Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1498488628
Vida do cache: 1498531828
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

acompanhamento gadgets serviços

Outbrain: Analisando seus Relatórios

Outbrain200No artigo anterior sobre o Outbrain, mostrei suas vantagens e como instalá-lo em seu blog. Trata-se de um gadget para mostrar ao seu leitor outros artigos interessantes de seu blog. Neste texto, mostrarei a você como analisar as informações fornecidas pela ferramenta, que o ajudarão a determinar os assuntos que mais atraem o interesse dos leitores de seu blog.  

Introdução

Se você ainda não conhece o Outbrain, leia o artigo Outbrain – Alternativa ao LinkWithin, que mostra como adicioná-lo ao seu blog, e também suas vantagens em relação ao principal concorrente, o LinkWithin. Naquele artigo, eu citei que uma das vantagens do Outbrain é justamente a disponibilidade de relatórios detalhados sobre sua utilização por seus visitantes. Isso permitirá a você visualizar quais são os artigos que mais interesse atraem e pode lhe fornecer informações importantes para novos artigos.  

Acessando seus relatórios

Após ter criado sua conta e configurado o Outbrain em seu blog, acessar seu relatórios é muito simples: 1. Entre em http://www.outbrain.com. 2. Caso você não seja levado imediatamente para seu “dashboard”, clique no link “Login”, que fica no canto superior direito da tela. 3. Entre com seu usuário e senha e clique em “Sign In”. 4. Se ainda não for levado ao “dashboard”, clique nessa opção na barra lateral esquerda.
OutbrainRelatorios1 No “Dashboard” (“Painel de Controle”), você verá um resumo das informações do Outbrain em seus blogs. Após a figura, você verá as explicações detalhadas para cada área do relatório.
OutbrainRelatorios2  

1. Filtro

Caso você tenha mais de um blog configurado em sua conta do Outbrain, você pode clicar neste controle para determinar se serão exibidas as informações de um blog específico ou de todos eles (“All”).  

2. Traffic (Tráfego)

Aqui, são mostradas de forma resumida as opções de tráfego do Outbrain em seu blog.

  • Click-through rate (“Taxa de cliques”) – Este número é obtido dividindo o número de clicks em artigos sugeridos no Outbrain pelo número de visualizações de página. Assim, quanto maior ele for, maior será o interesse que o Outbrain está despertando em seus leitores.
  • PVs with Outbrain (“Visualizações de páginas com o Outbrain”) – Este é o número de visualizações de páginas que contém o Outbrain. Se você seguiu minha orientação para não exibi-lo na página principal do seu blog, este número mostrará apenas visualizações das páginas de seus artigos.
  • Clicks – Este é o número de cliques que os artigos sugeridos pelo Outbrain receberam. Você pode considerá-lo como o número de visitas geradas pelo Outbrain.

Se você clicar na opção “View detailed report”, (“Ver relatório detalhado”), será levado para o “Relatório de Tráfego”, que será mostrado mais à frente.  

3. Ratings (Avaliações)

Se você escolheu exibir os controles de avaliação de artigo quando instalou o Outbrain em seu blog, esta área mostrará os 5 artigos mais recentes que receberam avaliação de seus leitores. Também será mostrada a avaliação média (“Average”) desses artigos e o número de avaliações que eles receberam(“# Ratings”). Ao clicar em “View detailed report”, você visualizará o “Relatório de Avaliações”.  

4. Top 10

Aqui, são mostrados os 10 artigos que mais cliques receberam no gadget do Outbrain. Esta informação é bastante importante para você entender qual é o tipo de conteúdo que mais interesse desperta em seus visitantes. Pode ser uma boa ideia escrever mais artigos sobre os assuntos mostrados nessa lista.  

5. Reports (Relatórios)

Nesta área, são exibidos dois relatórios detalhados sobre as informações do Outbrain. Traffic Report (Relatório de Tráfego)
OutbrainRelatorios3
Aqui é mostrado, por dia ou por mês, as mesmas informações mostradas na área “Traffic” do “dashboard”. Isso permite uma informação detalhada sobre a variação da quantidade de cliques ou da taxa de cliques em períodos específicos.   Rating Report (Relatório de Avaliação)
OutbrainRelatorios4
Neste relatório, você conseguirá ver as avaliações recebidas por seus artigos. Na aba “Ratings” você verá as avaliações individuais, sendo possível ordená-las clicando no título de cada coluna. Na aba “Posts”, você verá apenas a avaliação média de seus artigos. Estas informações são importantes para você avaliar quais artigos são aqueles que possuem melhores e piores avaliações. Isso pode ser útil ao escrever novos artigos, considerando o que agradou e o que não agradou seus leitores.  

