divulgação Camila Fiori

Cuide Bem de seus Visitantes e Eles Voltarão

Feliz200Qual é o aspecto mais importante de um blog? O texto? O layout? A velocidade? Para mim – e sei que essa opinião não é compartilhada por todos – o aspecto mais importante é você, que vem até aqui para ler meus artigos. Todos os demais aspectos devem ser voltados para isso. Neste artigo, mostrarei o que você pode fazer para mostrar que respeita e dá valor ao seu leitor. Com isso, você ganhará visitantes fieis, que retornarão ao seu blog para acompanhar seu trabalho.  

Introdução

A pergunta no início do texto é uma provocação – mas uma provocação sincera. Num comércio, o mais importante são os clientes. Numa escola, são os alunos. Por isso, é natural que, em um blog, precisemos ver os leitores como o aspecto mais importante. Sem visitantes, não há motivo para escrever artigos. Sem eles, não há troca de experiências. E sem eles, não há retorno financeiro. Por isso, defendo que tudo o que você faz em seu blog precisa ter foco em seu “cliente”. Seu layout agrada seus visitantes? Seus textos tratam o que eles querem ler? Você lhes dá a devida atenção? Se você conseguir trabalhar para responder positivamente essas perguntas, há grandes chances de que será bem sucedido. Não é fácil atrair novos visitantes para seu blog. Em meu artigo Como Aumentar as Visitas do seu Blog, dou diversas dicas para isso. Mas, ainda mais difícil é fazer com que esses novos visitantes voltem ao seu blog. Trata-se de fidelizar seus leitores, tornando-os visitantes frequentes de seu blog. Sem esse trabalho, os novos visitantes conquistados serão rapidamente perdidos.  

Como agradar meus visitantes?

A resposta é relativamente simples: coloque-se na situação oposta e liste o que o agrada quando visita outro blog. No final das contas, você perceberá que é necessário cuidar bem de seus visitantes, mostrando-lhes respeito, dedicação e atenção. Mas, vamos falar em termos práticos: o que você pode fazer para cuidar bem de seus visitantes? Vamos às dicas!   1. Escreva artigos de qualidade Sim, novamente direi isso: sempre que falar sobre aumentar visitas e fidelizar leitores, eu insistirei que é necessário ter artigos de qualidade. Pesquise o assunto que irá escrever, tome cuidados com a ortografia e gramática, escreva de forma clara. Artigos que pecam nesse sentido afugentam os leitores e fazem com que nunca mais voltem ao seu blog. Você lerá mais dicas sobre isso no artigo Escrevendo e divulgando um bom artigo.   2. Responda os comentários recebidos Para mim, essa é uma regra de ouro – mas que muitos ignoram. Muitos reclamam que não recebem comentários em seus blogs. No início de meu trabalho, escrevi o artigo Como conseguir comentários em seu blog falando sobre isso. Por isso, quando alguém escreve um comentário para você, dê a devida importância a isso. Se é uma dúvida, não a deixe sem resposta. Mesmo quando recebo elogios, faço questão de agradecê-los. É a minha forma de mostrar aos comentaristas que reconheço a importância dos comentários. Claro que nem sempre isso é simples de ser feito. Quando você recebe um número significativo de comentários, precisará dedicar mais tempo para respondê-los. Mas, um ótimo exemplo de que isso é possível é o Paulo Faustino, da Escola Dinheiro. Cada novo artigo diário recebe dezenas de comentários e todos são respondidos.   3. Visite os blogs de seus leitores Outra dica importante para mostrar que você valoriza os seus leitores é visitar seus blogs. É uma forma interessante para prestigiar quem o visita e também conhecer outros trabalhos interessantes. Se você deixar um comentário em seus blogs, isso será algo que os impulsionará a voltar ao seu blog. No início, quando você recebe poucos comentários, isso é fácil de ser feito. Por isso, minha sugestão é que você visite e comente o blog de cada um que o visitar. Quando isso se tornar inviável, faça isso ao menos com seus comentaristas mais frequentes.   4. Seja acessível Além dos comentários em seu blog, é importante que seus leitores possam contatá-lo de outra forma. Isso pode ser feito através de um formulário de contato (como o que tenho em https://www.gerenciandoblog.com.br/p/contato.html) ou e-mail. Tenha também o cuidado de responder aos contatos feitos por essa forma. Em meu caso, respondo muito dos contatos que recebo sugerindo links do próprio Gerenciando Blog ou mesmo outros blogs em que as informações desejadas estão disponíveis.   5. Receba sugestões para novos artigos Você sabe o que os seus leitores querem ler em seu blog? É possível que eles tenham ótimas ideias para novos artigos e você pode se surpreender com o resultado se pedir a opinião deles. Há diversas formas para fazer isso. Uma bastante simples é permitir que as sugestões sejam enviadas através do formulário de contato. Outra, mais elaborada, é utilizar o Skribit, que apresentei nos artigos Skribit: a Cura para a Falta de Inspiração e Skribit: Como Utilizá-lo Melhor. Para sugerir artigos para o Gerenciando Blog, acesse https://www.gerenciandoblog.com.br/p/sugestoes.html. Outra dica importante: ao escrever um artigo utilizando a sugestão de um leitor, cite seu nome, sempre que possível, reconhecendo seu mérito.   6. Forneça formas para acompanhar seu trabalho É importante que seus leitores possuam formas simples para acompanhar o seu trabalho. Por isso, torne visível em seu blog as opções que eles têm para acompanhá-lo, seja assinando seu feed, sua newsletter ou seu perfil em redes sociais. Aqui, eu reuni todas as opções na página https://www.gerenciandoblog.com.br/p/assine.html, que pode ser acessada também pelo menu principal. Os artigos abaixo mostram como criar algumas dessas formas de acompanhamento:

