divulgação Camila Fiori

Yahoo! Respostas: Responda e Divulgue seu Blog

YahooRespostas200O Yahoo! Respostas é um serviço onde os usuários postam perguntas para serem respondidas pelos membros da comunidade. Como a resposta permite que você inclua links no texto e nas referências, é uma oportunidade que pode ser explorada para divulgar o seu blog, especialmente se você trata um nicho específico e possui conhecimento sobre o assunto. Leia neste artigo um tutorial para utilizar a ferramenta e meus comentários sobre minha experiência no Yahoo! Respostas.  

O que é o Yahoo! Respostas?

A idéia do Yahoo! Respostas é interessante: ele permite que os membros do serviço postem uma pergunta sobre qualquer assunto. Os demais membros podem então responder a essa pergunta, de acordo com seu conhecimento ou experiência. Uma vez respondida, a pergunta e resposta ficam disponíveis para todos, mesmo que não sejam membros. O serviço é útil para resolver aquelas dúvidas que você já pesquisou e não encontrou a resposta em lugar algum. Mas, grande parte das perguntas é composta por dúvidas simples, que a pessoa sequer pesquisou antes. Ou então, trata-se de uma pergunta que não tem uma resposta objetiva e simplesmente quer a opinião das demais pessoas. E há também o lado pitoresco e engraçado da ferramenta, como mostra o blog Perolas do Yahoo! Respostas.  

Como utilizar o Yahoo! Respostas para divulgar meu blog?

O objetivo deste texto é justamente mostrar a você que o Yahoo! Respostas pode ser útil para divulgar o seu blog. Isso é possível porque você pode incluir links nas respostas que você dá. Assim, se você trata aquele assunto em seu blog, pode colocá-lo como fonte de referência na resposta. Veja um exemplo de uma resposta que dei recentemente citando o Gerenciando Blog:
YahooRespostas1 Os links deixados na ferramenta tornam-se uma fonte potencial para enviar visitas ao seu blog. Tanto o usuário que fez a pergunta quanto os demais podem chegar até ela, interessarem-se pelo seu blog e visitá-lo. Como as páginas do Yahoo! Respostas costumam ter bom posicionamento no Google, é uma fonte que vale ser explorada. Além disso, segundo a notícia Yahoo! Respostas supera Wikipedia no Brasil, divulga em 2009, o serviço possuía naquela época uma preferência maior que a Wikipedia no Brasil.  

O passo a passo do Yahoo! Respostas

O primeiro passo é criar sua conta para acessar o Yahoo! Respostas: 1. Acesse a página inicial do serviço: http://br.answers.yahoo.com. 2. Para utilizar o Yahoo! Respostas, você precisa ter um perfil no Yahoo! Caso já possua, é só clicar na opção “Entrar”, na área superior direita da página e entrar com seus dados. Se não tiver, clique em “Cadastre-se” e faça o seu cadastro.
YahooRespostas2 3. Após entrar no sistema, você será levado à página inicial do Yahoo! Respostas. Na coluna direita, clique na opção “Começar agora!”.
YahooRespostas3 4. Você será levado a uma tela onde pode alterar seu nome de exibição e adicionar uma foto e um e-mail adicional. Após informar seus dados, clique em “Vamos começar!”.
YahooRespostas4   Uma vez confirmado seu cadastro, você precisa encontrar perguntas para responder. Há diversas formas de fazer isso. Abaixo estão as que utilizo. 1.1. A mais simples delas é clicar na opção “Responda”, na barra superior do serviço.
YahooRespostas5 1.2. Você será levado a uma tela com todas as perguntas abertas – o que não é uma boa opção para encontrar o que você pode responder. Mas, você terá também acesso às categorias, e pode clicar no assunto que você pretende responder.
YahooRespostas6 1.3. À medida em que você clica, as perguntas abertas serão filtradas. Também é possível continuar clicando nas subcategorias para filtrar melhor as perguntas exibidas.
YahooRespostas7 2.1. Outra opção para encontrar perguntas para responder é utilizar a busca. Dessa forma, você pode encontrar perguntas referentes a um assunto ainda mais específico. A forma mais eficiente para isso é utilizar a “Busca avançada”, que está disponível ao lado do botão de busca.
YahooRespostas8
2.2. Na tela seguinte, preencha as informações para filtrar as perguntas que você quer responder. Ao terminar, clique em “Submeter”.
YahooRespostas9
Algumas dicas para essa tela:

