Dominio: gerenciandoblog.com.br
Chave: 00e39a4dc6309327334fa422703bddd1e83c509f
Hora do cache: 1498488628
Vida do cache: 1498531828
Status: 1
Mensagem: Centive nao respondeu
Chave do Pedido: 11808bbc6205bade68f0b70c302eaa74d4305945
Chave do Produto: PROKEY
Scroll Top

Hospedagem - 728 x 90

publicação

Por que meu blog não recebe comentários?

Comentarios200Uma pergunta comum que me fazem é a que está no título deste artigo: “Por que meu blog não recebe comentários?”. Se você também se faz essa mesma pergunta, este artigo irá ajudá-lo a entender alguns motivos que podem levar a essa situação. Você verá também dicas para reverter esse quadro e passar a receber mais comentários nos artigos que você escreve.  

Introdução

Há diversos indicadores do sucesso de um blog, dependendo do objetivo do autor. Abaixo estão alguns que estão entre os mais citados:

  • Número de visitas recebidas
  • Resultado financeiro alcançado
  • Reconhecimento alcançado em outros blogs e sites
  • Índices de avaliação (como PageRank, Alexa e Woorank)
  • Número de comentários recebidos

O último item, referente ao número de comentários, sempre me chamou a atenção. Para um blog ter sucesso, é necessário interagir com os visitantes. Os comentários são a melhor expressão dessa interação: quando os visitantes comentam um artigo, eles expressão suas opiniões, fazem críticas ou elogios, deixam suas dúvidas, complementam o artigo. Isso colabora para a evolução do blog. Um dos primeiros artigo que escrevi aqui no Gerenciando Blog falava sobre esse tema. Em Como conseguir comentários em seu blog, dei uma série de dicas para tentar ajudar a quem ainda recebe poucos comentários. Neste novo artigo, mudarei o foco: vou listar uma série de razões pelas quais isso pode acontecer e mostrar o que você pode fazer em casa caso. Vamos aos motivos!  

1. Você recebe poucas visitas em seu blog

Estatisticamente falando, se você recebe poucas visitas em seu blog, é quase certo que receberá poucos ou nenhum comentário. Isso porque apenas uma pequena parcela das pessoas que leem um artigo deixam um comentário. Para ilustrar essa teoria, cito como exemplo alguns entre os artigos mais comentados aqui do Gerenciando Blog:

Artigo Visualizações Comentários %
Os 10 Melhores Gadgets para um Blog 49.268 41 0,1%
Google Apps: E-mail Grátis para seu Domínio 36.341 89 0,2%
Criando um banner para o seu site 19.940 63 0,3%

Isso significa que, em média, recebo comentários em apenas 0,2% das visitas feitas nos artigos. Em outras palavras, apenas 2 leitores a cada 1.000 que leem o artigo deixam um comentário. O número impressiona! Claro que esse número varia. Há artigos que recebem menos visitas e são bem comentados. Mas a estatística serve para mostrar que, se você quer ter comentários, precisa conseguir mais visitas em seu blog. A dica para resolver este ponto é: invista parte do seu tempo em conseguir mais visitas. Os artigos abaixo poderão ajudá-lo nessa tarefa:

 

2. Seus artigos não dão margem a comentários

O assunto e a forma como você escreve seus artigos influenciam em seu poder de atrair comentários. Se você recebe um número razoável de visitas, mas não recebe comentários, é necessário reavaliar a forma como você escreve. Pergunte-se: que tipo de comentário você mesmo deixaria no artigo que você acabou de escrever? Se você não consegue imaginar, é provável que seus visitantes também não consigam. Há algumas dicas para escrever artigos que atraiam comentários:

  • Peça a participação dos leitores com comentários, especialmente no final do artigo. Pergunte sua opinião, solicite novas ideias. Isso realmente incentiva o comentário.
  • Escreva sobre temas polêmicos em sua área. Se tem um blog sobre animais de estimação, crie uma discussão sobre qual o melhor animal para se ter, gato ou cachorro. Se tem um blog sobre música, escreva um artigo sobre os 10 melhores guitarristas de todos os tempos. Se tem um blog sobre culinária, abra a discussão sobre qual região brasileira tem a culinária mais rica. São apenas alguns exemplos que atrairão comentários apaixonados, cada um defendo sua ideia.
  • Crie textos interessantes sobre temas populares. Se você escrever um artigo discutindo o papel dos fótons na física quântica, dificilmente receberá muitos comentários, porque o tema é dominado apenas por um pequeno grupo de pessoas.

 

3. Você não responde os comentários que recebe

Imagine a frustração do seu usuário ao deixar uma pergunta em um artigo seu, se ele voltar ao seu blog 10 dias depois e ela não estiver respondida. Provavelmente, ele nunca mais deixará outro comentário. E é mesmo possível que nunca mais volte a visitar o seu blog. Por isso, valorize os comentários que você recebe: responda a TODOS os que você recebe em seu blog. É um processo trabalhoso, especialmente quando você passa a receber mais comentários, mas vale a pena. Digo isso pela minha experiência com o Gerenciando Blog: muitos me enviam e-mails e deixam comentários apenas agradecendo a atenção recebida, pois não veem isso em outros blog. Fazendo isso, você se destacará de outros blogs. É muito provável que a sua resposta atraia outros comentários. A plataforma Blogger é fraca com relação às possibilidades nos comentários (e torcemos muito para que logo tenhamos novidades sobre o tema). Por isso, não é possível responder diretamente um comentário recebido. Uma forma de aliviar esse problema é destacando os comentários que você próprio escreve. Aqui no Gerenciando, meus comentários ficam numa cor diferente dos demais. O artigo Como destacar os comentários do autor no Blogger/Blogspot, do Tico Esteves, mostra como fazer isso.  

4. É difícil comentar em seu blog

Seu blog exige uma Conta do Google ou Open ID para que seu leitor deixe um comentário? Depois disso, ele ainda precisa digitar uma palavra de confirmação? Cada resposta positiva diminuirá muito a chance de você receber comentários. Já é difícil fazer com que o leitor sinta-se motivado a comentar. Cada dificuldade encontrada é um bom motivo para desistir do comentário. Eu mesmo já passei por isso: após escrever o comentário, deparo-me com uma palavra de confirmação ilegível ou posicionada fora da minha visão e acabo desistindo do que escrevi. Por isso, facilite ao máximo os comentários em seu blog. Elimine a palavra de confirmação. Entre em “Configurações” / “Comentários” e defina como “Não” a opção “Exibir uma confirmação de palavras para os comentários?”. Também sugiro que nessa mesma página, na opção “Quem pode comentar?”, você selecione a opção “Qualquer um”, que permitirá inclusive comentários anônimos. Particularmente, não tenho nenhuma restrição quanto aos comentários anônimos. Se não gosto do conteúdo, não os publico.  

5. Você demora a moderar os comentários

No início, eu defendia a ideia de que os comentários não deveriam ser moderados. Pensava assim porque o fato do comentário não aparecer no Blogger logo após eu publicá-lo também podia ser desmotivador. Mas, isso tornou-se impraticável quando comecei a receber muitos comentários do tipo “Visite meu blog!”, “Divulga aí!” e coisas do tipo. Por isso, hoje os comentários no Gerenciando Blog são moderados. Aí está outro perigo: se você optar por moderar os comentários, deve fazer a moderação o mais rapidamente possível. Sugiro que você faça isso todos os dias, para evitar acumular mais de um dia de comentários. Caso demore, é outro motivo para que as pessoas não comentem mais em seu blog. Se depois de 3, 4 dias o comentário não foi publicado, dificilmente o comentarista voltará. E se você ainda não tem problemas com os “aproveitadores” que querem usar seu blog para fazer publicidade gratuita, desative a opção de moderação. Ela fica na mesma página citada acima, na opção “Moderação de comentários”.  

6. Você não comenta em outros blogs

O último item neste exame de consciência é muito importante: você comenta com frequência em outros blogs? Se a sua resposta for “não”, é hora de mudar sua postura. Os comentários que você deixa em outros blogs, especialmente quando bem elaborados, são uma ótima forma de atrair o autor daquele blog a comentar no seu. Vale o mesmo na visão oposta: se você recebeu um comentário onde foi possível identificar o blog do autor, retribua a ação e comente também um artigo do blog dele. Pode ser o início de uma “parceria natural” entre vocês, que resultará em comentários para ambos os blogs. No artigo Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs há uma série de dicas para ajudá-lo a deixar comentários de qualidade, desde a forma como escrever até como assiná-los.  

Conclusão

Você pode chegar a este ponto e pensar “quanto trabalho para receber comentários!”. Manter um blog é realmente trabalhoso. Mas, o esforço vale a pena: insisto que a interação com os leitores é importante para o sucesso de um blog. A não ser que você não esteja interessado em receber comentários em seus artigos – o que não é condenável. Mas, se você chegou até aqui fazendo a pergunta que está no título do artigo, é porque se preocupa com essa situação e quer mudá-la. Neste caso, siga as dicas acima. Os resultados são garantidos, embora possa demorar certo tempo até que os comentários cheguem naturalmente.   E, para terminar, aplico o que disse acima: Você gostou das dicas? Tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário!

Classifique este post


De um play no vídeo abaixo e aprenda a Criar blogs Profissionais




Gostou deste artigo? Ajude nosso projeto.
Compartilhe em suas redes sociais nos botões abaixo:

Sobre o autor | Website

Especialista em Marketing Digital, presta Consultoria e auxilia diversos clientes. Amante por blogs, é responsável pela administração dos blogs Afiliados na web, Gerenciando Blog e Mundo Blogger.

