Google layout Camila Fiori

Visualizações Dinâmicas no Blogger

blogger_logoO Blogger surpreendeu a todos hoje com a liberação das Visualizações Dinâmicas (ou “Dynamic Views”, no original em inglês): tratam-se de formas diferentes e interessantes para que seus leitores visualizem os artigos do seu blog. Conheça neste artigo as visualizações que foram disponibilizadas e o que é necessário fazer para que seu blog seja visto nos novos formatos.  

Introdução

Os usuários do Blogger não podem reclamar: nos últimos meses, vêm sendo liberadas uma série de novas funcionalidades para a plataforma, num ritmo que não acontecia há muito tempo. A mais recente delas responde pelo nome de “Visualização Dinâmica”. Está com pressa e quer saber o que é isso antes mesmo de eu explicar? Acesse https://www.gerenciandoblog.com.br/view e você perceberá como isso é interessante. Tratam-se de formatos diferentes de apresentação dos artigos que você tem em seu Blogger, sem que você precise fazer nada para isso acontecer. Melhor dizendo, há algumas condições que seu blog deve atender para se beneficiar das visualizações dinâmicas: 1. Seu blog deve ser público (ou seja, não pode exigir usuário e senha para ser visualizado). Veja mais detalhes em Definindo a Segurança de seu Blog. 2. Os feeds do seu blog liberam seu conteúdo completo. Em “Configurações” / “Site feed”, deve estar marcada a opção “Completa” ou “Até jump break” nas configurações dos feeds. 3. As Configurações Dinâmicas devem estar ativadas. Isso pode ser verificado em “Configurações” / “Formatação”, na opção “Ativar visualizações dinâmicas”. Para visualizar seu blog também nesse novo formato, basta adicionar o /view ao endereço do seu blog. Para alternar entre elas, utilize o botão que fica no canto superior direito da tela. Entenda melhor assistindo ao vídeo abaixo: Se desejar, você também pode adicionar o endereço de cada visualização, conforme mostrado a seguir, onde são mostradas as visualizações que foram ativadas e suas características:  

Flipcard

https://www.gerenciandoblog.com.br/view/flipcard
Dinamicas1 São mostradas as imagens de seus posts, em retângulos do mesmo tamanho. À medida em que você passa o mouse sobre eles, o retângulo “vira” e mostra seu título e número de comentários. Quando você clica em um deles, o artigo é mostrado em uma janela completa.  

Mosaic

https://www.gerenciandoblog.com.br/view/mosaic
Dinamicas2 Seus artigos são mostrados no formato de mosaico, ajustando automaticamente seu tamanho para preencher completamente a tela. Ao clicar em um artigo, ele é aumentado para que possa ser lido. Clicando novamente, a tela volta ao estado original.  

Sidebar

https://www.gerenciandoblog.com.br/view/sidebar
Dinamicas3 Seus artigos são mostrados na barra lateral, em ordem cronológica de publicação, juntamente com o número de comentários recebidos. Quando você clica em um deles, vê sua versão completa na área principal da página.  

 

Snapshot

https://www.gerenciandoblog.com.br/view/snapshot
Dinamicas4 São mostradas as imagens de seus artigos como se fossem fotografias, exibindo também o número de comentários. Quando você para o mouse em um deles, você vê o início do texto; ao clicar, verá o texto completo.  

Timeslide

https://www.gerenciandoblog.com.br/view/timeslide
Dinamicas5 Os artigos são divididos em três colunas, cada uma com um nível diferente de detalhes. Quando você para o mouse em cima deles, você vê mais detalhes. Ao clicar, vê o artigo completo.  

Conclusão

Antes de mais nada, as Visualizações Dinâmicas são fantásticas em termos visuais! Os efeitos de animação e transição são muito interessantes. Elas oferecem formas diferenciadas para exibir seu conteúdo, que podem ser interessantes ao leitor que quer conhecer seus artigos de uma forma mais dinâmica e divertida. Se você quiser saber mais sobre as Visualizações Dinâmicas, leia os artigos oficiais do Google em All about Dynamic Views for Readers e All about Dynamic Views for Authors. Por enquanto, os artigos só estão disponíveis em inglês.   Gostou da nova funcionalidade? Deixe seu comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

45 Comentários

  1. Iúri disse:

    Olá Adelson,

    Acabei de conferir a visualização dinâmica do Simples Assim, e, assim como dito no artigo, ficou muito bacana! O Blogger realmente tem buscado inovar, e agora eles acertaram em cheio!

