Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

Google performance

Use o Google Chrome para Otimizar seu Blog

GoogleChrome200Esta semana, o navegador Google Chrome completou 2 anos de existência, data comemorar com o lançamento de uma nova versão. Além de ser um browser rápido e eficiente – o que faz dele o meu favorito – é também possível utilizá-lo como apoio para otimizar alguns aspectos de seu blog, como a velocidade de carregamento. Aprenda neste artigo como fazer isso.  

Introdução

Desde o lançamento de sua versão beta, o Google Chrome me impressionou. Andando na contramão das tendências, em agosto/2008 o Google ousou lançar um browser simples, com um visual “clean” e extremamente rápido. Veio para competir diretamente com o Internet Explorer – cada vez mais pesado, mas ainda dominando o mercado – e o FireFox – com milhares de complementos disponíveis. Nas visitas que o Gerenciando Blog recebe, este quadro é um pouco diferente, conforme mostrado no gráfico abaixo, obtido no Google Analytics. A maior parte dos visitantes vem do FireFox, e o Google Chrome está praticamente empatado com o Internet Explorer na segunda posição.
Chrome1 Para muitos, a escolha do melhor browser é quase como uma religião. Cada um deles tem seus adeptos fervorosos. Recentemente falei disso no artigo Escolha o melhor navegador de internet, escrito em minha coluna semanal sobre Tecnologia. Mas, o que quero neste artigo é mostrar como você pode utilizar o Google Chrome como apoio para suas atividades de gerenciamento de seu blog.  

Instalação

Para seguir este artigo, o ideal é que você tenha a última versão do Google Chrome instalada em sua máquina. Isso pode ser feito sem problemas, mesmo que você já utilize outro browser.

  • Se você ainda não tem o Google Chrome instalado, acesse o endereço http://www.google.com.br/chrome e clique no botão para fazer o download e instalação.
  • Se você já o tem, verifique se ele está atualizado. Basta escolher a opção “Sobre Google Chrome” no menu de ferramentas (último ícone após a barra de endereços). Se ele mostrar uma mensagem para atualização onde marquei em vermelho, basta clicar nela. 
    Chrome2

 

Ferramentas do Desenvolvedor

O Google Chrome já vem com um conjunto de ferramentas que podem auxiliar quem tem um site ou blog a otimizar suas páginas, encontrando erros de carregamento ou problemas de performance. Para ativá-las, é só clicar no menu “Ferramentas” / “Ferramentas do Desenvolvedor”, conforme mostrado abaixo. Outra opção é utilizar o atalho de teclado CTRL+SHIFT+I.
Chrome3 Será aberto um novo painel na parte inferior de sua tela. Se preferir, você pode abri-lo também em uma nova janela, para facilitar a visualização. Isso é feito clicando no botão “Undock into separate window”, que é o primeiro no canto inferior esquerdo desse painel.
Chrome4 Na parte superior desse painel você verá uma barra de ferramentas. Cada uma mostra a análise de informações específicas da página que você está acessando. Faça um teste acessando a página principal de seu blog.
Chrome5 Aqui, comentarei apenas sobre algumas delas, pois as demais são muito técnicas e não interessam neste artigo.   1. Resources (Recursos) Esta área é fantástica para analisar quais elementos de sua página estão lentos ou pesados para carregar. Já falei sobre isso em A Importância da Velocidade de suas Páginas, mas não custa ressaltar: sites lentos espantam visitantes. Ao clicar nesta aba, você verá uma mensagem como a abaixo. Deixe marcada a primeira opção (“Habilite apenas para esta sessão”) e clique no botão destacado em vermelho.
Chrome6 Você verá como resultado uma lista como a abaixo. Na barra colorida você poderá ver que tipos de elementos consomem mais tempo para carregar. Na lista, você verá cada um dos elementos. Procure por aqueles que apresentam barras maiores, pois são justamente os que mais demoram para carregar.
Chrome7 Se você clicar no botão “Size” (“Tamanho”), verá uma análise similar, mas mostrando o tamanho dos arquivos carregados. Quanto maior, normalmente mais demorado será para carregar.   2. Scripts Uma funcionalidade interessante desta área é a exibição de erros no HTML de seu template. Diversos browsers conseguem “interpretar” o que deveria ser feito neste caso e seguem adiante mesmo com o erro detectado. No entanto, é uma boa prática corrigir os erros encontrados. Basta você visualizar seu código é procurar pelas mensagens destacadas em vermelho, como no exemplo abaixo:
Chrome8   3. Audits (Auditorias) Nesta área, o Google Chrome faz uma análise de suas páginas para identificar pontos que podem ser melhorados quanto à performance e utilização da banda. Basta escolher as opções desejadas e clicar em “Run”.
Chrome9 Ao final de análise será mostrado um relatório, indicando os pontos que você pode melhorar.
Chrome10  

