divulgação Camila Fiori

Yahoo! Respostas: Responda e Divulgue seu Blog

YahooRespostas200O Yahoo! Respostas é um serviço onde os usuários postam perguntas para serem respondidas pelos membros da comunidade. Como a resposta permite que você inclua links no texto e nas referências, é uma oportunidade que pode ser explorada para divulgar o seu blog, especialmente se você trata um nicho específico e possui conhecimento sobre o assunto. Leia neste artigo um tutorial para utilizar a ferramenta e meus comentários sobre minha experiência no Yahoo! Respostas.  

O que é o Yahoo! Respostas?

A idéia do Yahoo! Respostas é interessante: ele permite que os membros do serviço postem uma pergunta sobre qualquer assunto. Os demais membros podem então responder a essa pergunta, de acordo com seu conhecimento ou experiência. Uma vez respondida, a pergunta e resposta ficam disponíveis para todos, mesmo que não sejam membros. O serviço é útil para resolver aquelas dúvidas que você já pesquisou e não encontrou a resposta em lugar algum. Mas, grande parte das perguntas é composta por dúvidas simples, que a pessoa sequer pesquisou antes. Ou então, trata-se de uma pergunta que não tem uma resposta objetiva e simplesmente quer a opinião das demais pessoas. E há também o lado pitoresco e engraçado da ferramenta, como mostra o blog Perolas do Yahoo! Respostas.  

Como utilizar o Yahoo! Respostas para divulgar meu blog?

O objetivo deste texto é justamente mostrar a você que o Yahoo! Respostas pode ser útil para divulgar o seu blog. Isso é possível porque você pode incluir links nas respostas que você dá. Assim, se você trata aquele assunto em seu blog, pode colocá-lo como fonte de referência na resposta. Veja um exemplo de uma resposta que dei recentemente citando o Gerenciando Blog:
YahooRespostas1 Os links deixados na ferramenta tornam-se uma fonte potencial para enviar visitas ao seu blog. Tanto o usuário que fez a pergunta quanto os demais podem chegar até ela, interessarem-se pelo seu blog e visitá-lo. Como as páginas do Yahoo! Respostas costumam ter bom posicionamento no Google, é uma fonte que vale ser explorada. Além disso, segundo a notícia Yahoo! Respostas supera Wikipedia no Brasil, divulga em 2009, o serviço possuía naquela época uma preferência maior que a Wikipedia no Brasil.  

O passo a passo do Yahoo! Respostas

O primeiro passo é criar sua conta para acessar o Yahoo! Respostas: 1. Acesse a página inicial do serviço: http://br.answers.yahoo.com. 2. Para utilizar o Yahoo! Respostas, você precisa ter um perfil no Yahoo! Caso já possua, é só clicar na opção “Entrar”, na área superior direita da página e entrar com seus dados. Se não tiver, clique em “Cadastre-se” e faça o seu cadastro.
YahooRespostas2 3. Após entrar no sistema, você será levado à página inicial do Yahoo! Respostas. Na coluna direita, clique na opção “Começar agora!”.
YahooRespostas3 4. Você será levado a uma tela onde pode alterar seu nome de exibição e adicionar uma foto e um e-mail adicional. Após informar seus dados, clique em “Vamos começar!”.
YahooRespostas4   Uma vez confirmado seu cadastro, você precisa encontrar perguntas para responder. Há diversas formas de fazer isso. Abaixo estão as que utilizo. 1.1. A mais simples delas é clicar na opção “Responda”, na barra superior do serviço.
YahooRespostas5 1.2. Você será levado a uma tela com todas as perguntas abertas – o que não é uma boa opção para encontrar o que você pode responder. Mas, você terá também acesso às categorias, e pode clicar no assunto que você pretende responder.
YahooRespostas6 1.3. À medida em que você clica, as perguntas abertas serão filtradas. Também é possível continuar clicando nas subcategorias para filtrar melhor as perguntas exibidas.
YahooRespostas7 2.1. Outra opção para encontrar perguntas para responder é utilizar a busca. Dessa forma, você pode encontrar perguntas referentes a um assunto ainda mais específico. A forma mais eficiente para isso é utilizar a “Busca avançada”, que está disponível ao lado do botão de busca.
YahooRespostas8
2.2. Na tela seguinte, preencha as informações para filtrar as perguntas que você quer responder. Ao terminar, clique em “Submeter”.
YahooRespostas9
Algumas dicas para essa tela:

  • Palavras-chave: Digite aqui o assunto sobre o qual você quer responder.
  • Categoria: Informe a categoria e sub-categoria para filtrar os resultados.
  • Status da Pergunta: Escolha “Perguntas Abertas”, que são aquelas que ainda podem ser respondidas.
  • Salvar Minhas Buscas: Marque essa opção e dê um nome à sua busca. Isso facilitará a consulta a ela novamente, que será feita pela opção “Minhas Atividades” / “Minha Busca Salva”.

