Google SEO Camila Fiori

O Google PageRank Ainda é Importante?

PageRankNa semana passada, anunciei aqui no Gerenciando Blog a atualização do Google PageRank. No entanto, o Tiago, do Blog ATI&D, esclareceu tratar-se apenas de um “minor update”. Mesmo assim, o artigo atraiu diversos comentários, prova de que o assunto desperta interesse. Neste artigo, elaborado com o apoio de informações enviadas pelo Tiago, explico o que foi esse update e faço considerações a importância do PR.  

Introdução

O Google PageRank (ou, simplesmente PR) já foi assunto de vários artigos do Gerenciando Blog. Trata-se de um índice calculado pelo Google para todas as páginas da internet, que mede seu “grau de relevância” de acordo com a empresa. O índice vai de 0 a 10, sendo classificados como 10 as páginas mais relevantes. Quanto mais alto for o seu PageRank, mais difícil será passar para o nível seguinte. Se você quer ler a explicação oficial do Google sobre o PageRank, leia o artigo Por que usar o Google. Eu ressaltei o termo “páginas” no parágrafo anterior porque cada página de seu site ou blog possui um PageRank diferente. Normalmente, damos mais importância para o PR da página principal, mas é importante saber que todas as páginas são rankeadas. A importância do PageRank tem sido cada vez mais motivo para discussão. Altos PR nem sempre indicaram bom sites, da mesma forma que baixos PR nunca foram uma indicação de que tratam-se de sites ruins. Mas, antigamente, o PR tinha grande peso para ordenar os resultados das buscas feitas no Google. Hoje, há outros fatores que ganharam peso, como o conteúdo em si. Mesmo assim, o PR ainda tem sua importância e é um fator que costuma comprovar o bom trabalho que você faz em seu site ou blog. Por isso, merece ser acompanhado. Outro motivo para que o PageRank ainda deva ser observado com atenção é que ele é um dos fatores levados em consideração pelos seus potenciais anunciantes.  

Como saber o PageRank de minhas páginas?

A única maneira oficial de saber o PageRank de uma determinada página é utilizando a Google Toolbar. Trata-se da barra de ferramentas do Google, que pode ser instalada no FireFox e Internet Explorer e exibe o PR da página que você está visitando:
PageRank1 No entanto, há diversas formas não oficiais (mas que apresentam o resultado correto) para verificar o PageRank de qualquer página:

 

Como o PageRank é calculado?

Esta pergunta é capciosa: a resposta é simples e complexa ao mesmo tempo. A resposta simples é: o PageRank de uma página é calculado de acordo com o número e a significância das páginas que possuem links para ela. Quanto mais links importantes apontarem para ela, maior será o seu PR. Mas, há alguns fatores que tornam essa questão complexa:

  • O cálculo exato do PageRank é uma informação que nunca foi revelada pelo Google – e provavelmente nunca será.
  • O fato de uma página ter um link para a sua não significa que ela será considerada para o cálculo do PR. Isso ocorre porque links marcados como “nofollow” são desprezados nesse cálculo. Mais informações sobre isso no artigo “Nofollow” em comentários do blog – Injustiça ou necessidade?.
  • A “contribuição” de PageRank que cada página dará à sua depende do próprio PR daquela página e também do número de links que ela possui, pois sua “contribuição” de PR será dividida entre todas elas. Assim, é mais importante para você conseguir links de páginas com alto PR e que apontem para poucas páginas.

No artigo da Wikipedia sobre o PageRank, há uma animação que ajuda a entender o cálculo.  

O que é um “major update” e um “minor update”?

Em primeiro lugar, vale dizer que não há uma periodicidade definida para a atualização do PageRank pelo Google. É a própria empresa que determina quando uma atualização será realizada, com base em seus próprios critérios. O segundo ponto que deve ser esclarecido é a diferença entre os tipos de atualizações (ou updates) que podem ser realizadas:

  • Um “major update”, que é a atualização que mais chama a atenção, é aquela que altera o PR das páginas principais dos sites.
  • Um “minor update” (ou “micro update”) é uma atualização menor, que influencia somente as páginas internas do site. Por exemplo: em um blog, durante os “minor updates” são atualizados os PR dos artigos que você escreveu, e não de sua página principal.

