serviços Camila Fiori

FormSpring: Responda Perguntas em seu Blog

FormSpring200O FormSpring é um serviço simples mas interessante para seu blog: com ele, você ganha um página onde seus leitores podem enviar perguntas a você. Posteriormente, você responderá essas perguntas e elas ficarão disponíveis também aos demais visitantes. É uma ótima forma de interação com seus visitantes e que pode lhe trazer bons resultados, dependendo do tema de seu blog. Veja neste artigo como utilizá-lo.  

Introdução

O FormSpring não é mais novidade. O serviço foi criado em novembro/09 e aclamado como a nova sensação da web. A ideia era simples: uma nova rede social, em que as pessoas poderiam postar perguntas umas às outras. Para quem tem um blog, o FormSpring pode ser utilizado como uma espécie de fórum, em que seus visitantes deixarão perguntas sobre o tema que você determinar e você as responderá. É algo que, até agora, eu fazia através de e-mail. Sempre estive disponível para que as pessoas enviassem suas dúvidas. Na medida do possível, procurei respondê-las. Ocorre que há diversas dúvidas similares. Como o e-mail não fica disponível para todos, não havia como compartilhar as respostas. A partir de agora, está disponível em http://www.formspring.me/gerenciandoblog a nova área em que os visitantes poderão deixar qualquer pergunta relacionada aos assuntos que trato no Gerenciando Blog. Todos são bem vindos lá! Neste artigo, mostrarei a você como fazer o mesmo em seu blog.  

Criando e configurando sua conta

1. Acesse http://www.formspring.me. 2. Clique no botão “Sign up and find friends”. Se preferir, você pode clicar na opção abaixo desse opção e conectar-se com seu usuário do Facebook.
FormSpring1 3. Preencha as informações e clique em “Continue”.
FormSpring2 4. Você receberá um e-mail do serviço. Clique no link recebido para confirmar a propriedade do e-mail. 5. Clique em “Profile” e depois em “Fill out your Name”. Preencha as informações solicitadas e clique em “Save”.
FormSpring5 6. Você verá também outras opções para configuração. Uma importante é a “Design”, onde você poderá colocar um fundo personalizado e deixá-lo similar ao seu blog. 7. Em “Services”, pode você conectar-se às outras redes sociais das quais participa, para facilitar o compartilhamento de suas respostas. Só faz sentido conectar-se ao Blogger caso deseje enviar para seu blog as perguntas feitas.
FormSpring6  

Respondendo perguntas

Quando alguém postar uma pergunta para você, você será notificado por e-mail (se deixou marcada essa opção em “Settings” / “Privacy” / “Notification Settings”. Você também verá o número de perguntas abertas em sua página principal do FormSpring, conforme mostrado na figura abaixo:
FormSpring7 Para respondê-la, basta escrever sua resposta na caixa correspondente e clicar em “Save Answer”. Caso você tenha configurado a conexão com Twitter e Facebook, poderá marcar essas opções para que a resposta seja enviada também para essas redes sociais.  

 

Seguindo pessoas

Da mesma maneira que outras redes sociais, você pode se conectar a outras pessoas para visualizar perguntas que elas realizem. Isso é feito através da opção “Find Friends”, no alto da tela. Você pode procurar em cada rede social os seus contatos que também tenham conta no FormSpring e adicioná-los à sua rede.
FormSpring9  

Conclusão

Você deve avaliar se o FormSpring se adequará à sua necessidade. Em meu caso, como me proponho a solucionar eventuais dúvidas – e já o faço por e-mail – ele cairá como uma luva. É interessante para mim a ideia de poder compartilhar as respostas que dou a essas dúvidas. Se você quer ler outros artigos sobre o assunto, sugiro os seguintes:

  E você, já conhece o FormSpring? O que acha dele? Deixe um comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

13 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.