infraestrutura serviços Camila Fiori

Como Migrar seu Antigo DNS para o Registro.br

RegistroApós a publicação do artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples, recebi alguns e-mails sugerindo um tutorial que mostrasse como migrar o DNS configurado no ZoneEdit (e outros serviços) para o Registro.br. É isso o que você verá neste artigo: se você possui um domínio .com.br, verá como fazer no Registro.br as configurações necessárias para o funcionamento do seu domínio e do seu e-mail personalizado no Google Apps.  

Introdução

Como citei no artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples, agora o Registro.br oferece o servidor de DNS gratuitamente para quem contratar um domínio com terminação .BR. Anteriormente, era necessário utilizar serviços como o EveryDNS ou o ZoneEdit, ambos já mostrados aqui no Gerenciando Blog. Mesmo que seu domínio já esteja funcionando corretamente com outro servidor de DNS, é vantajoso realizar a migração por alguns motivos:

  • Não há garantia de que os serviços de DNS continuem sendo gratuitos para sempre. Já houve anúncios de que o EveryDNS passaria a ser pago e também de que haveria limitações no ZoneEdit.
  • É mais simples gerenciar todas as configurações em um único lugar. Você faz todas as configurações em um único serviço, sem precisar de contas em diferentes sites.
  • Você ganha também em estabilidade: com dois serviços separados, seu site sairia do ar caso houvesse problemas do domínio ou no DNS. Estando ambos em um único serviço, as chances disso ocorrer diminuem.

 

 

Como fazer a migração para o Registro.br

A migração é bastante simples. Se você já possui o seu domínio no Registro.br, significa que sua conta já está criada e seu domínio configurado. Caso ainda não possua, você deve ler o artigo anterior, Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples, onde mostro o passo a passo completo. O que você fará é copiar para o Registro.br os registros DNS que você já possui em seu outro serviço. Neste tutorial, mostro as configurações para funcionamento do domínio no Blogger (incluindo acesso sem o www) e do e-mail personalizado no Google Apps. 1. Acesse http://registro.br. 2. Clique no menu “Acesso ao sistema”.
Registro1 3. Entre com os seus dados de acesso.
Registro2 4. Clique sobre o nome do seu domínio.
MigracaoRegistro0 5. Na área “DNS”, ele estará similar à figura abaixo, mostrando os servidores Master e Slave de seu serviço de DNS.
MigracaoRegistro1 6. Marque a opção “Utilizar os servidores DNS do registro.br” e clique no botão “Salvar e & Editar DNS”.
MigracaoRegistro2 7. Clique no botão “Modo Avançado”.
MigracaoRegistro3 8. Clique na opção “+ Record”, para inserir um novo registro.
MigracaoRegistro4 9. Preencha as informações e clique novamente em “+ Record” para criar outro registro. Abaixo estão todos os registros que devem ser criados, considerando que você tem também o Google Apps configurado em seu domínio. Ao terminar, clique em “Salvar”.
MigracaoRegistro5 Na tabela abaixo está a utilização de cada registro. Clique nos links em “Utilização” para ter mais detalhes e saber as configurações necessárias em seu blog.

Nome Tipo Prioridade Dados Utilização
www CNAME   ghs.google.com Domínio
  A   74.125.47.121 Naked domain
  MX 0 aspmx.l.google.com Google Apps
  MX 10 alt1.aspmx.l.google.com Google Apps
  MX 10 alt2.aspmx.l.google.com Google Apps
  MX 20 aspmx2.googlemail.com Google Apps
  MX 20 aspmx3.googlemail.com Google Apps

OBSERVAÇÕES: 1. Para o registro “CNAME” o valor ghs.google.com é utilizado para o Blogger. Para blogs em outras plataformas, esse valor é diferente. 2. No caso do “Naked domain”, é importante ler o artigo indicado para saber qual endereço colocar no lugar do 74.125.47.121.   10. Você verá uma tela como a seguinte, indicando que está sendo feita a transição. Isso é normal e deve demorar alguns minutos até que esteja no ar.
MigracaoRegistro6   Pronto! Com isso, você passará a utilizar os servidores de DNS do próprio Registro.br e não precisará mais acessar a conta de seu antigo servidor de DNS.   Já fez a alteração em seu domínio? Tem dúvidas? Deixe um comentário!

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

179 Comentários

  1. hvera disse:

    Muito bacana, não tinha visto essa opção lá. Parabéns

    • altemar disse:

      FIZ ALTERAÇÃO DE DOMÍNIO PRIMÁRIO NO HOSTGATOR. AGORA A PAGINA DO SITE E O PAINEL DO WORDPRESS ESTÃO APENAS EM TEXTO.COMO RESOLVO ESTE PROBLEMA?

  2. Adelson Smania disse:

    Olá, Hvera!

    O serviço de DNS foi lançado pelo Registro.br sem anúncio nem alarde. Achei importante divulgar para que todos conheçam esse novo recurso.

    Um abraço e obrigado pela visita!

    • Laion souza disse:

      Pois é Smania! ja usufrui do serviço registrobr…
      porém estou retornado ao serviço mas não estou conseguindo uasr o domínio. muitas coisas que você sitou nem aparece mais no site… você poderia me ajudar o quanto antes?
      Grato*

  3. Anônimo disse:

    Vídeos-tutoriais de como usar os serviços de DNS gratuito do Registro.br com o seu blog.
    http://registro.br/cp2011

  4. Perder Peso Emagrecer disse:

    Nem sabia que que a Registro tinha DNS. Foi bom saber disso!

  5. Adelson Smania disse:

    @Anônimo: Interessantes os vídeos disponiblizados pelo Registro.br ensinando como colocar os domínios nos blogs mais populares. Obrigado por compartilhar!

    @Perder Peso: Poucos sabem desse novo recurso! Por isso, estou divulgando a novidade.

    Abraço a vocês!

  6. Anônimo disse:

    Olá, obrigado pelas informações …
    Sabe onde posso saber mais sobre estas configurações avançadas, o que são e pra que servem?
    Tambem criei um dominio sozinho apenas para reserva do nome, e a solução para DNS gratuito que encontrei foi o AdPark …
    Abraço

  7. Adelson Smania disse:

    Olá!

    O Registro.br possui alguns tutoriais explicando com mais detalhes o funcionamento do DNS e para que serve cada tipo de registro. Eles estão em http://registro.br/suporte/tutoriais/dnssec.html.

    Com relação ao DNS, hoje ele só é necessário para serviços de registro de domínio que não o forneçam. Essa era uma grande limitação dos domínios registrados diretamente no Registro.br, mas que agora já está solucionada.

    Um abraço!

    • Caffè Designer disse:

      Anderson,

      Tenho meu domínio registrado no Registro Br.
      Apliquei o domínio no Wix, meu DNS aponta para:

      Master
      ns1.wix.com
      Slave 1
      ns2.wix.com

      Porém, quero aplicar o domínio no meu blogger. Como faço? Pode me ajudar por favor?

      Abraço.

  8. Objetiva Contabilidade e Assessoria disse:

    Olá, suas informações foram muito úteis, entretanto, toda vez que digito o endereço do sítio, ele aparece a página do google.

    Poderia me ajudar?

  9. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Pelo que vi, seu site já está aparecendo corretamente pelo novo domínio http://www.objettiva.com.br. É provável que ele ainda não estivesse publicado quando você o consultou.

    Um abraço!

