Google SEO Camila Fiori

Como Aparecer no Google?

Google200Uma dúvida que encontro com bastante frequência no Yahoo! Respostas é essa: as pessoas criam um blog, mas ele não aparece no resultado do Google. O objetivo deste artigo é responder a pergunta: o que fazer para que seu blog apareça no Google? Este artigo mostrará técnicas bastante simples para você verificar se seu site já está aparecendo no resultado das buscas e o que fazer caso ainda não apareça.  

Introdução

O Google – bem como outras ferramentas de busca – é uma fonte importante de visitas para o seu blog. Como citei no artigo Como Aumentar as Visitas do seu Blog, hoje mais da metade das visitas do Gerenciando Blog vêm de mecanismos de busca. Por isso, é extremamente importante que suas páginas apareçam de forma correta e rapidamente nos buscadores.  

Como o Google funciona?

É importante também que você entenda, de forma básica, como funciona a busca realizada pelo Google: 1. Quando você realiza uma busca, ela não é realizada diretamente lendo as páginas da internet. Para ser mais rápida, ela é feita em servidores do Google, que armazenam cópia das páginas conhecidas na internet. 2. O processo que realiza essa cópia é chamado de “indexação”. Por isso, o Google somente mostrará em seus resultados páginas que já tinha sido indexadas pela ferramenta. 3. A indexação é feita de forma automática, por programas chamados de “spiders” (aranhas) ou “crawlers”. Eles analisam as páginas que já fazem parte do índice, procurando nelas por links para novas páginas. Com essa breve explicação, o importante é que você entenda que enquanto seu blog ou site estiver isolado, sem nenhum link apontando para ele, não há como ele ser encontrado. Esta é apenas uma explicação simplificada do mecanismo de indexação utilizado pelo Google. Se você quer mais detalhes, sugiro a leitura do artigo Como funcionam os mecanismos de busca da Internet.  

Seu site já está indexado pelo Google?

Seu site já aparece nos resultados do Google? A melhor forma para descobrir isso é utilizar o próprio Google. Entre no Google e realize a pesquisa “site:www.gerenciandoblog.com.br”, substituindo o meu endereço pelo seu. Essa pesquisa mostrará quais são as páginas de seu site que já estão indexadas no Google. Em meu caso, o resultado está abaixo.
Google1 Se for retornada a mensagem “Sua pesquisa – site:seublog.blogspot.com – não encontrou nenhum documento correspondente.”, isso significa que não há nenhuma página indexada ainda.  

Como fazer com que meu site seja indexado?

Se o seu site ou blog ainda não aparece nas buscas, é necessário fazer com que ele seja indexado. Agora que você já conhece o funcionamento do Google, a resposta é simples: obtenha links para ele, especialmente para a sua página inicial. Algumas dicas de como você pode fazer isso: 1. Deixe comentários em outros blogs que já apareçam nos resultados e coloque o endereço de seu blog na assinatura. Em blogs do WordPress, normalmente há um campo específico para colocar seu endereço. No Blogger, utilize a opção Nome/URL ou o OpenID. Evite a opção Conta do Google, pois o link irá para seu perfil, e não para seu blog. Em caso de dúvidas, leia o artigo Como assinar seus comentários. 2. Divulgue o link do seu blog ou artigos em redes sociais (como o Twitter, o Orkut e o diHITT) e em agregadores de links. No caso dos agregadores, eles não costumam aceitar links para a página principal. Mas, se você conseguir com que um artigo seja indexado, é bastante provável que já haja nessa página um link para sua página principal. 3. Caso seu blog esteja no Blogger, confirme se ele está configurado para aparecer nos resultados de pesquisas. Isso é feito em “Configurações” / “Básico”, deixando as opções abaixo marcadas como “Sim”.
Google2  

Como garantir que todas as minhas páginas sejam indexadas?

O fato de sua página principal estar indexada não garante que todos os seus artigos estão indexados pelo Google. Há algumas técnicas que garantirão isso: 1. Utilize as Ferramentas do Google para Webmasters e crie sitemaps nela. Os sitemaps são arquivos que informam automaticamente o Google sobre as novas páginas que você criar em seu blog. No artigo Google Webmasters: Sitemap há mais explicações sobre o recurso. 2. Crie uma página de índice em seu blog e coloque um link para ela em sua página principal. É outra forma de garantir que todas as suas páginas serão encontradas pelas “aranhas” do Google. Mais detalhes em Criando um Índice para seu Blog.  

 

Como fazer minhas páginas aparecerem nas primeiras posições dos resultados?

Mesmo após realizar todos esses procedimentos, você não terá garantia de que suas páginas aparecerão em boa posição nos resultados. A única garantia é que elas aparecerão. Para melhorar seu posicionamento, você precisa utilizar técnicas de SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Ferramentas de Busca). Apesar do nome complicado, são técnicas relativamente simples. Nos artigos abaixo você encontrará mais detalhes sobre elas:

 

Mesmo com tudo isso, suas páginas não aparecem?

Se você seguiu todas as técnicas, mas suas páginas ainda não aparecem, há algumas possibilidades: 1. Ainda não houve tempo para que o Google as indexasse. Normalmente o processo é rápido, mas é interessante aguardar um tempo e verificar novamente. 2. Você copia conteúdos de outros sites e blogs? Se faz isso, é possível que tenha sido punido pelo Google. Por isso, é muito importante evitar o plágio e produzir conteúdo original em seu blog.  

Conclusão

É fundamental que seu blog seja encontrado pelo Google e outras ferramentas de busca. Trata-se de uma fonte importante de visitas, que pode impulsionar a evolução do seu blog.   E o seu blog, aparece corretamente nos resultados de pesquisas do Google? Quer complementar o artigo? Deixe um comentário com sua opinião!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

593 Comentários

  1. Rede União de Blogs disse:

    "1. Deixe comentários em outros blogs que já apareçam nos resultados e coloque o endereço de seu blog na assinatura."

    É isso aí Adelson, os comentários serão sempre bem vindos pois quem faz um blog é para receber comentários mesmo. Quem detesta comentários ou não quer publicá-los não faça um blog; faça um jornal impresso!

    Sou sempre a favor de comentários pois tanto quanto leva quanto trás visitantes.

    Parabéns novamente por este artigo!

    OBS: Aceito comentários com todo prazer em meu blog!

    Water

  2. Aline disse:

    legal gostei estava criando um no blog-br.com para ver como faz espero que tenha bastante resposta rs
    bj

  3. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Simples e direto como deve ser, parabéns pelo ótimo artigo!

    Eu utilizei, para indexar meus blogs, a ferramenta para webmasters, e acredito que seja a forma mais rápida de indexação (até porque já se vai direto na fonte, o próprio google).

    E você tocou num ponto muito importante: aparecer nas pesquisas é importante, mas só aparecer não adianta, tem que ser preferencialmente nas primeiras linhas, aí entra um bom trabalho em SEO.

    Grande abraço.

  4. Era uma vez disse:

    E não adianta aparecer, tem que aparecer na primeira página!

  5. Vivendo pela Palavra de Deus!!! disse:

    Oi Adelson, valeu pelas dicas gostei muito! Gosto de sites e blogs dão dicas para blog. Uma boa noite, parabéns pelo blog.

  6. Guerreiro Alvinegro disse:

    Aprendo muito atraves deste blog. Obrigado de coracao.

  7. Jackie Freitas disse:

    Olá Adelson querido!
    Como sempre, suas dicas são ótimas para quem ainda está aprendendo e conhecendo sobre esse mundo da blogosfera. Conferi passo a passo tudo o que você explicou aqui. Muito obrigada!
    Grande beijo,
    Jackie

  8. Programa Afiliados disse:

    Lembrando que um domínio registrado terá mais força para aparecer nos resultados dos buscadores. Isso ajuda muito!

  9. Ganhar Dinheiro com Blogs disse:

    Gostei das dicas, continue postando artigos assim, é muito importante principalmente para blogueiros iniciantes.

    Abraço.

  10. Sadas disse:

    Não me canso de aprender com seu blog. Foi aqui que consegui registrar um domínio próprio para o meu e desde então visito sempre.

    Não sei se você tem um artigo sobre a WOT,a Web of Trust, mas eu, de forma ingênua, acho que me prejudiquei um pouco tentando divulgar meu site.

    A WOT é uma rede social em que os usuários qualificam sites. Fui lá e criei um post solicitando que qualificassem meu site e caí na armadilha dos trolls que começaram a dar qualificações negativas por puro vandalismo.

    Bem, pelo menos aprendi que a WOT não é tão confiável. E foi mesmo ingenuidade minha, afinal, como confiar em uma qualificação que pode ser feita por qualquer pessoa, inclusive por hackers e trolls da internet, não é?

    Abraço.

  11. Mari Costa disse:

    Oii

    Parabens pelo seu explicativo artigo, ele é bem relevante e com certeza ajuda muitas pessoas.
    Eu ja tinha feito minha lição de casa, inclusive ate fiz um curso de SEO e me ajudou muito a entender o mundo da blogosfera, hoje em dia meu blog está indexados pelo google e alguns artigos ja saem na primeira pagina.
    Sendo que mesmo assim, sempre procuro interagir com outros blog, compartilhando e aprendendo com meus amigos blogueiros

    Bjs

  12. Críticas e Polêmicas disse:

    Ótimas dicas, estar bem colocado no Google é sempre muito importante.

  13. Adelson Smania disse:

    @Water: Os comentários são benéficos em muitos aspectos, inclusive neste que citei, para conseguir a indexação dos artigos pelo Google. Também concordo que são essenciais para todo blog.

    @Aline: Espero que as dicas deste artigo a ajudem a indexar bem o seu blog no Google!

    @Iúri: As Ferramentas para Webmasters são mesmo uma ótima ajuda para nós. E são poucos que as utilizam, desprezando o potencial que elas têm a a oferecer.

    @Era uma vez: É desejável, mas extremamente difícil estar na primeira página para todas as buscas referentes ao tema de nossos blogs. Mas, todo o esforço nesse sentido é válido.

    @Vivendo: Espero que as dicas que você encontra aqui sejam úteis para otimizar e gerenciar o seu blog. Seja sempre bem vindo!

    @Guerreiro: Também espero que você encontre aqui artigos interessantes que o auxiliem com o seu blog.

    @Jackie: Você já é veterana nesse mundo virtual e deve conhecer diversas das dicas. Mas, espero que tenha conseguido lhe trazer alguma novidade. 🙂

    @Programa Afiliados: Mesmo quando eu não possuía um domínio próprio, já conseguia bons posicionamentos nas buscas do Google. Mas, o domínio próprio é realmente importante por uma série de outras razões.

    @Ganhar dinheiro: Obrigado pelos elogios! Espero que as dicas lhe sejam úteis.

    @Sadas: Eu não conhecia a WOT. Uma pena que sua experiência tenha sido tão ruim.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  14. LUCIANO STEFFEN disse:

    Olá amigo! Como sempre, uma ótima matéria…suscinta e bem explicativa para todos, iniciantes ou não.
    Reforço que o tópico interação é fundamental. Você participa no blog de um amigo, ele e os seus acabam por participar no seu. Essas interações são fundamentais.
    Grande abraço a todos os amigos.
    Luciano
    http://www.lucianosteffen.blogspot.com

  15. Marketing Digital disse:

    Gostei do post. Muito bem explicado, principalmente para iniciantes, que não tem conhecimento algum sobre os mecanismos de pesquisa. Acho que faltou dar uma pequena dica que para o site ou blog gerar visitas (tráfego) é necessário aparecer no Google com termos (palavras-chave) relativas ao site/ blog. Exemplo: um blog de humor deve aparecer no Google com palavras-chave como "piadas", "videos bizarros", etc.

  16. Adelson Smania disse:

    @Luciano: Obrigado pelos elogios! A interação entre os autores é mesmo importante. O que muitos não percebem é que essa troca natural de links traz resultados interessantes para a otimização nas buscas.

    @Marketing Digital: Realmente, é bastante importante o detalhe que você citou. Como o objetivo deste artigo era apenas garantir que as páginas fossem indexadas, acabei não citando-o. Obrigado pela colaboração!

    Abraço a vocês!

  17. Sadas disse:

    Detalhe: o Google tem um painel que mostra quantas conexões diretas e secundárias você pode ter com outros usuários e sites.

    Estas conexões se formam quando você adiciona contatos, participa do friend connect, do twitter etc.

    Creio que elas também aumentam a chance de aparecer nas buscas.

    O endereço do painel é:
    http://www.google.com/s2/u/0/search/social

  18. No começo de minha carreira na internet eu não entendia porque o meu blog não aparecia no Google, e outros tantos sim. Depois de um tempo ele começou a aparecer lá, além de que em algumas pesquisas também, então eu parei de me preocupar com o Google. Mas agora percebo que graças a ele recebo muitas visitas por dia (olhando as minhas estatísticas), e vejo o quanto ele é importante para nós blogueiros.
    Agradeço pelas dicas e informações que deu, escrevendo este artigo. Aproveito este momento para perguntar como é que fazes para destacar os comentários feito por você.

  19. Saude Beleza disse:

    Valeu pelas dicas. Vou incrementar já!

  20. Adelson Smania disse:

    @Sadas: Ainda escreverei um artigo sobre o Google Social. Mas, até onde conheço, ele somente mostra as conexões atuais, sem impactos para o SEO.

    @[email protected]: O Google é uma fonte importante de visitas para os blogs e sites. Em meu caso, é a principal fonte, por isso merece tantos cuidados. Quanto à sua dúvida, veja um artigo mostrando isso em http://trick-blog.blogspot.com/2008/11/highlight-author-comment-in-blogspot.html.

    Abraço a vocês!

  21. Antonio Vieira (Caixa de Links) disse:

    Muito interessante esta postagem!

    A Internet no Brasil realmente precisa de postagens de qualidade como estas que você está nos oferecendo.

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, Antonio!

    Muito obrigado pelos elogios! Fico realmente feliz em poder colaborar com todos vocês.

    Um abraço!

  23. _ disse:

    Gostei, está me ajudando um bocado no meu blogger.

  24. Perder Peso Emagrecer disse:

    Meu blog finalmente foi indexado graças aos comentários que deixei em outros blogs. Foi uma maneira de ficar conhecido.

    Obrigada pelas dicas!

  25. Adelson Smania disse:

    Que bom saber que o artigo foi útil! Espero que continuem encontrando dicas interessantes para melhores os seus blogs a cada dia.