229 Comentários

  1. Jorge Purgly disse:

    Estimado Adelson, como sempre seu artigo é útil, instrutivo, interessante, fácil e prático.
    Ou seja, de leitura obrigatória.
    Apenas como complemento, com base nas minhas observações gostaria de notar que a qualidade dos anúncios colocada pelo Google é proporcional aos indicadores acima. Ou seja, chego quase a afirmar que pela qualidade dos anúncios se vê a qualidade do blog e consequentemente a atratividade para comentários.
    Um forte abraço,
    Jorge Purgly

  2. Ana Karenina disse:

    Oi Adelson

    Muito bom seu artigo, por coincidência escrevi um artigo sobre esse assunto, mas ele só será publicado nos próximos dias, também cheguei a estas conclusões que você chegou.

    No meu caso percebo que há artigos que geram muitos debates e outros não, não sei explicar os motivos, meu blog sofreu uma queda de visitas e aumentou o número de assinantes de feed, acho que todos estão sentindo essa caída nos comentários.

    Lancei até a promoção comente e ganhe pra incentivar os comentários, vamos ver no que vai dar.

    Eu peco mais na questão da divulgação, desisti dos agregadores porque dá muito trabalho e as visitas não me dão muito retorno, porque busco mais interação com os leitores. O resto dos aspectos acho que estou me saindo bem.

    Obrigada pelos seus artigos, sempre participo comentando porque são ótimos e você sempre gentil com todos, acho que esse é seu segredo.

    Um Abraço

    @anakint

  3. Rodrigo Nogueira disse:

    Olá Adelson!

    mais um artigo de grande relevância!

    Apesar de concordar com todos os pontos, confesso ter ressalvas em um, porém reconheço sua eficiência: comentar no blog daquele que me escreveu um comentário. Não sei, acho uma atitude meio artificial e forçada, uma espécie de troca de favores. Acho que não devo comentar como um favor, mas sim por estar realmente interessado no conteúdo do outro blog.
    As vezes comento em um blog por achar a postagem interessante e quando recebo um comentário "em troca", muitas vezes fica nítido que foi feito "por obrigação". Sinceramente,não tenho interesse em receber esse tipo de comentário, acho até constrangedor.

    Abraço!

  4. Emerson Almeida disse:

    Muito Bom artigo Parabéns.

  5. Water disse:

    Adelson, faltou dizer quer desabilitar o “nofollow” atrai mais comentários pois valoriza os comentadores e seus respectivos blogs.

  6. Opinião de Administrador disse:

    Adelson, uma coisa que fiz para driblar o formulário de comentários do blogger foi colocar o Disqus nos meus blogs. Ainda assim, tenho um número de comentários que me deixa insatisfeito. Acho que um dos problemas é justamente a quantidade de visitas. Sua informação (2 em 1000!!!) me deixou um pouco mais tranquilo. Tentarei divulgar melhor meus blogs e interagir melhor na blogosfera. Obrigado pelas dicas.

    Bruno Saavedra

  7. house disse:

    Opa, tou nessa memo! Pra me sei o q escrevo n gera visitas. Afinal, os 3 itens mais procurado na net é: Dinheiro, Sex, Tecnologia. Mas mto bom este artigo bem detalhado. Parabens cara.

  8. Célia Buarque disse:

    Adorei suas dicas e realmente o que me motiva a continuar escrevendo no meu blog são os comentários que recebo. Aliás, entro todos os dias que possível for para ver se há algo de novo. Tenho tido muita sorte porque os comentários são todos muito agradáveis de ler e tem me feito muito bem (uma verdadeira massagem no ego). Seguirei suas dicas pois adoro receber comentários, quando escrevo e não vejo nenhuma reação dos leitores, me pergunto: onde foi que eu errei???

  9. @sjodiel disse:

    Obrigado… Você leu mesmo pensamento…

  10. birasblog-birasblog disse:

    excelente esse artigo muito esclarecedor!

  11. Nomes e mais Nomes disse:

    Parabéns pelo blog, tem sido uma ajuda preciosa – eu sou uma leiga no assunto e as suas dicas sempre dão certo à primeira! ;D

  12. Rafael Cirolini disse:

    Muito bom o artigo, me tirou muitas duvidas. Agora tenho que começar a usar no meu blog!!!

    []'s

  13. Adelson Smania disse:

    @Jorge: Obrigado pelos elogios! Nunca fiz essa observação quanto aos anúncios apresentados pelo Google. Interessante saber!

    @Ana: A queda nos comentários parece ser um problema comum a todos. Felizmente, no Gerenciando eles continuam vindo em bom número. Mas, em meu outro blog, o TD Séries, eles estão diminuindo. Parte da culpa pode ser atribuída às redes sociais, mais rápidas e dinâmicas. Acredito que nós, como autores, precisamos mesmo ser criativos para continuar obtendo comentários – como a campanha que você lançou.
    E faço mesmo questão de continuar dando atenção a todos que aparece por aqui! Obrigado por seus comentários, sempre tão interessantes.

    @Rodrigo: Entendo seu ponto de vista quanto aos comentários em outros blogs. Dependendo do tema, isso nem sempre é tarefa fácil. Então, é uma técnica que precisa ser utilizada com cuidado para não soar artificial, como você bem colocou. Mas, é realmente uma técnica eficiente, especialmente para quem está começando.

    @Emerson: Obrigado pelo elogio!

    @Water: Realmente, desabilitar o nofollow é um ímã para comentários. O lado ruim é que ele atrai também maus comentários, que só estão interessados em ganhar o link. Mas, nem publico esses.

    @Bruno: O Disqus é um sistema interessante de comentários! Eu continuo com o default do Blogger porque ainda acredito que tenhamos boas surpresas este ano. E o baixo índice de comentários é uma triste realidade que temos que enfrentar.

    @House: Você tem razão: há tópicos que geram muitas visitas e muitos comentários! Para quem escolhe outros temas, é mesmo mais complicado.

    @Célia: Acredito que todos os autores gostem de receber comentários! É mesmo ótimo ter esse retorno de quem nos lê, de saber o que pensam do que escrevermos. E eu também passo pelo que você falou: às vezes escrevo um artigo que fica às moscas e não entendo o que houve. risos

    @sjodiel: Continuo com a clarividência afiada para escrever o que vocês procuram! 🙂

    @Birasblog: Que bom que tenha gostado!

    @Nomes e mais Nomes: Que ótimo saber que os artigos a ajudam! Espero que sempre encontre artigos úteis aqui.

    @Rafael: Tenho certeza que as dicas aumentarão o número de comentários que você recebe. É como eu disse: dá trabalho, mas vale a pena.

    Obrigado a todos vocês pelos comentários! Eles são realmente importantes para enriquecer o artigo.

    Um abraço!

  14. Carlos disse:

    Excelente o post… espero poder aplicar mais essas dicas…[]s

  15. Vivendo pela Palavra de Deus!!! disse:

    Oi Adelson, muito rico seu artigo,olha tenho pouco tempo no mundo dos blogueiros e um adas coisas que procurei foi aprender com os mais experiente e suas dicas são preciosas para quem tem um blog não somente quem esta iniciando mais alguns que ja tem um bom tempo também; Quero destacar esses dois pontos: 1) É difícil comentar em seu blog? Realmente muitos blog dificultam a postagem, tem os além das palavras querem e-mail 2) Você não comenta em outros blogs? Essa aqui é cruel, muitos são como ilhas só querem receber e não sai da sua ilha para ampliar, acho essa muito rica ir prestigiar visitando e comentando. valeu pelas dicas.
    Um bom dia!!

  16. Vera (Deficiente Ciente) disse:

    Olá Adelson!
    Gostei muito das suas dicas! Essa interação entre leitor e blogueiro realmente é muito importante.
    Um dos pontos que me preocupa no meu blog é em relação a não dar margem a comentários. Preciso me empenhar mais no sentido de incentivar os leitores a comentarem.
    Obrigada pelas dicas!
    Abraços,
    Vera

  17. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Parabéns por mais um ótimo artigo!

    Vez ou outra o assunto "comentários em blogs" volta à tona na blogosfera, eu também acabei escrevendo sobre isso há uns posts atrás.

    O que achei mais incrível foi sua estatística: 2%. Incrível porque você recebe um número significativo de visitas, e um número pequeno de visitantes deixam um comentário – também acredito que isso tem sido na blogosfera como um todo.

    Bem, acredito que essa baixa taxa no GB se deve ao fato que de as pessoas chegam aqui buscando uma solução, encontram, e aí saem. Muitos não pensam em valorizar o blog/blogueiro, ou mostrar seu ponto de vista, o que é uma pena.

    PS: Posts polêmicos são sempre uma grande fonte de comentários =)

    Um abraço.

  18. Adelson Smania disse:

    @Carlos: As dicas são bem simples! Espero que consiga colocá-las em prática!

    @Vivendo: Fico feliz que as dicas sejam úteis para todos, tanto iniciantes quanto veteranos!

    @Vera: Também valorizo muito a interação com o leitor! É um ótimo retorno para nosso trabalho! E você tem ótimos artigos em seu blog. Tenho certeza de que conseguirá mais comentários neles.

    @Iúri: Realmente, este é um tema recorrente nos blogs. É bom ver que todos valorizam os comentários! Quanto à estatística, ela varia de artigo para artigo. Este aqui, com certeza, está fora da curva, pela alta taxa de comentários! 🙂

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  19. Anônimo disse:

    Ôla, comecei meu blog agora quase não tem nada só fiz pra saber como era mais gostei, e não sei quase nada sobre blogs, inclusive não sei como colocar esse quadro de comentários. Espero que de alguma forma me ajude.
    Agradecido !

  20. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Os comentários são muito importantes para um blog. Basta você entrar na opção "Configurações" / "Comentários" para habilitar os comentários em seu blog – caso estejam desabilitados.

    Lá há também outras opções que você pode configurar para modificar a forma como os comentários são deixados em seu blog.

    Um abraço!