  7. Divulgue artigos dos blogs de outros autores Em seus artigos cite artigos de outros blogs. Normalmente, o autor do blog original terá essa informação se ele utilizar alguma ferramenta para monitorar seus backlinks (veja como fazer isso em Monitorando seus Backlinks). Se preferir, escreva para o autor, informando que o artigo dele foi citado em seu blog. Se ele gostar, é provável que também torne-se um leitor fiel de seus artigos.  

 

Conclusão

Conscientize-se da importância que os visitantes têm para seu blog. Se você tiver como objetivo tornar seu blog cada vez mais interessante e atrativo para os leitores, você não só manterá os atuais como sempre conquistará novos visitantes. Veja também outros artigos interessantes que já foram publicados sobre o assunto em outros blogs:

  E você, o que pensa sobre o tema? Quais são as ações que você toma para que seus leitores voltem ao seu blog? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

40 Comentários

  1. Rodrigo Nogueira disse:

    Olá Adelson! Mais um artigo especial amigão!

    Mas permita-me discordar em um aspecto: entendo que o leitor é extremamente importante, porém discordo que "tudo o que se faz no blog precisa ter em foco seu "cliente", embora acredite que para o blog ter sucesso, o caminho deva ser esse mesmo.
    Em meu ponto de vista, tudo o que faço visa agradar a mim, ou seja, utilizo o blog para eu aprender, conhecer e me aperfeiçoar; fico muito feliz quando consigo compartilhar isso tudo com meus leitores, mas o foco primário sou eu mesmo. Tanto é que meus blogs não tem fins lucrativos nem pretensões de ser super conhecido.

    Atendo sugestões e compartilho com meus leitores, mas não mudo meus objetivos por causa deles. Faço meus blogs com um propósito e nele pretendo seguir.

    Em resumo, é muito legal contar com a participação e o acompanhamento dos leitores, mas não é essa a premissa de meus blogs.

    Do mesmo modo, penso que um artista faz sua arte por necessidade, para si. Se o público gostar, excelente! Se o artista faz sua arte pensando em agradar a terceiros, vira comércio e deixa de ser autêntica.

    Abraço!

  2. Matheus disse:

    Olá Adelson,

    Gostei do seu artigo, o meu problema maior estava no passo 1.
    Acabei me inspirando para melhorar através dos seus artigos, comecei a observar que sempre que escrevia, poderia passar uma informação a mais, algum complemento ou talvez explicar mais detalhadamente determinado serviço ou situação.

