Google monitoramento serviços Camila Fiori

A Nova Versão do Google Analytics

GoogleAnalytics200Conforme divulguei recentemente no Twitter, o Google liberou uma página de cadastro para quem quiser testar a nova versão do Google Analytics. Para quem não conhece, trata-se de uma das melhores ferramentas de análise de estatísticas de acesso a blogs e sites. Fiz minha inscrição esta semana e o acesso à nova versão já foi liberado! Neste artigo, compartilharei com vocês minhas primeiras impressões sobre a ferramenta.  

Introdução

Já escrevi alguns artigos no Gerenciando Blog sobre o Google Analytics:

Trata-se de uma ferramenta grátis e poderosa para você analisar como seus visitantes interagem com seu blog: de onde eles vêm, o que eles leem, quanto tempo ficam em seu blog, que browser utilizam e muitos outros. Por isso, é uma ferramenta indispensável para quem quer ter informações relevantes sobre seu site ou blog, que auxiliarão a direcionar seu trabalho. No artigo Looking towards the future of Google Analytics, a Google anunciou que apresentaria em breve as mudanças da nova versão, que estaria disponível a um pequeno grupo que quisesse testá-las. O cadastro poderia ser feito neste link (ainda disponível) e a nova versão seria liberada gradativamente. Hoje, tive a grata surpresa de ver o link “Nova versão” na minha barra do Google Analytics. Ao clicar nele, tive o acesso à nova versão, mais “clean” que a anterior. Nos próximos tópicos, compartilho com vocês minhas primeiras impressões sobre a nova versão.  

1. Nova página inicial

A nova página inicial tem um visual bem mais “clean” que a anterior. Não são mais mostrados nela as informações de resumo de seus sites – e eu gostava de vê-las logo ao entrar. No entanto, você tem links para ir direto às seções de Visitantes, Fontes de Tráfego, Conteúdo e Conversões de cada site. São também mostradas agora as postagens recentes do blog do Google Analytics. Antiga versão
NovoAnalytics01 Nova versão
NovoAnalytics02  

2. Painel de Controle

A primeira novidade é que agora você possui não mais apenas um painel de controle. Você pode criar quantos painéis de controle desejar, para mostrar as informações mais importantes de seus sites. Assim, você pode criar painéis diferentes e reunir neles as informações mais importantes agrupadas por categoria, por exemplo. O novo “Painel de Controle” é totalmente customizado, e você pode incluir nele as informações desejadas no formato que escolher (Métrica, Gráfico, Cronograma ou Tabela). Você pode escolher as Dimensões (Título da Página, Browser, Origem, Região etc.) e a Métrica que será exibida (Visitas, Visualizações, % Novas Visitas, Taxa de Rejeições etc.). Ele ficou mais flexível, mas pode confundir os iniciantes.
NovoAnalytics03 Algo que senti falta na nova versão foi a opção “Visualizar Relatório”, que ficava abaixo de cada indicador e que levava para a página com informações mais completas. Antiga versão
NovoAnalytics04 Nova versão
NovoAnalytics05  

 

3. Meu site

Esta área só existe na nova versão, pois na antiga ela era mostrada juntamente com o “Painel de Controle”. Nela, são mostradas as informações detalhadas sobre seu site, dividas por categorias, similares às da versão anterior: Visitantes, Fontes de Tráfego, Conteúdo e Conversões. À medida em que você navega pelo menu, são mostradas as subcategorias.

Antiga versão Nova versão
NovoAnalytics06 NovoAnalytics07

 

4. Inteligência

Na versão anterior, os alertas inteligentes do Google Analytics eram exibidos como uma das categorias do “Painel de Controle”. Agora, eles têm uma área separada, mas dentro de “Meu site”. Antiga versão
NovoAnalytics08 Nova versão
NovoAnalytics09  

Conclusão

O que mais chama a atenção na nova versão do Google Analytics é o seu visual. Em uma palavra simples, ela ficou mais “bonita” que a versão anterior. As possibilidades de customização dos Painéis de Controle também são interessantes. Mas, senti falta de alguns recursos interessantes da versão anterior, como o resumo dos sites ao entrar na ferramenta e o link para relatórios detalhados a partir do Painel de Controle. Como primeira impressão, eu preferia a versão anterior. Mas, essa opinião pode mudar na medida em que eu me habitue com a nova versão. Continuei trazendo a vocês novas informações aqui no Gerenciando Blog.   E você, já está utilizando a nova versão do Google Analytics? O que achou dela? Deixe um comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

16 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.