Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1513119983
Vida do cache: 1513163183
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

guest post WordPress

Marca WordPress Muda de Mãos

Wordpress200Mais uma vez, Rafael Coutinho, SEO da Tech Clube e fundador da Prospera Web, participa do Gerenciando Blog escrevendo um “guest post”. O assunto deste artigo é uma notícia recente envolvendo a plataforma WordPress, umas das mais versáteis e poderosas para a criação de blogs. Rafael comenta a mudança administrativa ocorrida no WordPress e os seus efeitos.  

Introdução

A partir deste mês de Setembro a marca WordPress, que é responsável pela criação da muito conhecida plataforma para criação de blogs homônima, saiu das mãos da empresa de tecnologia Automattic, que é a criadora e também administradora do portal WordPress.com, que responde pela hospedagem gratuita de blogs que utilizam a plataforma, para as mãos da recém criada Word Press Foundation, fundada em janeiro deste ano e sem fins lucrativos.  

Intenções

De acordo com Matt Mullenweg, o programador que é o “pai” do WordPress e também dono da empresa que detinha os direitos sobre a plataforma, ambos registraram a patente WordPress em 2006, antes de todo o crescimento, quando o ambiente era apenas um esboço e a iniciativa era para que a estrutura que ainda estava por ser criada fosse protegida de um destrutivo apelo comercial, que poderia destruir ou desvirtuar a intenção original da plataforma, que é a de gratuidade absoluta para as aplicações destinadas a esta plataforma e ao GPL. Ainda sob o ponto de vista de Mullenweg, a atitude visa proteger o ambiente de desenvolvimento livre de quaisquer imparcialidades de mercado, independentemente de quem esteja no comando da empresa. A ideia de se entregar o domínio de uma plataforma tão popular como essa preserva a principal ideia do GPL, que é a de que se desenvolvam gratuitamente as ferramentas e o próprio ambiente independente dos interesses comerciais de uma empresa, ou ainda de uma possível “venda” da plataforma a alguma outra empresa que não tenha os princípios da empresa de Matt Mullenweg.  

O criador

Olhando para o caráter da decisão do criador do WordPress, Matt Mullenweg agiu corretamente com seus princípios, pois com esta atitude protegeu integralmente o sonho que idealizou com a criação do WordPress, independentemente do interesse econômico que seria muito grande e vantajoso à ele e à sua empresa, preferiu viver da fama que a sua realização e a utilizou como trampolim para erguer sua empresa. Visto a correção de sua atitude, o que aconteceu ao até mais famoso Steve Jobs, que foi demitido da empresa que idealizou e criou, a Apple Computer. Olhando deste ponto, a jogada da Automattic foi perfeita, pois a empresa cresceu muito nestes últimos 5 anos e a intenção da empresa, diga-se aí Matt Mullenweg, tem intenções de ganhar dinheiro não com a plataforma, essa aí ficou gratuita e foi a base de uma enorme legião de usuários, que agora irão pagar, se quiserem o que a empresa de Mullenweg desenvolver.  

Concluindo

Do ponto de vista profissional, a ideia dos direitos do Word Press saírem das mãos de uma empresa para uma associação sem fins lucrativos dá uma garantia espetacular de que a plataforma não deixará de ser open source. Pelo ponto de vista do indivíduo criador, dá para perceber que Matt Mullenweg sentiu a necessidade de garantir que seus ideais quando criou a plataforma não fossem quebrados no futuro.

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

10 Comentários

  1. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Muito interessante saber que o idealizador do WordPress criou uma fundação para proteger seu produto, mantendo-o free.

    Muitos fariam o contrário: arrumariam um modo de ganhar dinheiro com isso; ainda bem que temos pessoas como Matt na internet, senão, o que seria de nós, blogueiros?

    Um abraço.

  2. Confecção Campinas disse:

    Que bom. Todos espera,os que a qualidade do sistema continue e as atualizações também…

  3. Water disse:

    Não uso o WordPress por isso este tema podia passar batido para mim mas… Fico feliz pelos usuários deste CMS. Software livre para todos!

  4. Bruno disse:

    O wordpress não pode acabar, é o melhor CMS, entes eu achava que era difícil, agora é mole mole!

  5. Adelson Smania disse:

    Também achei bastante interessante a notícia trazida pelo Rafael. É interessante ver a preocupação em manter o espírito do software livre.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  6. cinecabare disse:

    caro amigo mais uma vez recorro a vc para um help. fui no site do WordPress para alojar meu blog mas entendi q tenho q criar um blog la. não posso só hospedar o meu q ja existe? grato mais uma vez

  7. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O WordPress é uma plataforma específica para blogs, diferente do Blogger, por exemplo. Por isso, se quiser colocar seu blog lá, você precisa fazer um trabalho de migração, pois são tecnologias diferentes.

    O WordPress costuma ser utilizado para quem quer hospedar seu blog em um servidor próprio, pois possui recursos avançados que o Blogger não tem.

    Um abraço!

  8. Marcia disse:

    hum..achei bem interessante…mas será que vale a pena migrar do Blogger…#receio.

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcia!

    O WordPress é a plataforma de blog mais completa existente hoje. Mas, ela é também mais complexa que o Blogger e exige hospedagem própria. Assim, o Blogger continua sendo a melhor solução para quem quer manter um blog simples e grátis.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  10. Anônimo disse:

    Alguém pode me explicar quando foi fundada a WordPress Foundation. já procurei no google e nada.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!