Blogger segurança Camila Fiori

Definindo a segurança de seu blog

Defindo segurança do seu BloggerNo Blogger, é possível alterar as configurações de segurança do seu blog para limitar quem terá acesso a ele, seja como leitor ou autor. Você pode, por exemplo, definir que o acesso a seu blog será permitido somente a determinadas pessoas que você irá escolher. Com essas configurações, também é possível transferi-lo para outra conta. Aprenda neste artigo como realizar esses procedimentos.

 

Introdução

Para entender as configurações de segurança no Blogger, você precisa saber a diferença entre os 3 tipos de usuários que podem visualizá-lo:

  • Administrador – É o usuário que possui poder de realizar qualquer ação no blog, como alterar o layout e configurações (inclusive de segurança), inserir, editar ou apagar qualquer artigo, moderar e apagar comentários etc. Todo blog possui um ou mais administradores. Quando você cria um novo blog, você é seu único Administrador.
  • Autor – O autor possui privilégios limitados: ele só pode escrever novos artigos ou editar os artigos que ele mesmo escreveu. Os autores só podem ser adicionados ao blog por um administrador.
  • Leitor – Trata-se do usuário mais simples, que pode apenas ler seus artigos e deixar comentários em seu blog (se esta opção estiver disponível). Por padrão, um novo blog criado no Blogger é público, o que significa que qualquer pessoas que visitá-lo terá acesso ao seu conteúdo como leitor.

O que mostrarei neste artigo é como você pode alterar as configurações referentes a estes usuários. Todas essas configurações serão feitas a partir da aba “Permissões” de seu blog. Para acessá-la, basta entrar no endereço http://www.blogger.com, clicar no nome do seu blog e depois em “Configurações”. Em “Permissões”, você verá informações parecidas com a abaixo:
Defindo segurança do seu Blogger  

Definindo os Leitores de seu blog

Como eu disse acima, se você não alterou essa configuração, seu blog é público, o que significa que qualquer visitante é um Leitor e poderá ler seus artigos. Por isso, ao entrar na aba “Permissões”, você verá a opção “Qualquer pessoa” marcada em “Leitores do blog”. Você tem duas outras opções de configuração:

  • Somente as pessoas que eu escolher: Esta opção é interessante quando você quer escolher quem serão os Leitores de seu blog, tornando-o exclusivo para essas pessoas. Selecionando esta opção, você precisará digitar o endereço das pessoas que terão acesso como Leitores, que receberão um e-mail com o convite. Os convidados precisarão de uma Conta do Google para acessar seu blog, e deverão digitar seu nome de usuário e senha para ler seu blog. Um detalhe: os Administradores e Autores também conseguirão acessá-lo.
  • Somente autores do blog: Esta opção é ainda mais restrita: somente os Autores (e Administradores) do seu blog conseguirão acessá-lo. Para isso, eles também precisarão de uma conta no Google e deverão digitar seu nome de usuário e senha para ler seus artigos.

Em ambos os casos, a tela que será mostrada a quem visitar seu blog será similar à abaixo. Por isso, quando você receber essa mensagem ao tentar acessar um blog, significa que ele é privado:
Defindo segurança do seu Blogger A qualquer momento, você pode tornar seu blog público novamente, escolhendo a opção “Qualquer pessoa”.  

 

Adicionando Autores ao seu blog

Quando você quer permitir que mais de uma pessoa escrevam artigos em seu blog, é necessário adicioná-las como Autores. A operação é simples: basta clicar no botão “Adicionar autores” da aba “Permissões”, digitar o endereço de quem você convidará e clicar em “Convidar autores”.
Defindo segurança do seu Blogger Similar ao que ocorre no item anterior, os convidados receberão um e-mail e precisarão acessar o seu blog com uma Conta do Google. Depois de aceitarem o convite, eles poderão escrever seus artigos na interface do Blogger ou mesmo com o Windows Live Writer. Quando um autor tentar acessar o Blogger, ele verá menos opções referentes ao seu blog. As demais opções estão visíveis somente para Administradores. Para remover um autor de seu blog, basta clicar no “X” à frente de seu nome. 
Defindo segurança do seu Blogger  

