Google publicação Camila Fiori

Publicando planilhas e apresentações em seu blog

GoogleDocs200Uma pergunta comum que me fazem é como publicar uma planilha do Excel ou apresentação do Powerpoint nos blogs. Há diferentes maneiras possíveis para fazer isso. Minha opção favorita é utilizando o Google Drive, ótima plataforma para compartilhar arquivos na web, permitindo inclusive sua edição. Aprenda neste tutorial como colocar em seu blog planilhas, apresentações e outros tipos de documentos.

 

Introdução

O objetivo do Google Drive é permitir que você publique documentos online, de forma a permitir a colaboração de outras pessoas para editá-los ou apenas visualizá-los. A plataforma não tem o mesmo poder do Microsoft Office, mas possui recursos interessantes. Escrevi um artigo chamado Edite seus documentos online, onde falo um pouco sobre o Google Drive e seu concorrente, o Office Live, da Microsoft. Além de permitir a edição e visualização no próprio Google Drive, a plataforma também permite que você publique esses documentos em seu blog. Isso é bastante útil para você enriquecer seu artigo com uma planilha ou apresentação de slides. Você tem duas opções para criar seus documentos: você pode criá-los diretamente na ferramenta ou então importar arquivos do Microsoft Office, que serão automaticamente convertidos para o formato do Google Drive. Nos próximos passos, você aprenderá como fazer isso.  

Acessando o Google Drive

Para entrar no Google Drive, basta acessar o endereço http://docs.google.com e entrar com seu usuário e senha da Conta do Google (pode utilizar seus dados do Blogger, Orkut ou GMail). Ao acessar o serviço pela primeira vez, você verá uma tela similar à seguinte:
GoogleDocs1 Caso a interface esteja em inglês, basta acessar a opção “Settings” / “Documents settings” no menu superior direito e alterar a opção “Language” para “Português (Brasil")”.  

Criar um novo documento

Uma vez dentro da ferramenta, você pode criar um novo documento do zero. Basta clicar no menu “Criar novo”, à esquerda da tela, e escolher o tipo desejado de documento.
GoogleDocs2 Ao criar uma nova “Apresentação”, por exemplo, você verá uma tela como a abaixo, similar ao que você veria no PowerPoint. Você pode inserir seus slides e colocar neles os elementos que desejar.
GoogleDocs3 Quando terminar, basta salvar e fechar a tela.  

Convertendo arquivos

Esta funcionalidade é bastante interessante. Suponha que você recebeu uma apresentação do PowerPoint por e-mail e deseja compartilhá-la em seu blog. Você pode fazer o upload dela para o Google Drive, para publicá-la em seu blog. Você pode fazer upload de diversos tipos de arquivos, com as seguintes extensões:

  • Documentos: DOC, DOCX, ODT, SXW, RTF, TXT, HTML
  • Apresentações: PPT, PPS
  • Planilhas: XLS, XLSX, ODS
  • Desenhos: WMF

O upload é feito através do botão “Upload…”, que também fica à esquerda da tela.
GoogleDocs4 Basta selecionar o arquivo desejado, marcar a caixa indicada na figura para convertê-lo para o Google Drive e clicar no botão “Iniciar upload”.
GoogleDocs5  

Compartilhando e publicando seus arquivos

Para que os arquivos possam ser publicados em seu blog, você precisa antes compartilhá-los. Para fazer isso, siga os passos abaixo: 1. Na lista de arquivos, clique no arquivo que deseja compartilhar. 2. Clique no botão “Compartilhar”, no canto superior direito da tela. 3. Na tela que será exibida, clique na opção “Alterar”.
GoogleDocs6 4. Na tela seguinte, basta marcar a opção “Público na web” e clicar em “Salvar” no final.
GoogleDocs7 5. Você pode fechar a tela seguinte, sem a necessidade de copiar o link apresentado. 6. No menu “Compartilhar”, escolha a opção “Publicar/Incorporar” ou “Publicar como página da web”.
GoogleDocs8 7. No caso de uma planilha, escolha a opção “Começar a publicar”. Se for uma apresentação, clique no botão “Publicar documento”.
GoogleDocs9 GoogleDocs10 8. No caso específico das apresentações, você pode configurar na tela seguinte as configurações desejadas e copiar o código destacado abaixo. Neste caso, você já terá o código HTML e não precisará realizar o item seguinte. Basta colocar esse código em seu artigo ou em um novo widget de “HTML/Javascript”;
GoogleDocs11 Exemplo de Apresentação

