Microsoft publicação Camila Fiori

A Versão Beta do Windows Live Writer

WindowsLiveWriter200Recentemente, a Microsoft liberou a versão beta do novo Windows Live Writer. A maior alteração em relação à versão anterior foi o seu visual, que agora passa a utilizar o conceito de “ribbons” na barra de ferramentas (como no Office 2007). Há também outras pequenas alterações. Conheça neste artigo as novidades em relação à versão anterior e avalie se vale a pena realizar a migração.  

Introdução

Aqui no Gerenciando Blog, já escrevi alguns artigos sobre o Windows Live Writer (WLW):

Em minha opinião, trata-se da melhor ferramenta disponível para você escrever os artigos do seu blog. Ela é gratuita, fácil de utilizar e possui diversos recursos interessantes para facilitar seu trabalho e melhorar a qualidade de seus artigo. Fazia algum tempo que o Windows Live Writer não recebia alterações realmente significativas por parte da Microsoft. Agora, foi lançada uma versão beta do que será o novo Windows Live Writer. Se você não conhece o termo, uma versão beta é uma versão que ainda não está 100% testada e pronta para o público final. Por isso, ela ainda pode conter pequenos erros que estarão corrigidos na versão final. Já estou utilizando essa versão beta há cerca de duas semanas e estou escrevendo este artigo para compartilhar com vocês minha avaliação sobre a nova versão. Cabe a você decidir se já é hora de atualizá-la ou se vale a pena esperar pela versão final.  

Instalando a versão beta

Uma observação importante: o Windows Live Writer faz parte do pacote de aplicativos Windows Live Essentials da Microsoft. Por isso, ao atualizar o WLW, você atualizará também os outros aplicativos desse pacote que estão instalados em seu computador, como o Live Messenger e o Live Mail. Para instalar a nova versão, basta acessar http://explore.live.com/windows-live-essentials-beta e seguir as instruções. A instalação é bastante simples e não apresentou problema nenhum em meu caso. Outro ponto positivo é que os blogs que já estavam configurados na versão anterior funcionaram normalmente na versão beta.  

Novo visual

Já ao entrar no novo Windows Live Writer, você perceberá uma grande diferença: um visual totalmente renovado, utilizando os “ribbons” (botões diferenciados na barra de ferramentas, conceito lançado no Office 2007).
WLWBeta1 Como aconteceu com o Office 2007, essa mudança tem o lado bom e o lado ruim: o bom é que agora as opções mais utilizadas ficam mais visíveis acessíveis, facilitando o seu trabalho; o ruim é que pode demorar algum tempo para você se acostumar aos novos botões e descobrir onde ficam as funcionalidades que você já conhecia antes. Um exemplo de funcionalidade que tive dificuldade para encontrar: a opção “Abrir”, que antes ficava na barra de ferramentas, agora fica no menu principal. A opção “Postar rascunho no blog” ficou ainda mais escondida, também no menu principal, mas dentro de “Salvar”.
WLWBeta2 Essa dificuldade pode ser facilmente contornada com a “Barra de Ferramentas de Acesso Rápido”. Essa barra fica na parte superior da tela, ao lado do título, e você pode colocar qualquer funcionalidade da ferramenta nela: basta clicar com o botão direito sobre o botão ou menu e escolher “Adiciona à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido”.
WLWBeta3 Outra pequena mudança no visual ocorreu com a barra de categorias e data de publicação. Antes, ela ficava na parte inferior da tela. Agora, ela fica acima do artigo que você está escrevendo. Minha avaliação: as mudanças são bem vindas. Os ribbons são a tendência atual e é natural que todas as novas ferramentas da Microsoft sigam esse visual. A possibilidade de colocar na barra de Acesso Rápido as funcionalidades mais utilizadas desfaz qualquer dificuldade de acesso.  

