divulgação serviços Camila Fiori

Fazendo Vídeos para Divulgar seu Blog

video200Você já pensou em criar um vídeo para divulgar seu blog? Esta foi a ideia que a Denize Oliveira, do Blog da Comentarista e Bobagens e Emoções aplicou com sucesso em seu blog. Neste artigo, escrito com o apoio da Denize, mostro como você pode fazer o mesmo: criar seus próprios vídeos para divulgar o seu blog, suas campanhas, seus parceiros e qualquer outra ideia que venha à sua cabeça.  

Introdução

Um vídeo pode ser uma forma diferente de divulgar conteúdos de seu blog. Já há diversos blogueiros que os utilizam com sucesso. Há diversas formas diferentes para fazer isso:

  • Marcos Lemos e Gustavo Freitas utilizam em seus blogs vídeos em que apresentam artigos nesse formato.
  • A Clau utiliza os vídeo-tutoriais para demonstrar como realizar determinadas operações em seu blog.

A proposta da Denize foi diferente: ela criou uma espécie de “vídeos promocionais”, que funcionam como uma propaganda para atrair os leitores ao blog ou mostrar a eles o que poderão encontrar. Vejam dois exemplos criados por ela: O que mostrarei neste artigo é como produzir vídeos como os mostrados acima, utilizando para isso ferramentas grátis.  

Como criar seus vídeos

Uma boa ferramenta para você criar seus vídeos é o JayCut. Abaixo, mostro como criar uma conta e produzir seus vídeos. 1. Acesse o site http://jaycut.com. 2. Clique na opção “Login / Register”, no canto superior direito. 3. Preencha suas informações e clique em “Create New Account”.
JayCut01 4. Você será automaticamente logado no serviço. Basta clicar na opção “Create Movie” para criar seu primeiro vídeo. 5. A tela seguinte solicitará que você escolha o seu idioma. Para quem não domina o inglês, há a opção de Português.
JayCut02 6. Você será levado ao editor de vídeo, que é onde você criará seu filme.
JayCut03 7. O primeiro passo é você adicionar ao programa os arquivos que você deseja utilizar em seu vídeo. Isso é feito clicando no botão “Adicionar Média”, no canto superior direito do programa.
JayCut021 8. Após clicar nele, você terá a opção de adicionar mídia vinda de seu computador (se você já tiver o arquivo gravado), e também de seu microfone ou webcam. Clique na opção desejada e depois no botão “Seguinte”.
JayCut022 9. Se você escolher “Meu Computador”, verá uma tela onde deverá clicar em “Procurar” para indicar quais arquivos deseja carregar. Escolha os arquivos desejados e no final clique em “Carregar”. Quando terminar, clique no “X” no canto superior direito dessa tela para fechá-la.
JayCut023 10. Você verá abas na parte superior com os nomes “Vídeos”, “Imagens” e “Áudio/Música”. Ao entrar nelas, você encontrará os arquivos que você carregou e que podem ser utilizados em seus vídeos.
JayCut05 11. Para criar seus vídeos, você deve arrastar os elementos desejados para a área inferior do JayCut. Você deve colocar os vídeos ou imagens nas barras “Vídeo A” e “Vídeo B”, na ordem em que eles aparecerão. A largura dos elementos na barra pode ser alterada: quanto mais largo, mais tempo ele ficará em exibição.
JayCut041 12. Depois de colocar os vídeos, você pode colocar as “Transições” para definir como desaparecerá uma imagem e aparecerá a próxima. Há uma barra entre os vídeos para colocar as transições. Note que você pode clicar no botão “Pré-visualizar filme” a qualquer momento, para verificar como está ficando o seu vídeo.
JayCut042 13. Você também pode colocar músicas ou seu áudio gravado para acompanhar o filme. Basta arrastá-la para a barra “Áudio / Música”.
JayCut043 14. Em “Outros Efeitos”, você pode adicionar textos que serão exibidos juntamente com o seu vídeo.
JayCut04

 

OBS.: Pode ficar mais claro ver as instruções anteriores no formato de um vídeo. Para isso, clique no botão “Ajuda” e escolha a opção “Play Video” na frente de “Getting Started”.

15. Quando terminar sua edição, você deve clicar na opção “Publicar/Descarregar filme”, no canto inferior direito da tela. 16. Você poderá escolher entre enviar o vídeo para um dispositivo móvel, seu computador ou diretamente na internet. Nesta última opção, você pode enviar o vídeo diretamente ao Youtube (para isso, é necessário criar antes uma conta). Nas demais, deve escolher o formato em que ele será gravado. Abaixo está o resultado (fraquinho, por sinal, devido à minha limitação artística) de meu primeiro contato com o JayCut. Com um pouco de paciência e uma boa dose de criatividade, você conseguirá criar ótimos vídeos para divulgar seu blog!  

