divulgação serviços Camila Fiori

Como Conseguir 1.000 Assinantes de RSS

RSS1000_200O feed RSS é uma forma poderosa para manter seus leitores fiéis, chamando sua atenção para novos artigos que você publica. Esta semana o Gerenciando Blog ultrapassou a marca de 1.000 assinantes do feed RSS de artigos. Para comemorar a marca, listo neste artigo algumas dicas para que você também consiga conquistar mais assinantes para seu feed.  

Por que disponibilizar um feed RSS?

Você sabe o que é um feed RSS? Eu já falei sobre ele em meus artigos Divulgando seu blog: RSS e RSS: Acompanhe seus sites favoritos. Trata-se de um mecanismo simples – mas poderoso – que permite aos seus leitores acompanhar os artigos que você escreve, sem precisar visitar seu blog para isso. À primeira vista, isso pode soar estranho, pois pode parecer que seus visitantes não precisarão mais vir ao seu blog para ler seus artigos. Mas, esta sensação não é verdadeira: sem o RSS, raros visitantes teriam a paciência de visitar seu blog todo dia para descobrir quando você publicou um novo artigo. E quando seu artigo é lido pelo RSS, é natural que o leitor queira ler mais sobre aquele assunto em seu blog, comentar o artigo ou clicar nos links (desde que você os coloque, claro). Por esses motivos, é essencial que você forneça essa funcionalidade aos seus leitores. As plataformas mais populares de blogs já fornecem automaticamente um feed RSS, mesmo que não tenha feito nada para isso. Mas, há algumas dicas que você pode seguir para torná-lo mais interessante aos seus leitores. É isso o que eu mostrarei neste artigo: alguns recursos que eu utilizei no Gerenciando Blog que me permitiram ultrapassar o número de 1.000 assinantes. Vamos às dicas!  

Dica 1: Escreva artigos interessantes

Pode me chamar de repetitivo e óbvio, mas não existe mágica: se os seus artigos não forem interessantes, ninguém sentirá vontade de assinar seu feed. Ou podem até assiná-lo, mas ele não se tornará uma fonte de visitas para seu blog. Quer algumas dicas para ajudá-lo a escrever artigos melhores? Leia o artigo Escrevendo e divulgando um bom artigo.  

Dica 2: Utilize o FeedBurner

Eu disse acima que os blogs já fornecem o feed RSS automaticamente. Mas, o formato disponibilizado é extremamente simples e não permite alguns controles e funcionalidades importantes. O FeedBurner é, sem dúvidas, a melhor ferramenta para ajudá-lo a potencializar o seu feed. É uma ferramenta grátis, gerenciada pelo Google, e que elevará o seu RSS a um nível muito superior. Com ele, você conseguirá enviar seus artigos para o Twitter, fornecer assinatura por e-mail, disponibilizar links para compartilhamento e muito mais. No artigo FeedBurner: Aproveitando Melhor seu RSS eu mostro como fazer isso.  

Dica 3: Redirecione seu RSS para o FeedBurner

Mesmo após criar seu feed no FeedBurner, continuarão existindo dois feeds: o original do seu blog e o do FeedBurner. É importante que você redirecione o tráfego do feed original para o FeedBurner. Isso permitirá a você controlar todas as suas informações de acesso numa única ferramenta. Mostro as instruções para isso no artigo FeedBurner: Aproveitando Melhor seu RSS, no item “Alterando o endereço de seu feed no Blogger”.  

Dica 4: Monitore o acesso através do feed

Como em todas as atividades de gerenciamento, você precisa acompanhar os dados referentes ao seu feed para saber se as suas ações estão ou não tendo efeito. Se não fizer isso, não saberá se você está utilizando a estratégia correta. Se você utiliza o FeedBurner, terá muitas informações importantes para analisar. No artigo Como Analisar seus Dados no FeedBurner, mostro como analisar os dados que a ferramenta fornece. Caso você ainda não utilize o FeedBurner, mas use o Google Webmasters, terá acesso apenas ao número atual de assinantes de seu feed, como mostrei em Google Webmasters: Estatísticas.  

Dica 5: Exiba botões para assinatura do feed em seu blog

Isso é muito importante: embora ferramentas como o Google Reader e os browsers possam encontrar seu RSS automaticamente, é essencial que você coloque botões visíveis em seu blog para seus leitores assinarem seu feed. Quanto mais atenção eles chamarem, melhor será.  