    Um abraço.

  2. SeuLuiz disse:

    Simplesmente show de bola. Grato por trazer este artigo até nós. Uma grande opção para o blogger.

    Abraços!

  3. MarceloIEVV disse:

    Maravilhoso isso hein… Muito bom!!!

  4. MUNDO JOVEM disse:

    Muito bom… Gostei, ficou realmente dinâmico o modo de ver o blog, rs.

  5. Levi Ventura disse:

    Muito massa. Equipe do Blogger de parabéns!
    Vlw por postar as informações e dicas necessárias.

  6. Professora Maluquinha disse:

    Gostei muito!!!

  7. Fábio C. Martins disse:

    Olha, deu até vontade de ter ido para o blogger, mas depois dos tiros no pé que o Google já deu, continuo no wordpress até quando não for mais favorável.

    Abraços

  8. Maria Lúcia Marangon disse:

    Adelson, não vou dizer que não gostei, mas ainda tem muita coisa pra ser feita. Eu esperava mudanças no sistema de comentários. O editor de textos é muito ruim. Vamos ver o que ainda vem pela frente, não é mesmo?
    Abraços!

  9. Marcia disse:

    Oi, Adelson!

    As visualizações ficam incríveis, só fiquei em dúvida em como disponibiliza-las aos leitores.

    Bjs.

  10. Alfeu Gomes disse:

    Simplesmente fantástico, já ativei o meu, valeu pela dica.

  11. Portal União disse:

    Adelson, não gostei!

    Em princípio me parece que mostra apenas os artigos. Se for confirmado isso, tô fora!

    Water

  12. Jackie Freitas disse:

    Olá meu gurú querido!
    Adorei as dicas e acrescentei na minha URL o /view e pude ver como fica o meu blog nessa forma. Muito bacana mesmo!
    Só você mesmo para nos dar essas dicas fantásticas! Adorei!
    Grande beijo,
    Jackie

  13. Adelson Smania disse:

    Vejo que a maioria gostou das novas visualizações! Algumas respostas com relação às restrições levantadas:

    @Fábio: Estou realmente satisfeito com o rumo que o Google está dando ao Blogger. Apesar de tratar-se de uma plataforma grátis, estamos vendo com frequência novas funcionalidades. Concordo que o WordPress é mais poderoso, mas são poucos os que realmente fazem uso do seu potencial.

    @Maria Lúcia: Conforme foi anunciado anteriormente, 2011 deve ser um ano cheio de novidades para o Blogger. Também espero (e torço muito!) para termos em breve um novo sistema de comentários.

    @Water: Essas visualizações mostram artigos e comentários. Os gadgets do blog não são mostrados. Mas, isso é apenas uma prévia de novos templates que a equipe do Blogger pretende nos trazer. Vamos aguardar e ver como será a versão final da funcionalidade.

    Abraço a todos e obrigado pelos comentários!

  14. Fábio C. Martins disse:

    Adelson, parece que o Google está deixando de lado aquela péssima ideia de "beta" pra começar a fazer algo interessante, voltado não só para programadores, mas para usuários comuns. Espero que tudo isso continue, pois precisamos de uma reformulação.

    Aliás, viu a nova iniciativa do google com o "+1".
    Abraços

  15. Adelson Smania disse:

    Olá, Fábio!

    Realmente, o Google parece ter mudado sua estratégia de lançamento de novos produtos nos últimos meses. Tenho certeza de que veremos ainda muitas novidades!

    O Google +1 é uma delas. Resta saber se terá sucesso. O medo do fracasso do Google Buzz parece ainda pairar no ar.

    Um abraço!

  16. Kitsune disse:

    Isso é interessante o.o

  17. Adelson Smania disse:

    Olá, Kitsune!

    Que bom que tenha gostado!

    Um abraço!

  18. Perder Peso disse:

    Pensando bem, também não vou liberar. Quem sabe mais adiante!