    Abraço a vocês!

  26. Futebol em destaque disse:

    Muito bom seu post !!
    me ajudou muito estava quebando a cabeça para faze meu blog aparece no google e agora eu consegui wlw!!

  27. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Que ótimo! Espero agora que o Google lhe traga muitas visitas.

    Um abraço!

  28. Miguel disse:

    Muito bom seu artigo, saber como aparecer e ser encontrado facilmente no google é muito importante para qualquer blog ou site.

  29. Adelson Smania disse:

    Olá, Miguel!

    Realmente: aparecer no Google é essencial para todo site ou blog. Em meu caso, ele é minha principal fonte de visitas.

    Um abraço!

  30. Eliezer Almeida disse:

    Não há jeito do Google mostrar o meu site 🙁
    IUAHiUHAiuAH tentei os passos acima vamo ve no que da.
    Parabéns pela matéria.

  31. Adelson Smania disse:

    Olá, Eliezer!

    Se você seguir as dicas do artigo, tenho certeza de que em pouco tempo seu site começará a aparecer no Google.

    Um abraço!

  32. fatimaderm disse:

    Olá, obrigada pelas dicas.

    Só para ver se eu entendi, basta eu mandar esse comentário, como estou fazendo agora, que meu site estará no google?

    Muito obrigada pela atenção.

  33. Adelson Smania disse:

    Olá, Fátima!

    Este é realmente o primeiro passo. Em alguns dias, seu site já deve começar a aparecer no Google.

    Um abraço!

  34. Eduardo Silva disse:

    Valeu muito legais as dicas, Parabéns.

  35. Adelson Smania disse:

    Olá, Eduardo!

    Fico feliz que tenha gostado! Seja sempre bem vindo.

    Um abraço!

  36. Familia Feliz S.A. disse:

    Gostei muito da postagem, e já estou colocando em prática, como vc pode ver neste comentário. De quanto em quanto tempo o google faz a indexação de sites?

  37. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O tempo de indexação depende do site. Em meu caso, o artigo já aparece no Google normalmente com menos de 1 hora de publicação.

    Em seu caso, seu site já foi indexado! Para comprovar, faça a pesquisa site:familiafelizsa.blogspot.com no Google.

    Um abraço!

  38. Mulher_De_ Fases disse:

    Não consegui adcionar o meu blog no google, se poder me ajugar agradeço

    http://mulherdefasesseculo21.blogspot.com/

  39. Bárbara disse:

    Interessante! Levei um susto quando entrei no google e digitei o endereço do blog e encontrei várias de minhas páginas! O_O
    Meu blog ainda tá em construção!

  40. Adelson Smania disse:

    @Mulher de Fases: Da forma como você deixou seu comentário aqui, seu blog não será indexado. Você precisa deixar o seu endereço na caixa "Comentar como", escolhendo a opção "Nome/URL". Outras pessoas já fizeram esse procedimento neste artigo e seus blogs já estão indexados.

    @Bárbara: É uma boa surpresa quando vemos nossas primeiras páginas no Google, não? Uma vez indexado, é mais simples: as novas páginas aparecerão automaticamente no Google.

    Abraço a vocês!

  41. Misa disse:

    Valeu pela dica!!
    =D

  42. Adelson Smania disse:

    Olá, Misa!

    Espero que a dica seja útil para que seu blog apareça no Google!

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  43. Cayo Canette disse:

    ajudou bastante, eu estava precisando saber mesmo como encontrar minhas paginas no google, e tudo mais, estou gostando cada vez mais do blog, vlw

  44. Adelson Smania disse:

    Olá, Cayo!

    Fico feliz que esteja gostando dos artigos! Espero que sempre encontre aqui artigos úteis para seu blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  45. Wagner Henrique disse:

    Obrigado pela dica.
    Irá ser util para o geranciamento de meu blog.
    Mais uma vez muito obrigado.

  46. Adelson Smania disse:

    Olá, Wagner!

    Espero que a dica permita que você receba muitas visitas vindas do Google!

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  47. marcelo lopes disse:

    muito bom mesmo!!! obrigado, agora ta mais facil de mexer no blog !! vlw

  48. Cristiane disse:

    Obrigada pelas dicas……

  49. Adelson Smania disse:

    Marcelo e Cristiane:

    Que bom que tenham gostado! Espero que as dicas os ajudem com seus blogs.

    Um abraço!

  50. Sigma Sistemas disse:

    Muito bom, gostei das dicas. Parabéns!

  51. Cayo Canette disse:

    Oi, recentemente eu mudei o endereço do meu blogger, e pra minha decepção nenhuma das minhas páginas foram publicadas ou encontradas no google, então lá está eu aque novamente procurando respostas, estou sem tempo pra ler tanta coisa e aprender sobre tanto, mas se tu poder me dar uma força estou procurando uma artigo em teu blog, que dizia sobre Busca por comentários e que dizia sobre tirar algumas coisas do HTML para melhor localização não me recordo bem, bom se poder ajudar eu agradeço vou continuar na busca.

  52. Adelson Smania disse:

    @Sigma: Obrigado! Que bom que tenha gostado!

    @Cayo: Após algum tempo, as páginas do seu blog serão reindexadas a passarão a aparecer corretamente de novo no Google. Quanto ao artigo, parece que já o encontrou!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  53. Mega instalações disse:

    Muito bom post
    Segui algumas tecnicas e anda dando resultado

  54. Adelson Smania disse:

    Olá!

    As técnicas mostras aqui são relativamente simples, mas trarão bom retorno na indexação de seus artigos.

    Um abraço!

  55. sentimentares disse:

    Gerenciando blog me ajuda muiitoo.. vlw

  56. Adelson Smania disse:

    Olá, Sentimentares!

    Fico feliz que o Gerenciando Blog esteja sendo útil!

    Um abraço!

  57. Tiago Cazaniga disse:

    Obrigado pelo post e parabéns pelo conteúdo(outra ferramenta essencial para conquistar os novos visitantes). Abraço.

  58. Rodrigo disse:

    curti o seu post
    vou continuar lendo o seu blog !!!
    abs

  59. Adelson Smania disse:

    @Tiago: Obrigado pelos elogios! Espero que o artigo o ajude a conquistar novos visitantes vindos do Google.

    @Rodrigo: Espero que encontre outros artigos úteis para você!

    Um abraço e obrigado a vocês pela visita!

  60. Meijueiro disse:

    Ótimo post!!

    Foi de grande ajuda!!

  61. Adelson Smania disse:

    Olá, Meijueiro!

    Que bom que tenha gostado. Aparecer bem no Google é essencial para o sucesso de qualquer blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  62. Ana Katia disse:

    Simples e direto. Sem complicações e fácil de se compreender. Tenho usado bastante para entender certas coisinhas no meu blog.

  63. Adelson Smania disse:

    Olá, Ana!

    Fico feliz que você venha utilizando os artigos para entender melhor o seu blog. Tento sempre escrever os artigos para que sejam compreendidos por todos, iniciantes e experientes.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  64. Cristiano (Nanosoft News) disse:

    Realmente depois que passei a comentar nos blogs que freqüento tenho percebido que a indexação do meu Blog melhorou, Obrigado Adelson por mais um artigo de excelente explicações.

  65. Virtuosíssima disse:

    Gostei muito do seu blog, claro e objetivo .

  66. Adelson Smania disse:

    @Cristiano: Ganhar backlinks para o seu blog é uma forma importante de otimização. Para isso, os comentários são uma ótima opção!

    @Virtuosíssima: Obrigado pelo elogio! Seja sempre bem vinda aqui!

    Abraço a vocês!

  67. . disse:

    Ola,

    Ser um agregador de conteudos, ou seja receber foto,nome do titulo, e um trecho do artigo, de outros blogs, è considerado puniçao?
    E como faz os agregadores por ai?

  68. blogattitudeblack disse:

    muito o post, obrigado pela ajuda aquele abraço.

  69. Profº Aguillar disse:

    Caro amigo, estou visitando o teu blog, pela primeira vez, e fiquei super admirado pelo seu conteúdo, super explicativo e de fácil entendimento para os blogueiros iniciantes – que é o meu caso – espero que continues prestando estes tão significantes e valorosos materiais em tuas postagens. Parabéns por esta tua iniciativa. Um grande abraço… (Porfº G.Vitorazzi Aguillar)

  70. Adelson Smania disse:

    @.: Quando se trata de um trecho pequeno, a chance de haver punição pelo Google é muito menor. Mesmo assim, minha recomendação é que, ao publicar um artigo seu em um agregador, você utilize título e descrição diferente do seu blog. Se for publicar em mais de um, procure utilizar títulos e descrições diferentes em cada um deles. Além de evitar a chance de punições, você aumenta o número de palavras-chave pelo qual seu artigo será localizado no Google.

    @Blog Atitude Black: Espero que o artigo o ajude a aparecer no Google!

    @Prof. Aguillar: Muito obrigado pelos elogios! Fico realmente feliz que você tenha gostado da proposta do Gerenciando.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  71. Juliano Leme disse:

    Parabéns pelo conteúdo, muito relevante, vou voltar mais vezes…

  72. Adelson Smania disse:

    Olá, Juliano!

    Fico feliz que tenha gostado! Espero que encontre outros artigos interessantes aqui no Gerenciando Blog.

    Um abraço!

  73. Valter Sousa disse:

    A idade do domínio também influencia, pois tive um que aparecia no topo para certas palasvras-chave mesmo sem ter conteúdo atualizado há anos. Recomendo o Guia da Google para Iniciantes em SEO – http://bit.ly/jkou9n

  74. Neli Chiesse disse:

    Não estou entendo…o problema não é a sua explicação, sim eu que sou muitoleiga neste assunto.Não entendi como assinar, será que assim como assinei aqui. Vc pode me orientar fiz meu blog: floremflor.blogspot.com – pois estou precisando ganhar um dinheirinho com as flores que eu faço para docinhos porém ele não aparece, apesar de ainda está em construção, pois ainda estou aprendendo a colocar as fotos do meu trabalho.
    Se puder me ajudar ficarei muito grata.
    Que Deus o abençoe!!!

  75. Adelson Smania disse:

    @Valter: A idade do domínio também é importante. Mas, o Google tem um comportamento interessante: assim que é um novo artigo é publicado e tem certa relevância, ele costuma aparecer nas primeiras posições. Com o tempo, ele passa a ocupar seu lugar devido, de acordo com sua relevância. E o guia que você cita é uma ótima fonte de informação!

    @Neli: Sua assinatura está correta. E acabo de confirmar: seu blog já está aparecendo no Google. O mais importante que você deve fazer agora é mantê-lo atualizado e com conteúdo original e de qualidade. Essa sempre será a forma mais eficiente de otimização.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  76. Dutra disse:

    Muito Bom!!!
    Obrigado pelas dicas…

  77. Neli Chiesse disse:

    Olá Bom dia, seu site é maravilhoso. Vou sempre estar aqui para tentar aprender mais deste mundo
    novo para mim.
    Obrigada pela atenção.

  78. Adelson Smania disse:

    Dutra e Neli:

    Fico feliz que vocês tenham gostado! Sejam sempre bem vindos ao Gerenciando Blog!

    Um abraço!

  79. Antony disse:

    Gostei mto das suas dicas

  80. Adelson Smania disse:

    Olá, Antony!

    Fico feliz que tenha gostado das dicas! Espero que elas ajudem na evolução do seu blog.

    Um abraço!

  81. Andre disse:

    opa! obrigado pelas dicas
    estou no meu primeiro blog e to encontrando algumas dificuldades, mas com esses artigos com certeza vou deslanchar.
    muito obrigado. Deus te abençoe!

  82. Adelson Smania disse:

    @Paola: Obrigado pelo elogio! Vi que seu blog já está no Google. Espero que isso lhe traga muitas visitas!

    @Andre: Espero que você encontre aqui no Gerenciando Blog dicas interessantes para evoluir o seu blog!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  83. Judson Artes disse:

    cara suas dicas me ajudaram muito vlw…

  84. Adelson Smania disse:

    Olá, Judson!

    Fico feliz que as dicas o tenham ajudado!

    Um abraço!

  85. igor disse:

    acho qu eo meu não aparece,mais acesse:francisco-bloggerdoigor.blogspot.com

  86. Adelson Smania disse:

    Olá, Igor!

    Seu blog já está sim aparecendo no Google. Faça uma busca no Google por site:francisco-bloggerdoigor.blogspot.com e você verá suas páginas.

    Um abraço!

  87. Clicason disse:

    Suas dicas me ajudaram bastante! Todas com alto nível de relevância e aplicabilidade.

    Tenho uma boa ideia e agora sei como torna-la pública. Tô incentivando o ASSOCIATIVISMO VIRTUAL.

    Parabens!

  88. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Fico feliz que as dicas o tenham ajudado! E desejo-lhe sucesso em seu projeto!

    Um abraço!

  89. Willian disse:

    otimas dicas e muito completo este tutorial , meu blog ja aparece na 1° pagina de pesquisa do google quando digito tempo gasto

  90. Adelson Smania disse:

    Olá, Willian!

    Fico feliz que tenha gostado do artigo! E parabéns por já conseguir bom posicionamento para o seu site!

    Um abraço!

  91. No caminho da riqueza disse:

    Muito bom o artigo me ajudou muito.

    Acredito que quem está começando, fica inevitavelmente ansioso para ver sua página no google. O que não é difícil, porém para que o blogueiro tenha tráfego de qualidade o primordial é que seu blog/site tenha conteúdo.

    Só isso levará realmente as pessoas a sua página.

  92. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Concordo com o seu ponto de vista: conteúdo de qualidade sempre será o melhor chamariz para os visitantes. Sem ele, nenhuma outra ação trará resultado duradouro.

    Um abraço!

  93. BACKGROUND & CIA disse:

    Ótima postagem, esclareceu minhas dúvidas… vou aproveitar e comentar aqui com o link do meu blog pra ver se funciona rss, pq fiz a indexação agora pouco e nada ainda… Obrigada!

  94. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Acabo de fazer uma pesquisa no Google e o seu blog já está aparecendo na listagem. Ainda não aparecem as suas postagens, mas elas também aparecerão com o tempo.

    Um abraço!

  95. gelda disse:

    AMEI AS DICAS, MUITO OBRIGADA.