Conclusão

Espero que o artigo tenha mostrado a vocês como o Google Chrome pode ser útil como uma ferramenta de apoio ao seu blog. Se você ainda não o conhece, sugiro que você o instale e tire suas próprias conclusões. Eu alerto que você corre o risco de, como eu, tornar-se um fã do browser e nunca mais abandoná-lo. Ou então, pode simplesmente desinstalá-lo depois e voltar a utilizar seu browser favorito, sem mágoas. No próximo artigo sobre o Google Chrome, mostrarei algumas extensões bastante úteis para auxiliar o gerenciamento de seu blog.   Qual sua opinião sobre o Google Chrome? Conhece outras dicas ou extensões interessantes? Deixe o seu comentário!

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

32 Comentários

  1. digitaqueeuteleio disse:

    Adelson, já falei várias vezes em meu blog a dependência que o Chrome me causou: foi paixão à primeira vista rss. O utilizo desde o lançamento e não abro mão rss Recentemente tinha feito uma consulta de atualização e não acusava nada, agora, durante o artigo, constou a atualização e ela imediatamente foi feita. Agora já noto o canto superior direito com o ícone de favorito junto ao do feed.

    Realmente estes recursos que mostrou são bem interessantes. Quanto aos complementos, utilizo o do Twitter e do Facebook.

    O Chrome é recomendadíssimo! rss

    Um abraço.
    Marcelo.

  2. Water disse:

    Eu uso e Opera e tô muito satisfeito principalmente por ele usar abas(miniaturas. Mas o Chrome, como ferramenta de apoio, torna-se necessário tal como Webmaster Tools, Analytics etc

    Valeu!

  3. MarceLL de Lana disse:

    Cara

    Muito bom esse artigo, descobri que há alguns elementos pesados em meu blog, preciso providenciar a otimização dele, rs.

    Grato,
    MarceLL de Lana

  4. Iúri - Blog Simples Assim disse:

    Olá Adelson,

    Muito interessante seu artigo!
    Em primeiro lugar, descobri que o meu Chrome estava desatualizado, risos. Na verdade eu utilizo o Chrome algumas vezes, mas só quando quero navegar rápido. Ainda prefiro o Firefox devido aos complementos, eles são uma mão na roda!

    Mas tenho gostado cada vez mais do Chrome, e achei essa ferramenta de ajuda ao desenvolvedor fantástica! Vou aplicá-la agora ao Simples Assim!

    Um abraço.

  5. Adelson Smania disse:

    @Marcelo: Também sou fã do Chrome desde o lançamento de sua versão beta. Desde então, nunca mais o abandonei. É muito bom ver a evolução do produto nas novas versões. Na revista Info deste mês o Chrome empatou, pela primeira vez, com o FireFox em primeiro lugar na avaliação técnica.

    @Water: O FireFox também é uma ótima opção, com recursos bastante interessantes. Pode ser assunto para um artigo futuro. Mas, espero que você dê uma chance ao Chrome e goste dele.

    @Marcell: Que bom que o Chrome já o tenha ajudado! É uma forma simples para encontrar meios de otimizar nossos blogs.

    @Iúri: Como eu disse ao Water, o FireFox é realmente outra ótima opção. Acabei escolhendo o Chrome devido ao seu visual limpo e sua velocidade espantosa. Espero que a análise lhe traga bons resultados!

    Abraço a todos e obrigado pela visita!

  6. Roberto SRN disse:

    Boa Tarde

    Excelente artigo, vou fazer os testes e ajustes necessários e depois deixarei um novo comentário.

    Aceita parceria de troca de Banner?

