infraestrutura serviços Camila Fiori

Como Migrar seu Antigo DNS para o Registro.br

RegistroApós a publicação do artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples, recebi alguns e-mails sugerindo um tutorial que mostrasse como migrar o DNS configurado no ZoneEdit (e outros serviços) para o Registro.br. É isso o que você verá neste artigo: se você possui um domínio .com.br, verá como fazer no Registro.br as configurações necessárias para o funcionamento do seu domínio e do seu e-mail personalizado no Google Apps.  

Introdução

Como citei no artigo Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples, agora o Registro.br oferece o servidor de DNS gratuitamente para quem contratar um domínio com terminação .BR. Anteriormente, era necessário utilizar serviços como o EveryDNS ou o ZoneEdit, ambos já mostrados aqui no Gerenciando Blog. Mesmo que seu domínio já esteja funcionando corretamente com outro servidor de DNS, é vantajoso realizar a migração por alguns motivos:

  • Não há garantia de que os serviços de DNS continuem sendo gratuitos para sempre. Já houve anúncios de que o EveryDNS passaria a ser pago e também de que haveria limitações no ZoneEdit.
  • É mais simples gerenciar todas as configurações em um único lugar. Você faz todas as configurações em um único serviço, sem precisar de contas em diferentes sites.
  • Você ganha também em estabilidade: com dois serviços separados, seu site sairia do ar caso houvesse problemas do domínio ou no DNS. Estando ambos em um único serviço, as chances disso ocorrer diminuem.

 

 

Como fazer a migração para o Registro.br

A migração é bastante simples. Se você já possui o seu domínio no Registro.br, significa que sua conta já está criada e seu domínio configurado. Caso ainda não possua, você deve ler o artigo anterior, Domínio .com.br para seu Blog Ficou Mais Simples, onde mostro o passo a passo completo. O que você fará é copiar para o Registro.br os registros DNS que você já possui em seu outro serviço. Neste tutorial, mostro as configurações para funcionamento do domínio no Blogger (incluindo acesso sem o www) e do e-mail personalizado no Google Apps. 1. Acesse http://registro.br. 2. Clique no menu “Acesso ao sistema”.
Registro1 3. Entre com os seus dados de acesso.
Registro2 4. Clique sobre o nome do seu domínio.
MigracaoRegistro0 5. Na área “DNS”, ele estará similar à figura abaixo, mostrando os servidores Master e Slave de seu serviço de DNS.
MigracaoRegistro1 6. Marque a opção “Utilizar os servidores DNS do registro.br” e clique no botão “Salvar e & Editar DNS”.
MigracaoRegistro2 7. Clique no botão “Modo Avançado”.
MigracaoRegistro3 8. Clique na opção “+ Record”, para inserir um novo registro.
MigracaoRegistro4 9. Preencha as informações e clique novamente em “+ Record” para criar outro registro. Abaixo estão todos os registros que devem ser criados, considerando que você tem também o Google Apps configurado em seu domínio. Ao terminar, clique em “Salvar”.
MigracaoRegistro5 Na tabela abaixo está a utilização de cada registro. Clique nos links em “Utilização” para ter mais detalhes e saber as configurações necessárias em seu blog.

Nome Tipo Prioridade Dados Utilização
www CNAME   ghs.google.com Domínio
  A   74.125.47.121 Naked domain
  MX 0 aspmx.l.google.com Google Apps
  MX 10 alt1.aspmx.l.google.com Google Apps
  MX 10 alt2.aspmx.l.google.com Google Apps
  MX 20 aspmx2.googlemail.com Google Apps
  MX 20 aspmx3.googlemail.com Google Apps

OBSERVAÇÕES: 1. Para o registro “CNAME” o valor ghs.google.com é utilizado para o Blogger. Para blogs em outras plataformas, esse valor é diferente. 2. No caso do “Naked domain”, é importante ler o artigo indicado para saber qual endereço colocar no lugar do 74.125.47.121.   10. Você verá uma tela como a seguinte, indicando que está sendo feita a transição. Isso é normal e deve demorar alguns minutos até que esteja no ar.
MigracaoRegistro6   Pronto! Com isso, você passará a utilizar os servidores de DNS do próprio Registro.br e não precisará mais acessar a conta de seu antigo servidor de DNS.   Já fez a alteração em seu domínio? Tem dúvidas? Deixe um comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

179 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.