  21. Programa Afiliados disse:

    Adelson, aqui é um dos pouquíssimos lugares onde posso comentar com a palavra "programa afiliados". A maioria dos blogueiros bloqueiam meus comentários quando esta palavra aparece.

    Obrigado!

  22. Carlos Roberto disse:

    Adelson:

    Criei meu blog, o Dando Pitacos, há um ano, e porque ainda estou aprendendo talvez eu seja a pessoa menos indicada pra lhe dirigir qualquer sugestão.

    Você diz que "a plataforma Blogger é fraca com relação às possibilidades nos comentários (e torcemos muito para que logo tenhamos novidades sobre o tema). Por isso, não é possível responder diretamente um comentário recebido", o que é verdade e sempre me incomodou muito, porque não conseguia responder os comentários recebidos de forma organizada.

    Mas aí, por sugestão de uma amiga (Jackie Freitas) passei a utilizar o IntenseDebate, e resolvi o problema. O sistema, ao menos na minha opinião de leigo, é excelente. Meu blog está com outro visual e hoje tenho possibilidade de responder diretamente os comentários, o que também pode ser feito por qualquer outra pessoa.

    Como comecei a usar o recurso há poucos dias ele só está visível em algumas postagens, como por exemplo nesse link http://apatotadopitaco.blogspot.com/2011/03/internet-supera-midia-impressa-nos-eua.html

    Gostaria muito de saber a sua opinião!

    Estou recomendando a leitura e levando o banner do "Gerenciando Blog" para o Dando Pitacos.

    Um grande abraço e parabéns pelo trabalho…

  23. Alfredo disse:

    Olá Adelson,
    Excelente artigo. No início do mês de fevereiro dei inicio a um novo projecto, um blog de notícias sobre tecnologia e internet. O nº de visitas tem vindo a aumentar de forma constante, no entanto sempre achei que o o nº de comentários era mto reduzido. O seu artigo fez-me compreender melhor. Obrigado.

  24. Natta disse:

    Deveras muito boa esta postagem!
    Tb creo que os comentários dependem muito do tema. Achei que os posts que tem temas mais específicos e até que não são muito populares na búsqueda – podem jerar mais comentários que outros. Eu penso que isso acontece porque a gente está mais interessada

  25. Leandro de Morais disse:

    Eu gosto de escrever e se tem 2 pessoas que ler legal para mim

    http://www.leandrodemorais.blogspot.com

  26. Adelson Smania disse:

    @Programa Afiliados: Realmente, não me importo com a forma com que o comentário seja assinado (a menos que seja algo pornográfico ou impróprio). No mais, os comentários de todos sempre são muito bem vindos!

    @Carlos Roberto: A Jackie é uma grande amiga minha também! Que ótima vê-la passando boas dicas aos outros. O Intense Debate é sim uma ótima solução, bem mais flexível que o sistema nativo do Blogger. Assim, você fez uma boa escolha. Eu só permaneço com o sistema padrão porque ainda acredito que em breve ele receberá melhorias.

    @Alfredo: Infelizmente, o número de comentários é pequeno quando comparado ao de visitas. Mas, espero que as dicas o ajudem a melhorar nesse aspecto!

    @Natta: É difícil dizer qual tipo de artigo recebe mais comentários. Temas muito específicos reduzem a quantidade de pessoas que podem comentar. Por outro lado, temas muito genéricos não atraem visitas. O segredo é encontrar o ponto de equilíbrio.

    @Leandro: Você tem todo o direito de pensar dessa forma. Mas, muitos veem os comentários como um retorno positivo do trabalho que está sendo feito.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  27. Ezeckyel disse:

    Muito legal esse tema, eu particularmente gosto muito de comentar, também fiz um artigo sobre esse tema há alguns meses atrás.

    abraço.

  28. Deniac disse:

    Grande post! Uma verdadeira aula para o "auto-conhecimento" do blogueiro!

    Obrigado!

  29. Rogerio Martins disse:

    Muito importante e interessante esta postagem. Eu sigo a maioria das recomendações e sei que é difícil as pessoas comentarem, mas creio muitas vezes é por pura preguiça.
    Grande abraço e sucesso no blog, que aliás, já inclui em meus favoritos.

    Rogerio Martins

  30. Raul disse:

    muito bouas suas dicas cara, agora tenho que mudar minha opinião e fazer coisas que achava que nao era preciso!

  31. Adelson Smania disse:

    @Ezeckyel: Também valorizo muito os comentários! Desde que comecei com meus blogs, foi um dos aspectos que considerei mais importantes.

    @Deniac: Que bom que tenha gostado! Espero que o ajude com seu blog.

    @Rogerio: Obrigado pelos elogios! E o fator "preguiça" realmente existem. Tenho certeza de que todos nós lemos muito mais artigos do que comentamos.

    @Raul: Que bom que você tenha encontrado no artigo algumas dicas sobre o que pode fazer para conseguir mais comentários!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  32. A EQUIPE TUDOENCONTRA AGRADECE SUA ATENÇÃO! disse:

    Perfeito! são dicas ótimas, tenho um poster mas nunca deixaram um comentário. chegam visitar e tudo mas agora acho que com estas dicas meu blog pode ser comentado.
    parabéns pelo blog sr Adelson,
    se desejá e tiver tempo seja bem vindo ao
    http://www.tudoencontra.com
    abraços.

  33. Emerson Almeida disse:

    Muito Bom Artigo Parabens

  34. Adelson Smania disse:

    @TudoEncontra: Tenho certeza de que se você aplicar as dicas deste artigo, passará a receber comentários em seu blog.

    @Emerson: Obrigado pelos elogios!

    Abraço a vocês!

  35. Diego Valadares - Photodesigner disse:

    Primeira vez em seu blog, sou novo blogueiro e ando pesquisando bons conteúdos para aumentar meu conhecimento quando se fala em BLOG.

    Gostei muito tenho uma metodologia diferenciada em vários aspectos. Mas suas observações sao triviais e fundamentais, continuarei acompanhando e fazendo visitas para engrandecer meus conhecimentos.

  36. Adelson Smania disse:

    Olá, Diego!

    Espero que as dicas o ajudem na evolução do seu blog! Também espero que encontre outros artigos interessantes por aqui.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  37. Samanta disse:

    Olá Adelson !! Tenho visitado seu espaço porque uma amiga fez muita propaganda boa !!! A Jackie do Fênix ! E a cada artigo fico mais encantada com suas postagens e com a sua maneira de lidar com os leitores ! Parabéns !!
    Vou fazer uma postagem sobre comentários e interação e gostaria de citar ( com seu nome e link ) este seu artigo a fim de dar orientação aos visitantes, tudo bem ?
    Abraços !!

  38. Adelson Smania disse:

    Olá, Samanta!

    A Jackie é uma verdadeira embaixadora do Gerenciando Blog! Ela faz mesmo uma divulgação fantástica.

    Fico feliz que você esteja gostando do que lê aqui. E claro que pode citar este artigo. Será uma enorme satisfação para mim!

    Um abraço e seja sempre bem vinda!

  39. Samanta disse:

    Obrigada pela gentileza Adelson !!! Vou postar hoje então, já que tenho sua permissão ! mais uma vez obrigada e até a próxima !!
    Sucesso e boa semana !

  40. Sissym disse:

    Adelson, como vai?! Puxa, faz tempo que não venho lhe visitar! A Sam indicou este artigo que é otimo. Concordo com voce.

    Bom, sou meio que tagarela, adoro falar com todos, para mim é sempre um enorme prazer em responder. Eu me sinto como se recebesse visitas em casa! É obrigação receber com carinho.

    Ahhhh se o visitante não for do agrado: vassoura atrás da porta. Dizem que espanta (não sei na casa de quem, na minha nunca deu certo).

    Beijos a todos.

  41. Adelson Smania disse:

    @Samanta: Sou eu que tenho que agradecê-la pela divulgação! O comentário da Sissym só foi possível graças à sua indicação!

    @Sissym: Que ótimo vê-la de volta aqui! A Sam fez mesmo uma ótima divulgação. E que bom que você pense assim sobre os seus visitantes! Tratando-os bem, eles sempre voltarão.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  42. pingo de cultura disse:

    vamos ver se a partir de hoje começo a receber mais comentários. Valeu pelas dicas.

  43. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Se você seguir todas as dicas, tenho certeza de que seu número de comentários aumentará dia a dia!

    Um abraço!

  44. Rodrigo Nascimento disse:

    Bom Dia !

    Como sempre seus artigos são de grande e fundamental importância para mim que sou leigo nessa area de blogs, agora e diante vou postar em todos os artigos eu eu ler e em todos os blog que eu vizitar rs

    att

  45. Adelson Smania disse:

    Olá, Rodrigo!

    Fico feliz em receber sua opinião! Os bons comentários são uma ótima forma para enriquecer o texto original do artigo.

    Um abraço!

  46. DJ Daniel Vitor disse:

    Muito boa a dica, estou iniciando meu blog agora, e n tenho muito tempo para atualiza -lo , estou primeiramente aprendendo como devo trabalhar com ele, muito obrigado pela dica!!

  47. Igor disse:

    adorei suas dicas,mas é que sou meio atrapalhado com esse negócio de blogger.mas vou conseguir deixar ele bem legal,e vou receber muitos comentários.valeu pela ajuda.

  48. Valter Sousa disse:

    Já vi alguns blogueiros falando sobre o uso do tempo e realmente o que dizem é que devemos primeiro criar conteúdo de qualidade e segundo cuidar do nosso público. Por isso que responder aos comentários é tão importante. Outro dia levei um bronca porque não respondi um. Obrigado pelas dicas.