  96. Corinthians disse:

    Wlw mesmo cara muita jente fala que vai ajudar mas no fim naum falam nada , seu post foi muito bom

  97. Adelson Smania disse:

    @Gelda: Fico feliz que tenha gostado! Espero que as dicas a ajudem com seu blog.

    @Corinthians: Que bom que tenha essa opinião! Fico realmente feliz em poder ajudar quem chega aqui procurando ajuda.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  98. Leh disse:

    Site muito bom, meus parabéns pelas dicas.

  99. Odair Jose disse:

    Se mesmo com os caminhos acima, mesmo assim não precer tem algum outro caminho.
    Obrigado.

  100. Adelson Smania disse:

    @Leh: Obrigado pelos elogios! Espero que sempre encontre dicas úteis aqui.

    @Odair: Os passos acima são garantidos para aparecer no Google. Depois de realizá-los, é só aguardar. Fiz uma pesquisa e seu blog já está aparecendo no Google. Pesquise site:vigilantesnovohamburgo.blogspot.com e você verá.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  101. Gedielson L. Corrêa disse:

    Obrigado pelas dicas valiosas, elas tem me ajudado muito em meu trabalho de webmaster e de profissional independente em marketing multinível, que Deus o abençoe!!!!!!!!

  102. Adelson Smania disse:

    Olá, Gedielson!

    Fico feliz em poder ajudá-lo! Espero que sempre encontre aqui dicas úteis para apoiar o seu trabalho.

    Um abraço!

  103. Rinaldo Coelho disse:

    Obrigado e parabens pelo seu blog.

  104. Adelson Smania disse:

    Olá, Rinaldo!

    Obrigado pelos elogios! Espero que sempre encontre artigos úteis aqui no Gerenciando.

    Um abraço!

  105. como conquistar uma amiga disse:

    Mais um post bastante útil, principalmente propessoal que está começando, a quntidade de comentários também mostra que o tema é interessante e gera discussão.

  106. Anna C disse:

    Olá!
    Amei seu blog. Estou tentando seguir suas dicas uma por uma. Parabéns!

  107. Adelson Smania disse:

    @Como Conquistar: Fico feliz que tenha gostado! E gosto muito da participação dos leitores nos comentários. Eles sempre complementam os artigos!

    @Anna: Fico feliz que esteja gostando! Espero que sempre encontre aqui dicas úteis para o seu blog.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  108. Síndrome de Einstein disse:

    obrigado pelas dicas; servirá bastante para mim de agora em diante

  109. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Fico feliz em poder ajudar!

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  110. davi soares disse:

    Esse blog é indispensável para quem tá começando na blogosfera, assim como eu. vlewwwwwwww mesmo!

  111. Douglas Motta Calderoni disse:

    Obrigado pelas dicas. Gostei muito de seu Blog.

  112. Adelson Smania disse:

    @Davi: Que bom ouvir isso! Espero que o Gerenciando Blog continue sendo útil para todos que têm um blog!

    @Douglas: Fico feliz que tenha gostado! Espero que sempre encontre aqui dicas úteis para o seu blog.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  113. Vanessa disse:

    Caramba muito util , cada vez mais aprendo com o blog bom mesmo indico.

  114. Adelson Smania disse:

    Olá, Vanessa!

    Fico feliz que o Gerenciando Blog esteja sendo útil para você! Seja sempre bem vinda aqui.

    Um abraço!

  115. Lucerita disse:

    amei a sua postagem,foi muito útil para mim,parabéns!

  116. Adelson Smania disse:

    Olá, Lucerita!

    Que bom que tenha gostado! Espero que o artigo a ajude a colocar seu blog nos resultados do Google!

    Um abraço!

  117. Administrador disse:

    Show de bola o post, Isso é muito bom, ajudou legal. Acesse meu site http://www.tvboituva.com.br/ To aplicando suas dicas.

    Obrigado

  118. Adelson Smania disse:

    Olá, Administrador!

    Fico feliz que tenha gostado! Espero que o artigo o ajude a aparecer no Google!

    Um abraço!

  119. Resolve na Net disse:

    Bem legal o seu post, criei o resolvenanet.blogspot.com e comecei a vivenciar a experiência blogueira.

  120. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Espero que as dicas o ajudem a colocar seu novo blog no resultado das buscas do Google.

    Um abraço!

  121. Iris disse:

    Olá….adorei suas dicas e estou tentando colocar em prática, porque nunca fiz um blog antes. Espero que eu possa aprender sempre mais com a sua ajuda. Muito obrigada.

  122. Adelson Smania disse:

    Olá, Iris!

    Fico feliz que você tenha chegado até aqui! Espero que o Gerenciando Blog possa ser útil para que você alcance sucesso com o seu trabalho.

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  123. Gelano. disse:

    Vou tentar fazer essas dicas.

  124. Anderson disse:

    Olá amigo, descobri seu site por acaso, queria que voce me explicasse uma coisa, se puder: Eu tenho um blog http://rungagorun.com.br, é um blog sobre corrida, sou corredor. O que acontece é o seguinte, quando eu coloco uma foto de alguma medalha eu nomeio ela por exemplo "medalha corrida limeira 2011.jpg". Há alguns dias atrás se eu pesquisasse no google imagens a palavra "medalha corrida limeira" a minha foto dessa medalha aparecia no resultado do google imagens, porém, de uns 30 dias pra cá, todas as imagens que eu coloco lá no blog, o google não está mais encontrando, apenas as imagens de uns 30 dias pra trás que o google ainda encontra, o que será que aconteceu? Faça este teste: digite "medalha corrida integração", vai mostra a medalha da corrida do ano passado que eu coloquei lá, mas nao vai mostrar a medalha da corrida deste ano, que já faz uns 20 dias que eu postei. Poderia me ajudar? pode comentar lá no meu blog se quiser!!! Abraços.

  125. Adelson Smania disse:

    Olá, Anderson!

    O que parece estar acontecendo em seu caso é que as imagens são indexadas corretamente pelo Google, mas não ficam bem posicionadas na busca. Assim, elas até serão exibidas, mas não nas primeiras páginas.

    Faça um teste. Na busca de imagens do Google, procure por "medalha corrida integração site:http://rungagorun.blogspot.com" (sem as aspas). É provável que você veja suas imagens.

    Você começou bem, nomeando corretamente os arquivos, o que é muito importante. Outro ponto que você pode melhorar é preencher os atributos ALT e TITLE de suas imagens, colocando essa mesma descrição. O Google os leva em consideração (especialmente o ALT) para indexar e posicionar as imagens.

    Um abraço!

  126. Uma apaixonada... disse:

    Obrigada pela dica criei o meu blog para tentar encontrar dicas e ajuda para minha filha que tem lupus. Espero poder usar corretamente as dicas.
    Abraço Angélica
    http://www.viver-bem-a-vida.blogspot.com

  127. Samuel Aguiar disse:

    cara esse foi o Blog de dicas mais legal que já acessei, vlw

  128. Adelson Smania disse:

    @Angélica: Fico feliz em poder ajudar, especialmente em uma causa tão nobre quanto a sua. Se precisar de ajuda, pode sempre contar comigo.

    @Samuel: Obrigado pelos elogios! Espero que sempre encontre dicas úteis aqui.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  129. Adelson Smania disse:

    Olá, Vinicius!

    Fiz uma pesquisa no Google e comprovei que o seu site já está aparecendo nos resultados das buscas! Agora, é só você realizar um bom trabalho para que ele apareça bem posicionado nos resultados.

    Um abraço!

  130. Alan machado aragão nunes disse:

    oi, queria saber uma coisa, mas antes de tudo quero dar os meus parabéns pelo seu site, mas então ai vai a pergunta, eu deixei um comentário neste mesmo site e depois de um dia meu blog estava no google, só que depois de um tempo parei de acha-lo no google, não consigo mas, quando o google faz a indexação ele mantém ela para sempre ou tem "validade" ?

  131. Adelson Smania disse:

    Olá, Alan!

    Uma vez indexado, ainda é possível que seu blog saia do índice. Isso normalmente acontece quando o site é punido e é removido da indexação.

    No seu caso, seu blog continua indexado, mas com o endereço motocandosobre.blogspot.com, sem o WWW no início.

    Um abraço!

  132. Joanderson Felix disse:

    Oi queria agradecer.
    Acredite eu procurei bastante na internet sobre esse assunto, mais aqui encontrei finalmente um material simples de entender

    vlw mesmo

  133. Maria Fernanda disse:

    Parece que leu minha mente… Era justo o que eu queria!

  134. Adriano Luz disse:

    Joanderson e Maria Fernanda:

    Que ótimo saber que vocês encontraram aqui o que estavam procurando! Espero que o artigo os ajude a colocar seus blogs no resultado das buscas do Google.

    Abraço a vocês!

  135. Debora disse:

    Obrigada seu blog foi muito informativo pra mim,ja tinha feito essa pergunta em varios sites e em nenhum obtive um resposta descente.obrigada mesmo mas ainda tenho problema com meu blog.
    Fiz meu blog ja tem 1 mes e ainda não aparece nas pesquisas do google,mas se eu escrever o endereço do blog no google aparece.eu não entendo?

  136. Adriano Luz disse:

    Olá, Debora!

    Se você fizer a pesquisa site:deboraunhabela.blogspot.com no Google, verá todas as páginas do seu blog que já estão indexadas por ele. Se colocar um texto entre aspas (como "Oncinha com Double Face") também verá sua página nos resultados.

    Em buscas mais genéricas, seu site pode não estar aparecendo nas primeiras posições por não estar otimizado. A maior dificuldade que vejo em seu caso é a pequena quantidade de textos. Se você quiser ter mais relevância, o primeiro ponto seria adicionar mais textos em suas postagens.

    Um abraço!

  137. Flávio Cruz disse:

    Excelente conteúdo! Já estou tentando colocar em prática, na plataforma do Blogger.

  138. Concursos RJ disse:

    Muito bom o seu artigo.
    Acabei de criar o meu blog e suas dicas estão me ajudando bastante.
    Obrigado!

  139. Adriano Luz disse:

    Flávio e Concursos:

    Obrigado pelos elogios! Espero que os artigos os ajudem a colocar seus blogs nos resultados do Google.

    Um abraço e sejam sempre bem vindos!

  140. edileny gomes disse:

    Agradeço suas dicas com certeza vão me ajudar muito.

  141. Adriano Luz disse:

    Olá, Edileny!

    Fico feliz em saber que as dicas a ajudarão!

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  142. rantharo disse:

    muito bom seu post, estou buscando muita informação para melhorar meu blog, suas dicas vão me ajudar muito e fico agradecido de verdade, é tudo muito direto, bem organizado e informativo
    agradeço novamente…

  143. Debora disse:

    Oi segui suas dicas e acrescentei mais textos ao meus posts, mais ainda nao aparece nas pesquisas.
    O que faço? fiz esse blog há 2 meses e nada.Gostaria muito que ele funcionasse direito ja estou quase desistindo, por favor me ajuda!!!!

  144. Adriano Luz disse:

    @Rantharo: Obrigado pelos seus elogios! Espero que as dicas do Gerenciando o ajudem a evoluir com seu trabalho.

    @Debora: Seus artigos já aparecem na pesquisa do Google. Busque, por exemplo, "Unha de ursinho, essa unha é muito fofa". Você verá o seu artigo. Para buscas mais genéricas, (por exemplo, apenas "unha") é bem mais difícil você aparecer, justamente porque existem milhares de outros sites que tratam do mesmo assunto. A melhor técnica para isso é conseguir que outros sites e blogs criem links para o seu, aumentando sua relevância. Isso exige dedicação e muito tempo. Para mais informações, leia o artigo Google e a Ditadura dos Top 10 – Parte 3.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  145. Ana Zr-Brasil disse:

    Olá Adelson, muito bom seu blog, Parabéns!
    Tem como me tirar uma dúvida? eu participo de uma empresa de marketing de rede e registrei um domínio (zr-brasil.com) que redireciona para meu link de afiliada (http://zrbrasil.com.br/?user=winbids), será que meu domínio vai ser indexado?

  146. Adriano Luz disse:

    @Ana: Tenho dúvidas sobre sua situação. Fazendo a busca site:zr-brasil.com ou site:www.zr-brasil.com não é retornado nenhum resultado. Se já faz tempo que você o registrou e já colocou links para ele em páginas já indexadas, é bastante provável que o redirecionamento impeça o Google de indexá-lo.

    @JM: Espero que as dicas o ajudem!

    Abraço a vocês!

  147. Clube de Jogos Matemáticos disse:

    Muito obrigada! A ajuda foi preciosa, é que sou ainda novata nisto, só comecei há uma semana! Voltarei cá sempre que precise de dicas.
    Abraço!

  148. Andreia disse:

    Bom artigo!

    Também venho me aventurando nessa experiência.

    Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento!

    Um abraço!

  149. Adriano Luz disse:

    @Clube de Jogos: Espero que esta e outras dicas a ajudem com seu blog!

    @Andreia: Faço questão de compartilhar sempre o que aprendo! Torço para que as dicas sejam sempre úteis a você.

    Abraços a vocês e sejam sempre bem vindas!

  150. Tiago disse:

    Muito bom. Está me ajudando muito. Parabéns!

  151. Filmes para baixar e assistir online. disse:

    Vlw pelas dicas, e como vc disse, ja to comentando nos blogs, começando pelo seu, vlw.

  152. Adriano Luz disse:

    Olá, Tiago e Filmes!

    Obrigado pelos elogios! Espero que as dicas do Gerenciando Blog sempre os ajudem.

    Um abraço!

  153. Nilton Silveira disse:

    Boa tarde…
    como sempre, ótimos posts..
    Parabéns!

  154. Debora disse:

    Olá a espera valeu a pena.
    Depois de 2 meses e meio finalmente o meu blog aparece nas pesquisas do google.

    Obrigada pelas suas dicas segui todas elas ate cadastrei meu blog no 20 minutos.

    Mais uma vez muito obrigada mesmo.

  155. Adriano Luz disse:

    @Nilton: Obrigado pelos elogios!

    @Debora: Que ótima notícia! Agora, você precisa trabalhar para que ele tenha cada vez mais relevância e apareça mais bem posicionado nos resultados do Google.

    Um abraço!

