Google publicação serviços Camila Fiori

Novidades nos Comentários do Blogger

Spam200Esta semana, alguns donos de blogs no Blogger foram positivamente surpreendidos ao acessá-los: foram liberadas novas funcionalidades no sistema de comentários. São duas grandes novidades, muito bem vindas: uma área onde é possível ver todos os comentários do blog e um sistema anti-spam. Veja neste artigo como tirar proveito dessas funcionalidades.  

Introdução

Corro o risco de ser repetitivo neste artigo, mas é algo tão importante que não posso deixar de mencionar aqui no Gerenciando Blog. As novidades no sistema de comentários foi o principal assunto desta semana entre os donos de Bloggers. Não é para menos: o sistema atual de comentários é uma das áreas que mais geram reclamações entre os usuários, por ser simples demais. Um fato interessante é que as alterações vieram justamente quando precisei ativar a moderação de comentários no Gerenciando, conforme noticiei em Alterações nos Comentários. As duas novas funcionalidades que foram liberadas são muito importantes e faziam muita falta. Abaixo está uma descrição detalhada sobre as mudanças.  

Mudanças no Painel Inicial

Ao acessar o seu painel principal (seja o http://www.blogger.com ou o http://draft.blogger.com), você já deve ter notado algumas diferenças. Segundo informações do Blogger, a funcionalidade foi ativada somente para alguns blogs, então é possível que os seus ainda não estejam assim.
Comentarios1 Na área superior, você verá um aviso sobre as novas funcionalidades. Verá também um link para saber mais sobre o recurso. Também notará que agora há, em cada blog, um link para a nova área de “Comentários”. Basta clicar nesse link para ser levado à nova área.  

Mudanças nos blogs

Nos blogs que já tiverem o recurso ativado, você verá uma nova pasta onde poderá acessar as funcionalidades.
Comentarios2 Publicados
Comentarios3
Aqui, são convenientemente mostrados todos os comentários que já estão publicados em seus artigos. As utilidades para esta área:

  • Spam – Se você recebeu um conteúdo e o considera como spam, pode marcá-lo com o botão “Spam”. O comentário será removido de seu blog e movido para a pasta correspondente.
  • Excluir – Caso seu blog não possua a moderação de comentários ativada, você pode excluir por aqui os comentários indesejados, clicando na opção “Excluir”.
  • Remover conteúdo – Você pode também utilizar a opção “Remover conteúdo”, para apagar somente o conteúdo do comentário, mas deixando o registro em seu artigo sobre o comentário recebido. Particularmente, não gosto desta opção, mas pode ser útil para você.
  • Também é possível utilizar esta área para acompanhar os comentários recebidos, podendo acessar facilmente os artigos para respondê-los por exemplo. Você consegue inclusive acessar diretamente a página do autor do comentário, clicando sobre o nome dele.

  Aguardando moderação
Comentarios4
Esta pasta é bastante similar à anterior, mas mostra os comentários que estão aguardando moderação e ainda não foram publicados em seu blog. As opções são bem parecidas:

  • Publicar – Como o próprio nome sugere, ao clicar no botão “Publicar” o comentário passa a ser exibido em seu blog.
  • Spam – Marca o comentário como spam, sem publicá-lo.
  • Excluir – Exclui o comentário da lista de moderação, sem publicá-lo.

Se você recebe e-mails avisando sobre os comentários para moderar, também notará um novo link nos e-mails, onde é possível marcar como spam a mensagem recebida.
Comentarios6   Spam
Comentarios5
Esta é a pasta para onde serão enviados os comentários que você marcar como spam, ou que o Blogger detectar automaticamente como spam. Há apenas duas opções:

 

  • Excluir – Excluir definitivamente os comentários marcados como spam.
  • Não é spam – Ao clicar neste botão, o comentário deixará de ser considerado spam e será publicado em seu blog. A opção é útil para os casos em que você se enganar ao marcar um comentário como spam, ou quando o Blogger marcar como spam um comentário que não deveria ter sido incluído nessa categoria.

