serviços Camila Fiori

Woorank: Analise seu Blog ou Site

Woorank200Há diversos sites que se propõem a realizar uma análise do seu blog ou site e recomendar melhorias. Dentre eles, o Woorank é uma ótima opção. Ele realiza uma análise bastante completa, tanto dos elementos de seu site quanto dos elementos externos e faz algumas boas recomendações. É uma ótima forma para avaliar o seu blog e compará-lo com os seus concorrentes. Agradeço ao Jorge Purgly por ter sugerido este artigo.  

Introdução

Há muitos fatores técnicos com os quais todos nós que temos um blog ou site devemos nos preocupar para manter a qualidade de nosso trabalho:

  • Utilizar tags para otimização nos resultados de busca;
  • Obter backlinks para nosso blog;
  • Adicionar tags nas imagens;
  • etc.

Uma dificuldade – especialmente para quem está começando, é lembrar-se de todos esses detalhes. O Woorank é um serviço que facilita esse trabalho: ele possui uma lista com dezenas de itens que são avaliados automaticamente. Como resultado, é gerado um relatório que lhe dá uma nota de 0 (pior resultado) a 100 (melhor resultado), mostrando quais são os itens que você deve melhor. Por isso, é uma ótima ferramenta para auxiliá-lo a evoluir o seu blog, indicando quais são os pontos importantes que você pode estar deixando de lado. Como você pode analisar qualquer site na ferramenta, é também uma ótima opção de “benchmark”, para que você possa comparar seus resultados com o seu concorrente e entender o que ele faz melhor que você.  

Como gerar o relatório de análise

Gerar o relatório é muito simples: basta visitar a página http://www.woorank.com, preencher o endereço do seu blog ou site e clicar em “Generate report”.
Woorank01 Depois de alguns segundos, você será levado à página com o seu resultado (em meu caso, http://www.woorank.com/en/www/gerenciandoblog.com.br), similar à figura abaixo:
Woorank02 No resultado, você pode identificar alguns itens importantes: 1. A nota dada ao seu blog pelo Woorank, de 0 a 100. Em meu caso, a nota foi 59,2. 2. O link e descrição do seu blog, de acordo com as metatags que você tiver nele. 3. A captura de uma tela de seu blog (que pode não ser recente, como em meu caso). 4. A opção de exportá-lo para um arquivo PDF (que pode ser interessante para comparar com resultados futuros). 5. Os resultados detalhados da análise.  

Como analisar o resultado gerado

A nota total que você recebe é consequência dos resultados dos itens que foram analisados. Claro que, quanto melhores avaliações você tiver em seus itens, maior será a sua nota. Quando você clicar no símbolo + antes de cada item no relatório, você verá informações detalhadas sobre aquele item específico, especialmente com dicas sobre como solucioná-lo. É importante entender o que são os símbolos mostrados no resultado de cada um dos itens:

  • Resultado
    WoorankResultado
  • Impacto do item na avaliação
    WoorankImpacto
  • Dificuldade da solução
    WoorankDificuldade

 

As informações mostradas

Este artigo ficaria longo demais se eu explicasse com detalhes cada um dos itens mostrados. Apresentarei quais são os grupos que a ferramenta analisa e algumas informações sobre os itens de cada grupo. Também indicarei alguns artigos do Gerenciando Blog que lhe darão algumas dicas adicionais sobre o item.   1. Visitors (Visitantes)
Aqui, você verá uma estimativa do número mensal de visitantes (estimado corretamente, no caso do Gerenciando Blog) e a posição no ranking Alexa e Compete.

  2. Content (Conteúdo)
Neste item, será mostrado o número de páginas indexadas pelo Google e quais são suas páginas mais populares.

  3. In-Site SEO (Otimização interna para mecanismos de buscas) 3.1. Home analysis (Análise da página principal)
Aqui, você verá diversas informações sobre a sua página principal. Grande parte delas diz respeitos a metatags que você deve ter em seu HTML para que os mecanismos de buscas possam mostrar informações importantes sobre seu site.