  19. Patrícia Buarque disse:

    Adorei! Muito mais fácil pros leitores visualizarem.

    Bjus!

    http://patriciabu.blogspot.com/view/flipcard

  20. Adelson Smania disse:

    @Perder Peso: Espero que futuramente você libere a funcionalidade aos seus visitantes.

    @Patrícia: As novas visualizações são mesmo bem bacanas, né? Por enquanto, servem como uma forma adicional para visualizar os artigos.

    Abraço a vocês e obrigado pela visita!

  21. Sheron Neves disse:

    Oi Adelson, não sei se o meu caso se inclui aqui, mas desde hoje (12 de abril) meu blogspot não mostra meus seguidores. Não sei se é o meu computador ou se o problema é do site blogger, já que não enxergo os seguodores em nenhum blog (inclusive no teu, eles não estão aparecendo para mim). Só me dá uma dica, isso pode ser alguma config do meu computador ou o blogger de vez em quando faz isso?

  22. Adelson Smania disse:

    Olá, Sheron!

    Percebi que nos últimos dias está mesmo havendo alguma instabilidade no gadget de seguidores. Ontem, eu também não via os seguidores do Gerenciando. Aparentemente, agora tudo está normal.

    Se o seu problema ainda persistir, me escreva para [email protected].

    Um abraço!

  23. Sheron Neves disse:

    Pois é, ontem estava funcionando. Mas hoje voltou a desaparecer. Que estranho. Ao menos fico aliviada de saber q não é só no meu q isso acontece. Tens alguma idéia do que pode ser?

  24. the walker´s disse:

    Olá, sou novo aqui, Parabéns ao seus posts muito bons me ajudou muito.
    Muito interessante isso tem data de lançamento?

  25. Adelson Smania disse:

    Olá, The Walker!

    Esta funcionalidade já está liberada em todos os blogs do Blogger. Basta você adicionar as opções que citei no artigo ao final do endereço do seu blog.

    Um abraço e seja sempre bem vindo!

  26. Elise (Litteraria) disse:

    Nossaaaaaaaaaaaaaaaaaa! Demorei pra ver isso, mas uau, tou encantada! =)
    Acabei de abrir o Litteraria em visualização dinâmica e já tou querendo usar só ela! Muito legal! Só o modo snapshot que não funciona direito, mostrando apenas um artigo sobre o Depeche Mode que postei faz uns dois anos. Mas não faz mal… amei!

    Um abraço! =)

  27. Adelson Smania disse:

    Olá, Elise!

    Que bom vê-la de volta aqui! As visualizações dinâmicas estão mesmo bem legais! O que todos esperamos é que, futuramente, elas estejam disponíveis como templates padrões para o Blogger. Vamos aguardar.

    Um abraço!

  28. Miller kbaus disse:

    Muito boa função !

    Estou começando a achar que a minha escolha pelo blogger ainda vai me trazer muitos benefícios que até então só eram possíveis no WP.

    Abraços!

  29. Adelson Smania disse:

    Olá, Miller!

    O Blogger evoluiu muito nos últimos meses. Sou da opinião de que a grande maioria dos blogs pode ser "hospedada" sem problemas na plataforma Blogger. Em termos de funcionalidades, ela deve pouco ao WordPress, e ainda conta com inúmeras facilidades.

    Um abraço e obrigado pela visita!

  30. Dicas Sobre Unhas disse:

    amei muito bom mesmo .

  31. Adriano Luz disse:

    Olá!

    Fico feliz que tenha gostado.

    Um abraço!

  32. Frases e Textos para Compartilhar disse:

    Oi Adelson

    Li agora esse artigo pois estou em dúvida qto. às visualizações. Apliquei faz tempo ao meu blog. Aumentou muito o no. de visualizações, mas percebo que perdi as visualizações por post. Ou perdi no. de leitores…não sei. Minha pergunta: qual é melhor na sua opinião?
    Penso em retornar ao modelo antigo, acho mais pessoal, mais a "cara do dono" rs. Abraço e obrigada pela ajuda.

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Pessoalmente, também prefiro ainda as visualizações normais do Blogger. Mesmo as visualizações dinâmicas tendo evoluindo e permitindo a colocação de alguns gadgets, ainda considero a exibição normal mais agradável ao visitante na maioria dos casos.

