serviços Camila Fiori

FormSpring: Responda Perguntas em seu Blog

FormSpring200O FormSpring é um serviço simples mas interessante para seu blog: com ele, você ganha um página onde seus leitores podem enviar perguntas a você. Posteriormente, você responderá essas perguntas e elas ficarão disponíveis também aos demais visitantes. É uma ótima forma de interação com seus visitantes e que pode lhe trazer bons resultados, dependendo do tema de seu blog. Veja neste artigo como utilizá-lo.  

Introdução

O FormSpring não é mais novidade. O serviço foi criado em novembro/09 e aclamado como a nova sensação da web. A ideia era simples: uma nova rede social, em que as pessoas poderiam postar perguntas umas às outras. Para quem tem um blog, o FormSpring pode ser utilizado como uma espécie de fórum, em que seus visitantes deixarão perguntas sobre o tema que você determinar e você as responderá. É algo que, até agora, eu fazia através de e-mail. Sempre estive disponível para que as pessoas enviassem suas dúvidas. Na medida do possível, procurei respondê-las. Ocorre que há diversas dúvidas similares. Como o e-mail não fica disponível para todos, não havia como compartilhar as respostas. A partir de agora, está disponível em http://www.formspring.me/gerenciandoblog a nova área em que os visitantes poderão deixar qualquer pergunta relacionada aos assuntos que trato no Gerenciando Blog. Todos são bem vindos lá! Neste artigo, mostrarei a você como fazer o mesmo em seu blog.  

Criando e configurando sua conta

1. Acesse http://www.formspring.me. 2. Clique no botão “Sign up and find friends”. Se preferir, você pode clicar na opção abaixo desse opção e conectar-se com seu usuário do Facebook.
FormSpring1 3. Preencha as informações e clique em “Continue”.
FormSpring2 4. Você receberá um e-mail do serviço. Clique no link recebido para confirmar a propriedade do e-mail. 5. Clique em “Profile” e depois em “Fill out your Name”. Preencha as informações solicitadas e clique em “Save”.
FormSpring5 6. Você verá também outras opções para configuração. Uma importante é a “Design”, onde você poderá colocar um fundo personalizado e deixá-lo similar ao seu blog. 7. Em “Services”, pode você conectar-se às outras redes sociais das quais participa, para facilitar o compartilhamento de suas respostas. Só faz sentido conectar-se ao Blogger caso deseje enviar para seu blog as perguntas feitas.
FormSpring6  

Respondendo perguntas

Quando alguém postar uma pergunta para você, você será notificado por e-mail (se deixou marcada essa opção em “Settings” / “Privacy” / “Notification Settings”. Você também verá o número de perguntas abertas em sua página principal do FormSpring, conforme mostrado na figura abaixo:
FormSpring7 Para respondê-la, basta escrever sua resposta na caixa correspondente e clicar em “Save Answer”. Caso você tenha configurado a conexão com Twitter e Facebook, poderá marcar essas opções para que a resposta seja enviada também para essas redes sociais.  

 

Seguindo pessoas

Da mesma maneira que outras redes sociais, você pode se conectar a outras pessoas para visualizar perguntas que elas realizem. Isso é feito através da opção “Find Friends”, no alto da tela. Você pode procurar em cada rede social os seus contatos que também tenham conta no FormSpring e adicioná-los à sua rede.
FormSpring9  

Conclusão

Você deve avaliar se o FormSpring se adequará à sua necessidade. Em meu caso, como me proponho a solucionar eventuais dúvidas – e já o faço por e-mail – ele cairá como uma luva. É interessante para mim a ideia de poder compartilhar as respostas que dou a essas dúvidas. Se você quer ler outros artigos sobre o assunto, sugiro os seguintes:

  E você, já conhece o FormSpring? O que acha dele? Deixe um comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

13 Comentários

  1. Water disse:

    Adelson, é um caso a se pensar muito, veja porque:
    1- Tem que ter bastante tempo pois o número de perguntas pode ser grande.
    2- Se todo mundo resolver perguntar ao invés de procurar(preguiça)no blog, como fica?
    3- Com respostas neste sistema os comentários não podem diminuir no blog?
    4- O FormSpring não permite publicidade o que já representa uma perda.

    Por tudo isso ainda fico em dúvidas se usar ou não. Em princípio ele é extremamente útil para ser usado como FAQ para um site de negócios (ecommerce por ex.) ou algum produto.

    Desculpe essas minhas objeções mas eu acho que tenho de opinar sobre esta novidade. E posso sim mudar minha opinião caso me convençam do contrário!

    Mais uma vez agradeço por mais esta novidade e este tutorial.

    abraço!

  2. Gizaa Veiga disse:

    Olá!
    Já conhecia o FormSpring,mas nunca tinha pensado em usar, com sua dica já criei meu perfil 🙂

    Obrigado!

  3. Arierom disse:

    Adelson,

    sim já conhecia e uso em meu espaço. Meu blog é de "nicho específico", creio ser um ótimo canal de contato, divulgação e informação.