  49. Valter Sousa disse:

    Ué? O layout mudou como que por encanto! 🙂

  50. Adelson Smania disse:

    @DJ Daniel: Fico feliz que tenha gostado da dica! E o conteúdo do blog é sempre o seu item mais importante. Todo o restante serve como complemento.

    @Igor: No início, pode ser um pouco complicado. Mas, com o tempo, você pegará o jeito e conseguirá fazer isso. Os comentários são mesmo importantes para todos os blogs.

    @Valter: Eu considero muito importante responder todos os comentários que recebo. Sei que o visitante que o deixou está justamente aguardando uma resposta minha. Quanto ao layout, ele foi mudado realmente ontem à noite!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  51. Tiago Cesar disse:

    Muito bom o texto. Realmente não existe nada de mágico pra atrair comentários pros nossos blogs, mas por outro lado acatar as dicas que foram citadas deve valer à pena! 😉

  52. Adelson Smania disse:

    Olá, Tiago!

    O ponto mais importante é entender que realmente não há mágica para o sucesso de um blog. Isso sempre vem com muito trabalho e dedicação para criar conteúdo de qualidade.

    O que procuro fazer é dar dicas para mostrar o caminho a ser seguido.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  53. Bruna Nunes disse:

    Muito legal, adorei o post. Acho que vai me ajudar bastante 😀

  54. Paula Torres disse:

    Nossa, como é gostoso receber um comentário! Meu blog é recém nascido, tem 3 meses apenas. E sempre que leio um comentário novo fico muito feliz. Vou colocar em prática as dicas.
    E se você gostar de bolo de laranja, de maçã,de morangos e precisar das receitas dá uma passada lá no blog (:
    Obrigada

  55. Paula Torres disse:

    Como destacar o comentário do blog do Tico é para wordpress. Naõ deu certo no meu. Como vc fez no blogger?

  56. Adelson Smania disse:

    @Bruna: Fico feliz que tenha gostado! Espero que você consiga muitos comentários em seu blog!

    @Paula: Eu também gosto e valorizo muito os comentários recebidos aqui no Gerenciando. Sempre são motivos de satisfação para mim. Quanto ao link do Tico, o artigo dele é específico para o Blogger. É exatamente esse código que utilizo aqui no Gerenciando.

    Um abraço!

  57. MFrangelli disse:

    Muito oportuno para mim este seu artigo. gostoso de ler, como um amigo a dar conselhos úteis. Parabéns!

  58. Adelson Smania disse:

    Olá, MFrangelli!

    Fico feliz que tenha gostado do estilo do artigo! A ideia é torna-lo mesmo agradável de ler. E as dicas não são tão complicadas de se colocar em prática. Espero que o ajudem com seu blog.

    Um abraço e obrigado por sua visita!

  59. Lilácea Store disse:

    Oi, meu blog é um iniciante e como trabalho com vendas de cosméticos meu intuito é aze-lo crescer a cada dia mais!Obrigada pelas dicas, vou fazer esse passo a passo e batalhar por acessos!Abraço!

  60. Gabriel Moreira disse:

    Gostei muito do post amigo, muito obrigado 🙂

  61. Adelson Smania disse:

    Lilácea e Gabriel:

    Espero que as dicas os ajudem a receber mais comentários em seus blogs!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  62. Samanta disse:

    Olá Adelson !!

    Voltei nesta postagem para lhe pedir uma opinião… (abusada eu né rsrs )
    Bom, é que um leitor me enviou um e-mail dizendo que desistiu de comentar no meu blog porque tinha que rolar muito a página e sugeriu que eu achasse uma nova forma de expor os comentários… talvez ocultar um certo número ou mudar a caixa pra parte de cima…
    Estive pensando e acho que isso poderia desestimular a maioria, que geralmente lê os comentários antigos…
    O que você acha ?
    Eu particularmente não ligo pra isso, uso a tecla End e vou para o final da página quando não quero ler todos os coments…
    Mas com o questionamento dele, fiquei em dúvida…
    Queria a opinião de um expert, ou seja : Você !! 🙂

    Obrigada desde já pela atenção e bom fim de semana !

  63. Adelson Smania disse:

    Olá, Sam!

    Em todo o tempo em que estou com meus blogs, nunca recebi essa reclamação. Parece-me natural que a pessoa tenha que ir até o último comentário para poder escrever o seu. Mesmo porque o ideal seria que a pessoa lesse os comentários, como se fossem parte do texto.

    Fiz uma pesquisa em diversos blogs e não vi nenhum em que a caixa de comentários estivesse antes dos comentários. Assim, acredito que, se isso fosse feito, causaria efeito contrário, confundindo os demais visitantes.

    Também tenho o costume de utilizar teclas de atalho para rolar até o final da página – o que facilita as coisas quando há muitos comentários.

    Assim, em seu lugar, eu manteria as coisas como estão.

    Um abraço e obrigado por confiar em minha opinião!

  64. Samanta Sammy disse:

    Olá Adelson, obrigado pelos esclarecimentos e pela boa vontade em fazer uma pesquisa sobre o assunto, também acho que não devi mexer em time que está indo bem, não é mesmo 🙂
    os leitores costumazes nunca se queixaram 🙂

    Agradeço-lhe muito o retorno !
    Um abraçãooo e boa semana !

  65. Alex Sant'Ana de Lima disse:

    Muito bom o artigo, o meu blog recebe poucos comentários porque recebe poucas visitas(e recebe poucas visitas porque eu tenho dado pouca atenção). Mas isso vai mudar, e suas dicas foram muito úteis(o lance de responder comentários sempre fiz, agora uma coisa que tenho que ficar muito atento é esse lance de não dar margem para comentários, as vezes faço posts muito definitivos, isso não deve ser muito legal rs)

  66. Adelson Smania disse:

    Olá, Alex!

    Um "post definitivo", como você diz, dá menos abertura para comentários. É sempre interessante deixar uma pergunta ou chamada aberta no final. Isso realmente motiva os visitantes a escreverem.

    Um abraço e sucesso para você!

  67. 100% Familia disse:

    Valeu, estou começando e aprendendo.
    Me ajudou bastante!

  68. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Fico feliz em poder ajudar! Espero que sempre encontre aqui artigos úteis para a evolução do seu blog.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  69. PATRÍCIA disse:

    Hoje descobrir seu blog, otimas dicas. Só que eu acho todo esse assunto muito relativo.Criei um blog a 4 meses para vender um serviço, em pouco tempo minhas encomendas aumentaram, pois anúncio em sites especializados, twiiter, face, boa-a-boca etc. Todas essas dicas que vc deu eu já faço, alguem comentou já respondo logo no meu blog e no blog da pessoa, visito blogs , sigo (mesmo as vezes não recebendo a retribuição da pessoa em meu blog, o que acho super deselegante) . Eu adoro visitar blogs e gosto quando retribuem no meu!Em relaçao a comentarios no meu sempre é pouquíssimo e a 2 semanas coloquei gadget seguidores e so tenho 47 seguidores somente, tudo isso pra mim acaba sendo relevante, pois criei o blog pra mostrar meu serviço, ganhar dinheiro e graça a Deus está funcionando, independente de comentarem ou seguirem. Conheço vários blogs que quase ninguem comenta e o blog é bem sucedido financeiramente.Enquanto outros que a pessoa escreve ou coloca uma besteira tem mil comentários. Vá entender

  70. Adriano Luz disse:

    Olá, Patrícia!

    Há realmente assuntos que atraem mais comentários. No caso do Gerenciando Blog recebo diversos comentários com dúvidas e perguntas, o que ajuda a tornar os artigos mais interativos.

    O importante é você continuar tomando as ações que já toma hoje. Com o tempo, você notará que o número de comentários aumentará naturalmente.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  71. PATRÍCIA disse:

    Vou vir mais frequentemente, já peguei mais dicas hoje.
    Abraço para ti também e tenha uma boa semana!

  72. Abner SS disse:

    É um grande post hoje, depois de quebrar muito a cabeça sei que tem coisas que você falou que funcionam mesmo que já uso e as outras vou descobrir quero testar!

  73. Adriano Luz disse:

    Olá, Abner!

    Fico feliz que o artigo tenha sido útil para você! Espero que ele o ajude a trazer mais comentários para o seu blog.

    Um abraço!

  74. Andreia disse:

    Olá

    Muito bom esse artigo, pois eu estava preocupada com o lance de receber comentários no meu blog embora receba visitas.
    E agora no final de cada post peço aos leitorem que deixem comentário e ou deem sugestões.

  75. jobtur disse:

    Gostei muito das dicas Adelson!
    seu site realmente é de grande utilidade!
    Parabéns!

  76. Misael disse:

    Adelson… Me lembro de ter lido um de seus textos (em um outro blog,do nicho tecnologia) a uns 4-5 meses e até hoje me lembro com detalhes do texto,você é um exelente blogueiro e lhe admiro muito… Mas partido para o assunto do post… Não trocaria uma palavra da sitação do Velter Sousa à alguns comentários acima: "Devemos primeiro criar conteúdo de qualidade" antes pensava só em layout como alternativa para desencalhar meu blog e receber maior participação do público,mas abri a mente e finalmente estou vendo que o mais importante é o conteúdo,quantos blogs há por aí de layout's péssimos mas com um público sempre presente no blog?! Isso por conta do conteúdo! Bem,ainda não tenho quase nada de comentários (fruto da minha cabeça dura durante todo esse tempo),mas agora para frente pretendo receber mais comentários,e essas regrinhas aí em cima pode deixar,vou seguir a risca! Obrigado por compartilhar seus conhecimentos e até! ; )

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Misael!

      Concordo plenamente com o que você diz. Em um blog, o conteúdo sempre será o mais importante. É ele que atrai visitantes, comentários, links e os demais fatores que levam ao sucesso.

      Espero que as dicas o ajudem!

      Um abraço!