Assim, os últimos “major updates” – ou seja, aqueles que atualizaram as páginas principais – foram registrados nas datas abaixo:

Isso significa que desde abril deste ano não é realizado uma grande atualização do PageRank. Por outro lado, os updates menores foram realizados diversas vezes nesse período, sendo o último deles no dia 14/09, quando escrevi o artigo Atualização do PageRank em setembro/2010.  

Como posso acompanhar a atualização do PageRank?

Há sites que fazem uma previsão não oficial do valor atual de seu PageRank. É uma forma de verificar o resultado do trabalho que você está fazendo enquanto a atualização oficial não chega. Uma interessante que encontrei foi a do SEO Mastering. De acordo com ela, o PR do Gerenciando Blog já está próximo de 5:
PageRank2  

Como aumentar o meu PageRank?

Em teoria, aumentar seu PR é simples: basta conseguir links “dofollow” (o oposto dos “nofollow”) de qualidade. Mas, sempre digo que aumentar o PageRank não deve ser o seu objetivo principal. Ele deve ser sempre consequência do bom trabalho que você realiza em seu blog ou site. Isso é fácil de entender: se você tem um bom conteúdo, outros sites irão naturalmente gerar links para sua página. Há algumas estratégias que você pode utilizar para conseguir mais links para o seu blog: 1. Deixe comentários em blogs sem o “nofollow”, assinando-os com o se OpenID ou a URL de seu blog. Aqui no Gerenciando Blog eu já desativei o “nofollow” há muito tempo, como forma de contribuir com o crescimento do blog dos comentaristas. 2. Crie um banner para divulgar o seu blog, como mostrado no artigo Criando um banner para o seu site. O banner facilita a divulgação do seu blog em outros sites. A vantagem do banner sobre a lista de links existentes nos blogs, é que esta última normalmente é “nofollow” por padrão. 3. Escreva “Guest Posts” em outros blogs ou sites, especialmente naqueles que já possuem alto PageRank. Nesses casos, é normal deixar um link para o blog do autor. Em resumo: você precisa conseguir links “dofollow” para seu blog em páginas que possuam alto PR e que não linkem muitas páginas. Há diversas ferramentas que permitem acompanhar o número e qualidade dos links que suas páginas possuem. Falei sobre algumas delas em Monitorando seus Backlinks.  

Conclusão

Eu insisto: aumentar o PageRank não deve ser o seu objetivo, mas sim uma consequência do trabalho bem feito que você faz em seu blog. Veja o PR como um medidor e um reconhecimento desse trabalho. O resultado pode demorar a chegar, mas todo o esforço que você investiu lhe trará diversos outros benefícios nesse meio tempo, como o aumento na visibilidade de seu blog e em seu número de visitas. A próxima atualização do PageRank está sendo aguardada com especial atenção: será o primeiro update após a entrada do Caffeine em funcionamento, o que pode trazer boas e más surpresas para todos nós. Só resta aguardar. Se você quer informações mais aprofundadas sobre o tema, sugiro a leitura do artigo Google PageRank: What Do We Know About It? (“Google PageRank: O que sabemos sobre ele?”). Apesar de ter sido escrito em 2007, traz informações importantes, especialmente para desmistificar lendas como a de que o PR de uma página é dividido entre seus links. Para finalizar, deixo um agradecimento especial ao Tiago, que colaborou com informações importantes para a elaboração deste artigo.   E você, como vê o Google PageRank? Você acompanha a evolução do seu índice? Considera-o importante? Deixe seu comentário!

Classifique este post

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

49 Comentários

  1. Portal União disse:

    "A vantagem do banner sobre a lista de links existentes nos blogs, é que esta última normalmente é “nofollow” por padrão."

    A quem você se refere quando diz "esta última"?

