Google publicação serviços Camila Fiori

Novidades nos Comentários do Blogger

Spam200Esta semana, alguns donos de blogs no Blogger foram positivamente surpreendidos ao acessá-los: foram liberadas novas funcionalidades no sistema de comentários. São duas grandes novidades, muito bem vindas: uma área onde é possível ver todos os comentários do blog e um sistema anti-spam. Veja neste artigo como tirar proveito dessas funcionalidades.  

Introdução

Corro o risco de ser repetitivo neste artigo, mas é algo tão importante que não posso deixar de mencionar aqui no Gerenciando Blog. As novidades no sistema de comentários foi o principal assunto desta semana entre os donos de Bloggers. Não é para menos: o sistema atual de comentários é uma das áreas que mais geram reclamações entre os usuários, por ser simples demais. Um fato interessante é que as alterações vieram justamente quando precisei ativar a moderação de comentários no Gerenciando, conforme noticiei em Alterações nos Comentários. As duas novas funcionalidades que foram liberadas são muito importantes e faziam muita falta. Abaixo está uma descrição detalhada sobre as mudanças.  

Mudanças no Painel Inicial

Ao acessar o seu painel principal (seja o http://www.blogger.com ou o http://draft.blogger.com), você já deve ter notado algumas diferenças. Segundo informações do Blogger, a funcionalidade foi ativada somente para alguns blogs, então é possível que os seus ainda não estejam assim.
Comentarios1 Na área superior, você verá um aviso sobre as novas funcionalidades. Verá também um link para saber mais sobre o recurso. Também notará que agora há, em cada blog, um link para a nova área de “Comentários”. Basta clicar nesse link para ser levado à nova área.  

Mudanças nos blogs

Nos blogs que já tiverem o recurso ativado, você verá uma nova pasta onde poderá acessar as funcionalidades.
Comentarios2 Publicados
Comentarios3
Aqui, são convenientemente mostrados todos os comentários que já estão publicados em seus artigos. As utilidades para esta área:

  • Spam – Se você recebeu um conteúdo e o considera como spam, pode marcá-lo com o botão “Spam”. O comentário será removido de seu blog e movido para a pasta correspondente.
  • Excluir – Caso seu blog não possua a moderação de comentários ativada, você pode excluir por aqui os comentários indesejados, clicando na opção “Excluir”.
  • Remover conteúdo – Você pode também utilizar a opção “Remover conteúdo”, para apagar somente o conteúdo do comentário, mas deixando o registro em seu artigo sobre o comentário recebido. Particularmente, não gosto desta opção, mas pode ser útil para você.
  • Também é possível utilizar esta área para acompanhar os comentários recebidos, podendo acessar facilmente os artigos para respondê-los por exemplo. Você consegue inclusive acessar diretamente a página do autor do comentário, clicando sobre o nome dele.

  Aguardando moderação
Comentarios4
Esta pasta é bastante similar à anterior, mas mostra os comentários que estão aguardando moderação e ainda não foram publicados em seu blog. As opções são bem parecidas:

  • Publicar – Como o próprio nome sugere, ao clicar no botão “Publicar” o comentário passa a ser exibido em seu blog.
  • Spam – Marca o comentário como spam, sem publicá-lo.
  • Excluir – Exclui o comentário da lista de moderação, sem publicá-lo.

Se você recebe e-mails avisando sobre os comentários para moderar, também notará um novo link nos e-mails, onde é possível marcar como spam a mensagem recebida.
Comentarios6   Spam
Comentarios5
Esta é a pasta para onde serão enviados os comentários que você marcar como spam, ou que o Blogger detectar automaticamente como spam. Há apenas duas opções:

 

  • Excluir – Excluir definitivamente os comentários marcados como spam.
  • Não é spam – Ao clicar neste botão, o comentário deixará de ser considerado spam e será publicado em seu blog. A opção é útil para os casos em que você se enganar ao marcar um comentário como spam, ou quando o Blogger marcar como spam um comentário que não deveria ter sido incluído nessa categoria.

 

A diferença entre excluir e marcar como spam

Há uma diferença importante entre excluir um comentário e marcá-lo como spam. É importante que você entenda a diferença entre as duas ações, para poder escolher o que fazer ao receber comentários que não deseja publicar.

  • Marcar como spam – Ao marcar um comentário como spam, o Blogger utilizará sua informação para ajudar a identificar os próximos comentários que serão marcados automaticamente como spam. Claro que o serviço não fará isso a partir do momento em que uma única pessoa classificar um comentário como spam. Mas, a partir do momento que diversas pessoas informam isso ao Blogger, auxiliam o serviço a ficar mais eficiente.
  • Excluir – Neste caso, o comentário é apenas excluído, sem contribuir para o serviço de spam.

Assim, é necessário ter consciência em qualquer dos lados que você esteja. Ao deixar comentários em blogs, tome ainda mais cuidado para não escrever textos indesejados com o único intuito de divulgar seu blog. E evite marcar como spam comentários deixados com boa intenção, mas que você não quer publicar.  

Conclusão

As novas funcionalidades são mais um passo importante que o Blogger tomou para continuar oferecendo serviços interessantes aos seus usuários. Especialmente no caso do anti-spam, trata-se de um serviço essencial, que já é oferecido aos usuários do WordPress com o excelente plugin Akismet. Mesmo assim, ainda não estamos no ponto ideal. Uma funcionalidade básica que ainda falta no Blogger é a possibilidade de responder comentários individualmente, o que já é possível no WordPress e ou com serviços como o Intense Debate e o Disqus. É bem provável que em breve tenhamos isso também no Blogger.   E você, o que achou das novas funcionalidades? Deixe seu comentário! E nada de spam! Alegre

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

13 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.