Google guest post SEO Camila Fiori

A Reinvenção do Índice de Buscas do Google

GoogleCaffeineEste artigo é mais um “guest post” escrito por Rafael Coutinho, consultor de SEO da Linka On-Line, que tem entre seus clientes a Tech Clube. Desta vez, Rafael escreve sobre o Caffeine, o novo sistema de indexação lançado pelo Google no mês passado. Lendo o artigo, você entenderá o que mudará com o novo índice, que traz mais agilidades às pesquisas realizadas na ferramenta.  

Introdução

O Google anunciou recentemente o lançamento do Caffeine, um índice de buscas diferente, com maior velocidade de indexação, precisão, entendimento e outros pontos nos resultados de buscas. Com ele você poderá encontrar resultados muito mais atualizados do que na busca comum já conhecida. Os usuários comuns não irão notar muita diferença, mas os desenvolvedores de sites e os usuários mais entendidos do assunto irão gostar muito da novidade. O Google até lançou um site para testes do Caffeine, para que os usuários pudessem usar e testar a qualidade do novo índice de buscas. Não se deve esperar um site diferente, com um layout novo, pois as mudanças serão “internas”, no funcionamento e resultado das buscas. A versão final do Caffeine está no ar desde o início do mês de junho/10. O novo índice vinha sendo desenvolvido há muito tempo e seus desenvolvedores mostraram-se contentes com os resultados alcançados.  

Como Funciona o Caffeine

GoogleO Caffeine foi desenvolvido em dez pontos para pesquisa: geral, imagens, notícias, vídeos, blog, etc. Essas opções estão disponíveis do lado esquerdo da página de busca. Para encontrar a notícia, imagem, vídeo, mais recentes basta clicar na opção que indica os links postados nas últimas 24 horas e você terá uma busca totalmente atualizada, quase que em tempo real. Como o antigo sistema de busca era feito em camadas, as atualizações demoravam mais a aparecer, porque para atualizar apenas uma dessas camadas era necessário atualizar todas elas, o que levava certo tempo e atrasava o aparecimento de links recentes no resultado da busca. Com o novo índice de buscas do Caffeine, você pode buscar o post de um blog, por exemplo, até um minuto depois de ser postado.  

 

Saiba Mais Sobre o Google

O Google, como todos sabem é uma empresa que desenvolve serviços on line. O primeiro serviço a ser lançado foi a página de buscas que hoje é a mais usada no mundo. A grande maioria de seus serviços é gratuita e são muito populares, são eles: o email Gmail, a página de relacionamentos Orkut, a página que permite a criação de blog Blogger, o Google Earth que é um programa onde você pode ter imagens do mundo todo via satélite, o Picasa para compartilhar fotos e imagens e mais uma infinidade de outros serviços muito úteis e interessantes. O sucesso do site de buscas fez com que as ações do Google se tornassem uma das mais altas nas bolsas de valores americanas, e está em alta desde que foi disponibilizada para os investidores.

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

10 Comentários

  1. Assim ficou mais fácil pesquisar várias informações ao mesmo tempo! O Google é mesmo incrível.

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Danil!

    Também gostei da nova versão. Fora as mudanças no índice, explicadas pelo Rafael, as alterações na interface ficaram mesmo interessantes.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  3. Lucaimura disse:

    Olá Adelson.
    Parece incrível mas desconhecia esta evolução do Google (devo andar a dormir ;D).
    E mais incrível ainda é que esta evolução foi para melhor… o Google está a acordar!!

    Um abraço.

  4. Adelson Smania disse:

    Olá, Luca!

    Não se preocupe: muitos não notaram a revolução silenciosa do Google. As maiores mudanças foram realizadas no índice, por isso passaram desapercebidas por muitos.

    Um abraço!

  5. Sandra disse:

    Olá Adelson e Rafael!
    Finalmente entendi do que se trata o tal do Caffeíne então! Já tinha ouvido falar, mas não tinha achado nada que explicasse rapidamente como aqui.
    Já tenho notado a tempos que as visitas nos posts novos tem aumentado justamente nas primeiras 24 horas, deve ser por isso então.
    Eu gostei.
    Um abraço

  6. Adelson Smania disse:

    Olá, Sandra!

    Que bom que tenha gostado do artigo! O Rafael conseguiu resumir bem a inovação trazida pelo Caffeine.

    Um abraço!

  7. Dermeval Junior disse:

    É muito importante essa evolução. O volume de conteúdo na internet é obvio que não para de crescer e com certeza a medida que passar o tempo, a necessidade de se criar mecanismos cada vez mais rápidos e eficientes será uma necessidade constante.

  8. Adelson Smania disse:

    Olá, Demerval!

    Realmente, essa capacidade de indexar com rapidez e eficiência o conteúdo existente na web é algo que o Google tem feito com maestria, o que explica o seu destaque em relação aos concorrentes.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  9. Internetador disse:

    O Rei das buscas não pára mesmo…

  10. Adelson Smania disse:

    É ótimo perceber que o Google, apesar de sua liderança, não se acomodou e continuar realizando inovações.

    Quem ganha somos nós, usuários.

    Um abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.