  2. Paulo Faustino disse:

    Olá Adelson,

    Parabéns por mais uma excelente matéria. Se me permite expressar a minha opinião pessoal e profissional, deixe-me dizer-lhe que na verdade o PageRank a nós, na Escola Dinheiro e Escola Psicologia, deixou de nos interessar. Na verdade é somente uma métrica que serve para fins comerciais, especialmente na venda de links de texto, a qual não tem qualquer reflexo no volume de tráfego de um blog.

    Durante muito tempo tivémos PageRank 5 na Escola Dinheiro, e desde que descemos para PageRank 2 o nosso volume de tráfego tem continuado a subir gradualmente, e isso é a nossa primeira prioridade.

    Outrora o PageRank foi visto como algo mais importante, que por ventura estivesse relacionado com o volume de tráfego de um blog. Nos dias de hoje, muito se fala sobre a possível desistência da Google em continuar com o PageRank, dado que ele na realidade não serve para rigorosamente nada.

    Abraço
    Paulo Faustino

  3. Angélica disse:

    Eu acho que PR é importante, mas não é tudo. Do nada, o meu baixou de 4 para zero. Mas a visitação continou a mesma, minha reputação não mudou.

    PR é vantagem mas existem outras coisas importantes a ficar de olho como a qualidade do seu conteúdo e das suas visitas.

  4. Lucaimura disse:

    Olá Adelson!!

    Tenho de concordar com o comentário do Paulo Faustino. A importância do pagerank está muito sobrevalorizada, principalmente no panorama actual. Antes de mudar para o meu novo domínio, o meu PR era 3 mas tinha um volume de visitas miserável, agora apesar de nem ter PR (??) tenho muitas mais visitas, mesmo sem ter publicado muita coisa ultimamente :(.

    O teu artigo, como sempre, está cinco estrelas!!

    Um abraço.

    P.S.- Apesar de não comentar tanto sou um leitor diário do Gerenciando 😀

  5. Alexandre Silva disse:

    Adelson,
    Ontem fiz a pergunta e hoje já tem a resposta, muito mais completa do que esperava. Gostaria de aproveitar o tema e perguntar o que significa PR: – / 10, pois este foi o resultado do meu PR através do Calculadora de PageRank do Profissionais TI. Triste, não é mesmo???? risos! Aguardo um retorno.Parabéns pelo artigo, como sempre, muito esclarecedor.
    Forte Abraço,
    Alexandre Silva

  6. Jackie Freitas disse:

    Adelson, meu querido!
    Li muito sobre Pagerank neste final de semana. Já tinha visto em seu blog aquela forma de se cadastrar no site e ter o Postrank e consegui, finalmente, colocar. Agora, queria saber como faço para ter aquele widget que classifica com as estrelinhas, sabe? Onde adquiro?
    Grande beijo,
    Jackie

  7. Dermeval disse:

    Uma dúvida:

    "Isso ocorre porque links marcados como “nofollow” são desprezados nesse cálculo"

    Eles não servem pro PR, mas pra melhorar o posicionamento nas pesquisas, faz diferênça?

    Quer dizer, tanto faz se eu tenho 10 links dofllow e 50 nofllow ou tiver apenas os 10 links dofllow e nenhum nofllow?

  8. Water disse:

    Alexandre não fique triste… Na próxima divulgação o seu PageRank será 2 (dois)e se fizer mais um esforço chegará a 3.

    Os Astros não metem!

    Vamos descontrair e aguardar!(rs)

    Um abraço!

  9. Jucifer disse:

    olá guri
    muito boa dica
    eu naum achava q o page ranki
    fosse tão importante
    hehe bem aprendi a ver agora

    bjo grande

  10. Adelson Smania disse:

    @Portal União: O que quis dizer foi que a lista de links que é normalmente colocada em blogs tem o atributo nofollow. Com o banner, isso não ocorre, pois é você quem disponibiliza ao seu visitante o código que ele publicará.

    @Paulo: É uma honra receber o seu comentário! E sua opinião é muito bem vinda. Concordo com seu ponto de vista: em termos de tráfego, o PR não significa nada. Hoje, ele é mais uma medida de popularidade da página do que qualquer outra coisa. Por isso insisto no artigo que aumentar o PR nunca pode ser o objetivo principal de um blogger.