  156. Web10 Portal Empresarial do Brasil disse:

    Ola, Bom dia
    Há mais de dois dias estou Fazendo algumas pesquisas no Google
    Relacionado à Blogs encontrei o Gerenciando Blog
    Muito bom o conteúdo, meus parabéns
    Abraços
    Atenciosamente
    André Domingos Ferreira
    http://treslagoasms.com/home/
    http://www.web10.net.br/
    http://www.jornaldiadia.com.br/jdd/
    Araçatuba SP – Brasil

  157. Madame Hype disse:

    Oi, mas eu queria saber se as postagens do meu blog aparecem na pesquisa do google, por exemplo se escrevo sobre Esmaltes rosa, queria que aparecesse esmaltes rosa – blog madame hype essas coisas?

    Quando faço a pesquisa sobre o meu site, se eu encontro ele significa que as postagens também aparecem consequentemente ou não? Obrigada, adorei muito as dicas!

  158. club penguin espress noticia disse:

    Cara vlw deu certinho, apareceu o resultado, muuuuuuuuuuuuuito obig!!! 😀

  159. Adriano Luz disse:

    @André: Que ótimo que tenha chegado até aqui! Fico feliz que esteja gostando do conteúdo!

    @Madame Hype: Quando você faz a busca site:madamehype.blogspot.com no Google, você descobrirá todas as suas páginas que já foram indexadas pelo Google. Se nem todas aparecerem, leia o item "Como garantir que todas as minhas páginas sejam indexadas?" do artigo acima.
    E para que suas páginas apareçam bem posicionadas na busca, elas devem estar otimizadas e serem citadas em outros sites. Veja o item "Como fazer minhas páginas aparecerem nas primeiras posições dos resultados?" do artigo.

    @Club Penguin: Que ótimo que tenha dado certo!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  160. gilson disse:

    muito legal da para aprender muito com suas dicas

  161. Transito e noticia disse:

    CARA JA FIZ TUDO QUE VOÇE FALOU MAIS MEU BLOG SO INDEXA A PAGINA INICIAL
    http://transitoenoticia.blogspot.com

  162. Crocodilo Doido disse:

    Muito bom o 'Gerenciando Blog'.
    Me ajuda muito.
    RECOMENDO!

  163. Adriano Luz disse:

    @Gilson: Fico feliz que esteja conseguindo aprender coisas novas aqui!

    @Trânsito: Suas páginas estão sendo indexadas corretamente. Faça no Google a busca por site:transitoenoticia.blogspot.com e você verá que todas estão lá.

    @Crocodilo: Obrigado pelo elogio!

    Abraço a vocês e sejam sempre bem vindos!

  164. BICHO QUE TE QUERO BICHO disse:

    Meu Blog tem apenas 1 ano e concordo com o fato de que não é fácil continuar, mas é muito gratificante quando o vemos o nosso trabalho nas Estatíticas do Google e com um relativo número de visitas para o período. Mesmo assim, a meta continuará sendo aparecer sempre nas Pesquisas e isso é mais difícil ainda.
    No entanto, os seus ensinamentos sobre essa possibilidade são preciosos. Obrigado, em nosso nome e de todos os novos blogueiros que encontram no seu site essa ferramenta necessária.
    Um abraço do Bicho.

  165. Adriano Luz disse:

    Olá!

    O primeiro ano do blog costuma ser justamente o mais difícil, pois é preciso investir bastante tempo e dedicação para se tornar conhecido.

    Fico feliz em poder ajudá-lo e torço que você obtenha o sucesso desejado com seu blog!

    Um abraço!

  166. ozani souza disse:

    gostei muito das dicas, estou fazendo um blog e preciso aprender muito ainda.

  167. Borges disse:

    Bom post…espero que o meu seja apanhado na aranha…lol

  168. Maicon disse:

    É isso mesmo obrigado pelas dicas.

  169. Adriano Luz disse:

    Ozani, Borges e Maicon:

    Espero que as dicas deste artigo os ajudem a fazer com que seus blogs apareçam nas buscas do Google.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  170. Luma disse:

    Bom, então lá vai eu divugar meu blog!!!!!

  171. Adriano Luz disse:

    Olá, Luma!

    Seu blog já está sendo corretamente indexado pelo Google.

    Um abraço!

  172. Hainã Martins disse:

    Adelson,
    Muito Obrigada!!
    Excelentes dicas!!!
    Creio que toda informação postada pelo gerenciando blog tem contribuído com o desenvolvimentos de blog's. No meu caso, está sendo de extrema importância.

    É através de blogs que podemos nos comunicar com o mundo e compartilhamos artigos para o crescimento cultural dos internautas.

    Abraços a todos!!!

  173. Adriano Luz disse:

    Olá, Hainã!

    Fico realmente feliz em poder ajudá-lo para desenvolver o seu blog. Torço para que ele faça cada vez mais sucesso!

    Um abraço!

  174. Mariana Godoy disse:

    Gostei das dicas, vou usar no meu mais novo blog: http://diariociumento.blogspot.com/

  175. Guia Fan Blogs disse:

    gostei muito dessas dicas! Muito obrigado! ajudou bastante!

  176. Adriano Luz disse:

    Olá, Mariana e Guia Fan!

    Espero que as dicas os ajudem a colocar seus blogs nos resultados de buscas do Google!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  177. kamuflagemxtudio disse:

    obrigada, melhor xplicção q encontre!

  178. Cris e Giovana disse:

    adorei o seu blog….meus parabéns

  179. Cee Cee disse:

    Gostei bastante da postagem e de todo o blog. Estou trabalhando para melhorar meu blog, e o gerenciando blog está me ajudando bastante.

  180. Fabio Oliveira disse:

    vamos ver se consigo indexar o http://www.filtrodecabine.net

  181. ponto-do-estilo disse:

    mto legal mais ainda eu tento procurar meu blog no google e não encontro! me ajude http://ponto-do-estilo.blogspot.com/

  182. Heróis do Advento disse:

    Porque em algumas materias do meu blog alugumas imagens ficam em preto?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      É provável que elas estejam indisponíveis, seja por endereço errado, remoção da imagem ou problemas no serviço de hospedagem. O primeiro passo para avaliar é tentar acessar as imagens pelo endereço do link. Se estiver normal, minha sugestão é você tentar colocá-las em outros serviço (como o que indico no artigo Webs, ótimo site para hospedar seus arquivos).

      Um abraço!

  183. jhcabello disse:

    Excelentes dicas.
    Grato.

  184. Welinton disse:

    Um show de bola! Está de parabéns, é muito importante quando se existem pessoas dispostas a ensinar, aprendi e sem sombra de dúvida aprenderemos muito mais no futuro.
    Grato.
    fique com Deus!
    Welinton

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Welinton!

      Fico feliz que os artigos estejam sendo úteis para você! Espero que sempre encontre aqui novidades interessantes.

      Um abraço!

  185. Artes Patch disse:

    Oi, muito obrigada pelas dicas!

  186. manoel disse:

    Estou a modificar o site ainda mas faz dois dias que esta no ar e nao apareceu em nenhum buscador, o que me aconselham.
    Como pode ver coloquei na minha assinatura o meu endereço, vamos ver se ajuda.

  187. Williams Lucas da Silva disse:

    Olá Adelson muito bom suas Dicas e seu Blog,
    agora eu custumo a plagiar sim alguns outros bloggs
    por serem downloads e tudo mais…
    será que pode ser por isso que meu blog ainda não
    estar no google abração e fica com Deus!

    http://musicagospelamericana.blogspot.com/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Williams!

      Seu site já aparece no Google. Faça a pesquisa site:musicagospelamericana.blogspot.com e comprove.

      No entanto, plagiar artigos não é uma boa ideia. Você poderá ser penalizado e até ter seu blog removido do ar.

      Um abraço!

  188. adote seu melhor amigo disse:

    Obrigada pelas dicas.
    Espero que surta efeitos!
    Quero poder estimular as pessoas em adotar cães,
    nossos melhores amigos!

  189. Uruçuca Bahia disse:

    Tomara que funcione

  190. Desabafos de uma Mulher!! disse:

    Obrigada pela dica,espero que eu consiga colocar o meu blog na pagina do google.Adorei um grande beijo.

  191. JOSÉ CARLOS LOCUTOR disse:

    Gostei deste artigo, legal mesmo.

  192. Douglas Fixideia disse:

    cara muito boas suas dicas vou tentar fazer meu site ser conhecido
    obrigado

  193. tonpson disse:

    Sou novo por aqui ,tenho um blog tonpson.blogspot.com e estou aprendendo muito por aqui obrigado!

  194. Lucas R. disse:

    Nossa me ajudou muito,meu blog que fiz a pouco tempo ja aparece na primeira pagina do google.
    vlw me ajudou mt msm xD

  195. Jeremoabo Noticias disse:

    Galera por favor me informe se vc sabe como fazer para que quando eu pesquisar meu blog no google ele apareça com links tipo, policial, geral, saude, e embaixo de cada link desses tem uma materia… veja o exemplo…pesquise ai por Jeremoabo Agora… ficarei agradescido pela resposta… parabéns pelo blog…

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Esses links são gerados automaticamente pelo Google à medida em que o site se torna mais relevante e ganha mais visitas.

      Você não consegue indicar para ele quais links você deseja que sejam disponibilizados, pois são gerados automaticamente. Você só pode eliminar aqueles que não deseja.

      Isso é feito nas Ferramentas para Webmasters do Google.

      Um abraço!

  196. Alex disse:

    Parabéns pelo seu blog, como estou começando minha jornada de blogueiro agora eu estou aprendendo muito aqui!

  197. paulo disse:

    Gostei mto do seu site…Depois vou dar uma olhada com mais calma…è realmente util….

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Paulo!

      Fico feliz que tenha gostado! Espero que realmente volte e encontre outros artigos úteis para seu blog.

      Um abraço!

  198. Viviane disse:

    Dicas extremamente utéis e que auxiliam à todos nós,blogueiros!
    Obrigada pelas dicas e Parabéns pelo Blog !

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Viviane!

      Obrigado pelos elogios! Torço para que você sempre encontre aqui artigos úteis para o seu blog.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  199. Lara disse:

    Adorei as suas dicas. São preciosas! Uma pergunta… Quero que o meu blog apareça em todos os mecanismos de pesquisa (Bing, Google, Yahoo!, enfim, não dou conta de fazer isto… E por que meu site não aparece no Google se eu digito "Cabana de Fada''? Sou nova, mas peguei o jeito, já havia tido outros (Pets S2, mas desisti, não sou boa para escrever sobre este assinto, embora o adore). Como posso conseguir visitas para meu blog?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lara!

      Seu blog já está indexado pelo Google. Você pode conferir isso fazendo a busca site:cabanadefada.blogspot.com.

      Quanto a aparecer bem posicionado quando você faz uma pesquisa específica, é necessário colocar em prática as técnicas de otimização que mostro nos textos citados no item "Como fazer minhas páginas aparecerem nas primeiras posições dos resultados?" deste artigo.

      Um abraço e sucesso para você!

  200. Sandra disse:

    Olá, estava aqui desesperada porque mudei meu endereço no blog e nao encontrava no Google. Vendo sua matéia fiquei mais calma, gostei muito e obrigada pelas dicas.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sandra!

      Ao mudar de endereço, é normal demorar algum tempo até que o Google reindexe suas páginas. Mas, fazendo a consulta site:mikiatelieartesanato.blogspot.com no Google, você verá que ele já encontrou suas páginas no novo endereço.

      Um abraço!

  201. VideoBlax - Filmes Online disse:

    a unica coisa que realmente faz o seu blog aparecer é se ele tiver acesso.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Isso não é verdade. Mesmo que ele tenha poucas visitas, ainda aparecerá no Google, embora não fique bem posicionado nas buscas.

      Para ser indexado pelo Google, basta realmente seguir as instruções que dei no artigo.

      Um abraço!

  202. André disse:

    Interessante as dicas apresentadas neste artigo, pois esclarece perfeitamente o funcionamento de parte do serviço realizado em SEO.

    Obrigado!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, André!

      Realmente, para quem está começando, este é um dos princípios básicos de SEO: conseguir backlinks para seu site/blog.

      Um abraço!

  203. Keepsake disse:

    Seus artigos, como sempre, salvam nossos blogs. Parabéns!

  204. michelle33.com disse:

    Eu dei uma olhada nas suas dicas. E fiz tudo como está na explicação.estou ansiosa pra ver se vai dar certo comigo.
    obrigado pelas dicas.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Michelle!

      Para ficar perfeito, você deveria ter assinado o comentário com o seu Nome/URL ao invés de sua Conta do Google. É uma forma eficiente para conseguir um link e ter seu blog indexado pelo Google.

      Um abraço!

  205. propriedade intelectual disse:

    obrigada pelas dicas

  206. blogue dos prazeres disse:

    Olá boas…..
    O meu blog não apareçe nas pesquisas google….deixe lá ver se a sorte muda então….muito obrigado pela dica….sendo que era merecido que efectuasse este conselho no seu precioso site……

    cumprimentos

  207. Daiane Santos disse:

    Adoreii o post…parabéns

  208. Música Cabreuvana disse:

    Muito Interessante.
    você foi claro e objetivo, muito obrigado pela dica.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Que bom receber comentário de um "vizinho" aqui! Afinal, sou de Itu e Cabreúva fica mesmo vizinha daqui.

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  209. rafield disse:

    este site tem as melhores dicas

  210. Odyaz disse:

    Só utilizar técnicas de SEO ou outras artimanhas não funciona, tem que atualizar constantemente com novos posts. É assim que consigo ter praticamente todos os meus posts na 1ª página do Google.

    Isso é uma grande vitória conseguida com muito esforço e leitura.
    Fica a dica aí galera.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Odyaz!

      A melhor técnica de SEO sempre será produzir conteúdo original e de qualidade. Todo o restante não faz sentido se isso não for colocado em prática regularmente.

      Um abraço!

  211. João Moreira disse:

    Parabéns amigo, suas dicas são muito boas.
    Mas tenho uma grande duvida: No meu site, criei separadamente o cabeçalho,o menu e o rodapé. De forma que sou vou alterando o corpo principal e chamando a partes fixas através de include.
    Portanto no corpo, a principio, só consta o conteudo abaixo do body.
    Minha pergunta é, como o robot do Google,por exemplo, le as minhas paginas, da forma como eu gravei, sem cabecalho,meta,keywords, ou já completamente montada com os includes?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Essa é uma pergunta que não sei responder. Uma possibilidade é você avaliar suas páginas com as Ferramentas do Google para Webmaster, utilizando a opção "Buscar como o Googlebot".

      Espero que o ajude!

