publicação Camila Fiori

Por que meu Comentário não é Publicado?

comentarios200É bastante provável que você já tenha deixado em um blog um comentário que não foi publicado, ou que foi excluído. Isso acontece também aqui no Gerenciando Blog: apesar de eu sempre incentivar que os leitores deixem seus comentários nos artigos, nem todos eles são publicados. Neste artigo, mostrarei as possíveis razões para isso acontecer. O artigo servirá como um guia para que você possa comentar de forma correta e aumentar suas chances de ver seu comentário publicado.

Introdução

Gosto de dizer que os comentários enriquecem os artigos de um blog. Mas, preciso acrescentar uma palavra a essa frase: os bons comentários enriquecem os artigos de um blog. Digo isso porque há comentários que são simplesmente impublicáveis. Por isso, pode ser que você escreva comentários que nunca serão publicados, muitas vezes por sua própria culpa, e não do administrador do blog. O que mostrarei neste artigo são os tipos de comentários que dificilmente serão publicados. Se você evitá-los, aumentará em muito as chances de ver seu comentário publicado. Isso é importante pois, como citei no artigo Divulgando seu blog: Comentários em outros blogs, os bons comentários são uma ótima forma para divulgar seu conteúdo. Em cada item, mostrarei um exemplo de comentário que se enquadre no item e o que você deve fazer para evitá-lo.  

1. Comentários com erros de ortografia e gramática

“Que maça este artigu seu! Vô correndu colocá no meu blog.”

Como citei no artigo A Importância do Português Correto, é essencial que os artigos do seu blog sejam bem escritos, respeitando todas as regras da língua portuguesa. O mesmo vale para os comentários que você escreve: se o autor do artigo toma esses cuidados, dificilmente ele publicará um comentário com erros de português. Isso “mancha” o artigo original. Para evitar erros assim, há algumas dicas, removidas do artigo que citei acima:

  1. Leia muito (e leia bons textos, inclusive em livros e revistas);
  2. Releia o que escreveu antes de publicar o comentário;
  3. Utilize ferramentas de correção ortográfica, escrevendo seu comentário em ferramentas como o Word e o Windows Live Writer;
  4. Faça um curso de redação.

 

2. Comentários que ofendam o autor ou outros comentaristas

“Esse cara que escreveu o comentário acima é um ignorante! Que pergunta mais idiota.”

Respeito é fundamental, tanto com o autor do artigo quanto com os outros comentaristas. Discordar é uma coisa (e não há problema nenhum nisso), mas faltar com o respeito é outra. Por isso, mesmo que você discorde do que foi dito, faça seu comentário de forma respeitosa, sem ofender ou desrespeitar ninguém.  

3. Comentários que nada acrescentam ao artigo

“Muito legal!”

Ao escrever um comentário, gaste mais do que duas ou três palavras. Se você gostou, diga do que gostou, porque gostou. Se não gostou, justifique sua resposta. Um comentário como o acima dificilmente será publicado.  

4. Comentários sem relação com o artigo

“Sei que não tem nada a ver com este artigo, mas como faço para criar uma comunidade no Orkut?”

Os comentários somente devem tratar do tema do artigo. Se você quer fazer uma pergunta, sugerir um artigo, anunciar no blog ou qualquer outro assunto, utilize outras áreas do blog para isso. O Gerenciando Blog, por exemplo, possui um link no menu para uma página onde são mostradas diversas opções de contato. Claro que há casos extremos, em que o dono do blog não disponibiliza outra forma de contato, em que o comentário é a única saída. Mas, faça isso apenas quando for realmente necessário.  

 

5. Comentários nitidamente escritos para divulgar um produto ou serviço

Esse Google é mesmo muito legal! Uso sempre para encontrar www.melhorescasasnapraia.com.br!

Comentários assim beiram o ridículo. Dificilmente um administrador permitirá um comentário desse tipo em seu blog. Particularmente, não vejo nada de errado em você utilizar um comentário para divulgar o seu blog, desde que ele seja bem escrito, acrescente algo ao tema e seja assinado de forma correta. Ou seja: não coloque o seu link no meio do texto, use a assinatura para isso (“Nome/URL” ou “OpenID”). Se tem dúvidas sobre como fazer isso, leia o artigo Como assinar seus comentários.  

6. Comentários com links para artigos seus

“Gostei muito do artigo e já utilizo o Google Buzz em meu blog. Veja como fiz isso em www.meublog.com/usegooglebuzz.html.”

Este comentário é bem similar ao item anterior, embora menos arriscado. Mas, raramente publico um comentário assim. Se você quer ganhar um link para o seu artigo, minha recomendação é que entre em contato com o autor e faça essa solicitação. Ele pode realmente gostar do que você escreveu e citar seu artigo como complemento. Outra opção é utilizar, onde é permitido, o link do seu artigo na assinatura (veja o artigo Como assinar seus comentários).  

7. Comentários com pedidos para visitar ou seguir

“Nossa, que interessante as formas para divulgar o blog no Twitter! Siga-me www.twitter.com/queroseguidoressemfazernada.”

Comentários pedindo para seguir no Twitter, visitar o blog, dar dinheiro, comprar produto ou coisas do tipo dificilmente serão publicados. A não ser que o autor tenha solicitado, por exemplo, para que as pessoas deixassem os endereços dos blogs dos visitantes para eles conhecê-los. Novamente: se você quer divulgar seu blog ou rede social no comentário, faça isso assinando-o de forma correta.  

8. Comentários pedindo resposta por e-mail

“Eu estou com um erro na hora de criar o meu Twitter. Responda o que devo fazer pelo e-mail [email protected]

Não raro recebo comentários com dúvidas pertinentes, mas que pedem para que eu as responda por e-mail. Comentários assim até são publicados, mas a resposta só é dada no próprio comentário (a não ser que eu solicite para que a pessoa me envie um e-mail). Quando você deixa um comentário em um blog, é você quem tem a obrigação de voltar lá para saber se o autor o respondeu – e não o contrário. Há ferramentas que podem inclusive ajudá-lo a monitorar respostas para todos os comentários que você deixa em blogs (veja em CoComment: gerenciando seus comentários).  

Conclusão

Os comentários que mostrei acima são todos exemplos fictícios, mas baseados em comentários reais que recebi aqui no Gerenciando Blog. Evitá-los é simples: basta que você tenha bom senso ao comentar em qualquer blog. Fazendo isso, é grande a chance de que seu comentário seja publicado. E se você for um exímio comentador, com certeza atrairá a atenção do dono do blog, que acabará visitando o seu blog e até procurando um contato mais próximo. Digo isso por experiência própria, pois muitos comentaristas do Gerenciando tornaram-se meus parceiros, na melhor definição da palavra.   E você, o que pensa sobre o assunto? Concorda ou discorda da minha opinião? Há outros tipos de comentários que você não gosta de ver em seu blog? Deixe um comentário (com mais de duas palavras, por favor! risos).

Sobre o autor | Website

Apaixonada por comunicação. Formada em Jornalismo e blogueira por Hobbie. Atual responsável por este e vários outros blogs de Internet Marketing.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

*

22 Comentários

Por gentileza, se deseja alterar o arquivo do rodapé,
entre em contato com o suporte.