  77. Poesias disse:

    Olá estou iniciando um blog,(poesiasdovalter.blogspot.com)apesar da suas belas dicas,fico ainda com dificuldade de colocar em pratica..uma duvida! quando se faz o comentario tem-se que optar na indicação do lado direito..
    Ou posso já fazer o comentario direto..

    obrigado.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Valter!

      Não entendi bem a sua dúvida. Imagino que você esteja se referindo ao espaço para escrever seu comentário, correto? Se for isso mesmo, você pode escrevê-lo diretamente na caixa que aparece para os comentários, ao final do artigo.

      Um abraço!

  78. ENN disse:

    Eu tento facilitar ao maximo para o leitor, mas acho que o Disqus o sistema de comentário que uso, dificulta um pouco para o leitor pois para publicar pede o e-mail ou alguma rede social, e ja está opção qual quer pessoa pode comenta do Disqus

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Eu vejo prós e contras em sistemas para comentários com o Intense Debate e o Disqus. Entre os contras, um deles é justamente o que você citou: com eles, fica um pouco mais complicado para o leitor se identificar, o que pode levar à perda de alguns comentaristas.

      Um abraço!

  79. Fernanda Maria disse:

    Olá Adelson,
    Queria perguntar…e se meu blog for um diario virtual mas eu quiser que os outros comentem? afinal, se escrevo sobre mim num blog onde todo mundo pode ver e ler é por que quero a opinião dos outros,discutir sobre o assunto e tal, só não sei bem como fazer, acho que passo a impressão de estar sempre reclamando, sei lá, é um desabafo mas ao mesmo tempo quero mostrar como sou, o que penso, quero conversar com os leitores entende…se fosse de moda seria mais facil né…enfim, o que acha? como conseguir comentarios nesse tipo de blog? se puder, da uma olhada e diz o que acha? gostaria muito da sua opinião.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Fernanda!

      É claro que um blog como o seu pode atrair comentários! Neste caso, uma dica que pode ter bom efeito é você comentar em outros blogs com conteúdo similar ao seu. Isso chama a atenção das pessoas para que elas conheçam o seu blog e também comentem nele.

      Facilita também se você assinar com o seu "Nome/URL", já indicando o endereço do seu blog, pois as pessoas o encontrarão mais facilmente.

      Um abraço!

  80. Sanndy disse:

    eu amei a sua paciencia para ensinar a como ter comentarios nos nossos blogues, vou seguir essas dicas no meu porque tenho poucos comentarios.. bem… tambem ainda é recente e é sobre moda espero ter sucesso, muito obrigada valeu as dicas.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Sanndy!

      Eu faço o possível para escrever os artigos de forma que possam ser compreendidos e seguidos por todos, independente de seu nível de conhecimento.

      Torço para que seu blog seja um sucesso e você receba muitos comentários nele! As dicas deste artigo a ajudarão com isso.

      Um abraço!

  81. UmaGabizinha disse:

    a caixa de comentarios do meu blogger não aparece porque?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Gabi!

      Visitei seu blog e vi que a caixa de comentários está aparecendo corretamente. Ela só aparece quando você acessar uma postagem sua, e não na página principal.

      Um abraço!

  82. Robeilton Simões disse:

    Olá Adelson, tudo bem?

    Muito bom seu artigo. Parabéns!!

    Eu já havia percebido esse problema em alguns blogs e no meu também. Consegui resolver comentando em outros blogs e por consideração recebi comentários.

    Mas da mesma forma que no twitter as pessoas acabam seguindo porque foram seguidas, essa alternativa, na minha opinião, não torna o comentário muito relevante. O mais legal é quando recebemos um comentário autêntico e espontâneo. Aí sim você tem certeza que o seu artigo fez alguma diferença.

    Eu até escrevi um artigo falando sobre isso que aborda outros pontos e coincidentemente um dos pontos bate com o que você falou: área de comentários de difícil acesso. Esse é um dos grandes problemas que pode desmotivar qualquer comentário.

    Gostaria de deixar o link aqui se for possível:

    http://www.sucessoajato.com/blog/5-possiveis-razoes-porque-nao-ha-comentarios-em-blogs/

    Forte abraço,

    Sucesso Sempre.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Robeilton!

      Concordo com o seu ponto de vista: o comentário feito apenas para retribuir um comentário nem sempre apresenta boa qualidade. Mas, é uma forma de incentivar os demais leitores a comentar, e também de conquistar comentaristas fieis.

      Um abraço e obrigado por compartilhar sua experiência!

  83. Adri Carvalho disse:

    Olá Adelson,tudo bem? Puxa, tenh 2 blogs, escrevo neles há 3 anos. Uma época até desanimei um pouco, por sentir a falta de comentários. Na realidade, ainda tenho muitas dúvidas no gerenciamento de blogs. Gostaria de me aprimora nisso. Seu post me esclareceu na questão dos comentários. Obrigada

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Adri!

      É natural ter dúvidas para gerenciar o blog. Afinal, são tantos aspectos envolvidos que é difícil dominar todos eles. O mais importante é não desanimar e continuar produzindo conteúdo original e de qualidade.

      E espero que os artigos do Gerenciando Blog a ajudem nessa tarefa!

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  84. Matheus Amorim disse:

    Olá caro Adelson, gostei muito deste artigo, que dá várias dicas e avisos de como não destruir o seu blog em forma de comentários, ou seja, em minha opinião os comentários são uma das 10 coisas mais necessárias em um blog, principalmente para fortalecer o SEO daquele blog. Deixando-o mais atrativo e agil para o leitor.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Matheus!

      Também concordo com você que os comentários são importantíssimos para o blog! Por isso mesmo, devemos valorizar os comentários recebidos e propiciar a interação com os leitores.

      Um abraço!

  85. Mariana Cerqueira disse:

    Adorei o artigo! E melhor: já estou colocando em ´prática! 🙂

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Mariana!

      Fico feliz que tenha gostado das dicas! Colocando-as em prática, tenho certeza de que você conseguirá mais comentários em seu blog.

      Um abraço!

  86. Leny Iwatani disse:

    Adorei seu artigo obrigada já estou a colocar em prática…

  87. Djoni Filho disse:

    Aodrei o seu artigo, Adelson. Eu comento nos blogs, a cada dia recebo mais visitas, mas não recebo comentário.

    O assunto que eu publico é sobre informática, e imaginando, não conseguir ver muita margem realmente para que comentem. Vou começar a repensar que tipos de conteúdo ou como posso publicar o conteúdo de forma que deixe algo no ar, onde as pessoas sintam vontade de comentar. Forte abraço

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Djoni!

      Há assuntos que são realmente mais difíceis de receber comentários. Vejo isso em meus próprios artigos, onde o número varia muito de um para outro.

      Mas, se vocês colocar as dicas do artigo em prática, você verá que isso lhe trará resultados bastante positivos.

      Um abraço!

  88. Gisa Hangai disse:

    Sempre ótimas dicas! abs, Gisa Hangai /www.maebacana.com.br

  89. Márcia Aragão Salles disse:

    Gostei desse artigo, me ajudou muito, até hoje só recebi em meu blog comentários de meus familiares. Vou aplicar suas dicas. Obrigada.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Márcia!

      Aplicando as dicas, com certeza você passará a receber mais comentários. No início, é mesmo difícil, por isso é necessário investir tempo para que seu blog seja conhecido por outras pessoas.

      Um abraço!

  90. Thiago Oliveira disse:

    Olá amigo,

    nas postagens das páginas novas adicionas a linkebar do meu blog, não aparece a a caixa de comentários, sabe como me ajudar?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Thiago!

      É necessário verificar em seu blog se em "Configurações" / "Postagens e comentários" / "Local do comentário", a opção não está como "Ocultar".

      Você também pode verificar nas páginas onde ele não aparece se as opções estão corretas para exibir os comentários.

      Um abraço!

  91. João Henrique disse:

    Oi Adelson,

    Gostei do artigo.
    Como meu blog só 10 dias o número de comentários é quase nenhum ainda, mas vou utilizar seus conselhos para os mesmos venham o quanto antes.
    Abs. Nádia fofinhama.blogspot.com.br

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nádia!

      Colocar as dicas do artigo em prática é uma ótima forma de atrair novos comentários ao seu blog!

      E espero que encontre também aqui outros artigos úteis para o seu trabalho.

      Um abraço!

  92. Ju disse:

    Mais um artigo muito bom!
    Essa questão dos comentários é algo que tem me desanimado um pouco. Meu blog por ter pouco tempo de existência e fala sobre casamento (como tantos outros por aí). Infelizmente percebi que por mais evidência que o blog tenha, o problema muitas vezes está no leitor que não tem o costume de comentar e acaba desestimulando. Por outro lado, também posso estar pecando em não instigar mais a participação no blog!
    Abraços

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Ju!

      Isso é verdade: apenas uma pequena parcela de quem lê comenta os artigos. Por isso, as dicas que dei são importantes para conseguir maior participação dos leitores.

      Um abraço!

    • josé carlos disse:

      Concordo plenamente e apesar de o propósito primordial do meu blog não ser o de receber comentários, devo reconhecer que sem eles parece que não existimos…

      Fique bem

  93. letmotta disse:

    Só por causa do seu artigo , vou comentar aqui também! =D

    Obrigada pelas dicas. Realmente pra mim o mais difícil é investir tempo na divulgação "manual". Ou seja, comentando em outros blogs. Mas oa fato é que, quanto mais popular ou polêmico o tema, mais chance de ser comentado mesmo. Isso não quer dizer que o blog precise perder a identidade "séria" ou confiável pra isso.

    Existe um fator também que ajuda as pessoas q ficarem mais tempo no blog, que é o DESIGN. Criei um artigo pra ajudar a galera que precisa dar um upgrade no layout – http://www.cutedrop.com.br/2011/11/otimizando-a-interface-do-seu-blog/

    Obrigada pelas dicas.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Os comentários são sempre bem vindos!