  Uma vez encontrada uma pergunta que você quer responder, é hora de postar sua resposta. O processo é simples: 1. Clique na pergunta para ler seus detalhes. Se quiser respondê-la, clique no botão “Responder pergunta”. 2. Na próxima tela, escreva sua resposta, sem esquecer-se de colocar os links para seu artigo (caso ele trate diretamente a pergunta realizada) e o seu blog como fonte de informação no final. Ao terminar, clique em “Visualização”.
YahooRespostas10 3. Se tudo estiver correto, clique no botão “Enviar”. Veja que você pode enviar essa resposta para suas atualizações do Yahoo! e do Facebook, se desejar.   Você poderia concluir seu processo por aqui. Mas, há um passo adicional que pode ser feito para aumentar a relevância de sua resposta. As perguntas postadas no Yahoo! Respostas têm um prazo de 7 dias para serem respondidas (se o o autor quiser, ele pode prorrogar esse prazo). Quando o prazo for concluído, as respostas entram em votação. A melhor resposta fica destacada das demais, o que aumenta a chance de que seus links sejam vistos. As melhores respostas podem ser escolhidas pelo autor da pergunta ou pelos próprios membros do Yahoo! Respostas. Ocorre que muitas respostas não são sequer escolhidas, o que faz com que a pergunta desapareça do serviço. O detalhe é que você mesmo pode votar em sua resposta, o que pode fazer a diferença caso ninguém mais vote nas demais. A forma mais simples para acompanhar o andamento das perguntas que você respondeu é através da opção “Minhas Atividades”. Clicando diretamente nesse menu, você verá, entre outras informações, as perguntas que você já respondeu. Fique atento para as que estiverem com o status “Em votação”. Acesse-as e clique no botão “Votar como melhor resposta”.
YahooRespostas11  

Algumas considerações

O objetivo principal do Yahoo! Respostas não é divulgar o seu blog, mas sim divulgar conhecimento, possibilitando que dúvidas sejam respondidas por quem domina o assunto. Por isso, você precisa ser criterioso ao responder as questões, tomando alguns cuidados básicos para não ser banido da ferramenta:

  • Não responda uma pergunta que você não sabe.
  • Não coloque seu site como referência para perguntas que não têm relação com o tema que você trata. Não há nada de errado em responder perguntas de outros temas; o errado é citar seu blog como fonte.
  • Seja respeitoso e educado em suas perguntas.

Se você quer ter mais detalhes sobre o que pode ou não pode ser feito na ferramenta, leia as Regras da Comunidade e as considerações sobre abuso.  

Conclusão

O Yahoo! Respostas exige dedicação para dar resultados ao seu blog. Em meu caso, recebo algumas dezenas de visitas vindas de lá a cada semana. O número cresce à mesma medida em que respondo mais perguntas. Eu penso também no resultado indireto: quem vem de lá pode se tornar um seguidor do blog ao ver aqui respostas para as suas dúvidas. Mas, é também preciso estabelecer limites. Pode ser empolgante responder as perguntas, então sugiro que você estipule um limite pessoal de tempo que você dedicará à ferramenta. Sugiro também que você avalie, através de ferramentas como o Google Analytics, o número de visitas vindas de lá, para considerar se o seu tempo investido está valendo a pena. Um ponto negativo na ferramenta é que os links deixados têm o atributo “nofollow”, o que faz com que sejam desconsiderados pelo Google para fins de cálculo do PageRank.   E você, já utiliza o Yahoo! Respostas para divulgar o seu blog? Qual é o resultado que você obtém com a ferramenta? Deixe seu comentário!