  10. helio disse:

    Nossa, é bem mais simples do que imaginava, eu tive que ligar para o suporte da inter.net, a empresa de hosting que eu uso pra eles me informarem isso, ainda bem que eles me ajudaram, mas nem precisava!

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Helio!

    É mesmo bastante simples fazer um registro de um domínio e as alterações necessárias para que ele funcione com seu blog.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  12. Anônimo disse:

    Eu tenho um DNS da homehost so que o registro.br nao da a opcao de editar os DNS, oque eu faco

  13. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Não entendi bem sua questão. Se você possui o domínio registrado no Registro.br, não precisará do DNS da Homehost. Mas, se seu domínio e DNS estão na Homehost, é nele que você deve fazer sua configuração.

    Um abraço!

  14. Adriana Zardini disse:

    Olá Adelson, eu estou com um problema. É de um outro domínio que tenho.
    Ao acessar o registro.br e seguir os passos que vc orienta, quando chega na sua imagem nr. 5 – “Utilizar os servidores DNS do registro.br”
    Não aparece esta opção, será que é porque eu havia digitado as DNS do wordpress hoje?
    Obrigada,

    Adriana
    Ps. Parabéns pelo site e por sua paciência em responder e ajudar os outros.

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Adriana!

    Faço questão de tentar ajudar a todos que chegam até aqui. Nem sempre é possível, mas sei o quanto isso ajuda vocês.

    Quanto à sua dúvida, não sei dizer o que pode ter acontecido. Procurei também na ajuda do Registro.br, mas lá não é citada essa situação.

    É possível que tenha ocorrido devido à mudança que você citou. Caso não tenha voltado ao normal, sugiro que você encontre em contato com o suporte do Registro.br.

    Um abraço!

  16. Del Vieira disse:

    E no caso de um dominio '.com' registrado em outro serviço que não seja o registro.br ?

  17. Carlos Felicio disse:

    Estou com o mesmo problema que a Adriana…

  18. Bruno Silva disse:

    Olá, gostei muito do seu blog, e esse post me ajudou bastante, mais.. eu nao uso o blogger, no momento estou usando o hotel da web.
    Mais não sei como uso o CNAME para ele, como posso conseguir isso?
    Grato.

  19. Adelson Smania disse:

    @Del: Normalmente, os serviços que oferecem o registro de domínio .COM já incluem o fornecimento do servidor de DNS incluso. O Registro.br era um dos raros serviços que não o ofereciam.

    @Carlos: Se você desejar, posso tentar auxiliá-lo a verificar este caso. Escreva para [email protected] para verificarmos isso.

    @Bruno: Em casos específicos como o seu, o melhor é entrar em contato com o suporte do serviço (o Hotel da Web) e pedir orientação a eles.

    Abraço a todos e obrigado pela visita!

  20. meujovem disse:

    Olá Adelson
    Parabéns pelo blog

    Eu acabei de registrar um dominio: http://www.chaveirovilas.com.br
    e gostaria de utilizar o serviço do google apps pois alem dos serviços posso ter esse site hospedado lá.
    Eu seguindo esses orientações eu consigo?
    Não quero um blog e sim um simples site.

    Grato
    Wilson

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Wilson!

    Obrigado pelos elogios! Este artigo mostra apenas uma pequena parte do processo, que é a configuração do seu e-mail no Google Apps. No artigo Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio você encontrará mais alguns detalhes.

    Um abraço!

  22. FaMa disse:

    Olá Adelson,

    excelente seu post. Fiz todas as configurações conforme explicado e ficou muito bom, porém estou com um problema: não consigo encaminhar um email recebido em minha conta do APPS para meu gmail. Você sabe o que pode estar acontecendo ? Refiz toda a configuração e selecionei Encaminhar uma cópia do e-mail de entrada para meuemail e nada.

    Obrigado

    Fábio

  23. Frederico disse:

    Olá Adelson,

    Fiz as alterações no DNS do Registro BR e agora os e-mails do meu domínio estão "rodando" na plataforma Google Apps.
    Não sabia desta possibilidade e vou divulgar para todos os meus amigos, parabéns pela iniciativa.

    Para completar o serviço, você tem algum artigo explicando como publicar um website sem deixar de usar os servidores do Registro BR ?

    Abraços

  24. Adelson Smania disse:

    @Fábio: Seu problema é similar ao que outra leitora reportou recentemente. Ele continua ocorrendo? Caso esteja, envie-me um e-mail para [email protected] para eu verificar se consigo ajudá-lo a descobrir a causa.

    @Frederico: Que ótimo que tenha conseguido fazer toda a configuração! Infelizmente, não possuo um artigo mostrando como publicar um site. Como o foco do Gerenciando são mesmo os blogs, todos os tutoriais são referentes a eles.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  25. Willy. disse:

    Oi Adelson!

    Parabéns pelo site e pela iniciativa, tem ajudado muito. Eu não estou conseguindo fazer a verificação de um domínio que eu registrei no registro.br para usar o google apps. Eu estou usando o serviço de DNS do registro,br e estou adicioando o seguinte registro TXT no domínio:

    Nome Tipo Dados
    dablio.net.br TXT "google-site-verification=…"

    Mas o google não consegue verificar, o que pode estar errado?

  26. Adelson Smania disse:

    Olá, Willy!

    Obrigado pelos elogios! Fico feliz que o Gerenciando Blog esteja sendo útil!

    Também tenho meus domínios no Registro.br. Fiz a confirmação do Google Apps através da opção "CNAME", adicionando um registro desse tipo no DNS do Registro.br. Você já tentou fazer a confirmação dessa forma?

    Um abraço!

  27. Elise (Litteraria) disse:

    Olá Adelson!

    Consegui finalmente migrar o DNS do Litteraria! Fiz algo errado e ele ficou fora do ar o dia inteiro, mas lembrei de verificar o naked domain e agora funciona!

    Obrigada por mais essa dica valiosa! =)

    Abraços!

  28. Roxanne disse:

    Oi Adelson obrigada , segui suas dicas e consegui migrar meu blog, mas para verificar a conta de e-mail quando vou no registro.br não aparece usar DNS do registro.br porque?
    Como Faço pra mudar fazendo zoneedit?

    Grata Roxanne
    [email protected]

  29. Adelson Smania disse:

    @Elise: Que ótima notícia! Em meu caso, já estou utilizo o DNS do Registro.br para todos os meus domínios e nunca tive problemas com eles.

    @Roxanne: Estranho esse problema! Não passei por ele e também não tive relatos de outras pessoas que passaram por isso. Minha sugestão é que você entre em contato com o suporte ([email protected]) e os questione sobre isso.

    Abraço a vocês!

  30. Luciano Oliver disse:

    Parabéns! Excelente tutorial, gostaria de saber como faço pra usar o naked domain, sendo que tenho um servidor próprio, porem estou usando os dns do registro.br pois prefiro o estilo do gmail.

  31. Pedro disse:

    Somente através do seu post é que consegui configurar meu domínio no Registro.br utilizando o Google Apps (para enviar / receber emails no Gmail)!

    Estava usando as informações disponilizadas pelo Google e dava erro no Registro.br na hora de salvar (Resource record invalido) com os dados abaixo:
    ASPMX.L.GOOGLE.COM. 10
    ALT1.ASPMX.L.GOOGLE.COM. 20
    ALT2.ASPMX.L.GOOGLE.COM. 20
    ASPMX2.GOOGLEMAIL.COM. 30
    ASPMX3.GOOGLEMAIL.COM. 30
    ASPMX4.GOOGLEMAIL.COM. 30
    ASPMX5.GOOGLEMAIL.COM. 30

    Muito obrigado!