      Um abraço!

  212. Ler e Aprender disse:

    Ler & Aprender
    Parabens e sucesso. Tem me ajudado muito na construção do meu Blog.

  213. Andrea disse:

    Oi Adelson,
    Iniciei agora no mundo dos blogs e estou tentando entender um pouco desse universo. Li vários posts seus e gostei muito (apesar de ainda não estar familiarizada totalmente com a linguagem). Na verdade criei meu blog ontem e vou alimentando aos poucos…estou seguindo suas dicas mas pergunto: mesmo tendo feito o que vc indica para aparecer na pesquisa google, ou mesmo otimizar os resultados (eu ainda não apareço) quanto tempo leva para o google indexar? Tem uma estimativa? Obrigada e vou continuar me apoiando nas suas dicas

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Andrea!

      Não há um prazo definido para que um site comece a aparecer nos resultados do Google. Mas, é normal que demore alguns dias para que isso aconteça.

      Enquanto isso, o melhor é não desanimar: continue trabalhando seu blog, gerando conteúdo de qualidade nele. Uma vez indexado, os novos conteúdos passarão a ser exibidos automaticamente no Google.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  214. querosabersobredeus disse:

    Ótimas dicas!! Vou começar minha jornada em busca da indexação aqui e agora XD

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Fico feliz que tenha gostado! E seu site já está aparecendo nos resultados do Google. Assim, seu primeiro passo na jornada já foi bem sucedido. 🙂

      Um abraço!

  215. Professora Marizete campos disse:

    Legal as dicas.
    vou deixar o endereço do meu blog aqui para ajudar na indexação.
    Obrigada

  216. anderson disse:

    Um show de bola! Está de parabéns ,mas aida nao consigo encontrar meu blog no google e agora?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Anderson!

      Se você fizer a busca site:gamesarcanjos.blogspot.com, verá que seu blog já está indexado corretamente pelo Google. Você precisa agora trabalhar para divulgá-lo e conseguir relevância para ficar bem posicionado nos resultados da busca.

      Um abraço!

  217. planetavil disse:

    Esse artigo me ajudou muito! Aliás, vários artigos aqui me auxiliaram. Parabéns!! ^^

  218. Mega Interessante disse:

    Muito bom seu post, estou seguindo algumas dicas, parabéns

  219. Lara disse:

    Olá! Gostaria de parabenizar o site; tutoriais simples e diretos, que explicam à risca! Criei um SITE com o WebNode, e gostaria de perguntar por que o Google não aceita a URL de sites WebNode. Já criei outros e eles não entraram até hoje – enviei a URL ano passado.
    Ass.: Lara.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lara!

      Obrigado pelos elogios!

      Quanto à sua dúvida, conheço pouco sobre o Webnode. Mas, fiz uma pesquisa no Google e encontrei diversos outros sites nessa plataforma que são indexados corretamente. Assim, é possível que se trate apenas de questão de tempo para que ele seja exibido. Se isso não ocorrer, sugiro verificar no suporte ou fórum do Webnode se é necessária alguma configuração adicional para que ele seja exibido.

      Outra dica, caso você ainda não tenha feito, é adicionar seu sitemap (http://matilhadacleo.webnode.com/sitemap.xml) às Ferramentas do Google para Webmasters.

      Um abraço!

  220. As News disse:

    Interessante!!!
    Mas tem q ter dedicação pra valer…

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Realmente, é necessária muita dedicação para que um blog se torne relevante e seja popular. Mas, se você gosta do que faz, isso é feito sem sacrifícios.

      Um abraço!

  221. Eduardo Moreira Encarnação disse:

    Muito bom o seu blog… Comecei um ontem e estou me atualizando com suas dicas.
    valeu!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Eduardo!

      Tomara que as minhas dicas sejam úteis para que você possa gerenciar seu blog da melhor forma possível e fazer muito sucesso com ele.

      Um abraço!

  222. Terra de Aruanda disse:

    Interessante, eu sempre corro atras de optimização e aqui encontrei boas dicas!

  223. Evanio Sales disse:

    Boas dicas, verdadeiras aulas. Ainda estou engatiando com o meu blog e, com certeza, posts assim como os seus estão me ajudando muito. Parabéns e obrigado pela força.

  224. Paulo123k disse:

    Valeu Adelson, criei meu blog há dois dias e nao entendo nada de blogs, consegui graças a você. Valeu cara!!!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Paulo!

      Fico muito feliz com seu retorno! Torço para que seu blog faça muito sucesso!

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  225. Raylison Souza disse:

    Ótimo post, já fiz todos os procedimentos não sei quanto tempo tenho que aguardar, então ficarei tentando a busca pelo meu blog no google todos os dias, valeu.
    http://informaemsuasmaos.blogspot.com.br/

  226. Blog No Estilo disse:

    Excelente!
    Utilizei algumas dessas dicas e realmente faz a diferença.
    Parabéns!

  227. atequandovaisaber disse:

    valeu pela dica muito obrigado

  228. Baixe Tudo Bem Fácil! disse:

    Gostei muito desse artigo. Criei meu blog recentemente e esse artigo foi muito útil. Parabéns.

  229. Paulo Silva disse:

    Muito boas as dicas, obrigado pela ajuda.

  230. Lucas Silva disse:

    Nada melhor do que agradecer ao posto do que fazendo o que o mesmo aconselha. hehe

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Lucas!

      Notei que seus artigos já estão aparecendo nos resultados do Google! Agora, você deve continuar trabalhando para que eles fique bem posicionados nos resultados.

      Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Espero que elas a ajudem. Mas, note que você precisa colocar o endereço do seu blog em sua assinatura, e não no texto. Fazendo apenas no texto, ele não será considerado pelo Google como um link.

      Um abraço!

  231. codigodopc.blogspot.com.br disse:

    Boa matéria, vou seguir as instruções e espero ter resultados sartifatorios.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Seguindo as dicas, com certeza você conseguirá fazer com que seu blog apareça nos resultados do Google.

      Um abraço!

  232. André disse:

    Muito bom esse artigo!
    Obrigado pelas dicas.
    Abraço e fica na paz de Deus!

  233. mateusemiliomazzochi disse:

    Muito obrigado, suas dicas são muito úteis, e preciosas.

  234. clubedoscaminhoneiros disse:

    ótimas dicas consegui indexar meu blog valeu

  235. MARTIM PESCADOR - CAÇADOR/SC disse:

    Parabéns pela ótima e breve esplanação.

  236. Mayte Oliva disse:

    Meu blog não aparece no google..

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Mayte!

      Agora ele já aparece! Faça a busca site:mayteoliva.wordpress.com no Google e veja que suas páginas estão sendo listadas.

      Um abraço!

  237. Media Downloader disse:

    Ai bacana seu artigo vlw.

  238. Ana disse:

    Valeu ajudou bastante

  239. soemrondonia.com.br disse:

    As suas lições nunca serão esquecidas, eu estava meio desanimado em continuar com o projeto do meu blog, mais depois que encontrei o seu mudei de ideia, estou mais animado do que nunca, muito obrigado mais uma vez!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Que ótimo ter esse retorno! Fico muito feliz em saber que meu trabalho o incentivou com o seu blog.

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  240. Informática e Tecnologia disse:

    Estou tentando indexar o http://telelistabrasil.com há dois meses e ainda não consegui.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      O site já está indexado pelo Google. Faça a busca site:telelistabrasil.com e você comprovará que diversas páginas já estão no índice.

      O que você precisa fazer agora é otimizar e divulgar seu conteúdo para que as páginas fiquem bem posicionadas nos resultados das buscas.

      Um abraço!

  241. Janice disse:

    Olá,Adelson! Com todo respeito,você é demais!Graças a você,finalmente consegui "aparecer" nos resultados de buscas.
    Muito obrigada e tudo de bom para você!
    Abraços

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Janice!

      Que ótima notícia! Isso é realmente muito importante para o seu blog.

      Conte sempre comigo para o que eu puder ajudá-la.

      Um abraço!

  242. diogo disse:

    e alguem me consegue explicar como é possivel estar em 2 nas pesquisas do google numa keywoord com 600 mil pesquisas mensais e nao ter trafego nenhum???

    Nao consigo compreender
    help

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Diogo!

      Realmente, é uma situação estranha. A segunda posição nas buscas em uma palavra-chave tão acessada deveria lhe render ótimos resultados.

      Infelizmente, é difícil lhe ajudar sem acesso às demais informações. Você precisaria fazer uma análise conjunta das Ferramentas para Webmasters e do Google Analytics para entender a causa desse comportamento estranho.

      Um abraço!

  243. Arte Mary disse:

    Valeu pela ajuda, vamos ver também se esse link funciona!!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Mary!

      Seu blog já está no Google! Você pode confirmar isso pesquisando no Google por site:artemarynatal.blogspot.com

      Um abraço!

  244. israel vitor disse:

    vlw pelas dicas eu tenho um blog sobre animes e estou aplicando as dicas la obrigado meo blog e esse ai http://dhalsimanimes.blogspot.com.br/

  245. Rafael Ferreira disse:

    Excelente. Estava tendo dificuldades em conseguir fazer isso. Me ajudou bastante. Obrigado.

    http://acupunturaedor.blogspot.com.br/

  246. Djonata disse:

    Adelson, ficou bem detalhado e fácil de entender, me ajudou muito, vou continuar visitando seu gerenciando blog.

  247. Marcelo disse:

    To começando meu blog e todas suas sugestões foram aprovadas parabéns Adelson super quente, todas as dicas aqui, obrigado.

  248. RE/MAX disse:

    O site está de parabéns!

    As dicas são muito bem explicadas e possíveis de serem aproveitadas. Ainda não consegui fazer com que o nosso blog esteja aparecendo nos sites de busca, mas, estou utilizando as dicas para chegar lá.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Obrigado pelo elogio!

      Quanto ao seu blog, ele já está sendo indexado pelo Google. Você pode comprovar isso fazendo a busca site:remaxville.blogspot.com

      Agora, você precisa trabalhar para gerar conteúdo de boa qualidade e fazer sua divulgação, a fim de conquistar mais visitas.

      Um abraço!

  249. Alexander Lima disse:

    Ecelente este seu artigo é um tesouro, uma verdadeira consultoria on line para mim que estou iniciando em blog´s. Muito obrigado.

  250. Evelem disse:

    Nossa como é complicado, mas vou tentar ^^ me ajudou muito, obrigada.

  251. Roosevelt Gualda disse:

    Dicas muito boas, obrigado pela iniciativa.

  252. Roberth disse:

    Já tive um problema semelhante, e quando fui ver, opção para o sistema de busca me localizar estava em "não"… depois eu corrigi, e meu blog começou a aparecer no google!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Roberth!

      Esse é realmente o primeiro passo para que o blog possa ser indexado e encontrado pelo Google. Enquanto essa opção estiver marcada como "Não", o blog nunca aparecerá nos resultados da busca.

      Um abraço!

  253. ricardo disse:

    Obrigado maninho.

  254. lucasr disse:

    vamos ver se agora meu blogue aparece

  255. Guilherme Roberto disse:

    Olá sou novo nesse ramo de internet, achei muito interessante o artigo, e com certeza depois de hoje começarei a seguir seu blog, parabéns.

  256. Max Garcia Nascimento disse:

    Olá. Gostaria de uma ajuda. Tenho uma loja virtual com o domínio http://www.mgnhardware.com.br mais resolvi criar um blog para a loja. Então criei um blog em wordpress com a extensão http://www.mgnhardware.com.br/blog/. Adicionei o sitemap do blog no google webmaster tools. Até ai tudo bem. Tenho dois sitemaps cadastrados o da loja e do blog. O maior problema é que no google webmaster tool aparece no sitemap do blog que foram enviados 153 e indexados 125. Mais quando vou fazer a pesquisa no google com o link do blog não aparece nada relacionado ao blog. Mais quando entro com o link da loja aparece normalmente. O que poderia ser isso ?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Max!

      Confirmei aqui e realmente o seu blog ainda não foi indexado pelo Google. O que percebi é que não há em sua homepage nenhum link para o seu blog. Como ela já está indexada, a simples colocação de um link já deve fazer com que o Google passe também a indexá-lo.

      Um abraço!

  257. Kika Bernardes Atelie de Festas Personalizadas disse:

    Muito obrigado pelas dicas meu caro. Somos novos no assunto e acabamos de seguir suas instruções para aparecer, e bem, no google.

    Parabéns.

    Kika Bernardes – Ateliê de Festas Infantis Personalizadas

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Kika!

      Fico feliz que o artigo a tenha ajudado! Espero você encontre aqui também outros artigos úteis para seu trabalho.

      Um abraço!

  258. Wenden Charles disse:

    Boas dicas…..Ajudam bastante os iniciantes!

  259. Rodrigo Winner Manager disse:

    Muito bom seu Blog amigo! Retirou todas as minhas dúvidas! Forte Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rodrigo!

      Fico feliz que você tenha gostado do Gerenciando Blog! Espero que sempre encontre aqui artigos úteis para o seu blog.

      Um abraço!

  260. Rodrigo disse:

    Artigo bem interessante amigo 🙂

  261. André disse:

    Olá Adelson,

    Quando digito “site:meublog.com.br” no Google Imagens, as fotos e imagens que estão nele não aparecem na pesquisa.
    Antes aparecia a imagem do cabeçalho mas não aparecia as fotos que estão em posts. Agora não aparece nem a imagem do cabeçalho.
    Minha dúvida: porque será que elas não aparecem nessa pesquisa?
    Aguardo mais uma vez sua ajuda. E, desde já, agradeço pela atenção.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, André!

      Pelo que vi aqui, você não está aparecendo nem nas imagens, nem nos resultados do Google. Seu site aparecia antes nas buscas, ou nunca apareceu?

      Caso aparecesse antes, uma possibilidade é que você tenha sofrido alguma punição pelo Google. Sugiro que você verifique como está o seu site nas Ferramentas do Google para Webmasters, para avaliar se não há nenhuma indicação sobre a causa do problema.

      Um abraço!

    • André disse:

      Oi Adelson. O blog em questão é o "aereaspromo.com.br". O uso de "meublog.com.br" foi só exemplo.

  262. Maressa Pinheiro disse:

    Muito bom o post! O blog todo é muito útil e me ajudou bastante… Parabéns!

  263. mendes disse:

    ÓTIMAS DICAS !! MUITO OBRIGADO ! FELIZ ANO NOVO E UM 2013 DE SUCESSO A TODOS.