Cuidados a tomar

Você precisa tomar alguns cuidados com os vídeos que você publicará, especialmente com relação aos direitos autorais. Se você utilizar algum vídeo, imagem ou música protegida por direitos autorais, corre o risco de ver seu vídeo deletado ou sendo exibido sem som. Para evitar isso, há duas saída: criar suas próprias imagens e músicas, ou então buscar na internet conteúdo para uso livre. No artigo Lista de sites com imagens de Domínio Público há ótimas opções para as imagens. Quanto às músicas, a Denize encontrou uma ótima opção: o próprio YouTube permite que você altere a música dos seus vídeos colocados lá, disponibilizando uma lista de músicas de domínio público. Confira-a no YouTube AudioSwap.   Para finalizar, deixo aqui meus agradecimentos à Denize pela sugestão do tema e pela colaboração para a elaboração deste artigo. E você, já utilizou vídeos para divulgar o seu blog? Como foi sua experiência? Gostou do JayCut? Deixe seu comentário!

| Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

27 Comentários

  1. Gustavo Freitas disse:

    Adelson,
    só depois de ler todo o artigo nesse blog http://fontes.mentalidade.com/2011/04/18/fazendo-videos-para-divulgar-seu-blog/ é que percebi que era uma cópia de seu conteúdo.
    obrigado por destacar o trabalho que estou realizando com vídeos, me colocando lado a lado como Marcos Lemos, mas estou apenas no começo, esse foi apenas meu 2º vídeo e o primeiro "ao vivo", mas fico grato pelo apoio.
    abraço.

  2. ૮α૨ѳℓ disse:

    O bom e velho Média Player poderia ser usado também, né? Ou será que ficaria muito amador?

  3. Matheus disse:

    Olá Adelson,

    Boa dica! Acredito que seja uma maneira muito boa de conseguir um bom tráfego, pois o Youtube tem um bom número de visualizações de vídeos por dia.

    Além da divulgação ficar muito mais interativa.

    Para tutoriais acredito que esta maneira é a melhor, pois o usuário parece que consegue acompanhar melhor os passos, do que em um texto.

    Parabéns pelo artigo!

    Abraço!

  4. KAKI disse:

    Muito bom o Video de cima (2º)

  5. dol-men disse:

    Oi Adelson, ficou ótimo o tutorial!

    Espero que essa ferramenta possa ser bem útil para seus leitores.

    Eu ainda estou em fase de aprendizado com o Jaycut, são apenas 3 vídeos editados (incluindo estes 2 que você incluiu neste artigo). Mas achei bem fácil editar os vídeos com ele.

    Seu vídeo ficou bem legal, tenho visto cada vez mais tutoriais sendo feitos em vídeo.

    Obrigada por me permitir colaborar ainda que de forma modesta, neste espaço onde já aprendi tanto sobre blogs e continuo aprendendo.

    Bjs

  6. Samanta disse:

    Olá Adelson !!!!

    Aii esta Denize é danadinha, fiquei doida de vontade aqui pra fazer um vídeo !! E fiz !! hahaha Ficou beeem amador, mas estou toda orgulhosa !!kkk
    Ótima idéia e o seu passo a passo está excelente !!
    Parabéns a você e a Denize por compartilhar conosco !!
    Um enorme abraço e boa semana !

  7. Corretora Fatima Zanin disse:

    Olá Adelson, achei muito importante seu post,muito boa dica para ajudar o Blog a ficar melhor.

  8. Adelson Smania disse:

    @Vivian: Que bacana saber que você já usa vídeos para divulgar seu trabalho! São mesmo ferramentas bastante interessantes. Quanto ao meu vídeo, seu comentário foi bondoso demais! 🙂

    @Demartini: Obrigado pelos elogios! Também gostei da ideia da divulgação através de vídeos.

    @Gustavo: Fiz questão de citá-lo pois, mesmo iniciando, gostei do enfoque que você deu em seus vídeos. Quanto ao plágio, essa praga incomoda cada vez mais! Já estou tomando ações para remover do ar esse artigo e outros que foram copiados nesse mesmo site. Obrigado pelo alerta!

    @Carol: No MediaPlayer você consegue apenas reproduzir os vídeos. Mas, há uma ferramenta que vem com o Windows, o Movie Maker, que também pode ser utilizada para criar os vídeos.

    @Matheus: Futuramente, pretendo explorar os vídeotutoriais, que já vêm sendo utilizados com sucesso em outros blogs. Quanto à divulgação, o YouTube tem mesmo bom potencial!

    @Kaki: Ficou mesmo bem bacana o vídeo da Denize! Gostei muito dele.