  32. Rondineli Fernandes disse:

    Só consegui pelo Registro.br (onde está registrado o domínio) usando essas configurações do Google Apps com letra minuscula.
    O post me ajudou muito, principalmente quando vi as letras minuscula aqui.

  33. Adelson Smania disse:

    @Luciano: Neste artigo há um trecho em que falo sobre o Naked Domain. Veja o item 9 do tutorial. Lá há também um link para um artigo específico sobre esse assunto.

    @Pedro e Rondineli: Fico feliz que o artigo os tenha ajudado!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  34. Marco disse:

    Olá Adelson.

    Quanto tempo será que demora para tudo ficar ok? Eu usava o zoneedit há vários meses, mas hoje de manhã meu site ficou fora do ar. Revolvi mudar o DNS para o do registro .br.

    Quando clico em solucionar problemas no registro .br, aparece a mensagem:

    "Seu domínio está publicado e os servidores do mesmo repondem normalmente."

    Meu domínio está hospedado no blogger, e lá aparece a seguinte mensagem:

    "Parabéns, o seu blog está pronto! "

    O que há de errado então? Devo esperar mais tempo (já se passaram mais de duas horas)?

    Obrigado pela atenção.

  35. DudaBibanco disse:

    Muito bom Adelson!!!

    Usei seu post para migrar o site da empresa do EveryDNS, que agora passará a ser pago já que foi comprado pelo DynDNS.

    Vale ressaltar que o Registro.br só aceitou dados em letra minúscula 😉

  36. Adelson Smania disse:

    @Marco: É normal que as alterações demorem até 24 horas para estarem publicadas. Acabo de visitar seu endereço e ele já está funcionando corretamente.

    @Duda: Eu também utilizava o EveryDNS – e depois o ZoneEdit – mas agora uso apenas o Registro.br. E obrigado pela observação de que só são aceitas letras minúsculas.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  37. Anônimo disse:

    Tenho que ter algum ser vidor de DNS?
    ou posso fazer direto no Registro.br
    Eu tenho um blogger e agora tenho um domínio .com.br. e gostaria de configurar o google apps.
    2ª pergunta meu site so entra com www, e ja configurei no Blogger para redirecionar o que pode ser?

  38. Marco disse:

    Olá Adelson. Sim, deu certo umas 12 horas depois de eu ter postado a mansagem aqui, e acabei esquecendo de voltar para agradecer.

    Muito obrigado.

  39. Adelson Smania disse:

    @Anônimo: Você pode fazer toda a configuração diretamente no Registro.br, sem necessidade de um servidor adicional de DNS.
    Quanto à sua outra dúvida, isso pode ser a falta do registro do tipo A que mostro no artigo. Em caso de dúvidas, procure no texto o trecho que fala sobre o Naked Domain.

    @Marco: Que bom ver que funcionou corretamente!

    Abraço e vocês e obrigado pela visita!

  40. Anônimo disse:

    Ólá Adelson,
    Engrossando a corrente de beneficiados pelas suas orientações,gostaria de acrescentar uma dica,se permite.
    Ao "tentar" re-utilizar o serviço de DNS do Registro BR o mesmo não permitiu,com um aviso em letras vermelhas.
    Liguei imediatamente para o Registro BR e me informaram que teria de aguardar 03 dias para um novo acesso e uso do redirecionamento de DNS e Email.
    Poderiam ter informado isso no site…né?
    Abração a todos.

  41. Anônimo disse:

    Estou com problemas para incluir o registro MX no registro.br, aparece a seguinte mensagem:
    "Resource record invalido"

  42. Adelson Smania disse:

    @Anônimo1: Obrigado por compartilhar sua dica! Concordo com você que isso poderia ter ficado claro no próprio site.

    @Anônimo2: O registro MX só é necessário caso você já tenha se cadastrado no Google Apps. Você já fez isso? Outro detalhe que alguns visitantes me informaram é que o endereço deve ser digitado em letras minúsculas na configuração. Verifique isso também.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  43. Anônimo disse:

    Amigo , perfeito !!!

    … funcionou direitinho

    obrigado !!!

  44. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Fico feliz que tenha funcionado.

    Um abraço!

  45. Danilo Fênix disse:

    No ZoneEdit, havia uma opção para redirecionar uma url para outro site (para fazer dois domínios apontarem para a mesma página). Você sabe dizer se há como fazer isso no Registro.br ou se, para esse caso, tenho que continuar utilizando o ZoneEdit?

    Uma observação: o Registro.br, depois dessa implementação de ums DNS próprio, parece não mais reconhecer os endereços do ZoneEdit, solicitando inserir outras informações, como IP e outra que não me recordo. Você sabe quais são esses dados caso se precise continuar a utilizar o ZoneEdit?

    Abraço e parabéns pelo artigo!

  46. Marcio Bruno disse:

    Prezado Adelson,
    migrei hoje um site para o google apps mas não conseguia de jeito algum configurar os endereços de MS no "registro.br". Dava um erro quando eu tentava utilizar os endereços fornecidos pelo próprio google. Tentei com os endereços que você fornece no seu artigo e funcionou.
    Obrigado.
    Abraços,
    Marcio Bruno

  47. Adelson Smania disse:

    @Danilo: Para fazer o redirecionamento do domínio para outro site, é mesmo necessário utilizar o ZoneEdit ou outro serviço que tenha essa funcionalidade. Infelizmente, o Registro.br não a disponibiliza.
    Para deixar de utilizar o DNS do Registro.br e voltar a utilizar o ZoneEdit basta desmarcar a caixa "Utilizar os servidores DNS do registro.br" e preencher o endereço dos servidores NS do Zone Edit.

    @Marcio: Fico feliz em saber que a configuração tenha funcionado corretamente!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  48. Edu Chaves disse:

    Oi Adelson! Só você pra me salvar novamente! O serviço do EveryDNS já terminou hoje e eles pedem para seus usuários a migração com urgência.
    Já fiz a configuração apenas do CNAME e A no registro.br e resolveu instantaneamente

    Obrigado
    Abraços

  49. Adelson Smania disse:

    Olá, Edu!

    Que bom poder ajudá-lo! Eu achei ótimo o Registro.br ter disponibilizado o serviço de DNS para os domínios. Ficou muito mais simples a configuração agora!

    Um abraço!

  50. Savio Luiz disse:

    Olá Adelson,

    Parabéns pelo site. Estou precisando de ajuda. Segui os procedimentos mas estou com um problema. Como devo proceder para usar o dominio proprio também sem o www ?
    Meu site pode ser acessado normalmente em http://www.olavrense.com.br mas quando uso olavrense.com.br (sem o www) cai numa página de erro do google. Obs: Estou usando DNS do RegistroBR . Agradeço antecipadamente qualquer ajuda.

  51. Adelson Smania disse:

    Olá, Savio!

    O que você quer fazer é chamado de "naked domain". Para isso, é necessário criar um registro do tipo "A" com o IP do seu blog e fazer configurações em seu blog.

    Procure pelo termo naked domain no artigo acima, que ele o direcionará para instruções mais detalhadas.

    Um abraço!

  52. RSonic disse:

    Nossa você é o cara… eu tive dificuldade nisso eu até desistir no dia, mas hoje eu tentei ver sem esperança coloquei no google sobre o assunto… ainda bem que esse site me ajudou com esse super tutorial vlw mesmo manow!