 

Exibindo planilhas em seu blog

No caso específico das planilhas, o procedimento é um pouco diferente. 1. Vá ao menu “Arquivo” e escolha a opção “Publicar na web…”.
publicar-planilhas-01 2. Clique no botão “Começar a publicar”.
publicar-planilhas-02 3. Clique no botão abaixo de “Estabelecer link para os dados publicados” e escolha a opção “HTML a incorporar em uma página”.
publicar-planilhas-03 4. Copie o código da caixa marcada em azul e o cole na área de HTML do seu artigo ou em um gadget do tipo “HTML/Javascript”.
publicar-planilhas-04 O resultado será similar ao abaixo:

 

Conclusão

Como citei no início, o Google Drive é apenas uma das possibilidades para publicar documentos em seu blog. Especialmente no caso de apresentações, há outras ferramentas famosas, como o Slideshare, que permitem isso.   Gostou da ideia? Acha que pode ser útil? Comente!

Publicando planilhas e apresentações em seu blog
Classifique este post

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

49 Comentários

  1. Jorge Purgly disse:

    Olá Adelson,
    Muito boa a reportagem.
    Simples e inovadora pois as dicas são muito úteis no dia-a-dia.
    Aproveito a oportunidade para desejar a você, Adelson, e toda a sua familia, um Feliz Natal e um Excelente 2011.
    Um abraço,
    Jorge Purgly

  2. Eduardo Montanari disse:

    Várias vezes quis exibir planilhas no blog e fazia a árdua tarefa de criar tabelas no código do post. Essa dica facilitou a minha vida.

  3. Adelson Smania disse:

    @Jorge: Que bom que tenha gostado! Também desejo a você e sua família um ótimo Natal e um 2011 cheio de realizações.

    @Eduardo: As planilhas podem mesmo facilitar a exibição de tabelas mais complexas. Bom saber que tenha facilitado o seu trabalho.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  4. O PANTANAL ON LINE - PROFESSOR RENATO PANTANAL disse:

    Amigo, eu estava realmente procurando este tutorial, como é um pouco complexo e o Professor aqui ainda é meio burrinho nestas ferramentas rsrsrsrs adicionei o seu blog em meus favoritos para poder estudar todos os detalhes com muita calma, amigo muito obrigado!
    http://twitter.com/opantanalonline

  5. Jorge Purgly disse:

    Olá Adelson,
    Resolvi experimentar.
    Veja como ficou em
    http://mastersuno.blogspot.com/2010/12/o-que-uma-mulher-e-capaz-de-fazer-por.html
    Lá, coloquei um link para esta página.
    Um abraço, Jorge

  6. Adelson Smania disse:

    @Professor Renato: Meu objetivo no Gerenciando Blog é que todos consigam utilizar o que ensino em seus blogs, desde quem está começando até quem já possui experiência. Por isso, se você tiver alguma dúvida, é só deixar um comentário e farei o possível para ajudá-lo.

    @Jorge: Que bom saber que você já colocou o artigo em prática! Vi como ficou em seu blog. Fez bom uso do recurso!

    Abraço a vocês!

  7. Jorge Purgly disse:

    Obrigado por sua visita e por seu incentivo, Adelson. Você é muito importante para mim.
    Ficou uma dúvida com relação ao ligue o som.
    Muitos powerpoints que recebo vem com musica as vezes até sincronizando com os slides.
    Dá para colocar música no Google Docs?
    Um abraço,
    Jorge

  8. Iúri - Blog Simples Assim disse:

    Olá Adelson,

    Seu artigo ficou excelente! Um passo-a-passo muito útil. Eu já uso o GD para edição de alguns documentos, porém, nunca o utilizei para exibir apresentações/planilhas no blog. Sem dúvida uma ótima dica!

