Microsoft publicação Camila Fiori

Como colocar marcas d’água em suas imagens

marca200Além do uso não autorizado de textos, outro problema que ameaça os autores de blogs é o uso sem autorização das imagens que você criou. A marca d’água é um texto ou figura que você pode incorporar às suas imagens, a fim de identificar que você é o autor delas e coibir o seu uso em outros lugares. Neste artigo, escrito graças a uma das sugestões mais votadas no Google Moderator, mostro uma forma simples de colocar marca d’água nas imagens que você criou para seus artigos.

 

Neste vídeo você aprende colocar marca d’agua usando um editor de imagens. É um tutorial diferente do que esta no artigo mas vale a pena ver.

 

[Ads2Cash video=”https://www.youtube.com/watch?v=eLudlAAOn_w”]

 

Introdução

A marca d’água tem esse nome porque tem origem em um processo utilizado para evitar falsificação de dinheiro e documentos, realizado quando o papel ainda está úmido. Já há muito tempo, ela se popularizou em imagens e documentos digitais, como uma forma de mostrar que aquela figura ou texto foi produzido ou é propriedade de alguma empresa. Hoje, esse recurso é comum nos editores de texto e imagens.
Caso você ainda não tenha entendido o que estou dizendo, abaixo está um exemplo de uma imagem sem e com a marca d’água no centro da imagem, com o endereço do Gerenciando Blog:
Sem marca d’água Com marca d’água
Marca02 Marca02
Para os autores de blogs, o recurso é bastante interessante para evitar que outras pessoas façam uso de suas imagens sem sua autorização. Como o nome ou endereço do seu blog estará estampado na imagem, ou o espertinho desistirá de utilizá-la, ou ficará claro para quem ler seu texto que a imagem foi criada por você, não por ele.
Neste artigo, mostrarei algumas maneiras possíveis para você colocar marcas d’água nas imagens que você cria. Escolha aquela que for mais simples para seu caso.
Um detalhe importante, embora pareça óbvio: coloque marcas d’água apenas nas imagens que você mesmo criar. Caso você faça isso em imagens criadas por outras pessoas, cometerá crime de plágio.

Windows Live Writer

Se você já utiliza o Windows Live Writer para escrever os seus artigos, este é o método mais simples e rápido. Caso você não o utilize, vale a pena conhecer: trata-se da ferramenta mais poderosa que eu conheço para editar os textos do seu blog.
Fazer a marca d’água é realmente simples:
1. Adicione em seu texto a figura desejada, clicando na opção “Imagem” / “Do Computador”, que fica na aba “Início” e também em “Inserir”.
Marca01
2. Clique sobre a imagem que acabou de inserir para selecioná-la.
3. Na aba “Formato”, clique no botão “Marca D’água”.
Marca03
4. Preencha as informações de acordo com suas preferências e clique em “Ok”.
Marca04
Pronto! Agora sua imagem está com uma marca d’água. Se quiser alterá-la, é só clicar novamente na opção “Marca D’água”. Ao publicar seu artigo, será postada a imagem com a marca d’água.

Ferramentas Online

Caso você não utilize o Windows Live Writer, há diversas ferramentas online que também colocam marcas d’água em suas figuras. Alguns exemplos:
Todas funcionam de forma similar:
1. Você faz o upload das imagens em que deseja colocar sua marca d’água.
2. Define como será a sua marca d’água. Normalmente, essas ferramentas oferecem mais opções que o Windows Live Writer, como cor da marca d’água e posicionamentos adicionais.
3. Ao final, você faz o download das suas imagens, já com a marca d’água, para o seu computador.

Editores de Imagens

Se você utiliza um editor de imagens, pode também colocar a marca d’água em suas figuras através dele. Neste caso, os recursos são ilimitados: com um pouco de imaginação, você pode criar os mais diversos efeitos.
Caso você não conheça nenhuma ferramenta, mas deseja tentar esta opção, uma dica é o Paint.net, um editor grátis para Windows, que apresentei no artigo Como Editar Imagens para seu Blog.
Outra opção interessante é o Photoscape. No Dicas para Blogs há um tutorial mostrando como fazer uma marca d’água utilizando o programa.

Conclusão

Seja iniciante ou veterano, você encontrará nos itens acima uma opção que possa utilizar para colocar as marcas d’água em suas imagens. Faço isso em todos os meus artigos, como forma de coibir o seu uso indevido.
E você, também coloca marcas d’água em suas imagens? Que ferramenta você usa para isso? Compartilhe com os demais deixando um comentário!

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

71 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.