guest post Camila Fiori

Livro “Blogging Heroes”

blogging-heroes-bookEste é um “guest post” escrito por Alexandre Silva, que mantém um interessante blog que leva seu nome. Apesar do foco central ser o food service e o mundo corporativo, Alexandre também escreve outros artigos sobre temas de interesse geral, que merecem a leitura. Neste artigo, ele compartilha conosco sua opinião sobre o livro “Blogging Heroes”, com entrevistas de blogueiros famosos. Há dicas preciosas para todos nós que temos um blog. Fiquem com o interessante texto escrito pelo Alexandre, a quem agradeço a disponibilidade para publicação do artigo. O livro pode ser adquirido no Submarino.   Terminei de ler o livro “Blogging Heroes” do autor Michael A. Banks. Sabe aquele tipo de livro que você começa ler e não quer mais parar, pois é, assim é o BH, principalmente para nós que amamos a blogosfera e suas diversas facetas. O autor transcreve 30 entrevistas com blogueiros de diversas áreas, passando por automóveis, Microsoft e Apple entre outros assuntos. Acho que esta diversidade é um dos motivos que faz deste livro muito rico em conteúdo. Todos estes blogueiros alcançaram sucesso em seus projetos e através das entrevistas cada um coloca o seu ponto de vista sobre a blogosfera. Não poderia ler tudo isto e guardar comigo, desta forma sugeri ao Adelson para publicar o texto abaixo em seu blog, e ele gentilmente aceitou. Vamos ao texto: É muito interessante entender como cada blogueiro começou a sua atividade e como chegaram até aqui. Alguns deles começaram por acaso, outros realmente escolheram, alguns por dinheiro e outros por hobby. No final, ficou claro que não existe receita ou fórmula mágica e sim muita paixão e dedicação. Acredito que esta seja a combinação perfeita para qualquer projeto. Listarei abaixo os entrevistados e seus blogs para que você possa dar uma olhada o que este pessoal está aprontando na blogosfera, depois escreverei algumas recomendações dos entrevistados, tentando fazer uma coletânea das principais (no meu ponto de vista). Lista dos entrevistados:

Principais recomendações:

 

  • Conteúdo conduz o movimento;
  • Para atrair leitores, você deve participar da blogosfera da sua área de interesse. Leia e comente em outros blogs e use as ferramentas da rede de comunicação social, como o Twitter;
  • Se você escrever o que interessa às outras pessoas, as ferramentas de busca vão segui-lo e levar mais pessoas a você;
  • Não conte com a chance de fazer rios de dinheiro imediatamente;
  • Produzir posts de qualidade, material que as pessoas queiram ler e linkar, é tão importante quanto o contato com outros blogueiros;
  • Blogueiros que estão começando devem postar em grande quantidade, para construírem uma audiência;
  • Saber que você tem leitores pode substituir as gratificações materiais;
  • Nunca escreva em um blog o que você jamais diria a alguém cara a cara;
  • Blogue com o seu coração;
  • Ter paixão pelo que você está escrevendo – Este item foi quase unânime em todas as entrevistas.

Em minha opinião, este é o tipo de livro que recomendo que todo blogueiro leia, pois este pessoal tem muita coisa para contar nos contar. Por mais que sejamos experientes, estas pessoas já chegaram ou estão bem perto de chegar no topo das principais ferramentas de estatísticas, tais como PageRank, Technorati, Alexa e Digg, entre outros. Cada vez que eu escrevo um artigo, seja ele sobre o mundo corporativo, internet ou food service, fico mais apaixonado pela blogosfera, e este livro serviu para abrir ainda mais o meu campo de visão sobre as oportunidades que ela oferece para o compartilhamento de ideias. Chego até pensar que as informações transitadas por este mundo digital podem inclusive mudar a vida de muitas pessoas. Mudou a minha! Tenho orgulho de ser blogueiro e ter a oportunidade de dividir com vocês este artigo. Viva a blogosfera!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

5 Comentários

  1. Paulo disse:

    Ótima dica de livro, estou começando agora um blog sobre tecnologia e me pareceu muito interessante, irei procurar para comprar.

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Paulo!

    A dica do Alexandre é mesmo bem interessante: este livro deveria ser leitura obrigatória para todos que desejam ter sucesso com seus blogs.

    Um abraço!

  3. Water disse:

    Sensacional a idéia de Alexandre em pedir para postar este texto aqui e sábia decisão de Adelson em permitir faze-lo.

    Excelentes conselhos.

  4. Jaqueline disse:

    Olá Adelson,mas esse artigo aqui foi vc que escreveu?

  5. Adelson Smania disse:

    @Water: Agradeço em meu nome e do Alexandre pelos elogios!

    @Jaqueline: Quem escreveu o artigo foi o Alexandre. Eu só o publiquei aqui, como um "guest post", ou um artigo de um autor convidado.

    Abraço a vocês!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.