    Um abraço, e tenha um feliz natal!

  9. bwin poker disse:

    Muito boas sugestoes e bem apresentadas com as capturas de ecra. Excelente artigo. Eu também uso muito o google.docs também para simples partilha de ficheiros, pois acho rapido também para abri-los

  10. Adelson Smania disse:

    @Jorge: Até onde sei, o Google Docs não aceita músicas em suas apresentações. Essa é uma das limitações da ferramenta.

    @Iúri: Obrigado pelos elogios! O Google Docs realmente tem muitos usos interessantes ao ser integrado com o blog. Um ótimo Natal para você também!

    @Bwin: Que ótimo que tenha gostado do artigo! Realmente é uma ótima forma também para compartilhar arquivos.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  11. Vitor Fazano - Coyote disse:

    Como sempre Adelson, você manda muito bem nos artigos, gostei muito da dica e já até publiquei um artigo com slide, Um bom Natal e um ótimo Ano Novo.
    Boas Festas!

  12. Pedro Vitor disse:

    Excelente artigo. Pra quem necessita fazer apresentações os slides são ótimas ferramentas!
    Abraço!

  13. Adelson Smania disse:

    @Vitor: Que bom saber que o artigo já foi útil para você! Nesta época natalina os slides vêm mesmo a calhar. Para você também, meus desejos de um 2011 repleto de sucessos!

    @Pedro: Os slides podem ser bastante úteis para mostrar apresentações no blog. Obrigado pelo elogio!

    Abraço a vocês!

  14. Blogueigoo disse:

    Bacana o tutorial. Já tinha reparado alguns sites com planilhas, mas ainda não tinha visto um tutorial por aí.

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Blogueigoo!

    Que bom que tenha gostado! A ideia é relativamente simples, mas um tutorial sempre facilita o trabalho.

    Um abraço!

  16. Margareth disse:

    Achei as explicações muito fáceis, mas meso assim não consegui postar a planilha no blog que estou "tentando" criar.
    Depois de copiar o code snippet e postar no blog não consegui visualizar a planilha.
    O que pode ter dado errado?

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Margareth!

    Ocorreu algum erro ao publicar o código HTML em seu blog? Seria interessante saber o endereço do seu blog, para ver o problema acontecendo.

    Se preferir, me escreva em [email protected].

    Um abraço!

  18. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Excelente artigo, Adelson!
    Fiz uma experiência em uma das matérias do meu blog e deu certo!
    Obrigada por compartilhar suas experiências conosco!

    Abraços e uma ótima semana!

  19. Adelson Smania disse:

    Olá, Vera!

    Faço questão de compartilhar com vocês o que aprendo. É minha forma de colaborar um pouco com o sucesso de vocês!

    Um abraço!

  20. Ana e João disse:

    Boa noite, muito bom o tutorial, mas desejo que as pessoas acessem a planilha e editem a partir do meu blog, como faço ?

    Obrigado.

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Ana e João!

    Fiz alguns testes e não consegui fazer exatamente o que vocês querem. O que pode ser feito é publicar a planilha em seu blog e colocar um link para as pessoas entrarem no Google Docs e a editarem. Veja um exemplo em meu blog de testes: http://hapkido2009.blogspot.com/2011/04/teste-de-compartilhamento.html.

    Para isso ser possível, é preciso marcar a caixa "Permitir que qualquer pessoa possa editar" no passo 4 do item "Compartilhando e publicando seus arquivos".

    Um abraço!

  22. Ana e João disse:

    muito agradecido pela ajuda, funcionou finalmente.

  23. SMXADREZ disse:

    Olá Adelson.
    Seu blog foi um achado para mim. Faz algum tempo estou publicando um blog sobre xadrez.
    Possuo uma apresentação em power point que eu fiz e gostaria de publica-lá mas não consegui ver o seu exemplo funcionando e não encontrei isso em nenhum outro blog.
    Será que esse serviço ainda está dispónível? Ou que tal um outro tutorial sobre outra possibilidade de postar uma apresentação de slides num blog?
    Dá uma olhada no meu blog e me diz qualquer coisa:
    http://smxadrez.blogspot.com

  24. Adriano Luz disse:

    Olá!