Adicionando Administradores ao seu blog

Antes de mais nada, é importante você entender a responsabilidade em tornar alguém Administrador de seu blog: se você fizer isso, essa pessoa terá poderes totais sobre seu blog, podendo excluir qualquer artigo e até mesmo impedir que você utilize seu blog. Por isso, só utilize esta opção se realmente confiar nessa pessoa. O primeiro passo para adicionar um Administrador ao seu blog é adicioná-lo como Autor, seguindo os passos acima. Depois que a pessoa aceitar o convite como Autor, aparecerá uma nova opção ao lado de seu nome, mostrada abaixo. Basta modificar a caixa para “Administrador” para lhe dar esses privilégios.
Defindo segurança do seu Blogger Se quiser que uma pessoa deixe de ser um Administrador, você tem duas opções:

  • Remover todos os seus direitos, clicando no “X”, conforme já mostrado acima;
  • Ou alterando novamente , o que fará com que a pessoa volte a ser um Autor.

 

Transferindo seu blog para outra conta

Com as opções mostradas neste artigo, também é possível você transferir o seu blog inteiramente para outra conta. Isso é interessante, por exemplo, quando você criou diversos blogs a partir de contas diferentes e quer reunir todos em uma única conta. As instruções são simples: 1. Acesse a conta do blog que deseja transferir. 2. Adicione a conta para onde ele será transferido como Autor. 3. Entre no e-mail da conta convidada e aceite o convite. 4. Volte à conta do blog e conceda privilégios de Administrador a essa conta. 5. Entre na conta convidada (agora você já é um Administrador) e remova os privilégios da conta original.  

Conclusão

A segurança de seu blog é um fator que merece cuidado especial. Com as opções existentes no Blogger, é possível defini-las de forma a proteger o seu conteúdo ou permitir a colaboração de outras pessoas para o seu trabalho.   E você, já conhecia as configurações de “Permissões” do Blogger? Deixe seu comentário sobre o assunto!

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

35 Comentários

  1. Water disse:

    Adelson, sobre Transferir seu blog para outra conta é uma boa acessar tudo de uma conta (Gmail) só. Acontece um porém que é o problema no perfil. Explico: Ter vários blogs em ma única conta impede de mostrar perfis diferentes em cada blog. Até hoje o Blogger não resolveu este problema. Você ou alguém teria alguma sugestão?

  2. Gizaa Veiga disse:

    Olha só! Adorei, não sabia que podia ter mais administradores num blog do Blogger!

    Super valeu pelo post!

  3. Adelson Smania disse:

    @Water: Você tem razão quanto à limitação que você cita. O Blogger sempre mostraria o mesmo perfil em todos os blogs. Em meu caso, eu não utilizo o widget de Perfil: eu criei uma página estática e coloquei um link para ela no menu, com o título "Sobre". Dessa forma, consigo mostrar informações mais detalhadas sobre mim e o blog.

    @Gizaa: Sim, isso é possível de ser feito! É útil quando o blog é gerenciado por mais de uma pessoa.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  4. Celso disse:

    Existe algum limite de autores para postarem num blog?

  5. Adelson Smania disse:

    Olá, Celso!

    O limite é de 100 autores por blog.

    Um abraço!

  6. Jaqueline disse:

    Olá Adelson,
    eu posso agora que removi o administrador da conta antiga remover o autor tbem?(ficou esta opçao ao lado)

  7. Adelson Smania disse:

    Olá, Jaqueline!

    A resposta depende do caso. Se você ainda pretende escrever artigos no seu blog utilizando o perfil antigo, precisa mantê-lo como autor. Mas, se você quer desvinculá-lo totalmente de seu blog, deve removê-lo como autor.

    Um abraço!

  8. Carla Lorena disse:

    eu qria fechar meu blog pra todos os seguidores… pq ele da a opcao de somente 100 email e eu tenho mais do que 100 seguiudores 🙁

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Carla!

    Infelizmente, há mesmo no Blogger o limite de 100 usuários que você pode permitir que veja um blog privado.

    Um abraço!

  10. Tcem Work Ferramentas web disse:

    Eu tenho duvidas. Quantas pessoas eu posso permitir como leitora de meu blog? É limitado?

  11. Tcem Work Ferramentas web disse:

    Eu tenho outras dúvidas. Eu posso ter quantos blogs numa conta administradora? Exemplo, eu tenho uma conta que eu tenho três Blogs. Posso ter mais, é limitado o numero de blog por conta? Obrigado!

  12. Adriano Luz disse:

    Olá!

    Em ambos os casos, a resposta é 100. Ou seja: você pode ter 100 leitores para seu blog caso ele seja fechado somente para membros, e até 100 blogs em uma única conta.