Inserir Emoticon

Uma nova funcionalidade da versão beta do Windows Live Writer é a possibilidade de inserir emoticons (como estes aqui: Alegre, Polegar para cima, Dinheiro) ao seu artigo. Dependendo do tema do seu blog e da ocasião, eles podem ser úteis. A opção está disponível na aba “Inserir”.
WLWBeta4 A Helen Fernanda, em seu excelente blog HTMHelen, escreveu um artigo específico sobre esta funcionalidade: Windows Live Writer Beta tem os emoticons do Messenger. Minha avaliação: não vi grande utilidade para os emoticons em meus blogs. Mas, dependendo do que você escreve, eles podem ser uma opção interessante para ilustrar seus textos.  

Carregar todas as postagens

Ao abrir os posts de seu blog na versão anterior do Windows Live Writer, só era possível carregar para edição as últimas 500 postagens. Nesta versão beta, é possível carregar todas elas.
WLWBeta5 Minha avaliação: esta funcionalidade é bastante útil para quem tem blogs com mais de 500 postagens e precisa editar itens antigos – como é meu caso. Na versão anterior, isso só era possível alterando a data dos itens mais antigos para que eles aparecessem na lista.  

Ausência do Painel de Tarefas

A antiga versão do Windows Live Writer possuía o Painel de Tarefas, que ficava à direita do artigo que estava sendo escrito. Ele apresentava opções diferentes de acordo com o objeto selecionado em seu artigo. Na versão beta, ele não existe mais. A razão para isso é que agora as opções referentes ao conteúdo selecionado são mostradas numa aba especial na barra de ferramentas. Veja abaixo a aba que é mostrada ao selecionar uma imagem, por exemplo. Nessa aba estão todas as opções para você trabalhar com uma imagem, para tornar seu trabalho mais rápido.
WLWBeta6 Minha avaliação: este é outro conceito interessante trazido pelos ribbons e que facilita o trabalho. Para quem tem monitores menores, a ausência da barra de tarefas é benéfica por não ocupar espaço adicional na tela.  

Alterações menores

1. Ao inserir um hyperlink, o conteúdo da área de transferência é automaticamente trazido como sugestão de endereço. Isso quer dizer que, se você acabou de copiar o endereço de uma página da web, esse endereço aparecerá automaticamente na caixa “Endereço Web”, facilitando seu trabalho.
WLWBeta7 2. Agora, há uma nova opção para alterar o fundo do texto (como neste exemplo), o que não era possível antes na ferramenta. Também há novos botões na área de edição de Fontes que permitem alterar diretamente a a fonte do texto, sua cor e tamanho, o que antes só era possível abrindo uma caixa auxiliar para edição.
WLWBeta9  

Bugs

Agora, os pontos negativos. Durante o uso da ferramenta, encontrei alguns erros que não são críticos, mas podem atrapalhar um pouco o trabalho: 1. As combinações de teclas CTRL+N ou CTRL+B não estão funcionando para deixar a fonte em negrito. Isso só pode ser feito através do botão na barra de ferramentas. 2. A lista de rascunhos recentes no menu principal não está funcionando corretamente e não exibe os últimos rascunhos salvos na ferramenta.
WLWBeta8  

Conclusão

Fora seu visual – realmente inovador em relação à versão anterior – não houve alterações significativas nesta versão beta do Windows Live Writer. No entanto, o fato de não haver bugs impeditivos para o seu uso tornam a versão beta do WLW interessante para quem quer experimentar as novidades antes que elas se tornem oficiais.   E você, já está utilizando a nova versão do Windows Live Writer? Encontrou alguma nova funcionalidade que não citei na lista? Deixe sum comentário com sua opinião!

Classifique este post

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

23 Comentários

  1. Marlon Douglas disse:

    Ficou muito bonito o visual.

  2. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Eu gostei muito do novo visual do WLW, pena que ele não funciona no XP. Ainda não tive disposição para migrar para o win7, além do mais, alguns programas que preciso no trabalho ainda não funcionam totalmente nesse windows.

    Seu artigo me deixou ainda mais curioso para utilizá-lo, mas no momento ficarei com o antigo.