    Acabo de testar a apresentação de exemplo e ela está funcionando corretamente. Isso significa que o serviço continua disponível.

    Um abraço!

  25. Arthur Moraes disse:

    Olá Adelson!

    Usando o web elements para publicar no blogger, fui fazendo etapa por etapa e até que consegui publicar a planilha. Porém ela não aparece inteira no blog. Apenas as primeiras colunas e linhas e depois barras de rolagem. É assim mesmo? Eu gostaria que aparecesse tudo, são 5 colunas e umas 60 linhas, sem barras de rolagem, como se fosse um grande texto.
    É possível?

    Muito obrigado pela ajuda!

    Arthur

    bastidoresdabolsa.blogspot.com.br

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Arthur!

      Você pode alterar o tamanho do "quadro" de exibição de sua planilha. Para isso, você precisa editar o código HTML gerado. Procure pelo trecho "width:300px;height:250px" e aumente as dimensões para o tamanho desejado.

      Um abraço!

  26. Carla Fugiwara disse:

    Olá Adelson!
    Olha eu aqui te alugando novamente.
    Só vc mesmo p/ me salvar rsrsrs.

    Coloquei um slide tipo "vitrine" no meu blog", mas ficou com uma moldura preta horrível!

    Como faço para tirar?

    Já pesquisei em vários outros sites mas, não consegui.

    Obrigada e parabéns pelo seu blog, cada vez melhor!!

  27. Jeferson dos Santos disse:

    Postagem sensacional. Era exatamente o que estava há muito procurando. Funcionou tudo direitinho… Muito obrigado e parabéns pelo trabalho.

  28. Isabella Menezes disse:

    Olá Adelson,

    O Webelements ainda existe?? Toda vez que clico no link, sou direcionada para a pagina do google e não consigo incorporar a planilha no blog. Pode me dar um help, por fvr? Tks!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Isabella!

      Infelizmente, o Google Web Elements foi descontinuado. Mas, eu atualizei o artigo mostrando como publicar a planilha diretamente, sem necessidade de utilizá-lo.

      Um abraço!

  29. Rafaela disse:

    Adenilson, obrigada pelo tutorial, super esclarecedor.
    Tem como postar no blog uma planilha editável?
    Ou seja, vou criar um blog com apenas uma planilha, que vou editando-a!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rafaela!

      Sim, você pode fazer isso: pode deixar a planilha publicada e modificar seu conteúdo depois. Ele será automaticamente mostrado no seu blog.

      Um abraço!

    • Rafaela Custodio disse:

      Adenilson, obrigada pelo contato. Tô tentando publicar uma planilha, mas no meu Google Drive, nesta etapa: ". Vá ao menu “Arquivo” e escolha a opção “Publicar na web…" Não há a opção "Publicar na Web". Será q pulei algum passo?

  30. Fabbio Silva disse:

    Parabéns pelo blog, Adelson. Sempre acompanho e sempre me foi muito útil.

    Assim como esse artigo que também me ajudou muito. Porém ainda estou com um dilema. Minha planilha é uma lista de itens que eu gostaria que o usuário pudesse filtrar com alguma informação que seja somente do seu interesse, ao invés de orientá-lo a pressionar CTRL+F. Existe essa possibilidade? Obrigado mais uma vez.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fabbio!

      Infelizmente, acredito que isso não seja possível. Até onde sei, o Google só permite a visualização dos dados da planilha, sem a possibilidade de interação.

      Em seu caso, o que você pode fazer é compartilhar a planilha para acesso público no Google Docs e informar o link aos visitantes. Dessa forma, eles a visualizarão no Google Drive e poderão interagir com ela.

      Um abraço!