    Um "facilitador" que ajuda na criação de conteúdo e a fazer novas amizades também.

    Abraços.

  4. Elise (Litteraria) disse:

    Oi Adelson!
    Eu já conheço o FormSpring e acho bem interessante a forma de uso. Tenho uma account lá, mas não o uso para o blog. Na verdade nunca tinha pensado em integrar o FormSpring ao Litt, mas acho que não seria de muito uso, dada a proposta do blog e a minha escassez de tempo para atualizá-lo. Mas sua ideia de usá-lo aqui no Gerenciando é ótima! =)

    Um abraço! =)

  5. Eduardo disse:

    ja uso o fomrspring no meu blog a alguns tempos mais nao tem muitas perguntas. to pensando em tirar. muito bom esse post ^^

  6. Matheus disse:

    Olá Adelson,

    O FormSpring é ótimo! Ele ajuda muito a diminuir a quantidade de e-mails, fora que você não precisará responder 2 vezes a mesma pergunta.

    Além disso vejo a oportunidade de conseguir ideias para artigos com este sistema, veja bem, se uma pessoa pergunta a você sobre um determinado assunto que não tem ainda um artigo no seu blog, por que não fazer um para responder a dúvida da pessoa, assim acaba-se por ganhar uma página a mais para o blog!

    Abraço!

  7. Adelson Smania disse:

    @Water: Gostei de suas perguntas! Minhas respostas a ela:
    1. Em meu caso, já recebo hoje essas perguntas por e-mail. Mas, concordo com você: é necessário dedicar tempo para respondê-las.
    2. Quando eu receber uma pergunta cuja resposta já está no blog, simplesmente deixarei o link para o artigo.
    3. A ideia é que sejam postadas no FormSpring perguntas referentes a temas que não foram tratados no blog.
    4. Sem resposta. risos
    E entendo perfeitamente sua objeção. Mesmo em meu caso, vou avaliar o serviço, como já fiz com outros. Se achar que não vale a pena, avisarei aqui.
    Obrigado pela colaboração!

    @Gizaa: Eu mesmo demorei para me aventurar pelo FormSpring. Espero que ele seja útil para você!

    @Arierom: Seu exemplo é ótimo! O seu nicho realmente permite perguntas e respostas interessantes. Obrigado por compartilhar sua experiência!

    @Elise e Eduardo: Realmente acho que o FormSpring não se encaixa bem em todos os blogs. Espero que aqui no Gerenciando ele tenha um bom uso.

    @Matheus: Também vejo isso como uma vantagem: ao invés de responder diversas vezes a mesma pergunta, ele ficará pública para todos que tiverem essa dúvida. Você também citou outro ponto interessante: uma boa pergunta pode realmente transformar-se em um novo artigo.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela participação!

  8. vidarealdasam disse:

    Olá !!

    Muito útil e interessante seu artigo, eu tenho um perfil no Formspring, mas não o utilizo no Blog.
    Vou experimentar, acho que vai ser muito bem vinda a interação com os leitores e quem sabe futuros amigos !
    Valeu a dica !

    Grande abraço !

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Sam!

    Espero que o FormSpring lhe traga bons resultados! Como você bem disse, pode ser uma forma interessante para interagir com seus leitores.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  10. Anônimo disse:

    Ola

    as perguntas enviadas de forma anônima são realmente anonimas ou é possivel saber que anonimo enviou?

  11. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Há algum tempo que conheço o FormSpring, e até já pensei em utilizá-lo no Simples Assim. Mas, depois que a ferramenta de envio de sugestões (Skribit) não foi muito utilizada, acabei desanimando.

    Mas cada caso é um caso, como seu blog é sobre ferramentas e desenvolvimento (estrutural) de blogs, acho que será uma grande oportunidade para aumentar sua interação com os leitores. O único problema que vejo é que muitos, por preguiça, poderão deixar de ler os artigos e inserir diretamente uma pergunta (apesar de que você mesmo já falou que somente publicará o link com a resposta).

    Se possível, no futuro escreva sobre sua experiência utilizando o FS.

    Um abraço.

  12. Apesar de ser uma boa ideia, prefiro comunicação direta via e-mail ou comentários no Mídia e Ecologia.com, pois administrar mais um serviço como esse leva tempo.

  13. Adelson Smania disse:

    @Anônimo: Sim, as perguntas ficam realmente anônimas, não sendo possível identificar quem as escreveu.

    @Iúri: Você bem disse: ferramentas como o Skribit e o FormSpring não se adaptam a todos os blogs. Em meu caso, o Skribit vai muito bem – recebo muito mais sugestões do que consigo publicar – e o FormSpring está tendo um início tímido, mas com boas perguntas. O ideal é mesmo cada um avaliar se vale ou não a pena. No futuro, posso voltar a falar sobre isso, como você sugeriu.

    @[email protected]: Você também tem razão: é mais um serviço para administrar. Mas, ele tem suas vantagens e, em meu caso, economizará um tempo precioso.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.