    Depois de um tempo notei que melhorou! Então devo boa parte do que consegui até agora a você.

    Excelente artigo!

    Abraço!

  3. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Bom dia, Adelson!
    Concordo plenamente com você em relação às dicas. Percebo o quanto você é atencioso e respeita a opinião dos seus leitores.
    Gosto muito dessa idéia de responder comentários e visitar outros blogs.
    Confesso que virei seguidora e leitora do seu blog, em primeiro lugar pela qualidade dos posts e depois pela atenção que você dedica aos seus leitores.
    Mais uma vez parabéns pelo trabalho! Estou aprendendo muito por aqui…

    Abraços e boa semana!

  4. Programa Afiliados disse:

    Tem gente que restringe comentários e tem "visinho" seu que nem aceita comentários, principalmennte vindos do meu site. No início isso me incomodava mas hoje…

    Adelson, você é um exemplo a ser seguido!

  5. Paulo Faustino disse:

    Olá Adelson, obrigado pela menção ao meu nome e ao da Escola Dinheiro. Agradeço imenso seu elogio e reconhecimento do meu trabalho.

    De facto quando um blog cresce responder a todos os comentários e dar a devida atenção aos leitores é um processo que exige muito tempo. Tem artigos que fico 3h e 4h respondendo a comentários, mas tenho noção de que é extremamente importante manter a comunidade motivada e desejosa de participar.

    Essa é talvez a grande razão porque recebemos tantos comentários em nossos artigos. Nossos leitores sabem que terão uma resposta personalizada (nunca use respostas padronizadas) e isso faz com que eles tenham desejo de voltar a comentar!

    Parabéns por mais esta matéria meu amigo. Excelentes "insights" e estratégias que certamente fazem toda a diferença numa blogosfera cada vez mais concorrencial!

    Abraços e Sucesso!
    Paulo Faustino

  6. Adelson Smania disse:

    @Rodrigo: Opiniões contrárias sempre são bem vindas. Entendo o seu ponto de vista. E percebo que muitos bloggers se sente bem dessa forma, fazendo o que mais lhes agrada – e não há nada de errado nisso. Mas, o que percebi no Gerenciando é que o trabalho ganhou destaque na medida em que coloquei meu foco no leitor. Isso me permitiu um crescimento que eu não imaginava ser possível no tempo que o alcancei.

    @Matheus: Artigos de qualidade são o fundamento de qualquer estratégia: eles atraem visitas, fidelizam leitores e até trazem aspectos implícitos de SEO. Por isso, é realmente importante fazer com que os artigos sejam cada vez melhores.

    @Vera: Faço mesmo questão de dar atendimento diferenciado a todos que chegam ao Gerenciando. Percebo o quanto é bom quanto recebo esse tipo de atenção em outros blogs, então nada mais justo do que fazer o mesmo.

    @Programa Afiliados: Raramente eu recuso um comentário aqui no Gerenciando. Só faço isso quando percebo se tratar de uma mensagem apenas para divulgação de link ou quando não tem relação alguma com o tema tratado. Nos demais casos, estejam de acordo ou contra mim, sempre serão publicados.

    @Paulo: É sempre uma satisfação receber seus comentários no Gerenciando! Faço questão de citá-lo porque você é uma prova de que é possível continuar dar atenção aos leitores mesmo com o nível de sucesso que a Escola Dinheiro alcançou. É um exemplo para todos nós!

    Abraço a todos vocês e obrigado por sempre colaborarem com o Gerenciando Blog!

  7. Fatima Zanin disse:

    Seu artigo ajuda muito a todos nós são dicas muito importante,gostei muito do artigo foi de muita utilidade para mim.
    Abraço.

  8. Jackie Freitas disse:

    Adelson, meu querido!
    Lembro que quando comecei a pensar em ter um blog, visitei muito o seu site! E tirei informações preciosas com você! Uma das dicas que, desde aquela época, você me dava era essa: tratar bem os visitantes, dar atenção, retorno e gentileza. Hoje, ao ver o meu blog, tenho muito que agradecê-lo, pois boa parte do que cultivo lá, aprendi com você! Lembra dos infindáveis emails??? rsrs… Você já era um mestre naquela época!
    Grande beijo,
    Jackie

  9. Valéria Braz disse:

    Olá Adelson… nossa adorei seu post! Hoje tenho um blog onde publico minhas poesias e alguns textos, e estou com projeto de criar um blo que vai tratar de comportamento….
    Vou visitar bastante seu blog e pegar suas sugestões.
    Beijo no coração

  10. Adelson Smania disse:

    @Fatima: Bom saber que o artigo foi útil para você! Espero que faça bom uso das dicas.