  31. Fernanda Scafi disse:

    Oi Adelson, estou tentando publicar uma planilha mas não acho o "publicar na web" de jeito nenhum no Google Drive. Teve alguma mudança? Quando vou em compartilhar, ele só dá a opção de enviar por email como anexo ou compartilhar em facebook, twitter, g+. Por enquanto tenho 1 planilha só no meu blog, coloquei como imagem, mas a qualidade não ficou boa, queria tentar isso aí pra ver se fica mais legal. Essa semana ainda vou ter outra planilha em um post novo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fernanda!

      No Google Drive, essa opção fica no menu "Arquivo", "Publicar na Web". Se não me engano, ela só aparece depois que você o compartilha.

      Um abraço!

    • Fernanda Scafi disse:

      Ah sim, finalmente eu consegui e coloquei 2 planilhas no meu blog! Vc tem que abrir a planilha e ai clicar em "Arquivo", "Publicar na Web" rs.

  32. cks disse:

    Ola
    Tenho uma pergunta ,talvez possa me ajudar.
    Eu uso o skydrive para publicação mas tenho um problema
    Eu quero montar uma planilha de modo que fique oculto as fórmulas e só apareça as células que eu selecionar.
    Isso eu sei fazer protegendo a planilha,porém quando eu coloco no Skydrive ele não aceita,ou seja tenho que coloca-la sem proteção e a pessoa teria acesso as fórmulas,coisa que não quero.
    Como o que postei é algo bem simples a pessoa terá acesso.
    Outro detalhe que tem campos para ela preencher para saber o resultado da operação.
    Outro detalhe que gostaria de importar em tempo real os valores das ações e compartilhar isso no excel,seria possível?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Cks!

      Não acredito ser possível fazer o que você deseja.

      Uma alternativa para isso é criar uma planilha online no Google Drive, que talvez tenha os recursos que você deseja.

      Sinto não poder ajudar mais.

      Um abraço!

  33. Armando Medeiros disse:

    Boa noite.
    A convite de um amigo, comecei a trabalhar com representação. No primeiro contato com um novo cliente, é feita uma visita ao mesmo. Após isso os pedidos são por e-mail. Eu gostaria de profissionalizar fazendo um blog onde eu colocaria uma planilha de preços/pedidos. Para acessar a página o cliente faria login com senha, preencheria a planilha com as suas necessidades e quantidades, e nós receberíamos no Google Drive da mesma maneira que os formulários do Google Docs. Não estou conseguindo.
    Obrigado.

  34. Danilo Souza disse:

    eu queria fazer uma planilha que desse para colocar no post do blog ou em qualquer area que aceite html, exemplo – vou add um gadget no blog no topo com o html da planilha ai a pessoa entra e a primeira coisa que ela ve é a planilha, é possivel fazer isso?

  35. samily disse:

    na mosca: veio bem a calhar. obrigado. (pela data da publicação, parece que só eu desconhecia esses recursos . . . :-))

  36. SQIAR LTD disse:

    I'm glad to be reading this article, I simply want to offer you a huge thumbs up for your great information.
    Tableau Guru
    http://www.sqiar.com

  37. Max Guimaraes disse:

    Criei um documento do GoogleDocs que contém uma tabela de fácil edição até porque é necessário editá-la constantemente com adição / subtração de novas linhas por questões de atualização diária.
    A pergunta é: tenho como incorporar este documento no meu blog do blogger?
    Caso positivo eu teria a mesma facilidade de edição?

  38. TUCA MARTINS DA SILVA disse:

    Gente!!! Como sempre… vcs me salvam!!!
    Obrigada!!!

  39. Alexandra Azevedo disse:

    Olá eu queria saber se é possível,, criar uma planilha de calculo, no caso eu colocar ela em uma pagina em meu blog, para que os seguidores preencham os dados e saibam o valor , sem que copiem ou edite a planilha, eu queria que eles somente tenha acesso ao calculo.

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.

Sem tempo para Criar Conteúdo para seu blog?

E se você tivesse uma Agência produzindo seu conteúdo de GRAÇA?
EU QUERO!
Não, eu tenho tempo de sobra!
close-link
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!