    @Denize: Obrigado pelo elogio! Este artigo só foi possível graças a você. E você já está produzindo ótimos vídeos! Eu ainta tenho um longo caminho pela frente. risos

    @Samanta: A Denize é a grande responsável por este artigo! Também gostei muito da iniciativa dela em compartilhar conosco seu resultado!

    @Fátima: Espero que o artigo a ajude a criar seus próprios vídeos!

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  9. Idemir disse:

    no movie maker acho que ficaria melhor

  10. J. Neto disse:

    Muito bom o tuto Adelson! Parabéns!

    Não conhecia esse JayCut. Achei interessante, e realmente estou de olho nesse lance de "videoblogs" 🙂

    Abraços

  11. T3 disse:

    Olá,

    Parabéns pela dica e pelo excelente tutorial.

    Criar vídeos além de divulgar o blog passa uma imagem mais profissional.

    Sucesso;
    T3

  12. Adelson Smania disse:

    @Idemir: O Movie Maker é uma boa opção para quem usa o Windows. A vantagem do JayCut é que ele pode ser utilizado por usuários de qualquer sistema operacional.

    @Neto: Obrigado pelo elogio! Espero que tenha sucesso em seus vídeos!

    @T3: Os vídeos são mesmo um diferencial para os blogs. São poucos os blogs que os produzem!

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  13. Guilherme M disse:

    Adelson, não estou conseguindo por músicas, não estou conseguindo arrastar.

    Me explique mais, por favor.

    Valeu !!!

  14. Paulo (Infodias.com.br) disse:

    Ótica dica Adelson, acho que posso explorar bem este recurso em meu blog fazendo video aulas.
    Grande abraço

  15. Adelson Smania disse:

    @Guilherme: Não há segredo para arrastar a música. Normalmente, é só fazer o upload dela e arrastá-la para a barra de "Áudio/Música". Caso ainda não consiga fazer, escreva para [email protected] para eu ver como posso ajudá-lo.

    @Paulo: Os vídeos podem mesmo ser uma ótima opção para você, pelo tema do seu blog. Só não tenho certeza se o JayCut seria a melhor opção. Em casos como o seu, parecem-me ficar melhor vídeos capturados por câmera ou gravações do que você fez em seu computador.

    Abraço a vocês!

  16. Jefferson disse:

    Olá, equipe do Gerenciando Blog!
    Eu também já fiz um video pra promover meu blog, funcionou, consegui 3 leitores no RSS com esse video…
    Assista:
    http://www.youtube.com/watch?v=UFC6HwIqPeI&feature=youtu.be
    Espero q goste

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Jefferson!

    Bom saber que os vídeos já lhe trazem um bom resultado!

    Um abraço!

  18. Qual o melhor site de relacionamento disse:

    Legal! Outra opção é usar o livestream.com!

  19. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Eu não conhecia o LiveStream, mas é realmente uma opção ao YouTube.

    Um abraço!

  20. kaio disse:

    eu uso o windows movie maker

  21. Adelson Smania disse:

    Olá, Kaio!

    O Windows Movie Maker é também uma ótima opção!

    Um abraço!

  22. Samej Spenser disse:

    “Eu com a faca e o queijo à mão e passando fome…” rsrsrs

    Precisei preparar um video para um amigo há algum tempo, não sabia como fazer e conversando com outro amigo, consegui o CD do Camtasia emprestado. Fiz o video que precisava e depois disso acho que só abri o programa umas duas vezes mais.
    Ao mesmo tempo, venho pensando em novos métodos para divulgar meu site, e ao ler seu texto, fui invadido por insights! rsrsrs Espero que a veia artística da família se faça presente nesse momento. kkkkkk Logo mais mostro o resultado.

    Parabéns Adelson, (e Denise), por mais um artigo de sucesso!

    Abraços.

  23. Adelson Smania disse:

    Olá, Samej!

    Realmente, é necessária muita criatividade um tanto de talento para produzir um vídeo que realmente torne-se interessante. Fico feliz que o texto o tenha inspirado! 🙂

    Um abraço!

  24. Maria Fernanda disse:

    Eu não consegui me cadastrar… Como faz?! Quando entrei, só dava pra criar vídeo quem já estava cadastrado. Me ajuda?

    blog-4girls.blogspot.com

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, Maria Fernanda!

    Infelizmente, acabo de ler a notícia de que o serviço não está mesmo aceitando novos membros. Mas, é possível que isso seja temporário e logo volte a aceitar novas inscrições.

    Um abraço!

  26. Maria Fernanda disse:

    Obrigada pela ajuda Adelson! O blog já me ajudou em muita coisa, depois consigo isso!

  27. sol Tamalyn disse:

    Ola Adelson…tenho uma pergunta sobre ,sempre que eu posto um vídeo em meu blog , ele gera uma imagem desfocada além do vídeo , tem como retirar ela? obrigado!!!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.