divulgação Camila Fiori

Como aumentar as visitas do seu blog

Aumentar200

O tema “aumentar as visitas do blog” é sempre um dos mais procurados, seja em meu e-mail, no Skribit ou no Yahoo! Respostas. Apesar de não haver mágica para isso, há algumas orientações simples – mas que exigem trabalho – que você pode seguir para conseguir mais visitantes. Veja neste artigo uma compilação dessas dicas.

Introdução

 

 

Antes de iniciar o artigo, preciso dizer que há dois aspectos importantes para escrever sobre este tema:
  • É arriscado, porque praticamente todos os metablogs já escreveram sobre isso. Por isso, é difícil trazer algo inovador nesse campo.
  • Mas, é também necessário. Como eu disse na introdução, sempre há pessoas com dúvidas sobre o tema. No meu Skribit, ele é um dos assuntos mais votados. No Yahoo! Respostas, frequentemente essa questão aparece. E, literalmente toda semana, recebo algum contato perguntando sobre o assunto.
Eu mesmo já escrevi sobre isso na série de artigos Divulgando seu blog, escrita logo no início do Gerenciando Blog, em fev/09. De lá para cá, muitas coisa mudou e agora eu sei o que realmente traz visitas ao meu blog. Vejo este artigo como uma versão amadurecida daquele.

De onde vêm suas visitas?

Outro ponto antes de ir às dicas é conhecer as fontes de suas visitas. Você sabe de onde vêm os seus visitantes? A melhor ferramenta para ajudá-lo nesse sentido é o Google Analytics. O gráfico “Visão geral das fontes de tráfego” é um ótimo início.

 

Em meu caso, fiz uma análise um pouco mais detalhada e cheguei ao gráfico abaixo:

AumentarVisitas1

Veja que, em meu caso, os mecanismos de busca – especialmente o Google – respondem por mais da metade das visitas enviadas ao Gerenciando Blog. As visitas diretas e os agregadores de links são também fontes importantes.
No entanto, não se pode desprezar as demais fontes (como aquelas vindas de outros sites, RSS ou redes sociais). Grande parte dos visitantes que conheceram o meu blog através dessas fontes tornaram-se leitores fiéis e passaram a visitá-lo através de links diretos.

Seu número de visitantes é baixo ou alto?

Você considera seu número de visitas baixo ou alto? Essa pergunta é capciosa. Alguém pode receber 100 visitas por dia e achar esse número alto, enquanto outro recebe 1000 e acha que é baixo. A melhor forma de responder a essa pergunta é tendo uma referência. Ou seja: você poderá responder melhor a essa pergunta se comparar o número de visitas do seu blog com outros, especialmente aqueles de boa qualidade.
Há uma forma aproximada de saber isso, sem precisar sair perguntando por aí quantas visitas cada um recebe. Trata-se do Alexa Rank, que já tratei no artigo Alexa Rank – Vida Além do PageRank. Resumindo o que eu disse naquele artigo: quanto menor o Alexa Rank de um site, mais visitas ele recebe. Assim, se um blog tem um Alexa Rank menor que o seu, significa que ele recebe mais visitas. A forma mais simples de acompanhar o número é instalando a Alexa Toolbar ou a extensão para o Google Chrome.

Como aumentar as visitas do blog?