    Abraços.

  3. Adelson Smania disse:

    @Marlon: A maior mudança foi mesmo visual, com a incorporação da barra de botões no estilo do Office 2007.

    @Iúri: Eu não mencionei esse "pequeno" detalhe: a nova versão não está disponível mesmo para o Windows XP. Espero que logo você consiga migrar para o Windows 7 – fantástico, a propósito – e possa utilizar também a nova versão do WLW.

    Um abraço a vocês e obrigado pela visita!

  4. Rodrigo Nogueira disse:

    Olá meu amigo!

    Eu utilizei o Writer por algum tempo mas parei pelos seguintes motivos:

    1 – Quando vc editava a postagem feita no Writer, no blogger, muita coisa da configuração original se perdia.
    2 – Algumas coisas não são publicadas como visualizadas no Writer, principalmente imagens.
    3 – A imagem (avatar) associada ao link não aparece. Pode parecer insignificante, mas acho que é tão ou mais chamativa para visitas que o próprio link.
    4 – Quando vc instala o Writer, ele não puxa as postagens anteriores para possíveis edições.

    Será que estes problemas foram resolvidos na versão nova?

    Abração!

  5. Luiz Azevedo disse:

    Minha dificuldade no WLW anterior era inserir o "leia mais". A ferramenta para isso fica desativada (não consegui descobrir por que) e a colocação diretamente no código também não funciona, pelo menos no meu caso. A versão nova resolveu essa falha?

  6. Adelson Smania disse:

    @Rodrigo: Vamos às respostas:
    1. Quando o artigo é publicado diretamente pelo Blogger, há algumas formatações que ficam diferentes. Por isso, nem sempre o artigo permanece com a mesma formatação após ser editado no WLW. Se você sempre publicar pelo WLW, não terá mais este problema.
    2. Continuam existindo pequenas diferenças entre o que é mostrado no WLW e o que é publicado.
    3. Não entendi o que você quis dizer neste caso. A quais links você se refere?
    4. As postagens não são baixadas para o seu computador, mas você consegue editar qualquer postagem que esteja em seu blog. Nessa nova versão, não há mais a limitação dos 500 últimos artigos.

    @Luiz: Mesmo na versão anterior do WLW, sempre trabalhei com o "Leia Mais", fazendo isso diretamente no Código-fonte. Testei tanto com o recurso padrão do Blogger (adicionando a tag "more") quanto a customização do template (colocando o "fullpost").

    Espero ter esclarecido os pontos. Em caso de dúvidas, estou à disposição.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  7. Rodrigo Nogueira disse:

    Oi Adelson,

    No item 3 me refiro ao avatar que aparece na blogroll.

    Abç!

  8. Ana Karenina disse:

    Olá Adelson

    Tenho tentado uma forma de editar posts que fosse prática e rápida, pois escrevo muito, estou testando esta versão beta do writer e observei o seguinte:

    *quando pedi pra detectar o tema, recomendo que digam não, pois dizem que este recurso é que faz aparecer aquelas postagens temporárias nos feeds e hoje temos um ótimo recurso pra visualizar posts pelo próprio blogger in draft pois tem lá o botão visualizar no editor.

    *como minha conexão é lenta não recomendo que publiquem direto do writer, pois demora muito, trava e as vezes dá erro. como solução um amigo me recomendou escrever no writer, e copiar a postagem através do código fonte do writer e colar no html do editor do blog, aí depois é só visualizar no blogger in draft, testei e saiu tudo direitinho. Exatamente com a formatação que eu tinha escolhido.

    Bom, foi a maneira que achei melhor, pois minha conexão é lenta, o writer é pesadinho pra mim e não dá pra escrever direto do editor do blogger porque sai todo desformatado e cai a conexão toda hora, é um drama, rs

    Pra você ter uma ideia até os comentários que faço nos blogs eu tenho que colar porque já perdi vários por cair a conexão. O cocoment testei aqui e demora muito pra carregar.