  • Palavras-chave: Digite aqui o assunto sobre o qual você quer responder.
  • Categoria: Informe a categoria e sub-categoria para filtrar os resultados.
  • Status da Pergunta: Escolha “Perguntas Abertas”, que são aquelas que ainda podem ser respondidas.
  • Salvar Minhas Buscas: Marque essa opção e dê um nome à sua busca. Isso facilitará a consulta a ela novamente, que será feita pela opção “Minhas Atividades” / “Minha Busca Salva”.

  Uma vez encontrada uma pergunta que você quer responder, é hora de postar sua resposta. O processo é simples: 1. Clique na pergunta para ler seus detalhes. Se quiser respondê-la, clique no botão “Responder pergunta”. 2. Na próxima tela, escreva sua resposta, sem esquecer-se de colocar os links para seu artigo (caso ele trate diretamente a pergunta realizada) e o seu blog como fonte de informação no final. Ao terminar, clique em “Visualização”.
YahooRespostas10 3. Se tudo estiver correto, clique no botão “Enviar”. Veja que você pode enviar essa resposta para suas atualizações do Yahoo! e do Facebook, se desejar.   Você poderia concluir seu processo por aqui. Mas, há um passo adicional que pode ser feito para aumentar a relevância de sua resposta. As perguntas postadas no Yahoo! Respostas têm um prazo de 7 dias para serem respondidas (se o o autor quiser, ele pode prorrogar esse prazo). Quando o prazo for concluído, as respostas entram em votação. A melhor resposta fica destacada das demais, o que aumenta a chance de que seus links sejam vistos. As melhores respostas podem ser escolhidas pelo autor da pergunta ou pelos próprios membros do Yahoo! Respostas. Ocorre que muitas respostas não são sequer escolhidas, o que faz com que a pergunta desapareça do serviço. O detalhe é que você mesmo pode votar em sua resposta, o que pode fazer a diferença caso ninguém mais vote nas demais. A forma mais simples para acompanhar o andamento das perguntas que você respondeu é através da opção “Minhas Atividades”. Clicando diretamente nesse menu, você verá, entre outras informações, as perguntas que você já respondeu. Fique atento para as que estiverem com o status “Em votação”. Acesse-as e clique no botão “Votar como melhor resposta”.
YahooRespostas11  

 

Algumas considerações

O objetivo principal do Yahoo! Respostas não é divulgar o seu blog, mas sim divulgar conhecimento, possibilitando que dúvidas sejam respondidas por quem domina o assunto. Por isso, você precisa ser criterioso ao responder as questões, tomando alguns cuidados básicos para não ser banido da ferramenta:

  • Não responda uma pergunta que você não sabe.
  • Não coloque seu site como referência para perguntas que não têm relação com o tema que você trata. Não há nada de errado em responder perguntas de outros temas; o errado é citar seu blog como fonte.
  • Seja respeitoso e educado em suas perguntas.

Se você quer ter mais detalhes sobre o que pode ou não pode ser feito na ferramenta, leia as Regras da Comunidade e as considerações sobre abuso.  

Conclusão

O Yahoo! Respostas exige dedicação para dar resultados ao seu blog. Em meu caso, recebo algumas dezenas de visitas vindas de lá a cada semana. O número cresce à mesma medida em que respondo mais perguntas. Eu penso também no resultado indireto: quem vem de lá pode se tornar um seguidor do blog ao ver aqui respostas para as suas dúvidas. Mas, é também preciso estabelecer limites. Pode ser empolgante responder as perguntas, então sugiro que você estipule um limite pessoal de tempo que você dedicará à ferramenta. Sugiro também que você avalie, através de ferramentas como o Google Analytics, o número de visitas vindas de lá, para considerar se o seu tempo investido está valendo a pena. Um ponto negativo na ferramenta é que os links deixados têm o atributo “nofollow”, o que faz com que sejam desconsiderados pelo Google para fins de cálculo do PageRank.   E você, já utiliza o Yahoo! Respostas para divulgar o seu blog? Qual é o resultado que você obtém com a ferramenta? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

41 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.