    @Angélica: O PageRank tem às vezes algumaã flutuações difíceis de entender. Fora punições do Google, não há porque haver uma queda tão brusca no índice. É provável que logo você o recupere.

    @Luca: É bom ver que você continua seguindo os artigos! O grande problema que muitos estão enfrentando é que já fez mais de 5 meses desde a última atualização do PR. Assim, está demorando para quem trocou de domínio, como você, ter seu novo PR. Mas, isso não impede que as visitas aumentem.

    @Alexandre: Quando você me enviou o e-mail eu estava justamente finalizando o artigo! Que bom que tenha gostado. Quanto ao seu PR, significa que ainda não foi atribuído um valor a ele pelo Google. Você se encaixa na resposta que dei ao Luca: como faz muito tempo desde a última atualização, é possível que na próxima você tenha um bom valor.

    @Jackie: Que ótimo vê-la também por aqui! Acredito que você esteja falando do Outbrain. Ele está em minha lista de artigos. Se já quiser conhecê-lo, é só acessar http://www.outbrain.com/.

    @Demerval: Os links marcados como nofollow são realmente ignorados pelo Google, seja para efeito de PR ou posicionamento. Mas, eles são úteis para levar visitantes ao seu blog.

    @Water: Obrigado pelo incentivo ao Alexandre! Realmente, a falta de atualização do PR não deve ser motivo de desânimo para ninguém.

    @Jucifer: Que bom vê-la novamente por aqui! E fico feliz que o artigo tenha sido útil.

    Abraço a todos vocês e obrigado por colaborarem com seus comentários!

  11. Digitei disse:

    Parabéns ao Gerenciando Blog por mais essa postagem sobre pagerank. Parece que o pagerank não tem influenciado muito quanto ao tráfego de um blog/site, pelo menos é o que está demonstrando nos resultados do Google. Mas, mesmo assim é importante para vermos como anda nosso trabalho.

  12. sonia disse:

    Oi Adelson, para variar eu nem sabia que existia o page rank antes de ler seu outro artigo!rs..Mas, enfim, depois de ler quase todos os seus artigos tenho mudado meu blog e tenho tido otimos resultados!
    Eu gasto a maior parte do meu tempo e din din n meu blog, que e meu hobby e meu negocio (apesar de nao dar lucro…rsrsr)…Mas, enfim, e importante para mim conhecer e usar todas as ferramentas disponiveis para ganhar meu espaco! O page rank e fantastico…o meu e 3 (fiquei meio triste…mas acho que nao e tao ruim assim nao). Seguindo suas dicas, comparei o meu rank com os melhores blogs do momento e minha meta e alcanca-los…eles estao no 5!! Entao, acho que tenho muito trabalho pela frente!
    Hoje eu criei meu banner, vou comecar minha politica de parceria, ja coloquei patrocinadores no blog, vou passar a comentar mais nos blogs que eu gosto (visito varios, mas raramente comentava – por timidez mesmo…rsrs)..Estou tendo otimos resultados com as dicas do google friend connect! Enfim, estou me sentindo super confortavel com o que tenho aprendido por aqui(confesso que se voce nao usasse uma linguagem acessivel ficaria dificil para mim)..rs..E nao sei nem como te agradecer por voce compartilhar tanto conhecimento!
    Super obrigada.

    BellaRedcherry.

  13. Adelson Smania disse:

    @Digitei: Concordo com sua opinião. Mesmo o PR não influenciando tanto quanto antes nos resultados das pesquisas, é um índice de relevância e popularidade que merece ser acompanhado.

    @Sonia: Você não imagina o prazer que sinto em ler um comentário como o seu! Fico com a sensação de dever cumprido. Meu objetivo é justamente tentar descomplicar o que pode parecer difícil no início e tornar isso acessível a todos, independente do conhecimento técnico que tenha. É ótimo saber que as dicas a estão ajudando!
    Quanto ao seu PR, 3 já é um ótimo número. Tenho certeza de que logo você chegará no mesmo PR dos blogs que você acompanha.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  14. Tiago Dias disse:

    Nossa, mano! Isso sim é matéria sobre PageRank. Parabéns pelo blog, matéria e tudo mais. Com certeza vai ajudar muitas pessoas a aprender mais sobre o PageRank, que apesar da desvalorização, ainda é um dos fatores mais importantes para o Google para a indexação de páginas. Afinal, o PageRank foi criado pelo Google e é marca registrada. Claro que o Google vai informar que o mais importante não é o PageRank, afinal, enquanto o PageRank era o principal lançaram-se vários hacks para tentar manipular o PageRank, mas ainda tem seu peso extremamente pesado para indicar a importância de uma página.

