Google SEO Camila Fiori

O Google PageRank Ainda é Importante?

PageRankNa semana passada, anunciei aqui no Gerenciando Blog a atualização do Google PageRank. No entanto, o Tiago, do Blog ATI&D, esclareceu tratar-se apenas de um “minor update”. Mesmo assim, o artigo atraiu diversos comentários, prova de que o assunto desperta interesse. Neste artigo, elaborado com o apoio de informações enviadas pelo Tiago, explico o que foi esse update e faço considerações a importância do PR.  

Introdução

O Google PageRank (ou, simplesmente PR) já foi assunto de vários artigos do Gerenciando Blog. Trata-se de um índice calculado pelo Google para todas as páginas da internet, que mede seu “grau de relevância” de acordo com a empresa. O índice vai de 0 a 10, sendo classificados como 10 as páginas mais relevantes. Quanto mais alto for o seu PageRank, mais difícil será passar para o nível seguinte. Se você quer ler a explicação oficial do Google sobre o PageRank, leia o artigo Por que usar o Google. Eu ressaltei o termo “páginas” no parágrafo anterior porque cada página de seu site ou blog possui um PageRank diferente. Normalmente, damos mais importância para o PR da página principal, mas é importante saber que todas as páginas são rankeadas. A importância do PageRank tem sido cada vez mais motivo para discussão. Altos PR nem sempre indicaram bom sites, da mesma forma que baixos PR nunca foram uma indicação de que tratam-se de sites ruins. Mas, antigamente, o PR tinha grande peso para ordenar os resultados das buscas feitas no Google. Hoje, há outros fatores que ganharam peso, como o conteúdo em si. Mesmo assim, o PR ainda tem sua importância e é um fator que costuma comprovar o bom trabalho que você faz em seu site ou blog. Por isso, merece ser acompanhado. Outro motivo para que o PageRank ainda deva ser observado com atenção é que ele é um dos fatores levados em consideração pelos seus potenciais anunciantes.  

Como saber o PageRank de minhas páginas?

A única maneira oficial de saber o PageRank de uma determinada página é utilizando a Google Toolbar. Trata-se da barra de ferramentas do Google, que pode ser instalada no FireFox e Internet Explorer e exibe o PR da página que você está visitando:
PageRank1 No entanto, há diversas formas não oficiais (mas que apresentam o resultado correto) para verificar o PageRank de qualquer página:

 

Como o PageRank é calculado?

Esta pergunta é capciosa: a resposta é simples e complexa ao mesmo tempo. A resposta simples é: o PageRank de uma página é calculado de acordo com o número e a significância das páginas que possuem links para ela. Quanto mais links importantes apontarem para ela, maior será o seu PR. Mas, há alguns fatores que tornam essa questão complexa:

  • O cálculo exato do PageRank é uma informação que nunca foi revelada pelo Google – e provavelmente nunca será.
  • O fato de uma página ter um link para a sua não significa que ela será considerada para o cálculo do PR. Isso ocorre porque links marcados como “nofollow” são desprezados nesse cálculo. Mais informações sobre isso no artigo “Nofollow” em comentários do blog – Injustiça ou necessidade?.
  • A “contribuição” de PageRank que cada página dará à sua depende do próprio PR daquela página e também do número de links que ela possui, pois sua “contribuição” de PR será dividida entre todas elas. Assim, é mais importante para você conseguir links de páginas com alto PR e que apontem para poucas páginas.

No artigo da Wikipedia sobre o PageRank, há uma animação que ajuda a entender o cálculo.  

O que é um “major update” e um “minor update”?

Em primeiro lugar, vale dizer que não há uma periodicidade definida para a atualização do PageRank pelo Google. É a própria empresa que determina quando uma atualização será realizada, com base em seus próprios critérios. O segundo ponto que deve ser esclarecido é a diferença entre os tipos de atualizações (ou updates) que podem ser realizadas:

 

  • Um “major update”, que é a atualização que mais chama a atenção, é aquela que altera o PR das páginas principais dos sites.
  • Um “minor update” (ou “micro update”) é uma atualização menor, que influencia somente as páginas internas do site. Por exemplo: em um blog, durante os “minor updates” são atualizados os PR dos artigos que você escreveu, e não de sua página principal.

Assim, os últimos “major updates” – ou seja, aqueles que atualizaram as páginas principais – foram registrados nas datas abaixo:

Isso significa que desde abril deste ano não é realizado uma grande atualização do PageRank. Por outro lado, os updates menores foram realizados diversas vezes nesse período, sendo o último deles no dia 14/09, quando escrevi o artigo Atualização do PageRank em setembro/2010.  

Como posso acompanhar a atualização do PageRank?

Há sites que fazem uma previsão não oficial do valor atual de seu PageRank. É uma forma de verificar o resultado do trabalho que você está fazendo enquanto a atualização oficial não chega. Uma interessante que encontrei foi a do SEO Mastering. De acordo com ela, o PR do Gerenciando Blog já está próximo de 5:
PageRank2  

Como aumentar o meu PageRank?

Em teoria, aumentar seu PR é simples: basta conseguir links “dofollow” (o oposto dos “nofollow”) de qualidade. Mas, sempre digo que aumentar o PageRank não deve ser o seu objetivo principal. Ele deve ser sempre consequência do bom trabalho que você realiza em seu blog ou site. Isso é fácil de entender: se você tem um bom conteúdo, outros sites irão naturalmente gerar links para sua página. Há algumas estratégias que você pode utilizar para conseguir mais links para o seu blog: 1. Deixe comentários em blogs sem o “nofollow”, assinando-os com o se OpenID ou a URL de seu blog. Aqui no Gerenciando Blog eu já desativei o “nofollow” há muito tempo, como forma de contribuir com o crescimento do blog dos comentaristas. 2. Crie um banner para divulgar o seu blog, como mostrado no artigo Criando um banner para o seu site. O banner facilita a divulgação do seu blog em outros sites. A vantagem do banner sobre a lista de links existentes nos blogs, é que esta última normalmente é “nofollow” por padrão. 3. Escreva “Guest Posts” em outros blogs ou sites, especialmente naqueles que já possuem alto PageRank. Nesses casos, é normal deixar um link para o blog do autor. Em resumo: você precisa conseguir links “dofollow” para seu blog em páginas que possuam alto PR e que não linkem muitas páginas. Há diversas ferramentas que permitem acompanhar o número e qualidade dos links que suas páginas possuem. Falei sobre algumas delas em Monitorando seus Backlinks.  

Conclusão

Eu insisto: aumentar o PageRank não deve ser o seu objetivo, mas sim uma consequência do trabalho bem feito que você faz em seu blog. Veja o PR como um medidor e um reconhecimento desse trabalho. O resultado pode demorar a chegar, mas todo o esforço que você investiu lhe trará diversos outros benefícios nesse meio tempo, como o aumento na visibilidade de seu blog e em seu número de visitas. A próxima atualização do PageRank está sendo aguardada com especial atenção: será o primeiro update após a entrada do Caffeine em funcionamento, o que pode trazer boas e más surpresas para todos nós. Só resta aguardar. Se você quer informações mais aprofundadas sobre o tema, sugiro a leitura do artigo Google PageRank: What Do We Know About It? (“Google PageRank: O que sabemos sobre ele?”). Apesar de ter sido escrito em 2007, traz informações importantes, especialmente para desmistificar lendas como a de que o PR de uma página é dividido entre seus links. Para finalizar, deixo um agradecimento especial ao Tiago, que colaborou com informações importantes para a elaboração deste artigo.   E você, como vê o Google PageRank? Você acompanha a evolução do seu índice? Considera-o importante? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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