    @Jairo: Minha intenção é justamente ajudar a todos que chegam até aqui. Fico feliz em saber que estou conseguindo ajudá-los!

    @Jackie: Que ótimo vê-la novamente por aqui! Estava já sentindo falta de seus comentários. Faço mesmo questão de ajudar a todos que me procuram, pois sei o quanto é complicado fazer as coisas funcionarem. 🙂

    @Valéria: Espero poder ajudá-la em seu novo blog! Seja sempre bem vinda e aproveite bem as dicas.

    @Roberto: Responder os comentários dá trabalho, mas dá também um ótimo retorno. É a melhor forma que vejo para valorizar quem nos deixa comentários.

    Abraço a todos e obrigado pela visita!

  11. Rede União de Blogs disse:

    Muito bom artigo e você é um exemplo de quem sabe tratar seus leitores.

    Parabéns!

    Water

  12. mundo virtual disse:

    Muito obrigado pelas dicas,sempre que possível visito o blog dos meus amigos que seguem meu blog!!!
    valeuuu…
    abçs!!

  13. samejspenser disse:

    Santo Adelson (risos)

    Conheci o GB em Dezembro passado, (após algumas pesquisas para editar meu blog), favoritei e, desde a primeira vez que visitei, tenho retornado aqui praticamente que todos os dias.

    No caso do meu blog, compartilho de sua visão sobre os "clientes", e faço o possível para que os leitores retornem e aprendam comigo.

    No mais, vejo apenas que tenho muito à aprender, mas já sei onde consigo isso!

    Parabéns!

    Samej Spenser.

    Ps.: Um agradecimento especial também à minha amiga Elise do Litteraria pela indicação do GB.

  14. -*Vera Luz*- disse:

    Olá Adelson!

    É sempre muito bom encontrar um artigo de tamanha relevância assim como o que encontrei aqui no Gerenciando blog! É realmente assim que acontece, quando tratamos bem do nosso leitor e cuidamos com carinho dos artigos que serão postados, com certeza, trazem resultados ao nosso trabalho! É sempre muito agradável encontrar informações que agregam valor ampliando o conhecimento, pois, o tempo que dispomos para ler bons artigos representam a somatória que necessitamos para dar continuidade ao nosso trabalho!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

  15. Adelson Smania disse:

    @Water: Obrigado pelo elogio, Water! Faço mesmo questão de dar tratamento diferenciado a todos que visitam o Gerenciando.

    @Mundo Virtual: Também gosto de visitar o blog de quem aparece por aqui. É uma ótima forma de conhecer novos trabalho.

    @Samej: Que ótimo ver um amigo da Elise por aqui! Seja muito bem vindo. Ela e eu já "trocamos figurinhas" sobre nossos blogs há um bom tempo. Espero que sempre encontre artigos úties ao seu trabalho aqui.

    @Vera: Fico feliz que tenha gostado do artigo! E você tem razão: quando tratamos as pessoas com carinho e atenção, é normal que elas retornem sempre.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  16. amorepazsemfronteiras disse:

    Olá Adelson, meu amigo querido!!!

    Tudo bem contigo? Espero sempre que sim:)

    Bem, vim tb deixar meu comentário aqui e dizer que estava com saudades de vir deixar meu 'pitaco' tb rsss

    Mas tirando a correria de lado, quero dizer que nem sei dos itens acima, qual para mim é mais importante, pois todos os que vc maravilhosamente citou, são essenciais a quem quer manter um blog no ar.

    Mas sim, acredito que a forma como somos tratados, a atenção que recebemos e a alegria que temos de ver o 'dono' do blog, nos responder, não tem preço! (para o resto se usa mastercard rsrsr).