Classifique este post

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

41 Comentários

  1. Luis Marcos Leite disse:

    Adelson,

    Venho utilizando essa ferramenta do Yahoo há algum tempo, tendo chegado a nível 2 e, com certeza, utilizo como fontes de referências links para artigos do meu blog sobre Tecnlogia da Informação(O Gestor), logicamente, quando o tema é condizente com os artigos. Engraçado que, coincidentemente, ultimamente tenho colhido um resultado melhor com visitas oriundas do Yahoo Respostas. No mais, valeu sobre a dica da auto-votação. Eu não sabia…

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Luis!

    Eu havia deixado de utilizar a ferramenta, mas voltei nas últimas semanas. Também estou tendo um retorno interessante. E, claro que, quanto mais perguntas respondermos, maior será nossa visibilidade.

    Quanto à auto-votação, é um procedimento simples, mas que poucos fazem. Por isso, muitas perguntas acabam sumindo da ferramenta, por ninguém votar nas respostas (nem o autor da pergunta). E, pelo que li em todos os procedimentos, isso não fere o código de conduta.

    Um abraço e obrigado por compartilhar sua experiência!

  3. Montardo disse:

    Oi Adelson:
    Não tenho aparecido para comentar, mas estou sempre de olho no Gerenciando Blog. Minha última adesão foi ao "myfreecopyright".
    Participei durante algum tempo do "Yahoo! Respostas", mas acabei desistindo por falta de tempo, embora tivesse algumas "melhores respostas". Com a tua sugestão, as quais sempre são ótimas, vou tentar voltar.
    Bem, agora que fui sincero e agradecido, como sempre, me sinto no direito de reclamar: a inserção dos comentários do Gerenciando Blog no Twitter não foi uma boa idéia. São muitos comentários (o que é um mérito para o Blog), mas ficam sem sentido no Twitter. Mas enfim, é apenas uma opinião que não muda em nada o meu reconhecimento pelo teu excelente trabalho e disponibilidade em ajudar.
    Um grande abraço.

  4. Adelson Smania disse:

    Olá, Montardo!

    Tenho tido um resultado animador com o Yahoo! Respostas. Invisto um pequeno tempo para responder as perguntas e o retorno em visitas é significativo.

    Quanto aos comentários no Twitter, você tem mesmo todo o direito de reclamar. Ainda não me decido se os manterei assim ou não. Por um lado, pesam as reclamações que recebi aqui no Gerenciando. Por outro, o número de visitas vindas do Twitter aumentou. Continuarei monitorando até o fina deste mês para tomar minha decisão.

    Obrigado pela visita e por deixar sua opinião!

    Um abraço!

  5. cilene disse:

    Muito perigosa essa ferramenta para blogueiro, porque o Yahoo respostas está cheio de invejosos. Eu usava essa ferramenta, ja estava no nivel 4, ai toda vez que respondia uma pergunta era denunciada por um idiota de infringir as normas do Yahoo, vc nao pode divulgar um post seu, nao sabia. Resultado quase perdi meu ID do yahoo, e quando isso acontece vc perde e-mail e tudo mais.

  6. Bruno disse:

    É legal, já fiz isso também, as vezes o yahoo exclui a respostas porque acha que está divulgando o blog!

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, Cilene e Bruno!

    Acho estranho o comportamento das respostas serem apagadas ou mesmo denunciadas por colocar links do blog. Antes de escrever o artigo, li a documentação disponível e não encontrei nada dizendo que isso não pode ser feito.

    Na ajuda, inclusive, é dito que isso pode ser feito, desde que o link deixado esteja relacionado com a resposta (http://help.yahoo.com/l/br/yahoo/answers/abuse/guidelines-10.html): "No entanto, quando estiver diretamente relacionada com uma resposta, algumas vezes ajuda incluir links pessoais ou e-mail na resposta."

    O que pode ter acontecido, como cita a Cilene, é que algum membro estivesse denunciando as respostas por outros motivos. Num caso como esse, é importante apelar da violação a partir do link no e-mail recebido.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

    • Débora Ferreira disse:

      Também aconteceu isso comigo. Recebia muitas visitas de lá e de repente recebi um e-mail me suspendendo e o pior nem me informaram qual o motivo, nem por qual resposta fui punida. Apelei, agora estou aguardando a resposta.
      Também concordo com a Cilene, acredito que foi porque estava em destaque, tinha muitas respostas como melhor resposta. Alguém quis me cortar.
      Mas realmente, acredito ser a melhor maneira de conseguir leitores.