  264. André Campos disse:

    Oi Adelson,
    Digitando “site:aereaspromo.com.br” na pesquisa do Google Imagens, as fotos e imagens que estão nesse meu blog não aparecem na pesquisa.
    Antes aparecia a imagem do cabeçalho mas não aparecia as fotos que estão em posts. Agora não aparece nem a imagem do cabeçalho.
    Quanto aos resultados do Google, apareço com 122 resultados.
    Minha dúvida: porque será que minhas fotos e imagens do blog não aparecem nessa pesquisa, sendo que antes aparecia, normalmente, pelo menos a imagem do cabeçalho?
    Obrigado. Abraços!
    André Campos

  265. arteseprosasdavan disse:

    Puxa, Adelson. Não sei nada de internet e vc apareceu para mim como um Professor!!! Sabe aquele que a gente até tem saudades quando termina o Colégio? Mas espero não ter que sentir saudades de seu Blog.rs. Obrigada por tudo e parabéns pelo trabalho tão bem feito e tão acessível. Li suas respostas aos comentários acima e fiquei surpresa por sua atenção e dedicação. Tudo de bom!!!! Gde abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Que ótimo saber que você vê assim os meus artigos! Torço para que eles sejam sempre úteis e você consiga colocá-los em prática no seu blog.

      Um abraço!

  266. Junior Alves Dayane Alca disse:

    Sou grato pelo seu brilhante trabalho parabéns. Estou iniciando, acredito que as suas informações me serão imprescindíveis.

    http://trabalhemenosvivamais.blogspot.com.br/

  267. Jose Magalhaes disse:

    Adorei seus esclarecimentos! :)) Estava perdido aí pela Web tentando compreender melhor porque o motor de busca só acha meu blog ao colocar o endereço inteiro! Obrigado mesmo!
    Aproveitando a oportunidade: O serviço Atom RSS é grátis? E ajuda a melhorar a indexação também?
    Boa sorte e tudo de bom para vocês!

    Jose Magalhaes – http://82719453.blogspot.com.br

  268. Matheus Souza disse:

    Ótima matéria, logo eu testarei! Parabéns pelo blog!

    (matheus-souza.com/)

  269. Público Gamer disse:

    Eu queria tirar uma duvida, Eu tenho um blog Recém-Criando. Eu posto coisas relacionadas a jogos e internet, noticias, etc. Em alguns casos outros sites e blogs publicaram isso também, eu sempre procuro postar com palavra diferentes, mas sempre fica alguma coisa mais ou menos igual.
    Eu posso ser banido pelo Google por isso?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      O Google tem mecanismos para descobrir quando houve apenas pequenas alterações no texto. Por isso, mesmo fazendo isso, você ainda pode ser punido.

      O ideal é você procurar escrever seus próprios textos, apenas tomando como base o que você leu em outros sites e blogs.

      Um abraço!

  270. Cezar Tecdiesel disse:

    Olá! Caro Adelson, é válido inserir documentos do google docs nos artigos? Por exemplo: tenho documentos com texto relacionados as minhas postagens, então para não escrever tudo novamente em vários blogs, quero saber se posso anexá-los as mesmas. O robot lê o que está escrito no documento ou em uma foto??, eu fiz uma marca d'agua com o título da postagem na foto,queria transformarem link dentro da imagem, mas…bem… isso ajuda o robot chegar mais rápido?? e ele vai considerar isso como conteúdo normal ou se ver vários blogs de minha autoria ele vai considerar conteúdo duplicado? Ah, existe algum gadgets igual aquele do Picasa que faz postagens de dentro do álbum ou de dentro da sua área de trabalho estando você com o blogger aberto? Como minhas férias foram de conteúdo relacionado, vou termina-las com este comentário ou perguntário de agradecimento.
    Grato, Saúde e sucesso sempre!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Cezar!

      Quanto às fotos, é certo que o Google não lê o conteúdo que esteja escrito dentro delas. O que o Google usa para indexar imagens são outros elementos, como o nome do arquivo, o texto ao redor da imagem e seus atributos ALT e TITLE.

      Com relação a documentos do Google Docs, eu acredito que eles não sejam indexados também.

      O melhor é mesmo trabalhar com texto em HTML, que é conteúdo mais facilmente indexado pelo Google.

      Um abraço!

  271. Leonardo disse:

    esse artigo foi muito util para mim muito obrigado!!!

  272. Andréia disse:

    Adorei suas dicas!

  273. kelve disse:

    Muito bom cara, adorei tirou várias dúvidas que eu tinha!

  274. Multi Noticias disse:

    valeu esse artigo é muito bom!!!

    http://www.multimaisclick.blogspot.com.br/

  275. Renato Rodrigues disse:

    Parabens pelo artigo!!!

    Vc tem sido minha fonte de pesquisa na net!!!

  276. edinelson disse:

    Quando pensamos que aprendemos alguma coisa ja vem outra la na frente, por isso é importante
    bons blogs como esse com ótimos conteúdos para esclarecer pequenas e até enormes dúvidas.
    Obrigado

  277. FRITZ disse:

    Muito boas as suas explicações.
    Vou segir, para dar visibilidade ao meu blog Tributação News – http://tributolegal.wordpress.com/
    Guilherme Pedrinha

  278. Euclides Ferreira junior disse:

    Ola amigo, abrigado pela ajuda. Já tirei minhas duvidas…

    http://www.legiaofarrapa.blogspot.com.br/

  279. Alexxxx disse:

    Muito interessantes as dicas. Além do mais o texto é muito bom, técnico, mas sem complicação.

  280. Marcelo disse:

    Adelson, muito bom o artigo, eu não estava vendo o meu blog no google e esse artigo me esclareceu muita coisa. Estou aprendendo muito com seus artigos, obrigado!

  281. rosana silva disse:

    São ótimas as suas dicas!! Parabéns!!

  282. Ana Letícia Luz disse:

    Olá! Seu artigo foi muito útil para esclarecer minhas dúvidas! Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento!

  283. Renato Alves disse:

    Adelson, muito obrigado.
    São dicas valiosas e muito importantes para pessoas que assim como eu estão iniciando um blog, parabéns pelo seu trabalho.

  284. Raiane Gonçalves disse:

    Muito bom, gostei das suas dicas. O meu blog é autentico e eu não faço plagio mas o meu blog ainda não foi indexado. Mas muito obrigada! :/

    http://raianegoncalves.blogspot.com.br/

  285. ADM_Z disse:

    Amigo estou com um problemao. Meus posts estavam indexando quase que imediatamente após a publicação mas agora, vejo que demora dias para ser publicado e aparecer nas pesquisas do google sendo que os posts mais antigos aparecem normalmente mas os novos não estão aparecendo. O que pode estar a contecendo? por favor me ajude

  286. Mateus Daniel disse:

    Ótima dica, ótimo blog.

  287. Dree Alves disse:

    Olá, adorei as dicas, tenho um blog literário e achei que estava indexado por que participo de alguns desafios em que sempre coloco meus links, mas qual foi minha surpresa ao não me ver no google. Sempre coloco os links das páginas em questão e nunca o da página principal, será por isso?

  288. Beatriz Cavalcanti disse:

    adelson ,adorei sua pg com uma simples dica ,ja achei meu blog nas pesquisas do google ..uau,e vou deixar o link

    http://yesretro.blogspot.com.br/ obrigado.

  289. janio f Costa disse:

    Adelson,não tenho palavras para descrever a importância que seu site tem,
    para tanra gente,como eu que está dando os primeiros passos nessa área.
    Continue assim,muita gente está mais felz que antes.
    ……….Janio

    http://www.piadaspop.blogspot.com.br/

  290. Ânderson Pará disse:

    To nessa luta tbm.
    Mais em breve acho q consigo vlw pelas dicas.

    http://andersonpara.blogspot.com.br/

  291. Anônimo disse:

    Eu não entendo , na minha casa tem um pc e mais dois noot
    só que porém dos três que eu entro no site do blog sempre é difrente
    das imagens dos blogs que eu encontro no google. Queria saber o porque?
    Também queria saber como eu faço um blog sem cadastro ao google+
    porque sempe vejo blogs com os perfil (o que sou eu) nos blogs deles
    mais o meu tem que clicar para ler meu prefil do google+

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Não entendi bem a questão da diferença entre a visualização do blog nos resultados do Google e durante sua visita. Pode realmente haver algumas diferenças, porque o Google exibe uma imagem armazenada em seus servidores – então, pode ter havido mudanças após esse processo.

      Quanto à criação do blog, veja em Como criar um blog no Blogger como criá-lo do zero.

      Um abraço!

  292. Angella Guedes disse:

    ola adelson ,meu blog nao aparece nas buscas (pesquisa )do google como faco para isso acontecer????me explica de forma simples por favor…adicionar URL e isso?????

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Mas, da forma como você colocou o link, não funcionará. Você deve assinar com a opção Nome/URL e informar o endereço do seu blog na URL. Também é importante fazer isso em outros blogs.

      Um abraço!

  293. Adriana disse:

    oi!!!vou seguir á risca.espero que dê certo.obrigada.

  294. Rayara Martins de Souza disse:

    gostei muito…….
    ja melhorou meu blog..
    http://heroeoffaith.blogspot.com.br/

  295. Anônimo disse:

    Mais como faço pra que minhas fotos fiquem no site de busca do google com meu nome

  296. Cibeca artes disse:

    Nossa…achar essas dicas suas, foi uma benção, estava perdidinha de como fazer a loja aparecer no google..é só então colcoar aqui http://cibecaartes.loja2.com.br/
    será q vai funcionar??.rss espero…obrigado Adelson..

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      O mais importante era você assinar o comentário com seu Nome/URL – o que você fez corretamente. Nem era necessário colocar o link no texto.

      Um abraço!

  297. Cibeca artes disse:

    estou colocando vc nos meus favoritos, sempre q puder volto aqui pra ver suas dicas…ainda bem q existe pessoas como vcs para nos ajudar…abçs

  298. paulo cesar pinto disse:

    obrigado pelas dicas, vou ver se consigo, abraço.

  299. Ivy Monteiro disse:

    Olá Adelson, parabéns pelo blog, ele é muito simples e objetivo.

    Muito boas dicas! Muito obrigada!

    Abraços!

  300. João Do Amaral disse:

    Fiquei satisfeito!

  301. Bolsas femininas Rosa Blanca disse:

    muito boa a explicação. Obrigado!

  302. Bolsas femininas Rosa Blanca disse:

    Adelson, eu tenho uma dúvida; tenho visitado vários blogs aonde faço algum comentário sobre algum post,faço isto para colocar o link do meu site. Porque em alguns blogs o meu comentário junto com o meu link não aparece, é algum problema com o meu link?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Isso depende de como você faz o comentário. Da forma que você fez aqui, assinando com seu Nome/URL, ele aparece corretamente.

      Se você simplesmente o colocar no texto do comentário, como alguns fizeram neste artigo, ele será somente um texto, e não um link.

      Há também blogs que, mesmo que a pessoa coloque o link do blog, ele só exibe o texto. Quanto a isso, infelizmente não há o que fazer.

      Um abraço!

  303. Bolsas femininas Rosa Blanca disse:

    Adelson, eu tenho uma dúvida; tenho visitado vários blogs aonde faço algum comentário sobre algum post,faço isto para colocar o link do meu site. Porque em alguns blogs o meu comentário junto com o meu link não aparece, é algum problema com o meu link?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Não entendi bem sua dúvida. Você diz que seu comentário é publicado, mas sem o seu link? Ou que ele não chega a ser publicado?

      Se for a segunda alternativa, pode ser uma política do blog de não publicar comentários com links. Aqui, eu os publico, a não ser que não tenha relação com o tema tratado ou tenha sido claramente deixados com a intenção de fazer spam.

      Um abraço!

  304. luiz disse:

    Obrigado, Adelson, ajudou muito… abraços

  305. Emmanuel disse:

    Adelson, muito interessante as dicas da postagem, serei um leitor do seu blog.

  306. Ricardo disse:

    Excelentes informações Adelson, irei acompanhar seu blog e correr para aplicar todas as suas dicas nos meus blogs também, muito obrigado e continue assim sempre colaborando seu conhecimento com a gente aqui. Abraço!

  307. Matheus Fbs disse:

    obrigado pelo post. resolveu minhas dúvidas!

  308. Vinicius disse:

    Muitoo Bom

  309. jsnilsajane disse:

    valeu pela dica estou treinado muito bom mesmo parabens

  310. Ana Corazza disse:

    Dicas ótimas. Vou tentar! Grato!.

  311. Professor Paulo Isaac disse:

    Muito Obrigado pelas dicas.

  312. Claysther disse:

    Vamos ver se funciona mesmo valeu pela dica.http://www.mz.herobo.com/

  313. kelly cristina disse:

    Aprendi muita coisa lendo os seus blogs,varias dúvidas tenho tirado,e vou seguindo aprendendo cada vez mais!
    Muito bom esse post!
    http://www.conhecimentoemprendedor.blogspot.com

  314. Priscila disse:

    Olá muito obrigada pelas informações.

    Priscila
    http://rosaraboutique.blogspot.com.br/

  315. adriana alves disse:

    Olá Adelson, Já segui alguma dicas mais continuo sem identificar meu blog na google e não sei qual endereço passar para meus amigos. Pode me ajudar desde já agradeço. Um abraço

  316. Funari TECH info disse:

    Segui suas dicas e venho tendo sucesso espero chegar no topo…rs

    BRUNA FUNARI
    http://funaritechinfo.blogspot.com.br/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Bruna!

      Torço para que você chegue lá! Mas, você não entendeu a ideia deste artigo: o link do blog deve ser deixado na sua forma de assinar (usando a opção Nome/URL). O link somente no texto não é indexado pelo Google.

      Um abraço!

  317. Leandro Tenorio disse:

    bom nem sei se você vai ler mas ai vai: Entrei no seu site para aprender com se faz um banner eu estou com um pouco de dificuldade no segundo passo, mas sei que vou conseguir com o tempo, bom mas ai eu vi Como Aparecer no Google? já me interessei li tudo e assim que sobrar um tempo eu vou tentar mas já vi outra matéria diHITT: Divulgue seu Blog com Eficiência é quase impossível sair do site kkkk.

    só tenho que agradecer muito obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Leandro!