    Sim, pois muitos blogueiros (as), nos ignoram só pq cresceram um pouco, achando-se o 'último biscoito de pacote'.
    E para mim, a coisa mais linda no ser humano é a humildade.

    Claro que tb sei, que por vezes um blog vai crescendo, e pode ser que recebam muitos comentários e não dê para atender a todos por vezes. Sim, natural.
    Mas na medida do possível, devemos responder sim, e tratar a todos de igual modo.

    Vejo por mim: por vezes há épocas em que em função do trabalho, etc, posso até não vir com frequência comentar, mas isso não me faz deixar de ser leitora dos blogs que realmente me conquistaram, como é o teu caso meu querido, e vc bem sabe.

    Visitar aos outros amigos blogueiros tb é importante, ainda que não possamos fazer sempre, mas devemos encontrar um momento para nem que de vez enquando, ir prestigiar quem sempre nos prestigia tb.

    Vejo blogueiros, q por vezes até leem o que escrevemos, mas por se acharam 'mais do que outros', nem comentam, só para não mostrar que ele (de blogs grandes), estariam de repente , acompanhando ou lendo 'um blog pequeno'.
    Isso para mim é absurdo! Mas infelizmente existe sim.

    Portanto Adelson, não é nem uma novidade aqui eu dizer, que adoro mesmo teu blog, teu trabalho, e a 'pessoa' que está por traz do GB.

    Um beijo grande a ti, e parabéns por mais este maravilhoso artigo!!!

    ;))

    Lucy

  17. Igor disse:

    Muito bom esse post, aliás todos os posts de vocês são bons. Estou iniciando na vida de bloggeiro e sigo as dicas de vocês, espero cada vez mais posts com dicas, obrigado.

    Aaa se quiserem visitar o meu blog o endereço é http://www.supermundodati.blogspot.com

  18. Adelson Smania disse:

    @Lucy: Que ótimo receber seus "pitacos" novamente! Eles são sempre muito bem vindos aqui! Com o tempo, é realmente difícil continuar dando a mesma atenção a todos que nos visitam. Isso fica mais difícil à medida em que aumenta o número de comentários recebidos. Mas, me esforço para manter isso. Também fico feliz quando vejo meus comentários em outros blogs sendo respondidos, então procuro dar a mesma satisfação a quem chega até aqui.

    @Igor: Espero que os artigos do Gerenciando sempre o ajudem para o sucesso do seu blog!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  19. Biia Milene disse:

    Olha, seu blog está de parabéns ! É maravilhoso, os artigos são fantásticas :]

  20. Melhores Sites de Relacionamentos disse:

    Dá atenção ao visitante é conquistá-lo para sempre!

  21. Era uma vez disse:

    O artigo é muito pertinente e oportuno. Parabéns!

  22. Eduardo Henrique disse:

    "coloque-se na situação oposta e liste o que o agrada quando visita outro blog"

    Genial! Como eu nunca pensei nisso antes? Eu sempre me preocupei em ter um template do jeito que eu gosto, fazer os posts ficarem bonitos mas, nunca me dei conta de olhar na visão do outro, que pode ser bem diferente da minha. Salvei a página nos favoritos e vou me policiar para ver se estou cumprindo cada requisito e equilibrar meu gosto com algo que agrade a todos 🙂

    Fazia tempo que eu não passava aqui, estava viajando e quando voltei, vejo vários artigos bons para ler 😀

  23. marquecomx disse:

    Olá Adelson, quero primeiro deixar meu agradecimento por visitar o blog marquecomx. Ah! Obrigado também por contar um pouco da sua vida profissional (nos comentários). Esse agradecimento parece até uma boa rasgação de seda, porém não é. E se fosse faz por merecer!
    No último mês me tornei seguidor de alguns blogs/sites com o mesmo estilo que o seu. Tanto nos outros blogs como aqui deixei alguns comentários. E para minha surpresa (ou não) VOCÊ FOI O ÚNICO ATÉ AGORA QUE RETRIBUIU A VISITA dentre todos.
    EU ACHO, que aqueles “grandes blogs”(?) nunca foram pequenos! Que nunca tiveram apenas só dois dígitos por dia no contador de visitas! Ou é você que é diferente, sabendo retribuir e agradecer aos seus vários visitantes.
    Sei que para todos esses blogueiros faltam tempo para visitar os bloguinho, como o meu, porém não custava nada, para eles, retribuírem pelos menos uma vez e principalmente os novatos (seguidores, comentários). Todos nós somos cativos ao agrado. Afinal, somos nós “novatos e iniciantes” que mais xeretamos os blogs deles! Somos nós que enviamos perguntas “bobas” que então facilita o TRABALHO DELES! Somos nós que precisamos deles ou são eles que precisam de nós? Ou ambos precisam-se? Talvez a maior felicidade de um blogueiro iniciante é ver o contador de visitas aumentar rapidamente e receber pelos menos um bom comentário (como o que eu recebi de você). E vocês (eles) sabem disso! E então por que não fazer uma visitinha de vezzzzz em quando? Até mesmo para ver se o blog já evoluiu, talvez!
    O fato é que você com este pequeno gesto conseguiu não só um seguidor, ou um comentarista nato, nada disso! A partir de hoje você “É O CARA” e o seu blog “É O BLOG”. E sei que este gesto não é só para comigo, é por isso que você tem tantos admiram seu trabalho e agora mais que nuca a sua pessoa.
    Vale dizer que continuarei visitando todos os outros blogs/sites também, quem sabe um dia eles não retribuam?
    Sem mais, um MUITO OBRIGADO e até breve!

  24. Adelson Smania disse:

    @Bia: Obrigado! Espero que continue encontrando artigos interessantes aqui!

    @Melhores Sites: Concordo com você: todos gostam de atenção e se sentem motivados a voltar quando são bem tratados.

    @Era uma vez: Fico feliz que tenha gostado! Espero que isso o ajude com seu blog.

    @Eduardo: Muitas vezes esquecemos mesmo disso. Como eu disse, faço o blog para os leitores. Se vocês não gostam do que vêem aqui, não há sentido para escrever os artigos. Por isso minha recomendação para nos colocarmos no lugar do leitor.

    @MarqueComX: Fiquei extremamente feliz com seu comentário! Embora nem sempre eu consiga fazer isso, gosto mesmo de visitar o blog de quem chega até aqui. Muitas vezes tenho ótimas surpresas – como foi com o seu blog. Por isso, é um tempo bem investido. Seja sempre bem vindo ao Gerenciando Blog!

    Um abraço a todos e obrigado por sua visita!

  25. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Parabéns por mais um belo artigo, todos que seguirem suas dicas fidelizarão, de algum modo, seus leitores.

    Em minha opinião o ponto principal é tratar o leitor como gostaria de ser trabalho, afinal, somos leitores de outros blogs, e daí temos um bom referencial para agirmos – ou seja, agir com empatia. E isso você faz muito bem!

    Um abraço.

  26. Adelson Smania disse:

    Olá, Iúri!

    Obrigado pelos elogios! Você citou a palavra-chave: empatia. Se nos colocarmos no lugar do visitante, saberemos o que fazer para fidelizá-lo.

    Um abraço!

  27. Humberto de Souza disse:

    Olá Adelson.
    saudações;
    Quero aqui concordar com o Rodrigo Nogueira. Fazer um blog. ou site pra ganhar dinehrio é super facil., é so colcar mulheres peladas e outras coisinhas. Ma fazer um blog. aonde o tem é :- Ambiental, social, Educacional e sáude , tem que gostar mesmo da coisa. Nem pensar em ganhar dinheiro. pra fazer tem que ser artista mesmo. Sou como o Rodrigo, não faço pensando em lucrar.
    Até lá
    Um abraço

  28. Adelson Smania disse:

    Olá, Humberto!

    Sua discordância é muito bem vinda!

    Gostar do que se escreve é primordial para ter um blog. Concordo quando você diz que há assuntos muito mais fáceis para ter mais visitas e ganhar mais dinheiro. E o sucesso, para um autor, é relativo. Se você se sente bem escrevendo o que escreve e isso lhe basta, não vejo nada de errado nisso. O que notei, nesse tempo em que estou com meus blogs, é que é possível agradar os visitantes atendendo suas necessidades, sem precisar contrariar meus princípios.