  8. dinheirolegal.com disse:

    Olá Adelson,

    Eu já sou cadastrado no Yahoo Respostas e o acho muito divertido e gratificante.

    Todavia, só participo de vez em quando, por falta de tempo.

    Mas vou experimentar essa dica postada aqui.

    Douglas

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Douglas!

    Realmente, o Yahoo! Respostas tem também esse lado divertido. É mesmo gratificante responder perguntar que podem ajudar os outros.

    O ponto crítico é que isso toma mesmo um certo tempo. Por isso, é preciso balancear o tempo investido com o retorno dado pela ferramenta.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  10. Wagner Gomes disse:

    Amigo esse seu artigo foi nota 12! Me ajudou muito. Continue trabalhando dessa forma agregando valores didáticos a net que vais mais que longe!

    Tudo de bom!

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Wagner!

    Que bom que tenha gostado do artigo! São técnicas que eu uso diariamente e que surtem bons resultados.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  12. Akaio disse:

    Olá Adelson,

    Meu Blog é meio diferente dos outros, enquanto as visitas dos outros blogs vem dos mecanismos de busca o meu vem do Yahoo Respostas, acho que +/- 70% dos visitantes vem de lá, ai se contasse pro PageRank. Òtimo tutorial.

    Abraços.

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Akaio!

    Interessante a situação de seu blog. É sinal de que você está usando bem o Yahoo! Respostas. Em meu caso, recebo um número significativo de visitas vindas de lá, mas bem abaixo daquelas que vêm do Google.

    Um abraço!

  14. Gostei muito deste site! Adoro ajudar as pessoas, e este é meio mais fácil de se fazer isso! Me divirto muito pesquisando e respondendo as perguntas, e fico feliz quando escolhem a minha como Melhor Resposta! Só não gosto quando vejo perguntas como "Busca no Google!", esses preguiçosos só querem ganhar pontos e nem se importam se estão respondendo certo ou errado!
    Obrigado pela dica, Adelson!

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, [email protected]!

    Também gosto desse lado "social" do Yahoo! Respostas: é realmente uma forma simples de ajudar as pessoas – mas que é realmente útil para quem precisa de ajuda.

    E, como em todo lugar, há os usuários mal educados e mal intencionados. A partir de determinado nível você pode "Denunciar" o mal uso do serviço, o que pode levar à suspensão dessas contas.

    Que bom que tenha gostado! Para mim, tem sido uma ótima fonte de visitas.

    Um abraço!

  16. Katia Alpin disse:

    Olá, Adelson!
    O SPP entra agora em fase de divulgação, e vejo o YR como mais uma boa oportunidade.
    Tenho um perfil antigo, editei o nome, alguns dados e começarei as buscas.
    Experimentar faz parte deste processo, não é mesmo?
    Até fevereiro os folders devem estar prontos e estou tentando ajustar alguns acertos no template.
    No mais… vamos que vamos, rs
    Abraços.

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Katia!

    Eu gosto do Yahoo! Respostas. Além de ser uma plataforma interessante para divulgar nossos blogs, ainda podemos ajudar outras pessoas ao resolver suas dúvidas.

    Espero que ele lhe traga bom retorno!

    Um abraço!

  18. Mônica Cadorin disse:

    Adorei o post. Já sou cadastrada no Yahoo!Respostas mas não tinha pensado em usá-lo para atrair visitantes para o meu blog. Bem, eu escrevo sobre literatura, então terei que filtrar bem as perguntas para achar meu público alvo. Obrigada pela dica.

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Mônica!

    O Yahoo! Respostas é hoje uma das principais fontes de visitas ao Gerenciando Blog. É uma divulgação que dá trabalho, mas compensa o esforço.

    Um abraço!

  20. EMPREGODINHEIRO disse:

    Oi Adelson, muito bom este tópico o pior é quem for de nível 1, não pode classificar isso só em nível 2 e até conseguir lá chegar vai demorar…

  21. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Você tem razão: a divulgação no Yahoo! Respostas é bastante trabalhosa, especialmente quando se está no início.

    Mas, é uma dedicação que vale a pena: hoje, estou no nível 4 e o Yahoo! Respostas é uma fonte valiosa de visitas para o Gerenciando Blog.