    Enfim, a culpa não é das ferramentas e sim de minha internet que não presta, mas sou blogueira brasileira e não desisto nunca, rs

    É isso.

    Um abraço.

  9. Adelson Smania disse:

    @Rodrigo: Agora entendi sua dúvida. Realmente, ainda não consegui fazer isso funcionar no WLW. O problema ocorre porque ao link da imagem são adicionadas informações pela ferramenta, o que faz com que ela não apareça corretamente no BlogRoll.

    @Ana: Gostei de sua participação, pois abordou um lado da história que eu não havia considerado: a conexão discada. É uma realidade que deve mesmo ser considerada. Nesse sentido, suas sugestões são interessantes.
    Com relação à postagem temporária, ela realmente é feita pelo WLW. O mais curioso é que há situações em que ela não é escrita, mas ainda não consegui entender a "regra". Continuo com esse assunto pendente.

    Um abraço a vocês e obrigado pela participação!

  10. Jackie Freitas disse:

    Olá meu querido Adelson!!!
    Bem, eu já uso o WLW desde que criei o blog. Você me orientou…rsrsrs… Eu pretendo atualizar sim. Acho que se vem atualização é porque os novos recursos são para facilitar, né?
    Grande beijo e obrigada por mais essa preciosa dica!
    Jackie

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Jackie!

    É sempre ótimo vê-la por aqui!

    Realmente, os novos recursos do WLW facilitam nossa vida. A versão anterior já era ótima e esta está ainda melhor.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  12. Elise disse:

    Oi Adelson!

    Eu atualizei o WLW mas logo depois "desatualizei". O motivo foi meio idiota: não gostei das funcionalidades do Messenger, pq não uso um e-mail do Hotmail para usá-lo. Seria ideal se pudéssemos atualizar só o Writer… Fiquei meio perdida, como você citou no artigo, pelo costume com o Writer antigo… mas eu gostei da interface, mesmo porque já uso o Office Professional há tempos e gosto muito dos ribbons.

    Abraços! =D

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Elise!

    Confesso que não verifiquei a fundo as funcionalidades do novo Messenger, pois não o utilizo. Mas, tomo por base a opinião de minha esposa: ela demorou um pouco a se acostumar com a nova interface, mas conseguiu ajustá-la para ter o mínimo que ela precisa e agora gosta da nova versão.

    Quanto ao Hotmail, fiz um teste aqui utilizando meu LiveID cadastrado com o GMail e funcionou bem.

    Um abraço e obrigado pela opinião!

  14. Henrique Fragoso disse:

    Estou com um problema ao usar o WLW para publicar no Worpress.com que não consigo resolver de jeito nenhum.

    Em “propriedades de tabela”, apesar da opção “mostrar borda de tabela” não estar selecionada, toda vez que vou postar no blog as linhas pontilhadas continuam aparecendo.

    Somente as linhas das colunas não ficam visíveis.

    Ou seja, o artigo fica praticamente com a mesma aparência de quando está sendo editado.

    A título de teste, publiquei o mesmo artigo num blog do Blogger e não tive esse problema. As imagens e texto do artigo não estavam cercados pelas tais linhas.

    Como resolver isso? Você poderia me dar algumas sugestões para tentar resolver o problema?

    Se puder ajudar a esse leigo, ficarei agradecido!

    Abraços.

    Henrique.

    Em tempo: No WLW consta que estou usando a versão mais recente dele.

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Henrique!

    Vejo duas possibilidades. Ou o WLW está enviando errado o código para seu blog (o que não me parece estar acontecendo, uma vez que para o Blogger ele vai correto) e outra é que algo no template ou CSS de seu blog do WordPress esteja forçando as linhas nas tabelas.

    Faça um teste: publique um post com tabela no seu blog do WordPress e analise o código fonte mostrado pelo browser para a tabela. Se a propriedade "border" da tabela estiver como 0, é provável que o problema esteja mesmo no seu blog. Neste caso, veja uma conversa sobre o assunto: http://br.forums.wordpress.org/topic/borda-da-tabela-nao-some.