    Pode ocorrer casos em que páginas sem PageRank aparecem em primeiro, mas o site que tiver maior PageRank sem dúvida nenhuma no final tem a maior taxa de visitação, pois suas páginas internas também tem PageRanks maiores.

    Perfeita matéria e muito bom por sinal.

    Ainda estamos no aguardo da atualização oficial do PageRank do Google. Só espero que o inicio do novo algoritimo Google Caffeine não altere tanto assim a contagem para ganhar PageRank, mas fiquei sabendo que agora com o Caffeine, o critério usado para o aumento de PageRank também aumentou. Ou seja, antigamente era ter uma penca de links apontando para a Página Inicial, com isso o PageRank era maior, mas parece que agora isso não interfere mais. Não sei, mas de acordo com as informações mais recentes, parece que muitos donos de sites vão se surpreender com seu novo PageRank. Acho eu que muitos importantes vão cair e outros não tão importantes vão aumentar.

    Resta para nós apenas esperar para ver.

    Ótima matéria.

  15. irradiandoluz disse:

    Olá Adelson!

    Gostaria de informar que existe um movimento na blogosfera que se opõe totalmente à ditadura do PageRank.

    É o Movimento Slow Blog – blogar lentamente. Fiz a tradução do manifesto (originalmente em inglês):
    http://irradiandoluz.blogspot.com/2008/12/manifesto-slow-blog-blogar-lentamente.html

    Abraços e parabéns pelo artigo.
    Gabriel Dread

  16. Adelson Smania disse:

    @Tiago: Obrigado pelos elogios! Quanto à alteração do PageRank após o Caffeine, todos estão ansiosos pelos novos resultados. Só nos restar aguardar.

    @Gabriel: Eu li o manifesto e ele faz sentido. Mas, eu não vejo o PageRank como uma ditadura. O que vejo com maus olhos é blogar objetivando ganhar PageRank. Isso sim deveria ser combatido. Sempre defendo que o PageRank deve ser conseqüência, e não objetivo de novo trabalho.

    Um abraço a vocês e obrigado pela visita!

  17. Matheus disse:

    Olá Adelson,
    Parabéns pelo artigo, muito bem montada a explicação. Quanto ao PR, ultimamente tenho notado muitos sites muito lincados que tem mesmo assim perdido PR, ou seja, penso que este índice já não diz muita coisa como dizia antigamente, quando foi criado. Lógico que muitos anunciantes ainda usam este número como forma de valor para a compra de espaços publicitários, mas acredito que para o crescimento vale muito mais, focar em produzir conteúdo, do que cuidar de um número que nem é mais tão utilizado para priorizar páginas em buscas.
    Abraço!

  18. Adelson Smania disse:

    Olá, Matheus!

    Obrigado por participar com sua opinião! Concordo com seu ponto de vista: muito mais importante é o conteúdo. O restante é conseqüência do trabalho que você realizar.

    Um abraço!

  19. brother disse:

    eu considero o PR como 50% de importância. mas a questão é como você mesmo falou, não ficar pensando só nele. é um conjunto de várias fórmulas de trabalho bom que tem que ser feito para como recompensa ele ser aumentado com o passar do tempo. abraços.
    Márcio – líder 929 do power bônus

  20. Adelson Smania disse:

    Olá, Brother!

    Realmente, o PageRank é apenas um reconhecimento do trabalho que você realiza em seu blog. Se você faz um bom trabalho, é natural que outras pessoas o linkem, o que fará com que seu PR aumente.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  21. Novo Negocio disse:

    Até que enfim um excelente artigo sobre pagerank. Eu já tinha procurado várias vezes (deste a última atualização) e não tinha encontrado informações sobre o assunto e os que encontrei eram todos desatualizados.PARABÉNS!