  53. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Fico feliz que o Google o tenha trazido até aqui e que o artigo o tenha ajudado!

    Um abraço!

  54. como conquistar uma amiga disse:

    Muito bom, mais um artigo bem feito e útil, continue povoando a internet com artigos úteis.

  55. Juliana Doerner disse:

    Adelsoon,

    Sou nova no wordpress, estou precisando de uma ajuda.

    Tenho um dominio .com.br, registrado no registro.br , antes usado no blogger, porém quero usar no wordpress

    Acho que tenho que configurar o DNS, mas estou perdida, pode me ajudar?

    agradecida!

  56. GRAVATÁ EM FOCO disse:

    Adelson, preciso muito da sua ajuda.

    Como você informou, fiz meu Blog na Plataforma do Blogger e configurei todo o meu DNS e meu Blog apareceu no meu domínio http://www.gravataemfoco.com.br, porém resolvi mudar para o WordPress então tive que mudar o DNS no REGISTRO.BR porém o master e o slave quando coloco os oferecidos pelo WordPress aparece uma mensagem de erro na pesquisa. E o pior é que não aparece a opção utilizar os servidores DNS do REGISTRO.BR O que posso fazer?

  57. Adelson Smania disse:

    @Como conquistar: Obrigado pelos elogios!

    @Juliana: Caso você tenha seu blog no WordPress.com, você precisará pagar uma taxa de US$12 para poder colocar nele o seu domínio próprio. As instruções completas de configuração podem ser vistas em http://en.support.wordpress.com/domain-mapping/map-existing-domain/#instructions-for-mapping-an-existing-domain.

    @Gravatá: Valem as mesmas observações que fiz para a Juliana (a não ser que seja um blog do WordPress, mas hospedado em um serviço pago). Quanto ao DNS do Registro.br, outro visitante teve um problema similar. Minha sugestão é que você entre em contato com o suporte do Registro.br caso ainda esteja com problemas.

    Abraço a vocês!

  58. Anônimo disse:

    Caro Adelson,
    Obrigado pelo artigo. Na página de ativação do google apps me deparei com orientação para adicione o registro TXT (que é um extenso código alfanumérico) à configuração DNS do meu domínio (registro.br). Segui as orientações, mas o google não está reconhecendo a titularidade. Já decorreu um tempo considerável O que posso estar fazendo errado?
    Abs e, novamente, obrigado!
    Cláudio Costa

  59. Anônimo disse:

    Obrigado. Salvou de um problemão com meus e-mails, e com uma solução rápida.

  60. Adelson Smania disse:

    @Cláudio: A confirmação pelo registro TXT em seu DNS costuma ser a forma mais simples. Caso ela não funcione para você, você pode tentar uma das formas alternativas (como a tag no template, por exemplo). Se tiver dúvidas sobre como fazer isso, este será justamente o tema do artigo que irá ao ar aqui no Gerenciando Blog na próxima semana.

    @Anônimo: Que ótimo saber que funcionou corretamente para você!

    Abraço a vocês!

  61. Anônimo disse:

    Mto Obrigado!! Tentei fazer pelo DNS Grátis, mas sem sucesso. Já pelo registro.br consegui com mta facilidade, graças ao seu tutorial. Parabéns pelo trabalho, pelo blog! Helio

  62. Adelson Smania disse:

    Olá, Helio!

    Fico feliz que o artigo tenha ajudado-o! Com o serviço de DNS, ficou bem mais simples agora ter um domínio .COM.BR.

    Um abraço!

  63. Daniela Baumgarten disse:

    Oi Adelson!

    Obrigada pela dica!

    Quanto tempo as alterações levam para surtir efeito?

  64. Adriano Luz disse:

    Olá, Daniela!

    O prazo "oficial" é de 24 horas, mas as alterações normalmente tem efeito em menos de uma hora após sua publicação.

    Um abraço!

  65. Thais disse:

    Adelson!!
    Tentei configurar e meu email não recebe nenhum email de outro! tento enviar e o email volta e recebo essa msg: Technical details of permanent failure:
    DNS Error: DNS server returned answer with no data

    me ajuda!

  66. Adriano Luz disse:

    Olá, Thais!

    É possível que o erro estivesse ocorrendo porque as alterações que você realizou no Registro.br ainda não estivessem publicadas (o que pode demorar até 24 horas).

    Caso o problema persista, sugiro que você revise as configurações. Eu utilizo o Google Apps com o Registro.br e tudo funciona corretamente.

    Um abraço!

  67. trentini disse:

    Obrigado pelo tutorial, bastante esclarecedor. já consegui migrar minha conta de email que ficava nome antigo provedor para o google apps. Agora surgiu uma duvida: eu fiz as alteracoes das entradas MX no proprio painel de controle onde meu domino esta hospedado. Eu gostaria de saber seu eu posso cancelar a hospedagem, pois so utilizo o email atualmente e fazer as alteracoes MX no proprio registro.br e ficara tudo como anteriormente , ou seja, nao preciso mais pagar o meu hospedeiro ?

  68. Adriano Luz disse:

    Olá, Trentini!

    É isso mesmo: uma vez que você faça a configuração do DNS no Registro.br, não precisará mais do seu serviço antigo de hospedagem – a não ser, claro, que você o utilize para hospedar arquivos de seu site ou blog. Se não for esse o seu caso, você pode fazer a migração e cancelar a hospedagem, sem riscos.

    Um abraço!

  69. marcio disse:

    estou com problemas em redirecionar um dominio, o cenario é o seguinte:

    dominio: "qualquer.com.br" —> preciso redirecionar para: "qualquer.outrodominio.com"

    fiz o procedimento no registro.br configurando o dns (proprio do registro) mas quando abro o dominio (qualquer.com.br) redireciona para a raiz do destino (outrodominio.com);

    poderia me ajudar?

  70. LeOnArDo disse:

    Adelson olá! possuo um dominio na hostgator, porem gostaria de saber se tem como eu usar o serviço de DNS do registro.br para apontar para o meu servidor proprio que tenho em meu escritorio, porem gostaria de saber como faço e se existe alguma opção de eu não pagar mais a hospedagem a hostgator já que irei hospedar em um servidor proprio
    dominio http://www.unigames.com.br grato!!

    parabens pelo seu trabalho emprenho e alto nivel de entendimento do assunto sempre explicando com dedicação e paciência!!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Leonardo!

      Neste caso, você precisa remover a HostGator como seu provedor e utilizar o seu domínio diretamente no Registro.br. O artigo http://www.paradadigital.com/2011/03/29/transferir-dominio-nacional-para-registro-br.html mostra bem como fazer isso.

      Neste caso, você assumirá o controle total de seu domínio e poderá cancelar seu plano na HostGator.

      Um abraço!

    • LeOnArDo disse:

      Adelson olá,feito com sucesso cancelei meu provedor da hostgaor apontei para o meu servidor pelo a e CNAME Tudo certinhocom o sitefuncionando 100% agora como posso ultilizar um servidor de email do meu dominio pelo MX? tipo do google ou outro que não seja pago pois no momento está em fase de instalação o exchange em meu servidor e estou sem email do meu dominio.
      grato pelas sua ajudas que estão se superando cada vez mais
      seucesso pra você!!! obrigado
      um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Leonardo!

      Você pode utilizar o Google Apps para ter um serviço grátis de e-mail em seu domínio. Basta seguir as orientações dadas em Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio.

      Um abraço!

    • LeOnArDo disse:

      Muito obrigado Adelson!

