Google organização serviços Camila Fiori

Google Moderator: Bom Substituto do Skribit

Moderator200O Google Moderator é uma ferramenta pouco conhecida do Google que pode ser de grande auxílio para quem tem um blog. Nele, é possível fazer perguntas para que seus visitantes possam responder e clicar nas melhores respostas – o que pode ajudá-lo a tomar decisões que mais agradem os seus leitores. Ele também pode ser utilizado para que seus leitores deixem sugestões de novos artigos e mesmo ideias para melhorar o seu blog. Com isso, ele é uma boa opção para substituir o Skribit, que será desativado em breve.  

Introdução

Já escrevi aqui no Gerenciando Blog alguns artigos sobre o Skribit: Skribit: a Cura para a Falta de Inspiração e Skribit: Como Utilizá-lo Melhor. Fiquei fascinado com o poder da ferramenta: com o Skribit, os leitores do Gerenciando podiam sugerir temas para novos artigos e também votar nas sugestões deixadas por outros leitores. Diversos artigos do blog foram resultado de sugestões deixadas no Skribit. Infelizmente, esta semana os usuários do Skribit receberam um e-mail informando que o serviço será desativado no dia 31/07/11. Será uma grande perda para todos nós! Mas, por puro acaso, eu já havia me deparado com o Google Moderator há algumas semanas e planejava escrever sobre ele. É uma ferramenta do Google com um objetivo similar: você pode escrever perguntas e deixar que os visitantes respondam e votem nas respostas deixadas. Isso significa que ele pode ser utilizado – entre outras opções – para que seus visitantes lhe deixem sugestões sobre novos artigos. E, usando sua criatividade, você pode imaginar outros usos para o Google Moderator: você pode utilizá-lo para solicitar opiniões sobre qualquer assunto ligado ao seu blog (escolha de melhor template, sugestão de prêmios para concursos etc.). Outra utilidade do Google Moderator é que ele também pode funcionar como o FormSpring: seus usuários podem também deixar perguntas para você responder.  

Como se inscrever e criar série no Google Moderator

Usar o Google Moderator é muito simples. 1. Acesse http://www.google.com/moderator. 2. Caso ainda não esteja logado em sua conta do Google, faça o login clicando em uma das opções destacadas abaixo.
Moderator1 3. Preencha o seu nome e local, que serão exibidos em suas perguntas e respostas e clique em “Salvar”.
Moderator2 4. Para criar sua pergunta (que o Moderator chama de “série”), clique no botão “Criar série”.
Moderator3 5. Você verá uma tela como a seguinte, onde pode colocar o título da questão que publicará. Recomendo que você clique na opção “Advanced” para ter mais controle.
Moderator4 6. Preencha as informações solicitadas e clique em “Salvar”.
Moderator5 7. Você obterá o link para a série que acabou de criar. Esse é o link que você deverá divulgar em seu blog. Se quer ver e participar da série de sugestões para o Gerenciando Blog, acesse http://www.google.com/moderator/#15/e=7050d&t=7050d.40.  

 

Como utilizar o Google Moderator

Quando clicarem no link, os seus usuários verão uma tela como a abaixo. Na área destacada em vermelho eles escreverão suas respostas e sugestões.
Moderator6 Quando houver sugestões, a tela estará como a abaixo. Além de criar novas sugestões, seu usuário também poderá votar nas sugestões dadas, informando se gostou ou não.
Moderator7 O tamanho das barras de voto Sim (V) ou Não (X) aumentará de acordo com a quantidade de votos recebidos. Isso lhe mostrará quais são as sugestões que mais agradam os seus visitantes.
Moderator8 Se você desejar, você pode também postar respostas para as sugestões deixadas, bastando clicar no link “Postar uma resposta”, na frente da sugestão.
Moderator9  

Conclusão

Como o Skribit era uma ferramenta específica para receber sugestões de novos artigos, ele tinha muito mais recursos que o Google Moderator. A funcionalidade que mais senti falta foi a possibilidade de moderar as ideias antes que elas fossem publicadas. No entanto, é possível excluir as ideias não convenientes (e sempre haverá engraçadinhos para colocá-las no ar). Mesmo assim, o Google Moderator é uma ótima ferramenta para seu blog. Ouvindo os seus leitores, você saberá o que eles esperam do seu trabalho. Será também uma ótima fonte de inspiração para novos artigos. Estou gradativamente migrando para o Google Moderator  as sugestões que haviam sido deixadas em meu Skribit. Se você quer deixar sua sugestão ou votar nas existentes, visite http://www.google.com/moderator/#15/e=7050d&t=7050d.40.   E você, já conhecia o Google Moderator? Tem alguma ideia diferente para utilizá-lo? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

15 Comentários

  1. Prof. Ricardo Leme disse:

    Adelson,

    Muito legal a dica! A chance desse serviço terminar será bem menor! 🙂

    Você viu a integração do Moderator com o Youtube?
    http://www.msnbc.msn.com/id/37378021/ns/technology_and_science-tech_and_gadgets/

  2. Vivian Assis disse:

    Amei esse post e com certeza irei implementar no meu blog ele funciona em wordpress?