      Concordo que um layout organizado e atrativo também seja um ponto importante para chamar a atenção do leitor. Nós, autores, temos que fazer com que o leitor se sinta realmente motivado a comentar antes de sair de nossos blogs.

      Um abraço!

  94. tonyrson disse:

    Muito provocador seu artigo Adelson Smania rsrsrs claro chama atenção de todos que leem e até quem não gostar de fazer comentários aprende a fazer. Você como sempre se supera em seus artigos e por isso que bom ler os mesmo, pois aprende-mos a nos relacionar-mos melhor com nossos leitores não é isso por isso acho bom escrever em meu blog, pelo simples fato de gerar relacionamento com as pessoas, com isso penso que estou fazendo um bom trabalho e vc sabe a consequencia de bom trabalho né….. Um abraço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Tonyrson!

      Obrigado pelos elogios!

      Eu considero essencial esse relacionamento com os leitores. Por isso, faço todo o possível para "movimentar" a área de comentários dos meus artigos, para que os leitores percebam que sua opinião é importante para mim.

      Um abraço!

  95. Vinicius Leitte disse:

    Adorei, tudo, o GB é de mais.

    Agora recebo muitos comentários

    http://juventudedecustodia.blogspot.com.br/

  96. V. Hugo disse:

    Gostei muito do seu post, mais meu site é de Designer, e e difícil receber comentários, agora tenho só 44 comentários em 2 mêses, e vejo outros blogs e sites, que tem mais de 100 comentários, meu site: http://www.designerconect.com.br/

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      No início, é natural que haja poucos comentários em seus artigos. Mas, se você aplicar regularmente as dicas que cito neste artigo, com o tempo você conseguirá aumentar e manter esse número.

      Um abraço!

  97. Roberto Carlos disse:

    Olá, Adelson.

    Excelente artigo e que vai me ajudar muito no meu Blog.
    Parabéns e muito obrigado pelas dicas.

    Adelson, eu estou enfrentando um problema no Blog. Será que vc sabe me dizer qual é a causa? É o seguinte: meu blog estava funcionando normalmente, quando de uma hora para outra, na opção de fazer comentários nos "Posta" publicados, aparecia "No Comments" e ao clicar neste, aparecia o título do blog com um sinal de interrogação e o formulário para comentários não aparecia para comentários. Ou seja, ninguém consegue fazer comentários no Blog.
    Será o que pode ser?
    Espero que vc possa me ajudar.
    Agradeço muito.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Roberto Carlos!

      Eu visitei o seu blog e, aparentemente, ele está normal. Ao clicar no link de comentários na página inicial, sou levado à página do artigo, onde o formulário de comentários está sendo exibido normalmente.

      Caso ainda haja problemas, deixe um novo comentário.

      Um abraço!

  98. Ânderson Pará disse:

    Vlw Boa ajuda, iniciante sofre srrsrsrss

    http://andersonpara10.blogspot.com.br/

  99. josé carlos disse:

    Sem dúvida, excelente…

  100. Michelle disse:

    Oi, Adelson, tudo bem?

    Primeiramente preciso dizer que seu trabalho é excelente! Me ajudou muito na implementação do meu blog.

    Tenho tido problemas com comentários no Blogger. Algumas pessoas do meu círculo de amizade me reportaram que deixam comentários e eles não são publicados. Já desativei a moderação e a verificação de caracteres, mas o problema continua. Me senti até na obrigação de postar sobre isso no blog hoje, pois acredito que se estiver acontecendo com leitores que não me conhecem vou acabar perdendo público. Você tem ideia do motivo desses comentários sumirem?

    Obrigada,
    Michelle

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Michelle!

      Fiz um teste em seu blog e seus comentários estão funcionando corretamente. Ele está bem simples de ser feito, sem confirmações ou exigências adicionais.

      Sugiro verificar com as pessoas que tiveram problemas se eles ainda persistem, e como estão sendo feitos esses comentários. Isso pode dar uma pista sobre a causa do problema.

      Um abraço!

  101. Letícia Wilhelm disse:

    Seu blog sempre tem dicas tão boas e tão úteis! Sempre que preciso de alguma coisa, acabo vindo parar aqui! 🙂

    Eu sempre reclamo do fato de que os amigos que leem meu blog não comentam (no caso deles, não tem como "forçá-los" comentando no blog deles porque eles nem tem), esperam me ver ao vivo ou me falam em outro tipo de rede social o que acharam. Isso é algo que não entendo, principalmente porque, como amigos, eles sabem que é importante ter o feedback e que é muito mais fácil dá-lo ali, no momento da leitura, em um comentário…

    Mas quando a mais visualizações e interação com outros autores, eu sempre fui relapsa em visitar outros blogs… ultimamente tenho tentado me policiar para sempre comentar algo quando visito um blog. Até agora o resultado não foi grande, mas tem que continuar.

    Obrigada pelas dicas sempre muito úteis!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Letícia!

      Obrigado pelos elogios!

      Eu vejo que os amigos "off line" têm mesmo uma propensão menor a comentar em blogs. O mesmo ocorre comigo.

      A melhor estratégia, neste caso, é não depender dos amigos, mas focar esforços para divulgar seu blog em outros blogs e comunidades. O bom comentário em outros blogs é bastante eficiente par isso! É um trabalho de formiguinha, que deve ser feito constantemente. Com o tempo, você sentirá a diferença.

      Um abraço e seja sempre bem vinda!

  102. Jefferson L.R Carneiro disse:

    Ótimo artigo!
    está me ajudando muito!

  103. Alberto Lozéa disse:

    A dinâmica de comentários mudou muito depois as redes sociais. Abraço do Sexy Help Desk…

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Alberto!

      Realmente, houve mudanças após a expansão das redes sociais. Por isso, vejo como essencial hoje ter o blog integrado às redes sociais, para potencializar seu alcance.

      Um abraço!

  104. Vinícius Litvinoff Justus disse:

    Tenho certeza que com essas dicas, o número de comentários no meu blog vai subir!
    Há tempos estou tentando conseguir comentários, mas nunca consigo. Espero que essas dicas funcionem.

    Parabéns pelo artigo e pelo seu ótimo blog!
    Espero que tenha bastante sucesso com ele! 😀

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Vinícius!

      As dicas deste artigo podem realmente ajudá-lo. Não vou dizer que é simples: é um processo que exige dedicação, mas que dá resultado.

      Um abraço!

  105. Edson Camacho disse:

    Muito interessante,quanto mais procuramos, mais encontramos, é como Jesus disse, busquem, e encontrarão; batam, e a porta será aberta – Mt 7.
    Gosto muito de encontrar material com a qualidade que você publica, parabéns, assim sempre poderemos ajudar uns aos outros!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edson!

      Fico muito feliz em saber que esteja gostando dos artigos do Gerenciando Blog! Espero que sejam úteis para o seu blog.

      Um abraço!

  106. Taci Porto disse:

    Olá, eu sofro com esse dilema. Tenho um blog a 7 meses, e sou muito feliz com ele. O engraçado é que recebo muitas visitas, mas nenhum comentário. Isso as vezes me deixa triste. :/
    É bem tenso, mas mesmo assim continuo a escrever no blog, pois como tem bastante visualização, então é porque eles leem.

    Beijos.
    Carinho das Palavras

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Taci!

      Não fique triste com essa situação. Pense que, mesmo que as pessoas não deixem comentários em seus artigos, elas os estão lendo. Isso é o importante!

      Se você colocar em prática as dicas do artigo, gradativamente receberá mais comentários em seus artigos.

      Um abraço!

  107. Luis Brito disse:

    Oi Adelson, cheguei aqui por acaso, procurava resposta para um problema de edição pois estou iniciando um blog e não sei quase nada. Porém não falta disposição. É só "monitorar" os especialistas de sua categoria e os problemas irão se resolvendo. É como você bem disse, dá trabalho mais vale a pena. Um abraço e até breve.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Luis!

      Fico muito feliz que você tenha chegado até aqui! Ter disposição para se dedicar ao seu blog já é um ótimo início. Continuando dessa forma, seus leitores perceberão seu cuidado e isso será revertido em mais visitas e comentários.

      Um abraço e seja sempre bem vindo!

  108. MARINA LIZ disse:

    Gostei da matéria, mas eu estava procurando por soluções para meu problema: não estou recebendo comentários de algumas pessoas conhecidas que afirmam que me enviaram comentários. Já está até ficando chato isso, pois pela estatística que vc faz acima, meu Blog, umajanelaparadentro.blogspot.com.br, no ar há 47 dias já recebeu até agora 3.771 acessos e tem + ou – 48 comentários, fora os que exclui. Ou seja, estou com um índice bom de comentários, mas do nada eles pararam de chegar. O que faço ? Poderia me ajudar ? Todos os empecilhos citados acima eu já não tinha na configuração.
    Parabéns pelo seu Blog.
    [email protected]

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Marina!

      Eu acabo de fazer um teste em seu blog, e o comentário foi publicado corretamente. Isso indica que tudo está mesmo correto com suas configurações.

      O que você pode fazer é tentar avaliar com quem reclama o que aconteceu. Apareceu alguma mensagem de erro para eles? Houve alguma dificuldade?

      É bem provável que se trate apenas de alguma dificuldade de uso, e não de um problema em seu blog.

      Um abraço!

  109. Jordão Felix disse:

    Olá Adelson, tudo bem? Dicas fundamentais e importantíssimas para quem deseja receber mais comentários. Gostei muito da sua abordagem e gostaria de acrescentar um ponto interessante que muitos blogueiros não levam em conta que é o tempo para cada publicação de um novo artigo.

