz com os elogios! E espero que sempre encontre artigos úteis aqui no Gerenciando.

    Um abraço a vocês e obrigado pela visita!

  11. Isha Shiri disse:

    Hello Adelson,
    This tools is very interesting.

    I appreciated your comment on my blog. Thanks.

    I wish you peace.

  12. Adelson Smania disse:

    Hi, Isha!

    Blogger Statistics are really interesting – and very simple to use.

    Thanks for visiting!

  13. ligiacrispino disse:

    Conheci o site gerenciandoblog pelo blog Inteligemcia da Madia Mundo Marketing e valeu muito a pena ter entrado no link. Adorei as dicas!!!

  14. Adelson Smania disse:

    Olá, Lígia!

    Seja bem vinda ao Gerenciando Blog! Fico feliz que tenha gostado das dicas.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  15. Marcia disse:

    Nossa estou tão feliz…quando vi essa nova modalidade no painel do blogger..não imaginava que o blog era visto em tantas partes do mundo…ainda bem que coloquei alguns ítens de dicas importantes que você nós fornece tão gentilmente.
    Sinceramente não canso de elogiar o seu trabalho.
    Parabéns!!!

    Bj.

  16. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcia!

    É ótimo mesmo quando percebemos que nosso trabalho chega tão longe, não? Parabéns por isso!

    E muito obrigado pelos seus elogios! Para mim, o mais gratificante é ver que os artigos são úteis para vocês que visitam o Gerenciando Blog.

    Um abraço!

  17. Water disse:

    Adelson por favor, como faço para que as estatísticas(analytics, webmaster tools, draft etc) não conte meus acessos? Quero que meus acesos não sejam contados como visita vc entende?

    Existe alguma maneira ou configuração para isso?

  18. Adelson Smania disse:

    Olá, Water!

    São poucas as ferramentas de monitoramente que permite isso. As estatísticas do Blogger, por exemplo, computam todos os visitantes.

    Em seu lugar, eu não me preocuparia com isso. Suas visitas só são relevantes enquanto você tiver poucos visitantes em seu site. À medida em que suas visitas crescerem, você perceberá que suas próprias visitas são insignificantes quando comparadas ao número total recebido.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  19. alberto disse:

    observando o comparativo do blogger e analytycs, tenho muitas visitas, a duvida que fica é a sequinte:
    o adsense é contado pelo analytics?! Se fosse diretamente pelo blogger sinto que teria um retorno muito maior. Tem como "melhorar" essa contagem ou outra forma de publicidade que seja mais eficiente em pagar por minhas visitas??

  20. Adelson Smania disse:

    Olá, Alberto!

    O Adsense conta a quantidade de cliques que os anúncios de seu blog recebem.

    Com relação à diferença entre de números entre o Google Analytics e o Blogger, a diferença não deve ser muito grande. São apenas formas diferentes de realizar a contagem.

    E, se você quiser conhecer outros programas para monetizar seu blog, leia meu artigo Como Ganhar Dinheiro com seu Blog.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  21. João Luiz disse:

    muito bom, as estatisticas, eu costumo usar muito a de saber de que pais são meus visitantes, porque asim o povo pode me entender melhor, mais eu já sabia desse aplicativo, mais valeu por esplicar melhor como ele funciona, asim fica mais facil de manusealo

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, João!

    É realmente importante acompanhar as estatísticas. Caso você receba muitas visitas de outros países, pode ser interessante adicionar um tradutor automático ao seu blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  23. Carol Liôa disse:

    show, adorei! des que comecei a seguir o q vc coloca aqui, meus blogs estao com maiores visitações, estou adorando esse blog passo todo dia aqui!! valeu mesmo!

  24. Adelson Smania disse:

    Olá, Carol!

    Fico realmente feliz quando leio comentários como o seu! É ótimo saber que estou conseguindo colaborar com o sucesso de quem visita o Gerenciando.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  25. Flor Radiante disse:

    eu estava adorando isso, ate dois dias atras, quando essa estatistica parou de funcionar no meu blog!!!
    agora vejo que pessoas entraram no blog, sei quantas entraram, mas nao esta sendo mostrado quais pagins, quantos em cada postagem.
    simplesmente atrapalhou meu final de mes!!!!
    estou sem saber o que fazer, inclusive postei no proprio blog sobre o problema e mostrei imagens, poderia me ajudar?
    http://minifazendaoblogdosfazendeiros.blogspot.com/

  26. Adriano Luz disse:

    Olá!

    Estranho as estatísticas terem parado assim repentinamente. Pela descrição que você fez, parece ser um problema temporário no Blogger. Algumas sugestões, caso o problema não tenha se resolvido:

    1. Tente verificar as estatísticas na interface antiga e na interface nova do Blogger. É possível que elas apareçam corretamente em uma delas.

    2. Independente das estatísticas do Blogger, é interessante utilizar o Google Analytics, que mostra estatísticas mais detalhadas.

    Um abraço!

  27. Sergio Nunes disse:

    Olá Adelson

    Gostei muito de seu post. Procurei bastante essa esclarecimento na internet e achei aqui. No início, precisamos de informações detalhadas; como você escreveu. Parabéns!!!

    Um abraço.

    Sergio Nunes

  28. Adriano Luz disse:

    Olá, Sergio!

    Fico feliz em poder ajudar! Procuro escrever os artigos da forma mais detalhada possível, para que todos possam entendê-los e aplicá-los.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  29. Clube Multimédia disse:

    Muito bom o seu blog. Parabéns.
    Nas estatísticas do blogger não há forma de mostrar todos os países? No seu exemplo só mostra uma lista de 10 países. Provavelmente a lista é bem maior. Haverá forma de mostrar a lista completa?
    Obrigado
    A. Martins

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.