 

A diferença entre excluir e marcar como spam

Há uma diferença importante entre excluir um comentário e marcá-lo como spam. É importante que você entenda a diferença entre as duas ações, para poder escolher o que fazer ao receber comentários que não deseja publicar.

  • Marcar como spam – Ao marcar um comentário como spam, o Blogger utilizará sua informação para ajudar a identificar os próximos comentários que serão marcados automaticamente como spam. Claro que o serviço não fará isso a partir do momento em que uma única pessoa classificar um comentário como spam. Mas, a partir do momento que diversas pessoas informam isso ao Blogger, auxiliam o serviço a ficar mais eficiente.
  • Excluir – Neste caso, o comentário é apenas excluído, sem contribuir para o serviço de spam.

Assim, é necessário ter consciência em qualquer dos lados que você esteja. Ao deixar comentários em blogs, tome ainda mais cuidado para não escrever textos indesejados com o único intuito de divulgar seu blog. E evite marcar como spam comentários deixados com boa intenção, mas que você não quer publicar.  

Conclusão

As novas funcionalidades são mais um passo importante que o Blogger tomou para continuar oferecendo serviços interessantes aos seus usuários. Especialmente no caso do anti-spam, trata-se de um serviço essencial, que já é oferecido aos usuários do WordPress com o excelente plugin Akismet. Mesmo assim, ainda não estamos no ponto ideal. Uma funcionalidade básica que ainda falta no Blogger é a possibilidade de responder comentários individualmente, o que já é possível no WordPress e ou com serviços como o Intense Debate e o Disqus. É bem provável que em breve tenhamos isso também no Blogger.   E você, o que achou das novas funcionalidades? Deixe seu comentário! E nada de spam! Alegre

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

13 Comentários

  1. OCP disse:

    Para já, acho que é um passo na direcção certa mas ainda tem falhas.
    Para começar, só aparece nos blogs com comentários moderados e pessoalmente gostava de tivessem incluído a obrigação de nos comentários anónimos colocar e-mail, além de nos dar aos administradores do blog, o IP.
    Existem vários serviços como o Disqus e o Intense Debate que já fornecem isso, acho que para o Blogger não seria pedir muito o mesmo…
    Sem contar que ainda não entendi o porquê da opção "Remover conteúdo"… qual o sentido em apagar o conteúdo dum comentário?

    Mas ainda tenho esperança que mais mudanças venham, incluindo a opção de colocar emoticons. 😀

    Abraço. 🙂

  2. MarceLL de Lana disse:

    Olá,

    Ainda não fui contemplado com essa mudança na minha conta Blogger, mas aguardo ansioso a mudança, que será de grande ajuda e em momento oportuno.

    Muito obrigado pela apresentação das atualizações aqui no GB, de outra forma, não ficaria à par dessas novidades.

    Grato,
    MarceLL de Lana

  3. LILIANE disse:

    As novidades me trouxeram a possibilidade de ver mais rápido todos os comentários existentes.
    Isso me ajuda a ter ideias para postagens futuras e também conhecer as pessoas que me visitam.
    Está sendo excelente neste aspecto.
    Bom dia e ótima semana para você.

  4. Rosan disse:

    olá.
    eu gostei muito da novidade, eu já moderava os comentários, e agora, tenho a oportunidade de um serviço a mais.
    tudo que vem para ajudar é bem vindo.

    beijinho

  5. Adelson Smania disse:

    @OCP: Concordo com você que ainda falta muito para que os comentários no Blogger tenham as mesmas funcionalidades de outras plataformas. Mas é bom ver que a equipe do Blogger está se mexendo. Acredito que logo teremos mais novidades.

    @Marcell: Imagino que logo as funcionalidades serão liberadas para todos os blogs. então, logo sua espera deve terminar.

    @Liliane: Também gostei muito da caixa de entrada dos comentários! Facilita para acompanhá-los e respondê-los.

    @Rosan: Com certeza, estas novas funcionalidades vieram mesmo para nos ajudar!