    Em “minha opinião” os blogs que publicam diariamente não dão tempo para o artigo anterior ser lido, estudado, compreendido e respondido. Infelizmente muitos ainda acreditam que é a quantidade de artigos que fazem um blog ter sucesso o aparecer melhor no Google. Rs!

    Parabéns pelo artigo e sucesso meu velho.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Jordão!

      Seu complemento é mesmo muito interessante! Também já ouvi muito a história de que um blog precisa publicar diariamente para fazer sucesso – e sempre fui contra isso.

      Sempre defendo que a informação entregue com regularidade e qualidade é o melhor que podemos oferecer.

      Um abraço e obrigado pela colaboração!

  110. Edélvio Coêlho Lindoso disse:

    Caro Adelson, seu visual inspira confiança. Parabéns. Meu blog "visoesedenicas.blogstop.com" ainda não completou três meses; vejo ao cabo do envio de um ensaio, o número de visualizações do anterior, e um outro número, muito menor, que eu presumo, seria de comentários, mas destes nunca tive conhecimento. Essa a minha aflição e busca de socorro, em você. Enfim, tem havido comentários ou não? Eu noto que no fim do que eu produzo, não há um espaço específico para comentário; como alguém que queira fazê-l0, fazer? Agradeço uma resposta sua. Até logo.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edélvio!

      Obrigado pelo elogio!

      Quanto ao seu blog, vi que você está atualmente utilizando os comentários do Google+. Pela minha visão atual, não se trata de algo útil ou positivo, pois poucos blogs utilizam esse sistema e ele ainda não parece dar bons resultados.

      Minha sugestão é que você volte ao sistema padrão do Blogger. Isso pode ser alterado entrando em http://www.blogger.com, clicando em seu blog e acessando a aba Google+ na barra lateral esquerda. Lá, desmarque a opção "Usar Comentários do Google+ neste blog".

      Um abraço!

  111. Edélvio Coêlho Lindoso disse:

    BOM, ADELSON; OBRIGADO PELA ATENÇÃO E PRESTEZA NO ATENDIMENTO. VOU ME VER COM O SR. GOOGLE +. QUANDO EU ESTIVER FELIZ, VOLTO COM VOCÊ.

    • Edélvio Coêlho Lindoso disse:

      Estou feliz e voltando com você, Caro Adelson. Já notei o que nunca tinha visto, isto é, o tal espaço para "comente". Estou lhe agradecendo, embora ainda não tenha visto o primeiro comentário, tão esperado. Obrigadíssimo.

    • Edélvio Coêlho Lindoso disse:

      Caro Adelson, já visualizei o espaço "comentar". Agradeço a você.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edélvio!

      Vi em seu blog que agora a área de comentários está funcionando corretamente. Torço para que você passe a receber mais comentários!

      Para isso, as dicas deste artigo o ajudarão.

      Um abraço!

  112. Anônimo disse:

    Olá coloquei um template baixado da net no meu blog, portanto sumiu minha caixa de comentários me da essa força ai oque eu posso fazer.

    Diego

  113. Thays Heytor disse:

    Muito bom!!!
    como sempre o gerenciando blogs com muitas informações úteis!
    sou suspeita para falar já que leio muitos artigos aqui.
    Agradeço sua atenção Adelson,já te envie emails desesperados e vc me ajudou muito!
    sucesso!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Thays!

      Que ótimo vê-la comentando aqui! Fico feliz em saber que continua acompanhando o Gerenciando Blog e que os artigos estão sendo úteis para você.

      Um abraço!

  114. Rita disse:

    Muito boa matéria. Hoje a minha pergunta foi porque os comentários que recebo notificação no e-mail, não estão no meu blog? E porque nem a minha notificação após a publicação da matéria apareceu?
    Já fiz e refiz as configurações e nada. Comentários no Google+ não vão para o blog.
    Sabem de mais alguém que esteja com este problema?

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Rita!

      Não vi vantagens em utilizar os comentários do Google+, então continuo utilizando aqui o sistema padrão de comentários do Blogger. Utilizo as notificações por e-mail e estão funcionando corretamente.

      Uma alternativa para você testar seria desativar os comentários do Google+.

      Um abraço!

  115. Nandah Santos Sousa disse:

    Adelson Smania,muito obrigada pelas suas dicas!você me ajudou bastante,vou repensar sobre sobre meu "comportamento', de fato leio vários conteúdo,mas as vezes esqueço de comentar.obrigada mesmo!!!
    Um abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Nandah!

      Realmente, o nosso comportamento como autores influencia muito no número de comentários que recebemos. Se os visitantes percebem que damos atenção e espaço para eles, a tendência é que haja mesmo uma participação maior.

      Um abraço!

  116. mundomsf disse:

    Ola Adelson mais um artigo seu que vim apreciar e aprender ,gostaria de relatar algo que acontece em meu blog , que tem apenas 4 mês ,recebo em torno de 3 mil visitas por dia é claro eu uso os agregadores para quase todos os meu post, mais há uma grande fatia vinda do google, já cheguei até a receber 5000 visitas em um unico dia , mais quando fui para pagina de moderação tinha apenas 5 comentarios para serem moderados , fiquei meio chateado com isso , um dos meus visitantes reclamou do ecesso de publicidade .Enquanto um outro dia que tive apenas 1500 visitas recebi 7 comentarios.será que a publicidade faz com alguns pessoas deixem de comentar ou terminar de ler?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      São ótimos resultados para um blog com tão pouco tempo de vida. Parabéns!

      Mas, o excesso de publicidade pode mesmo ser prejudicial. Há blogs em que há tantos anúncios que é até difícil encontrar o conteúdo no meio deles. Por isso, é importante não exagerar, e sempre manter o conteúdo em destaque.

      Um abraço!

  117. D' Eliz disse:

    Sem Palavras,
    Favoritado, Seguindo e lendo seus artigos todos os dias!
    Todas as dúvidas que tenho, eu venho aqui porque sei que a resposta será certa!
    Parabéns

  118. Simone disse:

    Adelson, você é o cara! Já aprendi muito aqui e dessa vez não foi diferente. Sabia que ia encontrar uma dica legal aqui. Brigadoooooooo…

  119. Wender disse:

    Olá Adelson Smania você saberia me dizer como posso colocar no meu blog uma caixa de comentários similar a essa sua com gerenciamento para que eu possa analisa-los antes, meu blog é vinculado a conta do google+ juntamente com os comentários, porem eu gostaria de colocar essa caixa de comentários na pagina inicial não só nas postagens.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Wender!

      Só é possível ter uma caixa como esta se você deixar de utilizar os comentários do Google+ e voltar a usar os comentários do Blogger.

      No entanto, essa caixa só é exibida nas postagens. O Blogger não permite comentários na página inicial.

      Um abraço!

    • Wender Goncalves disse:

      Obrigado.

  120. Elieser da Silveira disse:

    Olá Adelson, realmente você sempre nos dando o que tem de melhor em você!

    Analisando o post e a qualidade dos comentários nele, só posso dizer que você é um grande blogueiro e um grande estrategista. O Post ficou excelente, e o resultado não poderia ser melhor, claro que muitos ainda passarão por aqui e se sentirão a vontade para comentar.

    Isso nos mostra que em momentos de crises temos que nos superar, nos destacar, inovar.

    Nos anos que tenho de blog e de leitura de blogs como o seu, pude perceber uma coisa. Tratar o leitor como mais um comentarista é a pior das falhas para se receber comentários relevantes e em maior quantidade.

    Já, tratá-los como um visitante de suma importância, opinante e real, pode mudar muito o conceito do leitor.

    Nestes comentários aqui no post mesmo dá para perceber isso.

    Todas as suas respostas são direcionadas, efetivas e objetivas, além de carinhosas. Isso interfere de forma positiva e incentiva aquelas pessoas mais dedicadas, que costumam ler além do post, mas também os comentários.

    Eu acredito mais em pessoas que leem os comentários além da postagem. Estas sabem do nosso trabalho e de nosso engajamento para o bem de todos.

    Parabém e Sucesso a você e todos que se dedicam em ler e comentar em Blogs.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Elieser!

      Muito obrigado pelos elogios! Eu sempre procurei dar o máximo valor e atenção a quem passa por aqui e gasta um tempo para deixar um comentário. É minha forma de demonstrar que esse contato é importante, pois sei o quanto ele colabora com a evolução do blog.

      Um abraço e obrigado pelo comentário caprichado!

  121. Bloggueira Anônima disse:

    Como sempre seus artigos sao muito insentivadores e ajudam muito quem segue seus conselhos concerteza ta fazendo a coisa certa. Parabéns continue assim.

  122. Milena Mipsirc disse:

    Oii. Tudo bom??
    Quando as pessoas entram no meu blog não aparece a opção comentar, sendo que nas configurações está tudo ok.. O que eu faço??
    Obrigada.

  123. Gilmar Torquato disse:

    Olá, Adelson, Tudo bem? Acho que os comentários são muito importante para um blog, não só para o dono do blog, mas sim para os próprios leitores, pois sei que muitas pessoas leem os comentários atrás, as vezes, de uma dúvida postada que também é a sua. O que fazer, como solucionar isso, enfim, várias são as dúvidas que podem estar embutida nos comentários. Eu respondo os comentários feitos no meu blog e sempre leio os comentários nos blogs que eu visito, justamente procurando dúvidas dos leitores que podem ser a sua dúvida do momento… E seu blog me ajudou muito a solucionar e até mudar estratégias… Aliás, um concorrente seu me ajudou também, não posso negar, o Ferramentas Blog.. Meu blog, com um ano e 9 meses, depois das dicas que adquiri aqui no seu blog (posts, comentários), me fez sair de meros 400 visitas/mês para 1.800 a 2.300 visitas/dia. Blog é igual quem produz leite: nunca é uma coisa fixa, sempre variando nas quantidades de visitas e litros de leite, no caso.. kkkkk Um grande abraço.. Obrigado, sempre! Continue sempre assim!
    http://www.lersaude.com.br

  124. OC.com y Rolinga´S la Mosca | disse:

    Não recebemos comentários porque a maioria dos seguidores morreram de overdose ะ㋚ะ

  125. shop music marketing disse:

    Excelente post!