      Otimo trabalho você faz, esclarecendo todas essas duvidas pra toda a galera que curte seu portal, que por sinal é otimo fantastico, recomendo a todos!
      sucesso Adelson!
      Forte Abraço!!

  71. Franklin Oliveira disse:

    Alguém tem a luz para esse problema 🙁

    Comprei a 3 dias o domínio .com.br na Homehost e já configurei nas configurações avançadas do blogger mais ainda aparece a mensagem:

    O registro DNS do seu domínio ainda não foi configurado corretamente. Se você tiver adquirido esse domínio recentemente, o processo de configuração poderá levar um dia.

    Depois de 3 dias.

    E quando vou acessar o endereço não abre, o endereço é: http://www.arausilk.com.br/

    alguém pode me ajudar. 🙁

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Franklin!

      Visitando o seu domínio, vi que ele está direcionando para uma página que não é do Blogger. Assim, acredito que as configurações do seu DNS na HomeHost não estejam corretas. Confirme se foi criado o registro CNAME apontando para ghs.google.com.

      Um abraço!

  72. Franklin Oliveira disse:

    Olá Adelson obrigado por responder, eu passei essa mesma mensagem de erro para o suporte e eles me retornaram com a seguinte informação:

    Sim, sabemos fazer a configuração do blogspot para que seu domínio aponte para o blogspot, mas a configuração que deseja não pode ser feita sem a contratação de um serviço de hospedagem pois não prestamos serviço de DNS para o blogspot gratuitamente.

    Por favor verifique com o Blogspot se há DNS próprios do BLOGSPOT que possam responder por seu domínio ou contrate uma hospedagem como te passei e podemos fazer as configurações internamente em nossos DNS como deseja.

    Qual a sua opinião sobre o que disseram?

    Agradeço novamente pela disposição.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Franklin!

      Vejo duas saídas para o seu caso:

      1. Realizar o procedimento que citei logo acima para o Leonardo. Você assumirá o controle de seu domínio e poderá utilizar o DNS do próprio Registro.br, que já vem incluído na anuidade.

      2. Ou utilizar um serviço de DNS grátis, como o Zone Edit, que você pode conhecer no artigo A Nova Versão do Zone Edit.

      Um abraço!

    • Franklin Oliveira disse:

      Adelson, vi no meu painel também que posso alterar o DNS. Li a postagem: Zone Edit: Servidor Gratuito de DNS

      https://www.gerenciandoblog.com.br/2010/07/zone-edit-servidor-gratuito-de-dns.html

      Com as informações do DNS que tenho e podendo alterar o DNS dentro do painel da homehost, se eu seguir essa postagem irá funcionar o domínio http://www.arausilk.com.br?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Franklin!

      Vi seus dois comentários. Você tem algumas opções:

      1. Se o seu DNS permite a criação de um registro do tipo CNAME, basta criar uma entrada WWW apontando para o endereço ghs.google.com (conforme mostrado neste artigo).

      2. Se ele não permitir isso, você pode preencher o DNS Master e Slave com o endereço do Zone Edit, que indiquei na resposta acima, e criar nele o registro CNAME.

      3. Ou então realizar o procedimento que propus ao Leonardo e abandonar de vez a HomeHost, utilizando o DNS do próprio Registro.br.

      Um abraço!

    • Franklin Oliveira disse:

      Olá Adelson,

      Seguir suas orientações e fiz todo os procedimentos da postagem: A Nova Versão do Zone Edit. Criei o registro CNAME e alterei o NS – Name Server na homehost. Recebi uma mensagem informando para aguardar 48horas. Também já configurei o domínio no blogger. Só não fiz a Configurando os registros para o Google Apps. (É necessário também?)

      É somente isso ou ficou faltando algum procedimento a realizar?

      Obrigado por tudo. Abraço!

    • serigrafia disse:

      Olá Adelson,

      Depois que fiz as alterações, recebi por agora um e-mail da homehost informando:

      Ao realizarmos a alteração de DNS de seu domínio, obtivemos a seguinte resposta:

      Servidor DNS Master: Domínio desconhecido

      Servidor DNS Slave 1: Domínio desconhecido

      Peço que entre em contato com a empresa que estará hospedando seu domínio para que eles possam auxiliá-lo.

      Já estou ficando louco rsrsrs.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Franklin!

      Caso ainda não tenha conseguido configurar corretamente, entre em contato comigo pelo e-mail [email protected] para verificarmos se posso apoiá-lo de outra forma.

      Um abraço!

  73. Franklin Oliveira disse:

    Olá Adelson, obrigado pela paciência, é que não conheço simplesmente nada sobre esse assunto de DNS e tal.

    Já me arrependi em comprar o domínio na homehost, o atendimento é horrível além de não compreenderem o que a pessoa está querendo. Eu observei no painel do site que tenho acesso ao DNS só que são dois:

    DNS Master
    DNS Slave

    A partir dessas informações o que eu mesmo posso fazer para que o domínio que comprei funcione no blogger? Não quero mais depender da homehost pra nada, estou desde de sábado com essa agonia.

    Mais uma vez, obrigado e uma ótima semana. Abraço!

  74. Franklin Oliveira disse:

    Olá Adelson, O Serigrafia acima sou eu,

    Eu observei no tutorial que o A – Address eu tinha colocado o (74.125.47.121) sem ter feito o ping antes. Fiz o ping agora para o domínio http://www.arausilk.com.br e saiu (200.160.243.182) então alterei lá no zoneedit. Vou tentar alterar o DNS de novo. O que você acha? Abraço! 🙂

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Franklin!

      O registro A só é necessário para que seu domínio seja acessado corretamente mesmo sem o WWW. Ele deve ser configurado somente após o seu domínio estar configurado corretamente e apontando para o site/blog.

      Assim, após a configuração correta, você deve realizar o ping e apontá-lo para o IP correto.

      Um abraço!

  75. Tiger disse:

    Cara interessante esse artigo, e no caso de você possuir uma cloud, como poderia ser feito esse procedimento para usar os dns proprios sem google, etc

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Tiger!

      Não sei dizer como funcionaria no caso que você citou. Mas, se você tem um domínio próprio no Registro.br, basta realizar as configurações do DNS para que acessem corretamente o seu site. Quem determinará essas configurações é sua empresa de hospedagem.

      Um abraço!

  76. Emerson disse:

    Adelson boa noite. Parabéns pelo seu trabalho ficou bem claro mesmo.
    Tenho um dúvida já procurei bastante e não achei resposta. Tenho meu site hospedado no mercadolivre "MercadoShops" sou eu quem administro o registro.br. Está configurado Master e Slave 1. A pergunta é dá para configurar apps assim? Não posso escolher a opção Dns do Registro senão a loja sai do ar né? Meu site é o http://www.comprearte.com.br . Espero que possa me dar uma luz. Obrigado. Um abraço! Ótima semana.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Emerson!

      Não conheço uma solução para o seu caso. O problema é que é necessário ter acesso ao serviço de DNS para você realizar as configurações necessárias ao Google Apps. Como em seu entendo que você não tenha acesso ao DNS do MercadoShops, infelizmente não vejo como realizar a configuração.

      Sinto não poder ajudar.

      Um abraço!

  77. Ivan disse:

    Adelson,

    Tudo bom? Tenho uma dúvida quanto a utilização de DNS.

    Tenho um domínio no Registro.br e minha DNS é do Terra (ns2.terraempresas.com.br)
    Utilizo os e-mails pagos do terra e queria mudar para o GoogleApp.