    Essas e outras respostas estão em http://support.google.com/blogger/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=42348.

    Um abraço!

  13. Camila disse:

    Olá!
    Uma dúvida:
    Se houver alguém com conta no blogger, que esteja logado, que não seja leitor convidado e tentar visualizar no meu blog, eu receberei uma notificação (por e-mail, sei lá), como uma sugestão de um novo leitor interessado em meu blog?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Camila!

      Infelizmente, o que você deseja não ocorre. Quando um blog está fechado somente para leitores convidados, não existe nenhuma interação dele com os demais leitores.

      Um abraço!

  14. Simplismente Maria disse:

    Olá, tenho dois blogs em uma única conta, e agora não consigo entrar no segundo Blogspot que criei, só no primeiro que nem uso mais, como faço para conseguir acessá-lo ?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Se os dois blogs estão corretamente associados a uma única conta, é estranho somente um deles ser acessado corretamente. Que erro ocorre quando você tenta acessá-lo?

      Um abraço!

  15. Dee Mercês disse:

    Wlw ajudou bastante!

  16. Valéria disse:

    Oi Adelson!
    Não entendi como faço para ser autor e administrador com diferentes contas, sou as duas coisas, mas não aparece esta palavra remover para separar.Terei que adicionar outro autor, eu mesma novamente e aí separar autor e administrador? Mas terei que ter outro e-mail?
    Abraço

  17. Iris Savin disse:

    Olá Adelson

    Obrigada pelas dicas, já estou colocando em prática.

    Abraços

    Lilia

  18. Jo Turqueza disse:

    Oi, por favor preciso de ajuda.
    Estava trocando o Administrador de um blog meu (tenho 3).
    Troquei Administrador para Autor (OK)
    Quando fui trocar Administrador para Autor, cliquei errado e ficaram dois autores. Agora não consigo entrar no meu blog.
    Como fazer?
    Obrigada.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jo!

      Vi no outro comentário que você já conseguiu resolver o problema, correto? Caso ele persista, avise-me para eu tentar ajudá-la.

      Um abraço!

  19. Paulo disse:

    Olá, Adelson.

    Criei um blog(tenho um e criei outro) com o mesmo perfil, e não quero que apareça o nome de autor em ambos.
    Isso porque ficaria sem sentido. São blogs com assuntos diferentes. Imagine: num blog de futebol: "autor: paulogol".
    Num blog de saúde: "autor: paulogol".
    São só exemplos.

    Então, já que criei os dois blogs com o mesmo perfil, haveria alguma maneira de apagar o blog recente, e com outro e-mail recriar "fulano ponto blogspot ponto com"?
    Ou eu teria que criar fulano2 ponto blogspot ponto com?

    Obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Paulo!

      Se você quiser ter um perfil diferente para cada blog, você não precisa apagá-lo. Basta transferi-lo para o outro perfil, como mostro no item "Transferindo seu blog para outra conta".

      Um abraço!

  20. Projeto Pensando Verde disse:

    Ola Paulo! Gostei muito do texto! Gostaria de saber se tem alguma forma de o autor não ter permissão para publicar o texto, so podendo salvar, onde so o administrador teria a permissão para publicar ?

  21. Jeová Almeida disse:

    Perfeito esta postagem
    me ajudou demais!!!!

  22. Ailton Silva disse:

    diferenças entre leitor e autor? leitor somente le e nao publica nada? o autor leria e publicaria ok, então minha duvida é? eu poderia ter 100 autores sem permissão para publicação? e poderia tere 100 leitores? num total de 200 convidados?

  23. Eternity Produções disse:

    Fiz passo a passo, porém não aparece o "x" ao lado do administrador nem aparece os autores que adicionei…

  24. Diego Silva disse:

    Ola amigo vc pode me ajudar
    é o seguinte tenho um blog privado adicionei um leitor
    mais agora quero exclui-lo mais o email dele não aparece
    na lista dos 100 leitores gostaria de saber se tem alguma coisa
    que eu possa fazer pra que o email dele apareça para eu poder excluir.

  25. Anônimo disse:

    Posso impedir o autor de apagar os seus próprios artigos?

  26. Nicolas disse:

    olá , meu blog eu add uma outra conta minha no blog que eu estava usando e acabei colocando as duas como autor ai o meu blog está sem adm , como que eu faço pra recuperar

  27. Raphael disse:

    Ótimo post, bem completo! Parabéns!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.