infraestrutura serviços Camila Fiori

Domínio Grátis para seu Blog ou Site

DotTK200Na série de artigos Mudando para seu domínio próprio, já mostrei as vantagens de cadastrar um domínio próprio para seu blog, explicando como fazer isso com um domínio pago. Uma pergunta que sempre me fazem é sobre a possibilidade de cadastrar um domínio grátis. Sim, isso é possível. Aprenda neste artigo como fazer a configuração de um domínio grátis para seu blog ou site.  

Introdução

Registrar um domínio próprio para seu blog permitirá que ele seja acessado, citando o próprio Gerenciando Blog como exemplo, pelo endereço www.gerenciandoblog.com.br ao invés do endereço original gerenciandoblog.blogspot.com. As principais vantagens são a facilidade de memorização e a independência de plataforma. Se algum dia eu desejar, posso colocar o Gerenciando em outra plataforma, como o WordPress, e os visitantes continuarão acessando-o pelo www.gerenciandoblog.com.br. Apesar do registro de um domínio ser barato (entre R$15/ano no caso do .com e R$30/ano no caso do .com.br), muitos gostariam de registrar um domínio para seus blogs sem precisar pagar por isso. Isso é possível através do serviço Dot.TK, mas com uma limitação: só é possível registrar um domínio com a terminação .TK. Mesmo assim, isso costuma ser mais vantajoso do que permanecer com seu endereço original. Neste artigo, mostrarei como registrar um domínio .TK e associá-lo ao seu blog no Blogger. O domínio também pode ser direcionado para blogs em outras plataformas, ou ainda qualquer site ou página (como seu perfil em redes sociais, por exemplo).  

Cadastro e configuração do Dot.TK

O cadastro no Dot.TK é bastante simples. Vou utilizar como exemplo a hospedagem de minha página pessoal (adelsonsmania.blogspot.com) em um domínio .TK. 1. Acesse a página inicial do Dot.TK. 2. Preencha o nome do domínio que você deseja registrar.
OBS.: Caso o site seja exibido em inglês e você prefira vê-lo em português, basta mudar o idioma clicando em “Choose language”, no canto superior esquerdo da tela.
DotTK1 3. Caso o domínio desejado esteja disponível, você verá uma tela de confirmação como a seguinte. Neste caso, basta escolher a opção “Free domain” e clicar em “Next”. Se ele não estiver disponível, você deverá escolher outro nome de domínio.
DotTK2 4. Na próxima tela, você verá duas opções, para o seu registro:
DotTK3

  • O URL de seu site – Esta é a forma mais rápida – mas também mais limitada – para você prosseguir. Neste caso, seu novo endereço .TK será apenas um redirecionamento para o seu endereço verdadeiro. Não aconselho utilizar esta opção para blogs, pois os seus artigos continuarão sendo exibidos no endereço antigo. Só a recomendo caso você esteja registrando um domínio para uma página específica ou seu perfil em uma rede social.
  • Usar o seu próprio DNS – Esta é a opção mais recomendada para blogs. A configuração é um pouco mais complicada, mas vale a pena. O resultado para o seu blog será o mesmo de utilizar um domínio pago. Para continuar com essa opção, clique no botão “Usar DNS para esse domínio”, destacado na figura acima.

5. Após clicar no botão, você terá novamente duas opções. O resultado final será o mesmo. Escolha a que achar mais conveniente. Após preencher as informações, clique no botão “Seguinte”.

  • Usar o Free DNS Service do Dot.TK – Neste caso, você fará a configuração do DNS dentro do próprio Dot.TK. Caso você possua um blog no Blogger, as informações devem ser preenchidas conforme indicado abaixo. Essas informações serão alteradas posteriormente.

DotTK4

  • Usar seu próprio DNS Services – Somente recomendo que você utilize esta opção caso já utilize um serviço de DNS externo, como o Zone Edit. Se optar por esta forma, deve preencher as informações de acordo com seu serviço de DNS.

6. Você será levado para uma nova tela onde deve informar os dados para criar sua conta no Dot.TK. Preencha as informações e clique no botão “Seguinte”.
DotTK5 7. Você receberá um e-mail com instruções para confirmar a sua conta. Siga as instruções do e-mail. 8. Ao final, você será levado à tela de login do Dot.TK. Caso não seja direcionado automaticamente, acesse a opção de “Login”, no canto superior direito da tela, e entre com seu e-mail e senha. 9. Dentro de “Meus Domínios”, entre na opção “Modificar um domínio”. Depois, clique no botão “Modificar” ao lado de seu domínio.
DotTK6 10. Modifique as informações para que fiquem como na figura abaixo. Ao final, clique no botão “Seguinte”, no canto inferior direito da tela.
DotTK7  

 

Configuração do seu Blogger

Após configurar seu domínio no Dot.TK, é necessário também configurar seu Blogger para ser acessado através de seu novo domínio. 1. Acesse www.blogger.com e entre com seu usuário e senha. 2. Entre na opção “Configurações” de seu blog.
DotTK8 3. Acesse a pasta “Configurações” / “Publicação” e clique na opção “Domínio personalizado”.
DotTK9 4. Na próxima tela, clique em “Ir para configurações avançadas”.
DotTK10 5. Preencha “Seu domínio” com o endereço que você configurou e clique em “Salvar configurações”.
DotTK11 6. Depois de confirmar, marque a caixa indicada na figura abaixo e clique novamente em “Salvar configurações”.
DotTK12   Pronto! Agora é só aguardar. É natural que as alterações demorem até um dia para terem efeito e seu blog poder ser acessado pelo seu novo domínio. Nesse meio tempo, é normal que seja exibida uma mensagem de publicidade do Dot.TK ao invés de seu blog ao acessar seu domínio. Em meu caso, o domínio estava no ar menos de 30 minutos depois de fazer a configuração.  

Limitações

Há algumas limitações no domínio grátis .TK:

  • Legalmente, o domínio não pertence a você, mas à Dot.TK. Por isso, esse tipo de domínio não é recomendado para uso em um site ou blog profissional. Neste caso, vale a pena pagar por um domínio.
  • Não é possível configurar o Google Apps no domínio .TK. Se esta é sua intenção, você precisa de um domínio pago.
  • Você precisa ter um mínimo de 25 visitas ao seu domínio .TK a cada 90 dias – um número bastante baixo. Caso esse número não seja atingido, será exibida uma página de publicidade do Dot.TK quando alguém acessar o seu domínio.

 

Conclusão

Antes de se decidir pela migração, sugiro que você leia o artigo Mudando para seu domínio próprio – Parte 1 para considerar as vantagens e desvantagens envolvidas. Mesmo com as limitações existentes, um domínio .TK é uma saída interessante para quem deseja configurar um domínio em seu blog sem gastar nada.   E você, já conhecia os domínios .TK? Deixe sua opinião nos comentários!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

78 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.