      Todos os comentários deixados no Gerenciando Blog são lidos, sem exceção. Só são publicador os que não cumpre a Política de Comentários, cujo link está logo acima da caixa de comentários.

      Fico feliz em saber que esteja gostando dos artigos! Espero que todos sejam úteis para você!

      Um abraço!

  318. tudo simples e decorado disse:

    Oi Adeson,

    Vou seguir suas instruções pra ver se resolve! Obrigada pela paciência e colaboração em nos ajudar!!Abraços

  319. Site Gerenciavel disse:

    Eu aparecia na primeira página do Google com uma determinada palavra. De um dia para o outro, o Google deixou de apresentar meu site com a palavras, e não se encontra em nenhuma página de pesquisa. Pela ferramenta webmaster, indica que possuo a palavra variando de posição, mas eu simplesmente não consigo ser encontrado na pesquisa. O que pode ser?

  320. Carlos Matienzo disse:

    Ola! ja te adicionei em meus favoritos, muito obrigado pelas dicas
    continue assim meus PARABENS!!

  321. uruanaemfoco.blogspot.com disse:

    Bacana esse artigo… Me valeu muito já que sou iniciante na criação de blog. Grato Adelson

  322. Anônimo disse:

    Excelente dica mesmo para quem tem site. Tenho um site de desenvolvimento de Sistema para Cabeleireiros http://www.a4bsistemas.com.br, vou aplicar essas técnicas

  323. Edson Santos disse:

    Adelson,saudações:
    Muito boa essa sua ajuda, principalmente, pra pessoas como eu, que já está ficando fora de moda, como dizem os drogueiros farmacêuticos, fora da validade. Mas parabéns pelo seu blog ficou bem objetivo, nas colocações. Sempre que possa, me ajude enviando algumas dicas dessas mais especificas, algo que possa me trazer mais conhecimentos sobre esse todo manejo. Abraços, e vamos construir mais uns amigos.

  324. Anônimo disse:

    Amigo eu tento encontrar meu blog no google e não encontro ,fiz tudo oque você disse,tem algum prazo para aparecer no google?
    Grato

    http://geraldeadm.blogspot.com.br/

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Não há um prazo específico para isso. Mas, seu blog já foi indexado. Se você fizer no Google a busca site:geraldeadm.blogspot.com.br, você o encontrará.

      Agora, precisa trabalhar para ficar bem posicionado.

      Um abraço!

  325. Marcel disse:

    O meu blog não está aparecendo no Google tem algum prazo para que apareça?

  326. benedito silva disse:

    valeu, muito boa a sua explicação

  327. Donizete disse:

    Muito bom o artigo e nos ajuda esclarecer muitas dúvidas. Falta na blogsfera sites dispostos a passar mais informações concretas paras os iniciantes ou para quem ainda possui muitas dúvidas de SEO como eu.

    Obrigado

  328. Santana disse:

    Muitas dicas importantes para cada que vez mais possamos melhorar nosso site na visão do Google.

  329. Antonio Donizete disse:

    O site Gerenciando Blog através da pessoa do Adelson está de parabéns pela iniciativa de colaborar com outros blogueiros repassando dicas extremamente importantes para o gerenciamento de Seo.

    Um grande abraço

  330. Daniela disse:

    Obrigada, já setava desanimando de ter um blog e só eu visitar.

  331. Sr Interessante disse:

    Ainda sou novato. Talvez seja bom eu esperar pra ve se aparece no google mesmo. Valeu pelas dicas!

  332. Angela Maximo disse:

    Olá Adelson,
    Deixei uma postagem há aprox. 1 hora atrás, em outro artigo seu, e nesse tempo já iniciei um blog de tão entusiasmada que fiquei, usei uma foto do meu arquivo mas que já aparece no google em sites de vendas, isso pode ser punido?, deixei também um comentário, mas por hoje está bom. Preciso descansar!
    Fique em paz e bom final de semana!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Angela!

      O mais correto é você só utilizar em seu blog fotos e imagens criadas por você mesma, para evitar eventuais denúncias de plágio.

      Ou seja: você até pode ser punida, mas a chance é bem pequena.

      Um abraço!

  333. Josué Correia disse:

    As dicas realmente funcionam, mas no caso do meu Blog é um WordPress gratuito, que não me dá direito a plugins, o retorno basicamente tem sido dos meus próprios meios (rede social e e-mails). Tem a mais a se fazer?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Josué!

      O WordPress.com é bastante limitado em relação às configurações possíveis de SEO. Assim, o que você pode fazer é caprichar nos títulos e nos textos que você escreve, e conquistar backlinks para o seu blog.

      Se você quer um blog com mais recursos, considere a migração para a versão hospedada do WordPress ou para o Blogger.

      Um abraço!

  334. Melhores Perfumes Masculinos disse:

    Curti esse post, vou continuar lendo pra aprender mais.

  335. renato disse:

    muito bom a matéria colocarei tudo em prática.

  336. Cleiton disse:

    Ola otimo post, mas estou com serios problemas, após 6 meses de atividade o site ja foi indexado, porem nao aparece em pesquisas… ou seja em 6 meses de atividade nao recebi nenhuma visita proveniente do google.
    olhando de cara vc consegue indentificar algum problema?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Cleiton!

      Tentei visitar seu site, mas ele está fora do ar. Esse é o principal problema.

      Além disso, pelo endereço dele parece que você oferece torrents para download de jogos que deveriam ser comprados – o que configura violação de direitos autorais. É outro motivo para ser banido dos resultados das buscas.

      Um abraço!

  337. J..S..M.. disse:

    ok.muito bom a dica

  338. Esquadrão Automotivo disse:

    Muito bom e esclarecedor!

  339. Letícia disse:

    Muito bom!

  340. IMES disse:

    Muito Obrigada pelas dicas!

  341. Robson disse:

    Obrigado Adelson! Mandou muito bem!
    "O conhecimento só cresce quando é compartilhado!"

  342. Elisangela disse:

    Otimas dicas . Valeu

  343. Dicas para Emagrecer disse:

    Muito bom, seu blog está me ajudando muito!

  344. Márcia disse:

    Adoro o seu blog, eu e meu marido criamos 2 blogs e esperamos ter sucesso na web.

  345. Nivaldo Lima disse:

    O google tem a faca e o queijo na mão, e sabe como nenhuma outra empresa oferecer ferramentas e possibilidades para ter ainda mais o monópolio da internet. Eles fazem muito bem o papel que lhe foi cabido, como buscador, mídia, e mecenas do conteúdo. Muito bacana saber sempre um pouco mais sobre como toda essa maquinaria funciona.

  346. DDT Wrestling disse:

    Muito Bom,

  347. fadinhang disse:

    obg pelas dicas!

  348. Priscila Rodrigues disse:

    Muito interessante suas dicas , estou começando um blog nao tem nem um mes , ainda nao entendo muito bem como fazer tudo isso, mas aos poucos vou entendendo mais e evoluindo e espero conseguir por em pratica todas as dicas, obrigada.

    Abraço da Priscila
    http://www.aprenderbyautodidata.blogspot.com.br

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Priscila!

      Fico feliz que tenha gostado! E espero que os artigos a ajudem a entender as situações e a aplicar as dicas ao seu blog.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  349. Teo Ramos disse:

    Olá Adelson! Parabéns pelo seu site!! Seus artigos são maravilhosos!
    Criei um blog em julho deste ano e estou tentando melhorar cada dia mais! Suas dicas são sensacionais!
    Deus te abençoe!!

  350. Marcos Meireles disse:

    muito bom. Gostei, mas ainda não sei porque meu blog não está aparecendo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marcos!

      Ele já está aparecendo! Faça a pesquisa site:www.pastorico.blogspot.com no Google e você verá que há 3 páginas suas disponíveis nos resultados da busca.

      Você deve trabalhar agora para postar artigos com regularidade e qualidade, para conquistar com posicionamento nos resultados.

      Um abraço!

  351. David disse:

    Obrigado amigo, esclarecedor.

  352. Hellder Brito disse:

    Irei seguir os passos e ver se da tudo certo, muito obrigado!!!!

  353. jefferson disse:

    E pelo jeito tenho muito que ler e aprender por aqui ainda.

  354. Anderson disse:

    valeu pelas dicas , ja virei visitante assiduo deste blog

  355. Panorâmica Social disse:

    Olá Adelson,
    Meu blog já tem 8 meses e apesar disso, só tem 26 das 187 postagens indexadas, de acordo com os testes que eu faço. Meu mecanismo de busca personalizada praticamente não encontra nenhum resultado no meu blog, e por isso eu desisti de usar, perdendo oportunidade com o Adsense para mecanismos de pesquisa.
    Já criei sitemaps para indexar, e mesmo assim não funciona. Já testei diversos templates e não deu certo com nenhum deles, nem nos nativos do blogger.
    Não faço plágio, minhas postagens são todas originais, então não creio que esteja sendo punido pelo Google.
    Tem alguma ideia do que pode estar afetando a indexação do meu blog?
    Grande abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Pesquisando site:panoramicasocial.blogspot.com no Google, você verá que já há centenas de páginas do seu blog indexadas. A dificuldade é que estão sendo indexadas suas páginas de pequisa e arquivo, o que atrapalha o índice. Minha sugestão é você realizar as configurações citadas no artigo SEO no Blogger: Tags de robôs personalizadas, para que elas deixem de ser indexadas e observar os resultados.

      Um abraço!

  356. Anônimo disse:

    Olá, eu tenho um domínio registrado, mas é o nome pelo qual quero ser conhecida. Isso faz diferença? Por exemplo, quero divulgar meu nome profissional, mas o conteúdo do site é sobre design de interiores. Seria melhor se o domínio tivesse palavras como "decoração" ou "design", ou isso não faz diferença para o Google?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      O domínio tem algum peso sim sobre o posicionamento. Mas, se a sua intenção é firmar o seu nome, não há problemas em utilizá-lo como título e domínio do seu site.

      Um abraço!

  357. Joseswaldo disse:

    Ola Adelson Smania, resolvi montar um site teste, para aprender ao menos o minimo que é necessário saber, antes de dar inicio aos meus projetos.e estava totalmente perdido em tudo, até ter a felicidade de encontrar seu site, que me fez abrir mas de dez abas no meu navegador só seguindo seus links nos textos. Parabéns por compartilhar tantos conhecimentos! E para colocar em prática, os conhecimentos já adquiridos aqui, vai meu Nome/URL na assinatura. 🙂

    Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Joseswaldo!

      Fico muito feliz em saber que os artigos do Gerenciando Blog estão sendo tão úteis assim para você!

      Torço para que sempre encontre outros artigos interessantes aqui para usar em seu blog.

      Um abraço!

  358. Victor Hugo disse:

    Cara seu blog eh mt bom, to aprendendo mt aqui pq eh meu primeiro blog valeu

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Victor!

      Fico muito feliz em saber que gostou do Gerenciando Blog! Espero que sempre encontre artigos úteis para utilizar em seu blog.

      Um abraço!

  359. Victor (Glasynski Design) disse:

    Adelson,

    Ótimas dicas, são de grande ajuda!
    Se não for demais, me permita testar o tipo de comentário ensinado no post.
    Obrigado!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Victor!

      Você fez corretamente! Essa é uma boa forma de conquistar links para o seu blog, especialmente quando ele ainda é pouco conhecido.

      Um abraço!

  360. FRED disse:

    mas eu queria saber se as postagens do meu blog aparecem na pesquisa do google, por exemplo se escrevo rosas, queria que aparecesse esmaltes rosa – essas coisas?

  361. Érico José disse:

    E o caso de Blogs não possuem a opção Nome/url? Foi desativado manualmente?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Érico!

      Essa opção só existe em blogs que permitem comentários anônimos. Se eles não estão permitidos, a outra opção é assinar com o OpenID, que também cria um link para o seu blog.

      Um abraço!

  362. Consagra Jovem disse:

    Eu posso pesquisar o quanto eu quiser o link do meu blog no google e ele não aparece de maneira nenhuma acho que tem algo haver com aquele treco de robots.txt… me ajudem por favor

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Suas páginas já estão sendo indexadas. Talvez você não as tenha encontrado porque elas aparecem com o endereço sem o .BR no final.

      Faça a busca site:consagrajovem.blogspot.com no Google e você encontrará diversas páginas indexadas.

      Um abraço!

  363. Liga disse:

    obrigado esclareceu muitas duvidas

  364. jardes disse:

    ola adelson
    muito bom esse artigo. eu tenho o blog a mais de um mes, porem nenhum postagem ainda foi indexada pelo google. google webmaster diz que 13 postagens ja foram rastreadas, porem nenhuma postagem ainda foi indexada. você saberia me dizer o que ta acontecendo?
    de ja agradeço

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      No início, é normal que demore alguns dias para que as postagens sejam indexadas. Por isso, é essencial conquistar links de qualidade para elas.

      Mas, em seu caso, já há postagens indexadas. Veja o resultado da busca site:comoperderpesoja.blogspot.com.br no Google.

      Um abraço!

  365. Julini Araujo Santos disse:

    Oi Adelson, muito bom o artigo. Segui os passos, mas não sei se fiz alguma coisa errada, porque meus comentários, que são pelo G+, sumiram e não sei o que fazer. Se souber e puder me ajudar vou ficar muito feliz. Abraço.
    http://todaprincesamerece.blogspot.com.br/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Julini!

      É estranho ter ocorrido isso, pois as dicas dadas neste artigo não mudam nada referente aos comentários do seu blog.

      Acesse http://www.blogger.com, entre em seu blog e clique na aba "Google+". A caixa "Usar Comentários do Google+ neste blog" está marcada? Se não estiver, pode ser essa a causa do problema.

      Um abraço!

  366. Renan Barbosa disse:

    Gostei muito das suas dicas!

  367. Leo disse:

    Muito bom ,aprendi muito com essa matéria.Valeu!

  368. Matheus disse:

    Indexado meu site já está, só falta aparecer nas pesquisas… Por exemplo escrevo o título do meu site, mas ele não aparece, espero que ele possa entrar realmente no ar 😀

    Abraços, sucesso!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Matheus!

      Esse é mesmo o primeiro passo. Agora, é caprichar no conteúdo e conquistar links de qualidade para que seu blog fique bem posicionado nos resultados das buscas.

      Um abraço!

  369. João Mendes disse:

    Gostei muito do seu blog, claro e objetivo .