    Um abraço!

  16. Henrique Fragoso disse:

    Oi Adelson, agradeço a atenção.

    Segui suas recomendações e pude constatar que de fato o problema está em meu blog. O problema foi o estrago que eu fiz depois:

    Sem ter o menor conhecimento, resolvi pagar para ter acesso a edição de CSS e tive a brilhante ideia de fuçar diretamente no editor da folha de estilos CSS.

    O máximo que consegui foi fazer parte da tabela não ficar visível (a linha da parte de cima da tabela continuava aparecendo),seja mudando as bordas que eu achei que fossem as certas, de 1px para 0 px, seja simplesmente tentando mudar a cor das mesmas para branco.

    Enfim, já da pra ter uma ideia da lambança.
    Além de não resolver meu problema, agora não consigo sequer fazer upload da imagem de fundo que havia em meu blog!

    De lá para cá tenho feito o que deveria ter feito antes, ou seja, ao menos ler os tutoriais de HTML e CSS que são sugeridos pelo wordpress.

    CONCLUSÃO:

    Somando minhas limitações com a maneira como pretendo publicar artigos nesse blog, acho que o mais viável para mim é usar um template que criei no Artisteer e fazer upload do mesmo. Só que para tanto, tenho que mudar meu blog para wordpress.org.

    Mas antes de fazê-lo, gostaria que você me esclarecesse se o fato de eu ter bagunçado o meu template no worpress.com poderá ter qualquer tipo de influência no template que eu usar em wordpress.org.

    Agradeço a atenção e paciência.

    Abraços.

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Henrique!

    Que pena que isso tenha causado tanto estrago em seu blog. Confesso que onheço pouco sobre Worpress, mas pela situação que você colocou, acredito que não haja interferência alguma.

    Pelo que entendi, quando você fala no WordPress.org, está dizendo que terá agora um blog com hospedagem própria, utilizando o template que você criou. Correto? Se for isso, o que você fez no WordPress.com não o afetará de forma alguma.

    Um abraço!

  18. João Fabiano disse:

    Gostei da idéia da ferramenta, que iria resolver meu problema, pois em meu blog utilizo uma formatação para postar. Porém quando mando publicar, somem todos os "<" e ">" e fica, assim fica tudo "zuado".
    Meu blog é em WordPress.
    Alguém sabe de algo para sanar isso?

    Obrigado

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, João!

    Pelo que entendi, você está escrevendo seu texto na aba "Editar", correto? O que exatamente você está colocando entre as tags? Caso trata-se de codificação HTML, ela deve ser escrita diretamente na aba "Código-fonte".

    Um abraço!

  20. Melissa Bergonso disse:

    Olá!

    Eu li os comentários sobre as imagens (avatar) que não aparecem no blogroll. A solução é bem simples. Existe um código que deve ser inserido no Código-fonte da postagem, que é:

    imageanchor="1"

    Ele deve ser colocado dentro da tag img, antes do fechamento do código >

    Inserindo o código no Código-fonte a imagem vai aparecer sem problemas nos blogrolls e nos artigos relacionados dos posts (quando estes forem com imagens). O único inconveniente é que a gente tem que sempre lembrar de inserir o código. Mas com o plug-in Text Template é fácil lidar com isso!

    Eu tentei colocar um exemplo aqui, mas os comentários do blogger não aceitam nenhum tipo de código além do itálico, negrito e link…

    Espero ter ajudado. Fiquem com Deus!

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Melissa!

    Muito obrigado por sua contribuição! Eu já havia visto esse problema, mas não sabia como solucioná-lo!

    Um abraço!

  22. Anônimo disse:

    EU GOSTARIA DE SABER, ALGUM PROGRAMA A QUAL EU POSSA CRIAR UMA MARCA D'ÁGUA E COLOCAR NAS FOTOS, EM GRANDE QTDE DE FOTOS AO MESMO TEMPO…

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.