Conclusão

Estes relatórios do Outbrain constituem um grande diferencial ao relação ao LinkWithin. A análise das informações apresentadas pode ajudá-lo na elaboração de novos artigos, tanto com relação ao tema que mais agrada seus leitores quanto com relação ao formato de seus artigos.   E você, já está utilizando o Outbrain? Quer compartilhar sua experiência? Deixe um comentário!

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

18 Comentários

  1. Water disse:

    Eu não estou, mas é muito bom saber que existe outra opção além do LinkWithin. Obrigado!

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Water!

    Estou testando o Outbrain há algumas semanas e estou bastante satisfeito com o resultado. Especialmente na questão dos relatórios, que abordo neste artigo, ele é bastante superior ao LinkWithin.

    Um abraço!

  3. Neto disse:

    Ahaha No topo de seus relatórios nesta imagem está mostrando o seu texto: "Divulgando seu blog no Facebook" 🙂

    Confesso que recorro sempre à esse post, e já o repassei a muitos amigos conhecidos.

    Abraços Adelson!

    Sobre o OutBrain, ainda não estou usando, mas pretendo. Em breve.

  4. Adelson Smania disse:

    Olá, Neto!

    O artigo sobre o Facebook é um dos mais procurados e comentados aqui! Obrigado por ajudar a divulgá-lo!

    Quanto ao Outbrain, vale mesmo a pena utilizá-lo. Para mim, ele substituiu o LinkWithin com muitas vantagens.

    Um abraço!

  5. Kяαтσร disse:

    Cara eu gostaria de zerar esses ratings do outbrain no meu blog, ja tentei excluir o blog e adicionar denovo e continua, tem idéia de como posso resolver?

  6. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Até onde sei, o que você quer não é possível. Uma possibilidade é você enviar sua dúvida suporte do Outbrain ([email protected]).

    Precisei do auxílio deles e fui muito bem atendido!

    Um abraço!

  7. Xu Sauro disse:

    Oie, queria passar aqui pra avisar que estou usando o Outbrain e que ele é bem melhor que o LinkWithin. O LinkWithin ele quebrava a linha, por exemplo, ao invés de ficar 4 caixas uma do lado da outra (o normal), ficava 4 linhas, 1 caixa em cada linha. Era horrível, pois deformava o blog.

    Agora usando o Outbrain não tenho mais esse problema e ainda tem mais 2 vantagens: 1º tem a opção das estrelinhas e 2º poder acompanhar os cliques 🙂

    Abraços e obrigada por indicar esse utilitário

    http://www.diariosexy.com.br

  8. Adelson Smania disse:

    Olá, Xu!

    Eu gostava da LinkWithin, mas o Outbrain o substituiu aqui no Gerenciando com muitas vantagens. Que ótimo ver que você também gostou dele!

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  9. Blog Da Fortuna disse:

    Realmente o outbrain é muito superior ao LinkWithin especialmente quando nos informa vários dados estatísticos sobre nosso blog. Ja uso em meu blog… Muito Obrigado pela dica gerenciando blog!

    http://www.blog-fortuna.blogspot.com.br

  10. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Concordo com você: as estatísticas que o Outbrain traz são mesmo bastante importantes. Estou mais do que satisfeito com o gadget!

    Um abraço e obrigado por sua visia!

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Luiz!

    A única alteração que fiz na instalação normal foi a que citei acima, para que ele não aparecesse na página principal. Quanto a não aparecer nas Páginas, não fiz nada diferente para isso.

    Um abraço!

  12. Clã Celestial Blog disse:

    To gostando do serviço, só podia ser mais personalizável, dei uma boa incrementada no visual via CSS mas ainda não achei como mudar o título do widget.

  13. Adelson Smania disse:

    Olá!

    É possível alterar a frase mostrada como título do Outbrain. Veja no artigo Outbrain – Alternativa ao LinkWithin a resposta que dei à Lumah em 02/01/11.

    Um abraço!

  14. Anônimo disse:

    Acredito que voces estao sendo lesados pois esse widget rouba trafego do site de voces prestem atençao no navegador que quando clica nesses links ele vai para outro site antes de ir para o seu

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Não concordo que o Outbrain lese seus usuários. Realmente, ao clicar no link, o usuário é direcionado ao servidor do Outbrain mas já retorna em seguida para o blog de origem.

      Assim, não vejo isso como uma forma de prejudicar que usa o gadget. O mesmo ocorre com outros similares.

      Um abraço!

  15. Atacarejo dos folheados disse:

    Olá Meu nome é Pedro,
    Sou novato neste negocio de blog, primeiramente gostaria de parabenizar o site/blog. Estou conseguindo tirar muitas dúvidas e aprender muito também!
    Recentemente instalei o outbrain no meu blogger, porém, o título aparece em Inglês. Sendo que configurei para Português! O que eu faço para mudá-lo?

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!