    PcSaudavel.com

    Um Abraço
    Roberto

  7. arrumablog disse:

    Quando li o feed falando que muitas pessoas usavam o Chrome para visitar os blogs, eu realmente pensei que você estava 'ficando louco'. Como a maioria de nós sabemos, o Firefox ainda tem uma certa 'vantagem de uso' pelos leitores, acho que isso ficou evidente com o 1º print dos navegadores na postagem e também vejo o resultado nos meus blogs. Agora entendi o motivo da postagem e o real foco. Sem dúvida, o fato do recurso de desenvolvimento ser nativo ajuda muito o navegador Google, mas o Firefox pode usar muito mais complementos. Rsrsrs, não consegui me acostumar 100% com o Google, mas sei das qualidades e defeitos. Abraço, e ótimo post!

  8. Jackie Freitas disse:

    Olá Adelson querido!
    Muito legais as dicas! Atualizei o meu Chrome e já testei tudo! Agora, não entendo como otimizar…rsrs… Se puder, depois escreve mais sobre esse assunto, detalhando mais?
    Grande beijo,
    Jackie

  9. Adelson Smania disse:

    @Roberto: Espero que lhe traga bons resultados! Seu novo comentário após os ajustes será bem vindo. Quanto à parceira, por favor leia a Política de parcerias.

    @ArrumaBlog: No geral, o IE ainda é o browser mais utilizado. Entre o público mais técnico, prevalece o FireFox. Mas, o Chrome está mesmo ganhando espaço a cada dia. E concordo com você quanto ao poder dos complementos do FireFox. A grande variedade é um peso a favor dele.

    @Jackie: Que bom vê-la de volta aqui! No artigo A Importância da Velocidade de suas Páginas há algumas dicas para a otimização. Mas é um assunto bastante abrangente, e ainda devo voltar a ele.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  10. Max Martins disse:

    Adelson

    Desculpe o regionalismo, mas que "baita" post. Muito bom mesmo.
    Já havia fuçado nessas funções, mas confesso que só entendi melhor com esse post. Vou explorar ao máximo essas funcionalidades.

    Quanto ao Chrome e o próximo post, tenho usado algumas extensões que facilitam muito minha navegação e não consigo usar este navegador com moderação. Foi paixão à primeira vista. Cliquei e a página abriu numa velocidade espantosa. Detalhe, eu usava o IE. Covardia, né?

    Forte abraço

  11. Blog do Vieira disse:

    A postagem foi bacana, agora te pergunto, de um leigo para um especialista, como resolver todos os problemas apresentados, seria possível um outro post a respeito. Ficaria muito grato.

  12. Adelson Smania disse:

    @Max: O regionalismo é muito bem vindo! Eu também passei pela mesma situação que você: só utilizava o IE quando conheci o Chrome. Então, foi mesmo uma covardia. Depois, conheci o FireFox, mas continuo fiel ao Chrome.

    @Vieira: A sugestão está anotada. Providenciarei no futuro um artigo falando sobre isso.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  13. O Blog do seu PC disse:

    Eu já conhecia essa ferramenta no Google Chrome, com sua postagem aprendi um pouco mais, vou ver se aproveito melhor a ferramenta.

  14. Jucifer disse:

    bah isso é demais para meus neuronios ruivos
    mas sem duvida são valiosas dicas
    bjim

  15. paulo araujo disse:

    o post foi indicado para a minha relação de amigos no dihitt.

    abs e muito sucesso

    Paulo Araujo

  16. armacaseira.net disse:

    O Chrome é o meu segundo melhor navegador, isso porque só uso dois, mas EU gosto do Mozila por ser mais rápido pelo menos para mim ele é.
    Mas essa dica eu já tinha visto por acidente, mas não sabia como fazer novamente vou dá fuçada no Chrome e usar essa ferramenta. Grande dica!
    Att: Fábio henrique

  17. Sissym disse:

    Eu estava usando somente o Firefox, desisti do IE. Só que o Firefox começou a travar, pensei ser somente na minha casa, nada, com outras pessoas. Aparece: Firefox Crash Reporter e trava!

    Hoje resolvi usar o Chorme e estou gostando. Realmente mais rapido. Com suas dicas, que vou favoritar, vou aprender a manusear melhor.

    Obrigada pela valiosa dica.

  18. Adelson Smania disse:

    @Blog do Seu PC: Esses recursos do Chrome não são muito conhecidos, mesmo por quem já utiliza a ferramenta há algum tempo. Espero que tenha dado bom resultado para você!

    @Jucifer: Tenho certeza de que seus neurônios ruivos darão conta do recado! Tomara que as dicas sejam úteis.

    @Paulo: Obrigado pela divulgação! Isso é sempre muito importante para mim.