 

  3.2. Inside analysis (Análise interna)
Aqui, são feitas pequenas análises sobre suas páginas mais populares, para verificar se elas contém títulos diferentes entre si e quanto o seu texto representa em relação ao seu HTML.   3.3. Website compliance (Adequação aos padrões)
Neste item, são avaliados diversos itens técnicos, para verificar se seu site segue diversos padrões existentes na internet. Um item que pode assustar é o “W3C”, pela alta quantidade de erros que normalmente são mostrados. Quando se trabalha em uma plataforma como o Blogger, é praticamente impossível corrigir esses problemas.   4. Off-Site SEO (Otimização externa para mecanismos de buscas) 4.1. Popularity (Popularidade)
Aqui, a popularidade de seu site é medida através do número de backlinks, que são links em outros sites apontando para o seu.

  4.2. Directories (Diretórios)
Os diretórios são sites especiais que trazem uma lista com sites e blogs existentes na internet. Estar listado nos diretórios tem grande impacto positivo para o posicionamento dos sites em resultados de buscas. Por outro lado, não é uma tarefa fácil ser aceito nesses diretórios.   4.3. Social Media (Redes sociais)
Aqui é feita uma análise com relação às aparições do seu blog ou site em algumas redes sociais, com o Twitter. Também é analisado se seu site possui feeds RSS disponíveis.

  5. Usability (Usabilidade)
Neste item, é avaliada a facilidade de leitura de seus artigos (embora eu não considere que a ferramenta consiga analisar corretamente textos escritos em português) e a existência de um favicon em seu site.

  6. Website informations (Informações sobre o site) 6.1. Server (Servidor)
Aqui, é mostrado o seu IP, o tempo de carregamento e o local onde o seu blog ou site está hospedado. Quem possui um blog no Blogger pode se surpreender ao descobrir que os arquivos do seu blog estão nos EUA. 6.2. Domain (Domínio)
Neste item, serão mostradas informações sobre o seu domínio. Para quem tem um domínio .COM.BR, como é o meu caso, elas não serão mostradas. 6.3. Related websites (Sites relacionados)
Aqui, você verá uma lista de sites que o Woorank identificou estarem de alguma forma relacionados ao seu. Você terá um link para ver os relatórios do Woorank desses sites. 6.4. Other facts (Outros fatos)
A única informação mostrada aqui é se ele apresenta algum risco para seus visitantes, como malwares e possibilidades de ataque.  

Conclusão

O Woorank é uma ferramenta útil para avaliar o seu site ou blog. Você perceberá que nem todos os itens poderão ser solucionados. Entretanto, há itens bastante simples que podem melhorar a qualidade do seu blog, o que normalmente significará uma melhor visibilidade e aumento em seu número de visitas. Se você tem dúvidas por onde começar, verifique os itens em que você falhou, que possuem alto impacto e são de fácil solução. É possível que você consiga bons resultados com pouco trabalho. E sugiro que você guarde o relatório atual, para que possa compará-lo com seu resultado futuro.

Antes de terminar, uma curiosidade: veja o que acontece quando você tenta analisar o próprio endereço www.woorank.com pelo Woorank!

  E você, já conhecia o Woorank? Quer compartilhar o seu resultado? Deixe um comentário!

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

37 Comentários

  1. End Fernandes disse:

    Mano o site não gerou o PDF do meu blog.

    o que isso significa?

    http://www.woorank.com/en/www/inconscienteflutuante.blogspot.com

    Abrç

  2. J. Neto disse:

    Boa cara! Gostei desse site! 🙂

    Mais um bom trabalho este! Abraços!

  3. anacosta disse:

    Boa! vou testar.
    não tem que se pagar pois não?

  4. Carlos Alberto Rocha disse:

    Muito útil essa postagem. Fiz um teste com meu site e vi que tenho muitas áreas de melhoria.

  5. Jorge Purgly disse:

    Obrigado Adelson, por seu esclarecedor artigo e por colocar um link para o meu blog citando o meu nome.
    Com votos de continuado sucesso,
    Jorge Purgly

  6. Sybylla disse:

    Bem legal o site. Mas como resolver os problemas que ele indica?

  7. Francisco Castro disse:

    Excelente postagem que certamente será de grande utilidade para muitas pessoas que possuem blog.

    Abraços

  8. Adelson Smania disse:

    @End: Não sei porque, mas em seu caso o relatório não está sendo gerado completamente. Por isso, o link não funciona. Mas, se você digitar o endereço e clicar em "Generate", as informações serão mostradas corretamente.

    @Neto: O Woorank é mesmo ótimo! Entre as ferramentas de análise, é uma das melhores que encontrei.