    Um abraço e obrigado pela contribuição!

  29. Cayo Canette disse:

    Recentemente eu ando visitando os blogger de outras pessoas pra ter noção do que escrever sabe, lendo o que eles escrevem eu tiro um proveito disso para meus artigos, apesar de que meu blogger e mais pessoal contando fatos da minha vida e aprendizado, gostei do teu blogger, vlw mesmo.

  30. Adelson Smania disse:

    Olá, Cayo!

    Mesmo em blogs pessoais é possível aplicar algumas das dicas que dou neste artigo. Espero que sejam úteis para você.

    Um abraço!

  31. ..B.F.R.. disse:

    muito bom seu blog….parabens..tirarei bons proveitos das dicas suas..continue sempre assim pra melhor…espero um dia poder ter meu blog bem acessado assim como o seu..pois meu blog é novo ainda.só tem 1 mes..tenho muito o que aprender..mas chego la um dia…valeu

  32. Adelson Smania disse:

    Olá, BFR!

    É preciso bastante persistência e trabalho. Mas, se você fizer um bom trabalho, os visitantes virão até você.

    Aqui no Gerenciando Blog você encontrará diversos artigos que o ajudarão nesse caminho.

    Um abraço!

  33. Adilson disse:

    Olá Adelson!!

    Parabéns pelo seu post. Concordo. Claro que precisamos ter nossa personalidade, escrever de maneira pessoal, com nossas habilidades procurando passar a experiência vivida para o leitor.

    Mas o foco principal deve sim ser o leitor. Transmitir de maneira que ele possa entender aquilo que procura transmitir com seu artigo.

    Construir um blog apenas para satisfazer o seu ego pessoal me parece muito egoísmo. É preciso que o leitor sai do blog mudado, com alguma informação que melhore a vida dele em alguma área.

    Obrigado pelas dicas, são preciosas, grande abraço!!

  34. Adelson Smania disse:

    Olá, Adilson!

    Também considero que o foco do blog deve ser o leitor. Fazendo isso, sempre nos preocuparemos em entregar conteúdo de qualidade, em dar atenção aos visitantes e tantos outros fatores que fazem o sucesso de um blog.

    Agradeço sua visita e seus elogios!

    Um abraço!

  35. Rock Swords disse:

    Olá Gerenciando Blog adoro seu site ja me ajudou muito… gostaria de te pedir uma coisa . O Daquele gadget Fale Conosco já procurei em todos os lugares possíveis mas não consigo achar .

    Abraços

  36. Adelson Smania disse:

    Olá, Rock Swords!

    Bom saber que goste do Gerenciando!

    Acredito que você esteja se referindo ao Wufoo. Veja um artigo sobre ele em https://www.gerenciandoblog.com.br/2009/06/criando-uma-pagina-de-contato-com-o.html.

    Um abraço!

  37. Sybylla disse:

    A dúvida de um seguidor no Twitter me fez escrever um post inteiro sobre o Kindle do Amazon. rsrs

    Adoro quando os leitores perguntam e tiram dúvidas, muitos posts bacanas já saíram dessas dúvidas. Quem não responde, tem problema, pois não valoriza aquele dá ignição em um blog, que é o leitor. O blogueiro cria o combustível, mas a coisa só anda com os leitores.

    Ótimo post e ótimas dicas. Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sybylla!

      Seu caso é um ótimo exemplo de como a interação com os leitores pode trazer resultados positivos ao blog!

      Sempre digo que, sem os leitores, não haveria razão para o Gerenciando Blog existir. Então, nada mais justo do que darmos a eles a atenção devida.

      Um abraço e obrigado por compartilhar sua experiência!

  38. elievelton disse:

    Muito bem abordado tudo que você sitou nesse artigo se seguirmos a risca o que você comenta em 7 tópicos com certeza você vai fidelizar seus leitores eu já tenho em pratica algumas coisas mais estou tentando melhorar sempre excelente artigo parabéns

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Elievelton!

      Que bom que tenha gostado do artigo!

      Espero que ele o ajude a tornar o relacionamento com seus leitores ainda melhor!

      Um abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.