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Outbrain: Analisando seus Relatórios

Outbrain200No artigo anterior sobre o Outbrain, mostrei suas vantagens e como instalá-lo em seu blog. Trata-se de um gadget para mostrar ao seu leitor outros artigos interessantes de seu blog. Neste texto, mostrarei a você como analisar as informações fornecidas pela ferramenta, que o ajudarão a determinar os assuntos que mais atraem o interesse dos leitores de seu blog.  

Introdução

Se você ainda não conhece o Outbrain, leia o artigo Outbrain – Alternativa ao LinkWithin, que mostra como adicioná-lo ao seu blog, e também suas vantagens em relação ao principal concorrente, o LinkWithin. Naquele artigo, eu citei que uma das vantagens do Outbrain é justamente a disponibilidade de relatórios detalhados sobre sua utilização por seus visitantes. Isso permitirá a você visualizar quais são os artigos que mais interesse atraem e pode lhe fornecer informações importantes para novos artigos.  

Acessando seus relatórios

Após ter criado sua conta e configurado o Outbrain em seu blog, acessar seu relatórios é muito simples: 1. Entre em http://www.outbrain.com. 2. Caso você não seja levado imediatamente para seu “dashboard”, clique no link “Login”, que fica no canto superior direito da tela. 3. Entre com seu usuário e senha e clique em “Sign In”. 4. Se ainda não for levado ao “dashboard”, clique nessa opção na barra lateral esquerda.
OutbrainRelatorios1 No “Dashboard” (“Painel de Controle”), você verá um resumo das informações do Outbrain em seus blogs. Após a figura, você verá as explicações detalhadas para cada área do relatório.
OutbrainRelatorios2  

1. Filtro

Caso você tenha mais de um blog configurado em sua conta do Outbrain, você pode clicar neste controle para determinar se serão exibidas as informações de um blog específico ou de todos eles (“All”).  

2. Traffic (Tráfego)

Aqui, são mostradas de forma resumida as opções de tráfego do Outbrain em seu blog.

  • Click-through rate (“Taxa de cliques”) – Este número é obtido dividindo o número de clicks em artigos sugeridos no Outbrain pelo número de visualizações de página. Assim, quanto maior ele for, maior será o interesse que o Outbrain está despertando em seus leitores.
  • PVs with Outbrain (“Visualizações de páginas com o Outbrain”) – Este é o número de visualizações de páginas que contém o Outbrain. Se você seguiu minha orientação para não exibi-lo na página principal do seu blog, este número mostrará apenas visualizações das páginas de seus artigos.
  • Clicks – Este é o número de cliques que os artigos sugeridos pelo Outbrain receberam. Você pode considerá-lo como o número de visitas geradas pelo Outbrain.

Se você clicar na opção “View detailed report”, (“Ver relatório detalhado”), será levado para o “Relatório de Tráfego”, que será mostrado mais à frente.  

 

3. Ratings (Avaliações)

Se você escolheu exibir os controles de avaliação de artigo quando instalou o Outbrain em seu blog, esta área mostrará os 5 artigos mais recentes que receberam avaliação de seus leitores. Também será mostrada a avaliação média (“Average”) desses artigos e o número de avaliações que eles receberam(“# Ratings”). Ao clicar em “View detailed report”, você visualizará o “Relatório de Avaliações”.  

4. Top 10

Aqui, são mostrados os 10 artigos que mais cliques receberam no gadget do Outbrain. Esta informação é bastante importante para você entender qual é o tipo de conteúdo que mais interesse desperta em seus visitantes. Pode ser uma boa ideia escrever mais artigos sobre os assuntos mostrados nessa lista.  

5. Reports (Relatórios)

Nesta área, são exibidos dois relatórios detalhados sobre as informações do Outbrain. Traffic Report (Relatório de Tráfego)
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Aqui é mostrado, por dia ou por mês, as mesmas informações mostradas na área “Traffic” do “dashboard”. Isso permite uma informação detalhada sobre a variação da quantidade de cliques ou da taxa de cliques em períodos específicos.   Rating Report (Relatório de Avaliação)
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Neste relatório, você conseguirá ver as avaliações recebidas por seus artigos. Na aba “Ratings” você verá as avaliações individuais, sendo possível ordená-las clicando no título de cada coluna. Na aba “Posts”, você verá apenas a avaliação média de seus artigos. Estas informações são importantes para você avaliar quais artigos são aqueles que possuem melhores e piores avaliações. Isso pode ser útil ao escrever novos artigos, considerando o que agradou e o que não agradou seus leitores.  

Conclusão

Estes relatórios do Outbrain constituem um grande diferencial ao relação ao LinkWithin. A análise das informações apresentadas pode ajudá-lo na elaboração de novos artigos, tanto com relação ao tema que mais agrada seus leitores quanto com relação ao formato de seus artigos.   E você, já está utilizando o Outbrain? Quer compartilhar sua experiência? Deixe um comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

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