    @Anacosta: Exatamente: a ferramenta é grátis! Assim, não há motivos para não testá-la.

    @Carlos: É normal encontrar áreas para melhoria em todos os sites analisados. Fiz alguns testes com os "grandes" sites e nem eles passam ilesos pela análise.

    @Jorge: Eu que lhe agradeço pela sugestão! Sua ideia rendeu um artigo interessante.

    @Sybylla: Nos itens em que julguei interessante, eu coloquei links para artigos aqui do Gerenciando Blog que tratam as questões apontadas. Nos demais, recomendo que você clique no sinal + ao lado do item. Na área amarela serão mostradas orientações para solucionar os problemas.

    @Francisco: Obrigado pelo elogio! Espero que o artigo seja realmente útil para ajudar quem deseja melhorar a qualidade de seu blog e não sabe por onde começar.

    Abraço a todos e obrigado pela visita!

  9. anacosta disse:

    Olá novamente. já recebi o relatório do meu blog!
    para uma pessoa com pouca experiência como eu nesta questão de blogs não fiquei muito mal na análise que fizeram. Agora uma coisa que lá aparece é que o blog devia estar inscrito no DMOZ,
    já andei pesquisando mas não encontro onde me inscrevo. Você sabe? me ajuda? Obrigada

  10. Rede Uniao de Blogs disse:

    Muito interessante, mas tem que ter alguma capacidade e tempo com calma para analisar direitinho cada ítem.

    Confesso que hoje, neste momento não tenho, mas vou guardar com muito carinho esta dica.

    Water

  11. Reginaldo Paiva disse:

    Olá Adelson..excelente artigo,como sempre!

    É muito importante sabermos como estamos no Google(principal buscador),o site faz um relatório bem completo,outra coisa interessante é que podemos colocar qualquer "url",ou seja,é uma forma de também aprender com os melhores colocados no pagerank!

    Abraços,

  12. Adelson Smania disse:

    @AnaCosta: Na página http://www.dmoz.org/docs/en/add.html há orientações sobre como você deve sugerir seu site ao diretório. Em meu caso, infelizmente ainda não consegui colocar o Gerenciando Blog lá.

    @Water: Realmente, é necessário ter tempo disponível para avaliar os itens e tomar as ações sugeridas. Mas, é um esforço que vale a pena.

    @Reginaldo: Também gostei muito dessa possibilidade de ver como outros sites estão posicionados! É uma ótima forma de comparação.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  13. Tem vezes que começo a pensar se você e a equipe da Super não leem os meus pensamentos. Cá estava eu pensando em procurar no Google um site para analisar o meu blog, então acesso o Gerenciando Blog e vejo uma indicação de um excelente site que analisa blogs!
    Obrigado pela dica! Só não gostei da posição do meu blog… 🙁 Aproximadamente 38…

  14. Guia do emprego disse:

    Muito bom esse site de análise. Eu utilizava outro, tbm muito bom o http://websitegrader.com/

    É no mesmo estilo. Quem quiser testar tbm.

    Parabéns pelo Blog. Abraços

  15. Nelson lisboa disse:

    Gostei da dica, é bem exclarecedora…valeu

  16. Adelson Smania disse:

    @[email protected]: É bom saber que consigo escrever o que você está esperando! E não desanime quanto ao resultado: basta seguir as dicas e ele com certeza ficará melhor.

    @Guia do Emprego: O Grader é realmente outra ótima ferramenta! Já estava na minha lista de artigos futuros. 🙂 Obrigado por compartilhar com os leitores!

    @Nelson: Que bom que tenha gostado! Espero que seja útil para auxiliar seu blog!

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  17. Criativo de Galochas disse:

    Fiz o teste e vou avaliar o resultado com calma. Aparentemente parecer ser válido.
    =)
    Marcus

  18. Carlos Eduardo disse:

    Muito boa a Ferraenta. Obrigado por compartilhar com nós Blogueiros.

  19. Críticas e Polêmicas disse:

    Ótima dica, é sempre bom termos conhecimento de ferramentas que nos indiquem como estamos trabalhando.