Vamos então às dicas! Você verá que não há maneiras mágicas para fazer isso. As visitas que você recebe serão resultado do bom trabalho que você realiza em seu blog.
1. Escreva conteúdo original e de qualidade
É inevitável começar de outra forma. Se você não escrever bem, ninguém se interessará em ler seus artigos. Se você se limitar a copiar artigos de outros blogs e sites, dificilmente ganhará relevância – e ainda correrá o risco de ser punido por plágio. Para algumas dicas sobre como escrever bem, leia o artigo Escrevendo e divulgando um bom artigo.
2. Otimize seus artigos para as ferramentas de busca
Como mostrei acima, a maior parte das visitas que chegam ao meu blog vêm de ferramentas de busca. O mesmo deve acontecer com o seu blog. Por isso, é essencial que seus artigos estejam otimizados para essas ferramentas, especialmente para o Google. Diferente do que muitos pensam, as técnicas são simples e qualquer um pode segui-las. Veja os detalhes nos artigos abaixo:
3. Fidelize seus leitores
Os visitantes que chegam até seu blog de forma direta são aqueles que o acessam sem passar por outros sites. Esses visitantes são aqueles que digitaram o endereço no navegador ou o acessaram através de um link que ele já colocou em seus “Favoritos”, por exemplo. Este é um tipo importante de visitante, pois ele normalmente voltará com frequência ao seu blog.
Algumas ações que você pode realizar para conquistar leitores fiéis:
  • Responda seus comentários ou e-mails. O leitor que recebe atenção sente-se valorizado e retorna ao seu blog.
  • Deixe comentários em seus blogs. É outra forma de mostrar que você dá valor aos seus visitantes.
  • Participe ativamente em fóruns de ajuda, com o Yahoo! Respostas. É uma maneira interessante de atraí-los para conhecer o seu trabalho.
4. Faça bom uso dos agregadores de links
Os agregadores de links são uma forma fantástica de atrair visitantes ao seu blog. Como o número de visitas que eles recebem é alto, a ideia é que você se beneficie disso para mostrar seu trabalho a novas pessoas.
Uma lista com os principais agregadores, ordenada pelo número de visitas que eles me trazem, está na seção de Links Úteis. Alguns artigos que escrevi com dicas sobre esse assunto:
5. Consiga links em outros sites
Além do número considerável de visitas recebidas através de outros sites, minhas estatísticas do Google Friend Connect mostram que 24% dos seguidores do Gerenciando Blog o conheceram dessa forma. Normalmente, os links em outros sites são conquistados de forma natural, quando alguém gosta de seu blog e passa a divulgá-lo. Mas, você pode dar um impulso extra:
  • Publique um banner em lugar visível. Isso costuma chamar mais a atenção dos visitantes. Veja como fazer um em Criando um banner para o seu site.
  • Avalie a possibilidade de realizar uma parceria de troca de links. Nem todos gostam dessa ideia, mas no meu caso ela tem funcionado bem. No artigo Divulgando seu blog: Parcerias falo mais sobre isso.
6. Use as redes sociais
As redes sociais como o Twitter e o Facebook são outra forma interessante de conquistar novos leitores, especialmente se você já tem alto número de seguidores nelas.
7. Explore seu RSS
O seu feed RSS é essencial para trazer os visitantes de volta ao seu blog. É um recurso que deve ser explorado com sabedoria, pois é uma das melhores formas para fidelizar seus leitores. Veja algumas dicas nos artigos abaixo:
8. Seja persistente e tenha paciência
Quanto mais artigos você escrever em seu blog, maior a chance de você receber mais visitas. Isso é simples de ser entendido: haverá mais links seus no Google e outras ferramentas de buscas, em redes sociais e agregadores de links. Por isso, é natural que seu número de visitas cresça ao longo do tempo.
Assim, não desista se você está começando agora e recebe poucas visitas. Acredite, com o tempo – e bom trabalho, claro – seus visitantes virão.

Outras fontes de informação

Como eu disse no início, muito já se escreveu sobre este assunto. Cito abaixo alguns artigos de outros blogs que complementam meu texto e também podem ajudá-lo a conquistar mais visitantes:

Conclusão

Vocês devem ter percebido que não há mágica. Para atrair mais visitantes, a fórmulas é simples: escrever bons artigos e divulgá-los de forma eficiente. Espero que as dicas deste artigo possam ajudá-los a ter mais sucesso com seus blogs.
Para terminar, respondo uma pergunta que me foi feita: “vale a pena utilizar sites de autosurf que prometem milhares de visita?” A resposta é um sonoro “não”. Qualquer mecanismo automático que prometa mais visitas, mais seguidores, mais dinheiro ou o que for normalmente utiliza mecanismos antiéticos e deve ser evitado. Afinal, de que vale receber milhares de visitas num dia se você sabe que não há uma pessoa lendo seu blog?
E você, concorda com o que foi dito? Tem alguma dica que faltou neste artigo? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

160 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.