Dica 6: Exiba seu número de assinantes se ele for alto

Se você já tem um número considerável de assinantes (algumas centenas, pelo menos), o fato de exibi-lo pode chamar a atenção de outras pessoas. Trata-se de um efeito psicológico: “se tanta gente já assina, é porque ele é bom”. Isso nem sempre é verdade, mas funciona para atrair mais assinantes. Se você utiliza o FeedBurner, há diversas formas para exibir dinamicamente o número de assinantes. Uma delas é utilizar o “FeedCount”, que fica na pasta “Publicize” da ferramenta. O efeito será similar ao abaixo. Note que ele é também um link para o seu feed. Outra é utilizar um gadget que combine o número de assinantes com outras opções, como número de seguidores do Twitter, artigos em seu blog etc., como tenho aqui no Gerenciando Blog. Abaixo estão algumas opções interessantes para isso:

 

Dica 7: Ofereça assinatura por e-mail

Algumas pessoas preferem receber seus novos artigos por e-mail, ao invés de lê-los em um leitor de RSS. Isso não é problema se você utiliza o FeedBurner: é muito simples criar um formulário para que seus leitores assinem seu feed por e-mail. Também mostro isso no artigo FeedBurner: Aproveitando Melhor seu RSS, no item “Oferecendo inscrição por e-mail”.  

 

Dica 8: Crie uma página de assinaturas

Quanto mais locais você disponibilizar para que seus visitantes assinem o seu feed, maior é a chance de que eles o encontrem. Outra possibilidade é criar uma página específica para assinaturas, onde você reunirá as diferentes formas que seus leitores podem utilizar para assinar seu feed – e também outros serviços. No Gerenciando, essa opção está no menu principal, no item Assine.  

Dica 9: Utilize um gadget de boas vindas

Outra forma para chamar a atenção de seus leitores é oferecendo a eles a assinatura de seu feed ao chegarem em seu blog. Isso pode ser feito com um gadget de boas-vindas. Um ótimo exemplo de como fazer isso está no Dinheiro Mais, em Gadget de boas vindas e sugestão de feed agora no Blogger.  

Dica 10: Ofereça seu feed em um pop-up

Esta é uma forma discutível – por isso ainda não utilizei no Gerenciando Blog – mas que costumar surtir bom efeito: você pode oferecer seu feed também em um pop-up que será aberto quando seus visitantes chegarem ao seu blog. Ela é discutível porque o pop-up pode se mostrar um incômodo para os visitantes e acabar afugentando-os de seu blog. Mas, se você quiser experimentá-lo, há também no Dinheiro Mais um ótimo código para isso: Pop-Up Assinar feed via email no Blogger.  

Dica 11: Faça sorteios entre seus assinantes do feed

Como eu citei no artigo Ganhe Visitas Sorteando Brindes em seu Blog, os sorteios são uma maneira eficiente para conseguir visitantes e seguidores. No caso do feed, você pode realizar sorteios específicos para quem é seu assinante. A restrição é que você somente poderá realizar sorteios entre seus assinantes por e-mail, pois são os únicos que você pode comprovar.  

Dica 12: Forneça artigos completos em seu feed

Seja no FeedBurner ou no feed padrão de seu blog, você tem a opção de mostrar apenas um resumo ou sinopse de seus artigos, obrigando os leitores a visitar seu blog para ler o restante do artigo. Num primeiro momento, essa pode parecer uma boa estratégia para atrair mais visitas – o que não é verdade. O fato de não oferecer o artigo completo pode desencorajar as pessoas a assinarem o seu feed. Se você tem receio de que os assinantes não irão até seu blog para ler o seu artigo, utilize outros artifícios:

  • Coloque em seu artigo links para outros artigos de seu blog. Ao clicar neles, seu assinante de feed chegará ao seu blog.
  • Incentive a participação dos leitores com perguntas e sugerindo que deixem comentários no artigo. Isso também os levará ao seu blog.

 

Dica 13: Valorize seus visitantes

Encerro esta lista com uma dica que eu mesmo sempre procuro seguir e que traz ótimos resultados, não só para obter assinantes do feed: valorize seus visitantes. São eles que lhe trazem visitas, resultados financeiros, comentários e tudo mais o que você pode obter com o seu blog. Demonstre respeito e interesse com eles, seja respondendo seus comentários ou dúvidas, atendendo às solicitações possíveis, tratando-os com cordialidade. Quem é bem tratado, sempre volta, com grandes chances de se tornar um assinante de seu feed.  

Mais dicas

Há muitas outras dicas que podem ajudá-lo a atrair mais assinantes para o seu feed RSS. Sugiro a leitura do ótimo artigo +20 formas de conseguir mais assinantes para o seu blog, escrito pelo Paulo Faustino no Escola Dinheiro. No artigo, ele sugere outras formas interessantes para conseguir esse objetivo. Um sinal de que suas dicas dão resultado é que seu blog já possui mais de 6.000 assinantes do feed.  

Conclusão

Espero que as dicas acima o ajudem a conquistar mais assinantes. Aproveito a oportunidade para agradecer a cada um de vocês que estão entre esses mais de 1.000 assinantes que acompanham os meus artigos. Muito obrigado a todos!   O que? Você ainda não é um assinante de meu feed RSS? Não perca tempo! Assine agora mesmo através do link http://feeds.feedburner.com/GerenciandoBlog para ser informado sobre novos artigos assim que eles forem publicados.

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

27 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.