    Um abraço!

  22. GabCar disse:

    Pocha, ótima dica. é muito importante saber estas coisas.
    já vou para o yahoo(com moderação :D)
    Vlw aê.

    http://www.blogsdox.com

  23. Adriano Luz disse:

    Olá!

    O Yahoo! Respostas é mesmo bastante eficiente para divulgar seu blog. Basta ter dedicação e também moderação, como você bem citou.

    Um abraço!

  24. Andressa Luz Sena disse:

    Seu site e muito bom, primeira vez que eu entrei aqui, e gostei muito. Criei um blog esse dias, e estou vendo algumas dicas do que eu posso fazer pra deixar ele bem bacana. espero que ele fique bom igual o seu. *-*

    Um abraço

  25. Digo Cabral - Tudo Para Sites disse:

    Realmente o serviço do Yahoo Respostas tem grande valia na divulgação de
    blogs, além de sanar as duvidas dos internautas.
    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Digo!

      O Yahoo! Respostas continua sendo uma das principais fontes de visitas para o Gerenciando Blog. E, como você bem observou, é uma forma de ajudar quem tem dúvidas.

      Um abraço!

  26. Gregoria Correia disse:

    Ola Adelson
    Eu tenho uma conta no Yahoo respostas, é uma grande ferramenta de divulgação para o meu blog.
    Bom artigo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gregoria!

      Que bom saber que você também o utiliza! Eu continuo fazendo uso diariamente do serviço para divulgar meu blog e os resultados são mesmo compensadores.

      Um abraço!

  27. Web7 disse:

    Olha só Adelson, encontrei o que queria de novo no seu Blog! Parabéns pelo trabalho que vem fazendo.
    Estou usando o yahoo respostas por sua orientação, porem lá tem uma regra que fala que se colocar o meu website em todas as respostas possa ser considerado spam… Então, fiquei um tanto cautelosa a isto.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Você pode colocar o link para artigos do seu blog desde que eles realmente tenham relação com a pergunta que foi feita e a resposta que você deu. Eu sempre fiz isso e não tive problemas.

      O que você não deve fazer é colocar o link de sua "home" em todas as perguntas que você responder, pois isso realmente pode ser considerado spam e você terá sua conta cancelada.

      Um abraço!

  28. André disse:

    Excelente essa dica. Já comecei a usar o Yahoo! Respostas, deixando meu blog como fonte de referência. Obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, André!

      Eu continuo utilizando o Yahoo! Respostas até hoje para divulgar os meus artigos. Utilizando o serviço de forma correta e sem abusos, ele pode ser uma ótima forma de divulgação.

      Um abraço!

  29. André disse:

    Adelson, estou com a seguinte dúvida: ao colocar o site no item "Qual é a sua fonte?" e enviar a resposta, o endereço do site não se transforma em link. Por que será está acontecendo isto?
    Desde já agradeço pela atenção, e obrigado pelas dicas.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, André!

      O primeiro requisito para que um endereço se transforme em um link é que ele seja completo, incluindo o http://

      Além disso – se não estou enganado – os endereços só se transformarão em links após você conquistar o Nível 2 no Yahoo! Respostas. Acredito que seja uma forma de proteger o serviço de quem cria contas apenas para divulgar links.

      Um abraço!

  30. Valdir disse:

    Está de parabéns pelo artigo! muitas pessoas com certeza não imaginavam o tráfego que pode conseguir, respondendo a perguntas do yahoo. Obrigado pela dica!

    Sucesso!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Valdir!

      Eu uso até hoje o Yahoo! Respostas para divulgar os artigos do meu blog. É uma ferramenta realmente útil e eficiente para isso.

      Um abraço!

  31. Alexander Lima disse:

    Adelson,

    Está sendo um prazer ler seus artigos pois está enriquecendo minha mente com seus conhecimento e perícia no assunto. Você está de parabéns por dividir conosco seus valiosíssimos conhecimentos.

  32. Marcelo Wagner disse:

    Adriano, Bom dia, estou criando um site e estou querendo divulgar ele dentro do Yahoo Respostas, Gostaria de saber se vc conhece algum programa que faz isso automaticamente dentro do Yahoo Respostas.

    Obrigado,

    Marcelo Wagner
    criar-sites.com

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.