  370. Paulo Kalu disse:

    Obrigado pelo post, sou novo nesse lance de blog, a ideia e que apreça as fotos dos meus shows em outros paises nas pesquisas do google, tenho muita coisa em um album picasa web, mas aprece quase nada dessas fotos. Tem alguma dica sobre como posso melhorar isso? Abraços!

  371. João Luiz disse:

    Parabens pelo post muito bom, ajuda bastante.
    Eu tenho uma duvida, eu ja criei um blog no wordpress e tenho um no blogspot , porem os blogs do wordpress são muito mais achados no google do que os do blogspot.
    Então gostaria de saber pq os blogs do wordpress e muito mais achados no google,?

    Abraços..

    http://misturatudu.blogspot.com.br/

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Normalmente, isso ocorre porque quem tem um blog no Blogger não toma os devidos cuidados com SEO. Quando os ajustes são feitos corretamente e utilizados todos os recursos disponíveis, há iguais chances para ambos. Vejo pelos artigos que escrevo: diversos deles ficam mais bem posicionados que artigos escritos em blogs no WordPress.

      Um abraço!

  372. Jackson Freire disse:

    Bom amigo, parabéns pelas dicas excelentes de SEO. Te confesso que já otimizei de todo jeito, mas disputar com esses milhares de sites e blogs no Google tá complicado. Até palavras-chave com concorrência baixa tá dificil d+ aparecer na primeira página. Até que consigo aparecer na primeira página, mas para uma palavra-chave apenas. Já as outras ficam na 2ª ou 3ª página e olhe lá, com concorrência super baixa que quase ninguém pesquisa. As principais fica na 7ª página ou até mesmo nem aparece entre as 10 primeiras.

    Vou deixar o link dos meus dois sites aqui pra ver se ajuda:

    http://www.jlsuplementos.com
    http://www.jlsuplementos.com.br

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jackson!

      É realmente bem difícil ter destaque no meio de tantos outros blogs e sites. O grande segredo sempre será escrever artigos originais e de qualidade, que as pessoas gostem de ler, indicar e linkar. Esse é o maior segredo de SEO.

      Um abraço!

  373. necessaire masculina disse:

    Oi,
    Parabéns,gostei muito do conteúdo,muito bem explicado e bem simples. Sucesso sempre

  374. Vicktor Boniek disse:

    Consegui, valeu pela dica, rápido e fácil !!!
    Gostei dos resultados !!!

  375. wilson moreno disse:

    gosto muito das matérias exibidas, sou fã.

  376. João Pacheco disse:

    Muito obrigado pelas suas dicas, permitiram-me perceber algumas coisas nas quais tinha dúvidas e ficar a conhecer novas formas de fazer com que o meu blog chegue a todos.

    Um abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, João!

      Fico feliz em saber que as dicas estão sendo úteis para você! Fico na torcida aqui para que você atinja o seu objetivo.

      Um abraço!

  377. Ventania CP disse:

    Valeu bro!

  378. Nordeste Desenvolvido disse:

    Coloquei a URL em comentar como, e o nome do Blog. Será que ele vai ser indexado?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Ele já está indexado! Faça a busca site:nordeste-desenvolvido.blogspot.com no Google e você verá algumas páginas do seu blog.

      Um abraço!

  379. NaoMaisDuvidas disse:

    Obrigado amigo!
    Sou novato no mundo dos Blogs e esse artigo me esclareceu muitas das minhas dúvidas!!!
    Obrigado novamente e parabéns pelo blog.

    http://naomaisduvidas.blogspot.com.br/

  380. WWW.DECOREDO.BLOGSPOT.COM.BR disse:

    bom dia. eu já fiz tudo o q vc falou, inclusive seguindo orientações do seu blog mesmo. Se digitar o site , aparece, mas se digitar palavras chave ou mesmo um paragrafo inteiro de uma publicação, não é encontrado
    você pode me ajudar?
    obeigada
    Marcia

  381. amigamelia disse:

    Gostei bastante e entendi tudo. Estou começando nesse mundo digital e sei que você vai poder me ajudar, pois vou ler mais artigos seus.

  382. Valeriamaria Dias disse:

    nao tenho muita experiencia com internet mais estou com um blog, mais nao sei como colocar no google, para aparecer meu perfil e mensagem . http://valdiarista.blogspot.com

  383. Abraão disse:

    Opa valeu ai deu tudo certo agora está aparecendo no google: http://www.incorretos.com/

  384. Walter Gomes de Sousa Junior disse:

    Show eu gostei deste artigo realmente está me ajudando a colocar meu blog nos mecanismos de buscas

  385. Um pouco de tudo disse:

    Também gostei muito das suas dicas, espero que em breve já consiga localizar meu blog no google. Abraços.

  386. casacomidaeroupaespalhada.com disse:

    Muito bom! Já estou no Google e, dia sim – dia não, recebo visitas vindas de lá, mas ainda não estou na primeira pagina rs.
    Alias, sabe como fazer pra saber qual busca a pessoa fez que a levou ao blog?
    Bjão!

  387. Jackellyne disse:

    Obrigada pelas dicas, ajudaram imensamente 🙂

  388. Business&Cia-RJ disse:

    Excelente o seu Blog, você disserta sobre o assunto de uma forma muito simples de se entender. Parabéns Adelson Smania e obrigado pela contribuição ao meu blog com esses esclarecimentos. Um forte abraço e sucesso para você!

  389. Cleriston disse:

    Me ajudou!

  390. Matheus disse:

    Muito boa as dicas
    Sucesso!!

  391. adolfo santos disse:

    grato pelas dicas.

  392. Solteirice disse:

    Muito bom!! Estou começando agora com o meu blog (há dois dias que o criei; http://www.solteirice.com) e já estou me atentando muito às dicas que você apresentou, tenho certeza que surtirão efeito brevemente.

    Obrigado!!
    Thiago Wendel

  393. Yara Duarte disse:

    O meu Blog tem uma foto, quando vou buscá-lo na pesquisa do Google, a foto anterior aparece e quando acesso a foto aí aparece a certa, que foi colocada depois, parece-me que existe o mesmo blog sobre o outro.
    O que fazer?

  394. GamerLista disse:

    Maneiro !

  395. Lilian Silva disse:

    Olá! Fiz tudo certinho e não aparece todas as postagens no Google. Eu tenho 32 e só aparecem 7. Porque? O que eu fiz de errado? Site:receitasdanett.blogspot.com.br
    Aguardo sua resposta.
    Um abraço!

  396. Susuka disse:

    Obrigada,pelas informações claras e objetivas isto é muito bom esclareçeu minha dúvida.Parabéns e sucesso.

  397. Susuka disse:

    Obrigado pelas informações claras e objetivas.Parabéns e sucesso

  398. Vinicius Campoi disse:

    Parabéns pelo artigo me ajudou muito. Aproveito para deixar meu blog: aosabordaviagem.blogspot.com

  399. Vinicius disse:

    Lendo mais atentamente o artigo percebi que deveria comentar como URL, não com a conta do google. Valeu pelas dicas!!

  400. Pedro Arjuna disse:

    Me ajudou bastante. Obrigado.

  401. Cíntia disse:

    Ótimas dicas!

  402. Overdose de conhecimento disse:

    Então é só eu comentar desse jeito? kkk

  403. Rafael Vieira disse:

    O meu site ainda não foi indexado, mas com esse materia aprendi muitas coisa que irão me ajudar para ser mais rápido a indexação.

  404. Cíntia disse:

    Bem legais as dicas! Vamos tentar aplicar no site da nossa empresa!

  405. Paulo Junior disse:

    Muito com o post, vai me ajudar, assim como também vai ajudar outras pessoas!

  406. Rerison Silva disse:

    Quando coloco no google Rerison Fotografia ainda não aprece na pesquisa, por que será ?

  407. Douglas Falcão disse:

    Obrigado pelas dicas!Conteúdo de primeira! Vou testar no meu blog.Valeu msm. Aqui está um exemplo de uma postagem que ja tem varios anos e é útil ate hj!!!

  408. leticia disse:

    uau me ajudou em muito, bem eu consegui todos os passos agora me resta esperar pra ver os resultados tentarei fazer bom proveito do que aprendi com sua pagina

  409. Renato (Lojando) disse:

    Muito bom os artigos, estão me ajudando muito!

  410. TOP LINE Ar Condicionado SERVIÇOS TÈCNICOS disse:

    obg pelas dicas amigos pessoas iguais você dividi o conheçimento é ajuda a todos obg mesmo paz e sucesso

  411. Anderson disse:

    Muito bom!!

  412. Vestindo bem, gastando pouco disse:

    Ótimas dicas, algumas eu já apliquei e outras terei que revisar. Obrigada!

  413. lucas disse:

    muito bom o artigo,servil muito

  414. lucas disse:

    muito bom o artigo

  415. Minha Opinião disse:

    Gostei muito das suas dicas colocarei em pratica agora mesmo…

  416. Paulo Roges Bitencourt disse:

    Publiquei meu site http://www.planosdesaudecomdesconto.com.br há mais de 3 meses mas as páginas internas ainda não foram indexadas.

  417. josianebravo disse:

    Adorei esse artigo. Estou aqui postando para seguir suas dicas 🙂

  418. Danny disse:

    Ótimas dicas….Obg!

  419. Fabio C disse:

    Ola consegui configurar meu blog e ele já aparece nas buscas, muito obrigada a você e a todos que contribuiram com informações muito importantes que estão me ajudando.

  420. HL Literando disse:

    Me ajudou muito cara vlw!!!

  421. Desian dos Santos disse:

    Ótimas dicas.
    Realmente serão muito importantes.

    http://empreendereinovar.com/

  422. Rafael Alves disse:

    Este blog está sendo um dos meus professores.

    http://www.conversandocommark.com

  423. Luis Eduardo Pirollo disse:

    Boa noite, caro Adelson!!!
    Ótima matéria, me auxiliou muito. Troquei o URL do meu blog e perdi muitas visitas, as dicas foram de grande ajuda. Tive um problema com o UOL e perdi meu domínio próprio, foi bloqueado sem motivos.
    Abraços e muita paz!!!

  424. Emerson disse:

    Muito bom este artigo,o meu site já aparece nas buscas google,mas, sempre aprendemos algo e nos comentários que faço por exemplo eu sempre colocava a opção de assinatura (contas do google) e agora acabei de saber que é melhor colocar nome/url. Obrigado por mais este ensinamento, que, é simples, mas, eu estava fazendo errado. Valeu. Abraços.

  425. Antonio disse:

    Muito top o post, parabéns continuem postando mais….

  426. paulo roberto frança de oliveira Oliveira disse:

    Boa tarde, Adelson!
    o meu blog ainda não está aparecendo no Google, mas depois destas dicas vou tentar configurar o melhor meu blog e depois tentar fazer novas buscas para comprovar se já está aparecendo.Obrigado pelas excelentes explicações.

  427. Minuto Notíca disse:

    Olá, infelizmente não consegui viu!
    Caso queiram ajudar, entrem em contato por favor em:
    http://www.minutonoticia.com ou minutonoticia.com .. Preciso de ajuda mesmo 🙁

  428. Victor Yuri disse:

    Nossa que show!!! Valeu pelas dicas 🙂

  429. Diego Web Designer disse:

    meu site é novo, ainda esta em construção, mas, obrigado pelas dicas.

  430. CARLOS disse:

    VALEU PELAS DICAS.
    FORAM EXCELENTES !!!

  431. ABAP Warrior disse:

    Muito bom seu blog…
    Sou novo neste mundo de blogs e estou aprendendo muito com você…
    Abraços

  432. Zen Pencils - Brasil disse:

    Parabéns, muito show essa postagem 🙂

  433. William Weck disse:

    Boa Tarde, eu criei um blog chamado Filmenamente. Quando eu escrevo o titulo dele no google ele aparece na primeira pagina, porém quando eu escrevo no google site: http://filmenamente.blogspot.com.br/ não encontro meu site e nem os links. Me ajuda!!!! Não estou entendendo..

  434. Focus Web News Portal de Noticias da Brasileiras direto da Florida USA disse:

    Gostei muito de seu artigo, tenho seguido seus conselhos mais ainda estou no começo.
    Hoje meu site o http://focuswebnews.com/ aparece bem nas indexações com 4390 resultados com 7 meses de lançamento, todo o conteudo do site é produzido por nos mesmo. mais ainda nao consegui implacar nehum post meu nas primeira pagina, eu possuo mais de 780 posts mais nao consigo encontra-los na web …como posso fazer para que isso aconteça o mesmo no youtube, voce pode acessar nosso site e verificar como ele esta e me dzer oq mais tenho que fazer alema do que estou fazendo….muito obrigado por suas informações.

    sucesso!!!

  435. Betina Melo disse:

    Muito bom, me ajudou muito, este post. Obrigada!

  436. Thaís disse:

    Muito boa suas explicações!

  437. Escritor Walter Júnior disse:

    Ótima Dica, Obrigado

  438. cifraradical disse:

    Muito bom !!! to começando agora e ler sobre essas postagens tem sido de grande ajuda…. valeuuu

  439. cifra radical - violão sem misterios disse:

    muito bom !!! me ajudou muito

  440. Quero viver de bolsa disse:

    Obrigado Adriano,Boas dicas !!

  441. Hudson Rikelme disse:

    parabéns,belo post,muito obrigado por me ajudar, Valeu!

  442. mundodoshypes disse:

    Gostei da postagem, já procurei informações em outros blogs relacionados ao assunto, mas as vezes usam tantos termos técnicos que acabam ficando confuso e para iniciantes se torna impossível fazer.

  443. Conselhos Cristãos disse:

    Já estou a algum tempo na internet mas recentemente resolvi mexer com meu Blog conselhos-cristaos.blogspot.com.br que estava totalmente parado e estou pesquisando em busca de melhorar no que for preciso em termos de conteúdo e visualizações para meu Blog. É o que encontrei aqui com certeza está sendo muito útil e estou tirando proveito de muita coisa que estou aprendendo aqui. Parabéns pelo blog dê uma olhada quando puder em Conselhos Cristãos para poder me dar alguma dica, eu agradeço.

  444. José Ris disse:

    Ótimo artigo muito esclarecedor, muito obrigado mesmo, parabéns pelo conteúdo e pelo seu blog porque tem muitas dicas importantes

  445. Andresa Silva disse:

    Obrigada pelas dicas!

  446. anderson disse:

    por favor como consigo fazer indexar os sites:

  447. achei muito imteressaante

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.