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  6. Sissym disse:

    Eu já havia notado, observado, acho que entendi a ferramenta. Muito bom para nos ajudar. Mas…

    Puxa, ADOREI sua enorme boa vontade de ensinar à quem quiser aprender! Verdadeiro mestre! Agora estou super cansada, mas depois vou abrir meu blog e comparar o que já entendi com o que vc escreveu para ver se já sei toda a lição. Muito obrigada!

  7. Water disse:

    Legal a novidade e muito boa sua explicação. Adelson já que estamos falando sobre spam estou ansioso para ler um artigo seu falando sobre o outro tipo de spam que o Blogger adota. Ao criar este site do qual sou "webmaster", quando fui tentar publicar os códigos de um formulário de contato, fiz alguma coisa errada (será que fiz mesmo?) pois automaticamente o Blogger tancou o blog e me pediu nr de celular para me mandar um código para ver veracidade de propriedade etc etc etc Fiz tudo conforme as osrientações deles e 20 dias depois recebi o veridicto: "Blog fechado por motivo de SPAM". Até hoje não perdoei o Blogger por isso. E até hoje fiquei com esse trauma. Tenho medo quando vou colocar algum código de afiliado (banner link etc) no site pensando que algo de errado de novo vai aontecer.

    Por favor faça um artigo nos orientando sobre esse tal "spam" do Bloger e o que não devemos fazer junto as postagens (iframe, javascrit etc).

    Fui longo no meu comentário mas precisava desabafar e fazer este pedido.

    Origado.

  8. Thiago Blauth Ferreira disse:

    Valeu pelas dicas, faz muito tempo que não utilizo a plataforma Blogger hoje estou na WordPress mas acompanho muito o Blogger e ele evoluiu muito.

    Luz na mente e Paz no coração.

  9. Adelson Smania disse:

    @Sissym: Faço o possível para compartilhar com vocês o que descubro. Fico feliz que isso a esteja ajudando!

    @Water: Pesquisei rapidamente o assunto e encontrei relato de outras pessoas que enfrentaram problemas similares. Assim, em algumas situações, o Blogger acaba bloqueando blogs julgando tratarem-se de spams. Vou anotar a sugestão para um possível futuro artigo.

    @Thiago: O Blogger vem realmente evoluindo muito! Ainda há recursos invejáveis no WordPress, mas o Blogger vem se tornando cada dia mais atrativo.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  10. Water disse:

    Complementando meu comentário anterior… Quando aconteceu aquilo logo em seguida depois que o blog foi "fechado" ví a seguinte msg:

    "Os robôs de prevenção contra spam do Blogger detectaram que seu blog possui características de um blog de spams. Uma vez que você está lendo esta seção, seu blog provavelmente não é um blog de spams. A detecção automática de spams é inerentemente confusa. Pedimos desculpas por este falso sinal positivo."

    E depois que fiz todos aqueles proedimentos citados acima (celular etc), 20 dias depois recebi a condenação.

    Então fica muito inseguro trabalhar neste sistema pois qualquer ação (um banner, formulário etc) pode ser interpretado como spam!

    Fico aguardando então seu artigo e tenho certeza que depois dele "dormirei mais tranquilo" (rs)

    Um abraço!

  11. Anônimo disse:

    Eu não consigo apagar comentários de Blogs!!!
    Não tem a opção de apagar, eu já fiz login e mesmo assim não consigo. Eu postei um comentário em um blog, mas quero apagar o comentário e não consigo! alguém me ajuda???

  12. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Você só pode apagar o comentário se você o fez com sua Conta do Google ou OpenID. Se você fez o comentário como Anônimo ou Nome/URL, não conseguirá apagá-lo. Neste caso, somente o dono do blog pode fazê-lo.

    Um abraço!

  13. Monique Silvério disse:

    Olá tudo bem? Desculpe pela pergunta fora de post, eu gostaria de deixar no formulario de comentários do meu blogger somente a opção comentar como nome/url sabe me dizer se é possível? Por que muitas pessoas não gostam de se logar com as contas google.

    Obrigada, abraços.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.