Google monitoramento serviços Camila Fiori

A Nova Versão do Google Analytics

GoogleAnalytics200Conforme divulguei recentemente no Twitter, o Google liberou uma página de cadastro para quem quiser testar a nova versão do Google Analytics. Para quem não conhece, trata-se de uma das melhores ferramentas de análise de estatísticas de acesso a blogs e sites. Fiz minha inscrição esta semana e o acesso à nova versão já foi liberado! Neste artigo, compartilharei com vocês minhas primeiras impressões sobre a ferramenta.  

Introdução

Já escrevi alguns artigos no Gerenciando Blog sobre o Google Analytics:

Trata-se de uma ferramenta grátis e poderosa para você analisar como seus visitantes interagem com seu blog: de onde eles vêm, o que eles leem, quanto tempo ficam em seu blog, que browser utilizam e muitos outros. Por isso, é uma ferramenta indispensável para quem quer ter informações relevantes sobre seu site ou blog, que auxiliarão a direcionar seu trabalho. No artigo Looking towards the future of Google Analytics, a Google anunciou que apresentaria em breve as mudanças da nova versão, que estaria disponível a um pequeno grupo que quisesse testá-las. O cadastro poderia ser feito neste link (ainda disponível) e a nova versão seria liberada gradativamente. Hoje, tive a grata surpresa de ver o link “Nova versão” na minha barra do Google Analytics. Ao clicar nele, tive o acesso à nova versão, mais “clean” que a anterior. Nos próximos tópicos, compartilho com vocês minhas primeiras impressões sobre a nova versão.  

1. Nova página inicial

A nova página inicial tem um visual bem mais “clean” que a anterior. Não são mais mostrados nela as informações de resumo de seus sites – e eu gostava de vê-las logo ao entrar. No entanto, você tem links para ir direto às seções de Visitantes, Fontes de Tráfego, Conteúdo e Conversões de cada site. São também mostradas agora as postagens recentes do blog do Google Analytics. Antiga versão
NovoAnalytics01 Nova versão
NovoAnalytics02  

2. Painel de Controle

A primeira novidade é que agora você possui não mais apenas um painel de controle. Você pode criar quantos painéis de controle desejar, para mostrar as informações mais importantes de seus sites. Assim, você pode criar painéis diferentes e reunir neles as informações mais importantes agrupadas por categoria, por exemplo. O novo “Painel de Controle” é totalmente customizado, e você pode incluir nele as informações desejadas no formato que escolher (Métrica, Gráfico, Cronograma ou Tabela). Você pode escolher as Dimensões (Título da Página, Browser, Origem, Região etc.) e a Métrica que será exibida (Visitas, Visualizações, % Novas Visitas, Taxa de Rejeições etc.). Ele ficou mais flexível, mas pode confundir os iniciantes.
NovoAnalytics03 Algo que senti falta na nova versão foi a opção “Visualizar Relatório”, que ficava abaixo de cada indicador e que levava para a página com informações mais completas. Antiga versão
NovoAnalytics04 Nova versão
NovoAnalytics05  

 

3. Meu site

Esta área só existe na nova versão, pois na antiga ela era mostrada juntamente com o “Painel de Controle”. Nela, são mostradas as informações detalhadas sobre seu site, dividas por categorias, similares às da versão anterior: Visitantes, Fontes de Tráfego, Conteúdo e Conversões. À medida em que você navega pelo menu, são mostradas as subcategorias.

Antiga versão Nova versão
NovoAnalytics06 NovoAnalytics07

 

4. Inteligência

Na versão anterior, os alertas inteligentes do Google Analytics eram exibidos como uma das categorias do “Painel de Controle”. Agora, eles têm uma área separada, mas dentro de “Meu site”. Antiga versão
NovoAnalytics08 Nova versão
NovoAnalytics09  

Conclusão

O que mais chama a atenção na nova versão do Google Analytics é o seu visual. Em uma palavra simples, ela ficou mais “bonita” que a versão anterior. As possibilidades de customização dos Painéis de Controle também são interessantes. Mas, senti falta de alguns recursos interessantes da versão anterior, como o resumo dos sites ao entrar na ferramenta e o link para relatórios detalhados a partir do Painel de Controle. Como primeira impressão, eu preferia a versão anterior. Mas, essa opinião pode mudar na medida em que eu me habitue com a nova versão. Continuei trazendo a vocês novas informações aqui no Gerenciando Blog.   E você, já está utilizando a nova versão do Google Analytics? O que achou dela? Deixe um comentário!

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

16 Comentários

  1. Matheus disse:

    Oi Adelson,

    Eu já me escrevi para a nova versão. Parece ser bastante interessante, tomara que eles me liberem.