      Um abraço!

  33. Cintia Torres disse:

    Olá Adelson!
    Tenho um blog e gostaria de habilitar as visualizações dinâmicas, mas não tá disponivel para meu blog, sabe o que pode ter ocorrido?
    Pesquisei em varios lugares, não sei como proceder.
    Se puder me ajudar, eu agradeço. =)

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Cintia!

      Eu acredito que o Blogger esteja passando por algum problema temporário com as visualizações dinâmicas: verifiquei que elas não estão funcionando mais no Gerenciando Blog nem em outros blogs na plataforma.

      A solução é aguardar e verificar se elas voltarão ao normal.

      Um abraço!

  34. Anônimo disse:

    Tenho algumas duvidas.O visual é mt bom mas não consigo fixá-lo.O pior é que perdi o aplicativo com a minha playlist.Agora não tenho som e não sei reverter para o original.Alguém me ajuda?

    • Adriano Luz disse:

      Olá!

      Realmente, as visualizações dinâmicas apresentam algumas limitações referentes ao layout.

      O que pode você tentar fazer para recuperar seu aplicativo é voltar a colocar um template "normal". Se não funcionar, infelizmente será necessário criar novamente o aplicativo.

      Um abraço!

  35. Patricia Sagrette disse:

    OLÁ, FIZ UM BLOG COM A VISUALIZAÇÃO DINAMICA, NO MODO snapshot , MAS AS IMAGENS NÃO APARECEM??
    O QUE HOUVE?
    COMO FAZER? poderia me ajudar!!
    patricia [email protected]
    AGRADEÇO DESDE JÁ

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Patricia!

      As imagens são obtidas automaticamente pelo Blogger nas visualizações dinâmicas. Tentei encontrar o endereço do seu blog, mas não encontrei.

      Caso interesse a você que realizemos uma verificação do problema, preencha por favor a solicitação na área de Serviços.

      Um abraço!

  36. Diogo Almeida disse:

    Olá Adelson,
    Eu gostaria de adicionar ao Blogger modelo visualizações dinâmicas (com domínio personalizado) os gadgets: ''sobre o autor'' e ''contatos'', porém o primeiro não existe para adicionar e o segundo adiciona, mas não aparece (li que esse segundo- no caso, contatos- não é possível de ser adicionado a esse modelo, mas ''sobre o autor'' é possível, mas não está sendo possível no meu blogger-site). Então, como devo proceder para adicionar ''Sobre o autor'' e contatos (nesse caso usar um paliativo ou algo semelhante para me contatarem).
    Desde já, agradeço.

    • Adriano Luz disse:

      Olá, Diogo!

      As visualizações dinâmicas possuem bastante limitações quando comparadas aos templates tradicionais do Blogger.

      Mas, fiz um teste aqui e o gadget "Perfil", que mostra informações do autor, funcionou corretamente. É ele que você está usando em seu blog?

      Um abraço!

  37. Cid Lessa disse:

    Bom dia Anderson!
    Ao digitar o endereço do Blog, o meu, mesmo o seu, inserindo ao final /view, o site não carrega. Fica somente uma página em branco.
    Obrigado!

  38. Bianca Batista disse:

    Olá! Estou com uma dúvida em relação a esse modelo e não encontro resposta. Eu o instalei no meu blog, mas o gadget de seguidores do gfc desapareceu junto com os comentários. Em determinado post diz que tem, por exemplo, 10 comentários, mas só aparecem 2 que foram feito pelo g+. Gostaria de saber o que devo fazer para todos os comentários apareçam e a opção de seguir pelo gfc também.

  39. Jotta Matheus disse:

    Legal! bem produtivo…

  40. Rita Rocha disse:

    Olá, Anderson, parabéns pelo post.
    Criei o meu novo blog com esse template visualizações dinâmicas, MARAVILHOSO, o grande problema é q n consigo q ele mostre aos meus leitores os anúncios do Adsense. Eu já tenho conta e já está tudo aprovado neste novo blog tb, a prova disso é q quando escolhi um outro template, mostra todos os anúncios, quando volto p Visualizações Dinâmicas fico sem os anúncios. Me ajuda, por favor!!!

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.