    @Fábio: Costumo usar o FireFox em algumas situações, embora ainda prefira o Chrome. Espero que ele o ajude a analisar seu blog.

    @Sissym: O Chrome é uma ótima opção de browser. Entre os mais famosos, tem uma interface mais simples e é mais rápido que os demais.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  19. Helder disse:

    Belo post Adelson. O chrome realmente tem se mostrado excelente.

    Quando o chrome migrar todas as ferramentas que uso no firefox, passarei utilizá-lo como navegador padrão.

  20. Adelson Smania disse:

    Olá, Helder!

    As extensões do Chrome estão a cada dia mais numerosas. Assim, é possível que num futuro breve você encontre todas as ferramentas que utiliza já migradas para o Chrome.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  21. Katia Alpin disse:

    Amo o Chrome! E quanto mais aprendo mais forte fica essa ligação.
    Descobri as ferramentas meio que sem querer pelo Inspecionar Elemento, mas não tinha idéia da abrangência.
    Obrigada.

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, Katia!

    Também sou fã do Chrome desde que comecei a utilizar sua versão beta. Não o troco por nada!

    Além de ser um navegador simples e rápido, ainda oferece recursos interessantes como os que mostrei neste artigo.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  23. Ricardo Roehe disse:

    Eu utilizo o Chrome é nota 10.
    É muito rápido abre o meu blog que é pesado.
    Sou seu seguidor em seu site, é interessante.
    Vou colocar seu link no meu blog se possivel link o meu blog, ajude a divulgalo, pois não podemos ficar calados em relação ao idoso.
    http://maustratosaoidosodenuncie.blogspot.com
    Forte abraço e Muita Luz em seu caminho.

  24. Adelson Smania disse:

    Olá, Ricardo!

    O Chrome é mesmo fantástico! Para poder divulgar seu blog aqui, acesse a opção "Parceiros" no menu principal e veja como fazer isso.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  25. Cayo Canette disse:

    gostei, mas antes mesmo de ver esse artigo meu Blog, tem acesso da maioria dos visitantes vindo pelo google e logo atrás o firefox entre outros, raramente o internet explorel.

  26. Adelson Smania disse:

    Olá, Cayo!

    O Chrome é um browser que vem crescendo a cada dia em participação na net. Eu sou fã desde a primeira versão beta!

    Um abraço!

  27. Cristiano (Nanosoft News) disse:

    Olá, Adelson, assim como você logo que conheci o Chrome tornei me um fã, pela sua interface clean, mas com recursos incríveis e agora com aceleração por hardware fazendo com que carregue as páginas super rápidas. Outro recurso excelente, é o corretor ortográfico, assim você pode digitar errado a vontade e depois corrigir com calma rs. Assim como você, eu também só usava o IE, depois passei a usar o Firefox, mas ao contrário do que muitos dizem dele ser tão veloz, aqui ele ficou mais lento ate que o IE. Portanto eu uso o Chrome e as vezes o IE, por compatibilidade com alguns sites que ainda teimam e aceitar só o IE. Belo post, ótimas dicas.

  28. Adelson Smania disse:

    Olá, Cristiano!

    Por enquanto, não troco o Google Chrome por nenhum outro browser! Como você disse, também só utilizo o IE quando o site não funciona bem com o Chrome.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  29. Henrique Daumas de Queiroz disse:

    Olá, Adelson!

    Sou novato na net, estou aos poucos conhecendo o mundo dos blogues e ter pessoas como você que nos auxilia dando sempre uma diretriz apresentando as novidades é sempre muito bom. Parabéns!

    É um ótimo post e todo conteúdo do blogue é muito bom. Vou divulgar no meu com prazer.

    Blogue: http://etinspiritumsanctum.blogspot.com

    Um abraço!

  30. Adelson Smania disse:

    Olá, Henrique!

    Obrigado por seus elogios! Espero que este e outros artigos o ajudem a evoluir o seu blog!

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  31. Julio Lopes disse:

    Eu usava o Firefox mas vi que o Google Chrome se tornou necessário na minha rotina de blogueiro.
    Ótimo post, abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Julio!

      Quando escrevi este artigo, quase 2 anos atrás, o Google Chrome já era um ótimo navegador. Hoje, ele está ainda mais poderoso, tornando-se uma ferramenta auxiliar muito interessante para quem tem um blog.

      Um abraço!

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!