    Ao fazer a migração eu paro de receber os e-mails @dominio enquanto não cadastrá-los no gmail, não é isso?

    Essa configuração tem volta? Gostaria de fazer uns testes antes de realizar a mudança. Não posso ficar muito tempo sem receber e-mails.

    Vi uma opção de adicionar DNS, existe essa possibilidade.

    Desculpe-me, mas sou muito leigo neste assunto.

    Desde já muito obrigado.

    Att, Ivan

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ivan!

      Se você fizer a modificação, realmente deixará de receber os e-mails do Terra. Isso porque você não conseguirá ter os dois serviços de e-mail funcionando em paralelo.

      Em seu caso específico, o melhor seria consultar o Terra Empresas para avaliar qual é a melhor solução para que você não fique sem receber e-mails.

      Sinto não poder ajudar mais.

      Um abraço!

  78. vegan77 disse:

    Ola Adelsom, muito oportuna a sua explicação. Bem, preciso de ajuda. Tenho um site Filantrópico para salvar os animais. Estou tentando reduzir custos, pois esta difícil de mante-lo sózinho. O dominio principal é .ORG (internacional). Aponta para o DNS do TERRAEMPRESAS, pois tinha uma conta de email particular no Terra, e atrelei o dominio .ORG a ela, para poder ter email do nome internacional.
    Mas, registrei vários dominios, todos para cair no mesmo site. O TERRA cobra R$ 30,00 por cada redirecionamento, entao não hospedo nele. Eu pago uma hospedagem anual pra LOCAWEB, pois na LOCAWEB, além de varios sites hospedados, eu posso ter vários sites (apesar de usar apenas um) e redirecionamentos, tudo incluso no preço. Eu quero continuar com o TERRA (R$ 9,00 / mês) mas nao quero mais mais pagar a LOCAWEB. Nesa solução de usar DNS do Registro.BR: 1) teria como eu armazenar um site HTML puro fazendo do Registro.br um provedor de hospedagem? 2) teria como eu fazer os redirecionamentos? 3) se sim, tem como fazer redirecionamentos, na LOCAWEB eu entro no painel e vejo todos dominios atrelados e coloco o endereço externo que quiser ou apontamento pro site principal hospedado. Se for usar o Registro.br, teria que ir em dominio, por dominio pra fazer isso? Ou tem uma tela pra fazer todos de uma vêz? 4) e se fosse um dominio internacional .NET por exemplo, eu conseguiria redirecionar pra um site hospedado no registro.br?
    Desde ja agradeço a ajuda, pois no meu caso, de uso filantrópico, toda ajuda para ter menos despesas é muito bem vinda. att. Vladimir.

  79. Diogo Stelmach disse:

    Oi Adelson,

    Muito boa as suas explicações.

    Fiz a migração para o DNS do Registro.br e ativei o email no Google Apps.

    Porém estou com um problema, fiz isso ontem a noite e ainda hoje só recebo emails e os enviados não chegam ao destino. Não dá nenhum erro ou mensagem de retorno. Porém se eu envio para qualquer email @gmail.com funciona.

    O que será que está acontecendo? Ja conferi tudo e todos os registros MXs do Google estão corretos.

    Agradeço a ajuda

    Abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Diogo!

      Se todas as suas configurações foram realizadas corretamente, é bastante provável que eles ainda não estejam publicadas pelo Google. É normal que demore até 24 horas para tudo funcionar corretamente.

      Um abraço!

  80. ADM TWD disse:

    muito obrigado entendi de primeira deu certo….

  81. Pink Floyd Alive - Brazilian Pink Floyd Tribute disse:

    Olá, e se a opção “Utilizar os servidores DNS do registro.br” sumir?

    Estou aqui no sistema do registro BR e não aparece mais a opção opção “Utilizar os servidores DNS do registro.br”.

    Somente tenho a opção DNS MASTER e SLAVE1.

    O registrobr não fornece mais DNS?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Essa não é uma situação comum, pois o Registro.br continua oferecendo o DNS com o domínio.

      Minha orientação é que você escreva para [email protected] relatando o problema e solicitando orientações sobre como proceder.

      Um abraço!

  82. Anônimo disse:

    Caro Adelson,

    eu tenho um dominio .COM que eu chamo de principal e gostaria de redirecional o dominio .COM.BR que comprei na registro.br para esse dominio .COM. Eu fui no painel de controle DNS da Registro.br e apontei o dominio .COM.BR para o IP do servidor onde esta o conteudo do dominio .COM. Eu fiz como na ultima tabela do artigo acima, mas nao esta funcionando. Sera que eu tenho que configurar em outro lugar tambem? Por qualquer ajuda eu ficarei muito agradecido.
    Um abraco!
    Ricardo

  83. Anônimo disse:

    Super info. Obg Adelson muito obrigado

  84. Flavio Henrique disse:

    Fala Adelson tudo bem ???
    Veja se pode me ajudar, montei um site pelo wix e já esta registrado no registro.br e funcionando, estou utilizando o Master como ns1.wix.com e Slave1 ns2.wix.com.

    Agora fechei o e-mail com o locaweb eles me passaram os dns´s abaixo mas não consegui fazer funcionar, acabei tirando meu site do ar quando tentei, ai voltei o site mas o e-mail ainda não esta funcionando !!!

    • ns1.locaweb.com.br
    • ns2.locaweb.com.br
    • ns3.locaweb.com.br

    O que acha que devo fazer ???
    Obrigado !!!

  85. Anônimo disse:

    Prezado Adelson,há meses estou quebrando a cabeça por ai e nada de solução, só você pode me ajudar, é o seguinte: tenho 2 dominios (o .com registrado no uol & o .com.br registrado no registro.br) Decidi escolher o .com como o meu dominio principal e quero que quando as pessoas digitarem o .com.br ele direcione automaticamente para o .com. Como fazer isso? Fiquei sabendo do Zone Edit, mas o mesmo passou a ser pago. Ficarei eternamente grato se você conseguir me ajudar com uma solução gratuita.
    Um forte abraço!

  86. Felipe Detoni disse:

    Adelson, preciso de uma luz. Eu ganhei o meu registro da empresa Yola (uma promoção que teve, ele é .com.br), mas não gosto de trabalhar com essa empresa(Yola sites). Gostaria de mudar do Yola, para um outro. Pra isso, seria só eu fazer esse procedimento desse tutorial? Pagar a taxa anual para empresa Registro.br? Desculpe, é que sou bem leigo quanto a isso. Meu registro pelo Yola Sites é valido até janeiro de 2013, gostaria de mantê-lo, mas não por esta empresa. Obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Felipe!

      Se você tiver os dados de acesso para o Registro.br, você pode realizar os procedimentos citados no artigo para utilizar o DNS oferecido pelo serviço. Dessa forma, todo o gerenciamento poderá ser feito diretamente pelo Registro.br.

      Um abraço!

  87. Alexandre Vieira disse:

    Adelson eu estou perdido aqui, eu fiz tudo certo, só que esta acontecendo algo que eu nao esperava, qualquer pessoa que acesse meu site consegue ver, já eu quando tento acessar ele ao invez de ir pra minha pagina ele direciona pro google, sabe o que pode ser isto?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alexandre!

      Eu visitei seu blog através do seu perfil e ele está realmente configurado de forma correta. Se ainda ocorre erro para você, pode ser que trate-se de um problema localizado em seu computador: tente limpar os cookies e arquivos temporários do seu computador. É provável que o problema desapareça.