  20. TebhSpekman disse:

    Olá, ótimo artigo, porém não sei (pode parecer besteira) como resolver o problema do < title > pelo menos no template que uso não sei aonde devo adcionar o título e as tags relativas para ele passar a ser visualizado na analise. De resto estou aqui tentando ver os outros problemas.
    http://www.woorank.com/en/www/marrymelody.com.br

    Ótimo post

  21. Adelson Smania disse:

    @Marcus: Eu considero interessante o resultado. Ele chama a atenção para pontos que normalmente passam desapercebidos por nós.

    @Carlos: Que bom que tenha gostado! Espero que resulte em melhorias para seu blog.

    @Críticas: Também gosto de ferramentas assim. São tantos pontos para observarmos que fica complicado lembrarmos de atender a todos eles.

    @Tebh: Pelo que vi em seu site, você já conseguiu resolver o problema do "title". Tanto que ele já está sendo indicado como Ok no relatório do Woorank. Normalmente, nos templates do Blogger já existe essa tag. Quando não existe, basta adicioná-la no início do HTML, depois da linha do "head".

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  22. Família Feliz S.A. disse:

    Gostei muito da postagem, muito explicativa, agora eu não entendi o que é "meta description". No mais muito boa a postagem. Parabéns!

  23. Adelson Smania disse:

    Olá!

    A meta description é uma tag que você coloca em no HTML de seu template, descrevendo o que é o seu site. Ela é útil para que ele apareça com a descrição correta em mecanismos de buscas, por exemplo.

    No artigo Como Inserir Meta Tags no Blogger, do Mundo Blogger, há mais detalhes sobre como fazer isso.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  24. Edu Agni disse:

    Estranho, o que você indicou no inicio do artigo como opção de exportar para PDF (item 4), para mim apareceu como "Branded PDF report" com um relatório de exemplo para download, e opções para contratar um plano =/ #fail

    Abs e valeu a dica 😉

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, Edu!

    Acabo de visitar novamente o site do Woorank e vi que o botão para exportar o PDF foi alterado. Agora, só é possível fazer isso no plano pago. Uma pena!

    Um abraço e obrigado pela visita!

  26. galochasonline.com disse:

    Para quem trabalha com este tip ode ferramentas são uma ajuda em tanto pois são tantos os pormenores a ter em consideração que por vezes é complicado lembrarmo-nos de todos.

    Valeu 😉

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Você tem razão: são mesmo tantos detalhes para cuidarmos que fica difícil lembrarmos dele a cada novo blog ou mesmo a cada alteração que realizamos.

      Em casos assim, ferramentas como Woorank são mesmo muito úteis.

      Um abraço!

  27. Anti Nova Ordem disse:

    Adelson percebi que o site atualizou, agora vc tem um limite de avaliações a se fazer, mas eu sempre gostei de usa – lo e descobri por aqui, muito obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Acabo de visitar novamente o Woorank e notei a limitação de um relatório por semana. É uma forma de incentivar a contratação do plano pago, útil para quem precisa realizar mais avaliações.

      Um abraço!

  28. Johnnie Lustoza disse:

    Muito bom o seu post. Vai ser de grande ajuda utilizar o Woorank. Obrigado. Abraços

  29. Anônimo disse:

    Uma Dúvida, o woorank, tem planos pagos, ex: $49,90 – analisar e otimizar.
    Oque é Otimizar, os erros apresentados, eles irão corrigir automaticamente?
    Aguardo resposta Obrigado!

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Pelo que li na página do Woorank, o plano pago lhe dá acesso a uma análise mais detalhada, onde há recomendações do que você deve fazer para melhorar o seu site ou blog. Mas, eles não farão as melhorias para você.

      Um abraço!

  30. Voz do Povo disse:

    Mais uma vez o blog ficou bem posicionado, ótima dica do Jorge, aliás o sigo via G+ assim como o moderador deste renomado blog. Grato por mais um conteúdo de qualidade. Carlos, Voz do Povo.

  31. Tomé Ferreira disse:

    Olá Adelson!
    A ferramenta parece ser muito boa, porém não consegue ler o meu site (duniverso.com.br), assim como outros avaliadores também não consegue.
    Você tem ideia do porque não conseguem acessar meu site?
    Desde já agradeço, obrigado!
    Grande abraço!
    Tomé Ferreira

  32. Fabio Alves disse:

    realmente o recurso exige um estudo para aprofundar e corrigir as falhas encontradas, muito bom

  33. Guilherme disse:

    Muito o, utilizo até hoje em meu site

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.