  3. Jorge Purgly disse:

    Olá Adelson. Por algum motivo pensei que o nome do aplicativo fosse Google Discution. Google Moderator é mais difícil para eu memorizar…
    O mesmo Google Moderator pode ser usado para vários blogs no mesmo login de e-mail? Na versão grátis o Skribit apenas permitia seu uso em um dos blogs o que para mim limitou a aplicação. Gostaria agora de extender o Google Moderator para todos os meus blogs. Como fazer isso?
    Um abraço, Adelson. Gostei da postagem que estava aguardando para a substituição do Skribit. Aguardo agora mais esta resposta sua.
    Sucesso!

  4. Samanta disse:

    Olá Adelson, como vai ?

    Muito boa esta dica ! Eu não conhecia este serviço, e também não tinha pensado em como podem ser úteis as sugestões dos leitores para novas postagens e até para uma comunicação pessoal ! Acho que vou experimentar !
    Valeu a dica !!!

    Um abração e boa semana !

  5. Adelson Smania disse:

    @Ricardo: Realmente, dificilmente o Google abandonará o projeto! Interessante é que esta era uma ferramenta utilizada internamente pelas equipes do Google. E achei muito legal a integração com o Youtube!

    @Vivian: Como se trata de uma página externa, ela funciona com qualquer blog ou site, incluindo o WordPress.

    @Jorge: Pelo mesmo motivo que expliquei a Vivian, não há restrição para utilizá-lo em mais de um blog. Basta criar uma página única e colocar o mesmo link em todos os seus blogs. Mas, é necessário avaliar se essa ideia trará bons resultados: se os blogs tratarem assuntos diferentes, isso pode confundir o visitante.

    @Samanta: As sugestões dos leitores são ótimas para o crescimento do blog! Como citei no artigo, diversos artigos do Gerenciando surgiram assim.

    Abraço a todos vocês e obrigado pela visita!

  6. Relacionamentos online disse:

    De fato eu notei a falta do Skribit aqui neste blog. Era bom para fazer sugestão de posts!

  7. Adelson Smania disse:

    Olá!

    Eu removi o Skribit, mas já implantei o Google Moderator justamente porque sei o quanto são importantes as sugestões que os visitantes deixam.

    Um abraço!

  8. Blog Dica Grátis disse:

    Ola Adelson Smania, quero agradecer pelo que esta fazendo por nos aprendiz de blogueiro.

    Toda vez que tenho alguma duvida venho aqui no blog, ja indiquei para alguns amigos que tbm tirarão suas duvidas aqui no blog

    muito obigado
    Marcos Evangelista

  9. Adelson Smania disse:

    Olá, Marcos!

    Que ótimo que esteja gostando das dicas. E obrigado por indicar aos amigos!

    Um abraço!

  10. Anderson disse:

    Muito bom o Google Moderator.

  11. Adelson Smania disse:

    Olá, Anderson!

    Se você gostou do Google Moderator, gostará ainda mais do UserVoice, que estou utilizando aqui no Gerenciando Blog para receber sugestões de novos artigos.

    Você pode conhecê-lo em UserVoice: Ouça as Sugestões de seus Visitantes.

    Um abraço!

  12. Iris | IFD disse:

    Tem como embebedar isso no proprio site sem ter q jogar o leitor pra fora do seu site/blog https://sites.google.com/site/moderatorhelpcenter/home/embedding-moderator

  13. Adelson Smania disse:

    Olá, Íris!

    Você tem razão! É realmente uma boa ideia colocar o Google Moderator em uma página do blog.

    Obrigado por compartilhar!

    Um abraço!

  14. Edigley Alexandre disse:

    Olá Adelson!

    E eu pensava que já usava produtos da Google demais. rsrs! Confesso que não conhecia esse produto da Google. Estou dando uma olhadinha…

    Abraço!

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Edigley!

      A Google oferece uma infinidade de produtos grátis – o que é ótimo para nós que fazemos uso da internet!

      Neste caso específico, ainda mais eficiente do que o Google Moderator é o UserVoice, que vi que você já conheceu e está utilizando em seu blog.

      Um abraço!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.