    Gostei principalmente pela interface mais limpa, claro que para dar uma opinião mais concreta, irei ter que utilizar a nova versão e verificar pela minha própria experiência com ela.

    Mas acredito que renovações são sempre importantes.

    Outra renovação que gostei muito, foi da interface do Adsense, muito mais rápida, pelo menos aqui, e parece estar mais organizada, além de ter umas informações a mais, muito importantes.

    Abraço!

  2. Corretora Fatima Zanin disse:

    Achei bem interessante.
    Parabéns pelo artigo.

  3. @sjodiel disse:

    Oi Adelson, pelo visto o Google está uma repaginada nos seus Sites.

  4. rubS disse:

    Será que também vão melhorar aquelas estatísticas do blogger para acompanhar as evoluções do analytics?

  5. Depois de avisarem o lançamento da nova versão do Blogger, a do Google Analytics também não podia faltar, né?
    Apesar de se mostrar um pouco melhor que a versão anterior, me acostumei com a antiga e prefiro continuar usando-a ((acho que) sou um cara conservador).

  6. Elyano Veras disse:

    Muito bom o post, parabéns. Já tinha reparado antes, mas é bom reforçar os pontos fortes e de melhoria dessa atualização do Analytics. A Google como sempre, cheia de novidades. Reforço o que o comentário acima, o blogger merece uma atualização bonitinha que nem essa.

  7. Nova forma de anunciar disse:

    Quando for usá-lo virei aqui novamente reler suas impressões. A mudança sempre nos assusta mas depois a gente acostuma.

    Adelson, no lado direito (Curta no Facebook) é para o usuário comum que tem um perfil no Facebook, não é mesmo?

    Water

  8. Márlon Silva disse:

    Como sempre dando ótimas dicas.

  9. Rangel de Jesus disse:

    Já passei os zóios nela, achei bem interessante, muito melhor que a versão anterior, embora seja beta já a utilizo.

  10. Adelson Smania disse:

    @Matheus: Gostei muito da nova interface, mas não fiquei empolgado com as funcionalidades. Mas, continuo testando-o.

    @Fatima: Obrigado! Que bom que tenha gostado.

    @sjodiel: Você tem razão: todos os serviços estão sendo remodelados. Em breve, devemos ver a nova interface do Blogger!

    @rubS: Não acredito que isso vá acontecer. As estatísticas do Blogger são bem simples, mas atendem as necessidades de muitos. Quem precisa de um produto mais poderoso precisa mesmo do Analytics.

    @[email protected]: É normal demorarmos a nos acostumar com as novidades. No caso do Analytics, também ainda gosto mais da versão antiga.

    @Elyano: Logo teremos novidades bacanas no Blogger. Isso já foi anunciado pela equipe do produto. Só nos resta esperar.

    @Nova Forma: Espero mesmo que volte! Quanto ao Facebook, esse é um anúncio tímido da nova página do Gerenciando Blog. A ideia é mesmo que todos que tem um perfil no serviço possam "curtir".

    @Marlon: Que bom que tenha gostado!

    @Rangel: Sua opinião é diferente da minha: eu ainda gosto mais da versão anterior. Mas, pode ser apenas a impressão inicial.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  11. Sitios de Relacionamento disse:

    Mal domino a versão e já vem esta nova. É muita coisa a aprender.

  12. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Esse é o lado negativo da evolução das ferramentas: somos obrigados constantemente a nos atualizarmos para aprender a utilizar as novas versões. Mas, isso é também positivo: com novas versões, sempre vêm recursos interessantes e úteis.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  13. Anônimo disse:

    Oi. Eu tentei fazer minha inscrição, mas travou do nada. Toda vez que eu clico em 'criar nova conta' ele trava. O que eu faço?

  14. Amanda disse:

    Olá eu tenho uma dúvida…
    Por que os números de visitas no Blogger são diferentes do GA? No GA o nº de visitas são bem menores, já no blogger apresenta outro nº.

    Atenciosamente,

    Amanda Ko

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Amanda!

      Em primeiro lugar, é necessário verificar se você está comparando os números corretos: no Blogger, é mostrado o número de visualizações de páginas. Já no Google Analytics, por padrão, é mostrado o número de visitas (que realmente é menor).

      Para comparar os números corretos, é necessário acessar a área de "Conteúdo" no Google Analytics. Mesmo nela, ainda haverá uma leve diferença (em meu caso ela é menor que 10%), pois cada ferramenta utiliza mecanismos próprios para fazer a contagem. Na dúvida, eu sempre me baseio pelas informações do Google Analytics, que são mais completas.

      Um abraço!

  15. Amanda disse:

    Olá Adelson!

    Muito obrigada pela ajuda! Agora tudo faze sentido 🙂

    Amanda Ko

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.