      Um abraço!

  88. Sonetus disse:

    Olá, Adelson, creio que vc possa me ajudar, eu criei 10 contas de emails personalizados para um cliente na Google Apps, agora ele quer mais EMAILS, sendo q o google so permite 10, o domínio dele esta registrado no REGISTRO BR , posso agora criar no Windows Live Admin Center, e permanecer com os emais do Google Apps tbm?
    me ajude por favor!
    fiz toda configuração certinho no REGISTRO, mas ja se passaram 30 hr. e nada so fica ''configuração dnd pendentes no Windows Live Admin Center'', eu ate consigo enviar emails, mas receber, fica como se não existisse o email.
    me ajude por favor!
    vlw!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sonetus!

      Não é possível utilizar o Google Apps e o Windows Live simultaneamente. Caso você decida utilizar o Windows Live, terá que fazer toda a configuração para ele, conforme mostrado no artigo, e deixar de utilizar o Google Apps.

      Se o Windows Live continuar mostrando essa mensagem, sugiro revisar toda a configuração.

      Um abraço!

  89. Anneto disse:

    Olá Adelson,
    Fiz todo o procecimento indicado no meu domínio registo.br que ja tinha a tempos e não utilizava. Antes estava com um DNs gratuito. Agora coloquei para o DNS próprio e fiz as demais alterações indicadas como tambem no blogger.
    Acontece que ao digitar meu domínio.com.br a página em vez do blogger está abrindo no google apps, que não sei usar e não estou entendendo.
    Agradeço a atenção.
    Antonio.

  90. Criar site disse:

    Prezado Adelson, parabéns pela iniciativa, muita gente tem dúvidas nestas configurações mesmo porque não possuem muito conhecimento, muitas vezes nem sabem o que quer dizer a sigla DNS, parabéns.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Fico feliz que tenha gostado do artigo! Espero que ele seja útil para as pessoas entenderem os conceitos e também conseguirem configurar o domínio próprio em seus blogs.

      Um abraço!

  91. Blog inteligente disse:

    Adelson, parabéns pela iniciativa e persistencia. Realmente é de se respeitar a ajuda que vc vem dedicando aos usuários.
    Sai do locaweb pois tenho apenas 1 pagina no ar de um negócio que se encerrou a 2 anos. mesmo assim gostaria de manter o dominio que esta no registro.br e de colocar minha pagina que ja esta feita no google sites.
    Minha dúvida é: como eu link o meu dominio no google sites..aqui nesta pagina vejo que vc usou o Cname e os dados vc diz que eram do bloger (ghs.google.com). eu usei assim e até agora nada de dar certo. pensei então que o DADOS estaria errados e eu teria que usar outros para o google sites….poderia me ajudar a solucionar isso ? grato Marco

    Nome Tipo Prioridade Dados Utilização
    www CNAME ghs.google.com Domínio

  92. Rodrigo Almeida disse:

    Salvou minha vida brigado e parabéns pela iniciativa.

  93. Cuidados e Vaidades disse:

    Bom dia Adelson!

    Fiz toda configuração conforme indicado acima, mas desde ontem ainda não funcionou. A única parte que não aparece para mim é essa (delegação dos servidores Master e Slave 1) como eu consigo achar? Comprei meu domínio no Registro.br.

    Se puder me ajudar eu agradeço!
    Obrigada!
    Cristina Boldi

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Cristina!

      Acredito que em seu caso estivesse faltando marcar a caixa "Utilizar os servidores DNS do registro.br". Como sei que agora seu domínio está corretamente no ar, significa que todas as configurações estão corretas.

      Um abraço!

  94. Dieison disse:

    Bom dia amigão! Talvez vc consiga tirar minha dúvida.

    Tenho hospedagem do meu domínio e servidor de e-mails com o terra. Contratei serviços do Google APPs business, mas não consigo mudar no Terra o meu registro de domínio MX, é impossível, tem como eu fazer isso direto pelo registro.br ou tem que ser pelo terra mesmo?

    Abraço,

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Dieison!

      Como o seu domínio está no Terra, você deverá mesmo realizar nele as configurações necessárias para o funcionamento do Google Apps.

      A outra alternativa, caso se trate de um domínio .BR, é transferi-lo para o Registro.br e fazer nele as configurações, mas não sei dizer como ficaria sua hospedagem neste caso.

      Acredito que a melhor solução seja você consultar o suporte do Terra a respeito.

      Um abraço!

  95. Selma Motta disse:

    obrigada mais uma vez ADELSON SMANIA,è o seguinte no registro.br aponta que eu preciso descelecionar o provedor hostgator para que eu possa usar o dns do registro.br,porém nâo sei onde està a pàgina para eu descelecionar o provedor.um grande abraço.

  96. Redepr Telexfree disse:

    Amigo e se for domínio .net e .com qual o melhor servidor dns para min usar? Pois registrei um domínio .net no uolhost e algumas vezes que eu fui acessar meu site deu o seguinte erro {Erro 137 (net::ERR_NAME_RESOLUTION_FAILED): Erro desconhecido.}
    Pelo que pesquise na internet é falha no DNS. Pois o meu site é um blog no blogger, ou seja, ele não está fora do ar. Obrigado pela ajuda.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      O UOLHost tem um serviço próprio de DNS que costuma funcionar bem. Assim, você deve realizar as configurações de DNS no próprio UOLHost.

      Um abraço!

  97. Francisco Alves disse:

    tive um problema, migrei meu blog a oito dias e ainda não consegui acessá-lo, o que devo fazer?

  98. Keilor de Aviz disse:

    Olá Adelson,
    Estou tendo um problema com o blog.com. Configurei CNAME com map.blog.com, como recomenda a o FAC do blog.com, mas as imagens não aparecem!
    Como fazer?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Keilor!

      Infelizmente, não conheço o Blog.com para poder ajudá-lo. Este artigo é específico para o Blogger.

      Sinto não poder ajudar!

      Um abraço!

  99. Igor Adrian - IArtes disse:

    Desculpe sou novo nessas configurações. Tenho um blog no wordpress e um domínio no registro.br. gostaria de ligar o blog ao domínio. como configuro?

  100. Marta Marli Lira disse:

    Olá!….não sei se vc pode ajudar…. o problema é o seguinte: tenho dois blogs que funcionava com meu antigo email que tinha como provedor o terra… troquei de email para gmail….após a troca perdi o acesso ao painel dos blogs… já tentei tudo…. mas não aceita entrar com gmail….
    sou bem leiga… e não sei a quem recorrer. se for possível uma ajuda???? obrigada.

  101. Adriel Lucas disse:

    Olá,

    eu fiz a migração do meu DNS para o registro br, no entanto alguns sites ficaram inacessíveis e com o seguinte problema: Ex. com o github: O servidor em github.com não pôde ser encontrado porque a busca DNS falhou..
    Em alguns sites aparece esse problema, como faço para resolver isso?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Adriel!

      Acredito que uma coisa não tenha a ver com a outra. Aparentemente, o problema que você cita para acessar outros sites ocorre devido a falhas no DNS desses sites, e não do seu próprio.

      Um abraço!

  102. Anônimo disse:

    O CNAME do Registro Br parou de funcionar, entrei em contato com eles e disseram que é um serviço gratuito e que não tem o que fazer. Infelizmente é isso. Abraço.