  126. Marcio disse:

    Nem sempre o conteúdo do seu blog, ou site, necessita de comentários…. foque em
    aumentar o número de visitas melhorando a qualidade dos artigos… comentários são
    bons em blogs de discurssões como o "gerenciandoblog"…não estressem com detalhes
    irrelevantes 😀

  127. Nathan King disse:

    Fala Adelson!! Em alguns artigos meus, no titulo eu falo por exemplo:

    "5 dicas para ganhar mais trafego". Eu cito 4 e no final na 5 eu peço para o leitor comentar qual a estrategia que ele tava usando e dai eu falose ta certa ou errada e o que tem que melhorar!!

    As vezes até peço para eles colocarem o link do blog deles para criar um backink para eles!!

    Mais mesmo com esse conhecimento, sempre venho ver suas dicas!!

    Sucesso cara!!

  128. Sabrina Galdino disse:

    Olá Adelson, adoro seu blog, venho sempre visitar, seus posts são úteis para quem está começando ou quer melhorar em algo.
    O que acontece comigo: antes recebia poucos comentários, sempre visitei blog dos outros e das minhas leitoras também, só que ultimamente os poucos que recebia, acabo não recebendo mais, todo post que fazia tinha alguns comentários, hoje (sem contar comigo, que respondo eles sempre), deu uma caída e não passa de um ou dois apenas…. Fiquei muito triste, tentei mudar mais, torná-lo diferente, postar frequentemente, visitar bastante blogs e comentar, ver o que eu estou errando, se o assunto interessa e nada, só que tem uns blogs que deixam a desejar no conteúdo, e cada post você vê 20 comentários… assim desanima.

  129. Cupom de desconto Walmart disse:

    Ótima postagem, sempre busco colocar materiald e primeira qualidade em busca de comentários tmb,

  130. Pietra disse:

    Post altamente útil para nós que vivemos na blogosfera, adorei. Obrigada!

  131. Cosmonauta disse:

    Bela postagem, vai me ajudar

  132. Cover Motos Artes disse:

    ok vivendo e aprendendo ,boas suas dicas

  133. plays no souncloud disse:

    Post com um conteúdo bem relevante!

  134. Anônimo disse:

    Obrigada pela matéria.Gostei do que li!

  135. Janaina Botelho disse:

    Realmente este é um dos maiores problemas iniciantes.De qualquer forma, creio que mesmo seguindo qualquer outra dica seja difícil, mas o mais importante acima de tudo é não desistir. Obrigada! Sucesso!

  136. Cristina Constant disse:

    Estou sempre caindo aqui no seu blog e acho ótimo, vou ler todas as informações, pois tenho um blog e ainda não registrei, sou meio insegura e não tenho ajuda de ninguém para ajudar na configuração do meu blog, conto com pessoas como você. Um abraço.

  137. André disse:

    Ótimo conteúdo, fez uma grande diferença para min!

  138. Paulo Games disse:

    ola gostei foi de grande ajuda pq não recebia nada de comentarios no meu blog agora configurei certinho

  139. Rodinei Lucas disse:

    gostaria de saber o porque, se eu tenho a marcação de comentários na postagem e não consigo ver, o que acontece. é claro que eu tirei os comentários depois disso e só aparecem os meus do goglle mais e não encontrei o porque, mas mesmo assim ainda tem comentários novos, então uai, como dizer: orra meu, que que eu fiz de errado?.

  140. richard disse:

    Ótimas dicas

  141. Cosme Albuquerque disse:

    O Conteúdo é antigo mas me ajudou bastante, Muito Grato !

  142. Marcoz Allves disse:

    Meu blog Tudo Information, não tá aparecendo a opção para comentar em todas as postagens, apenas em algumas. Qual é o problema que tá acontecendo? Quero ajeitar isso.

  143. Dhessica Silva disse:

    Não consigo ver os comentários do meu blog….me ajude

  144. Elaine D.M.Z.F disse:

    Adorei as dicas..muito bom o artigo,agora vou coloca-las em pratica..Parabéns pelo trabalho.Bom fiz um blog a um tempo,mas sinceramente as vezes penso em exclui-lo.
    Na verdade tenho muito o que aprender sobre essa plataforma e principalmente em como interagir com o publico…Aff preciso de ajuda,gosto de escrever sobre poemas,poesias,frases,reflexões,amizades,enfim.Sinceramente gostaria muito de ter uma segunda,terceira,quarta opinião lei lá rsrsrs. Estou tentando e me esforçando para melhorar o blog,mas sem as opiniões de terceiros fica dificil. Mas não vou desistir vou continuar lendo sobre vários artigos relacionados para melhorar e interagir com os leitores…Obg pelas dicas.

  145. Natureza e Conservação disse:

    Muito bom, sempre caio no GerenciandoBlog para tirar dúvidas. Abraço!

  146. Alice Rangel disse:

    Gostei sim e vou por em pratica. Estou ansiosa e não vejo a hora em que chegara o primeiro comentario no meu Blog Alice Rangel ali. Adoraria poder interagir com meus leitores.

  147. Severino Jose Bii disse:

    meu amigo tu me ajudou um bocado.to quebrando cabeça com isso. achei que meus amigos não estavam abrindo meu video.nem comentando. mas acho que configurei alguma coisa errado. e quanto a comentar nos blogs eu ja tinha o costume de comentar antes de ser blogueiro. Mas agora é que vou comentar mesmo pois agora eu vejo o valor que tem um comentario.obrigado.

  148. Yasmin disse:

    Adoro suas dicas!
    Estou sempre a ler muitos de seus artigos. Um me ajudando mais que o outro.

    As vezes me condeno por não comentar um post. As vezes é muito rápido, você lê e fecha a aba.

    Como sou iniciante, eu costumo pegar muitos códigos HTML, e simplesmente deixo um "Muito obrigada!", acho que as vezes mais é menos. :like:

    • Adriano Luz disse:

      Oi Yasmin,

      bom saber que gosta de nossos artigos.

      As vezes realmente esquecemos de deixar um comentário, mesmo que seja para agradecer pelo conteúdo.

      Mais ele é sem dúvidas importante, pois quem posta o conteúdo normalmente gosta muito dos comentários.

      Sucesso e obrigado.

  149. Pregador Ribeiro disse:

    Boa tarde Adelson.

    Primeiramente te parabenizo pela bela grafia com que você abastece aos internautas e blogueiros de plantão.
    Gosto muito dos seus tutoriais e dicas, pois eu acabei de fazer um blog e estou aprendendo como fazer os meus ideais chegarem as mentes das pessoas, para que eu possa aprender e ajudar com meus posts.
    Deus te abençoe e continue com suas dicas.
    Forte abraço e sucesso.

  150. Leia E sonhe disse:

    Obrigada, este artigo foi muito útil.

  151. Valmir Ferreira disse:

    Muito bom o artigo. Eu fico incomodado com a falta de comentários…vou tentar seguir seus conselhos.

  152. Leila CSM disse:

    Parabéns! Excelente post.

  153. Lorraina Mara disse:

    Muito boas as dicas!
    Não sei mexer muito bem no blogger ainda rs mas tô dando meu jeito lá
    Já ajustei algumas coias para me ajudar.
    Obrigada!

    Meu bloge é o : http://lorrainamara.blogspot.com

  154. Gabriela disse:

    Ótimo post

  155. SLR Siline disse:

    Ótima postagem, sempre busco colocar materiald e primeira qualidade em busca de comentários tmb….

  156. Anônimo disse:

    os donos dos blogs recebem alguma notificação quando alguem comenta o post, mesmo que seja anonimamente?

  157. Sabrina Sousa disse:

    :noprob: Poxa vida, adorei suas dicas! Obrigada!

  158. Flavia Gomes de Faria disse:

    Ola! bastante esclarecedor seu post. Obrigada por compartilhar suas dicas!

  159. Marcio disse:

    A lei da publicidade é a que rege a internet: Tem que ser Visto para ser Lembrado, portanto tudo em internet precisa de muita Visualização única, para que 0,1% ou até 0,01% se interesse em comentar, curtir, clicar, comprar, ou adquirir um serviço/produto! A corrida por audiência NUNCA TÊM FIM!

  160. Fabi Novelli disse:

    Ótimas dicas! Acabo de criar um blog e já estou fazendo essa análise… o número de visualizações está razoável, mas porque tão pouca interação? Colocarei em prática suas dicas e já selecionei para ler o seu post “Divulgando seu Blog” e que venham os comentários srsr. Abraço e sucesso.
    Fabi Novelli

    • Adriano Luz disse:

      Ola Fabi,

      Tenta dar um pouco mais de destaque a área de comentários de seu blog, ela esta um pouco apagada.

      Do mais é obter tráfego para que os comentários comecem a surgir.

      Um abraço

  161. Sergio disse:

    Adriano, valeu suas dicas. Elas são bem esclarecedoras, uma mensagem que passará anos e serão válidas.Tirou-me uma dúvida, e ajudou-me no meu blog. Obrigado por sua postagem.

  162. Rezende Mudanças disse:

    Parabéns pelo artigo não só esse, mais muitos visito com frequência seu blog estou sempre ligado nas dicas, obrigado.

  163. Rezende Mudanças disse:

    Parabéns, sempre acompanho seu trabalho, vou por em prática as dicas e esperar o resultado. obrigado

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.
Quer aprender como R$173.571,73 como Afiliado em 4 meses?Quero Assistir o Vídeo!