  22. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que ótimo que tenha gostado do artigo! Minha intenção foi justamente atualizar o assunto – mesmo numa época em que o Google está há meses sem atualizar o índice.

    Um abraço!

  23. Joao disse:

    Nao conhecia o PageRank Predicton, gostei do mesmo, se bem que aquilo previnha que fosse a ter um alto pagerank o que nao acredito muito, mas tem umas ferramentas muito uteis.
    Parabens pelo blog

  24. Adelson Smania disse:

    Olá, João!

    As ferramentas de predição não são 100% confiáveis, mas costumam chegar próximas do resultado real. Ao menos, era assim quando o PR era atualizado com mais regularidade.

    Obrigado pelos elogios e seja sempre bem vindo!

    Um abraço!

  25. Almeida disse:

    Artigo muito bom, principalmente para quem não compreende muito sobre o PR.
    Gostei quando vê afirma que o bom trabalho e é aí onde se insere no contexto o CONTEÚDO, otimização, navegabilidade, etc… é quem deve ser priorizado e o incremento de PR é consequência.

  26. Adelson Smania disse:

    Olá, Almeida!

    Sempre defendi esse ponto de vista. Muitas vezes, vejo os blogueiros se preocupando com PageRank, número de visitas, ganhar dinheiro etc. antes mesmo de cuidarem de seu blog. Sempre que fazemos um bom trabalho, o restante é consequência.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  27. Tiago disse:

    Excelente artigo.

    Eu senti mudanças no meu site no fim do ano, melhores posicionamentos, mas nada de aumentar o pagerank.

    O que vc acha, o Google realmente acabou com o pagerank? Ou apenas não está divulgando os valores?

  28. Adelson Smania disse:

    Olá, Tiago!

    Já há bastante tempo o Google vem sinalizando que o PR não é mais tão importante quanto era antes. Outro fator a ser considerado é que o PR que vemos e acomapanhamos é apenas uma medida estática, momentânea, que serve só como uma referência para nós. Para posicionar os resultados das buscas, o Google usa fatores bem mais dinâmicos.

    De qualquer forma, ele ainda é uma medida de referência interessante para acompanhar a relevância do seu site ou blog, especialmente quando comparado a outros.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  29. TebhSpekman disse:

    Engraçado pois não tinha dado importancia ao PR ainda…
    e hoje ao ler seu artigo (vim direcionada do seu artigo no TD series) entendi porque quando eu vi uma vez o PR do meu blog (tá certo que ele ainda tem apenas 6 meses, estava tão baixo, na verdade não há atualização do google pelo visto desde então certo?
    Eu não acho isso realmente e incrivelmente importante é como você disse, consequencia de um bom trabalho…

    Parabéns pela materia e pelo site!
    Ganhou uma seguidora!

    Abraço

    Tebh
    http://www.marrymelody.com.br

  30. Adelson Smania disse:

    Olá, Tebh!

    O melhor ponto de vista é mesmo ver o PageRank como uma consequência e não como o objetivo de nosso trabalho.

    Quanto às atualizações, o Google ficou muito tempo sem atualizar o PR. Após abril/10, a próxima atualização só ocorreu em janeiro/11. Isso parece indicar que, mesmo par ao Google, o índice não é mais tão importante quanto era antes.

    E seja sempre bem vinda aqui! Espero que sempre encontre artigos úteis para o seu trabalho.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  31. Google PagerRank Updates disse:

    "A vantagem do banner sobre a lista de links existentes nos blogs, é que esta última normalmente é “nofollow” por padrão."

    A quem você se refere quando diz "esta última"?

  32. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O que eu quis dizer é que os links conquistados por banner normalmente são "follow", enquanto os da lista de links são "nofollow" por padrão do Blogger.

    Um abraço!