    • Adriel Lucas disse:

      Acho q o problema tá no dns interno (bind). Não sei como resoler isso =/

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Acredito que tenha ocorrido alguma instabilidade temporária justamente quando você tentou acessar seu site/blog. Eu já uso o DNS do Registro.br há bastante tempo e nunca tive problemas com ele.

      Um abraço!

  103. Rodrigo Queiroz disse:

    Boa noite, tenho um blog e registrei um domínio registrado no registro.br para o blog, paguei um valor no wordpress para poder usar meu domínio personalizado, e até ai esta legal, porém gostaria além dessa situação ter um email personalizado, utilizando o serviço domains live (da microsoft), alguém sabe me informar como configurar isso ou se é possível.

  104. Lore disse:

    Olá, tudo bem?

    Eu tinha o domínio glam4.com anteriormente, porém ele expirou… e não conseguia renova-lo, então decidi comprar o domínio no registro.br, o .com.br, porém perdi muuuuitas visitas pela mudança do dominio, e consegui comprar novamente no google o dominio .com, só que não consigo interligar o .com (google apps)no .com.br(registro.br), consegue me ajudar?

    Obrigada!

  105. Anônimo disse:

    Olá Adelson ! Meu nome é Everson Sackamulth e quero dizer que seu blog é muito bom e me ajudou em algumas questões… Gostaria de saber se essa dica funciona com migração de sites também, pois gostaria de migrar meu dns site WIX pro RegistroBr. Existe a possibilidade ?

    Um abraço.

  106. cemmoreira disse:

    Boa Tarde Adelson Smania, tudo bem?

    Primeiramente, agradeço esse espaço para poder tirar minhas dúvida em relação do DNS do RegistroBr.
    Bom, minha configuração atual é o MASTER e o SLAVE apontando para o ns1.eohost.com e o ns2.eohost.com. (não utilizo o DNS do RegistroBR).
    No entanto, preciso associar o Google APPs ao meu domínio. Conforme o tutorial, tenho que criar redirecionamentos e o CNAME para validar o meu domínio frente ao Google. Sendo assim, vou passar a utilizar o DNS do RegistroBr. Gostaria de saber como ficará a configuração (usando o DNS do RegistroBR) de forma a redirecionar o tráfego HTTP/HTTPS para o EOHOST (provedor gratuito)?
    Abraço,
    Carlos Eduardo

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Carlos!

      O correto é você criar todos os registros DNS em um mesmo local. Assim, se você usa o EOHOST para isso, é nele que devem ser feitas as configurações.

      Como não conheço esse serviço, o melhor é entrar em contato com eles para verificar como isso deve ser feito.

      Um abraço!

  107. Anônimo disse:

    Opa Bom Dia! Cara tenho uma cliente com um domínio .COM registrado no TUCOWS pelo TerraEmpresas. Eu quero migra-lo para outro registrar nos EUA, o Bluehost. Preciso de um código de autorização chamado EPP (EPP Authorization Code) para migrar. Voce saberia me dizer se o Terra é quem me fornece isto? Tentei conversar com eles via fone e chat e ambos não atendem… O chat é fantástico, te deixa 20 mins na fila e depois fala que todos estão ocupados e que voce tente mais tarde… é um descaso com o consumidor mesmo….

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Fiz uma vez a migração de um domínio internacional é realmente é a empresa em que você o registrou que deve fornecer o código de autorização. Em meu caso, felizmente fui bem atendido pela empresa de origem, que me forneceu esse código sem problemas.

      Assim, a única solução acredito que seja você insistir com o Terra Empresas.

      Um abraço!

  108. Piripiri fato disse:

    Adelson Smania, depois que comprei um dominio .com.br, meu blogger não funcionou mais os botões do facebook que fica abaixo das postagens e muitas vezes fica sem acesso por conta do DNS, que faço?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      A mudança para domínio não muda nada no visual do seu blog. Por isso, acredito que o problema com os botões do Facebook tenham outra causa.

      Quanto ao acesso, isso é frequente? Normalmente, o DNS oferecido pelo Registro.br é de qualidade e bastante estável.

      Um abraço!

  109. Blog do Everson disse:

    Olá, e como fazer o contrário? Utilizo os DNS's do Registro.br apenas para conta de e-mail do hotmail.com com domíno próprio, porém agora, gostaria de migrar para os DNS's do meu servidor de hospedagem, sem perder os meus e-mais, continuar acessando no hotmail.com, pois pretendo hospedar meu site. Se puder me ajudar, desde já agradeço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Everson!

      Isso é sim possível. O melhor é você entrar em contato com a sua empresa de hospedagem, para que eles indiquem qual a melhor forma para centralizar essas configurações.

      Um abraço!

  110. Katia Raynier disse:

    migrei o wordpress
    para servidor host
    e sumiram imagens e alguma links e listas de links estao como textos sem função
    se puderem dar uma luz
    foi feiTo backup XML
    nvw.url.ph

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Katia!

      Infelizmente, conheço bem pouco do WordPress para poder opinar sobre o assunto. É possível que sua empresa de hospedagem possa orientá-la.

      Um abraço!

  111. Marcia Rios disse:

    Oi, Adelson!

    Alterei meu antigo domino para o br e não sei como resolver o acesso (url) das postagens anteriores. Pode me auxiliar?

    Abraços

    Marcia Rios

  112. Jaison disse:

    Adelson,

    Primeiramente boa tarde e parabéns pelo artigo.

    No momento que eu marcar a opção "Utilizar os servidores DNS do Registro.br" ele desmarcará automaticamente o "Servidor Master" e "Servidor Slave"? Até porque não precisarei mais dessa configuração, certo?

    Obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jaison!

      Isso está correto. Ao fazer isso, você passará a utilizar os servidores do próprio Registro.br, podendo prosseguir com a configuração.

      Um abraço!

  113. Marcos Volpi disse:

    Muito bom post!!!

    Configurado tudo funcionando certinho.

    Obrigado,
    Volpi

  114. Crystal Encantado disse:

    Nossa, tudo de bom!!! Voce me ajudou muito, cheguei a te mandar um email pois ja estava desesperada sem meu email funcionar, mas achei o post e arrumei… MUITOOO OBRIGADA!!

  115. Jaaziel disse:

    Adelson, tenho um servidor de hospedagem de site, no registro.br faço os apontamentos um á um conforme explicado acima. Gostaria de saber como faço para configurar os futuros sites utilizando ns1.xxxxxx.xx.xx, ns2.xxxxx.xx.xx

  116. Anônimo disse:

    funcionou… sou leiga no assunto e consegui. muito obrigada

  117. Alexandre Magno disse:

    No registro.br só é feito cadastro e gerência de domínios com terminação .br?

    Pelo que exatamente a pessoa está pagando quando prefere registrar um domínio .org junto a uma Locaweb, com um preço maior?

  118. Deco sat disse:

    comprei o dominio fiz os passos do tutorial e depois só da erro 404 e nao abre o site o que faço?

  119. Guia do Host disse:

    Bem interessante a dica

  120. Fique Bonita disse:

    Boa tarde, muito bem explicado a matéria, porém estou um problema específico mas parecido com a matéria.
    Tenho um domínio no registro.br mas o meu servidor DNS está associado a plataforma LOJA2 onde tenho uma loja virtual e estou querendo mudar de plataforma, porém no registro.br os campos de edição de DNS não aparece as opções avançadas. Pergunto: posso "resetar" estas configurações, utilizando o servidor DNS do registro.br e logo após acrescentar as configurações da nova plataforma? Visto que o suporte do LOJA2 não está me respondendo. Obrigado!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.