  33. Matheus_Bueno disse:

    Parabéns pelo blog, matéria e tudo mais. Com certeza vai ajudar muitas pessoas a aprender mais sobre o PageRank, que apesar da desvalorização, ainda é um dos fatores mais importantes para o Google para a indexação de páginas. Afinal, o PageRank foi criado pelo Google e é marca registrada. Claro que o Google vai informar que o mais importante não é o PageRank, afinal, enquanto o PageRank era o principal lançaram-se vários hacks para tentar manipular o PageRank, mas ainda tem seu peso extremamente pesado para indicar a importância de uma página

    http://gamesmodificados.blogspot.com/

  34. Adelson Smania disse:

    Olá, Matheus!

    Recentemente, o PageRank já tem um peso bem menor na classificação dos resultados das buscas no Google. No entanto, ele continua a ser atualizado, o que significa que não foi abandonado totalmente.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  35. Christian Web Design disse:

    resultado do meu PR através do Calculadora de PageRank do Profissionais TI. Triste, não é mesmo???? risos! Aguardo um retorno.Parabéns pelo artigo, como sempre, muito esclarecedor.

  36. Adelson Smania disse:

    Olá, Christian!

    O PageRank está cada vez menos expressivo. Mais vale trabalhar na qualidade dos artigos e na obtenção de links de qualidade. Os resultados serão consequência desse bom trabalho.

    Um abraço!

  37. Moveis Curitiba disse:

    Essas informações de Page rank são muito boas, parabéns.

  38. Warlisson Miranda disse:

    Olá amigo,

    gostei muito deste seu artigo. Tirei várias dúvidas sobre essa questão de PR e acredito que irá ajudar outras pessoas também neste sentido.

    Um abração!!!

  39. Camilo Aparecido Almeida disse:

    Bom dia Adelson tudo bem meu querido ?,
    Eu criei o meu Blog O Vale do Ribeira e em três meses consegui alcançar o PageRank 3, meu Blog esta completando 1 ano e 5 meses e esta estacionado no PageRank 3, esta difícil de subir ..rs rs, procuro seguir todas as dicas que eu encontro, mas como vc falou cada degrau é uma luta, mas estamos ai na luta, desejo a você e toda sua família um Feliz Natas e boas festas.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Camilo!

      Você tem razão: a cada novo passo conquistado, o próximo se torna mais difícil. Isso se dá por motivos matemáticos, uma vez que o PR se baseia em uma progressão geométrica.

      Mas, não desanime: vale sempre a pena continuar a realizar um bom trabalho em seu blog, e o aumento no PR será consequência disso.

      Ótimo Natal também para você e sua família!

      Um abraço!

  40. Franquia Empresa disse:

    Antigamente era mais fácil subir o PR, hoje em dia com as atualizações e updates do Google, está mais complexo a criação de uma boa campanha de Link Building.
    Ótimo artigo!

  41. VPSOM disse:

    Muito difícil aumentar o Page Rank porem estamos na luta para conseguimos acredito que jaja chegaremos lá…ótimo tópico.

  42. Matheus disse:

    Queria muito que o meu Page Rank subisse, mas parece que o Google realmente não da mais atenção a esse fator.
    Sobre o MozRank o que você acha dele?

  43. AmonCaldas disse:

    Parabéns pelo post. Bem focado e objetivo. Como você falou, o foco deve ser conteúdo de qualidade e estou empenhado nisso no meu site

  44. Douglas Fernandes disse:

    Como você falou, o mais importante é realizar um bom trabalho no blog, alimentando de bom conteúdo. Assim o aumento do Pagerank será consequência.

  45. Infoprodutos disse:

    Gostei do seu artigo, pagerank funciona desse jeito que você descreveu, só que hoje em dia o google quer todo o potencial de um site conteúdo e etc, deu para esclarecer várias dúvidas, valeu pelas dicas.

    Abraços!

  46. Focus Web News Portal de Noticias da Brasileiras direto da Florida USA disse:

    Ola Amigo!

    Gostei de seu post, eu nao entendo muito bem deste assunto ainda estou estudando, sera que tem como voce verificar melhor meu site e me dizer como fazer para que o Google rankear ele…eu agradeceria muito.

    Meu site é o http://focuswebnews.com/

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.